Luiz de Jesus Dias da Silva
Professor Associado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAU/ITEC/UFPA. Docente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU/UFPA. Arquiteto e Urbanista Formado pelo Centro Tecnológico da Universidade Federal do Pará (1985). Doutor em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia PPGSA do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas IFCH/UFPA (2016); Mestrado em Ciências em Arquitetura pelo PROARQ/UFRJ (2007), na linha de pesquisa em Sustentabilidade Ambiental, Especialista em Conforto Ambienta pela UFPA (1987), Licenciado Pleno em Desenho (1986). Pesquisador da Área de Arquitetura e Urbanismo, Meio Ambiente, Percepção do Ambiente, Ambiências, Sociedade e Antropologia Urbana. Tem experiência de atuação administrativa e de elaboração de estudos ambientais e projetos na área de Gestão Ambiental Urbana. É consultor Sênior em Meio Ambiente, atuando na elaboração de Estudos Ambientais no meio urbano e no meio rural.
Informações coletadas do Lattes em 31/01/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em ANTROPOLOGIA
2012 - 2016
Universidade Federal do Pará
Título: Pedra Redes e Malha na Circulação de Pescado do Ver-o-Peso ao Meio Urbano de Belém do Pará
, Ano de obtenção: 2016. CARMEM IZABEL RODRIGUES. Palavras-chave: Pedra do Ver-o-Peso; Redes Sociais; Malha Urbana; Belém do Pará.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Mestrado em Arquitetura
2005 - 2007
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A Adoção de Princípios da Sustentabilidade Ambiental na Produção de Edifício Multifamiliar: estudo de caso na cidade de Belém - Pará., Ano de Obtenção: 2007
Dra Mônica Santos Salgado.
Especialização em Arquitetura nos Trópicos - Conforto Ambiental
1986 - 1987
Aperfeiçoamento em Licenciatura Plena em Desenho Técnico
1980 - 1984
Universidade Federal do Pará
Ano de finalização: 1984;
Formação complementar
2004 - 2004
Curso de Consultoria e Auditoria Ambiental. (Carga horária: 60h). , Faculdade Estácio de Belém, Estácio Belém, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: GESTÃO AMBIENTAL URBANA.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo.
Organização de eventos
SILVA, L. J. D. ; TAVARES, E. R. . WEBINÁRIO - MORADA E SOCIEDADE NA AMAZÔNIA. 2021. (Outro).
SILVA, L. J. D. ; TAVARES, E. R. . WEBINÁRIO - ARQUITETURA E SUBJETIVIDADE. 2021. (Outro).
SILVA, L. J. D. ; RODRIGUES, C. I. ; COSTA JR., J. M. F. ; CANETE, Voyner Ravena . III Seminário Mercados Populares em Belém. 2015. (Outro).
SILVA, L. J. D. ; RODRIGUES, C. I. ; COSTA JR., J. M. F. ; CANETE, Voyner Ravena . II Seminário Mercados Populares em Belém. 2014. (Outro).
SILVA, L. J. D. . 2 SIPET - Semana Integrada de Pesquisa, Engenharia e Tecnologia. 2009. (Outro).
SILVA, L. J. D. . 3ª Semana do Meio Ambiente da Faculdade Ideal - FACI. 2008. (Outro).
SILVA, L. J. D. . 1 SIPET - Semana Integrada de Pesquisa, Engenharia e Tecnologia. 2008. (Outro).
SILVA, L. J. D. . 2ª Semana de Meio Ambiente da Faculdade Ideal - FACI. 2007. (Outro).
SILVA, L. J. D. . 1ª Semana de Meio Ambiente da Faculdade Ideal. 2006. (Outro).
Participação em eventos
Arquitetura, Subjetividade e Cultura> Pensando Ambiências pela Subjetividade.Sentindo a cidade através da alteridade, entre conceitos e prática de campo. 2021. (Outra).
WEBNÁRIO - ARQUITETURA E SUBJETIVIDADE.ARQUITETURA E SUBJETIVIDADE NA AMAZÔNIA. 2021. (Seminário).
I WEBNÁRIO: VIVER, MORAR E REZAR NA CIDADE.Ver-o-Peso e sua comunicação com a cidade: de espaço social de comércio a lugar simbólico em Belém do Pará. 2020. (Seminário).
III Seminário Mercados Populares em Belém.Peixeiros e Balanceiros: Uma etnografia das relações sociais na Pedra do Peixe do Ver-o-Peso em Belém/PA. 2015. (Seminário).
V REA XIV ABANNE. Peixeiros e Balanceiros: Etnografia das relações sociais entre categorias de Trabalhadores na Pedra do Peixe no Ver-o-Peso em Belém do Pará. 2015. (Congresso).
APPURBANA 2014.Arranjos Habitacionais, sociabilidade e parentesco em multimoradias nas sub-bacias 3 e 4 da Bacia Hidrográfica da Estrada Nova em Belém/PA. 2014. (Seminário).
II seminário Mercados Populares em Belém.Relatório de pesquisa Mercados Populares em Belém. 2014. (Seminário).
IV REA XIII ABANNE. Feira do Artesanato Domingo na Praça: Comércio, circulação e lazer no Centro da Cidade de Belém. 2013. (Congresso).
3 Encontro Norte da SBS 2012.Portal da Amazônia, Metrópole Portuária: Intervenções Urbanísticas, Sociabilidades e Identidades ribeirinhas em Belém do Pará.. 2012. (Encontro).
