Olgario Paulo Vogt

Possui graduação em Estudos Sociais, Habilitação Plena em História, pelas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, RS (1987). Mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Paraná (1994). Doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul, RS (2006). Atualmente é professor de História do Departamento de História e Geografia da UNISC e professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNISC. Tem experiência na docência e pesquisa na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: História Regional; patrimônio histórico material e imaterial; colonização e imigração alemã; ensino de história e escravidão no Rio Grande do Sul. É líder do grupo de pesquisa formação sócio-histórica regional.

Informações coletadas do Lattes em 24/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Desenvolvimento Regional

2002 - 2006

Universidade de Santa Cruz do Sul
Título: A colonização alemã no Rio Grande do Sul e o capital social
Mario Riedl. Bolsista do(a): Universidade de Santa cruuz do Sul, UNISC, Brasil. Palavras-chave: História Regional; capital social; colonização alemã; Desenvolvimento Regional.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Urbano.

Mestrado em História

1989 - 1994

Universidade Federal do Paraná
Título: A produção do fumo em Santa Cruz do Sul, RS - 1849/1993.,Ano de Obtenção: 1994
Carlos Roberto Antunes dos Santos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Produção Familiar - Fumicultura - História de Sant.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Graduação em Estudos Sociais Habilitação Plena Em História

1983 - 1987

Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Desenvolvimento Regional.

Organização de eventos

VOGT, O. P. . XIII Encontro Estadual de História da ANPUH RS - Ensino, direitos e democracia. 2016. (Congresso).

VOGT, O. P. . Semana Acadêmica do Curso de História - Caminhos da Historiografia Contemporânea. 2010. (Outro).

Participação em eventos

XXVIII Simpósio Nacional de História - Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios.."Quais outras filhas de Jericó": prostituição e escravização na fronteira da Banda Oriental do Uruguai. 2015. (Simpósio).

I Seminário do Centro de Memória Regional do Judiciário: 10 anos de história.Condenados à forca: a escravidão e os processos judiciais no Brasil. 2011. (Seminário).

V Colóquio Nacional: Leitura e Cognição.O pensamento político e econômico dos farroupilhas através de jornais. 2011. (Seminário).

III Simpósio Internacional e XI Fórum de Estudos Ítalo Brsileiros e 135 anos de Imigração Italiana.Da Lei de Terras à abolição: a relação entre fazendeiros, colonos alemães e escrvos em Rio Pardo. 2010. (Simpósio).

Nlovas tendências em Arqueologia e Antropologia Cultural na Europa e Espanha. 2007. (Oficina).

XIII Jornada de Ensino de História e Educação.Ensino de História: Construção de práticas e saberes. 2007. (Encontro).

III Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional.Imprensa escrita: uma das evidências de existência de capital social nas regiões de colonização alemã do Rio Grande do Sul. 2006. (Seminário).

III Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional.Imprensa escrita: uma das evidências de existência de capital social nas regiões de colonização alemã do Rio Grande do Sul. 2006. (Seminário).

Semana acadêmica do curso de História:: a escrita da História na sociedade contemporânea.Trajetória da pesquisa sobre imigração. 2006. (Outra).

VII Encontro Estadual de História - ANPUH/RS.Educação Patrimonial: relato de experiência do Museu de Venâncio Aires. 2004. (Encontro).

VI Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-brasileiras.A morte entre os descendentes de Boêmios de Venâncio Aires, RS. 2004. (Seminário).

II Encontro Regional Sul de História Oral.Rememorando tempos difíceis: a Campanha de Nacionalização do Estado Novo. 2001. (Encontro).

V Seminário Nacional de Pesquisadores de História das Copmunidades Teuto-Brasileiras.Reflexos da Campanhja de Nacionalização na Região. 2001. (Seminário).

I Encontro Regional Sul de História Oral. 1999. (Encontro).

IV Jornada Estadual de Ensino de História. Qual Históri? Qual currículo?. 1998. (Encontro).

VI Fórum Estadualo de Museus. 1998. (Encontro).

VI Fórum Estadualo de Museus. 1998. (Encontro).

III Jornada de Ensino de História. Qual História? Qual cidadania?. 1997. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Jardel Gores

VOGT, O. P.; KARNOPP, E.. LUGARES DE MEMÓRIA EM DISPUTA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRAÇAS E PARQUES EM RIO DO SUL ? SC / BRASIL. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regio) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Caroline Rigo Nardin

LIA, C. F.; RUFFATO, K. M. M.;VOGT, O. P.. Gostos, aromas e sabores: memórias e turismo gastronômico em Bento Gonçalves. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Jony Ramos Ottoni

CONFORTO, M;VOGT, O. P.; RADUNZ, R.. Retratos da violência contra o sexo feminino através de fontes judiciais: análise de processos-crime. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Francine Cansi

CADONA, M.;VOGT, O. P.; BELIEIRO JUNIOR, J. C. M.. As relações de trabalho no âmbito do MERCUSUL: uma análise nas reformas na legislação trabalhista no Brasil e na Argentina durante a década de 1990. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regio) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Deivid Ilecki Forgiarini

SCHROEDER, C. S.;VOGT, O. P.; KLERING, L. R.; CARGNIN, A. P.. A universidade como catalisadora de desenvolvimento regional: formação de capital social pela Universidade Federal do Pampa, na fronteira Santana do Livramento/BR e Rivera/UY. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regio) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Cristiano Nicolini

FELIPPI, A. C. T.;VOGT, O. P.; WEBER, R.. A construção da identidade territorial a partir das manifestações culturais no Vale do Taquari: etnografia dos grupos de danças folclóricas alemãs de Estrela e do 47º Festival do Chucrute. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regio) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Silda Erenita dos Santos

VOGT, O. P.; SCMIDT, J. P.; SCHROEDER, C. S.; CARGNIN, A. P.. Um tesouro a ser despertado: o capital social no município de Santa Cruz do Sul, RS. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regio) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Axel Gustavo Deeke

CAMPOS, H. A.;VOGT, O. P.; BICA, B. E. P.. Centralidade e configuração urbana no processo de formação e desenvolvimento da área central de Santa Cruz do Sul (1922-2010). 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regio) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Luiz Felipe Barros de Barros

SILVEIRA, R. L. L.;VOGT, O. P.; SANTO JUNIOR, R. E.. Rede de transporte aéreo regional regular e integração territorial no Rio Grande do Sul.. 2011. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Sérgio Carlos Müller

SILVA, M. L.;VOGT, O. P.; CRESTANI, L. M.. Narrativas identitárias: a construção da identidade do gaúcho em Passo Fundo - Rio Grande do Sul. 2011. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Dilani Silveira Bassan

KARNOPP, E.; BRANDT, G. B.; BRIGNOL, L. D.; GEVEHR, D. L.; KIST, R. B. B.;VOGT, O. P.. Mobilidade espacial: a dinâmica das migrações e a trajetória dos migrantes na região do Vale do Paranhana/RS - Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regio) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Guilherme Bridi

CADONA, M. A.; WITTMANN, M. L.; SILVEIRA, R. L. L.;VOGT, O. P.; TOMAZZONI, E. L.; SANTOS, M. M. C.. Participação dos atores turísticos em sistemas de governança em turismo: um estudo a partir dos municípios de Bento Gonçalves (RS), Bonito (MS) e Ouro Preto (MG).. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regio) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Rúbia Cristina Arantes Marques

AREND, S. C.; DEPONTI, C. M.;VOGT, O. P.; KARNOPP, E.; SHIKIDA, P. F. A.; WANDER, A. E.. Expansão da agroindústria canavieira no Centro-Oeste brasileiro pós-desregulamentação: uma análise institucionalista.. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regio) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Vanderlei Beltrão de Vargas

VOGT, O. P.; DEPONTI, C. M.; CADONA, M.; HILLIG, C.; COLVERO, R. B.. Uma quadra, uma légua: Joaquim Francisco der assis Brasil e seu projeto de desenvolvimento para a atividade agropastoril no Rio Grande do Sul. 2015. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Roberto do Nascimento e Silva

ETGES, V. E.;VOGT, O. P.; KIST, R. B. B.; FELIPPI, A. C. T.; PONS, M. E. D.; VALDUGA, V.. A enogastronomia no processo de formação de identidade territorial no Vale do Vinhedos/RS. 2015. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Luiz Felipe Barros de Barros

SILVEIRA, R. L. L.;VOGT, O. P.; GORCZEVSKI, C.; ARAÚJO, L. E. B.; DOMINGUES, M. D. R.. Construção e incorporação do espaço marítimo brasileiro: a plataforma continental e sua integração territorial. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regio) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Hélio Barbosa Hissa

ETGES, V. E.; AREND, S. C.; THEIS, I., M.; FEGER, J. E.;VOGT, O. P.. Clusterização: uma alternativa de desenvolvimento regional para o Brasil?. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Grduação em Desenvolvimento Region) - Universidade de Satna Cruz do Sul.

