Ednilson da Silva Andrade
Doutorando em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador, (UNIFACS). Mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde, pela Escola de Nutrição da UFBA (conclusão em 2023). Especialista em Qualificação Docente para o Ensino Superior de Turismo pela FAMETTIG (conclusão em 2021) e em Auditoria e Gestão Ambiental pela Fundação Visconde de Cayru (conclusão em 2014). Pós-graduando em Gestão da Qualidade em Gastronomia pela ESTÁCIO FIB (em andamento). Bacharel em Turismo pela FAMETTIG (conclusão em 1999). Técnico em Química pela Escola Técnica Federal da Bahia (conclusão em 1991). Analista químico de laboratório de pesquisa e controle de qualidade (Caraíba Metais/1993 a 2008). Atualmente, é cerimonialista, guia de turismo regional, atuando também como professor universitário e instrutor de cursos técnicos nas áreas de Gastronomia, Nutrição, Turismo, Eventos, Cerimonial, Negócios e Gestão. Membro das Comunidades do Slow Food Alguidá Salvador e Mandiocas do Brasil, bem como do Conselho Consultivo da Associação Slow Food Brasil. Possui trabalhos de pesquisa e extensão nas áreas de Mandiocultura, Agricultura Familiar, Turismo Rural, Sustentabilidade, Ecogastronomia, Cultura Alimentar e Responsabilidade Socioambiental.
Informações coletadas do Lattes em 29/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Desenvolvimento Regional e Urbano
2024 - Atual
Universidade Salvador
Título: Farinha de Copioba, Indicações Geográficas e Turismo: uma Pesquisa de Intervenção na Perspectiva da Ecogastronomia e Cadeias Globais de Valor
Orientador: Carolina Andrade Spinola
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: mandioca; Agricultura Familiar; Desenvolvimento Regional; Turismo Rural.
Mestrado em Alimentos, Nutrição e Saúde
2019 - 2023
Universidade Federal da Bahia
Título: Farinha de Copioba, Bahia como Patrimônio Alimentar: uma análise na perspectiva da ecogastronomia e do turismo rural, Ano de Obtenção: 2023
Ryzia de Cassia Vieira Cardoso.Coorientador: Carolina Andrade Spínola. Palavras-chave: Patrimônio Alimentar; Ecogastronomia; Turismo Rural; Farinha de Copioba.
Especialização em andamento em Pós Graduação em Gestão da Qualidade em Gastronomia
2017 - Atual
Especialização em Especialização em Qualificação Docente para o Ensino Superior de Turismo
2000 - 2021
Faculdades Integradas Olga Mettig
Título: Não requerida
Orientador: Não requerido
Especialização em Especialização em Gestão e Auditoria Ambiental
2012 - 2014
Fundação Visconde de Cairu
Título: Casa de Farinha e Turismo Sustentável
Orientador: José Jorge Carvalho
Especialização em MBA Gestão do Desenvolvimento de Estratégias em Recursos Humanos
2009 - 2010
Piscoped Educação Empresarial
Título: Não requerida
Orientador: Não requerido
Graduação em Turismo
1996 - 1999
Faculdades Integradas Olga Mettig
Título: Relatório de Estágio
Orientador: Carmélia Amaral e Thyrso Maltez
Formação complementar
2023 - 2023
Modelo Pedagógico Senac. (Carga horária: 16h). , Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2022 - 2022
Oficina para Elaboração de Projetos para os Editais da Lei Paulo Gustavo. (Carga horária: 8h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (BA), SEBRAE BA, Brasil.
2022 - 2022
Confeitaria Internacional Sistema Ballina Sugarcraft - Nível Avançado. (Carga horária: 180h). , Sistema Ballina Sugarcraft, SBC, Argentina.
2021 - 2022
Confeitaria Artística Sistema Ballina Sugarcraft- Nível Intermediário. (Carga horária: 180h). , Sistema Ballina Sugarcraft, SBC, Argentina.
2021 - 2021
Extensão universitária em 100 Anos de Paulo Freire: Esperançar em Tempos de Barbárie. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
2021 - 2021
Workshop Cozinha Oriental. (Carga horária: 3h). , Instituto de Gastronomia das Américas, IGA, Brasil.
2021 - 2021
Workshop Cozinha Oriental. (Carga horária: 3h). , Instituto de Gastronomia das Américas, IGA, Brasil.
2020 - 2021
Extensão universitária em Confeitaria Artística Internacional Sistema Ballina Sugar Craft (Básico). (Carga horária: 180h). , Faculdade Batista Brasileira, FBB, Brasil.
2020 - 2021
Decoración de Tortas - Nível Básico. (Carga horária: 180h). , Sistema Ballina Sugarcraft, SBC, Argentina.
2018 - 2018
Wedding Day (Cerimonial de Casamento). (Carga horária: 7h). , Celebre Eventos, CELEBRE EVENTOS, Brasil.
2018 - 2018
Avaliação: Estratégias Avançadas. (Carga horária: 20h). , Universidade Salvador, UNIFACS, UNIFACS, Brasil.
2018 - 2018
Oficina de Doces de Vitrine (Chef Lucas Padilha). (Carga horária: 2h). , III Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência dos Alimentos, III CIGCA, Brasil.
2018 - 2018
Oficina das Alagoas das Alagoas ... Um Arroz (Chef Jonatas Moreira). (Carga horária: 2h). , III Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência dos Alimentos, III CIGCA, Brasil.
2018 - 2018
Oficina Nhoque de Batata, Doce, Siri e Lagostim (Chef Thawã Calixto). (Carga horária: 2h). , III Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência dos Alimentos, III CIGCA, Brasil.
2017 - 2017
Panificação Básica. (Carga horária: 60h). , SENAI - Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.
2016 - 2016
Confeitaria Básica. (Carga horária: 60h). , SENAI - Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.
2016 - 2016
Produção de Salgados e Folhados. (Carga horária: 48h). , SENAI - Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.
2016 - 2016
Noções para Fabricação de Biscoitos. (Carga horária: 20h). , SENAI - Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.
2014 - 2014
XIV Fórum de Educação Profissional: Educação Profissional - Novos Destinos,. (Carga horária: 16h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - BA, SENAC BA, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Curso de Introdução à Produção Limpa. (Carga horária: 160h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2000 - 2000
Cerimonial, Protocolo e Organização de Eventos. (Carga horária: 12h). , Treinamento Objetivo, TREINAMENTO OBJE, Brasil.
2000 - 2000
Curso de Guia Regional de Turismo. (Carga horária: 450h). , Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/BA, FUNCEFET/BA, Brasil.
1995 - 1995
ENGLISH BASIC COURSE. (Carga horária: 80h). , UNIVERSAL ENGLISH COURSE, UEC, Brasil.
1995 - 1995
ADVANCED BACKGROUND IN COMMUNICATION. (Carga horária: 1995h). , UNIVERSAL ENGLISH COURSE, UEC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: GASTRONOMIA.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: História da Alimentação.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Gestão de Eventos, Cerimonial e Turismo.
Organização de eventos
ANDRADE, E. S. ; MENEZES, P. S. ; PEREIRA JUNIOR, D. M. . I Congresso Baiano de Gastronomia e Confeitaria. 2023. (Congresso).
ANDRADE, E. S. . XVI Semana de Análise Regional e Urbana SARU. 2019. (Outro).
ANDRADE, E. S. ; SPINOLA, C. A. . XV Semana de Análise Regional e Urbana SARU UNIFACS. 2018. (Outro).
ANDRADE, E. S. . I Seminário de Conscientização Turística de Juazeiro da Bahia. 2004. (Outro).
ANDRADE, E. S. . Solenidade de Formatura da 1a. Turma do Curso Sequencial de Gestão de Negócios em Turismo, da Faculdade de Turismo da Bahia. 2003. (Outro).
ANDRADE, E. S. . I SINCULTUR ? I Seminário de Incentivo à Cultura. 2002. (Outro).
ANDRADE, E. S. . II Seminário de Turismo Rural da Bahia e I Feira Rural da Bahia. 2001. (Outro).
ANDRADE, E. S. . XI Encontro Willems de Vivências Musicais. 2001. (Outro).
ANDRADE, E. S. . Solenidade de Formatura da Turma de 1999 do Curso de Bacharelado em Turismo, da Faculdade de Turismo da Bahia. 1999. (Outro).