3 Encontro Norte de Sociedade Brasileira de Sociologia. ?USOS, SOCIABILIDADES E IDENTIDADES EM MUDANÇA EM PORTOS E FEIRAS DO GUAMÁ-BELEM-PA: O PORTAL DA AMAZÔNIA EM FOCO?,. 2012. (Congresso).
XIV Encontro Nacional da ANPUR. 2011. (Congresso).
1 Seminário de Pesquisa do CESUPA.Curso - 1 Seminário de Pesquisa do CESUPA. 2000. (Seminário).
I Curso Internacional de Gestão de Rios Urbanos.Curso - I Curso Internacional de Gestão de Rios Urbanos. 2000. (Outra).
III Semana de Meio Ambiente.Palestrante na III Semana de Meio Ambiente. 2000. (Outra).
4 Congresso de Ecologia do Brasil. Curso - 4 Congresso de Ecologia do Brasil. 1999. (Congresso).
Metodologia de Educação Ambiental em Áreas de Parques , Reservas e Museus.Curso - Metodologia de Educação Ambiental em Áreas de Parques , Reservas e Museus. 1999. (Outra).
Minicurso de Paisagismo no Ambiente Urbano. 1999. (Outra).
Agenda 21: Por que, para quem, como. 1998. (Outra).
Ecolatina 98 - Curso de Gerenciamento Ambiental nos Municípios.Curso - Ecolatina 98 - Curso de Gerenciamento Ambiental nos Municípios. 1998. (Outra).
I Encontro Ecológico para Estudantes de 1 e 2 graus.Conferencista no I Encontro Ecológico para Estudantes de 1 e 2 graus - I Ecojúnior. 1998. (Encontro).
Jornada Paraense de Geotecnologia. 1998. (Outra).
Os Impactos sobre os Ecossistemas do entorno de Belém.Palestrante no III Seminário - Os Impactos sobre os Ecossistemas do entorno de Belém. 1998. (Seminário).
Planejamento Ambiental Urbano.Conferencista na I Feira Ambiental da Petrobrás. 1998. (Outra).
Educação Ambiental: Fundamentos Teóricos e Práticos.Curso - Educação Ambiental: Fundamentos Teóricos e Práticos. 1997. (Outra).
Gestão Ambiental: Uma abordagem Gerencial para o Desempenho Ambiental.Curso - Gestão Ambiental: Uma abordagem Gerencial para o Desempenho Ambiental. 1997. (Outra).
Participação em bancas
SILVA, L. J. D.; CARDOSO, A C; DUARTE, C. R. S.. Lugar sensório: análise subjetiva no Parque Estadual do Utinga (PEUt), em Belém do Pará.. 2023. Dissertação (Mestrado em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, L. J. D.; GODOY, R.; DUARTE, C. R. S.. Quando o olhar abraça: Um flâneur experenciando as ambiências do comércio informal de Belém do Pará. 2022. Dissertação (Mestrado em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Federal do Pará.
MIRANDA, C. S.;SILVA, L. J. D.. SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE MANAUS - AM: HISTÓRIA, PATROMÔNIO E SIGNIFICÂNCIA CULTURAL. 2021. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, L. J. D.; MIRANDA, C. S.. Os Pavilhões em ferro do Mercado Bolonha e Adolpho Lisboa: patrimônio de uma arquitetura pré-fabricada. 2019. Dissertação (Mestrado em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Federal do Pará.
CARDOSO, A C;SILVA, L. J. D.; ARENZ, K. H.; BRANDAO, J. P. M.; MOTTA, L.. Espaços construídos dos quilombos no Pará, do Colonial à Pós-abolição (século XIX ao XXI). 2023. Tese (Doutorado em Doutorado em Arqueitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Pará.
MARQUES, F. L. T.;SILVA, L. J. D.; SAUNIER, C. N. M.. UMA SÍNTESE DIALÉTICA: ESPAÇOS CONSTRUÍDOS DOS QUILOMBOS NO PARÁ, DO COLONIAL APÓS ABOLIÇÃO.. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Arqueitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, L. J. D.; FIGUEIREDO, C. A.; SFAIR, R. F.. PERCEPÇÕES DAS AMBIÊNCIAS NA ARQUITETURA SACRA: UMA ANÁLISE SENSÍVEL NA RELAÇÃO DOS USUÁRIOS COM O ESTAR/ PERMANECER/RETORNAR À IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO EM BELÉM PA. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Federal do Pará.
CHAVES, S.;SILVA, L. J. D.; SANTANA, E. P.. UM OLHAR SENSÍVEL SOBRE O CENTRO HISTÓRICO DE BELÉM: UMA ANÁLISE FENOMENOLÓGICA SOBRE A PRIMEIRA RUA DE BELÉM. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, L. J. D.; GODOY, R.; TOURINHO, Helena. L. Z.. Os Sentidos da Não-Visão: Percepção de ambiências por deficientes visuais no bairro de Batista Campos em Belém - PA. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Federal do Pará.
