Ana Paula Britto Rodrigues

Ana Paula Britto Rodrigues é mestre e doutora em Pesquisa e Clínica Psicanalítica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ (2008/2015). Pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), obteve os títulos de especialista em Psicanálise (2004), onde também graduou-se em psicologia (2000). Tem experiência na área docente, tendo sido professora da especialização em Psicanálise na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2012). Além da docência, sustenta também experiência e destacado interesse na área clínica, concentrando suas investigações nos seguintes temas: psicanálise, inconsciente, Um-sozinho em seu gozo, ensino, transmissão, testemunho, escritas de si, letra, escola de Lacan e contemporaneidade. Sob a orientação da Profa. e Dra Heloísa Caldas (UERJ) e sob a co-orientação do Prof e Dr Fabián Naparstek da Universidad de Buenos Aires (UBA), sua escrita de tese se lançou em uma investigação da transmissão da psicanálise na contemporaneidade, mais precisamente em seu ponto mais radical, deflagrado pelas marcas singulares de intransmissibilidade, congruentes com a solidão do Um-sozinho em seu gozo.

Informações coletadas do Lattes em 04/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Pesquisa e clínica em psicanálise

2010 - 2015

Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Título: Falar de si, "falar para si"... a solidão de Um real na transmissão da psicanálise
Orientador: em Universidad de Buenos Aires ( Fabián Naparstek)
com Heloísa Fernandes Caldas Ribeiro. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: "falar de si"; Final de análise; gozo; Transmissão; Um-sozinho.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação; Outras atividades de serviços.

Mestrado em Pesquisa e clínica em psicanálise

2006 - 2008

Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Título: A Psicanálise e seu ensino... e a universidade: uma questão discursiva, Ano de Obtenção: 2008
Sonia Alberti.Palavras-chave: discurso; Ensino; formação do psicanalista; Psicanálise; Transmissão; Universidade. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior; Outro.

Especialização em Psicanálise

2001 - 2004

Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora
Título: Psicanálise e Universidade: de um ideal de ciência à formalização dos discursos
Orientador: Vera Pollo

Graduação em Psicologia

1995 - 2000

Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora
Título: Transmissão da Psicanálise na Universidade
Orientador: Rita de Cássia Fagundes Mota Rocha

Formação complementar

2013 - 2013

Extensão universitária em Tratamiento de las psicosis y de la locura. (Carga horária: 40h). , Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.

2013 - 2013

Extensão universitária em Clinica de la neurosis. (Carga horária: 32h). , Instituto Clínico de Buenos Aires, ICBA, Argentina.

2013 - 2013

Extensão universitária em Sintoma y estrago. (Carga horária: 16h). , Instituto Clínico de Buenos Aires, ICBA, Argentina.

2006 - 2006

Metodologia de Ensino Superior à distância. (Carga horária: 45h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2006 - 2006

Metodologia de Pesquisa. (Carga horária: 45h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2000 - 2001

Formação em psicanálise. , Tempo Freudiano - Associação Psicanalítica, TF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Teoria e clínica psicanalítica.

Participação em eventos

X Congresso da Associação Mundial de Psicanálise - O Corpo falante. 2016. (Congresso).

XXV Jornadas de la EOL - Hiperconectados, el psicoanalista frente a los lazos virtules. 2016. (Outra).

XXIV - Jornadas de La EOL - Solos y Solas. 2015. (Outra).

IX Congrès de L'AMP - Un réel pour le XXI sièecle. 2014. (Congresso).

Simpósio de Psicanálise - O inconsciente freudiano e o nosso.Elogio ao gozo? Ou... a feminização do mundo. 2014. (Simpósio).

XXIII- Jornadas de la EOL - Bordes de lo femenino - Sexualidad, maternidad, mujeres de hoy. 2014. (Outra).

Jornadas de Psicoanálisis - "El psicoanálisis hoy". 2013. (Outra).

Vi Encuentro Americano del Psicoanálisis de la Orientación Lacaniana y XVIII Encuentro Internacional del Campo Freudiano - Hablar con el cuerpo - La crisis de las normas y la agitación de lo real.Anestesiar el cuerpo, ausentarse de sí: qué debe el psicoanalisis a la contemporaneidad?. 2013. (Encontro).

