Shirley Hitomi Gushiken
Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília (1994) e doutorado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Planejamento Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, desenho urbano e paisagismo.
Informações coletadas do Lattes em 28/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em Urbanismo
2011 - 2016
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O processo de urbanização de Mato Grosso: entre isolamento e centralidades estratégicas, uma história em cinco tempos
Dra. Margareth Aparecida Campos da Silva Pereira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Urbanização; Mato Grosso; História; Ocupação territorial; Redes urbanas.
Mestrado em Planejamento Urbano
1990 - 1994
Universidade de Brasília, UnB
Título: Planos Diretores no Brasil: Uma Avaliação após a Constituição de 1988, Ano de Obtenção: 1994
Orientador: Suely Franco Netto Gonzales
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Plano Diretor; Planejamento Urbano; Instrumento de Planejamento.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo / Especialidade: Planejamento e Projeto do Espaço Urbano. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo / Especialidade: Teoria do Urbanismo. Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano.
Especialização em Plantas Ornamentais e Paisagismo
2001 - 2002
Universidade Federal de Lavras
Título: xxx
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
1977 - 1982
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Sistema Financeiro da Habitação-Projeto de Conjuntos Habitacionais Integrados na Gleba A-29 na Barra da Tijuca
Orientador: Donato Mello Júnior
Formação complementar
2007 - 2007
Regularização Fundiária de Assentamentos Informais. (Carga horária: 20h). , Instituto Pólis, PÓLIS, Brasil.
2007 - 2007
Habitação de Interesse Social. (Carga horária: 20h). , Instituto Pólis, PÓLIS, Brasil.
2005 - 2005
AUTOCAD-2D. (Carga horária: 40h). , Núcleo de Estudos em Arquitetura e Urbanismo da UFMT, NEAU - UFMT, Brasil.
2004 - 2004
Capacitação Sobre Avaliação de Aprendizagem. , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Capacitação Técnica Para o Inventário Nac. (Carga horária: 32h). , Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Infra Estrutura Viária. (Carga horária: 88h). , Governo do Distrito Federal, GDF, Brasil.
1997 - 1997
Pavimentação Urbana. (Carga horária: 15h). , Instituto de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal, IPDF, Brasil.
1986 - 1986
Tipologia do Tecido Urbano. (Carga horária: 6h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1986 - 1986
O Uso Social do Espaço Urbano. (Carga horária: 6h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1985 - 1985
Paisagem Espaço e Método. (Carga horária: 6h). , Instituto de Arquitetos do Brasil, IAB, Brasil.
1982 - 1982
Curso de Perspectiva Para Arquitetos. , Instituto de Arquitetos do Brasil, IAB, Brasil.
1982 - 1982
Curso de Instalações Prediais Hidro Sanitárias. (Carga horária: 16h). , Brasilit, BRASILIT, Brasil.
1982 - 1982
Estágio no Programa de Legalização de Favelas. , Fundação Para o Desenvolvimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, FUNDREM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional/Especialidade: Política Urbana.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional/Especialidade: Técnicas de Planejamento e Projeto Urbanos e Regionais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Paisagismo.
Participação em eventos
A cidade contemporânea: territorialidades e representações (projeto de extensão). 2019. (Seminário).
IX MOSTRA DE EXTENSÃO. Paisagismo na UFMT: estruturação espacial do viveiro de plantas ornamentais. 2018. (Exposição).
minicurso/oficina: "REPRESENTAÇÕES CARTOGRAFICAS SOBRE O MATO GROSSO NOS SÉCULOS XVIII (LUÍS DE ALBUQUERQUE) E XIX (BARÃO DE MELGAÇO)". 2018. (Outra).
XX SEMANA DA GEOGRAFIA, promovido pelo Departamento de Geografia/UFMT, realizado no período de 22 a 27 de outubro de 2018, com carga horária de 20 horas. 2018. (Outra).
2 Seminário Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo promovido pela ANPARQ, realizado em 02 e 03 de julho de 2010 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro R. 2012. (Seminário).
Oficina de Capacitação sobre Instrumentos do Estatuto da Cidade. 2010. (Oficina).
Oficina "Estudo de Impacto de Vizinhança no Município de Cuiabá". 2007. (Oficina).