CARDOSO, A C;SILVA, L. J. D.. A (In)Visibilidade do Portuense Frente aos Novos Arranjos Urbanos Contemporâneos. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, L. J. D.; CARDOSO, A C; DUARTE, C. R. S.. Lugar Sensório: Análise subjetiva do Parque Estadual no Utinga (PEUt), em Belém do Pará. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA, E. R. T.;SILVA, L. J. D.; GODOY, R.; NUNES, M. C.. QUANDO O OLHAR ABRAÇA: INTERSUBJETIVIDADE E SOCIABILIDADE PERCEPTIVA DO COMÉRCIO INFORMAL DAS RUAS CONSELHEIRO, JOÃO ALFREDO E SANTO ANTÔNIO EM BELÉM DO PARÁ DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, L. J. D.; MIRANDA, C. S.. ARQUITETURA NOS TRÓPICOS: O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO QUE CONSOLIDOU A ARQUITETURA REGIONAL PARAENSE NA DÉCADA DE 80 DO SÉCULO XX. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, L. J. D.; PONTES, Juliano X. P.. Municípios Verdes? Análise da Relação entre o Programa Municípios Verdes e as Políticas Ambientais e Urbanas nos Municípios de Belém e Paragominas (PA) entre 2011 e 2021. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, L. J. D.; MIRANDA, C. S.. Santa Casa de Misericórdia de Manaus (AM): Monumento, Memória e Valores. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, L. J. D.; MIRANDA, C. S.. Os Pavilhões em Ferro do Mercado Bolonha - Belém-PA: Patrimônio de uma arquitetura pré-fabricada.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, L. J. D.; SILVA, Jeana Farias da; JESUS, L. F. O.. Proposta de Implementação de Um Sistema de Gestão Ambiental para uma Empresa no Ramo de Engenharia em Belém - PA, ano de 2009. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Ambiental) - Faculdade Ideal.
SILVA, L. J. D.; CARDOSO, A C; SAUNIER, K. N. M.. A (DES)VALORIZAÇÃO DA ARQUITETURA RIBEIRINHA AMAZÔNICA EM BELÉM DO PARÁ, SÉCULO XIX E XX. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, L. J. D.; MIRANDA, C. S.. Patrimônio Arquitetônio e locus de práticas culturais comerciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, L. J. D.; MELO, Gustavo S. V.; FRANCO, Irving. M.. Centro Cultural de Música e da Palavra. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Pará.
FRANCO, Irving. M.;SILVA, L. J. D.; MARCIEL, Marcela M.. Um Edifício Mais Sustentável: Ante-Projeto de um Centro de Referência em Educação Ambiental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, L. J. D.; FRANCO, Irving. M.; MAGALHAES, Nelma.. Arquitetura Bioclimática Aplicada em Anteprojeto de Centro Esportivo Público, no Bairro do Guamá. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, L. J. D.; TOURINHO, Helena. L. Z.; FARES FILHO, Akel.. Proposta de Intervenção Urbanistica no Parque Ecológico do Município de Belém. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura) - Universidade da Amazônia.
Orientou
Paisagismo Linear ao Longo de Rios Urbanos: O Caso do Igarapé Tucunduba - Belém/PA; Início: 2008; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);
Proposta de Implementação de Um Sistema de Gestão Ambiental para uma Empresa no Ramo de Engenharia em Belém - PA, ano de 2009; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Ambiental) - Faculdade Ideal; Orientador: Luiz de Jesus Dias da Silva;
Educação Ambinetal para o Trânsito em Belém-PA; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luiz de Jesus Dias da Silva;
Exaustores Eólicos: O uso de Energia Natural no Controle do Conforto Térmico do Ambiente Construído; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura) - Universidade da Amazônia; Orientador: Luiz de Jesus Dias da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, L. J. D. ; RODRIGUES, C. I. . Círio de Nazaré: a festa urbana de fé e a homenagem dos trabalhadores do Ver-oPeso à padroeira dos paraenses. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 14, p. 1-20, 2020.
-
SILVA, LUIZ DE JESUS DIAS DA ; RODRIGUES, CARMEM IZABEL . Pedra do Peixe: redes sociais na circulação do pescado do Ver-o-Peso para a cidade de Belém do Pará. BOLETIM DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI. CIÊNCIAS HUMANAS , v. 11, p. 581-599, 2016.
-
SILVA, L. J. D. . Meu Ambiente e o Meio Ambiente. Açaí Off Road, 2005.
-
SILVA, L. J. D. . A Construção Passo a Passo. Revista Metro Quadrado, 1995.
-
SILVA, L. J. D. ; MIRANDA, C. S. (Org.) . Cultura, sociedade e espacialidades na Amazônia. 1. ed. Belém: NUMA, 2020. v. 1. 132p .
-
SILVA, L. J. D. . OLHARES SENSÍVEIS AO CENTRO HISTÓRICO DE BELÉM - VIVENCIAS E TEMPORALIDADE. 720. ed. BELÉM: NAEA, 2019. v. 1. 202p .
-
SILVA, L. J. D. . MERCADOS POPULARES EM BELÉM. 302. ed. BELÉM: NAEA, 2017. v. II. 295p .
-
RODRIGUES, C. I. ; SILVA, L. J. D. ; MARTINS, R. F. . Mercados Populares em Belém: Produção de Sociabilidades e Identidades em Espaço Urbano. 1. ed. Belém: NAEA, 2014. v. 1. 352p .
-
SILVA, L. J. D. ; PONTES, Juliano X. P. . Urbanização e Ambiente. 1. ed. Belém: PAKA-TATU, 2012. v. 1. 358p .