Aluno: Rut Maria Friedrich Marquetto

FERREIRA, M. A. F.; RIEDL, M.; FELIPPI, A. C. T.;VOGT, O. P.; CRISTOVÃO, A. F. A. C.; BECKER, E. L. S.. A dinâmica entre a tradição e a modernidade no contexto de Sant"ana do Livramento - RS - BR e suas inflexões sobre a sociedade e o desenvolvimento regional. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regio) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Luis Cláudio Villani Ortiz

KARNOPP, E.; AREND, S. C.;VOGT, O. P.; BERNARDY, R. J.. Instituições no processo de agroindustrialização da agricultura familiar do COREDE Missões/RS - Brasil. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regio) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Vanderlei Beltrão de Vargas

VOGT, O. P.; DEPONTI, C. M.; COLVERO, R. B.. Joaquim Francisco de Assis Brasil e o seu projeto de desenvolvimento para a atividade agropastoril no Rio Grande do Sul. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regio) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Priscyla Christine Hammerl

SILVEIRA, R. L. L.;VOGT, O. P.; RODRIGUES, A. A. B.. Por uma cidade turística: formação e transformação territorial da Estância Campos do Jordão (SP) - (1874-1978). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regio) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Roberto do Nascimento e Silva

ETGES, V. E.;VOGT, O. P.; KARNOPP, E.; VALDUGA, V.. A contribuição da enogastronomia no processo de formação de identidade territorial no Vale dos Vinhedos. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regio) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Fernando Porto Ataide

VOGT, O. P.; SILVEIRA, R. L. L.. Indústria e trabalho em Santa Cruz do Sul: um estudo sobre os trabalhadores da empresa Mercur (1924-1970). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regio) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Daiana Cristani da Silva Keiber

RADUNZ, R.; IOTTI, L. H.;VOGT, O. P.. Os processos judiciais como fonte histórica para o estudo de Caxias do Sul. 2015.

Aluno: Lucas Francisco Brandt

VOGT, O. P.; RADUNZ, R.. O desenvolvimento do tabaco na agricultura familiar do município de Agudo (1996-2017). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Eduardo Finger

DIAS, C. G. P.;VOGT, O. P.. "Sou solteira e sem pai, mas veja bem, a sua vida esteve entre minhas mãos": análise da defesa da honra de Ana Aurora do Amaral Lisboa durante a Revolução Federalista (1893-1895),. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Roberto Rudi Leipnitz

SILVEIRA, E. S.;VOGT, O. P.. Elemntos de fixação de sentido do discurso separaista no movimento da República do Pampa Gaúcho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Rafael da Silveira Werner

RADUNZ, R.;VOGT, O. P.. Rincão dos Negros: o processo fundiário que divide quilombolas e agricultores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Elsa da Silva Sott

SILVEIRA, E. S.;VOGT, O. P.. Museu do Colégio Mauá: um relicário da cidde de Santa Cruz do Sul. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Fabiana Teresinha Zinn

NASCIMENTO, J. A. M.;VOGT, O. P.. Misticismo e fé no Vale do Rio Pardo: o quebra santos de João Rodrigues. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Leonardo Luiz Lima Goes

VOGT, O. P.; SILVEIRA, E. S.. Relatos e retratos: um estudo sobre o impacto da ditadura militar nas cidades pequenas e médias do interior do país. O caso de Santa Cruz do Sul e região (1964-1968). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Clicéria Back

VOGT, O. P.; RADUNZ, R.. Ensino de história nas comunidades teuto-brasileiras no Sul do Brasil na década de 1920. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Bárbara Prestes Louzada

VOGT, O. P.; RADUNZ, R.. Não era somente lei para inglês ver: o uso da lei de 7 de novembro de 1831 para a libertação de escravos da freguesia de Encruzilhada do Sul. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Lucas Lopes Cunha

VOGT, O. P.; DIAS, C. G. P.. Pontos esquecidos: as praças Dr. Protásio Alves e Dr. Pedro Alexandrino de Borba na evolução da cidade de Rio Pardo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Sandra Beatriz da Silva

DIAS, C. G. P.;VOGT, O. P.. Helena Goulart: a mãe dos pobres. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Juliana Inês Konzen

NASCIMENTO, J. A. M.;VOGT, O. P.. A produção de erva mate em Venâncio Aires: recortes históricos das décadas de 1940-1960. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Cleber Ricardo Alves de Moraes

NASCIMENTO, J. A. M.;VOGT, O. P.. Esporte Clube Avenida: o clube do povo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Meline de Barros Brum

VOGT, O. P.; SILVEIRA, E. S.. O negro nos livros didáticos do Ensino Médio nos anos de 1982 a 1985. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Neidmar Roger Charão Alves

SANTOS, M. M. B.;VOGT, O. P.. A agenda sindical frente às tansformações do mundo do trabalho: um estudo do movimento sindical bancário em Santa Cruz do Sul/RS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Ianaê Marques Braga

VOGT, O. P.; REMEDI, José Martinho Rodrigues. Distante de casa: memórias de ex-alunas internas carentes do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Rio Pardo (1965-1975). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Fabrício Daniel Pape

VOGT, O. P.; REMEDI, José Martinho Rodrigues. O papel da EMATER/ASCAR com a juventude rural de Arroio do Tigre - RS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Luis Carlos da Silva

VOGT, O. P.; REMEDI, José Martinho Rodrigues. Os casais de número expulsos da terra prometida. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Rafael de Brito Vianna

VOGT, O. P.; RADUNZ, R.. A Revolução Federalista na Vila de São João da Santa Cruz. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Enilda Cristina Oliveira Rodrigues

VOGT, O. P.; RADUNZ, R.. O ensino de História na série final do Ensino Fundamental em escolas públicas estaduais de Encruzilhada do Sul, RS.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Carina da Rosa Reis

VOGT, O. P.; RADUNZ, R.. O ensino de História nas escolas estaduais de Ensino Médio de Rio Pardo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Patrícia Kolberg

VOGT, O. P.; SILVA, M. L.. Mundo novo, cultura nova: a utilização de novas tecnologias no ensino de História - Apropriação por parte dos alunos e professores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Rafael Petry Trapp

SILVA, M. L.;VOGT, O. P.. A conferência de Durban e o movimento negro no Brasil Contemporâneo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Carla Adriana Batista da Silva

SILVA, M. L.;VOGT, O. P.. Reconhecimento e tolerância: políticas da diferença no Brasil Contemporâneo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Caroline Greiner

REMEDI, José Martinho Rodrigues;VOGT, O. P.. Mais corte que costura: representações da moda feminina na Revista do Globo na década de 1960. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Sílvia Antonieta Estevam Noronha

REMEDI, José Martinho Rodrigues;VOGT, O. P.. Frederico Guilherme Bartholomay: análise de uma liderança local (Vila de Santa Cruz, 1869-1888). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Eduardo Barreto de Araújo

REMEDI, José Martinho Rodrigues;VOGT, O. P.. As representações da Revolução de 1930 nas páginas da Revista do Globo (1929-1932). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Mônica Secchi

VOGT, O. P.; REMEDI, José Martinho Rodrigues. O glamour das noivas de Encantado, RS, no século XX. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Daiana da Silva Carpes

KLAMT, S. C.;VOGT, O. P.. O padrão de assentamento da tradição Umbu nos municípios de Candelária e Vera Cruz, vista através da Arqueologia da Paisagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

SILVA, M. L.;VOGT, O. P.; CAMARGO, I.. Concurso Público de Provas e Títulos ao Cargo de Docente em História. 2013. Universidade de Santa Cruz do Sul.

VOGT, O. P.. Comitê de Avaliação no XXII Seminário de Iniciação Científica da UNISC. 2017. Universidade de Santa Cruz do Sul.

VOGT, O. P.. Comitê Científico do VII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional - Territórios Redes e Desenvolvimento Regional: Perspectivas e desafios. 2017.

VOGT, O. P.. Comitê de Avaliação no XXII Seminário de Iniciação Científica da UNISC. 2016. Universidade de Santa Cruz do Sul.

VOGT, O. P.. Comitê de Avaliação no XXI Seminário de Iniciação Científica da. 2015. Universidade de Santa Cruz do Sul.

VOGT, O. P.. Comitê de Avaliação do VII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional - Globalização em tempos de regionalização. 2015. Universidade de Santa Cruz do Sul.

VOGT, O. P.. Comitê de Avaliação no XX Seminário de Iniciação Científica da UNISC. 2014. Universidade de Santa Cruz do Sul.

VOGT, O. P.. XIX Seminário de Iniciação Científica da UNISC. 2013. Universidade de Santa Cruz do Sul.

VOGT, O. P.. XVIII Seminário de Iniciação Científica da UNISC. 2012. Universidade de Santa Cruz do Sul.

VOGT, O. P.. V Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional - CEPAL - 60 Anos de Desenvolvimento na América Latina. 2011. Universidade de Santa Cruz do Sul.

