Fernanda Thais Ferreira de Paiva
Enfermeira da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)
Coordenadora de Estágio e Docente do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Euro Americano - UNIEURO (02/2020 - atual)
Docente do curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Saúde Unyleya (Instituto Leya de Educação Superior - ILEYA) - (02/2019-11/2019)
Mestre em Ciências e Tecnologias em Saúde pela Universidade de Brasília - UnB, sendo bolsista da CAPES.
Enfermeira Graduada pela Universidade de Brasília - UnB, Brasil (2011-2017), sendo bolsista da CAPES no programa de Graduação Sanduíche Ciências Sem Fronteiras, realizado na Lehman College (CUNY), EUA (2013-2014).
Bolsista da FAP-DF no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) - (2016-2017).
Bolsista da FAP/DF no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) - (2015-2016).
Integrante do Projeto de Pesquisa: Análise dos fatores associados à neuropatia diabética em um grupo de diabéticos do Distrito Federal (Julho/2015 - Julho/2017)
Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde, Cuidado e Envelhecimento (GPeSEn) - (2017 - atualmente)
Integrante da Liga de Feridas em Enfermagem - UnB (2016)
Monitorias realizadas na Universidade de Brasília: - Disciplina Epidemiologia Descritiva (2/2011); - Disciplina Epidemiologia Analítica (1-2/2012); Disciplina Semiologia e Semiotécnica 1 (1/2013); - Disciplina Introdução ao Cenário das Práticas 4 (2/2015, 1 e 2/2016, 1/2017);
Informações coletadas do Lattes em 04/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde
2018 - 2019
Universidade de Brasília, UnB
Título: DENSIDADE MINERAL ÓSSEA, SÍNDROME METABÓLICA E POLIMORFISMO NO GENE RECEPTOR DA VITAMINA D DE IDOSAS DE UMA REGIÃO ADMINISTRATIVA DO DISTRITO FEDERAL, Ano de Obtenção: 2019
Silvana Schwerz Funghetto.Coorientador: Marina Morato Stival. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Envelhecimento; Síndrome metabólica; Densidade Mineral Óssea; Deficiência de vitaminas; Força Muscular.Grande área: Ciências da Saúde
Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Nefrologia
2019 - 2020
Faculdade Cerrado
Título: Diagnóstico de enfermagem em pacientes renais crônicos submetidos à diálise: uma revisão integrativa
Graduação em Enfermagem
2011 - 2017
Universidade de Brasília, UnB
Título: AVALIAÇÃO DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E CLÍNICO DE IDOSOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE CEILÂNDIA ? DF
Orientador: Luciano Ramos de Lima
Graduação em NURSING
2014 - 2014
LEHMAN COLLEGE - CUNY
Orientador: em LEHMAN COLLEGE - CUNY ( Ludmila Ellis)
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2021 - 2021
CAPACITAÇÃO EaD DOCENTES UNIEURO. (Carga horária: 2h). , Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia, EUROAM, Brasil.
2021 - 2021
XV JORNADA DA SAÚDE UNIEURO Pandemia e autocuidado: desafios atuais. (Carga horária: 50h). , Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia, EUROAM, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em Enfermagem. , LEHMAN COLLEGE - CUNY, LC/CUNY, Estados Unidos.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.
Organização de eventos
PAIVA, F. T. F. . Workshop de Simulação Realística. 2021. (Outro).
PAIVA, F. T. F. . III MOSTRA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENFERMAGEM. 2021. (Outro).
PAIVA, F. T. F. . III CTS SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS EM SAÚDE. 2019. (Outro).
Participação em eventos
CAPACITAÇÃO EaD DOCENTES UNIEURO. 2021. (Outra).
CAPACITAÇÃO EaD DOCENTES UNIEURO. 2021. (Outra).
Manejo do paciente crítico com Covid-19. 2021. (Outra).
Posição Prona: desafios para segurança do paciente COVID-19 na UTI. 2021. (Outra).