-
SILVA, L. J. D. ; PONTES, Juliano X. P. (Org.) . Urbanização e Ambiente - Experiências de pesquisa na Amazônia Oriental. 01. ed. Belém: PakaTatu, 2011. v. 1. 352p .
-
SILVA, L. J. D. . ETNOGRAFIA NA PESCA ARTESANAL QUE ABASTECE A FEIRA DO VER O PESO EM BELÉM DO PARÁ.. In: WOYNER RAVENA CAETE; LUCIANA GONÇALVES DE CARVALHO. (Org.). MARES E MARÉS. SUSTANTABILIDADE, SOCIABILIDADE E CONFLITOS COSIO AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA. 01ed.BELÉM: NUMA, 2021, v. 01, p. 253-278.
-
SILVA, L. J. D. . PERCEPÇÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO HUMANIZADO. In: LUIZ DE JESUS DIAS DA SILVA. (Org.). PERCEPÇÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. POR MAIS HUMANIZAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO. 01ed.BELÉM: PAKA-TATU, 2021, v. 01, p. 17-32.
-
SILVA, L. J. D. ; MIRANDA, C. S. ; PERDIGAO, A. K. ; CHAVES, C. . PERCEPÇÃO COMO MODO DE ENTENDIMENTO DA ARQUITETURA, DA CULTURA E DAS ESPACIALIDADES NA AMAZÔNIA.. In: LUIZ DE JESUS DIAS DA SILVA. (Org.). PERCEPÇÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. POR MAIS HUMANIZAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO. 01ed.BELÉM: PAKA-TATU, 2021, v. 01, p. 33-48.
-
SILVA, K. L. T. ; SILVA, L. J. D. ; MIRANDA, C. S. . IMAGEM DO PATRIMÔNIO: SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE MANAUS - AMAZÔNIA E SUA RELAÇÃO COM A PAISAGEM URBANA. In: LUIZ DE JESUS DIAS DA SILVA. (Org.). PERCEPÇÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. POR MAIS HUMANIZAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO. 01ed.BELÉM: PAKA-TATU, 2021, v. 01, p. 49-62.
-
LEAL, L. S. ; SILVA, L. J. D. ; MIRANDA, C. S. . JÁ VI MUITA COISA ALI: PERCEPÇÃO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JOÃO DE BARROS BARRETO.. In: LUIZ DE JESUS DIAS DA SILVA. (Org.). PERCEPÇÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. POR MAIS HUMANIZAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO. 01ed.BELÉM: PAKA-TATU, 2021, v. 01, p. 105-118.
-
MACHADO, I. ; SILVA, L. J. D. ; CHAVES, C. . O PÚBLICO E O PRIVADO NA EXPERIÊNCIA ESPACIAL DA MULHER. In: LUIZ DE JESUS DIAS DA SILVA. (Org.). PERCEPÇÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. POR MAIS HUMANIZAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO. 01ed.BELÉM: PAKA-TATU, 2021, v. 01, p. 133-146.
-
MENDES, R. W. F. F. ; SILVA, L. J. D. ; PERDIGAO, A. K. . PERCEPÇÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO E SUAS CONTRIBUIÇÕES AO PROJETO ARQUITETONICO PARA IDOSOS NA AMAZÔNIA. In: LUIZ DE JESUS DIAS DA SILVA. (Org.). PERCEPÇÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. POR MAIS HUMANIZAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO. 01ed.BELÉM: PAKA-TATU, 2021, v. 01, p. 147-160.
-
SILVA, L. J. D. ; SOUSA, E. R. T. ; RAMOS, M. F. . PERCEPÇÃO QUANTO À VERTICALIZAÇÃO EM BELÉM DO PARÁ NOS PERÍDOS DA BELLE-EPOQUE E DO MODERNISMO. In: LUIZ DE JESUS DIAS DA SILVA. (Org.). PERCEPÇÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. POR MAIS HUMANIZAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO. 01ed.BELÉM: PAKA-TATU, 2021, v. 01, p. 175-190.
-
SILVA, L. J. D. ; CHAVES, Celma . Mercados e feiras livres em Belém: Percepção e história. In: Luiz de Jesus Dias da Silva, Cybelle Salvador Miranda. (Org.). Mercados e feiras livres em Belém: Percepção e história. 1ed.Belém: NUMA, 2020, v. 1, p. 17-28.
-
SILVA, L. J. D. ; TAVARES, E. R. . Ver-o-Peso entre água e terra: lugar de arquitetura, cultura e sociabilidade na Amazônia brasileira. In: Luiz de Jesus Dias da Silva, Cybelle Salvador Miranda. (Org.). Ver-o-Peso entre água e terra: lugar de arquitetura, cultura e sociabilidade na Amazônia brasileira. 1ed.Belém: NUMA, 2020, v. 1, p. 87-103.
-
GODOY, R. ; SILVA, L. J. D. . O tangível também pode ser ?invisível?: reflexões acerca de bens culturais na cidade de Belém (PA). In: Luiz de Jesus Dias da Silva, Cybelle Salvador Miranda. (Org.). O tangível também pode ser ?invisível?: reflexões acerca de bens culturais na cidade de Belém (PA). 1ed.Belém: NUMA, 2020, v. 1, p. 105-120.