Participação em eventos
Congresso Baiano de Gastronomia e Confeitaria. 2023. (Congresso).
Mesa Redonda ?Os Desafios da Gastronomia?.Mesa Redonda ?Os Desafios da Gastronomia?. 2023. (Outra).
XX Semana de Análise Regional e Urbana.As casas de farinha de Copioba do Recôncavo baiano e o turismo rural na agricultura familiar: um estudo ecogastronômico e diagnóstico. 2023. (Outra).
Agrotins 2022.OFICNA DE ECOGASTRONOMIA E COZINHA AGROEXTRATIVISTA: PREPARAÇÕES DE BOLOS E GELEIAS COM INGREDIENTES DA SOCIO BIODIVERSIDADE CERRATENSE. 2022. (Oficina).
I Roda de Conversa e Sarau: a Valorização e Promoção da Cultura e da Identidade Baiana nos Eventos Culturais de Salvador.Festival Itinerante do Beiju de Irará. 2022. (Outra).
XIX Semana de Análise Regional e Urbana.FARINHA DE COPIOBA DO RECÔNCAVO BAIANO COMO PATRIMÔNIO ALIMENTAR: uma análise sob a perspectiva da Ecogastronomia e do Turismo Rural. 2022. (Outra).
XVI Seminário do Museu da Gastronomia Cozinhas Ancestrais do Continente Africano na Formação dos Sistemas Alimentares da Bahia.A CULTURA ALIMENTAR ISLÂMICA COMO ELEMENTO ESTRUTURANTE DA HERANÇA AFRODESCENDENTE DA COZINHA BAIANA. 2022. (Seminário).
XVI Seminário do Museu da Gastronomia Cozinhas Ancestrais do Continente Africano na Formação dos Sistemas Alimentares da Bahia.UM ESTUDO GASTRONÔMICO DO OFÍCIO DAS BAIANAS DE ACARAJÉ ENQUANTO PATRIMÔNIO ALIMENTAR AFRODESCENDENTE DA COZINHA BAIANA. 2022. (Seminário).
XVI Seminário do Museu da Gastronomia Cozinhas Ancestrais do Continente Africano na Formação dos Sistemas Alimentares da Bahia.UM ESTUDO GASTRONÔMICO DO OFÍCIO DAS BAIANAS DE ACARAJÉ ENQUANTO PATRIMÔNIO ALIMENTAR AFRODESCENDENTE DA COZINHA BAIANA. 2022. (Seminário).
XVI Seminário do Museu da Gastronomia Cozinhas Ancestrais do Continente Africano na Formação dos Sistemas Alimentares da Bahia.A CULTURA ALIMENTAR ISLÂMICA COMO ELEMENTO ESTRUTURANTE DA HERANÇA AFRODESCENDENTE DA COZINHA BAIANA. 2022. (Seminário).
XV Seminário do Museu da Gastronomia Baiana - Frutos e Frutas da Terra e de Além-Mar nas Bebidas e Comidas da Bahias.O Cacau Cabruca do Sul da Bahia e Suas Contribuições para o Desenvolvimento Regional e Ecogastronômico do Estado. 2022. (Seminário).
XV Seminário do Museu da Gastronomia Baiana - Frutos e Frutas da Terra e de Além-Mar nas Bebidas e Comidas da Bahias.Um Estudo sobre a Conservação de Frutas como Alternativa Sustentável no Combate ao Desperdício Alimentar para a Agricultura Familiar Baiana. 2022. (Seminário).
XV Seminário do Museu da Gastronomia Baiana - Frutos e Frutas da Terra e de Além-Mar nas Bebidas e Comidas da Bahias. 2022. (Seminário).
XV Seminário do Museu da Gastronomia Baiana - Frutos e Frutas da Terra e de Além-Mar nas Bebidas e Comidas da Bahias.Um Estudo Gastronômico do Mangostão: Caracterização, Usos Atuais e Novas Possibilidades de Aplicação na Cozinha Baiana. 2022. (Seminário).
14 Simpósio Latino Americano de Ciência dos Alimentos.STUDY OF SENSORY CHARACTERIZATION AND GASTRONOMICAL FEASIBILITY OF MADIOCA PASTE FOR SALTY PIE COVERING IN CURRENT CONFECTIONERY. 2021. (Simpósio).
14 Simpósio Latino Americano de Ciência dos Alimentos.AN ANALYSIS OF THE CONTRIBUTIONS OF THE GEOGRAPHICAL INDICATION OF CACAU CABRUCA SUL BAHIA TO PROMOTE ENVIRONMENTAL SUSTAINABILITY AND REGIONAL DEVELOPMENT. 2021. (Simpósio).
14 Simpósio Latino Americano de Ciência dos Alimentos.A CHARACTERIZATION STUDY OF CURRENT AND POSSIBLE USES OF TAPIOCA FLOUR IN CURRENT BRAZILIAN GASTRONOMY. 2021. (Simpósio).
14 Simpósio Latino Americano de Ciência dos Alimentos.A STUDY OF THE USE OF CLAY BOWLS AND STAINLESS STEEL OVENS IN THE PRODUCTION OF COPIOBA FLOUR IN RECÔNCAVO BAIANO. 2021. (Simpósio).
Colóquio de História da Alimentação e Abastecimento na Amazônia.A Influência do Legado Islâmico no Desenvolvimento Histórico da Gastronomia Brasileira. 2021. (Outra).
XVIII Congresso Brasileiro de Mandioca. O FESTIVAL DO BEIJU DE IRARÁ (BA) NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: UMA ANÁLISE MERCADOLÓGICA E DE GESTÃO INOVADORA. 2021. (Congresso).
XVIII Congresso Brasileiro de Mandioca. 2021. (Congresso).
XVIII Congresso Brasileiro de Mandioca. A FARINHA DE COPIOBA DO RECÔNCAVO BAIANO: UM ESTUDO DIAGNÓSTICO DE SEU PATRIMÔNIO ALIMENTAR COM VISTAS À SUA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA. 2021. (Congresso).
4 Encontro de Gastronomia, Cultura e Memória: Feijão, Arroz e Farinha?.O FEIJÃO FRADINHO NA COZINHA AFRICANA DA BAHIA. 2020. (Encontro).
Live Tradição, patrimônio e inovação: o turismo como possibilidade de fortalecimento das IGs.O Turismo como Possibilidade de Fortalecimento das Indicações Geográficas: a Farinha de Copioba do Recôncavo Baiano. 2020. (Outra).
XIV SEMINÁRIO DO MUSEU DA GASTRONOMIA BAIANA: A Cozinha Patrimonial da Bahia: Territórios e Identidades.SISTEMAS DE VALORIZAÇÃO DOS ALIMENTOS TRADICIONAIS DA COZINHA BAIANA: UM ESTUDO DE CASO DO CACAU CABRUCA DO SUL DA BAHIA. 2020. (Seminário).
XLI INTERNATIONAL CONFERENCE COMMISSION ON THE ANTHROPOLOGY OF FOOD (ICAF)/ IV INTERNATIONAL MEETING OF THE UNESCO-UOC CHAIR ON FOOD, CULTURE AND DEVELOPMENT & UNITWIN NETWORK. Um Estudo sobre as Contribuições das Indicações Geográficas para o Desenvolvimento Regional da Bahia (Brasil). 2020. (Congresso).
XLI INTERNATIONAL CONFERENCE COMMISSION ON THE ANTHROPOLOGY OF FOOD (ICAF)/ IV INTERNATIONAL MEETING OF THE UNESCO-UOC CHAIR ON FOOD, CULTURE AND DEVELOPMENT & UNITWIN NETWORK. UM ESTUDO SOBRE AS REALIDADES E POSSIBILIDADES DA ECOGASTRONOMIA E AGROECOLOGIA NA GASTRONOMIA BAIANA: O CACAU CABRUCA DO SUL DA BAHIA. 2020. (Congresso).
XLI INTERNATIONAL CONFERENCE COMMISSION ON THE ANTHROPOLOGY OF FOOD (ICAF)/ IV INTERNATIONAL MEETING OF THE UNESCO-UOC CHAIR ON FOOD, CULTURE AND DEVELOPMENT & UNITWIN NETWORK. Segurança do Alimento em Restaurantes e Covid-19: uma Proposta de Capacitação para Brigadas de Salão com Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem. 2020. (Congresso).