Oficina de Sensibilização em Regularização Fundiária - Implementação de Instrumentos que Ampliam o Acesso à Terra Urbanizada. 2007. (Oficina).
1 Congresso Internacional da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas - ABAP. Tema: Metodologias e Práticas Projetuais em Arquitetura Paisagística na América Latina. Realização ABAP/PROURB, 22 a 24/11/06.. 2006. (Congresso).
1 Encontro Estadual do Movimento Comunitário para Capacitação de Lideranças Comunitárias na Elaboração do Plano Diretor Participativo - Realização: Conselho Tangaraense de Associações Comunitárias - CONTAC - Tangará da Serra-MT, 20 e 21/05/2006.O Plano Diretor e os Instrumentos de Inclusão Social (Moderadora). 2006. (Encontro).
Oficina de Capacitação para a Elaboração do Plano Diretor Participativo.Elaboração do Plano Diretor Participativo. 2006. (Oficina).
Oficina de Capacitação para a Elaboração do Plano Diretor Participativo - ministrada pelo prof. Dr. Nabil Bonduki. Realização Núcleo Especial de Apoio ao Plano Diretor Participativo em Mato Grosso - auditório da SEPLAN-MT, 24 e 25/06/2005 c.h.16h. 2006. (Oficina).
Oficina Plano Diretor Participativo e os Instrumentos do Estatuto da Cidade - ministrada pelo arq. Renato Cymbalista, Instituto Pólis. Realização Ministério das Cidades, SEPLAN-MT/Núcleo Especial de Apoio ao Plano Diretor Participativo em MT.. 2006. (Oficina).
Palestra: "Condições Básicas para Aprovação de Projetos na Prefeitura". 2006. (Outra).
Seminário Desafio Metropolitano: Perspectivas para a criação da Região Metropolitana da Grande Cuiabá. Realização: SEPLAN-MT/AGLURB, Cuiabá-MT 12/06/06. c.h 8h.1. Modelo de Gestão na Ótica de um Sistema Urbano-Regional; 2. Paradigma Metropolitano - Estratégias de Planejamento e Gestão (Moderadora). 2006. (Seminário).
Seminário Regional sobre Cadastros Técnicos Territoriais Multifinalitários. 2006. (Seminário).
2ª Conferência das Cidades do Estado de Mato Grosso. 2005. (Outra).
Oficina de Envolvimento e Participação Social para o Plano Diretor Participativo, ministrado por Albina Cusmanich. Realização SEPLAN-MT e Núcleo Especial de Apoio ao Plano Diretor Participativo em MT, 5 a 7/12/05 c.h. 24h.. 2005. (Oficina).
Oficina Regional de Multiplicadores em Plano Diretor Participativo e Regularização Fundiária Sustentável. 2005. (Oficina).
Conferência Internacional: Cidades de Fronteira. 2004. (Outra).
XVI Congresso Brasileiro de Arquitetos. 2000. (Congresso).
Alternativas de Gestão Territorial para o Aglomerado Urbano de Brasília. 1997. (Seminário).
Ciclo de Conferências: Arquitetura Bioclimática. 1996. (Simpósio).
Palestra no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - CIORD/UnB - Módulo Instrumentos de Planejamento e Gestão do Território - Aplicação e Métodos.Planos Diretores Municipais. 1996. (Outra).
IV Seminário sobre Desenho Urbano no Brasil. 1991. (Seminário).
II Seminário sobre Desenho Urbano no Brasil. 1986. (Seminário).
XII Congresso Brasileiro de Arquitetos. 1985. (Congresso).
I Simpósio de Desenvolvimento Urbano. 1983. (Simpósio).
Encontro Nacional de Municípios: "Município, Participação Comuintária e Democracia". 1982. (Encontro).
XI Congresso Brasileiro de Arquitetos. 1982. (Congresso).
Participação em bancas
GUSHIKEN, Shirley Hitomi; PARIS, O.; FONSECA, Wallace. Estudos urbanísticos: Jardim dos Ipês. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso.
GUSHIKEN, Shirley Hitomi; GALDINO, Yara da Silva Nogueira; POPPI, A.. Peres.Parque da Comunidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso.
