Francisnei Freitas Santos

Enfermeiro formado pela Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia (2017), com pós-graduação em Auditoria em Enfermagem, Gestão de Saúde Pública, Enfermagem do Trabalho, Saúde Pública com Ênfase na Estratégia Saúde da Família (ESF) e Urgência e Emergência Pré- Hospitalar. Possui ampla experiência no atendimento a situações de Urgência e Emergência, bem como na promoção e prevenção à saúde. Atua também em auditorias de contas médicas e na gestão de serviços de saúde, com foco na elaboração de protocolos e POPS.Como pesquisador, tem se destacado por suas contribuições científicas, com diversos trabalhos apresentados em congressos e em conferências de impacto na área da saúde. Dentre suas publicações, destacam-se os artigos Melhores práticas do enfermeiro na atenção primária à saúde: um estudo de caso na Estratégia Saúde da Família (ESF) e Prevalência e fatores de risco para psoríase no Brasil: uma revisão epidemiológica, publicados na revista Contribuciones a las Ciencias Sociales (2024). Além disso, apresentou trabalhos sobre temas como Desafios na saúde mental de indivíduos LGBTQIA+ e A importância do acompanhamento pré-natal na redução de riscos à saúde materno-infantil, em renomados eventos científicos, como congressos e conferências nacionais e internacionais.Sua carreira também é marcada pela liderança, resiliência e capacidade de trabalhar em equipe, sempre com foco em resultados. Com forte raciocínio clínico e compromisso com a excelência assistencial, está disponível para novas oportunidades no mercado de trabalho, buscando contribuir para a melhoria da gestão de saúde e a implementação de melhores práticas clínicas.

Informações coletadas do Lattes em 06/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Lato Sensu em Enfermagem Oncológica

2024 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Especialização em andamento em MBA em Gerenciamento e Gestão de Serviços em Planejamento e Gestão em Saúde

2024 - Atual

FACULDADE HOLÍSTICA/ DNA PÓS

Especialização em Especialização Enfermagem em Gerontologia

2024 - 2024

FACULDADE HOLÍSTICA/ DNA PÓS
Título: Gerontologia/ Enfermagem

Especialização em Especialização Enfermagem na Saúde Pública com Ênfase em Vigilância em Saúd

2023 - 2024

FACULDADE HOLÍSTICA/ DNA PÓS
Título: Políticas de Saúde e Modelos Assistenciais em Saúde Pública
Orientador: Jorge Luiz da Silva Cunha

Especialização em Enfermagem na Saúde Pública com Ênfase em Vigilância em Saúde

2023 - 2023

FACULDADE HOLÍSTICA/ DNA PÓS
Título: Saúde Pública com Ênfase em Vigilância em Saúde

Especialização em Auditoria em Enfermagem

2020 - 2021

Faculdade Batista de Minas Gerais
Título: Auditoria Concorrente: O Papel do Enfermeiro Auditor na Qualidade da Assistência
Orientador: Me. Samuel da Silva Freitas

Especialização em Gestão de Saúde Pública

2019 - 2020

Faculdade Batista de Minas Gerais
Título: A Atuação do Enfermeiro na Gestão da Estratégia de Saúde da Família - ESF
Orientador: Me. Renato Silva Leal

Especialização em Urgência e Emergência Pré-Hospitalar

2017 - 2018

FACULDADE DA REGIÂO SERRANA
Título: Classificação de Riscos em Atendimento de Emergência
Orientador: Dra. Ana Paula Rodrigues

Graduação em andamento em FORMAÇÃO PEDAGOGICA EM PEDAGOGIA

2024 - Atual

UNICV CENTRO UNIVERSITARIO CIDADE VERDE

Graduação em BACHARELADO EM ENFERMAGEM

2013 - 2017

Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia
Título: atendimento de Travestis nas Unidades Básicas de Saúde: Interfaces da Discriminação de Gênero
Orientador: Maria da Conceição Quirino dos Santos

Formação complementar

2024 - 2025

Extensão universitária em A BNCC do Ensino Médio: Ciências da Natureza. (Carga horária: 50h). , Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação - AVAMEC, AVAMEC, Brasil.