-
SILVA, L. J. D. . CENTRO HISTÓRICO DE BELÉM DO PARÁ: MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE SOBRE PAISAGENS, DINÂMICAS SOCIAIS E HISTÓRIA EM UMA METRÓPOLE DA AMAZÔNIA NO SÉCULO XXI. In: LUIZ DE JESUS DIAS DA SILVA; CYBELE SALVADOR MIRANDA. (Org.). OLHARES SENSÍVEIS AO CENTRO HISTÓRICO DE BELÉM - VIVENCIAS E TEMPORALIDADE. 720ed.BELÉM: NAEA, 2019, v. 1, p. 15-30.
-
PINHEIRO, N. S. ; SANTIAGO, L. M. N. ; RODRIGUES, R. B. D. ; TAVARES, A. C. M. ; SILVA, L. J. D. . FLUXOS EPISÓDICOS NO CENTRO HISTÓRICO DE BELÉM: CIRCUITO CULTURAL E DE LAZER NOS BAIRROS DA CIDADE VELHA, CAMPINA E REDUTO. In: LUIZ DE JESUS DIAS DA SILVA; CYBELE SALVADOR MIRANDA. (Org.). OLHARES SENSÍVEIS AO CENTRO HISTÓRICO DE BELÉM - VIVENCIAS E TEMPORALIDADE. 720ed.BELÉM: NAEA, 2019, v. 1, p. 153-165.
-
VIEIRA, S. N. ; SILVA, L. J. D. . PEDRA DO PEIXE DO VER-O-PESO: ETNOGRAFIA EM UM LUGAR SIMBOLICO NO CENTRO HISTÓRICO DA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ.. In: LUIZ DE JESUS DIAS DA SILVA; CYBELE SALVADOR MIRANDA. (Org.). OLHARES SENSÍVEIS AO CENTRO HISTÓRICO DE BELÉM - VIVENCIAS E TEMPORALIDADE. 720ed.BELÉM: NAEA, 2019, v. 1, p. 166-187.
-
SILVA, L. J. D. . REDE DE CIRCULAÇÃO DO PESCADO NO MEIO URBANO DE BELÉM. In: LUIZ DE JESUS FARIAS DA SILVA. (Org.). REDE DE CIRCULAÇÃO DO PESCADO NO MEIO URBANO DE BELÉM. 302ed.BELÉM: NAEA, 2017, v. II, p. 145-161.
-
SILVA, L. J. D. ; RODRIGUES, C. I. . Feira de artesanato domingo na praça: comércio, circulação e lazer no centro de Belém-PA. In: SILVA, L.J.D; RODRIGUES, C.I.. (Org.). Feira de artesanato domingo na praça: comércio, circulação e lazer no centro de Belém-PA. 500ed.Belém: NAEA, 2014, v. 0I, p. 11-32.
-
CANETE, Voyner Ravena ; SILVA, L. J. D. ; CANETE, T. M. R. . O Portal da Amazônia e a metrópole portuária: alterações urbanísticas, sociabilidades e identidades em portos de Belém. In: CARMEM IZABEL RODRIGUES; LUIZ DE JESUS DIAS DA SILVA; ROSEANE FERREIRA MARTINS. (Org.). MERCADOS POPULARES EM BELÉM. 01ed.BELÉM: NAEA, 2014, v. 01, p. 212-237.
-
SILVA, L. J. D. . Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente: Debate Mundial e Seu Reflexo na Amazônia Oriental no Primeiro Descênio do Século XXI. In: JESUS, Luiz de Jesus D. e XIMENES, Juliano.. (Org.). Urbanização e Ambiente - Experiências de pesquisa na Amazônia Oriental. 1ed.Belém: PakaTatu, 2011, v. 1, p. 21-44.
-
KATIUSSIA, J. ; SILVA, L. J. D. ; CASTRO, Edna M. R. . CONSUMO E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: um olhar sobre o setor de transporte em Belém do Pará. In: JESUS, Luiz de Jesus D. ; XIMENES, Juliano.. (Org.). Urbanização e Ambiente - Experiências de pesquisa na Amazônia Oriental. 1ed.Belém: PakaTatu, 2011, v. 1, p. 155-180.
-
SILVA, L. J. D. ; RODRIGUES, C. I. . O Peixe Nosso de Cada Dia: A Rota do Pescado a partir da Feira do Ver-O-Peso em Belém do Pará.. In: JESUS, Luiz de Jesus D. ; XIMENES, Juliano.. (Org.). Urbanização e Ambiente - Experiências de pesquisa na Amazônia Oriental. 1ed.Belém: PakaTatu, 2011, v. 1, p. 331-352.
-
SILVA, L. J. D. . Gestão Ambiental em Belém. O Liberal, 13 jan. 2000.
-
SILVA, L. J. D. . Peixeiros e balanceiros. Etnografia das relações sociais entre categorias de trabalhadores na Pedra do Peixe no Ver-o-Peso em Belém-Pa. In: V REA XIV ABANNE, 2015, Maceió. V REA XIV ABANNE, 2015.
-
SILVA, L. J. D. ; CANETE, Voyner Ravena ; CANETE, T. M. R. . Arranjos habitacionais, sociabilidade e parentesco em multimoradias nas sub-bacias 3 e 4 da bacia hidrográficas da Estrada Nova em Belém -Pa. In: APPURBANA 2014, 2014, Belém. APPURBANA 2014, 2014.