GUSHIKEN, Shirley Hitomi; TOPANOTTI, V. P.; POPPI, A.. Revitalização do Parque Municipal Lagoa Encantada. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ARAUJO, D.;GUSHIKEN, Shirley Hitomi; CARIGNANI, G.. Requalificação do Parque Bernardo Berneck - Várzea Grande. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ORIENTADORA, A. C. S.;GUSHIKEN, Shirley Hitomi; CARIGNANI, G.. A política urbana e a segregação socioespacial no município de Sinop. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso.
TOPANOTTI, V. P.;GUSHIKEN, Shirley Hitomi; KIRST, T.. Parque da Quineira em Chapada dos Guimarães. 2010.
MATTOS, G. F.;GUSHIKEN, Shirley Hitomi; Adrião, João Mário. Campos Elísios - Serviços Funerários. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso.
SILVA, R. S. J.; MIRANDA, C. S.;GUSHIKEN, Shirley Hitomi. Um estudo para Praça Antônio Corrêa da Costa - Cuiabá/MT. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Cuiabá.
SPINELLI, R. B.; ABDALLA, A. C.;GUSHIKEN, Shirley Hitomi. Centro Hípico Jockey Club. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Cuiabá.
GUSHIKEN, Shirley Hitomi; TOPANOTTI, Valdinir Piazza; RIBEIRO, A. R. M.. Propostas Urbanísticas para Feliz Natal-MT. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso.
GUSHIKEN, S. H.;GUSHIKEN, Shirley Hitomi; TOPANOTTI, Valdinir Piazza; RIBEIRO, A. R. M.. Propostas de Intervenções Urbanas no Bairro Coophamil em Cuiabá-MT. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso.
TOPANOTTI, Valdinir Piazza;GUSHIKEN, Shirley Hitomi; FREIRE, Julio Delamonica. Revitalização do Cemitério Municipal de Poxoréu com Ênfase na Questão Ambiental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso.
GUSHIKEN, Shirley Hitomi. Novas Alternativas Habitacionais para o Centro Histórico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso.
GUSHIKEN, Shirley Hitomi. Revitalização do Mercado do Porto de Cuiabá-MT. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Cuiabá.
GUSHIKEN, Shirley Hitomi. Sustentabilidade para Pousada. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Cuiabá.
GUSHIKEN, Shirley Hitomi. Bar para Müsica ao Vivo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Cuiabá.
GUSHIKEN, Shirley Hitomi; BRANDÃO, Douglas Queiroz; ROMANCINI, Sonia Regina. Condomínios horizontais: caracterização das tipologias produzidas em Cuiabá a partir de 1995. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Mato Grosso.
Spinelli, Raul Bulhões; Ourives, Manoela;GUSHIKEN, Shirley Hitomi. Reabilitação Urbana do Bairro Praeirinho com Base em Estudos Climáticos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Cuiabá.
Spinelli, Raul Bulhões; Almeida, Nicácio Lemes de;GUSHIKEN, Shirley Hitomi. Proposta de Loteamento para o Município de Campo Verde. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Cuiabá.
GUSHIKEN, Shirley Hitomi. Parque de Recreação Infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso.
GUSHIKEN, Shirley Hitomi. Praça Mirante em Sinop. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Cuiabá.
GUSHIKEN, Shirley Hitomi. Centro Agrícola de Capacitação Profissional. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Cuiabá.
GUSHIKEN, Shirley Hitomi. Complexo Pólo Audiovisual. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Cuiabá.
GUSHIKEN, Shirley Hitomi. Centro de Atividade Física, Esporte e Estética. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Cuiabá.
GUSHIKEN, Shirley Hitomi. Camping Clube. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso.
GUSHIKEN, Shirley Hitomi. Proposta de Estação Ferroviária de Passageiros para Cuiabá. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso.
GUSHIKEN, Shirley Hitomi. Centro de Informações Turísticas e Culturais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso.
GUSHIKEN, Shirley Hitomi. Expansão Urbana Sustentável para a Cidade de Tapurah. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso.
GUSHIKEN, Shirley Hitomi. Parque Aquático em Cuiabá. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Cuiabá.
GUSHIKEN, Shirley Hitomi. Centro Administrativo para Sinop - Nova Sede da Prefeitura Municipal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Cuiabá.
GUSHIKEN, Shirley Hitomi. Clínica Holística para Mulher. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso.