2024 - 2025

Extensão universitária em Uso de Recursos Educacionais Digitais. (Carga horária: 60h). , Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação - AVAMEC, AVAMEC, Brasil.

2023 - 2024

Extensão universitária em Políticas de atenção à saúde no sistema prisional. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2023 - 2024

Extensão universitária em Atenção à Saúde da pessoa privada de liberdade. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2023 - 2024

Extensão universitária em Abordagem das síndromes geriátricas e cuidados paliativos na Atenção Primá. (Carga horária: 15h). , Fundação de Assistência ao Trabalhador da Fiocruz, FATF/RJ, Brasil.

2023 - 2024

Clínica Ampliada e Apoio Matricial. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2023 - 2024

Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Adolescentes e Jovens. (Carga horária: 180h). , Instituto Estadual de Ensino Osvaldo Cruz, IEEOC, Brasil.

2023 - 2024

População em Situação de Rua. (Carga horária: 45h). , Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, Brasil.

2023 - 2024

Abordagem Domiciliar em Situações Clínicas Comuns em Idosos - Conteúdo de E. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2023 - 2023

Extensão universitária em Abordagens de adultos em situações de urgência e emergência na Atenção Bás. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2016 - 2017

Extensão universitária em Estimulação Precoce. (Carga horária: 120h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2016 - 2017

Extensão universitária em Violência de Gênero: Aspectos jurídicos, sociais e psicológicos. (Carga horária: 45h). , Assessoria Multidisciplinar a Mulheres em Situação de Violência, TAMOJUNTAS, Brasil.

2016 - 2017

Extensão universitária em Abordagem do Recém-Nascido. (Carga horária: 32h). , Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA, FSADU, Brasil.

2016 - 2017

Extensão universitária em Teleconsultores e Telerreguladores em Saúde Mental. (Carga horária: 100h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2016 - 2017

Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2015 - 2017

Extensão universitária em Módulo Introdutório em Práticas Integrativas e Complementares: Antroposofia. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2015 - 2017

Extensão universitária em O Sistema Único de Saúde e sua legislação. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Identificação dos Grupos de Risco para DRC. (Carga horária: 30h). , Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA, FSADU, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Política Nacional de Saúde Integral Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e. (Carga horária: 45h). , Centro de Estudos da Faculdade de Engenharia da UERJ, CEFEN, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Política Nacional de Atenção ao Portador de DR. (Carga horária: 30h). , Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA, FSADU, Brasil.

2016 - 2016

Manejo Clínico de Chikungunya. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2016 - 2016

ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR NO TRATAMENTO DO PACIENTE ONCOLOGICO. (Carga horária: 4h). , Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia, ÁREA1/CBES, Brasil.

2016 - 2016

COORDENADOR DA CAMPANHA DA VACINAÇÃO. (Carga horária: 2016h). , HOSPITAL GERAL PRADO VALADARES, HGPV, Brasil.

2015 - 2016

Extensão universitária em ?Zika: abordagem clínica na atenção básica?. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2015 - 2016

Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2015 - 2016

Manejo Clínico de Chikungunya. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2014 - 2016

Autocuidado: como apoiar a pessoa com Diabetes. (Carga horária: 30h). , UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS, UNA SUS, Brasil.

2014 - 2016

Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde. (Carga horária: 48h). , UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS, UNA SUS, Brasil.

2013 - 2016

Extensão universitária em Formação de profissionais da área de saúde, educação, assistência social e. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em CURSO DE EXTENSÃO DE ENFERMAGEM. (Carga horária: 22h). , HOSPITAL SANTA HELENA, HSH, Brasil.

2015 - 2015

REPRESENTANTE DE TURMA. (Carga horária: 20h). , Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia, ÁREA1/CBES, Brasil.

2015 - 2015

REPRESENTANTE DE TURMA. (Carga horária: 20h). , Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia, ÁREA1/CBES, Brasil.

2014 - 2014

ACESSO VENOSO NA UTI PEDIATRICA E NEONATAL. (Carga horária: 11h). , SÓ ENFERMAGEM, SÓ ENFERMAGEM, Brasil.