Principais Diagnósticos de Enfermagem no Covid. 2021. (Outra).
Tabagismo X covid 19 e a importância do autocuidado. 2021. (Outra).
Tremer faz bem - Talk Show com Raquel Flores Garcia. 2021. (Outra).
Uso do EPAP como auxiliar no desmame do oxigênio em pacientes com COVID-19. 2021. (Outra).
XV JORNADA DA SAÚDE UNIEURO "Pandemia e autocuidado: desafios atuais".As vacinas contra Covid-19 ? Novos protocolos. 2021. (Outra).
XV JORNADA DA SAÚDE UNIEURO "Pandemia e autocuidado: desafios atuais". 2021. (Outra).
III CTS - Simpósio de Ciências e Tecnologias em Saúde. 2019. (Simpósio).
World Congress on Diabetes and Endocrinology. The Influence of Pain in the Quality of Life of Elderly with Diabetes Mellitus. 2018. (Congresso).
23 Congresso de Iniciação Científica da UnB. Dor e influência na qualidade de vida de idosos. 2017. (Congresso).
2016 NANDA International Conference. Diagnóstico de Náusea no pós-operatório de cirurgia cardíaca. 2016. (Congresso).
22 Congresso de Iniciação Científica UnB. Dor e Naúsea no Pós-Operatório de Cirurgia Cardíaca. 2016. (Congresso).
Semana Universitária da UnB - 2016. 2016. (Outra).
VI Semana de Enfermagem da UnB-FCe. 2016. (Outra).
1 Simpósio da Liga de Simulação em Saúde - LISSA. 2015. (Simpósio).
1 Simpósio do Grupo de Pesquisa em Saúde, Cuidado e Envelhecimento: Refletindo sobre a qualidade da atenção e segurança do paciente. 2015. (Simpósio).
V Semana de Enfermagem da UnB-FCe. 2015. (Outra).
V Semana de Enfermagem - UNB. 2015. (Outra).
III Semana de Enfermagem da Universidade de Brasília/Faculdade de Ceilândia na 74ª Semana Brasileira de Enfermagem. 2013. (Outra).
II Semana de Enfermagem da Universidade de Brasília/Faculdade de Ceilândia na 73ª Semana Brasileira de Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem. 2012. (Outra).
Semana Universitária da Universidade de Brasília. 2012. (Outra).
Participação em bancas
PAIVA, F. T. F.; OLIVEIRA, T. R. S.. AÇÕES DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
PAIVA, F. T. F.; PACHECO, A. P. F.. O ENFRENTAMENTO DA FAMÍLIA DURANTE A HOSPITALIZAÇÃO: REVISÃO INTEGRATIVA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
ALVES, P. C.;PAIVA, F. T. F.. Perfil do conhecimento sobre fake news no brasil durante a pandemia da COVID-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
DE PAIVA, FERNANDA THAIS FERREIRA; ROSAS, E.. Cuidado de enfermagem à pessoa com Síndrome de Down na atenção básica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
PAIVA, F. T. F.; ANDRADE JUNIOR, R. G.. Atuação da equipe de enfermagem na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissiveis em adolescentes. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
PAIVA, F. T. F.; FERREIRA, G. I.. A Influência do Uso de Bicos Artificiais no Desmame Precoce. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
PACHECO, A. P. F.;PAIVA, F. T. F.. Desempenho de Estudantes da Saúde em Simulação Realística Interprofissional: Ensaio Clínico Randomizado.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
PACHECO, A. P. F.;PAIVA, F. T. F.. Enfermagem na prevenção da violência obstétrica.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
RODRIGUES, L. S.;PAIVA, F. T. F.. Autocuidado diário de pacientes ostomizados. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
PACHECO, A. P. F.;PAIVA, F. T. F.. Conhecimento de Homens Universitários quanto ao Uso de Anticoncepcional de Emergência: Um Estudo Seccional.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
PAIVA, F. T. F.; SILVA, D. M.. .Terapia do riso no processo humanizado do cuidar em saúde: uma revisão narrativa.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
PACHECO, A. P. F.;PAIVA, F. T. F.. Fatores Prejudiciais no Processo de Aleitamento Materno.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