GUSHIKEN, Shirley Hitomi; MIRANDA, C. S.; NOGUEIRA, M.. Habitação Popular, uma Tentativa de Melhoria para a População Mais Carente. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso.
GUSHIKEN, S. H.;GUSHIKEN, Shirley Hitomi; FEUERHARMEL, A. R.; SANTOS, J. A. L.. Proposta de Lei de Uso e Ocupação do Solo para o Município de Nova Mutum. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso.
GUSHIKEN, Shirley Hitomi; MIRANDA, C. S.; MATTOS, G. F.. Membro de Comissão Examinadora de Provas e Títulos do Cargo de Professor Assistente do Depto de Arquitetura e Urbanismo/FAET - Portaria GR n. 598 de 04/12/2002. 2002. Universidade Federal de Mato Grosso.
GUSHIKEN, Shirley Hitomi. Membro da Comissão Julgadora do Concurso de Logomarca do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Edificações e Ambiental - PPGEEA da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia. 2009. Universidade Federal de Mato Grosso.
GUSHIKEN, Shirley Hitomi; Gabriel Francisco de Mattos; MIRANDA, C. S.. Membro da Comissão de Avaliação para Teste de Seleção para Professor Substituto para a Área de Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo - Portaria n.214/FAET/2008. 2008.
GUSHIKEN, Shirley Hitomi; TOPANOTTI, Valdinir Piazza; CALLEJAS, Ivan Júlio Apolônio. Membro (presidente) da Comissão Examinadora para Teste Seletivo para Prof. Substituto na área de Urbanismo e Planejamento Urbano do Depto de Arquitetura e Urbanismo/FAET - Portaria n. 034/FAET/2006. 2006. Universidade Federal de Mato Grosso.
Orientou
Estudos urbanísticos: Jardim dos Ipês; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Revitalização do Parque Municipal Lagoa Encantada; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Kaikan: Casa da Cultura Japonesa; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Peres; Parque da Comunidade; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Análise e proposta de tratamento paisagístico em conjuntos habitacionais produzidos pelo Programa de Arrendamento Residencial e pelo Programa Minha Casa Minha Vida; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Áreas de descanso para motoristas e viajantes; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Parque Urbano em Nobres; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Revitalização das Margens do Córrego Gambá e seu Entorno; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Open Mall; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Horto Florestal e Biblioteca da Paisagem em Várzea Grande; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Projeto Beira-Rio: Intervenções na Orla de Santo Antonio de Leverger-MT; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Vilas do Gumitá: Habitação, Desenho e Sustentabilidade na Cidade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Jardim Botânico do Cerrado; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Requalificação Urbana da Comunidade São Gonçalo; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Parque Contemplativo para o Município de Jaciara; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Parque Ecológico para Alta Floresta-MT; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Terminal Rodoviário de Passageiros de Várzea Grande; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Parque Urbano para a Região Sul de Cuiabá; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Propostas Urbanísticas para Nova Casa Verde-MS; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Projeto Alternativo para Loteamento de Interesse Social; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Parque de Lazer Cultural; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Configuração Espacial do Centro Regional Sul; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Academia de Dança; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Residencial Ecologicamente Correto e Autosuficiente; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Projeto de um Jardim Botânico para Cuiabá; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
URBANIZANDO O NOVO PARAÍSO; 2001; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
PROJETO IPIRANGA: URBANIZAÇÃO DE UM ASSENTAMENTO DOS SEM- TERRA; 2001; 67 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
A CRECHE: UMA NECESSIDADE SOCIAL E SUA DISTRIBUIÇÃO NA MALHA URBANA DE CUIABÁ; 2001; 69 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
PARQUE COXIPONÉS: PARQUE URBANO ÀS MARGENS DO RIO COXIPÓ; 1999; 64 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
SINOP: PROPOSTAS URBANÍSTICAS PARA UM BAIRRO DA PERIFERIA; 1999; 70 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
ESTUDOS URBANÍSTICOS PARA A CIDADE DE ARAPUTANGA-MT; 1999; 73 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Orientação de monitoria - Disciplina Paisagismo 1; 2019; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Monitoria - Disciplina Paisagismo 1; 2019; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Monitoria - Disciplina Paisagismo 1; 2019; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Monitoria - Disciplina Paisagismo 1; 2019; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Monitoria - Disciplina Paisagismo 2; 2019; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Monitoria - Disciplina Planejamento Urbano e Regional 1; 2019; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Orientadora do Programa de Bolsa Monitoria da Pró-Reitoria de Graduação, na disciplina Paisagismo no período letivo 2007/2; 2007; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Shirley Hitomi Gushiken;
Produções bibliográficas
-
GUSHIKEN, Shirley Hitomi ; PEREIRA, Margareth da Silva . A comissão Rondon e a implantação da linha telegráfica em Mato Grosso: uma política de urbanização e de conhecimento científico do sertão oeste brasileiro. REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE MATO GROSSO , v. 78, p. 29-52, 2016.