2014 - 2014

A ENFERMAGEM NOS ÚLTIMOS CUIDADOS PRESTADOS AO PACIENTE. (Carga horária: 20h). , SÓ ENFERMAGEM, SÓ ENFERMAGEM, Brasil.

2014 - 2014

CUIDADO DE PESSOAS COM FERIDAS. (Carga horária: 20h). , HOSPITAL GERAL PRADO VALADARES, HGPV, Brasil.

2014 - 2014

REPRESENTANTE DE TURMA. (Carga horária: 20h). , Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia, ÁREA1/CBES, Brasil.

2013 - 2013

ACESSO VENOSO NA UTI PEDIATRICA E NEONATAL. (Carga horária: 15h). , SÓ ENFERMAGEM, SÓ ENFERMAGEM, Brasil.

2013 - 2013

AÇÕES GOVERNAMENTAIS EM POLÍTICAS DE SAÚDE. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2013 - 2013

REPRESENTANTE DE TURMA. (Carga horária: 20h). , Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia, ÁREA1/CBES, Brasil.

2012 - 2012

TERAPIA INTRAVENOSA:PRÁTICAS DE ENFERMAGEM PARA UMA ASSISTÊNCIA DE QUALIDA. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2012 - 2012

TRABALHADOR EMPREENDEDOR. (Carga horária: 40h). , SENAR ? Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/RO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Doenças Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem na Gestão e Gerenciamento.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Fundamental.

Produções bibliográficas

  • SANTOS, FRANCISNEI FREITAS . A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO DO TRABALHO NA IMUNIZAÇÃO DOS TRABALHADORES DA SAÚDE. REVISTA TÓPICOS , v. 16, p. 016-13, 2025.

  • MARQUES, EVERSON PEREIRA ; VICENTE, MANUELA LANGE ; OLIVEIRA, EMILLY LOUISE RODRIGUES ; SILVA, PABLO RODRIGO DE OLIVEIRA ; SANTOS, FRANCISNEI FREITAS ; TAVARES, GIOVANNA DE GODOY ; GOMES, LUARA BELA ROCHA ; CORDEIRO JÚNIOR, CARLOS WAGNER LEAL . Surgical approach to hypertrophic cardiomyopathy: septoplasty versus transaortic myomectomy. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 17, p. e12418, 2024.

  • SOUSA, JOÃO VENÍCIOS TAVARES DE ; MELO, MARIANA SANTOS ; BARROS, BÁRBARA CAVALCANTE ; BRAGA, RENAN BARROS ; FARIAS, ANDERSON FERNANDES DE CARVALHO ; LEÃO, TATIANA SOUZA ; MEMORIA, LARISSA VANESSA FERREIRA ; SANTOS, FRANCISNEI FREITAS ; TEIXEIRA, PEDRO HENRIQUE MOURA ; MALIZIA, IZABEL CRISTINA QUEIROZ ; PURIFICAÇÃO, MICHELY MACHADO DA ; BARRETO, ALICE VITÓRIA RODRIGUES ; SILVA, MARIA ELISABETH RIBEIRO DA ; MENDES, FERNANDA SANTOS ; FENELON, ANTONIO TIAGO DA COSTA . Prevalência e fatores de risco para psoríase no Brasil: uma revisão epidemiológica. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 17, p. e13747, 2024.

  • SANTOS, NATHALY DIAS DOS ; CARVALHO, ALDA HELENA DOS SANTOS ; BRAGA, RENAN BARROS ; BASTOS, SORAIA DO SOCORRO FURTADO ; HORA, ALINE BARRETO ; ROCHA, JESSICA MARQUES DA HORA ; SOUZA, GABRIEL PEREIRA DE ; JESUS, WALDSON NUNES DE ; LUZ, RAFAEL AUGUSTO LISTON DA ; NUNES, LAÍS DE MORAIS OLIVEIRA ; RIBEIRO, KELLY DA SILVA CAVALCANTE ; MELO, EMILLY ARAUJO DE ; LIMA, ADEÂNIO ALMEIDA ; SANTOS, FRANCISNEI FREITAS ; OLIVEIRA, ISLÊNIA MARIA LOPES DE . Melhores práticas do enfermeiro na atenção primária à saúde: um estudo de caso na Estratégia Saúde da Família (ESF). CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 17, p. e10898, 2024.

