Marose Leila e Silva

Arte-educadora licenciada em teatro e mestre em artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estatual Paulista-UNESP. Atualmente é doutoranda na mesma universidade com pesquisa focando a arte contemporânea, como a performance, e suas interfaces no processo educativo. Trabalhou com a formação de educadores no curso de Pedagogia do Instituto Superior Singularidades e atualmente é professora da rede pública de ensino na cidade de São Paulo. Atua também como atriz e performer nos coletivos Desvio e Bloco Fluvial do Peixe Seco.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Artes

2015 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Escola sem muros: intervenAção artística e outras invenções poéticas dentro e fora da sala de aula,
Orientador: João Cardoso Palma Filho

Mestrado em Artes

2010 - 2012

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Intervenção Artística na Escola Pública: reflexões de uma experiência na EMEF Des. Amorim Lima,Ano de Obtenção: 2012
Carminda Mendes André.

Especialização em Arte, Ensino e Cultura

2000 - 2000

Escola de Comunicação e Artes-USP
Título: Rendado de Mulheres
Orientador: Profa.Dra.Regina Stela B Machado

Graduação em licencitura em Artes-Teatro

2005 - 2009

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Teatro na esola: um estudo sobre o corpo da arquitetura e a arquitetura do corpo no contexto educacional
Orientador: Dra Carminda Mendes André

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

História e cultura africana e afro-brasileira. (Carga horária: 48h). , Associação Cultural Cachuera, ACC, Brasil.

2001 - 2001

A Arte do Brincante para Educadores. (Carga horária: 120h). , Teatro e Escola Brincante, TEB, Brasil.

1988 - 1988

Extensão universitária em Psicopedagogia. (Carga horária: 120h). , Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.

1984 - 1984

Extensão universitária em Didática da Percepção Musical. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

FOUCAULT, A LIBERDADE A ÉTICA. 2016. (Encontro).

Práticas artísticas comunitárias. 2016. (Oficina).

?Hidrofaixas ? rios visíveis no Bixiga?. ?Hidrofaixas ? rios visíveis no Bixiga?. 2015. (Exposição).

II Encuentro Latinoamericano de investigadores/as sobre el cuerpo y corporalidades en las culturas. Sair da escola: uma tática de aprender no e com o mundo. 2015. (Congresso).

Virada Cultural.Cegos. 2015. (Outra).

8o. Heminpheric Institut.Cidade corpo ação - a política das paixões nas américas. 2013. (Encontro).

XXII Confaeb-Corpos em trânsito. 2012. (Congresso).

Pedagogia 2011-Encuentro por la unidad de los educadores. Circulos de Cultura-La escuela en la voz de jóvens y adultos narradores. 2011. (Congresso).

XXI Confaeb-. Teatro na educação: um estudo das transformações físicas e educac. em uma escola pública. 2011. (Congresso).

Entrelugares do corpo e da arte. 2010. (Seminário).

I congresso memórias e identidade cultural paulista: do material ao imaterial. 2010. (Congresso).

Identidade e diversidade cultural. 2009. (Seminário).

Seminário ensino de arte para a experiência. 2009. (Seminário).

A função dos modelos de ensino na formação docente.A função dos modelos de ensino na formação docente. 2008. (Encontro).

Engrupedança. 2007. (Encontro).

Formação docente em serviço.Tudo vira brinquedo. 2007. (Oficina).

Semana Singularidades de educação e cultura.Para ensinar os direitos fundamentais de crianças e adolescentes. 2006. (Encontro).

XI semana singularidades de educação e cultura.Para ensinar os direitos fundamentais de crianças e adolescentes. 2006. (Encontro).

Movimentos de arte moderna e Lasar Segal. 1998. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mariana Espírito Santo Bustorff

SILVA, M. L.. Estratégias para a promoção da cultura corporal na escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Instituto Superior de Educação _ Singularidades.

Aluno: Mary Anne Romero

SILVA, M. L.. O brincar no espaço escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Instituto Superior de Educação _ Singularidades.

Aluno: Michelle Ferreira Cesário

SILVA, M. L.. Ensino de artes no primeiro ano do Ensino Fundamental I. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Instituto Superior de Educação _ Singularidades.

Aluno: Simone Cerqueira de Assis

SILVA, M. L.. Brincadeiras de recreiio no Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Peagogia) - Instituto Superior de Educação _ Singularidades.

Aluno: Priscila da Rocha Tanázio

SILVA, M. L.. Como auxiliar no desenvolvimento dos desenhos das crianças para superar modelos esteriotipados. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Peagogia) - Instituto Superior de Educação _ Singularidades.

Aluno: Elza Cardoso Soares

SILVA, M. L.. Os benefícios que a música pode trazer para o desenvolvimento da criança na E.Infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Peagogia) - Instituto Superior de Educação _ Singularidades.

Aluno: Karina Santos Silva

SILVA, M. L.. Entre os muros da escola e a arte de rua. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Instituto Superior de Educação _ Singularidades.

Aluno: Juliana Barbosa

SILVA, M. L.. Por que ocorre a indisciplina ?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Instituto Superior de Educação _ Singularidades.