-
SILVA, L. J. D. ; RODRIGUES, C. I. . FEIRA DE ARTESANATO DOMINGO NA PRAÇA: comércio, circulação e lazer no centro da cidade de Belém do Pará. In: IV REA/XIII ABANNE, 2013, Fortaleza. IV REA/XIII ABANNE, 2013.
-
SILVA, L. J. D. ; CANETE, Voyner Ravena ; CANETE, T. M. R. . Usos, sociabilidades e identidades em mudança em portos e feiras do Guamá-Belém-PA: o Portal da Amazônia em foco. In: 3 ENCONTRO NORTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA, 2012, Manaus. 3 ENCONTRO NORTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA, 2012., 2012, Manaus. 3 ENCONTRO NORTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA. Amazônia e sociologia: Fronteiras do século XXI. Lucas Leão Produções, 2012.
-
SILVA, L. J. D. . Unidades de Conservação no Entorno da Cidade de Belém. In: 4 Congresso de Ecologia do Brasil, 1998, Belém, 1998.
-
SILVA, L. J. D. . Diver(s)cidade: Luta contínua pela cidade plural!. BELÉM, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
SILVA, L. J. D. . PROJETO URBANÍSTICO DE REQUALIFICAÇÃO DA ORLA DO SETOR PROFISSIONAL DA UFPA. 2021.
FAYAL, Ana Clara S. ; RIPARDO, Hebe Simone ; ROCHA, Rossilan M. ; SAMPAIO JUNIOR, João Luiz C. ; SILVA, André Luiz Silva da ; SILVA, Jeana Farias da ; SILVA, L. J. D. ; SILVA, Leonardo de Jesus F. ; SILVA, Luiz Wagner F. ; SOUZA, Elton. C. F. ; VALENTE, Andrea M. ; SOUZA, Jenijunior. . Relatório de Controle Ambiental para Subsidiar o Licenciamento das Obras de Duplicação da Avenida Perimetral no município de Belém-PA. 2008.
SILVA, Luiz Wagner F. ; SILVA, L. J. D. ; SILVA, Jeana Farias da ; SILVA, André Luiz Silva da ; ALMEIDA, Henrique Diniz F. ; FAYAL, Ana Clara S. ; FAYAL, Milton M. S. ; RIPARDO, Hebe Simone ; SAMPAIO JUNIOR, João Luiz C. ; SILVA, Leonardo de Jesus F. . Relatório de Controle Ambiental para Subsidiar o Licenciamento das Obras de Macrodrenagem e Desenvolvimento Local Sustentável da Bacia do Igarapé Tucunduba no município de Belém-PA. 2008.
SILVA, L. J. D. ; FAYAL, Ana Clara S. ; PIZARRO, Jorge Valdez ; SAMPAIO JUNIOR, João Luiz C. ; BRAGA, Risete. M. Q. L. ; RIPARDO, Hebe Simone ; ALMEIDA, Henrique Diniz F. ; SILVA, Luiz Wagner F. ; ALMEIDA, Maria Eliza C. ; VALENTE, Andrea M. ; SILVA, André Luiz Silva da ; SOUZA, Elton. C. F. ; ROCHA, Rossilan M. ; FAYAL, Milton M. S. ; SILVA, Jeana Farias da . Relatório de Controle Ambiental para Subsidiar o Licenciamento das Obras de Melhoramentos Urbanos no Bairro Francisco Coelho - Cabelo Seco. (Município de Marabá - PA). 2007.
Projetos de pesquisa
-
2011 - Atual
Estudo de Impacto de Vizinhança das Sub Bacias 3 e 4 da Estrada Nova, Descrição: Coordenação do projeto de EIV - Estudo de Impacto de Vizinhança das Subbacias 3 e 4 da Estrada Nova.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiz de Jesus Dias da Silva - Coordenador / Ana Clara Serrão Fayal - Integrante / Leonardo de Jesus Farias da Silva - Integrante.
-
2010 - Atual
Projeto Mercados Populares de Belém, Descrição: Trata-se de estudos antropológicos em Mercados e Feiras livres de Belém.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiz de Jesus Dias da Silva - Coordenador / Care Izabel Rodrigues - Integrante / Wilma Leitão - Integrante / Antônio Maurício Costa - Integrante / Luciana Wilm - Integrante.