  • AGUIAR, GRACIELLE ALMEIDA DE ; SANTOS, FRANCIELE DEL VECCHIO DOS ; MOTA, FRANCISCO LIMA ; SCHOFFEN, ADRIANA CRESTANI ZWAN ; SILVA, ANDRÉ COSTA DA ; VALENTIM, RAYANE EMANUELLE DE OLIVEIRA ; QUADROS, ARIANE PINHEIRO DE ; MANFRENATTI, RAFAELLA RODRIGUES DA SILVA ; SANTOS, FRANCISNEI FREITAS ; KOSCHECK, ARCELITA . SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES EM CONTEXTOS DE PRECARIZAÇÃO: PERSPECTIVAS SOBRE A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. REVISTA POLÍTICAS PÚBLICAS & CIDADES , v. 13, p. e1320, 2024.

  • DOS SANTOS, FRANCIELE DEL VECCHIO ; CUSTÓDIO, ELIVALDO SERRÃO ; ARAUJO, FRANCISCO ANTONIO MACHADO ; DE GODOY, GISLAINE APARECIDA VALADARES ; SILVA, DIOGO ALMEIDA E ; DA SILVA, LÉSLIE AMANDA ; COELHO, NAURA LETÍCIA NASCIMENTO ; ABREU, RODRIGO GOMES ; DE SOUZA, HELENA CAMPISTA ; DE OLIVEIRA, RAYANE EMANUELLE ; DA SILVA, LUCIANO LUIZ ; FAGUNDES, EVANDRO CECHIN ; SANTOS, FRANCISNEI FREITAS . A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE E SUA RELEVÂNCIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO. ARACÊ - DIREITOS HUMANOS EM REVISTA , v. 6, p. 1169-1680-1680, 2024.

  • SANTOS, F. F. ; SANTOS, M. C. Q. ; SANTOS, C. J. . DESMISTIFICANDO OS PARADIGMAS DA SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE. DESMISTIFICANDO OS PARADIGMAS DA SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE , v. V, p. ET34, 2017.

  • SANTOS, FRANCISNEI FREITAS . OPEN SCIENCE RESEARCH IV. 24. ed. SÃO PAULO: Editora Científica Digital, 2022. v. 22. 310-324p .

  • MACEDO, R. R. B. ; LUCENA, M. R. ; GOMES, L. B. ; SEBATA, P. H. A. ; NASCIMENTO, I. C. ; BRAGA, C. S. ; CARIVAR, A. C. S. S. ; SANTOS, F. F. ; ZEIDAN, A. B. ; AKIEDA, B. Y. ; TEIXEIRA, P. H. M. ; AGUIAR, H. S. R. ; FERRAZ, M. E. D. ; LIMA, K. P. ; BARROS, R. S. . Diagnóstico do Melanoma: Técnicas de Detecção e Importância do Estadiamento. Desafios e inovações em oncologia, cardiologia, cuidados intensivos e cirurgia. 1ed.: ARCO EDITORES, 2024, v. , p. 27-35.

  • SANTOS, FRANCISNEI FREITAS . A UTILIZAÇÃO DA TELEMEDICINA NO ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES COM DOENÇAS CRÔNICAS. In: II Congresso Regional em Atenção Primária à Saúde, 2025, São Paulo - SP. II Congresso Regional em Atenção Primária à Saúde. São Paulo - SP: FRANCISNEI FREITAS SANTOS, 2025. v. 2.

  • SANTOS, FRANCISNEI FREITAS . A UTILIZAÇÃO DA TELEMEDICINA NO ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES COM DOENÇAS CRÔNICAS. In: II CONGRESSO DE URGÊNCIA EMERGÊNCIA, 2025, São Paulo - SP. II Congresso Regional em Atenção Primária à Saúde, 2025. v. 2.

  • SANTOS, FRANCISNEI FREITAS . CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO PACIENTE SUBMETIDO A OXIGENAÇÃO POR MEMBRANA EXTRACORPOREA (ECMO). Revista o Universo Observável , 2025.