XLI INTERNATIONAL CONFERENCE COMMISSION ON THE ANTHROPOLOGY OF FOOD (ICAF)/ IV INTERNATIONAL MEETING OF THE UNESCO-UOC CHAIR ON FOOD, CULTURE AND DEVELOPMENT & UNITWIN NETWORK. Um Estudo de Caracterização do Patrimônio Alimentar do Ofício das Baianas de Acarajé no Contexto da Gastronomia Regional e Brasileira. 2020. (Congresso).
XLI INTERNATIONAL CONFERENCE COMMISSION ON THE ANTHROPOLOGY OF FOOD (ICAF)/ IV INTERNATIONAL MEETING OF THE UNESCO-UOC CHAIR ON FOOD, CULTURE AND DEVELOPMENT & UNITWIN NETWORK. Os Princípios da Ecogastronomia Aplicados no Seguimento de Restaurantes Inovadores: um Estudo de Caso do Restaurante Origem (Salvador, Bahia, Brasil). 2020. (Congresso).
13 Simpósio Latino Americano de Ciência dos Alimentos.CASE STUDY OF SALVADOR GOURMET INFORMAL SECTOR: THE ACTORS, CHARACTERIZATION, AND EXHIBITION OF PRODUCTS. 2019. (Simpósio).
13 Simpósio Latino Americano de Ciência dos Alimentos.A centesimal and sensory characterization study of the cocoa and chocolate mousse of the Amorim family. 2019. (Simpósio).
13 Simpósio Latino Americano de Ciência dos Alimentos.CENTESIMAL COMPOSITION AND SENSORY CHARACTERIZATION OF CACAU RAVIOLI WITH SWINE COAST FILLING IN CHOCOLATE SAUCE 55%. 2019. (Simpósio).
1 SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CACAU E CHOCOLATE - SICC. 2019. (Simpósio).
1 SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CACAU E CHOCOLATE - SICC.CAPUCCINO BAIANTINO: TRADITION, INNOVATION AND FOOD SAFETY IN PRODUCTS THAT VALUE THE ITALIAN-BRAZILIAN FOOD PATRIMONY. 2019. (Simpósio).
1 SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CACAU E CHOCOLATE - SICC.AN INTERDISCIPLINARY DIAGNOSIS OF THE FOOD HERITAGE OF THE COCOA FARMS IN CACAU COAST, IN BAHIA, FOR RURAL TOURISM PRACTICES. 2019. (Simpósio).
I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INOVAÇÃO (BIO) FARMACÊUTICA, III SIMPÓSIO BAIANO DE INOVAÇÃO (BIO)FARMACÊUTICA, SIMBIFAR 2019.Possibilidades Inovadoras de Uso para Compostos Nutracêuticos à Base de Açafrão, Cúrcuma e Curry. 2019. (Simpósio).
VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES - JOIN.A FUNCIONALIDADE DE COMPOSTOS PROCESSADOS DE AÇAFRÃO, CÚRCUMA E CURRY PARA FINS NUTRACÊUTICOS. 2019. (Encontro).
XIII Seminário do Museu da Gastronomia Baiana Cacau & Chocolate - Patrimônio Alimentar da Bahia.Um Diagnóstico Estratégico do Patrimônio Alimentar das Fazendas e Assentamentos da Costa do Cacau, Bahia, para Práticas de Turismo Rural. 2019. (Seminário).
XIII Seminário do Museu da Gastronomia Baiana Cacau & Chocolate - Patrimônio Alimentar da Bahia.Um Estudo Interdisciplinar sobre o Emprego do Cacau e do Chocolate na Cozinha Quente Baiana: Desafios e Oportunidades. 2019. (Seminário).
XIII Seminário do Museu da Gastronomia Baiana Cacau & Chocolate - Patrimônio Alimentar da Bahia.Aproveitamento Integral de Alimentos e Cozinha Afetiva com Cacau e Chocolate na Preparação de Mousses da Doçaria Baiana. 2019. (Seminário).
XIII Seminário do Museu da Gastronomia Baiana Cacau & Chocolate - Patrimônio Alimentar da Bahia.Um Estudo Interdisciplinar sobre o Emprego do Cacau e do Chocolate na Cozinha Quente Baiana: Desafios e Oportunidades. 2019. (Seminário).
XIII Seminário do Museu de Gastronomia Baiana Cacau e Chocolate - Patrimônio Alimentar da Bahia.Um Diagnóstico Estratégico do patrimônio Alimentar das Fazendas e Assentamentos da Costa do Cacau, Bahia, para Práticas de Turismo Rural. 2019. (Seminário).
XIII Seminário do Museu de Gastronomia Baiana Cacau e Chocolate - Patrimônio Alimentar da Bahia.Um Estudo Interdisciplinar sobre o Emprego do Cacau e do Chocolate na Cozinha Quente Baiana: Desafios e Oportunidades. 2019. (Seminário).
XIII Seminário do Museu de Gastronomia Baiana Cacau e Chocolate - Patrimônio Alimentar da Bahia.Aproveitamento Integral dos Alimentos e Cozinha Afetiva com Cacau e Chocolate na Preparação de Mousses da Doçaria Baiana. 2019. (Seminário).
XVI SARU Semana de Análise Regional e Urbana: Transformações Urbanas e Regionais no Século XX XXI.SETOR INFORMAL DE ALIMENTOS EM SALVADOR: TRADIÇÃO, LEGADO E PERSPECTIVAS NA CIDADE DO SÉCULO XXI. 2019. (Outra).
19 IUFoST World Congress of Food Science and Technology. A GASTRONOMIC STUDY OF BAHIA?S CUISINE OF THE 20th CENTURY PRESENTED IN JORGE AMADO?S WORK. 2018. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Mandioca. 2018. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Mandioca. O Papel do Festival do Beiju de Irará na Promoção dos Ofícios Femininos da Mandiocultura Baiana. 2018. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Mandioca. O Papel do Festival do Beiju de Irará na Promoção dos Ofícios Femininos da Mandiocultura Baiana. 2018. (Congresso).
Curso de Wedding Day. 2018. (Outra).
Estratégia Educativa para a Comida de Rua: Percursos para Promover a Segurança de Alimentos e a Inclusão Social do Trabalho.Estratégia Educativa para a Comida de Rua: Percursos para Promover a Segurança de Alimentos e a Inclusão Social do Trabalho. 2018. (Oficina).
III Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos. 2018. (Congresso).
III Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos. O Festival do Beiju de Irará: um Case de Sustentabilidade nas Práticas de Turismo e Eventos no Meio Rural Baiano. 2018. (Congresso).
III Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos. Licuri, Slow Food e a Valorização dos Saberes e Sabores do Semiárido Baiano. 2018. (Congresso).
III Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos. A Diversidade da Cozinha Brasileira: um Caldeirão de Cultura e Sabor. 2018. (Congresso).
III Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos. Um Estudo Diagnóstico das Potencialidades das Casas de Farinha do Vale do Copioba para Práticas de Turismo no Espaço Rural. 2018. (Congresso).
III Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência dos Alimentos. A Relação do Cancioneiro de Dorival Caymmi com a Gastronomia Baiana. 2018. (Congresso).
II Simpósio do Bioma da Caatinga e VI Workshop de Sementes e Mudas da Caatinga.Um Estudo sobre as Potencialidades Turísticas das Propriedades Baianas de Agricultura Familiar no Bioma da Caatinga. 2018. (Simpósio).
II Simpósio do Bioma da Caatinga e VI Workshop de Sementes e Mudas da Caatinga.A Valorização dos Ofícios Femininos da Mandiocultura no Semi-Árido Baiano através do Festival do Beiju de Irará. 2018. (Simpósio).
II Simpósio do Bioma da Caatinga e VI Workshop de Sementes e Mudas da Caatinga. 2018. (Simpósio).
Palestra A Influência Africana na Culinária Baiana. 2018. (Outra).
XII Seminário do Museu da Gastronomia Baiana - Café.O Consumo de Café na Gastronomia Baiana um Legado Islâmico na Promoção da Cultura da Paz. 2018. (Seminário).