-
2005 - 2007
Projeto SODIS-Amazônia, Método Alternativo de Desinfecção de Água através da Radiação Solar, na vila de São Francisco, Município de Barcarena, Pará-Brasil realizado pelo Núcleo de Meio Ambiente da FACI - NUMAFI, Descrição: O Projeto consiste em levar às populações carentes de água tratada para consumo humano, um método alternativo de Desinfecção de Água através da Radiação Solar. A água a ser tratada, nesse método é coletada na fonte usual, colocada em uma garrafa plástica (PET) de 1,5 l ou 2,0 l até 2/3 do recipiente, em seguida é tampada e depois sacudida por 20 segundos para potencializar a oxigenação da água, logo após é preenchido o 1/3 restante, tampa-se novamente e expõe essa garrafa ao sol por 6 horas. Após esse período, deixa-se esfriar a água e está pronta para beber. Foram inativados todos os microorganismos patogênicos causadores de doenças endêmicas do trato intestinal, principalmente a diarréia que é a maior causadora de óbito por desidratação de crianças e idosos. A sinergia entre os raios ultravioletas e infra-vermelhos atingem o DNA da célula desse microorganismo provoracando sua inativação. Esse método já é usado com sucesso em mais de 1200 localidades do mundo todo. A sustentabilidade do projeto, se dá através do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde de cada localidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luiz de Jesus Dias da Silva - Integrante / Geraldo de Assis Guimarães - Coordenador / Voyner Ravena Canete - Integrante / Ducival Carvalho Pereira - Integrante / Jeana Farias da Silva - Integrante / Eduardo João de Souza Pinto - Integrante / Mariane Cordeiro Alves Franco - Integrante / José Francisco Pinheiro Melo - Integrante / Gilberto de Miranda Rocha - Integrante / José Carlos de Oliveira - Integrante / Clóvis Simões Vargas Júnior - Integrante / Carla Maria Cunha da Silva - Integrante / Luciana Souza Cruz - Integrante / Adamir Carvalho de Carvalho - Integrante / Tatiani Alyni Gomes de Souza - Integrante / André Luiz Silva da Silva - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Pará. , Campus do Guamá- Centro Tecnológico, Guama, 66075110 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 992667400, URL da Homepage:
Experiência profissional
2020 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ASSESSOR SUPERIOR PREFEITURA MULTICAMPI UFPA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2019 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR PERMANENTE DO PPGAU-UFPA, Carga horária: 3
1989 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: Professor Associado II, Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor Associado II
2018 - 2020
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de FACULDADE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
DIRETOR DA FACULDADE DE ARQUITETURA DE URBANISMO DO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA
Atividades
-
12/1999
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento Urbano, Desenho Industrial, (Docência), Ecologia Urbana, Paisagismo
-
02/1983 - 11/1985
Ensino,,Disciplinas ministradas, (Monitoria), Desenho Técnico I e II, Geometria Descritiva I e II
2016 - 2018
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/ Instituto de TecnológiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Dedicação Exclusiva, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Pesquisa Pro Doutor. "A Pedra do Peixe do Ver po Peso no contexto do Centro Histórico de Belém".
2002 - 2015
Faculdade IdealVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Magistério, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuou nos cursos de Engenharia Civil, Pedagogia e Tecnologia em Gestão Ambiental.
2007 - 2010
Faculdade IdealVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenador do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental
2002 - 2006
Faculdade IdealVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 9
Atividades
-
02/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Ambiental
-
02/2002
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências do Meio Ambiente, Geometria Descritiva, Desenho Técnico, Ecologia
1995 - 1997
Universidade da AmazôniaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 10
1986 - 1989
Universidade da AmazôniaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 0
Atividades
-
02/1995 - 11/1997
Ensino, Arquitetura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conforto Ambiental
-
02/1986 - 11/1989
Ensino, Arquitetura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Formas de Expressão Artística- FECA - Desenho, Expressão Gráfica I e II
1981 - 1986
SEDUCVínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 20
Atividades
-
01/1986 - 12/1989
Serviços técnicos especializados , SEDUC.,Serviço realizado, Arquiteto.
-
01/1986 - 12/1989
Serviços técnicos especializados , SEDUC.,Serviço realizado, Chefe da Divisão de Projetos e Pesquisa.
1981 - 1985
Colégio Estadual Magalhães BarataVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 0
Atividades
-
02/1981 - 12/1985
Ensino,,Disciplinas ministradas, Desenho Básico
1981 - 1985
Colégio Integrado Francisco da Silva NunesVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 0
Atividades
-
02/1981 - 12/1985
Ensino,,Disciplinas ministradas, Desenho Arquitetônico, Desenho Técnico, Desenho Geométrico
1982 - 1983
Escola Técnica Federal do ParáVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 0
Atividades
-
02/1982 - 12/1983
Ensino,,Disciplinas ministradas, Desenho Geométrico
1984 - 1987
GRUPO EDUCACIONAL IDEALVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 0
Atividades
-
02/1984 - 11/1987
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geometria, Desenho Geométrico
2012 - 2015
Associação Brasileira de Desenvolvimento sustentável da AmazôniaVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações:
Supervisor Técnico da ABRADESA no Trabalho Técnico Social para projeto urbanístico e de Macro-drenagem da sub-bacia 2 da Bacia hidrográfica da Estrada Nova em Belém neste ano de 2012.
2005 - 2015
Associação Brasileira de Desenvolvimento sustentável da AmazôniaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquiteto, Carga horária: 10
Outras informações:
Consultor Técnico em Estudos e Projetos Ambientais
2011 - 2011
BETUNORTE ENGENHARIA LTDAVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações:
Pesquisador envolvendo Projetos de Urbanismos e Projetos habitacionais de Interesse Social do Programa Minha Casa Minha Vida nos municípios de Barcarena, São Miguel do Guamá, Acará, Marituba e Santa Bárbara do Pará, nos anos 2011 e 2012 pela Empresa BETUNORTE ENGENHARIA LTDA.
2012 - 2012
Companhia de Habitação do Estado do ParáVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações:
Projeto de caráter Urbanístico e Social através do RCA para as obras de Duplicação da Avenida Perimetral no Município de Belém/Pará em agosto de 2012 para a Empresa Companhia Habitacional do Estado do Pará - COHAB -
2008 - 2008
Companhia de Habitação do Estado do ParáVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenador
Outras informações:
de RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL - RCA para subsidiar o licenciamento ambiental junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente- SEMA, das obras de duplicação da Avenida Perimetral, desde a Avenida Almirante Barroso até a Rua Augusto Corrêa, Duplicação da Ponte sobre o Igarapé Tucunduba e Construção do Residencial Liberdade
1992 - 1993
Construtora BETONVínculo: Diretor Administrativo, Enquadramento Funcional: Arquiteto, Carga horária: 0
1990 - 1991
Construtora BETONVínculo: Arquiteto Responsável Técnico, Enquadramento Funcional: Arquiteto, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1992 - 12/1993
Direção e administração, Construtora BETON.,Cargo ou função, Diretor Administrativo.