Aluno: Maria Aparecida da Silva

SILVA, M. L.. Jogo: um importante subsídio para a aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Peagogia) - Instituto Superior de Educação _ Singularidades.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carminda Mendes André

ANDRÉ, Carminda Mendes; CARDOSO FILHO, J. P.; SOUZA, R. M. Q.; SAURA, S. C.; ANDRADE, M. C. R.. A cidade é uma escola: andarilhos em práticas urbanas coletivas. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes) - Instituto de Artes da UNESP.

Carminda Mendes André

ANDRÉ, Carminda Mendes; CARDOSO FILHO, J. P.; SAURA, S. C.. A CIDADE É UMA ESCOLA: ANDARILHOS EM PRÁTICAS URBANAS COLETIVAS.. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Artes) - Instituto de Artes da UNESP.

Alexandre Luiz Mate

MATE, Alexandre.; ANDRÉ, CARMINDA MENDES; MARTINS, Carlos J.. Intervenção Artística na Escola Pública: reflexões de uma Experiência na EMEF Des. Amorim Lima. 2012 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

João Cardoso Palma Filho

ANDRE, C. M.; GODOY, K. M. A.;PALMA FILHO, J. C.. A cidade é uma escola: andarilhos em práticas urbanas coletivas. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Artes) - IA Unesp.

Carlos José Martins

MARTINS, Carlos José. Intervenção Artística na Escola Pública Reflexões de uma Experiência na EMEF Des. Amorim Lima. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Amanda Machado Mnezes

Tcc; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Peagogia) - Instituto Superior de Educação _ Singularidades; Orientador: Marose Leila e Silva;

Juliana Dayan

TCC; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Peagogia) - Instituto Superior de Educação _ Singularidades; Orientador: Marose Leila e Silva;

Katarine Carvalho Alves

TCC; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Peagogia) - Instituto Superior de Educação _ Singularidades; Orientador: Marose Leila e Silva;

Vanda Matos Goés

TCC; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Peagogia) - Instituto Superior de Educação _ Singularidades; Orientador: Marose Leila e Silva;

Anna Luiza Borges

TCC; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Peagogia) - Instituto Superior de Educação _ Singularidades; Orientador: Marose Leila e Silva;

Lourdes Portela

Representações do professor acerca do brincar; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - Instituto Superior de Educação _ Singularidades; Orientador: Marose Leila e Silva;

Bruna Lo Bianco

Brincar na escola-Reflexões a respeito do lúdico na educação infantil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - Instituto Superior de Educação _ Singularidades; Orientador: Marose Leila e Silva;

Elizabete Felisberto dos Santos

Recreio no ensino fundamental I-Como criar um espaço propício à ludicidade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - Instituto Superior de Educação _ Singularidades; Orientador: Marose Leila e Silva;

Priscila Maria S Pinto

TCC; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Peagogia) - Instituto Superior de Educação _ Singularidades; Orientador: Marose Leila e Silva;

Natália Eretzky

O lugar da dança na educação infantil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - Instituto Superior de Educação _ Singularidades; Orientador: Marose Leila e Silva;

Maria Aparecida da Silva

Jogo: um importante subsídio para a aprendizagem; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - Instituto Superior de Educação _ Singularidades; Orientador: Marose Leila e Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carminda Mendes André

Intervenção artística na escola pública; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Instituto de Artes da Unesp (SP),; Orientador: Carminda Mendes André;

Carminda Mendes André

(Trabalho de Conclusão de Curso) Teatro na escola: um estudo sobre o corpo da arquitetura e a arquitetura do corpo no contexto educacional; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Arte - Teatro) - Instituto de Artes da Unesp (SP); Orientador: Carminda Mendes André;

João Cardoso Palma Filho

A cidade é uma escola: andarilhos em práticas urbanas coletivas; 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Artes) - IA Unesp,; Orientador: João Cardoso Palma Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, M. L. . Terras Férteis - pesquisas em arte contemporânea e arte-educação (capítulo). 1. ed. SP: Acadêmica, 2015. v. 1. 20p .

  • SILVA, M. L. . Se O MUNDO É UM MUSEU, POR QUE NÃO SERIA TAMBÉM UMA ESCOLA? Sair da escola: uma tática de aprender no e com o mundo. Teatro: criação e construção de conhecimento, Palmas-TO, p. 58 - 63, 30 nov. 2015.

  • SILVA, M. L. . Circulos de Cultura-A escola na voz de jovens e adultos narradores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, M. L. . Cegos. 2015. Performática.

SILVA, M. L. . Banquete ObsceNU. 2015. Teatral.

SILVA, M. L. . Pulsão. 2013. Teatral.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Superior de Educação _ Singularidades. , Av Faria Lima, 382/386, Pinheiros, 05426200 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30345445, Fax: (11) 30345445, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2004 - 2014

Instituto Superior de Educação _ Singularidades

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 20

2012 - Atual

EMEF Tte José Maria Pinto Duarte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: efetivo, Carga horária: 40

2007 - 2007

Prefeitura do Municipio de Rio Claro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Profa., Carga horária: 24

Outras informações:
Coordenadora responsável pelo módulo "Movimento e Dança" no "Curso de Formação de professores da Educação Infantil" para professores da rede municipal de Rio Claro.

2008 - 2008

Prefeitura Municipal de Rio Claro - SP

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Profa., Carga horária: 16

Outras informações:
Coordenadora do módulo "Jogos e Brincadeiras" no curso "O Brincar na Educação Infantil" para educadores da rede municipal de Rio Claro.

2005 - 2011

EMEF Tarsila do Amaral

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 18