VI Jornadas Enlaces 2013 -.Lacan con Joyce: una herejía a lo eterno del relato autobiográfico. 2013. (Outra).

XXII Jornada Nacional de Carteles. 2013. (Outra).

XXII Jornadas Anuales de la EOL- Encrucijadas del Análisis - Una cita con lo real s de. 2013. (Outra).

XXI Jornada Anual - Los complejos familiares y la función del sintoma. 2013. (Outra).

IV Colóquio Internacional Escrita e Psicanálise Linguagem e Escrita do corpo e IX Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da UERJ.O real do corpo em época de empuxo ao storytelling. 2012. (Simpósio).

V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XI Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental. Um simbólico desencarnado para o século XXI: nomear ou nominar o real do corpo e do sexo?. 2012. (Congresso).

VIII Congresso de la Asociación Mundial de Psicoanálisis. 2012. (Congresso).

XVII Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise - MG - A política da psicanálise - na era do direito ao gozo.. 2012. (Outra).

I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade e VII Simpósio do Programa de Pós-graduação em psicanálise da UERJ. http://www.conlapsa.com.br/. 2011. (Congresso).

I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade e VII Simpósio do Programa de Pós-graduação em psicanálise da UERJ.. Testemunhar, escrever, esquecer: entre rememoração e gozo. 2011. (Congresso).

V Encontro Americano de Psicanálise de Orientação Lacaniana e e XVII Encontro Internacional do Campo Freudiano."Falar de si" na contemporaneidade: uma "máquina de impostura"?. 2011. (Encontro).

VI Congresso Nacional de Psicanálise da UFC. Testemunho e transmissão em psicanálise: ficção é o destino?. 2011. (Congresso).

VII Congresso Norte Nordeste de Psicologia - Conpsi. A transmissão do ilegível no testemunho. 2011. (Congresso).

XVI Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise/MG - Vacilações do simbólico, instabilidades do imaginário e casualidades do real: como se analisa hoje.. 2011. (Outra).

XVIII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano - O sintoma na clínica do delírio generalizado.. 2010. (Encontro).

XV Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise - MG - Os sonhos e a formação do analista.. 2010. (Outra).

Diálogos no Conselho - O amor na contemporaneidade e a solidão do Um.O amor na contemporaneidade e a solidão do Um. 2009. (Encontro).

Psicanálise, Universidade e Sociedade.O matema e a inserção da psicanálise na universidade. 2009. (Simpósio).

Semana da Educação da UNIPAC."Ëtica da na sala de aula". 2009. (Encontro).

III Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental. Discurso universitário: uma lógica de 'a'-estudados. 2008. (Congresso).

II Jornada Clínica do Digaí-Maré. 2008. (Outra).

XIII Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise - Seção Minas Gerais. 2008. (Outra).

XVII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano. 2008. (Encontro).

V Semana da Fonoaudiologia e III Semana da Nutrição.Da Bulimia à Anorexia: transtornos alimentares e suas relações psicossociais afetivas e na aprendizagem. 2006. (Outra).

VII Jornada Científica e VI Encontro de Iniciação científica da Universo/JF - Saberes em construção.Direito e Psicanálise: entre a normatividade jurídica e a legalidade inconsciente. 2005. (Outra).

I Simpósio de Especialidades Associadas à Cirurgia Bariátrica do Rio de janeiro. 2004. (Simpósio).

Seminário do FOCA.Seminário do FOCA -. 2004. (Seminário).

XI Jornada do Ato Freudiano - Inibição, Sintoma e Angústia. 2004. (Outra).

Jornada da Letra Freudiana - Formação e função do psicanalista. 2003. (Outra).

X - Jornada do Ato Freudiano - Os fundamentos da psicanálise. 2003. (Outra).

Conferência com Carlos Eduardo Leal :A Terceira Margem do Rio - uma leitura psicanalítica sobre a função paterna. 2002. (Outra).

VII Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise - "a lei e o fora da lei". 2001. (Outra).

5 Encontro Nacional de Associação e grupos de apoio à adoção - Os Direitos da Família adotiva; a cultura da adoção e o cidadania e adoção. 2000. (Outra).