XII Seminário do Museu da Gastronomia Baiana - Café.O Consumo de Café na Gastronomia Baiana um Legado Islâmico na Promoção da Cultura da Paz. 2018. (Seminário).
XI Seminário do Museu da Gastronomia Raízes de Comer: Biodiversidade, Nutrição e Gastronomia. 2018. (Seminário).
Congresso Brasileiro de Gastronomia, Ciência e Cultura Alimentar. 2017. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Gastronomia, Ciência e Cultura Alimentar. O Legado da Cultura Islâmica para o Desenvolvimento da Gastronomia Baiana. 2017. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Gastronomia, Ciência e Cultura Alimentar. A Mandiocultura como Base para o Turismo Gastronômico em Propriedades Baianas da Agricultura Familiar. 2017. (Congresso).
Fórum de Hotelaria e Turismo da Bahia.Atuação com Mestre de Cerimônia. 2017. (Outra).
Palestra sobre a Influência Africana na Culinária Baiana. 2017. (Outra).
VII Encontro de Turismo de base Comunitária e Economia Solidária - VII ETBCES.A Mandiocultura como Base para Arranjos Produtivos que Promovam o Desenvolvimento Regional Sustentável na Bahia. 2017. (Encontro).
VII Encontro de Turismo de Base Comunitária e Economia Solidária - VII ETBCES. 2017. (Encontro).
XI Seminário do Museu da Gastronomia Baiana - Raízes de Comer: Biodiversidade, Nutrição e gastronomia. 2017. (Seminário).
X Seminário do Museu da Gastronomia Baiana - Águas de Comer: Biodiversidade, Nutrição e gastronomia. 2016. (Seminário).
X Seminário do Museu da Gastronomia Baiana Águas de Comer: Peixes, Mariscos e Crustáceos da Bahia. 2016. (Seminário).
IX Seminário do Museu da Gastronomia Baiana. 2015. (Seminário).
XIV Fórum de Educação Profissional: Educação Profissional - Novos Destinos. 2014. (Outra).
Participação em bancas
ANDRADE, E. S.; SILVA, G. B. L.. GASTRONOMIA E VOLIÇÃO: POR QUE AS PESSOAS COMEM O QUE COMEM?. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gastronomia) - Universidade Federal da Bahia.
ANDRADE, E. S.. Planejamento de Marketing do Evento Comemorativo: 18 Anos da Banda Harmonia do Samba. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação e Marketing) - Universidade Salvador, UNIFACS.
ANDRADE, E. S.. O Processo de Continuidade Existente entre a TV e as Redes Sociais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL COM ÊNFASE EM RELAÇÕES PÚBLICAS) - Universidade Salvador, UNIFACS.
ANDRADE, E. S.. Planejamento de Comunicação para a Confraria Espaço Cultural. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL COM ÊNFASE EM RELAÇÕES PÚBLICAS) - Universidade Salvador, UNIFACS.
ANDRADE, E. S.. Banca Examinadora de Seleção Docente da Universidade Salvador - UNIFACS. 2014. Universidade Salvador, UNIFACS.
ANDRADE, E. S.; Lara Conceição Campos Pena. Sessão de Apresentação de Projetos de Trabalho de Conclusão de Curso de Gastronomia UFBA. 2021. Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia.
Orientou
A IMPORTÂNCIA DA REPUTAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA MARCA DE EMPRESAS DE FORMATURAS UNIVERSITÁRIAS EM SALVADOR; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL COM ÊNFASE EM RELAÇÕES PÚBLICAS) - Universidade Salvador, UNIFACS; (Orientador);
A ASCENSÃO DO RAP NACIONAL PELAS MÍDIAS SOCIAIS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Publicidade e Propaganda) - Universidade Salvador; Orientador: Ednilson da Silva Andrade;
EVENTO COMO FERRAMENTA DE RELAÇÕES PÚBLICAS: ESTUDO DE CASO DO FESTIVAL DE GRAFITTI BAHIA DE TODAS AS CORES; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações Públicas) - Universidade Salvador; Orientador: Ednilson da Silva Andrade;
MAPEAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS NAS ASSESSORIAS DE IMPRENSA QUE ATUAM NA CIDADE DO SALVADOR; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações Públicas) - Universidade Salvador; Orientador: Ednilson da Silva Andrade;
MÚSICA SERTANEJA BRASILEIRA: TRANSFORMANDO ARTISTAS EM MARCAS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Publicidade e Propaganda) - Universidade Salvador; Orientador: Ednilson da Silva Andrade;
A REDE SOCIAL FACEBOOKE SUAS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Publicidade e Propaganda) - Universidade Salvador; Orientador: Ednilson da Silva Andrade;
UM OLHAR SOBRE A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DESENVOLVIDA POR ORGANIZAÇÕES EM VANCOUVER - CANADÁ, PARA O GREENEST CITY 2020 ACTION PLAN (PLANO 2020), NO CONTEXTO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações Públicas) - Universidade Salvador; Orientador: Ednilson da Silva Andrade;
O CENTENÁRIO DO SPORT CLUB INTERNACIONAL E AS AÇÕES DA CAMPANHA PARA SÓCIO-TORCEDOR; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações Públicas) - Universidade Salvador; Orientador: Ednilson da Silva Andrade;
Um Estudo sobre a Contribuição da Gestão Profissional da Comunicação Corporativa, com Foco em Reputação, para Empresas Organizadoras de Formaturas de Salvador; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL COM ÊNFASE EM RELAÇÕES PÚBLICAS) - Universidade Salvador, UNIFACS; Orientador: Ednilson da Silva Andrade;
RELAÇÕES PÚBLICAS EM CRIMONIAL DE EVENTOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CERIMÔNIA DE FORMATURA DO PROERD; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Salvador; Orientador: Ednilson da Silva Andrade;
O CHEIRO DA SUA MARCA: UM ESTUDO DE CASO PARA AROMARKETING; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação e Marketing) - Universidade Salvador; Orientador: Ednilson da Silva Andrade;
A APLICAÇÃO DA GESTÃO MERCADOLÓGICA PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO DO CARNAVAL DE SALVADOR: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS ANOS DE 2008 E 2014; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação e Marketing) - Universidade Salvador; Orientador: Ednilson da Silva Andrade;
A; S; DE LIMA, ELIANE G; ARAÚJO E ISABELA R; L; SOUS; O EVENTO COMO ESTRATÉGIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA O HOSPITAL ARISTIDES MALTEZ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Salvador; Orientador: Ednilson da Silva Andrade;
RELAÇÕES PÚBLICAS NA GESTÃO DA IMAGEM DE SALVADOR PARA A COPA DO MUNDO FIFA BRASIL 2014; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Salvador; Orientador: Ednilson da Silva Andrade;
DE LIMA, ELIANE G; ARAÚJO, ISABELA R; LIMA; O EVENTO COMO ESTRATÉGIA DE ARRECADAÇÃO DE RECURSOS PARA O HOSPITAL ARISTIDES MALTEZ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Salvador; Orientador: Ednilson da Silva Andrade;
Projeto de Pesquisa e Artigo Científico na Área de Eventos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologias de Gestão em Eventos) - Universidade Salvador; Orientador: Ednilson da Silva Andrade;
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL EM TEMPOS DE DIVERSIDADE E PRECONCEITO RACIAL; 2018; Orientação de outra natureza; (Gestão Comercial) - Universidade Salvador; Orientador: Ednilson da Silva Andrade;
A LIDERANÇA ORGANIZACIONAL DE WALT DISNEY; 2018; Orientação de outra natureza; (Gestão Comercial) - Universidade Salvador; Orientador: Ednilson da Silva Andrade;
MAHATMA GANDHI: LIDERANÇA HUMANITÁRIA QUE MUDOU O MUNDO; 2018; Orientação de outra natureza; (Gestão Comercial) - Universidade Salvador; Orientador: Ednilson da Silva Andrade;
ESTUDOS DOS PROCESSOS DE INOVAÇÃO: A TRAJETÓRIA DE STEVE JOBS; 2018; Orientação de outra natureza; (Gestão Comercial) - Universidade Salvador; Orientador: Ednilson da Silva Andrade;
IRMÃ DULCE: A TRAJETÓRIA E OS DESAFIOS DE UMA LIDERANÇA SOCIAL; 2018; Orientação de outra natureza; (Gestão Comercial) - Universidade Salvador; Orientador: Ednilson da Silva Andrade;
UM ESTUDO DE CASO DO MODELO DE GESTÃO E LIDERANÇA DE BERNARDINHO PARA AS ORGANIZAÇÕES ATUAIS; 2018; Orientação de outra natureza; (Gestão Comercial) - Universidade Salvador; Orientador: Ednilson da Silva Andrade;
A MOTIVAÇÃO DOS LÍDERES DO SÉCULO XX: MARTIN LUTHER KING; 2018; Orientação de outra natureza; (Gestão Comercial) - Universidade Salvador; Orientador: Ednilson da Silva Andrade;
Fernanda Lessa; O PAPEL DA CULTURA ALIMENTAR DOS CONVENTOS E MOSTEIROS NA CONFIGURAÇÃO CENÁRIO GASTRONÔMICO BAIANO; 2017; Orientação de outra natureza; (Gastronomia) - Universidade Salvador; Orientador: Ednilson da Silva Andrade;
Wu, Danielle Vergne, Lucas Guedes, Nelly de Oliveira; O PAPEL DOS IMIGRANTES ESPANHÓIS NO DESENVOLVIMENTO DA PANIFICAÇÃO NA BAHIA; 2017; Orientação de outra natureza; (Gastronomia) - Universidade Salvador; Orientador: Ednilson da Silva Andrade;
OS ARRANJOS TRADICIONAIS E SUSTENTÁVEIS DA PRODUÇÃO LICORISTA BAIANA ATUAL; 2017; Orientação de outra natureza; (Gastronomia) - Universidade Salvador; Orientador: Ednilson da Silva Andrade;
Produções bibliográficas
-
E SILVA, SARITA BRITO ; SAITO, MORENA SENNA ; ANDRADE, EDNILSON DA SILVA ; CARDOSO, RYZIA DE CÁSSIA VIEIRA . Estudo de caso do setor informal gourmet de salvador: os atores, caracterização e exposição dos produtos / Case study of the informal gourmet sector in salvador: the actors, characterization and product exposure. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 83826-83837, 2021.