-
01/1990 - 12/1991
Serviços técnicos especializados , Construtora BETON.,Serviço realizado, Arquiteto Responsável Técnico.
1994 - 1996
DPJ Arquitetos Associados S/CVínculo: Arquiteto Projetista, Enquadramento Funcional: Arquiteto, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1994 - 12/1996
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Arquiteto Projetista.
2001 - 2002
Eletronorte- Tucuruí-PAVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 0
Outras informações:
Instrutor do Programa de Educação Ambiental Curso de Agentes Multiplicadores Ambientais - Centro de Proteção Ambiental - CPA - UHE - Tucuruí
Atividades
-
09/2001 - 05/2002
Ensino, Agentes Multiplicadores Ambientais, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Instrutor do Programa de Educação Ambiental- Curso de Agentes Multiplicadores Ambientais
2006 - 2007
Engesolo Engenharia LtdaVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações:
Consultor autônomo no Projeto social envolvendo análise e ajustamento dos Projetos de Urbanização, Desenvolvimento Local e Projetos Habitacionais previstos para a Área de Influência Direta do PROMABEM ? Programa de Recuperação Ambiental da Orla de Belém nos anos 2006 e 2007.
2009 - 2010
Executivo Hangar Hotel LDTAVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenador
Outras informações:
Elaboração de Plano de Controle Ambiental - PCA, para subsidiar o licenciamento ambiental junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMA, das obras de construção do Executivo Hangar Hotel.
1999 - 2000
Fundação Parques e Áreas Verdes de BelémVínculo: Diretor de Departamento, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
01/1999 - 12/2000
Direção e administração, Prefeitura Municipal de Belém.,Cargo ou função, Diretor do Departamento de Controle Ambiental.
2010 - 2010
Mape engenharia LTDAVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenador
Outras informações:
Eaboração de Plano de Controle Ambiental - PCA, para subsidiar o licenciamento ambiental junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMA, das obras de construção do Fórum Desembargador Paulo Frota.
2009 - 2009
Prefeitrua Municipal de SalinópolisVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenador
Outras informações:
Projeto de readequação do Aterro sanitário do município de Salinópolis Pará
2009 - 2009
Prefeitrua Municipal de SalinópolisVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenador
Outras informações:
Plano de recuperação de áreas degradadas para encerramento do lixão do bairro Bom Jesus em Salinópolis - Pará
2001 - 2002
Prefeitura Municipal de BelémVínculo: Assessor, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2001 - 12/2002
Serviços técnicos especializados , Prefeitura.,Serviço realizado, Assessor Especial- Equipe de Projetos Especializados (Gabinete do Prefeito).
2008 - 2008
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e RegionalVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenador
Outras informações:
Elaboração de Relatório de Controle Ambiental para subsidiar Licenciamento Ambiental junto a SEMA, das obras de melhoria urbana do bairro Francisco Coelho em Marabá.
2008 - 2008
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e RegionalVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenador
Outras informações:
Elaboração de Relatório de Controle Ambiental - RCA, para obtenção de Licenciamento Ambiental junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente - SEMA para intervença~urbanística das obras de Macrodrenagem e Desenvolvimento Sustentável Local Sustentável do Igarapé do Tucunduba.
2003 - 2004
SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTEVínculo: Diretor de Departamento, Enquadramento Funcional: Diretor de Departamento, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2003 - 12/2004
Direção e administração, Prefeitura Municipal de Belém.,Cargo ou função, Diretor do Departamento de Projetos e Paisagismo (Prefeitura Municipal de Belém).
2012 - 2012
Secretaria Municipal de SaneamentoVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações:
ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA para projeto urbanístico nas sub-bacias 3 e 4 da Bacia hidrográfica da Estrada Nova em Belém no ano de abril a o presente momento neste ano de 2012.
1997 - 1998
Secretaria Municipal De Urbanismo de BelémVínculo: Diretor de Departamento, Enquadramento Funcional: Diretor de Departamento, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1997 - 12/1998
Direção e administração, Prefeitura.,Cargo ou função, Diretor do Departamento de Meio Ambiente (Prefeitura Municipal de Belém).
2010 - 2011
USIPARVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenador
Outras informações:
Relatório de Navegabilidade e Piscosidade do Rio Pará para RESPONDER À INTERESSES DE CONDICIONANTES NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA CONSTRUÇÃO DO PORTO DA EMPRESA USIPAR, através da FUNDAÇÃO DE AMPARO ao desenvolvimento da pesquisa ? FADESP/UFPA
2010 - 2010
VOTORANTINVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenador
Outras informações:
Relatório de Diagnóstico Socioambiental da área ocupada da Fazenda SANJAGRO no Município de Primavera Pará, para empresa VOTORANTIN, ATRAVÉS DA ABRADESA ? agosto de 2010
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luiz de Jesus Dias da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?