Conferência com Alexandre Stevens da Escola Brasileira de Psicanálise - "O mais além da demanda". 2000. (Outra).

VII Jornada do Ato Freudiano - "A estrutura da linguagem e as leis do inconsciente". 2000. (Outra).

V Semana de Psicologia do CES/JF - "O olhar psicológico sobre o social".'Transmissão da Psicanálise na Universidade". 2000. (Outra).

Conferência da Escola Brasileira de Psicanálise com Antônio Beneti - "O corpo na psicose". 1999. (Outra).

Conferência da Escola Brasileira de Psicanálise com Celso Rennó Lima - "O amor no final de análise". 1999. (Outra).

III Congresso Ibero-Americano de Psicologia Jurídica. 1999. (Congresso).

iV Semana de Psicologia do CES/JF - "Expectativas para o 3 milênio".Um episódio... Reflexões sobre entrevistas com adolescentes. 1999. (Outra).

VI Jornada do Ato Freudiano - "Um Encontro com Freud". 1999. (Outra).

V Jornada do Ato Freudiano - "Significante, estrutura e clínica". 1998. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Cledmar de Oliveira dos Santos Ribeiro

COPPUS, A. S. N.;BRITTO RODRIGUES, A. P.; FAVERET, B.. A relação da toxicomania com a psicose. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Natália Machado Brito

COPPUS, A. S. N.;BRITTO RODRIGUES, A. P.; CASTELO, R. C. A.. Infertilidade vista a partir do impasse entre ser mãe e o desejo de ter um filho. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Felipe José de Xavier Pereira

COPPUS, A. S. N.;BRITTO RODRIGUES, A. P.; FAVERET, B.. A divisão ou fenda: a constituição do sujeito em Lacan e Freud. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Patrícia Faria da Silva Abreu

BRITTO RODRIGUES, A. P.; FAVERET, B.; COPPUS, A. S. N.. A instituição de saúde mental e a psicanálise: uma articulação possível a partir de um caso clínico. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gláucia Aparecida Gomes Esteves

BRITTO RODRIGUES, A. P.; ABREU, D. N.; DAIBERT, D. O. M. M.. Imperativos de gozo na toxicomania. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rafaela Tereza Ferreira

BRITTO RODRIGUES, A. P.; COPPUS, A. S. N.; ABREU, D. N.. Feminino?. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ludmila Augusta Concesso de Andrade

BRITTO RODRIGUES, A. P.; FAVERET, B.; COPPUS, A. S. N.. A toxicomania e algumas pontuações sobre o gozo na neurose. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rosani Teixeira Maffili

BRITTO RODRIGUES, A. P.; GASPARETTO, M. A.; POLLO, V. M.. A psicanálise em instituição de saúde mental: uma articulação teórico-clínica. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gabriela Caiaffa de Faria

BRITTO RODRIGUES, A. P.; ABREU, D. N.; DAIBERT, D. O. M. M.. O desejo do psicanalista: um percurso de Freud a Lacan. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Tereza Cristina de Carvalho Pertocello

BRITTO RODRIGUES, A. P.; FAVERET, B.; GASPARETTO, M. A.. Humanização hospitalar: importância e possibilidade da escuta analítica na urgência. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Daniela de Oliveira Martins Mendes Daibert

COPPUS, A. S. N.;BRITTO RODRIGUES, A. P.; FAVERO, E.. Os imperativos de gozo do supereu na clínica psicanalítica. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Cláudia Maria Hisse de Castro Vilela

BRITTO RODRIGUES, A. P.; FAVERET, B.; SILVA, B. B. S. E.. Psicopedagogia e Psicanálise: uma interlocução possível. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Maryene Conceição de Paula

ABREU, D. N.;BRITTO RODRIGUES, A. P.; FAVERET, B.. Psicanálise e instituição: o psicanalista e sua atuação em um CRAS.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Raquel Vianelo Sell

BRITTO RODRIGUES, A. P.; ABREU, D. N.; GASPARETTO, M. A.. A inserção do autista nas instituições de ensino. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Xênia de Souza Araújo

BRITTO RODRIGUES, A. P.; FAVERET, B.; ABREU, D. N.. Aspectos do fracasso escolar e suas conexões. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Roseli de Fátima da Silva