Orientou

Bianca Tamara de Siqueira

O processo de ensino de história local: uma análise a partir de escolas dos municípios de Herveiras, Sinimbu e Rio Pardo - RS, Brasil; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regio) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Luiz Henrique Eidt

Fronteiras da escravidão no Sul do Brasil; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade de Satna Cruz do Sul; (Orientador);

Fernando Porto Ataide

As várias faces de um perfil: um estudo sobre os trabalhadores da empresa Mercur (1924-1970); 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regio) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Jardel Gores

LUGARES DE MEMÓRIA EM DISPUTA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRAÇAS E PARQUES EM RIO DO SUL ? SC / BRASIL; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regio) - Universidade de Santa Cruz do Sul,; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Fernando Porto Ataide

As várias faces de um perfil: um estudo sobre os trabalhadores da empresa Mercur (1924-1970); 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regio) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Brunna Vieira Spenner

Arquitetura, gado e cativo: estâncias pastoris em Rio Pardo no final do século XIX; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regio) - Universidade de Santa Cruz do Sul,; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Silda Erenita dos Santos

Um tesouro a ser despertado: o capital social no município de Santa Cruz do Sul, RS; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regio) - Universidade de Santa Cruz do Sul,; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Lígia Margarete Mallmann

AGRICULTORES FAMILIARES E COOPERATIVAS: RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO NA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE NA REGIÃO DO VALE DO TAQUARI/RS - BRASIL; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regio) - Universidade de Santa Cruz do Sul,; Coorientador: Olgario Paulo Vogt;

Vanderlei Beltrão de Vargas

Uma quadra, uma légua: Joaquim Francisco de Assis Brasil e seu projeto de desenvolvimento para a atividade agropastoril no Rio Grande do Sul; 2015; Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional) - Universidade de Santa Cruz do Sul,; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Vanderlei Beltrão de Vargas

A concepção de desenvolvimento de João Francisco de Assis Brasil; 2011; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regio) - Universidade de Santa Cruz do Sul,; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Roberto do Nascimento e Silva

Contribuição da enogastronomia no processo de formação de identidade territorial no Vale dos Vinhedos; 2011; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regio) - Universidade de Santa Cruz do Sul,; Coorientador: Olgario Paulo Vogt;

Cristiano Nicolini

Entre vales e montanhas: análise das representações históricas dos imigrantes e a construção da identidade regional no Vale do Taquari; ; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História do Brasil) - Universidade de Santa cruuz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Nedi Schulz

Geografia política do município de Candelária na período 1988-2004; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História do Brasil) - Universidade de Santa cruuz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Isolde Maria Kist

Representações da morte entre os descendentes de imigrantes boêmios no município de Venâncio Aires, RS; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História do Brasil: novas perspectivas em ensino e) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Fabiano Giongo

Retrato de uma colônia oficial alemã: Monte Alverne de 1859 a 1877; ; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História do Brasil: novas perspectivas em ensino e) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Olga Lecci da Silva

A colonização do município de Lagoão; 1996; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História Regional) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Divanei Mussio

A cultura do fumo em Arvorezinha, RS; 1996; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História Regional) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Mara Enir Rodrigues

Barros Cassal: História - Entraves - Perspectivas; 1996; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História Regional) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Rosa Marlene Souza e Silva

Aspectos da religiosidade da localidade de Pachecos _ Barão do Triunfo; 1996; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História Regional) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Gláuci Maria Araldi

História do município de Jacutinga; 1996; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História Regional) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Vanessa da Silva Pereira

Santo Amaro do Sul: além do patrimônio; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Isabela Capelari Hammes

Em meu canto, teu encanto: histórico do festival Canto da Lagoa de Encantado, RS, Brasil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Andrei Moraes Weber

O porto de Rio Pardo: um panorama econômico em meados do século XIX; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Luiz Augusto de Sena Queiroz

A capoeira como instrumento didático-pedagógico no ensino de história e na interdisciplinariedade escolar; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Lucas Francisco Brandt

O desenvolvimento do tabaco na agricultura familiar do município de Agudo (1996-2017); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Igor Augusto Reiter

Colonização e a produção da banha de porco na economia gaúcha (1910-1937): um olhar para o Vale do Taquari; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Guilherme WürdigSpindler

Escravos na colônia de Santa Cruz (1849-1888): Lucas, escravo de Adão Schirmer e Maria, escrava de Henrique Jacob Graeff; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Jaime Lima Baptista

Escravidão na vila de Encruzilhada, século XIX - Ano 1873; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Simone Reinke Gabe

Sim ou não: emancipação do município do Vale do Sol, RS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Lucas Lopes Cunha

Pontos esquecidos: as praças Dr; Protásio Alves e Dr; Pedro Alexandrino de Borba na evolução da cidade de Rio Pardo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Bárbara Prestes Louzada

Não era somente lei para inglês ver: o uso da lei de 7 de novembro de 1831 para a libertação de escravos da freguesia de Encruzilhada do Sul; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Clicéria Back

Ensino de história nas comunikdades teuto-brasileiras no Sul do Brasil na década de 1920; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Bianca Tamara de Siqueira

Fragmentos da história de Herveiras: dos povos primitivos ao século XX; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Jaqueline Andréia Xavier

O uso de fontes documentais e a história local: o caso da colônia Mariante; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Josué Ricardo Müller

Coronelismo/clientelismo contemporâneo: estudo de caso de Pantano Grande; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Meline de Barros Brum

O negro nos livros didáticos do Ensino Médio nos anos de 1982 a 1985; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Daniele Inês Doege

Violência de gênero: crimes de deforamento e estupro cometidos na Comarca de Santa Cruz do Sul entre os anos de 1930 a 1945; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

João Batista Fontoura Cardoso

A produção familiar num assentamento da reforma agrária: um estudo de caso no assentamento São Pedro em Encruzilhada do Sul, RS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Desirée dos Santos Marino

O horroroso crime de uma mãe: casos de filicídio durante a escravidão no Rio Grande do Sul; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Liliane Frantz

Sobre o profissional da área de História e sua atuação na Escola Pública Estadual; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Eduardo Bellmann do Nascimento

Companhia de Fumos Santa Cruz (1919-1968); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Vitélio Ortiz Dalcin

Os monges barbudos: medo do desconhecido; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Diego Engel

Um gigante na Freguesia: a construção da Igreja São Sebastião Mártir; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Mônica Secchi

O glamour das noivas de Encantado, RS, no século XX; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Patrícia Kolberg

Mundo novo, cultura nova: a utilização de novas tecnologias no ensino de História - apropriação por parte dos alunos e professores; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Carina da Rosa Reis

O ensino de História nas escolas estaduais do Ensino Médio de Rio pardo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Enilda Cristina Oliveira Rodrigues

O ensino de História na série final do Ensino Fundamental em escolas públicas estaduais de Encruzilhada do Sul, RS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Rafael de Brito Vianna

A Revolução Federalista na Vila de São João da Santa Cruz (1893-1895); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Luis Carlos da Silva

Os casais de número expulsos da terra prometida; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Fabrício Daniel Pape

O papel da EMATER/ASCAR-RS com a juventude rural em Arroio do Tigre; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Ianaê Marques Braga

Distante de casa: memórias de ex-alunas internas carentes do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Rio Pardo (1965-1975); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Mariliza Linhares

Eleições municipais e agremiações partidárias no município de Rio Pardo no período de 1976/2004; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Sirlei Madalena StasinkiLopes

A trajetória política de Flávia Schilling e sua participação na resistência à ditadura militar na década de 1970 no Uruguai; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Cícero Augusto Richter Schneider

Fronteiras da escravidão no Sul do Brasil; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade de Satna Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Fernando Battisti da Silva

Atlas Sócio Histórico e Geográfico do Município de Santa Cruz do Sul; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Computação) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade de Satna Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Cícero Augusto Richter Schneider

Fronteiras da escravidão no Sul do Brasil; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade de Satna Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Tauane Schroeder

História do pensamento econômnico e social no Rio Grande do Sul (República Velha); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Ricardo Reichenbach

História do pensamento econômico e social no Rio Grande do Sul (República Velha; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Guilherme Würdig Spindler

Escravos, senhores e colonos: redes, conflitos e negociações no Vale do Rio Pardo; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade de Santa cruuz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Eduardo Finger

História do pensamento econômico e social no Rio Grande do Sul; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Lucas Diógenes Silva Jandrey

História do pensamento econômico e social no Rio Grande do Sul; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Ricardo Reichenbach

História do pensamento econômico e social no Rio Grande do Sul; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Angélica Amanda Andrade Nascimento

Escravos, senhores e colonos: redes, conflitos e negociações no Vale do Rio Pardo; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade de Satna Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Angélica Beatriz Klafke

Da Lei de Terras à abolição: relação entre fazendeiros, colonos e escravos no Vale do Rio Pardo; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade de Satna Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Lucas Romeira de Oliveira