PAIVA, F. T. F.; COSTA, M. C.. O papel do Enfermeiro relacionado a saúde mental.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
PAIVA, F. T. F.; COSTA, M. C.. Padrões de segurança utilizados para evitar infecção relacionada à assistência à saúde através do brinquedo terapêutico.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
PACHECO, A. P. F.;PAIVA, F. T. F.. Depressão em Mulheres no Climatério: Uma Revisão Narrativa.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
RODRIGUES, L. S.;PAIVA, F. T. F.. Medidas Não Farmacológicas para o Alívio da Dor no Parto: Uma Visão da Equipe de Enfermagem.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
PAIVA, F. T. F.; CAVALCANTI, E. O.. Métodos Não Farmacológicos Para Alívio da Dor no Trabalho de Parto.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
PAIVA, F. T. F.; CAVALCANTI, E. O.. Síntese de evidências para intervenção gestacional na prevenção da depressão pós-parto: um protocolo para revisão de escopo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
PAIVA, F. T. F.; RODRIGUES, L. S.. O impacto da hospitalização infantil na vida dos acompanhantes. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
PAIVA, F. T. F.; CAVALCANTI, E. O.. IMPACTO DA PANDEMIA NA MANUTENÇÃO DO CONTROLE GLICÊMICO DO PACIENTE DIABÉTICO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
PAIVA, F. T. F.; FERREIRA, G. I.. ENFERMAGEM AEROESPACIAL DURANTE A PANDEMIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
FERNANDES, A. G. O. F.;PAIVA, F. T. F.. A importância da atuação do Enfermeiro na adesão ao tratamento do câncer de próstata: uma revisão narrativa.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
Orientou
VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA E OS DANOS CAUSADOS À PARTURIENTE: uma revisão narrativa; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia; Orientador: Fernanda Thais Ferreira de Paiva;
BENEFÍCIOS DO ALEITAMENTO MATERNO E OS PRINCIPAIS FATORES RELACIONADOS AO DESMAME PRECOCE: uma revisão narrativa; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia; Orientador: Fernanda Thais Ferreira de Paiva;
CONHECIMENTO E AUTONOMIA DA MULHER ACERCA DO SEU PROCESSO DE PARTURIÇÃO: uma revisão narrativa; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia; Orientador: Fernanda Thais Ferreira de Paiva;
Diagnósticos de enfermagem em idosos residentes em instituições de longa permanência: uma revisão integrativa; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia; Orientador: Fernanda Thais Ferreira de Paiva;
ERROS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM HOSPITAIS DO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia; Orientador: Fernanda Thais Ferreira de Paiva;
A PERCEPÇÃO DE MULHERES E DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE FRENTE À VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia; Orientador: Fernanda Thais Ferreira de Paiva;
Desafios Enfrentados pela Enfermagem na Assistência às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia; Orientador: Fernanda Thais Ferreira de Paiva;
MÍDIA E SUA INFLUÊNCIA NA ALIMENTAÇÃO E OBESIDADE INFANTIL: uma revisão narrativa; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia; Orientador: Fernanda Thais Ferreira de Paiva;
Cuidados de Enfermagem às Crianças Portadoras de Anemia Falciforme: uma revisão narrativa; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia; Orientador: Fernanda Thais Ferreira de Paiva;
Produções bibliográficas
-
PACHECO, A. P. F. ; SILVA, J. M. ; SILVA, M. R. ; PAIVA, F. T. F. . Impact of Pandemic on Maintenance of Glycemic Control of People with T1DM in Brazil. Intervention in Obesity & Diabetes , v. 5, p. 1-2, 2021.