-
GUSHIKEN, Shirley Hitomi ; AZEVEDO, H. P. L. (Org.) . Plano Diretor de Ordenamento Territorial - Documento Técnico. Brasília-DF: Gráfica da CODEPLAN, 1996. v. 1. 242p .
-
GUSHIKEN, Shirley Hitomi . A colonização e o surgimento de novos municípios em Mato Grosso. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUSHIKEN, Shirley Hitomi . Formação de cidades e ocupações territoriais em Mato Grosso. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUSHIKEN, Shirley Hitomi . Centro Histórico de Cuiabá: vazios e degradação da paisagem. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GUSHIKEN, Shirley Hitomi . Dinâmicas urbanas regionais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUSHIKEN, Shirley Hitomi . O processo de urbanização de Mato Grosso: entre isolamento e centralidades estratégicas, uma história em cinco tempos 2016 (Tese de Doutorado).
-
PORTOCARRERO, José Afonso ; GUSHIKEN, Shirley Hitomi ; SILVA, Carolina Joana da . Plano Diretor do Distrito de Mimoso. Cuiabá-MT: Entrelinhas, 2005 (Publicação Técnica).
-
GUSHIKEN, Shirley Hitomi . Planos Diretores no Brasil: uma avaliação após a Constituição de 1988 1994 (Dissertação de Mestrado).
Outras produções
GUSHIKEN, Shirley Hitomi ; PORTOCARRERO, José Afonso ; SILVA, Carolina Joana da . Plano Diretor do Distrito de Mimoso (Município de Santo Antonio do Leverger-MT). 2005.
GUSHIKEN, S. H. ; AZEVEDO, H. P. L. ; OLIVEIRA, T. A. ; GAMARSKI, V. M. ; GRANJA, L. V. ; TRONCOSO, C. R. ; MENDES, M. E. O. ; COELHO, M. M. S. . Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal. 1997.
GUSHIKEN, Shirley Hitomi ; EQUIPE, E. E. ; Plano Diretor Urbano da Cidade de Unaí-MG. 1991.
GUSHIKEN, Shirley Hitomi . Anteprojeto de Lei de Edificações - Revisão Operacional da Lei Municipal n 2.021/82 que Dispõe sobre as Construções, Reformas e Ampliações de Edifícios no Município de Cuiabá. 1988.
GUSHIKEN, Shirley Hitomi . Monitoria da disciplina de Projeto de Arquitetura e Urbanismo VI. 1991 (Monitoria) .
GUSHIKEN, Shirley Hitomi ; POPPI, A. ; PEDROLLO, J. M. . Projeto de Arquitetura do Posto de Urgência e Policlínica do bairro Verdão. 1987 (Projeto arquitetônico) .
GUSHIKEN, Shirley Hitomi ; POPPI, A. ; PEDROLLO, J. M. . Projeto de Arquitetura do Posto de Urgência e Policlínica do Bairro Planalto. 1987 (Projeto arquitetônico) .
GUSHIKEN, Shirley Hitomi ; PEDROLLO, J. M. . Projeto de Arquitetura de Creche - Modelo Padrão. 1986 (Projeto arquitetônico) .
GUSHIKEN, Shirley Hitomi . Projeto de Arquitetura - Reforma e Ampliação do Posto de Saúde do Bairro Quilombo. 1986 (Projeto arquitetônico) .
GUSHIKEN, Shirley Hitomi ; POPPI, A. ; MARTINS, C. Q. . Projeto de Arquitetura do Centro de Controle de Zoonoses de Cuiabá. 1986 (Projeto arquitetônico) .