História do pensamento econômico e social no Rio Grande do Sul; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Guilherme Würdig Spindler

História do pensamento econômico e social no Rio Grande do Sul; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Leonardo Luiz de Lima Goes

História do pensamento econômico e social no Rio Grande do Sul; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Maximiliano Meyer

Da Lei de Terras à abolição: a relação entre fazendeiros, colonos e escravos no Vale do Rio Pardo; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade de Santa cruuz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Joana Mayer

Organização e informatização do Centro de Documentação da UNISC; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Carolina Silveira

Organização e informatização do Centro de Documentação da UNISC; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade de Satna Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Bethiele Salvi de Oliveira

Organização e informatização do Centro de Documentação da UNISC; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade de Santa cruuz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Bethiele Salvi de Oliveria

Organização e informatização do Cenro de Documentação da UNISC; 2009; Iniciação Científica - Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade de Santa cruuz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Rafael de Brito Vianna

Rio Pardo 200 anos: um luz para a história do Rio Grande; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Editora Gazeta Santa Cruz Ltda; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Rafael de Brito Vianna

Organização e informatização do Centro de Documentação da UNISC; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Débora Inês Vogt

Organização e informatização do Centro de Documentação da UNISC; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade de Santa cruuz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

José Paulo Eckert

O Museu de Venâncio Aires conta a história do município; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Cristine Geller

O Museu de Venâncio Aires conta a história do município; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Estudos Sociais Habilitação Plena Em Geografia) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Rita de Cássia Kist

O Museu de Venâncio Aires conta a história do município; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Miguel Ângelo Silva da Costa

Memória da UNISC; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Estudos Sociais Hab Plena Em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Ana Carla Wünsch

Centro de Documentação da UNISC; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Estudos Sociais Hab Plena Em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Sara Wachholz

Formação econômica e social da região do Vale do Rio Pardo; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Estudos Sociais Hab Plena Em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Ana Carla Wünsch

CEDOC - Centro de Documentação da UNISC; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Estudos Sociais Hab Plena Em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Sany Guimarães de Souza

Relatos de viajantes; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Turismo) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Angelita da Rosa

Venâncio Aires, RS: Museu e Arquivo Histórico; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Estudos Sociais Hab Plena Em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Plácio Semianer

IInventário da documentação da Cooperativa Agrícola Rio Pardinho; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Estudos Sociais Habilitação Plena Em Geografia) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Sunara Figueiredo

Inventário da documentação existente no Arquivo Histórico Municipal de Rio Pardo; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Estudos Sociais Hab Plena Em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Anderson Luis da Silva

Inventário da documentação existente no Arquivo Histórico Municipal de Rio Pardo; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Estudos Sociais Hab Plena Em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Suzana de Fátima Fardim Bertó

Inventário existente no Arquivo Histórico Municipal de Rio Pardo; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Estudos Sociais Hab Plena Em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

MARLI TERESINHA DA SILVEIRA

História Eleitoral do Município de Santa Cruz do Sul; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Estudos Sociais Hab Plena Em História) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Fábia Behling

Rio Pardo 200 anos: uma luz para a história do Rio Grnde; 2009; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Editora Gazeta Santa Cruz Ltda; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Fábia Behling

Rio Pardo 200 anos: um olhar para a história do Rio Grande; 2008; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Editora Gazeta Santa Cruz Ltda; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Melina Perussatto

Rio Pardo 200 anos: um olhar para a história do Rio Grande; 2008; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Editora Gazeta Santa Cruz Ltda; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Rafael de Brito Vianna

Rio Pardo 200 anos: uma luz para a história do Rio Grande; 2008; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Editora Gazeta Santa Cruz Ltda; Orientador: Olgario Paulo Vogt;

Produções bibliográficas

  • SCHNEIDER, CÍCERO AUGUSTO RICHTER ; Radünz, Roberto ; VOGT, Olgário Paulo . A aplicação da -Lei para Inglês Ver- de 1831 para a libertação de escravos no Rio Grande do Sul. REVISTA JOVENS PESQUISADORES , v. 7, p. 90-105, 2017.

  • RADUNZ, R. ; VOGT, O. P. . Para crime semelhante, diferentes sentenças: a condenação de trabalhadores escravos de Rio Pardo acusados de assassinar seus amos ou prepostos durante o século XIX. ESTUDIOS HISTÓRICOS (RIVERA) , v. 18, p. 1-24, 2017.

  • VOGT, O. P. ; BRUM, M. B. . Escravidão e negros em livros didáticos de História. Aedos: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS (Online) , v. 8, p. 52-74, 2016.

  • VOGT, O. P. ; KARNOPP, E. ; JÚNIOR, S. S. ; BERNARDY, R. ; FISCHER, A. . Os republicanos rio-grandenses e o desenvolvimento da agropecuária no Estado durante a República Velha. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional , v. 12, p. 222-259, 2016.

  • KARNOPP, E. ; VOGT, O. P. ; BERNARDY, R. ; ETGES, V. E. . Agroindústrias familiares no Sul do Brasil: o território na perspectiva do desenvolvimento. RDE - Revista de Desenvolvimento Econômico , v. 2, p. 666-684, 2016.

  • SPINDLER, Guilherme Würdig ; RADUNZ, R. ; VOGT, O. P. . Escravos na povoação de Santa Cruz na segunda metade do século XIX. Revista Jovens Pesquisadores , v. 6, p. 83-98, 2016.

  • BERNARDY, RÓGIS JUAREZ ; KARNOPP, ERICA ; ETGES, VIRGÍNIA ELISABETA ; VOGT, Olgário Paulo . REGIONAL ANALYSIS BASED ON THE DEMOGRAPHIC AND ECONOMIC VARIATION OF THE ASSOCIATION OF THE MUNICIPALITIES OF WESTERN SANTA CATARINA. RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia (Online) , v. 15, p. 395-418, 2016.

  • VARGAS, VANDERLEI BELTRÃO ; VOGT, Olgário Paulo . As correntes de pensamento que influenciaram as ideias de Joaquim Francisco de Assis Brasil. Ágora (UNISC) , v. 17, p. 122-131, 2015.

  • VOGT, O. P. . O liberalismo farroupilha e escravidão na República Rio-Grandense. Redes (Santa Cruz do Sul. Online) , v. 19, p. 153-168, 2014.

  • HAAG, E. ; VOGT, O. P. ; RADUNZ, R. . Mathias José Velho e seus escravos: o inventário como fonte de pesquisa. Revista Jovens Pesquisadores , v. 4, p. 130-140, 2014.

  • VOGT, O. P. ; RADUNZ, R. . Condenados à morte natural: o rito processual contra os escravos Leopoldo e Rodolpho em 1828/1829. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais , v. 5, p. 84-103, 2014.

  • VOGT, O. P. ; SPENNER, B. V. . Estâncias de criação de gado e cativos em Rio Pardo no final do século XIX. História: Debates e Tendências , v. 14, p. 410-431, 2014.

  • VOGT, O. P. ; RADUNZ, R. . Condenados á forca: a escravidão e os processos judiciais no Brasil. Revista Eletrônica Métis. História e Cultura.UCS , v. 11, p. 210-228, 2013.

  • VOGT, O. P. ; RADUNZ, R. . Jesuítas e cooperativismo: as associações e seu papel no desenvolvimento regional. Revista Brasileira de História das Religiões , v. V, p. 273-284, 2013.

  • VOGT, O. P. ; RADUNZ, R. . Do presente ao passado: inventários post-mortem e o ensino de história. Revista Latino-Americana de História , v. 2, p. 25-39, 2013.

  • VOGT, O. P. ; RADUNZ, R. . De matriz conservadora a uma postura progressssta: catolicismo social no Rio Grande do Sul - RS - Brasil. Redes (Santa Cruz do Sul. Online) , v. 18, p. 124-141, 2013.

  • RADUNZ, R. ; VOGT, O. P. . Relações de poder e o luteranismo em Santa Cruz do Sul - século XIX. Plura, Revista de Estudos de Religião , v. 4, p. 4, 2013.

  • MEYER, M. ; RADUNZ, R. ; VOGT, O. P. . A escravidão e os focos de resistência em Rio Pardo. Revista Jovens Pesquisadores , v. 1, p. 76-88, 2012.

  • Radünz, Roberto ; VOGT, O. P. . A mais severa e exemplar punição: o rito processual contra o preto Ricardo. Métis (UCS) , v. v. 9, p. 181-200, 2011.

  • WESCHENFELDER, V. I. ; VOGT, O. P. ; HELFER, N. E. . A prática docente dos professores de História da rede pública de ensino de Santa Cruz do Sul. Ágora (UNISC. Online) , v. 15, p. 169-178, 2009.

  • VOGT, O. P. . Patrimônio cultural: um conceito em construção. Métis (UCS) , v. 7, p. 13-31, 2008.

  • VOGT, O. P. . O alemanismo e o "perigo alemão" na literatura brasileira da primeira metade do século XX. Signo (UNISC. Online) , v. 32, p. 225-258, 2007.