BRITTO RODRIGUES, A. P.; ABREU, D. N.; FAVERET, B.. As implicações da psicanálise no processo de aquisição do saber. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Evelyne Rosa Coelho

BRITTO RODRIGUES, A. P.; FAVERET, B.; SALES, M. C. M.. "Nenhum ensino fala o que é a psicanálise". 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Cristina Garcia Lopes

MAURANO, D.;BRITTO RODRIGUES, A. P.; ABREU, D. N.. O corpo como sintoma na questão do feminino. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Kelly Agostinho Castro da Silva

FAVERET, B.;BRITTO RODRIGUES, A. P.; ABREU, D. N.. O sujeito em sua constituição. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Patrícia Romanelli Rezende

MOREIRA, A. B.;BRITTO RODRIGUES, A. P.; VERUTTI, C. O.. A espetacularização do grotesco no programa: Gordo Freak Show. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social (Jornalismo)) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Verônica Aparecida Vieira Garcia Frazão

BRITTO RODRIGUES, A. P.; SOUZA, M. M.; VERUTTI, C. O.. A telenovela com a função de modificador social. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social (Jornalismo)) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Crisley Fernandes

FREITAS, L.; MARINHO, M.;BRITTO RODRIGUES, A. P.. O Papel social na TV. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social (Jornalismo)) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Roberta Aparecida de Oliveira

BRITTO RODRIGUES, A. P.; SOUZA, M. M.; VERUTTI, C. O.. Experimenta! A Propaganda e a subliminaridade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social (Jornalismo)) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Walter Pereira Junior

MOREIRA, A. B.;BRITTO RODRIGUES, A. P.; SOUZA, P. G.. O olhar fotográfico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social (Jornalismo)) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Bruno Fonseca

BRITTO RODRIGUES, A. P.; MOREIRA, A. B.; SOUZA, P. G.. A guerra do riso: técnicas para debates. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social (Jornalismo)) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

BRITTO RODRIGUES, A. P.. Seleção de docentes para a disciplina Vigilância Sanitária Alimentar da Graduação em Nutrição da UNIPAC. 2004. Universidade Presidente Antonio Carlos.

BRITTO RODRIGUES, A. P.. Seleção de docentes para a disciplina Embriologia da Graduação em Nutrição da UNIPAC. 2004. Universidade Presidente Antonio Carlos.

Orientou

Patrícia da Silva Francisco

Amor e devastação em "Sonata de outono"; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Ana Paula Britto Rodrigues;

Gláucia Aparecida Gomes Esteves

Imperativos de gozo na toxicomania; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Ana Paula Britto Rodrigues;

Patrícia Faria da Silva Abreu

A instituição de saúde mental e a psicanálise: uma articulação possível a partir de um caso clínico; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Ana Paula Britto Rodrigues;

Cláudia Villela

Psicopedagogia e Psicanálise: uma interlocução possível?; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Ana Paula Britto Rodrigues;

Ludmila Andrade

Toxicomania:algumas pontuações sobre o gozo na neurose; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Ana Paula Britto Rodrigues;

Gabriela Caiaffa

O desejo do psicanalista: um percurso de Freud a Lacan; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Ana Paula Britto Rodrigues;

Rosani Maffili

A psicanálise em instituição de saúde mental: uma articulação teórico-clínica; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Ana Paula Britto Rodrigues;

Tereza Petrocello

Humanização hospitalar: importância e possibilidades da escuta analítica na urgência; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Ana Paula Britto Rodrigues;

Raquel Vianelo Sell

A inserção do autista nas instituições de ensino; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Ana Paula Britto Rodrigues;

Xênia de Souza Araújo

Aspectos do fracasso escolar e suas conexões com a Psicanálise; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Ana Paula Britto Rodrigues;

Roseli de Fátima da Silva

As implicações da psicanálise no processo de aquisição do saber; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Ana Paula Britto Rodrigues;

Evelyne Rosa Coelho

"Nenhum ensino fala o que é a psicanálise"; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicanálise) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Ana Paula Britto Rodrigues;

Roberta Aparecida de Oliveira

Experimenta! A propaganda e a subliminaridade (co-orientação); 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social (Jornalismo)) - Universidade Presidente Antônio Carlos; Orientador: Ana Paula Britto Rodrigues;

Bruno Fonseca

A guerra do riso: técnicas para debates (co-orientação); 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social (Jornalismo)) - Universidade Presidente Antônio Carlos; Orientador: Ana Paula Britto Rodrigues;

Produções bibliográficas

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. . O mistério do corpo falante no insondável da garganta de Irma. Opção Lacaniana Online , v. 19, p. 1-13, 2016.