-
ANDRADE, E. S. . Ecogastronomia e Slow Food - Os Princípios da Comida de Verdade. In: Adrielle Souza Leão Macêdo. (Org.). Práticas Sustentáveis para uma Alimentação Saudável: uma Proposta de Formação para Merendeiras da Rede Municipal de Ensino na Cidade de Serrinha - Bahia. 1ed.Serrinha: IF Baiano, 2021, v. , p. 24-34.
-
ANDRADE, E. S. ; Letícia de Castro Lima . A MANDIOCULTURA COMO BASE PARA ARRANJOS PRODUTIVOS QUE PROMOVAM O DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL NA BAHIA COM BASE NO TURISMO RURAL. In: Rita Cristina Coelho de Almeida Santiago; Francisca de Santos da Silva; Mario Procopiuck. (Org.). ECOSSOCIOECONOMIA: TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA E DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL. 1ed.Salvador: Novas Edições Acadêmicas, 2020, v. 1, p. 134-152.
-
ANDRADE, E. S. ; SPINOLA, C. A. ; CARDOSO, R. C. V. ; ZUMAETA, S. B. E. S. . AS CASAS DE FARINHA DE COPIOBA DO RECÔNCAVO BAIANO E O TURISMO RURAL NA AGRICULTURA FAMILIAR: UM ESTUDO ECOGASTRONÔMICO E DIAGNÓSTICO. In: XX Semana de Análise Regional e Urbana, 2023, Salvador. Anais da XX Semana de Análise Regional e Urbana. Salvador: Even3, 2023.
-
ANDRADE, E. S. ; CARDOSO, R. C. V. ; SPINOLA, C. A. . FARINHA DE COPIOBA DO RECÔNCAVO BAIANO COMO PATRIMÔNIO ALIMENTAR: uma análise sob a perspectiva da Ecogastronomia e do Turismo Rural. In: XIX Semana de Análise Regional e Urbana, 2022, Salvador. Anais da Semana de Análise Regional e Urbana (meio digital). Salvador: Even3, 2022.
-
ANDRADE, E. S. ; Alcides dos Santos Caldas ; CARDOSO, R. C. V. . UM ESTUDO DAS CASAS DE FARINHA DO VALE DO COPIOBA, BAHIA, NO CONTEXTO DAS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS E DO TURISMO RURAL. In: 11 Congresso Brasileiro de Turismo Rural: Turismo Rural e Territórios Criativos, 2019, Piracicaba. Anais do 11 Congresso Brasileiro de Turismo Rural: Turismo Rural e Territórios Criativos. Piracicaba: FEALQ, 2019. p. 213-235.
-
ANDRADE, E. S. ; Sarita Brito e Silva ; CARDOSO, R. C. V. . SETOR INFORMAL DE ALIMENTOS EM SALVADOR: TRADIÇÃO, LEGADO E PERSPECTIVAS. In: XVI Semana de Análise Regional e Urbana: Transformações Urbanas e Regionais no século XXI, 2019, Salvador. Anais da XVI Semana ? Transformações Urbanas e Regionais no século XXI. 2019.. Salvador: UNIFACS, 2019. p. 571-587.
-
BRITO, A. P. ; ANDRADE, E. S. ; Letícia de Castro Lima ; MOREIRA, U. ; MATTOS, ângela . Um Estudo de Caraterização do Patrimônio Alimentar do Ofício das Baianas de Acarajé no Contexto da Gastronomia Baiana Atual. In: Congresso Brasileiro de Inovação e Tecnologia em Gastronomia e Ciência dos Alimentos, 2020, Fortaleza. Anais do Congresso Brasileiro de Inovação e Tecnologia em gastronomia e Ciência dos Alimentos 2020. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2020. p. 491-492.
-
BARRETO, P. ; ANDRADE, E. S. ; GUEDES, V. ; NOVAIS, G. ; RODRIGUES, E. . Um Estudo de Contextualização sobre os Aspectos de Boas Práticas de Produção de Alimentos Tradicionais da Gastronomia Baiana. In: Congresso Brasileiro de Inovação e Tecnologia em Gastronomia e Ciência dos Alimentos, 2020, Fortaleza. Anais do Congresso Brasileiro de Inovação e Tecnologia em gastronomia e Ciência dos Alimentos 2020. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2020. p. 611-612.
-
ANDRADE, E. S. . O Legado da Cultura Islâmica para o Desenvolvimento da Gastronomia Baiana. In: Congresso Brasileiro de Gastronomia, Ciência e Cultura Alimentar, 2017, Fortaleza. Anais: Congresso Brasileiro de Gastronomia, Ciência e Cultura Alimentar. Fortaleza: UECE, 2017. p. 162-164.
-
ANDRADE, E. S. ; Letícia de Castro Lima . A Mandiocultura como Base para o Turismo Gastronômico em Propriedades Baianas da Agricultura Familiar. In: Congresso Brasileiro de Gastronomia, Ciência e Cultura Alimentar, 2017, Fortaleza. Anais: Congresso Brasileiro de Gastronomia, Ciência e Cultura Alimentar. Fortaleza: UECE, 2017. p. 21-23.
-
ANDRADE, E. S. ; Sarita Brito e Silva ; CARDOSO, R. C. V. ; Alcides dos Santos Caldas . FARINHA DE COPIOBA DO RECÔNCAVO BAIANO: UM ESTUDO DIAGNÓSTICO DE SEU PATRIMÔNIO ALIMENTAR COM VISTAS À SUA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA. In: XVIII Congresso Brasileiro de Mandioca, 2021, Belém. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Mandioca. Cruz das Almas: EDUFRB, 2021. p. 38-38.
-
ANDRADE, E. S. ; Sarita Brito e Silva ; CARDOSO, R. C. V. ; Alcides dos Santos Caldas . A CHARACTERIZATION STUDY OF CURRENT AND POSSIBLE USES OF TAPIOCA FLOUR IN CURRENT BRAZILIAN GASTRONOMY. In: 14° Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos - SLACA: ?Impacto da Ciência de Alimentos na Saúde e na Doença?, 2021, Campinas. Anais do 14 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos. São Paulo: Galoá Anais e Procedeengs, 2021.