  • VOGT, O. P. . A Revolução Russa através da Revolução dos Bichos. Ágora (UNISC) , v. 13, p. 229-249, 2007.

  • VOGT, O. P. . Germanismo e nacionalização em Santa Cruz do Sul, RS. Ágora (UNISC) , Santa Cruz do Sul, v. 7, n.2, p. 49-92, 2003.

  • VOGT, O. P. . Documento Missioneiro. Ágora (UNISC) , Santa Cruz do Sul, v. 3, n.2, p. 83-84, 1997.

  • VOGT, O. P. ; SILVA, A. L. ; BERTÓ, S. F. F. . Rio Pardo: ascensão e estagnação da Tranqueira Invicta. Ágora (UNISC) , Santa Cruz do Sul, v. 2, n.1, p. 53-65, 1996.

  • VOGT, O. P. ; Maria Rosilane Zoch Romero (Org.) . Uma luz para a históra do Rio grande; Rio Pardo 200 anos: cultura, arte e memória.. Santa Cru do Sul: Editora Gazeta Santa Cruz, 2010. v. 3.000. 208p .

  • VOGT, O. P. . Abrindo o baú de memórias: o Museu de Venâncio Aires conta a história do município. 1. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004. v. 1000. 461p .

  • VOGT, O. P. ; KIPPER, M. H. ; RIZZATO, E. P. . UNISC: a construção de uma universidade comunitária. 1. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003. v. 1000. 152p .

  • VOGT, O. P. ; SILVEIRA, R. L. L. (Org.) . Vale do Rio Pardo: (re)conhecendo a região. 1. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2001. v. 500. 395p .

  • VOGT, O. P. ; WÜNSCH, A. C. (Org.) . Recortes do passado de Santa Cruz. 1. ed. Santa Cruz do Sul: Editora da Universidade de Santa Cruz do Sul, 1999. v. 1000. 150p .

  • VOGT, O. P. ; PARDO, C. R. D. V. R. (Org.) ; STÜLP, V. J. (Org.) ; METROPLAN (Org.) . Plano Estratégico de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo. 1. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1998. v. 300. 140p .

  • VOGT, O. P. . A produção do fumo em Santa Cruz do Sul, RS: 1849-1993. 1. ed. Santa Cruz do Sul: Editora da Universidade de Santa Cruz do Sul, 1997. v. 300. 283p .

  • VOGT, O. P. ; RADUNZ, R. . A Colônia Santa Cruz e as cartas de imigrantes alemães. In: Tiago Weizenmann; Rodrigo Luis dos Santos; Caroline von Mühlen. (Org.). Migrações históricas e recentes. 1ed.Lajeado: Editora da Univates, 2017, v. 1, p. 631-641.

  • VOGT, O. P. ; NASCIMENTO, J. A. M. . O Centro de Documentação da UNISC e seu acervo. In: José Antônio Moraes do Nascimento. (Org.). Centros de documentação e arquivos: acervos, experiências e formação. 2ªed.São Leopoldo: Oikos, 2017, v. 1, p. 41-55.

  • VOGT, O. P. ; NASCIMENTO, J. A. M. . O Centro de Documentação da UNISC e seu acervo. In: NASCIMENTO, José Antonio Moraes do. (Org.). Centros de documentação e arquivos: acervos, experiências e formação.. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2016, v. , p. 41-55.

  • FAGUNDES, J. F. ; BIEK, C. E. ; VOGT, O. P. . De Centro Integrado à Criança à Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Deus. In: Paula Camboim Silva de Almeida; Ângelo Hoff; Elenor José Schneider; Teresinha Eduardes Klafke. (Org.). Conhecimento: uma aventura interdisciplinar no ensino e na extensão da UNISC. 1ed.Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2016, v. 1, p. 73-90.

  • VOGT, O. P. . Capital social e instituições comunitárias no Sul do Brasil. In: SCHMIDT, João Pedro. (Org.). Instituições Comunitárias:. 1ed.Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2009, v. 1, p. 56-73.

  • VOGT, O. P. . Sociede de lanceiros e de atiradores: caráter recreativo e não paramilitar. In: COSTA, Miguel Ângelo S. da; DREHER, Martin N.; CARVALHO, Enildo M.. (Org.). Explorando possibilidades; experiências e interdependências sociais entre imigrantes alemães, seus descendentes e outros mais no Brasil Meridional. 1ªed.Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2009, v. , p. 255-275.

  • VOGT, O. P. ; GELLER, C. . Paisagem natural. In: VOGT, Olgário Paulo. (Org.). Abrindo o baú de memórias: o Museu de Venâncio Aires conta a história do município. 1ed.Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004, v. 1, p. 15-30.

  • VOGT, O. P. . Do Heimat para o paraíso prometido. In: VOGT, Olgário Paulo. (Org.). Abrindo o baú de memórias: o Museu de Venâncio Aires conta a história do município.. 1ed.Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004, v. 1, p. 111-150.

  • VOGT, O. P. . Cultura colonial. In: VOGT, Olgário Paulo. (Org.). Abrindo o baú de memórias: o Museu de Venâncio Aires conta a história do município. 1ed.Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004, v. 1, p. 153-227.

  • VOGT, O. P. ; ECKERT, J. P. . Erva-mate e chimarrão. In: VOGT, Olgário Paulo. (Org.). Abrindo o baú de memórias: o Museu de Venâncio Aires conta a história do município. 1ed.Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004, v. 1, p. 229-264.

  • VOGT, O. P. ; ROSA, A. . Desenvolvimento econômico e evolução urbana. In: VOGT, Olgário Paulo. (Org.). Abrindo o baú de memórias: o Museu de Venâncio Aires conta a história do município. 1ed.Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004, v. 1, p. 267-338.

  • VOGT, O. P. . História político-administrativa de Venâncio Aires. In: VOGT, Olgário Paulo. (Org.). Abrindo o baú de memórias: o Museu de Venâncio Aires conta a história do município. 1ed.Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004, v. 1, p. 341-387.

  • VOGT, O. P. ; RIEDL, M. . Associativismo e desenvolvimento: considerações sobre a existência de capital social. In: CORREA, Sílvio Marcus de Souza. (Org.). Capital social e desenvolvimento regional. 1ed.Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003, v. 1, p. 149-211.

  • VOGT, O. P. . Imperialismo: a face oculta do germanismo. In: Centro de Estudos Marxistas. (Org.). As pportas de Tebas: ensaios de interpretação marxista. 1ed.Passo Fundo: UPF, 2002, v. , p. 67-147.

  • VOGT, O. P. . Formação social e econômica da porção meridional do Vale do Rio Pardo. In: Rogério Leandro Lima da Silveira. (Org.). Vale do \rio Pardo: (re)conhecendo a região. 1ed.Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2001, v. 500, p. 69-122.

  • VOGT, O. P. . Produtor integrado: um apêndice da exploração industrial. In: Centro de Estudos Marxistas. (Org.). Os trabalhos e os dias: ensaios de interpretação marxista. 1ed.Passo Fundo: UPF, 2000, v. , p. 163-179.

  • VOGT, O. P. . Vera Cruz - uma breve síntese histórica. Revista histórica Vera Cruz em evidência, Santa Cruz do Sul, p. 5 - 7, 01 out. 2018.

  • VOGT, O. P. . Desenvolvimento sociocultural desenvolvido em Santa Cruz do Sul pelos imigrantes alemães e seus descendentes. Santa Cruz do Sul em evidência, Santa Cruz do Sul, p. 6 - 12, 01 ago. 2018.

  • VOGT, O. P. . O fracasso de Henry Ford no Brasil. Santa Cruz Negócios em Evidência, Santa Cruz do Sul, p. 6 - 10, 02 jan. 2018.

  • VOGT, O. P. ; ATAÍDE, F. P. ; NASCIMENTO, E.B. . A industrialização de Santa Cruz do Sul. Santa Cruz do Sul em evidencia, Vera Cruz, p. 10 - 18, 02 out. 2017.

  • VOGT, O. P. . A imigração alemã para o Rio Grande do Sul. Santa Cruz do Sul em evidência, Vera Cruz, , v. 1, p. 11 - 15, 30 jan. 2017.

  • VOGT, O. P. . A Ferrovia e a Maria Fumaça. Arroio Grande e arredores em evidência, Vera Cruz, RS, p. 8 - 9, 30 jun. 2016.

  • KARNOPP, E. ; WEBER, J. M. ; VOGT, O. P. ; ETGES, V. E. . A dinâmica territorial das agroindústrias familiares: estudos no Sul do Brasil. In: IV Seminário de Desenvolvimento Regional - Estado e Sociedade, Democracia e Desigualdades Regionais, 2018, Palmas. Anais do IV SEDRES: Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade: democracia e desigualdades regionais. Palmas: Universidade Federal de Tocantins, 2018.