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. ; CALDAS, H. ; NAPARSTEK, F. . Lacan com Joyce: uma heresia ao eterno do relato autobiográfico. Revista de Psicologia Plural , v. 39, p. 1-13, 2014.

  • BRITTO, A. P. . Lacan, un nombre de lo real?. Virtuália - Revista digital de la Escuela de Orientacion Lacaniana , v. 27, p. http://virtuali, 2013.

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. ; CALDAS, H. . A inconsistência lógica do Outro ... ou 'o espírito da psicanálise'. Affectio Societatis , v. 9, p. 1-11, 2012.

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. . 'Falar de si' na contemporaneidade: 'uma máquina de impostura'?. Opção Lacaniana Online , v. 5, p. 1-6, 2011.

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. . O matema e a inserção da psicanálise na universidade. In: CALDAS, H. ; ALTOÉ, S.. (Org.). Psicanálise, universidade e sociedade. Rio de Janeiro: Cia de Freud; PGPSA/IP/UERJ, 2011, v. 1, p. 9-439.

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. . Uma ciência com consciência. Jornal Eletrônico da Administração, Juiz de Fora.

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. ; CALDAS, H. . Testemunho e transmissão em psicanálise: a ficção é o destino?. In: VI Congresso Nacional de Psicanálise da UFC, 2011, Fortaleza. O Psicanalista, sua clínica, sua cultura, 2011.

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. . A concepção do Um na psicanálise: 'quem' é que realmente fala?. In: I Congresso Latino-americano de Psicanálise na universidade e VII Simpósio de pós-graduação em psicanálise da UERJ., 2011, Rio de Janeiro. Anais do I Congresso Latino-americano de psicanálise na universidade, 2011.

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. . Testemunhar, escrever, esquecer: entre rememoração e gozo. In: I Congresso Latino-americano de psicanálise na universidade e VII Simpósio do Programa de Pós-graduação em Psicanálise da UERJ, 2011, Rio de Janeiro. Anais do I Congresso Latino-americano de psicanálise na universidade e, 2011.

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. . Transmissão da psicanálise na universidade. In: 5ª Semana de psicologia do CES/JF - O olhar psicológico sobre o social, 2000, Juiz de Fora. Anais da 5ª Semana de Psicologia do CES/JF - O olhar psicológico sobre o social. Juiz de Fora: Gráfica Rio Branco, 2000. v. 1. p. 107-119.

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. . Um Episódio... reflexões sobre entrevistas com adolescentes. In: 4ª Semana de Psicologia do CES/JF - Expectativas para o 3 milênio, 1999, Juiz de Fora. Anais da 4ª Semana de Psicologia do CES/JF - Expectativas para o 3 milênio. Juiz de Fora: Gráfica Rio Branco, 1999. v. 1. p. 228-236.

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. . Um simbólico desencarnado para o século XXI. In: V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XI Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2012, Fortaleza. Dietética, corpo e pathos. Fortaleza, 2012.

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. . Testemunhar em épocas do empuxo ao Storytelling:que consequências para a psicanálise e para o analista?. In: V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XI Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2012, Fortaleza. Dietética, corpo e pathos. Fortaleza, 2012.

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. ; CALDAS, H. . A transmissão do ilegível no testemunho. In: 7 Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. Práticas e saberes psicológicos e suas interconexões, 2011.

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. . Discurso universitário: uma lógica de 'a'-estudados. In: III Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental, 2008, Nitéroi. Pathos: violência e poder, 2008.

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. . Sobre o ensino e a possível transmissão da psicanálise na universidade... e a ciência. In: II Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e VIII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2006, Belém. Anais do II Congresso Internacional de Psicopatologia Fudamental e VIII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental. São Paulo, 2006. v. 1. p. 78-78.