GUSHIKEN, Shirley Hitomi ; DEMORE, I. B. F. . Projeto de Arquitetura e Paisagismo para o Morro da Luz. 1984 (Projeto de Paisagismo) .
GUSHIKEN, Shirley Hitomi . Projeto Arquitetura - Residência sr. Ermindo P. Campos. 1983 (Projeto arquitetônico) .
GUSHIKEN, Shirley Hitomi . Projeto de Arquitetura - Residência sr. Hissao Ohara. 1983 (Projeto arquitetônico) .
Projetos de pesquisa
-
2009 - 2016
Expansão Urbana em Mato Grosso: Núcleos Urbanos Isolados, Descrição: Identificar e espacializar a ocorrência dos núcleos urbanos de apoio aos assentamentos agrários em Mato Grosso como parte integrante do processo de urbanização em Mato Grosso. A pesquisa, inicialmente exploratória, evoluiu para Tese de Doutorado defendida em fev/2016.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Shirley Hitomi Gushiken - Coordenador.
Prêmios
2006
Medalha Ecológica Municipal, Câmara Municipal de Cuiabá.
1982
Trabalho classificado em 3 lugar. Tema: Sistema Financeiro da Habitação: Projeto de Conjuntos Habitacionais Integrados na Gleba A-29 da Barra da Tijuca., Banco Nacional da Habitação (BNH) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
1982
Menção Honrosa concedida na categoria Trabalho Escrito - Planejamento Urbano sob o tema: Uma Proposta Concreta para Atuar em Favelas Hoje: a Experiência de São João de Meriti., Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio de Janeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Mato Grosso, Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT. , Av. Fernando Correa da Costa, 2367, Boa Esperança, 78060900 - Cuiabá, MT - Brasil, Telefone: (65) 36158774
Experiência profissional
2000 - 2002
Universidade de CuiabáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 12
Atividades
-
02/2002 - 07/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior.
-
02/2000 - 07/2002
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento Urbano e Regional I, Projeto de Urbanismo I, Projeto de Paisagismo
-
02/2000 - 02/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior.
2002 - Atual
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Aprovação em Estágio Probatório conforme Portaria n 099/PROEG/2007.
2002 - Atual
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Afastamento para realização do curso de Doutorado em Urbanismo através do Programa de Doutorado Interinstitucional - DINTER, realizado entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Estadual de Mato Grosso e Universidade Federal de Mato Grosso - UFRJ/Unemat/UFMT. Portaria n. 38/PROPG/2013. Períodos do afastamento: 06/05/2013 a 05/09/2013 e 07/10/2013 a 06/03/2014. Bolsista Capes nos períodos do afastamento.
1998 - 2000
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
07/2002
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Urbanismo, Paisagismo, Planejamento Urbano Regional, Projeto de Urbanismo I - 2002-2005
-
07/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Arquitetura Engenharia e Tecnologia, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Departamento.
-
07/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de Mato Grosso.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Arquitetura e Urbanismo - UFMT.
-
03/2015 - 07/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT.,Cargo ou função, Membro suplente da Comissão de Avaliação de Estágio Probatório do Depto de Arquitetura e Urbanismo a partir de 07/05/2015. Portaria n. 075/PROEG/2015.
-
01/2011
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Letras - UFMT, Departamento de Letras - UFMT.,Atividade realizada, Aprovada na Prova de Proficiência em Língua Estrangeira para Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu : Língua Espanhola..
-
01/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação de Estágio Probatório da prof; Simone Berigo Büttner. Portaria n. 15/FAET/2011 de 31/03/11..
-
01/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação de Estágio Probatório da prof. Doriane Azevedo. Portaria n. 17/FAET/2011 de 31/03/2011.
-
01/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação de Estágio Probatório da prof. Karyna de Andrade Carvalho Rosseti. Portaria n. 19/FAET/2011..
-
03/2008 - 06/2010
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT, Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT.,Atividade realizada, Plano de Regularização Fundiária e Instituição de Zona Especial de Interesse Social dos bairros Itapuã, Três Poderes e Paiaguás II. Membro de equipe técnica multidisciplinar. Referente à Chamada Pública SNPU n. 01/2007 - Ministério das Cidades..
-
05/2008 - 05/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Arquitetura e Urbanismo - Portaria n. 207/PROEG/2008.