  • KARNOPP, E. ; FISCHER, A. ; BERNARDY, R. J. ; ETGES, V. E. ; VOGT, O. P. . Agroindústrias familiares e a dinâmica territorial: um estudo comparativo entre a região do Vale do Rio Pardo/RS e a região do Oeste Catarinense/SC - Brasil. In: I Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, 2018, Ijuí. I Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional. Ijuí: UNIJUÍ, 2018.

  • CUNHA, J. L. ; VOGT, O. P. ; RADUNZ, R. . PETER KLEUDGEN: UM NEGOCIADOR ALEMÃO AGENCIANDO COLONOS PARA O BRASIL. In: XVIII Congreso AHILA. En los márgenes de la Historia Tradicional. Nuevas miradas de América Latina desde el siglo XXI, 2017, Valencia. XVIII Congreso AHILA. En los márgenes de la Historia Tradicional. Nuevas miradas de América Latina desde el siglo XXI. Valencia - Espanha: Universitat de Valencia, 2017. v. 1. p. 1708-1727.

  • KARNOPP, E. ; VOGT, O. P. ; FISCHER, A. ; JÚNIOR, S. S. . Agroindústrias Familiares no Sul do Brasil: Experiências. In: XI BIENAL DEL COLOQUIO TRANSFORMACIONES TERRITORIALES Repensando políticas y estrategias, 2016, Salto. ANALES XI BIENAL DEL COLOQUIO TRANSFORMACIONES TERRITORIALES Repensando políticas y estrategias. Salto: Universidad de la República, 2016. p. 1190-1207.

  • KARNOPP, E. ; VOGT, O. P. ; ETGES, V. E. ; BERNARDY, R. J. ; JÚNIOR, S. S. ; FISCHER, A. . Agroindústrias Familiares e a Dinâmica Territorial: um estudo comparativo entre a região do Vale do Rio Pardo/RS e a região do Oeste Catarinense/SC ? Brasil. In: 3º SEDRES - Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade, 2016, Blumenau. Anais do 3º SEDRES - Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade. Blumenau: Editora FURB, 2016. v. 3. p. 1-25.

  • SCHROEDER, T. ; VOGT, O. P. . Colonizar não é somente povoar o solo: o PRR e a política de colonização com imigrantes na República Velha, no RS. In: IV Simpósio Internacional e XII Fórum de Estudos Ítalo Brasileiros, 2015, Caxias do Sul. 140 anos da imigração italiana no Rio grande do Sul [recurso eletrônico]. Caxias do Sul: EDUCS, 2015. p. 267-280.

  • VOGT, O. P. ; RADUNZ, R. . 'Quais outras filhas de Jericó': prostituição e escravização na fronteira da Banda Oriental do Uruguai. In: XXVIII Simpósio Nacional de História - Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios., 2015, Florianópolis. SNH2015 - XXVIII Simpósio Nacional de História - Anais eletrônicos. Florianópolis: ANPUH, 2015. p. 1-11.

  • KARNOPP, E. ; VOGT, O. P. ; ETGES, V. E. ; BERNARDY, R. . O território na perspectiva do desenvolvimento de agroindústrias familiares no Sul do Brasil. In: VII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional. Globalização em Tempos de Regionalização ? repercussões no território., 2015, Santa Cruz do Sul. Anais do VII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2015. p. 1-17.

  • ETGES, V. E. ; SILVA, R. N. ; VOGT, O. P. . A enogastronomia como elemento de identidade territorial. In: VII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional. Globalização em tempos de regionalização - repercussões no território., 2015, Santa Cruz do Sul. Anais do VII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2015. p. 1-15.

  • VOGT, O. P. ; RADUNZ, R. . Da forca ao exercício de carrasco: a pena comutada do escravo Manoel. In: XXVII Simpósio Nacional de História da ANPUH, 2013, Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional da ANPUH. Conhecimento histórico e diálogo social.. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013. p. 18 p..

  • RADUNZ, R. ; VOGT, O. P. . Ébrios, bêbados e indignos: luteranos e as relações de poder em Santa Cruz do Sul. In: Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões - Religião, Carisma e Poder: as formas da vida religiosa no Brasil, 2012, São Luís Religião Carisma e Po. Anais dos Simpósios da Associação Brasielira de História das Religiões, 2012. v. 13. p. 1-14.

  • Radünz, Roberto ; VOGT, O. P. . Luteranos em Santa Cruz: indignos para dirigir os negócios da comunidde. In: II Encontro Regional do GT História e Religiosidades. Religião, Cultura e Identidades, 2011, Ponta Grossa. Anais do II Encontro do GT Regional Religião e Religiosidades ANPUH PR/SC & da 40ª Semana de História DEHIS/UEPG. Religião, Cultura e Identidades.. Ponta Grossa: Editora aos Quatro Ventos, 2011. p. 1315-1331.

  • VOGT, O. P. ; RADUNZ, R. . Patíbulo construído - negro enforcado: resistência escrva em Rio Pardo. In: XIX Simpósio de História da Imigração e Colonização, 2010, São Leopoldo. Migrações: Mobilide Social e Espacial. XIX Simpósio de História da Imigração e Colonização. São Leopoldo: Oikos, 2010.

  • VOGT, O. P. . O acervo do Centro de Dcoumentação da UNISC. In: IX Encontro Estadual de História, 2008, Porto Alegre. Vestígios do passado: a história e suas fontes. Porto Alegre: ANPUH-RS, 2008. p. 1-12.

  • VOGT, O. P. . Imprensa escrita: uma das evidências de existência de capital social nas regiões de colonização alemã do Rio Grande do Sul. In: III Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, 2006, Santa Cruz do Sul. Anais do III Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.

  • VOGT, O. P. . A morte entre os descendentes de imigrantes boêmios de Venâncio Aires, RS. In: VII Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras, 2005, Teutônia. História, Cultura e Memória: 180 anos de Imigração Alemã. São Leopoldo: Oikos, 2004. p. 123-135.

  • VOGT, O. P. . Repressão X medo: arbitrariedades cometidas durante a campanha de nacionalização em Santa Cruz do Sul, RS.. In: V Seminário Nacional de Pesquisadores de História das Comunidades Teuto-Brasileiras, 2001, Santa Cruz do Sul, 2001.

  • VOGT, O. P. ; RADUNZ, R. . Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões. In: Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões. Religião, carisma e poder: as formas da vida religiosa no Brasil, 2012, São Luís. Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões. Religião, carisma e poder: as formas da vida religiosa no Brasil. São Luís: UFMA, 2012. v. U. p. 043-043.

  • VOGT, O. P. ; RADUNZ, R. . Diferentes pesos e medidas nos ritos processuaiscontra escravos. In: XI Encontro Estadual de História, 2012, Rio Grande. Anais do XI Encontro Estadual de História. Rio Grande: Pluscom Editora, 2012. v. 1. p. 208-208.

  • VOGT, O. P. . O alemanismo e o "perigo alemão" na literatura brasileira da primeira metade do século XX. In: III Colóquio Leitura e Cognição, 2007, Santa Cruz do Sul. III Colóquio Leitura e Cognição de 24 a 26 de outubro de 2007 - Resumos. Santa Cruz do Sul: Editora IPR, 2007. v. 1. p. 43-43.

  • VOGT, O. P. . Repercussões da campanha de nacionalização em Santa Cruz do Sul, RS. In: II Encontro Regional Sul de História Oral, 2001, São Leopoldo, 2001. p. 13-14.

  • RADUNZ, R. ; VOGT, O. P. . 'Se o castigo não é moderado, há excesso que a lei pune': uso de processos-crime em sala de aula.. HISTÓRIA UNISINOS , 2018.

  • VOGT, O. P. . Conhecendo o território: aspectos e dinâmicas territoriais, ambientais, sociais, econômicas e urbanas: Região Hidrográfica do Atlântico Sul. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VOGT, O. P. ; Radünz, Roberto . Para crime semelhante, diferentes dentenças: a condenação de trabalhadores escravos de Rio Pardo acusados de assassinar seus amos ou prepostos durante o século XIX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DINIZ, F. M. B. ; KAEFFER, M. C. ; VOGT, O. P. . Educação e comunicação alternativa: a utilização de fanzines no ensino de História. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUM, M. B. ; VOGT, O. P. . Escravidão e negros em livros didáticos de História. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VOGT, O. P. ; RADUNZ, R. . Do presente ao passado: inventários post-mortem e o ensino de história. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RADUNZ, R. ; VOGT, O. P. . Ébrios, bêbados e indignos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RADUNZ, R. ; VOGT, O. P. . Cooperativismo, Ensino e Religião: o Volksverein e seu papel no RS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MEYER, M. ; VOGT, O. P. ; RADUNZ, R. . O caso de Nazário: do brutal assassinato com mão de pilão à impensável absolvição. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KLAFKE, A. B. ; RADUNZ, R. ; VOGT, O. P. . Da forca ao exercício de carrasco: a pena comutada do escravo Manoel. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SPINDLER, Guilherme Würdig ; GOES, L. L. L. ; VOGT, O. P. . A escravidão na República Farroupilha. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VOGT, O. P. ; Radünz, Roberto . Condenados à forca: a escravidão e os processos judiciais no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RADUNZ, R. ; VOGT, O. P. . Da Lei de Terra à abolição: relação entre fazendeiros, colonos e escravos no vale do Rio Pardo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KLAFKE, M. ; VOGT, O. P. ; BELING, R. R. . Uma história não oficial. Santa Cruz do Sul: Editora Gazeta Santa Cruz, 2012 (Prefácio).

