Laís de Oliveira Ramos

Engenheira Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), mestre em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ (2012) com ênfase em Processos de Separação com Membranas (Pervaporação). Atualmente è Engenheira de Processos na empresa INTERTECHNE MODULLAR PROJETOS S.A., atuando no dimensionamento de sistemas de combate a incêndio e de refrigeração de secundários no contrato RMB REATOR MULTIPROPÓSITO BRASILEIRO. Atuou durante 1 ano na área de processamento primário de petróleo em plataformas offshore, participando do desenvolvimento de simulações em Hysys, análise de Consistência da documentação para licitação, elaboração de MTO s (Material Take Off), elaboração de PFD s (Process Flow Diagrams) e de listas de equipamentos. Atuou profissionalmente na área de Tecnologia da Informação integrando equipes de consultoria e pré-vendas. Vivência acadêmica na área de processos de separação com membranas, tratamento de efluentes, condicionamento industrial de águas e reuso de água.

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Química

2010 - 2012

Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Alberto Claudio Habert.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos de separação com membranas.

Graduação em Engenharia Química

2004 - 2009

Escola de Química/ UFRJ
Orientador: Fernando Luiz Pellegrini Pessoa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

Utilização dos Processos de Separação com Membrana. (Carga horária: 4h). , Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia.

2009 - 2009

Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio. (Carga horária: 6h). , Escola de Química/ UFRJ.

2008 - 2008

Biodiesel: Conceitos, Estratégias e Perspectivas. (Carga horária: 6h). , Escola de Química/ UFRJ.

2008 - 2008

Introdução ao Refino de Petróleo. (Carga horária: 6h). , Federação Nacional dos Estudantes de Engenharia Química.

2008 - 2008

SAP01_62 SAP Overview. (Carga horária: 18h). , SAP Brasil Ltda..

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Membranas compostas de poliuretano plicadas a pervaporação de solução padrão de benzeno e hexano. 2012. (Congresso).

VIII Congresso Ibero-Americano em Ciências e Tecnologia de Membranas - CITEM. Pervaporação de misturas aromático/alifático com membranas compostas de poliuretano. 2012. (Congresso).

XI Colóquio Anual de Engenharia Química.Pervaporação de misturas aromático/alifático com membranas compostas de poliuretano. 2011. (Outra).

X Colóquio Anual de Engenharia Química. 2010. (Outra).

XXXI Jornada Guilio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.Efeito da Pré-hidrólise Enzimática com Lipase de Penicillium Simplicissimum na Operação de Reatores UASB Tratando Efluente da Indústria de Pescado. 2009. (Encontro).

IX Colóquio Anual de Engenharia Química. 2009. (Outra).

76ª Semana da Escola de Química. 2009. (Outra).

XVII Congresso Nacional dos Estudantes de Engenharia Química. 2008. (Congresso).

75ª Semana da Escola de Química. 2008. (Outra).

Workshop Vacinas. 2007. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Larissa Paiva, Maria Isabel Freitas, Maria Isabel Farias

RAMOS, L. O.. Sistema Avançado de Tratamento de Águas Oleosas pela Integração dos Processos de Microfiltração e Flotação por Ar Dissolvido. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cristiano Piacsek Borges

HABERT, A. C.BORGES, C. P.CUNHA, V. S.; MONTEIRO, C. A. A.. Membranas Compostas de Poliuretano para Fracionamento de Misturas Benzeno/Hexano por Pervaporação. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carlos Alberto de Araujo Monteiro

HABERT, A. C.;BORGES, C. P.MONTEIRO, C. A. A.; CUNHA, V. S.. Membranas Compostas de Poliuretano para Fracionamento de Misturas Benzeno/Hexano por Pervaporação. 2012. Dissertação (Mestrado em PEQ / COPPE) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Valnei Smarçaro da Cunha

HABERT, A. C.BORGES, C. P.CUNHA, V. S.. Membranas Compostas de Poliuretano par Fracionamento de Misturas Benzeno/Hexano por Pervaporação. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Coordenação dos Programas de Pós Graduação Em Engenharia.