-
02/2003 - 04/2010
Direção e administração, Faculdade de Arquitetura Engenharia e Tecnologia, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Coordenadora da Área de Estudos em Urbanismo - Depto Arquitetura e Urbanismo - Decisão de Colegiado de Curso 04/02/03.
-
01/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação de Estágio Probatório da profa. Doriane Azevedo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo - FAET..
-
04/2007 - 04/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT.,Cargo ou função, Membro Suplente da Comissão Especial de Avaliação Docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo , conforme Portaria n 111/PROEG/2007.
-
01/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT.,Cargo ou função, Coordenadora da área de Estudos de Planejamento Urbano do Curso de Arquitetura e Urbanismo - UFMT por decisão em reunião de Colegiado de Curso de 04/02/2003.
-
07/2007 - 06/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Reestruturação Curricular do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMT na Área de Urbanismo, conforme Portaria n 191/FAET/2007.
-
05/2005 - 05/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT.,Cargo ou função, - Representante da UFMT no Núcleo Estadual de Apoio aos Planos Diretores Participativos coordenado pela SEPLAN-MT, Of. 296/GR/05 (UFMT); publicado D.O. 01/12/2005. (Estado).
-
07/2007 - 10/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT.,Cargo ou função, Membro da Comissão para Estabelecimento de Diretrizes Gerais para a Reestruturação Curricular do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMT, conforme Portaria n 194/FAET/2007.
-
04/2007 - 10/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT.,Cargo ou função, - Membro suplente da UFMT na Comissão Preparatória da 3ª Conferência Estadual das Cidades. Of.113/GR20.
-
10/2006 - 10/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT.,Cargo ou função, Membro da Comissão Especial de Avaliação de Estágio Probatório do Depto de Arquitetura e Urbanismo. Portaria n. 153/FAET/2006..
-
03/2006 - 03/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT.,Cargo ou função, - Presidente da Comissão para Elaboração do Regulamento do Trabalho Final de GraduaçÃo do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMT, Portaria n 159/FAET/2007..
-
06/2006 - 06/2006
Extensão universitária , Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT.,Atividade de extensão realizada, - Coordenação - Curso de Extensão: "Paisagismo para Pequenos Espaços" - ministrado pelo arquiteto paisagista Eduardo Barra - junho/2006 - c. h. 20h. proc. 23108.016275/06-7..
-
02/2006 - 06/2006
Extensão universitária , Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Projeto de Extensão: Paisagismo para Espaços Lvres do Bloco da FAET-UFMT.
-
04/2006 - 04/2006
Treinamentos ministrados , Universidade Federal de Mato Grosso.,Treinamentos ministrados, Oficina de Capacitação para a Elaboração do Plano Diretor Participativo na Prefeitura Municipal de Barra do Garças-MT nos dias 17 e 18/04/2006 e Palestra para representantes da comunidade local.
-
01/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT.,Cargo ou função, Membro da Comissão Especial de Avaliação de Estágio Probatório do Depto de Arquitetura e Urbanismo - Portaria n 160/FAET/2004.
-
08/2005 - 08/2005
Extensão universitária , Faculdade de Arquitetura Engenharia e Tecnologia, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora das Palestras - Os "Paisagistas Contemporâneos: Origens e Formatações" ; "Pequenos Espaços, Grandes Intervenções" - Palestrante: Prof. Eduardo Barra - Processo n 23108.081624/05-9.
-
06/2005 - 06/2005
Treinamentos ministrados , Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT.,Treinamentos ministrados, - Palestra ministrada no Núcleo Estadual de Apoio aos Planos Diretores Participativos com o tema "Plano Diretor Participativo: Aspectos Conceituais e Metodológicos". Local: auditório SEPLAN, 20/06/05.
-
06/2004 - 05/2005
Extensão universitária , Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT.,Atividade de extensão realizada, - Projeto de Urbanismo para o Bairro São Sebastião - jun 2004/mar2005 - proc.23108.018696/06-6.
-
08/2002 - 03/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de Mato Grosso.,Cargo ou função, Membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Cuiabá - como Suplente do Reitor - indicação Of. n469/GR/2002; agradecimento e elogio pelo trabalho junto ao Conselho, Of. n 224/GR/2005 e Portaria n 160/GR/2005 de 25/04/2005..