  • VOGT, O. P. . O Hotel e Veraneio Engelmann e a preservação da memória. Santa Cruz do Sul, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • VOGT, O. P. . Apresentação. Santa Cruz do Sul, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Outras produções

Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ; BELING, R. R. ; KIST, B. B. ; SILVA, C. S. ; CRUZ, O. ; Guido Ernani Kuhn. ; REETZ, E. R. ; BOESEL, S. ; KOSIN, L. ; VOGT, O. P. . Ministértio da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 1860-2010.. 2011.

ELLWANGER, R. ; VOGT, O. P. . Maior legado foi o marco histórico. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VOGT, O. P. . Históri do Rio Grande do Sul. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOGT, O. P. . História do Rio Grande do Sul. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOGT, O. P. ; SANTOS, D. ; HORN, C. ; PUNTEL, A. ; FRANCO, P. F. . Renascença: um pedacinho de Santa Cruz. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

VOGT, O. P. ; KLAFKE, A. B. . Documentário: eu te ensino história. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

VOGT, O. P. . História do Rio Grande do Sul. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VOGT, O. P. ; SILVEIRA, R. L. L. . Ágora ? Revista de História e Geografia. 2014. (Editoração/Periódico).

VOGT, O. P. ; Maria Rosilane Zoch Romero ; Romeu Neumann ; Otto Tesche ; Elemir Polese ; Guido Ernani Kuhn. ; Luís Feranando Ferreira . Rio Pardo 200 anos: uma luz para a história do Rio Grande. A cidade mais rica do Estado. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Temático).

VOGT, O. P. ; Maria Rosilane Zoch Romero ; Romeu Neumann ; Otto Tesche ; Elemir Polese ; Guido Ernani Kuhn. . Rio Pardo 200 anos: uma luz para a história do Rio Grande. As cidades se multiplicam.. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Encarte Temático).

VOGT, O. P. ; Maria Rosilane Zoch Romero ; Romeu Neumann ; Otto Tesche ; Elemir Polese ; Guido Ernani Kuhn. ; Cristina Severgini ; José Augusto Borowski . Rio Pardo 200 anos: uma luz para a história do Rio Grande. Dois séculos nos contemplam. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernos Temáticos).

VOGT, O. P. ; Maria Rosilane Zoch Romero ; Romeu Neumann ; Otto Tesche ; Elemir Polese ; Guido Ernani Kuhn. ; Cristina Severgini . Rio Pardo 200 anos: uma luz para a história do Rio Grande. A escravidão esquecida.. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Temático).

VOGT, Olgario Paulo (Coordenador) ; VOGT, O. P. ; Maria Rosilane Zoch Romero ; Romeu Neumann ; Otto Tesche ; Elemir Polese ; Guido Ernani Kuhn. ; Cristina Severgini ; Luís Feranando Ferreira ; José Augusto Borowski . Rio Pardo 200 anos: uma luz para a história do Rio Grande. A guinada dos imigrantes. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Temático).

VOGT, Olgario Paulo (Coordenador) ; VOGT, O. P. ; Maria Rosilane Zoch Romero ; Otto Tesche ; Romeu Neumann ; Elemir Polese ; Cristina Severgini ; José Augusto Borowski ; Roberto Patta . Rio Pardo 200 anos: uma luz para a história do Rio Grande. Um povo, muitas religiões.. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Temático).

VOGT, Olgario Paulo (Coordenador) ; VOGT, O. P. ; Maria Rosilane Zoch Romero ; Romeu Neumann ; Otto Tesche ; Cristina Severgini ; Dejair Machado ; Elemir Polese ; José Augusto Borowski . Rio Pardo 200 anos: uma luz para a história do Rio Grande. Os lugares que te definem. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Temático).

VOGT, Olgario Paulo (Coordenador) ; VOGT, O. P. ; Maria Rosilane Zoch Romero ; Romeu Neumann ; Otto Tesche ; Dejair Machado ; Elemir Polese ; José Augusto Borowski ; Luís Feranando Ferreira . Rio Pardo 200 anos: uma luz para a história do Rio Grande. Eles, nossos protagonistas.. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Temático).

VOGT, Olgario Paulo (Coordenador) ; VOGT, O. P. ; Maria Rosilane Zoch Romero ; Romeu Neumann ; Otto Tesche ; Cristina Severgini ; Elemir Polese ; José Augusto Borowski ; Luís Feranando Ferreira . Rio Pardo 200 anos: uma luz para a história do Rio Grande. Os fazeres e os saberes. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Temático).

VOGT, O. P. ; Maria Rosilane Zoch Romero ; Otto Tesche ; Elemir Polese ; Romeu Neumann . Rio Pardo 200 anos: uma luz para a história do Rio Grande. Índios, esses desconhecidos.. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernos Temáticos).

VOGT, O. P. ; Maria Rosilane Zoch Romero ; Otto Tesche ; Romeu Neumann ; Elemir Polese ; Guilherme Mazui . Rio Pardo 200 anos: uma luz para a história do Rio Grande. Política, amor e revolução.. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Temático).

VOGT, O. P. ; Maria Rosilane Zoch Romero ; Otto Tesche ; Romeu Neumann ; Elemir Polese . Rio Pardo 200 anos: uma luz para a história do Rio Grande. Guerras pela posse da terra.. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Temático).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Fronteiras da escravidão no Sul do Brasil, Descrição: Na metade do século XIX o regime escravista no Brasil entrou em xeque em razão da expansão do capitalismo, do avanço do liberalismo, da pressão dos movimentos abolicionistas e da reação multifacetada dos escravos frente a sua condição. Este cenário, somado aos movimentos abolicionistas e emancipacionistas criou muitas incertezas na política senhorial, cada vez mais definida na observância das leis. Segundo Chalhoub (1990), o aparato legal do Império também possibilitou que os escravos se apropriassem da Justiça como um modo de desvincularem-se do jugo senhorial. Essa pesquisa objetiva analisar as relações escravistas a partir de processos judiciais onde o escravo é indiciado como vítima ou réu, dando visibilidade as artimanhas utilizadas por atores do mundo escravistas para manterem os escravos ou mesmo escravizarem negros que, por nascimento ou circunstâncias diversas, estavam na condição de alforriados. As bases empíricas são processos acervados no Arquivo Histórico do Estado do Rio Grande do Sul - APERS. Metodologicamente essas fontes serão rastreadas, digitalizadas e transcritas, uma vez que esses documentos carregam a grafia do século XIX. As informações serão analisadas a luz da historiografia que tem tratado do tema.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Olgario Paulo Vogt - Integrante / Roberto Radünz - Coordenador., Financiador(es): Universidade de Santa Cruz do Sul - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2015 - 2017

    História do pensamento econômico e social no Rio Grande do Sul (República Velha), Descrição: Aborda diferentes aspectos do pensamento econômico e social existente no Rio Grande do Sul durante a República Velha no Brasil (1889-1930). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Olgario Paulo Vogt - Coordenador / Ricardo Reichenbach - Integrante / Tauane Schroeder - Integrante., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 4

  • 2015 - 2016

    Organização do acervo e melhoria das condições de pesquisa no Centro de, Descrição: O objetivo do projeto é qualificar e melhorar o atendimento do Centro de Documentação facilitando o acesso dos pesquisadores aos documentos. Visa, ainda, dotar melhor a instituição de condições operacionais e de interação com a população da região, criando um local de conhecimento e reflexão sobre a história regional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Olgario Paulo Vogt - Integrante / José Antônio Moraes do Nascimento - Coordenador / Éder da Silva Silveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2013 - 2016

    Agroindústrias familiares e a dinâmica territorial: um estudo comparativo entre a região do Vale do Rio Pardo/RS e a região do Oeste Catarinense/SC - Brasil, Descrição: A pesquisa pretende analisar o processo de constituição e de funcionamento das agroindústrias familiares localizadas nas regiões do Vale do Rio Pardo, no Estado do Rio Grande do Sul e do Oeste Catarinense, no Estado de Santa Catarina, e suas implicações na dinâmica de organização territorial. A escolha do segmento agroindústrias familiares e das regiões em pauta, justifica-se por pertencerem, em sua maioria, a regiões com limitantes econômicos e por serem mecanismos de desenvolvimento importantes para a inclusão social em regiões que tiveram similaridades em sua gênese de ocupação e trajetória institucional e econômica... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Olgario Paulo Vogt - Integrante / Virginia Elisabeta Etges - Integrante / Erica Karnopp - Coordenador / Sílvio Santos Júnior - Integrante / Rógis Juarez Bernardy - Integrante / Augusto Fischer - Integrante / Lígia Margarete Mallmann - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2013 - 2015