  • CARNEIRO DE OLIVEIRA, ÍTALO ; SOUZA MOREIRA, AMANDA ; BARREIRO CHAVES, ANA RITA ; FAVERO ELIAS, MARIANA ; MAGALHÃES PINHEIRO, LUANE ; GOUVEIA LOURENÇO, MATHEUS ; CRESPO DO AMARAL, LETÍCIA ; FREITAS SANTOS, FRANCISNEI . A IMPLEMENTAÇÃO DA PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO (PREP) E PÓS EXPOSIÇÃO (PEP) NO SUS: DESAFIOS, IMPACTOS E PERSPECTIVAS NA PREVENÇÃO AO HIV. Revista Tópicos , 2024.

  • CARNEIRO DE OLIVEIRA, ÍTALO ; FREITAS SANTOS, FRANCISNEI ; PINTO GOMES, NELSON ; DE ARAÚDO SAMPAIO, FRANCISCO LEONARDO ; BORGES NUNES COSTA, ÁRTEMIS SANDRA ; PODEROSO FERREIRA, ELLEN ; SOARES CUNHA, MARCOS HENRIQUE ; FAVERO ELIAS, MARIANA ; SANTOS NETO, DIRCEU ; COSTA BERTOLDO, HUGO . AVANÇOS NA NANOESTRUTURAÇÃO E APLICAÇÕES CLÍNICAS NA TERAPIA DE REPOSIÇÃO DE TESTOSTERONA BIOIDÊNTICA. Revista Tópicos , 2024.

  • SANTOS, C. J. ; MAGALHAES, N. L. ; LINHARES, E. F. ; SANTOS, M. L. Q. ; SANTOS, F. F. . Desmistificando os paradigmas da sexualidade na terceira idade: desafios e possibilidades. REVISTA KAIRÓS GERONTOLOGIA , 2018.