-
MOREIRA, U. ; MOREIRA, P. S. S. ; DIAS, L. T. ; ANDRADE, E. S. ; Sarita Brito e Silva . STUDY OF SENSORY CHARACTERIZATION AND GASTRONOMICAL FEASIBILITY OF MADIOCA PASTE FOR SALTY PIE COVERING IN CURRENT CONFECTIONERY. In: 14° Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos - SLACA: ?Impacto da Ciência de Alimentos na Saúde e na Doença?, 2021, Campinas. Anais do 14 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos. São Paulo: Galoá Anais e Procedeengs, 2021.
-
ANDRADE, E. S. ; Sarita Brito e Silva ; CARDOSO, R. C. V. ; Alcides dos Santos Caldas . A STUDY OF THE USE OF CLAY BOWLS AND STAINLESS STEEL OVENS IN THE PRODUCTION OF COPIOBA FLOUR IN RECÔNCAVO BAIANO. In: 14° Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos - SLACA: ?Impacto da Ciência de Alimentos na Saúde e na Doença?, 2021, Campinas. Anais do 14 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos. São Paulo: Galoá Anais e Procedeengs, 2021.
-
MOREIRA, U. ; DIAS, L. T. ; ANDRADE, E. S. ; Sarita Brito e Silva ; ROCHA, S. A. S. . AN ANALYSIS OF THE CONTRIBUTIONS OF THE GEOGRAPHICAL INDICATION OF CACAU CABRUCA SUL BAHIA TO PROMOTE ENVIRONMENTAL SUSTAINABILITY AND REGIONAL DEVELOPMENT. In: 14° Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos - SLACA: ?Impacto da Ciência de Alimentos na Saúde e na Doença?, 2021, Campinas. Anais do 14 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos. São Paulo: Galoá Anais e Procedeengs, 2021.
-
ANDRADE, E. S. ; Sarita Brito e Silva ; CARDOSO, R. C. V. ; Alcides dos Santos Caldas . O FESTIVAL DO BEIJU DE IRARÁ (BA) NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: UMA ANÁLISE MERCADOLÓGICA E DE GESTÃO INOVADORA. In: XVIII Congresso Brasileiro de Mandioca, 2021, Belém. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Mandioca. Cruz das Almas: EDUFRB, 2021. p. 37-37.
-
BRITO, A. P. ; ANDRADE, E. S. ; OLIVEIRA, V. M. A. de . A CENTESIMAL AND SENSORY CHARACTERIZATION STUDY OF THE COCOA AND CHOCOLATE MOUSSE OF THE AMORIM FAMILY. In: 13° SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos: O Futuro do Alimento,, 2019, Campinas. Anais do 13° SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos: ?O Futuro do Alimento?,. Campinas: UNICAMP, 2019.
-
ANDRADE, E. S. ; SPINOLA, C. A. ; CARDOSO, R. C. V. ; Sarita Brito e Silva . As casas de farinha de Copioba do Recôncavo baiano e o turismo rural na agricultura familiar: um estudo ecogastronômico e diagnóstico. Revista de Desenvolvimento Econômico (Impresso) , 2024.
-
ANDRADE, E. S. . Ecogastronomia e Slow Food: a Salvaguarda da Sociobiodiversidade. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, E. S. . Ecogastronomia e Patrimônio Alimentar: a Salvaguarda da Sociobiodiversidade. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, E. S. . Recepções Sociais e Mercado de Trabalho em Confeitaria. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, E. S. ; SPINOLA, C. A. ; CARDOSO, R. C. V. ; Sarita Brito e Silva . As casas de farinha de Copioba do Recôncavo baiano e o turismo rural na agricultura familiar: um estudo ecogastronômico e diagnóstico. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ANDRADE, E. S. ; SPINOLA, C. A. ; CARDOSO, R. C. V. ; Sarita Brito e Silva . FARINHA DE COPIOBA DO RECÔNCAVO BAIANO COMO PATRIMÔNIO ALIMENTAR: uma análise sob a perspectiva da Ecogastronomia e do Turismo Rural. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ANDRADE, E. S. . Festival Itinerante do Beiju de Irará. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, E. S. ; Sarita Brito e Silva . A CULTURA ALIMENTAR ISLÂMICA COMO ELEMENTO ESTRUTURANTE DA HERANÇA AFRODESCENDENTE DA COZINHA BAIANA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DIAS, L. T. ; ANDRADE, E. S. ; MOREIRA, U. ; SOARES, M. V. C. . O ACARAJÉ: LEGADO E IMPORTÂNCIA SOCIOECONÔMICA DE UMA COMIDA DE RUA TRADICIONAL DA COZINHA BAIANA AFRODESCENDENTE. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ANDRADE, E. S. . Cerimonial e Eventos: Segmento de Marcado Promissor para bacharéis em Turismo. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, E. S. ; CARDOSO, R. C. V. ; SPINOLA, C. A. . FARINHA DE COPIOBA DO RECÔNCAVO BAIANO COMO PATRIMÔNIO ALIMENTAR: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA ECOGASTRONOMIA E DO TURISMO RURAL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ANDRADE, E. S. . O Patrimônio Alimentar da Farinha de Copioba e o Turismo Rural. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, E. S. . Ecogastronomia e Turismo Rural na Agricultura Familiar. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, E. S. . Aula Show - Alimentos da Arca do Gosto Slow Food (Bolotone). 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ANDRADE, E. S. . Cerimonial, Etiqueta & Protocolo: Conceitos, Histórico, Realidades e Tendências. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, E. S. . FARINHA DE COPIOBA DO RECÔNCAVO BAIANO COMO PATRIMÔNIO ALIMENTAR: uma Análise sob a Perspectiva da Ecogastronomia e do Turismo Rural. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ANDRADE, E. S. . Ecogastronomia e Slow Food: a Salvaguarda da Sociobiodiversidade do Patrimônio Alimentar Planetário. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, E. S. ; OLIVEIRA, Tereza de O. ; BELLÉ, Soeni ; BARROSO, Ludymila ; SANTANA, Joel . Roda de conversa sobre Agricultura Familiar e Restaurantes Universitários. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, E. S. . ECOGASTRONOMIA E SLOW FOOD - ÉTICA E PATRIMÔNIO ALIMENTAR. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, E. S. . Ecogastronomia e Slow Food: Novos Caminhos para Negócios Sustentáveis no Setor de Alimentação. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Ednilson da Silva Andrade ; ANDRADE, E. S. . A Importância de um Bom Cerimonial nos Eventos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, E. S. ; Sarita Brito e Silva ; CARDOSO, R. C. V. ; Alcides dos Santos Caldas . A CHARACTERIZATION STUDY OF CURRENT AND POSSIBLE USES OF TAPIOCA FLOUR IN CURRENT BRAZILIAN GASTRONOMY. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ANDRADE, E. S. ; Sarita Brito e Silva ; CARDOSO, R. C. V. ; Alcides dos Santos Caldas . A STUDY OF THE USE OF CLAY BOWLS AND STAINLESS STEEL OVENS IN THE PRODUCTION OF COPIOBA FLOUR IN RECÔNCAVO BAIANO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MOREIRA, U. ; DIAS, L. T. ; ANDRADE, E. S. ; Sarita Brito e Silva ; ROCHA, S. A. S. . AN ANALYSIS OF THE CONTRIBUTIONS OF THE GEOGRAPHICAL INDICATION OF CACAU CABRUCA SUL BAHIA TO PROMOTE ENVIRONMENTAL SUSTAINABILITY AND REGIONAL DEVELOPMENT. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MOREIRA, U. ; DIAS, L. T. ; MOREIRA, P. S. S. ; ANDRADE, E. S. ; Sarita Brito e Silva . STUDY OF SENSORY CHARACTERIZATION AND GASTRONOMICAL FEASIBILITY OF MADIOCA PASTE FOR SALTY PIE COVERING IN CURRENT CONFECTIONERY. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ANDRADE, E. S. ; Sarita Brito e Silva ; CARDOSO, R. C. V. ; Alcides dos Santos Caldas . A FARINHA DE COPIOBA DO RECÔNCAVO BAIANO: UM ESTUDO DIAGNÓSTICO DE SEU PATRIMÔNIO ALIMENTAR COM VISTAS À SUA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANDRADE, E. S. ; Sarita Brito e Silva ; CARDOSO, R. C. V. ; Alcides dos Santos Caldas . O FESTIVAL DO BEIJU DE IRARÁ (BA) NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: UMA ANÁLISE MERCADOLÓGICA E DE GESTÃO INOVADORA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANDRADE, E. S. ; MOREIRA, U. . A Influência do Legado Islâmico no Desenvolvimento Histórico da Gastronomia Brasileira. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ANDRADE, E. S. . Farinha de Copioba e Identificação Geográfica. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, E. S. . Oficina Cachaça, Patrimônio Cultural do Brasil. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ANDRADE, E. S. . Mandioca, Rainha do Brasil: Produtos, Cultura, Usos e Costumes. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, E. S. . Ecogastronomia e Slow Food - Ética e Patrimônio Alimentar. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, E. S. . A Ética e a Valorização do Patrimônio Gastronômico. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, E. S. . Ecogastronomia e Slow Food. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, E. S. . Elaboração de Trabalhos Acadêmicos - Palestra Única. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, E. S. . Elaboração de Trabalhos Acadêmicos - Parte I. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, E. S. . Elaboração de Trabalhos Acadêmicos - Parte II. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, E. S. . Etiqueta e Comportamento na Virtualidade. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, E. S. . O Turismo como Possibilidade de Fortalecimento das Indicações Geográficas: a Farinha de Copioba do Recôncavo Baiano. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, E. S. . O Turismo como Possibilidade de Fortalecimento das Indicações Geográficas: a Farinha de Copioba do Recôncavo Baiano. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, E. S. . ETIQUETA A MESA E CERIMONIALISMO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, E. S. . Um Trabalho e Dois Mundos: O Gastrônomo e o Nutricionista no Mercado de Trabalho. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, E. S. ; Sarita Brito e Silva ; SAITO, Morena S. ; BRITO, Rosângela ; CARDOSO, R. C. V. . CASE STUDY OF SALVADOR GOURMET INFORMAL SECTOR: THE ACTORS, CHARACTERIZATION, AND EXHIBITION OF PRODUCTS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ANDRADE, E. S. ; OLIVEIRA, V. M. A. de ; BRITO, Ana Paula . A centesimal and sensory characterization study of the cocoa and chocolate mousse of the Amorim family. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ANDRADE, E. S. ; CAMPOS, Claudia ; CAMPOS, Claudia S. S. ; MATTOS, Érica F. da S. ; SALDANHA, Naira T. S. ; CINTRA, Quelle D. S. ; OLIVEIRA, Raíssa C. de ; MORAES, Suzane F. . CENTESIMAL COMPOSITION AND SENSORY CHARACTERIZATION OF CACAU RAVIOLI WITH SWINE COAST FILLING IN CHOCOLATE SAUCE 55%. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ANDRADE, E. S. . O Patrimônio Alimentar das Casas de Farinha do Vale do Copioba e o Contexto Baiano do Turismo no Espaço Rural. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, E. S. ; Sarita Brito e Silva ; VIEIRA, S. R. ; COUTO, R. D. . A FUNCIONALIDADE DE COMPOSTOS PROCESSADOS DE AÇAFRÃO, CÚRCUMA E CURRY PARA FINS NUTRACÊUTICOS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ANDRADE, E. S. . Curso Assessoria e Cerimonial de Eventos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ANDRADE, E. S. ; CAMPOS, Claudia ; CAMPOS, Claudia S. S. ; MORAES, Suzane F. ; MATTOS, Érica F. da S. ; SALDANHA, Naira T. S. ; CINTRA, Quelle D. S. ; OLIVEIRA, Raíssa C. de . Um Estudo Interdisciplinar sobre o Emprego do Cacau e do Chocolate na Cozinha Quente Baiana: Desafios e Oportunidades. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ANDRADE, E. S. ; OLIVEIRA, V. M. A. de ; BRITO, A. P. . Aproveitamento Integral de Alimentos e Cozinha Afetiva com Cacau e Chocolate na Preparação de Mousses da Doçaria Baiana. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ANDRADE, E. S. ; Letícia de Castro Lima ; SILVA, P. H. O. . Um Diagnóstico Estratégico do Patrimônio Alimentar das Fazendas e Assentamentos da Costa do Cacau, Bahia, para Práticas de Turismo Rural. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ANDRADE, E. S. . ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA A COMIDA DE RUA: PERCURSOS PARA PROMOVER A SEGURANÇA DE ALIMENTOS E A INCLUSÃO SOCIAL DO TRABALHO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Letícia de Castro Lima ; Ednilson da Silva Andrade ; ANDRADE, E. S. . A CULTURA DA MANDIOCA NO CONTEXTO DA GASTRONOMIA BAIANA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ANDRADE, E. S. ; Letícia de Castro Lima . A MANDIOCULTURA COMO BASE PARA ARRANJOS PRODUTIVOS QUE PROMOVAM O DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVELNA BAHIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANDRADE, E. S. ; Letícia de Castro Lima . A MANDIOCULTURA COMO BASE PARA O TURISMO GASTRONÔMICO EM PROPRIEDADES BAIANAS DA AGRICULTURA FAMILIAR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANDRADE, E. S. . O LEGADO DA CULTURA ISLÂMICA PARA O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO E O CENÁRIO ATUAL DA GASTRONOMIA BAIANA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANDRADE, E. S. ; NICOLAU, P. . A Revolta dos Malês e a Comida Baiana. São Paulo: Slow Food Brasil, 2023 (Texto para Coluna em Site Institucional).
Outras produções
ANDRADE, E. S. . Conexão Bahia: Comida de Rua e geração de Renda em Salvador. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ANDRADE, E. S. . Conexão Bahia: Programa Desbrava a Feira das Sete Portas, em Salvador, Que Existe há 80 anos. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ANDRADE, E. S. . Conexão Bahia: Renata Menezes Conhece a Origem e História das Comidas de Ruas de Salvador. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ANDRADE, E. S. . Assessoria e Cerimonial de Eventos. 2019. .
ANDRADE, E. S. . Oficina de Etiqueta à mesa e Cerimonialismo. 2019. .
Alcides dos Santos Caldas ; Bianca Ferreira Duarte ; ANDRADE, E. S. ; Lara Conceição Campos Pena ; Márcia Filgueiras Rebelo de Matos ; Nina Paloma Neves Calmon de Siqueira Branco ; Priscila de Jesus Silva ; MONTEIRO, R. P. ; CARDOSO, R. C. V. ; Sarita Brito e Silva . Os Caminhos para Indicação Geográfica da Farinha de Copioba. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ApostilaparaCursoTécnico).
ANDRADE, E. S. . Apostila de Cerimonial e Protocolo para Eventos. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para Curso Técnico).
ANDRADE, E. S. . Turismo e Hospitalidade. 2011. .
ANDRADE, E. S. . Relações interpessoais. 2011. .
ANDRADE, E. S. . MÓDULO DE METODOLOGIA CIENTIFICA - FAMETTIG - 2011. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo de Pós-Graduação em Gestão de Eventos - CEPOM/FAMETTIG).
ANDRADE, E. S. . APOSTILA CEPOM 2010 - Cerimonial, Etiqueta e Protocolo. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo de Pós-Graduação em Gestão de Eventos - CEPOM/FAMETTIG).
ANDRADE, E. S. . Organização de Eventos, do Curso Técnico de Turismo ? Guia Regional e Nacional. 2008. .
ANDRADE, E. S. . Módulo Comportamental, Técnico, Prático, do Curso de Capacitação para Munícipes, Barmen e Cozinheiro. 2008. .
ANDRADE, E. S. . APOSTILA I - Etiqueta e Comportamento em Eventos. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para Pós-Graduação em Gestão de Eventos - CEPOM/FAMETTIG).
ANDRADE, E. S. . APOSTILA II - Cerimonial e Protocolo. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para Pós-Graduação em Gestão de Eventos - CEPOM/FAMETTIG).
ANDRADE, E. S. . Cerimonial, Etiqueta & Protocolo: Fundamentos e Generalizações. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para Pós-Graduação em Gestão de Eventos - CEPOM/FAMETTIG).