    Escravos, senhores e colonos: redes, conflitos e negociações no Vale do Rio Pardo, Descrição: O projeto objetiva nalisar as relações sociais que se estabeleceram entre escravos, senhores e colonos no Vale do Rio Pardo, identificando redes, conflitos e negociações estabelecidas entre sujeitos históricos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Olgario Paulo Vogt - Integrante / Roberto Radünz - Coordenador / Angélica Beatriz Klafke - Integrante / Angélica Amanda Andrade Nascimento - Integrante / Emanuele Haag - Integrante / Bruna Vieira Spenner - Integrante., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 8

  • 2011 - 2014

    História do pensamento econômico e social no Rio Grande do Sul, Descrição: Aborda diferentes aspectos do pensamento econômico e social existente no Rio Grande do Sul ao longo do tempo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Olgario Paulo Vogt - Coordenador / Guilherme Würdig Spindler - Integrante / Leonardo Luiz de Lima Goes - Integrante / Lucas Romeira de Oliveira - Integrante / Eduardo Finger - Integrante / Vanderlei Beltrão de Vargas - Integrante / Silda Erenita dos Santos - Integrante / Ricardo Reichenbach - Integrante / Lucas Diógenes Silva Jandrey - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade de Santa Cruz do Sul - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 2

  • 2010 - 2012

    Da Lei de Terras à Abolição: relação entre fazendeiros, colonos e escravos no Vale do Rio Pardo, Descrição: Analise das relações que se estabeleceram entre grandes proprietários de terras de Rio Pardo, colonos livres estabelecidos na colônia provincial de Santa Cruz e arredores e escravos negros durante o Segundo Império brasileiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Olgario Paulo Vogt - Integrante / Roberto Radünz - Coordenador / Maximiliano Meyer - Integrante / Angélica Beatriz Klafke - Integrante., Financiador(es): Universidade de Santa Cruz do Sul - Remuneração / Universidade de Santa Cruz do Sul - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 1

  • 2008 - 2009

    Rio Pardo 200 anos: um olhar para a história do Rio Grande, Descrição: Objetiva a produção de 13 cadernos temáticos, de 16 páginas cada um, sobre a história do município de de Rio Pardo, RS, e a publicação de um livro sobre a história de Rio Pardo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Olgario Paulo Vogt - Coordenador / Fábia Behling - Integrante / Rafael de Brito Vianna - Integrante / Melina Perussatto - Integrante., Financiador(es): Editora Gazeta Santa Cruz Ltda - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2002

    Memória da UNISC, Descrição: Coleta do material considerado histórico sobre o Ensino Superiro em Santa Cruz do Sul e preodução de um livro sobre o tema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Olgario Paulo Vogt - Integrante / maria Hoppe Kipper - Coordenador / Elizabeth Pires Rizzato - Integrante., Financiador(es): Universidade de Santa Cruz do Sul - Remuneração / Universidade de Santa Cruz do Sul - Bolsa.

  • 2001 - 2001

    Formação Econômica e Social do Vale do Rio Pardo, Descrição: Realização de um levantamento histórico sobre a formação econômica e social do Vale do Rio Pardo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Olgario Paulo Vogt - Integrante / Marco Cadoná - Integrante / Wiliam Souto - Coordenador., Financiador(es): Universidade de Santa Cruz do Sul - Bolsa / Universidade de Santa Cruz do Sul - Remuneração.

  • 2001 - 2001

    História política de Santa Cruz do Sul, Descrição: Traçar um perfil da cultura e do comportamento político dos santa-cruzenses.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Olgario Paulo Vogt - Integrante / João Pedro Scmidt - Coordenador., Financiador(es): Universidade de Santa Cruz do Sul - Remuneração / Universidade de Santa Cruz do Sul - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.

  • 1998 - 1999

    Relatos de Viajantes: impressões da colônia alemã de Santa Cruz, Descrição: Reunir e analisar os textos de viajantes diversos que, em diferentes épocas, passaram e descreveram Santa Cruz, sua gente e sua natureza.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Olgario Paulo Vogt - Coordenador / Dayse Lange Albeche - Integrante., Financiador(es): Universidade de Santa Cruz do Sul - Remuneração / Universidade de Santa Cruz do Sul - Bolsa.

  • 1997 - 1998

    Plano Estratégico de Desenvolvimento para a Região do Vale do Rio Pardo, Descrição: Fealização de um diagnóstico da situação econômica, social, política e cultual dos municípios integrantes do COREDE-VRP. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Olgario Paulo Vogt - Integrante / Valter José Stülp - Coordenador / METROPLAN - Integrante., Financiador(es): Universidade de Santa Cruz do Sul - Remuneração / Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo - Auxílio financeiro / Universidade de Santa Cruz do Sul - Bolsa / Fundação de Planejamento Metropolitano e Regional - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 1996 - 1997

    Venâncio Aires, RS: Museu e Arquivo Histórico, Descrição: Organização do Museu e do Arquivo do N´cleo de Cultura de Venâncio Aires. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Olgario Paulo Vogt - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Núcleo de Cultura de Venâncio Aires - Cooperação / Universidade de Santa Cruz do Sul - Remuneração / Fundo Nacional de Cultura - Auxílio financeiro.

  • 1992 - 1994

    História eleitoral do município de Santa Cruz do Sul, Descrição: Levantamento das eleições, urna por urna, ocorridas em Santa Cruz do Sul a partir de 1945.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Olgario Paulo Vogt - Coordenador / Manoel José Ávila - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Universidade de Santa Cruz do Sul - Remuneração.

Prêmios

2016

Prêmio destaque na Iniciação Científica do aluno Cícero Augusto Richter Schneider. Orientadores: Olgário Paulo Vogt e Roberto Radüns, XXII Seminário de Iniciação Científica da UNISC.

2015

Prêmio destaque na Iniciação Científica do aluno Guilherme Würdig Spindler. Orientadores: Olgário Paulo Vogt e Roberto Radünz, XXI Seminário de Iniciação Científica da UNISC.

2014

Prêmio destaque na Iniciação Científica da aluna Angélica Amanda Andrade Nascimento. Orientadores: Olgário Paulo Vogt e Roberto Radünz, XX Seminário de Iniciação Científica da UNISC.

2013

Prêmio destaque na Iniciação Científica da aluna Emanuele Haag. Orientadores: Olgário Paulo Vogt e Roberto Radünz, XIX Seminário de Iniciação Científica da UNISC.

2011

Prêmio destaque na Iniciação Científica do aluno Maximiliano Meyer. Orientadores: Olgário Paulo Vogt e Roberto Radünz, XVII Seminário de Iniciação Científica da UNISC.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de Santa Cruz do Sul, Departamento de História e Geografia. , Avenida Independência, 2293, Universitário, 96815-900 - Santa Cruz do Sul, RS - Brasil - Caixa-postal: 188, Telefone: (51) 7177379, Fax: (51) 7171855, URL da Homepage:

Experiência profissional

1990 - Atual

Universidade de Santa Cruz do Sul

Vínculo: Tempo Integral, Enquadramento Funcional: Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2012

    Direção e administração, Departamento de História e Geografia, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 06/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, .,Linhas de pesquisa

  • 03/1990

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquis em História, Arquivos e Fontes para a Pesquisa Histórica, História do Rio Grande do Sul, Prática de Ensino em História, História Medieval

  • 03/2010 - 12/2011

    Direção e administração, Curso de História, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 01/2006 - 12/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de História e Geografia, Departamento de História e Geografia.,Atividade realizada, Editor da Ágora, Revista de História e Geograia da UNISC.

  • 03/1995 - 12/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de História e Geografia, Departamento de História e Geografia.,Atividade realizada, Conselho Editorial de Ágpora, Revista de História e Geografia da UNISC.

  • 03/1995 - 12/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de História e Geografia, Departamento de História e Geografia.,Atividade realizada, Editor da Revista Ágora.

  • 10/2000 - 11/2000

    Ensino, Curso de Especialização Em História Regional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Economia, Sociedade e Desenvolvimento Regional

  • 03/1998 - 03/2000

    Direção e administração, Departamento de História e Geografia, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 07/1998 - 02/1999

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de História e Geografia, .,Linhas de pesquisa

  • 08/1997 - 04/1998

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de História e Geografia, .,Linhas de pesquisa

  • 01/1996 - 07/1997

    Direção e administração, Departamento de História e Geografia, .,Cargo ou função, Coordenador de curso de Especialização em História Regional.

  • 01/1996 - 07/1996

    Ensino, Curso de Especialização Em História Regional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História do Rio Grande do Sul, Métodos e Técnicas de Pesquisa em História

  • 06/1992 - 03/1996

    Direção e administração, Departamento de História e Geografia, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.