-
08/2004 - 09/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Arquitetura Engenharia e Tecnologia, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Membro de Comissão Especial no Processo de Inscrição ao Concurso de Professor Assistente - Edital n 18/PROAD/2004.
-
03/2004 - 05/2004
Extensão universitária , Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT.,Atividade de extensão realizada, - Projeto de Paisagismo para Espaços Livres da UFMT - mar-mai/2004 - proc. 23108.009814/06-5.
-
06/2003 - 01/2004
Extensão universitária , Faculdade de Arquitetura Engenharia e Tecnologia, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Projeto: " Paisagismo para Espaços Livres da UFMT" - Processo n 23108.018624/05-9.
-
06/2003 - 01/2004
Extensão universitária , Faculdade de Arquitetura Engenharia e Tecnologia, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Projeto: "Reorganzação Espacial do Viveiro de Mudas da UFMT" - Processo n 23108.008321/04-0.
-
01/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT.,Cargo ou função, Membro da Comissão para Elaboração do Plano de Necessidades do Depto de Arquitetura e Urbanismo para Abertura de Turma Especial em Sinop-MT.
-
03/2002 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Arquitetura Engenharia e Tecnologia, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Membro de Comissão Temporária para Reestruturação Curricular do Curso de Arquitetura e Urbanismo - UFMT.
-
07/2002 - 03/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Arquitetura Engenharia e Tecnologia, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Membro da Congregação da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia-FAET.
-
07/2002 - 01/2003
Direção e administração, Faculdade de Arquitetura Engenharia e Tecnologia, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo - UFMT - Portaria n 1130/PROAD/2002.
-
07/2002 - 01/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Arquitetura Engenharia e Tecnologia, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Membro-presidente do Colegiado de Curso.
-
07/2002 - 08/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Arquitetura Engenharia e Tecnologia, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Membro de Comissão de Sindicância - Portaria n 05/FAET/2002 - processo n 23108.009545/02-0.
-
01/2002
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT, Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT.,Atividade realizada, Palestra : "O Plano Piloto de Brasília no Contexto da Urbanização do Distrito Federal" - ministrada no Depto de Arquitetura e Urbanismo - UFMT.
-
02/1998 - 02/2000
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, Projeto de Urbanismo I
-
01/2000
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT, Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFMT.,Atividade realizada, Palestra: "Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal" - ministrada no Depto de Arquitetura e Urbanismo da UFMT.
1995 - 1997
Governo do Distrito FederalVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cargo comissionado, Carga horária: 40
Atividades
-
10/1995 - 12/1997
Direção e administração, Instituto de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal, Diretoria de Desenvolvimento Territorial Urbano e de Informações.,Cargo ou função, Assessora da Diretoria de Desenvolvimento Territorial, Urbano e de Informações.
-
03/1995 - 10/1995
Direção e administração, Instituto de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal, Diretoria de Desenvolvimento Territorial Urbano e de Informações.,Cargo ou função, Chefe do Núcleo de Ordenamento Territorial e Urbano.
1984 - 1992
Prefeitura Municipal de CuiabáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Nível Superior, Carga horária: 40
Atividades
-
01/1986 - 05/1990
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação, Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação.,Atividade realizada, trabalhos técnicos em arquitetura e planejamento urbano.
-
06/1986 - 03/1987
Direção e administração, Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação, Departamento de Planos e Programas.,Cargo ou função, Chefe da Divisão de Estudos e Planos.
-
03/1984 - 01/1986
Outras atividades técnico-científicas , Gabinete do Prefeito, Gabinete do Prefeito.,Atividade realizada, assessoria técnica - Área de Urbanismo.
1982 - 1982
Fundacao para o Desenvolvimento da Região Metropolitana do Rio de JaneiroVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Outras informações:
Neste período atuou no Programa de Legalização de Favelas no Município de São João de Meriti realizando trabalhos de medição, desenho de mosaico e desenhos de plantas individuais das casas das favelas Morro das Pedras e Vila Presidente Kennedy.
Atividades
-
02/1982 - 06/1982
Estágios , Fundação Para o Desenvolvimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.,Estágio realizado, Programa de Legalização de Favelas no Município de São João de Meriti.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Shirley Hitomi Gushiken e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?