  • TEIXEIRA, P. H. M. ; DOMINGUES, E. S. ; GOMES, J. A. ; MELO, N. A. ; AGUIAR, L. M. M. ; LINDOSO, P. S. ; BRITO, M. B. S. ; CARVALHO, A. H. S. ; SANTOS, F. F. . IMPACTO DO TDAH NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E ADOLESCENTES. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, F. F. ; SANTOS, M. C. ; MELO, B. M. S. ; MELO, N. A. ; VINHAL, S. M. ; GOMES, J. A. ; AGUIAR, L. M. M. ; SILVA, F. C. E. ; JESUS, W. N. ; CARVALHO, A. H. S. . FATORES DE RISCO E PREVENÇÃO DO EDEMA AGUDO DE PULMÃO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, FRANCISNEI FREITAS ; SANTOS, M. C. ; MELO, B. M. S. ; MELO, N. A. ; VINHAL, S. M. ; GOMES, J. A. ; AGUIAR, L. M. M. ; SILVA, F. C. E. ; JESUS, W. N. ; CARVALHO, A. H. S. . FATORES DE RISCO E PREVENÇÃO DO EDEMA AGUDO DE PULMÃO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HONORATO, P. F. ; DANTAS, B. F. ; SANTOS, FRANCISNEI FREITAS ; CARVALHO, A. H. S. . ONCOCITOMA RENAL: IMPACTO DE CONDIÇÕES CONGÊNITAS E ADQUIRIDAS NA OBSTRUÇÃO URINÁRIA E PREDISPOSIÇÃO TUMORAL NO CONTEXTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS). 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HONORATO, P. F. ; SANTOS, C. J. S. F. ; SILVA, L. L. ; SANTOS, F. F. ; CARVALHO, A. H. S. . PARTO CESÁRIO COLONIZAÇÃO MICROBIANA: DESAFIOS PARA A PROMOÇÃO DE SAÚDE INFANTIL NO BRASIL. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HONORATO, P. F. ; DIAS, B. K. C. V. ; SILVA, L. L. ; SANTOS, F. F. ; CARVALHO, A. H. S. ; VIANA, D. D. C. . COMPLICAÇÕES CIRÚRGICAS ASSOCIADAS A ERROS DE ANESTESIA: UMA ABORDAGEM CRÍTICA PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, I. C. ; SANTOS, F. F. ; MENDES, A. P. ; SILVA, W. G. . A UTILIZAÇÃO DA TELEMEDICINA NO ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES COM DOENÇAS CRÔNICAS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, I. C. ; ANDRADE, J. B. ; MELLO, E. C. A. B. ; NASCIMENTO, M. G. M. ; SANTOS, F. F. ; MORAES, H. E. A. ; MELO, E. C. G. C. ; VIEIRA, L. ; DIAS, M. E. A. ; CARVALHO, I. L. . A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO PRÉNATAL NA REDUÇÃO DE RISCOS Á SAÚDE MATERNO-INFANTI. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, I. C. ; MUNARETO, B. C. ; MELLO, E. C. A. B. ; SANTOS, F. F. ; GOMES, A. T. S. ; MELO, E. C. G. C. ; CARVALHO, I. L. ; VIEIRA, L. ; AZEVEDO, M. M. E. M. ; ANDRADE, J. B. . O USO ABUSIVO DE PSICOESTIMULANTES POR ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, I. C. ; MENDES, A. P. ; ALVES, L. C. ; SANTOS, FRANCISNEI FREITAS ; FURMANIAK, D. M. C. ; AZEVEDO, M. M. E. M. ; SILVA, M. H. B. ; MARI, I. T. . DESAFIOS NA SAUDE MENTAL DE INDÍVIDIOS LGBTQIA+. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, I. C. ; SANTOS, F. F. ; GOMES, T. B. ; SILVA, M. H. B. ; HENRIQUE, H. ; SILVA, W. G. ; MARI, I. T. ; ALCANTARA, I. N. S. ; ALVES, L. C. ; COSTA, A. S. B. N. . Reposição Hormonal na Menopausa: Benefícios, Riscos e Abordagens Terapêuticas no Manejo dos Sintomas. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, J. F. C. V. ; GOMES, R. N. S. ; RIBEIRO, S. B. M. H. A. ; FERNANDES, I. T. G. P. ; SANTOS, F. F. . CUIDADOS DE ENFERMAGEM PARA PACIENTES COM HIV: ABORDAGEM HUMANIZADA E RESULTADOS CLÍNICOS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, J. F. C. V. ; ULIANA, L. T. ; SANTOS, F. F. ; FERREIRA, A. F. ; SOUZA, L. B. ; LOPES, S. S. ; GOMES, H. S. . DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO CUIDADO A GESTANTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HONORATO, P. F. ; DIAS, B. K. C. V. ; SILVA, L. L. ; SANTOS, F. F. ; CARVALHO, A. H. S. ; VIANA, D. D. C. . COMPLICAÇÕES CIRÚRGICAS ASSOCIADAS A ERROS DE ANESTESIA: UMA ABORDAGEM CRÍTICA PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

SANTOS, FRANCISNEI FREITAS . Linkedin. 2024. (Rede social).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2017

    PERCEPÇÃO DE TRAVESTIS SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE NO ATENDIMENTO EM UNIDADES BÁSICAS, Descrição: O presente trabalho tem como objetivo Investigar a percepção das travestis sobre arepresentação que os profissionais de saúde possuem delas e sua influência ou não na busca poratendimento à saúde. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva, com escolhaaleatória do primeiro sujeito e utilização do método bola de neve para escolha dos participantessubsequentes. Para tanto se recorre aos livros e revistas especializadas como suporte epistemológicosobre as pessoas transgêneras em unidade de saúde, assim como entrevistas semiestruturas aprofissionais de saúde, problematizando a qualificação dos profissionais e os serviços de saúdeprestados nas diversas áreas com base nos princípios e diretrizes do sistema único de saúde-SUS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisnei Freitas Santos - Integrante / Maria da Conceição Quirino dos Santos - Integrante / Maria Lucia Quirino dos Santos - Coordenador / Jônio da Silva - Integrante / Marileia Freitas dos Santos - Integrante.