-
DE PAIVA, FERNANDA THAIS FERREIRA ; STIVAL, MARINA MORATO ; DE LIMA, LUCIANO RAMOS ; DE OLIVEIRA SILVA, ALESSANDRO ; DE SOUSA BARBALHO, YURI GUSTAVO ; DA COSTA, MANOELA VIEIRA GOMES ; DA SILVA, IZABEL CRISTINA RODRIGUES ; FUNGHETTO, SILVANA SCHWERZ . Predictive factors for reduced functional mobility in elderly diabetics and non-diabetics. International Journal of Diabetes in Developing Countries , v. 40, p. 1-8, 2020.
-
FERNANDA T F PAIVA ; LIMA, L. R. ; SANTOS, W. S. ; FUNGUETTO, S. S. ; STIVAL, M. M. . The influence of pain in the quality of life of elderly with diabetes mellitus. In: World Congress on Diabetes and Endocrionology, 2018, ROMA. Endocrinology and Diabetes Research, 2018. v. 4. p. 26-26.
-
PAIVA, F. T. F. ; LIMA, L. R. ; FUNEZ, M. I. ; VOLPE, C. R. G. ; FUNGUETTO, S. S. ; STIVAL, M. M. . A influência da dor na qualidade de vida de idosos portadores de Diabetes Mellitus. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , 2019.
-
PAIVA, FERNANDA T F ; FUNGUETTO, S. S. ; VOLPE, C. R. G. ; STIVAL, M. M. ; LIMA, L. R. . PERFIL SÓCIO-DEMOGRÁFICO E CLÍNICO DE IDOSOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS ATENDIDOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LIMA, L. R. ; MENEZES, A. G. P. ; DA COSTA, MANOELA VIEIRA GOMES ; PAIVA, F. T. F. ; STIVAL, M. M. ; FUNGUETTO, S. S. ; SANTOS, W. S. ; VOLPE, C. R. G. ; REHEM, T. C. M. S. B. ; FUNEZ, M. I. . Qualidade de vida e neuropatia diabética de pacientes atendidos na atenção primária a saúde do Distrito Federal. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERNANDA T F PAIVA ; LIMA, L. R. ; SANTOS, W. S. ; FUNGUETTO, S. S. ; STIVAL, M. M. . The Inlfuence of Pain in the Quality of Life of Elderly with Diabetes Mellitus. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PAIVA, F. T. F. ; ASSIS, A. S. ; LOPES, D. R. ; STIVAL, M. M. ; LIMA, L. R. . Diagnóstico de Náusea no Pós-operatório de Cirurgia Cardíaca. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAIVA, F. T. F. ; ASSIS, A. S. ; LOPES, D. R. ; STIVAL, M. M. ; LIMA, L. R. . Dor e Náuseas no Pós-Operatório de Cirurgia Cardíaca. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
PAIVA, F. T. F. . Caderno Tutorial de Nivelamento - 9 semestre. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
PAIVA, F. T. F. . Caderno Tutorial de Nivelamento - 10 semestre. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
PAIVA, F. T. F. . Manual de Estágio Supervisionado. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de Estágio).
Prêmios
2018
Best Young Researchers Forum, Pulsus Conference - World Congress on Diabetes and Endocrinology.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e TecnologiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 21
Atividades
-
02/2020
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem na Saúde da Criança, Enfermagem na Saúde do Recém-nascido, Políticas e Serviços de Saúde, Práticas Educativas em Saúde, Práticas Integrativas 2, Sistematização da Assistência em Enfermagem, Contexto Histórico de Enfermagem
2015 - 2019
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Integrante de Projeto de Pesquisa
Atividades
-
08/2015 - 07/2019
Pesquisa e desenvolvimento, UNB - Campus Ceilândia.,Linhas de pesquisa
2018 - 2019
CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação SocialVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernanda Thais Ferreira de Paiva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?