ANDRADE, E. S. . Módulo de Teoria Gral do Turismo. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo para Graduação em Turismo - FACTUR/FAMETTIG).
ANDRADE, E. S. . Anexo ao Módulo de Teoria Geral do Turismo. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo para Graduação em Turismo - FACTUR/FAMETTIG).
ANDRADE, E. S. . 1 Dimensionamento Sócio-Econômico do Mercado de Eventos de Salvador. 1999. (Projeto de Pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Os Caminhos para a Indicação Geográfica da Farinha Mandioca Copioba, Descrição: Projeto de pesquisa para obtenção da Indicação geográfica para a farinha de Copioba, produzida no Recôncavo Baiano, na região do Vale do Rio Copioba, entre os municípios de São Felipe, Nazaré e Maragojipe.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ednilson da Silva Andrade - Coordenador / Alcides dos Santos Caldas - Integrante / Janice Izabel Druzian - Integrante / Márcia Filgueiras Rebelo de Matos - Integrante / Odilon Braga Castro - Integrante / Nina Paloma Neves Calmon de Siqueira Branco - Integrante / Sarita Brito e Silva - Integrante / Lara Conceição Campos Pena - Integrante / Bianca Ferreira Duarte - Integrante / Priscila de Jesus Silva - Integrante / Joselito da Silva Mota - Integrante / Izaltiene Rodrigues Gomes - Integrante / Daniela Freitas - Integrante / Felix Souza Santos - Integrante / Ryzia de Cassia Vieira Cardoso - Integrante.
-
2017 - Atual
Segurança Alimentar e Setor Informal de Alimentos - SACIA, Descrição: Grupo de pesquisa sobre as questões da produção e comercialização informal de alimentos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ednilson da Silva Andrade - Coordenador / Márcia Filgueiras Rebelo de Matos - Integrante / Odilon Braga Castro - Integrante / Lara Conceição Campos Pena - Integrante / Ryzia de Cassia Vieira Cardoso - Integrante.
-
2013 - Atual
Grupo de Pesquisa em Turismo e Meio Ambiente - GPTURIS, Descrição: Grupo dedicado a projetos e discussões sobre as temáticas relacionadas com Turismo, ligado ao Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano da Universidade Salvador, UNIFACS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ednilson da Silva Andrade - Integrante / Carolina de Andrade Spinola - Coordenador.
Prêmios
2015
Prêmio de Honra ao Mérito, Universidade Salvador UNIFACS.
2015
III Prêmio Professor Barros de Práticas Pedagógicas Inovadoras, Associação de Professores da Universidade Salvador - APFACS.
1999
Mérito Acadêmico - Turma de Bacharéis em Turismo - Ano 1999, Faculdade de Turismo da Bahia - FACTUR.
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - 2021
IFBA - Campus SerrinhaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Visitante
Outras informações:
Professor participante do Projeto Práticas Sustentáveis para uma Alimentação Saudável: uma Proposta de Formação para Merendeiras da Rede Municipal de Ensino na Cidade de Serrinha Bahia: projeto de curso de extensão para merendeiras da Rede Municipal de Ensino na cidade de Serrinha, Bahia, voltado para práticas sustentáveis de alimentação saudável, na linha da Ecogastronomia.
2018 - Atual
Universidade Federal da BahiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações:
Membro do grupo de pesquisa Segurança Alimentar e Comércio Informal de Alimentos (SACIA) e Os Caminhos da Indicação geográfica da Farinha de Copioba.
2005 - 2020
Universidade SalvadorVínculo: Professor Assistente 1, Enquadramento Funcional: Professor Assistente 1, Carga horária: 40
Outras informações:
1) Professor do Curso de Especialização Lato Senso em Planejamento e Organização de Eventos (Cerimonial e Protocolo e Gestão de Estruturas para Eventos).
2) Professor do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia (História da Alimentação, Serviços de Salão, Restaurantes e Eventos e Projeto de Gastronomia),
3) Professor do Curso Superior de Tecnologia em Eventos (Cerimonial e Protocolo, Eventos Sociais e Corporativos, Planejamento de Eventos, Tecnologias e Estruturas para Eventos, Design de Ambientes para Eventos, Orientação de TCC e Introdução a Eventos).
4) Professor do Curso Superior de Tecnologia em Moda (Planejamento e Organização de Eventos).
5) Professor do curso de bacharelado em Turismo (Metodologia e Técnicas de Pesquisa em Turismo, Gestão de Meios de Hospedagem, Transportes e Sistema de Informações Turísticas e Agenciamento).
6) Professor dos cursos de bacharelado e tecnólogos em Negócios (Responsabilidade Social, Corporativa, Projeto Integrador, Criatividade, Inovação e Gestão do Conhecimento).
7) Professor do curso de Bacharelado em Administração (Criatividade, Inovação e Gestão do Conhecimento).
8) Professor do curso de Bacharelado em Relações Públicas (Cerimonial e Protocolo, Diplomacia e Planejamento e Organização de Eventos).
9) Professor dos cursos de Bacharelado EAD em Comunicação e Marketing, Pedagogia e Letras e Contabilidade (Pesquisa e Prática Interdisciplinar - Fluxo IV, Introdução ao Trabalho Científico e Planejamento e Organização de Eventos).
2021 - 2022
Serviço Nacional da Aprendizagem ComercialVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 20
Outras informações:
Instrutor do Curso de Organizador de Eventos, carga horária de 160 horas, pelo programa Educar para Trabalhar, da Secretaria de Educação da Bahia, em parceria de gestão com o SENAC, CEH Pelourinho.
2011 - 2013
Serviço Nacional da Aprendizagem ComercialVínculo: Instrutor III, Enquadramento Funcional: Instrutor III
Outras informações:
1) Instrutor III nos cursos de formação profissional em Eventos, Cerimonial e Protocolo, Turismo e Gastronomia (Fundamentos de Hospitalidade e Lazer, Cerimonial, Gestão de Eventos, Gestão Profissional e Relações Interpessoais)
2019 - 2023
Faculdade Batista BrasileiraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
1) Professor do Curso Tecnólogo em Gastronomia (História da Alimentação, Atividade Extensionista e Projeto Integrador I, II, III e IV).2) Professor do Curso de Bacharelado em Nutrição (Toxicologia dos Alimentos, Atividade Extensionista em Segurança de Alimentos e Educação Alimentar e Nutricional).
2001 - 2002
Associação Educacional UnyahnaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Superior
Outras informações:
1) Professor no curso de Bacharelado em Turismo (Teoria Geral do Turismo e Tópicos Avançados em Turismo)
2011 - 2011
Faculdades Integradas Olga MettigVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 8
Outras informações:
Ministrante da disciplina Metodologia do Trabalho Científico, no Curso de Especialização Lato Senso em Gestão de Eventos.
2010 - 2010
Faculdades Integradas Olga MettigVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 8
Outras informações:
Ministrante da Disciplina Protocolo, Cerimonial, Etiqueta e Comportamento em Eventos, no Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão de Eventos.
2001 - 2004
Faculdades Integradas Olga MettigVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Superior
Outras informações:
1) Professor Universitário nos cursos de Bacharelado em Turismo e Tecnológico em Gestão de Negócios em Turismo (Teoria Geral do Turismo, Fundamentos de Turismo, Produtos e Roteiros Turísticos, Planejamento e Organização de Eventos)
2) Coordenador de Eventos e Cerimonial
3) Coordenador do Projeto Cerimonium - Cerimonial de Eventos da Faculdade de Turismo da Bahia FACTUR
2001 - 2004
Faculdades Integradas Olga MettigVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações:
1) Coordenador de Eventos
2017 - 2017
Associação Brasileira da Indústria de Hotéis ABIH BAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Mestre de Cerimônia
Outras informações:
Mestre de Cerimônia do Fórum de Hotelaria e Turismo da Bahia, ocorrido em 22 de novembro de 2017, no Fiesta Convention Center. Salvador, Bahia.
1993 - 2008
Caraíba Metais - Grupo ParanapanemaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Químico, Carga horária: 36
Outras informações:
Atuação como analista químico de laboratório de pesquisa e controle de qualidade (Química Clássica, Instrumental e Métodos Físicos de Análises em Metalurgia).
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ednilson da Silva Andrade e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?