  • BRITTO, A. P. . A solidão na contemporaneidade... e na psicanálise. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITTO, A. P. . Participação em mesa redonda: Depressão e suicídio associados à terapia comportamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRITTO, A. P. . Loucuras familiares: um pai... entre a psicose e a loucura feminina (trabalho aceito para apresentação). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. . Elogio ao gozo? Ou... a feminização do mundo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. . Anestesiar el cuerpo, ausentarse de sí: qué debe el psicoanálisis a la contemporaneidad?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITTO, A. P. . Lacan con Joyce: una herejía a lo eterno del relato autobiográfico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. . Testemunhar em épocas do empuxo ao storytelling: que consequências para a psicanálise e para o analista?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. ; CALDAS, H. . O real do corpo em época de empuxo ao storytelling. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. . Um simbólico desencarnado para o século XXI: nomear ou nominar o real do sexo?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. . "Falar de si" na contemporaneidade: uma "maquina de impostura"?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. ; CALDAS, H. . A transmissão do ilegível no testemunho. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. ; CALDAS, H. . Testemunho e transmissão em psicanálise: a ficção é o destino?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. . A importância da concepção do UM na psicanálise: quem é que realmente fala?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. . O amor na contemporaneidade e a solidão do UM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. . Ética na sala de aula. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. . O matema e a inserção da psicanálise na universidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. . Discurso universitário: uma lógica de 'a'-estudados. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. . Transmissão da Psicanálise na Universidade. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITTO RODRIGUES, A. P. . "Um episódio... Reflexões sobre entrevistas com adolescentes". 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITTO, A. P. . Asuntos de familia en el inconsciente, 2017. (Tradução/Artigo).

Projetos de pesquisa

  • 2005 - 2006

    Direito e Psicanálise: entre a normatividade jurídica e a legalidade inconsciente, Descrição: O projeto visa investigar o lugar que o desejo pode ocupar na relação do sujeito com a lei, partindo da seguinte problemática: se pensarmos que, para além de uma lei positivada e universal existe o que chamaríamos de uma lei fundamental, ou melhor, como nos apresenta a psicanálise a chamada ?Lei do pai?, que, por representar a constituição psíquica do sujeito é singular e intransferível, podemos então perguntar: Pode a normatividade jurídica prescindir da legalidade inconsciente? O projeto pretende também estudar casos que apresentam interface da psicanálise com o direito de família e com a criminologia, tendo como viés a noção de responsabilidade e inimputabilidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Ana Paula Britto Rodrigues - Coordenador.

Prêmios

2015

Indicação para publicação de artigos da tese de doutorado., Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ/RJ.

2008

Menção de excelência e indicação para doutorado na dissertação de mestrado, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ/RJ.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Consultório particular. , Rua Ataliba de Barros, n 182/ sala 905, São Mateus, 36025275 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 32188301

Experiência profissional

2009 - 2012

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 4

Atividades

  • 05/2009

    Ensino, Especialização em Psicanálise, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teoria Psicanalítica I

2006 - 2009

Faculdades Integradas Vianna Junior

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 4

Atividades

  • 08/2006

    Ensino, Administração de empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia aplicada à administração de empresas

2003 - 2009

Universidade Presidente Antônio Carlos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

2004 - 2006

Universidade Salgado de Oliveira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 8

Atividades

  • 02/2005 - 08/2006

    Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Consumidor

  • 02/2005 - 08/2006

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conhecimento intra e interpessoal

  • 08/2004 - 08/2006

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia em Comunicação

2001 - 2006

Ambulatório de Psicologia Clínica da Paróquia de São Sebatião

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga clínica, Carga horária: 12

Atividades

  • 05/2001 - 08/2006

    Serviços técnicos especializados , Ambulatório de Psicologia Clínica da Igreja de São Sebastião.,Serviço realizado, Atendimento e acompanhamento clínico a crianças, adolescentes e adultos.

1999 - 2000

Tribunal de Justiça de Minas Gerais - Comarca de Juiz de Fora

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/1999 - 06/2000

    Estágios , Vara da Infância e Juventude.,Estágio realizado, Estudos psicológicos, através de entrevistas e posteriormente emissão de laudos de casos, referentes aos processos em andamento, mediante determinação do juiz.