  • 2017 - 2017

    PROTAGONISMO DO ENFERMEIRO NO PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA., Descrição: A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individuale coletivo, com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situaçãoda saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde dascoletividades. Com o objetivo de Analisar as ações de promoção da saúde desenvolvidaspelo enfermeiro de uma Equipe de Saúde da Família, o estudo se baseia no métodoqualitativo descritivo, do tipo relato de experiência. Conclui-se que a promoção da saúde éo pilar de sustentação de estratégia da Unidade de saúde da família, onde o enfermeiropossui o papel fundamental no direcionamento da equipe multiprofissional para realizaçãode tais ações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Francisnei Freitas Santos - Integrante / Maria da Conceição Quirino dos Santos - Coordenador / Maria Lucia Quirino dos Santos - Integrante / Luana Costa Teles Lopes - Integrante / Jônio da Silva - Integrante.

  • 2017 - 2017

    SEXUALIDADE EM IDOSOS NA CONTEMPORANEIDADE: REVISÃO INTEGRATIVA, Descrição: Objetivaanalisar mediante a literatura a prática da sexualidade na velhice,com base em evidênciascientíficas.Trata-se de uma revisão integrativa de literatura.A busca de dados desenvolveu-setendo porbasea Biblioteca Virtual em Saúde, na base de dados daLiteratura Latino-Americana edo Caribe em Ciências da Saúde (LILACS)no período de 2010 a 2015. Como resultados seobservou que os 8 artigos analisados tornaram evidente que as pessoas idosas praticam asexualidade na velhice, evidenciaram otoque, carícias sem cópula e masturbação e por últimocoito.Os resultados apontam que ainda são incipientes as produções de enfermagem relacionadasao cuidado da pessoa idosa, onde a classetem um papel importante em relação à sexualidade domesmo, o que corroborapara uma qualidade de vida saudável. Conclui-se quea sexualidadeestápresente na vida cotidiana dos idosos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Francisnei Freitas Santos - Integrante / Maria da Conceição Quirino dos Santos - Coordenador / Norma Lopes de Magalhães - Integrante / Eliane Fonseca Linhares - Integrante.

  • 2017 - 2017

    ATENDIMENTO DE TRAVESTIS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: INTERFACES DA DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO, Descrição: O presente trabalho tem como objetivo analisar a qualidade do atendimento das travestis nas unidades básicas de saúde. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que permita identificar as principais dificuldades encontradas pelas travestis no atendimento público de saúde. A inquietação que deu origem à pesquisa formula-se na seguinte pergunta: de que maneira o atendimento das unidades de saúde influem na qualidade de vida das travestis? Pretende-se avaliar as repercussões da atenção primária e o impacto do atendimento de saúde nessa categoria socialmente discriminada. Para tanto recorre-se à revisão de literatura em livros e revistas especializadas, dissertações de mestrado e teses de doutorado que abordam as problemáticas especificas da população LGBTQI, problematizando a qualificação dos profissionais e os serviços de saúde prestados nas diversas áreas com base nos princípios e diretrizes do sistema único de saúde-SUS. Palavras-chave: política de saúde; travestis; profissionais da saúde. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Francisnei Freitas Santos - Coordenador.

  • 2017 - 2017

    USO DE ANABOLIZANTES E OS FATORES DE RISCOS ENTRE OS JOVENS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, Descrição: Objetivo: Compreender o uso e os riscos de drogas anabolizantes por jovens praticantesde musculação. Método: qualitativo de cunho descritivo através da análise de conteúdo pelo métodode Bardin. Serão escolhidos aleatoriamente 20 jovens praticantes de musculação no bairro referido.Considerações finais: Para compreensão do presente objeto, esperamos alcançar os objetivospropostos no intuito de obter uma análise satisfatória.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Francisnei Freitas Santos - Integrante / Maria da Conceição Quirino dos Santos - Coordenador / Maria Lucia Quirino dos Santos - Integrante / Jônio da Silva - Integrante / Raul Barretto Costa - Integrante.