Alberto Claudio Habert

HABERT, A. C.BORGES, C. P.CUNHA, V. S.; MONTEIRO, C. A.. Membranas Compostas de Poliuretano para Fracionamento de Misturas Benzeno/Hexano por Pervaporação. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Victor Paulo Peçanha Esteves

NOBREGA, J. S. W.; Setti, M.E.C.;ESTEVES, V. P. P.. Análise Crítica das Condições de Saúde e Segurança do Trabalho na Indústria de Panificação. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Juacyara Carbonelli Campos

Supervisão de Estágio; 2009; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Juacyara Carbonelli Campos;

Alberto Claudio Habert

Membranas Compostas de Poliuretano para Fracionamento de Misturas Benzeno/Hexano por Pervaporação; 2012; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alberto Claudio Habert;

Magali Christe Cammarota

Tratamento enzimático/biológico de efluentes industriais; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Magali Christe Cammarota;

Fernando Luiz Pellegrini Pessoa

REDUÇÃO DA CAPTAÇÃO DE ÁGUA EM UM COMPLEXO PETROQUÍMICO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Fernando Luiz Pellegrini Pessoa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RAMOS, L. O. ; Alberto Claudio Habert . Pervaporação de misturas aromático/alifático com membranas compostas de poliuretano. In: VIII Congresso Ibero-Americano em Ciências e Tecnologia de Membranas - CITEM, 2012, Salta - Argentina. Anais doVIII Congresso Ibero-Americano em Ciências e Tecnologia de Membranas, 2012.

  • RAMOS, L. O. ; Alberto Claudio Habert . Membranas compostas de poliuretano aplicadas a pervaporação de solução padrão de benzeno e hexano. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2012, Rio de Janeiro. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2012.

  • RAMOS, L. O. ; Alberto Claudio Habert . Pervaporação de misturas aromático/alifático com membranas compostas de poliuretano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALEXANDRE, V. M. F. ; RAMOS, L. O. . Redução de Toxicidade de Efluente Industrial com Carvão Ativado para Tratamento Biológico Aeróbio Posterior. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALEXANDRE, V. M. F. ; RAMOS, L. O. ; Afonso, B.W. . Efeito da Pré-hidrólise Enzimática com Lipase de Penicillium Simplicissimum na Operação de Reatores UASB Tratando Efluente da Indústria de Pescado. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Doris Engenharia Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira de Processo, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atua na área de processamento primário de petróleo em plataformas offshore. Trabalhou no BID Design (Proposta) para Cessão Onerosa P-75 & P-77 e FPSO 6 - Iracema Norte (OSX e ODEBRECHT) participando do desenvolvimento de simulações em Hysys, elaboração de PFD's (Process Flow Diagrams) e de listas de equipamentos, suporte às equipes de engenharia de tubulação e engenharia mecânica na elaboração de MTO's (Material Take Off) e Folhas de Dados de equipamentos.

  • 2010 - 2012

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Aluna de mestrado, Enquadramento Funcional: Aluna de mestrado, bolsista CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2008 - 2009

    Laboratório de Tecnologia Ambiental EQ/UFRJ

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    - Realização de caracterização de efluentes; - Análises de DQO; - Auxiliar em análises DBO; - Realização de testes de biodegradabilidade e de redução de lodo; - Realização de testes de adaptação de microorganismos aeróbios e anaeróbios; - Caracterização de sólidos (ST, SST, STD); - Auxiliar em análises de óleos e graxas.

  • 2007 - 2008

    SAP

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    - Atuação junto às equipes de pré-vendas e consultoria em projetos referentes à indústria petroquímica (foco no software Production Planning); - Conhecimento do software e análise da viabilidade de implantação; - Auxiliar no mapeamento de processos da cadeia petroquímica; - Montagem de apresentações dos softwares para clientes SAP; - Realizou análise e reporte da avaliação do cenário petroquímico mundial; - Auxiliar no gerenciamento de projetos SAP para Petrobras (período de alocação na Petrobras junho/2008 à Agosto/2008).