  • 2011 - 2012

    PROJETO PROJOVEM TRABALHADOR, Descrição: PROJETO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, RESGATANDO A DIGNIDADE DOS JOVENS E ADOLESCENTES DA CIDADE DE JEQUIÉ E SEUS DISTRITOS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisnei Freitas Santos - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo. , Rua Alves Maldonado, Vila Nhocune, 03558050 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 33949279

Experiência profissional

2020 - Atual

serviço social da construção civil do estado de são paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuo como responsável pelo setor de pronto atendimento, sala de choque e trauma, realizando atendimento a pacientes adultos e pediátricos, incluindo a classificação de risco com base no Protocolo de Manchester. Desenvolvo atividades relacionadas à gestão de tarefas, estruturação de fluxos e avaliação de desempenho da equipe de enfermagem, além de prestar assistência direta a pacientes críticos e em observação. Executo a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), aprazamento de medicações, verificação de sinais vitais, exame físico, administração de medicações por diversas vias, realização de curativos, aspiração de vias aéreas superiores e passagem de dispositivos invasivos, como SVA, SVD e SNE. Auxilio e realizo procedimentos de alta complexidade, como reanimação cardiopulmonar (RCP), e supervisiono as atividades dos técnicos e auxiliares de enfermagem. Gerencio o fluxo de atendimento no pronto-socorro, incluindo a conferência de equipamentos essenciais, como desfibriladores, carrinhos de parada, monitores multiparamétricos, respiradores, oxímetros, bombas de infusão e sistemas de oxigênio, vácuo e ar comprimido, garantindo a disponibilidade e o funcionamento adequado dos recursos em todos os plantões.

2024 - Atual

Instituto Prevent Senior

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRO ASSISTÊNCIAL, 36 HORAS, Carga horária: 36

2012 - 2013

Prefeitura Municipal de Aiquara

Vínculo: , Enquadramento Funcional: TÉCNICO ENFERMAGEM, Carga horária: 30

Outras informações:
EXERCENDO ATIVIDADES INERENTES AO CARGO TEMPORÁRIO,NA FUNÇÃO DE TÉCNICO ENFERMAGEM.

2014 - 2018

Hospital Perpétuo Socorro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: TÉCNICO ENFERMAGEM, Carga horária: 44

2018 - 2020

Qualirede

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRO AUDITOR, Carga horária: 40

2011 - 2012

Instituto Alianca Com o Adolescente

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2021 - 2023

instituto de atenção básica e avançada à saúde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRO ASSISTÊNCIAL, Carga horária: 36

Outras informações:
Responsável pelo setor da clínica médica: COVID 19 e UTI Adulto; atendimento aospacientes; acompanhamento e estruturação de fluxos; organização de sala de emergência eequipamentos; gestão de tarefas; avaliação de desempenho; atendimento a pacientes críticos e emobservação; execução de SAE e aprazamento de medicação; passagem de sondas; coleta de exameslaboratoriais; esclarecimento de dúvidas a respeito de alta hospitalar; atualização de planilhas; análisede indicadores; participação em reuniões técnicas; identificação e implementação de melhorias emfluxos.

2017 - 2019

INSTITUTO BRASILEIRO DA SAUDE, ENSINO, PESQUISA E AÇÃO SOCIAL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRO ASSISTÊNCIAL, Carga horária: 36

Outras informações:
Responsável pelo atendimento de urgência de baixa complexidade; condução deconsultas de enfermagem; atendimento de pacientes crônicos e pré-natal; realização de curativos;gestão de equipe de enfermagem; desenvolvimento de ações educativas para população e equipe;controle vacinal; elaboração de escalas de atividades e folgas; controle de provisionamento demateriais.

2022 - 2023

Associação Saúde em Movimento

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRO ASSISTÊNCIAL, Carga horária: 36

Outras informações:
Atendimento de pacientes pediátricos; acompanhamento e estruturação de fluxos;organização de sala de emergência e equipamentos; gestão de tarefas; avaliação de desempenho;atendimento a pacientes críticos e em observação; execução de SAE e aprazamento de medicação;passagem de sondas; coleta de exames laboratoriais; esclarecimento de dúvidas a respeito de altahospitalar; atualização de planilhas; análise de indicadores; participação em reuniões técnicas;identificação e implementação de melhorias em fluxos.