Nilson Luiz Maziero
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Passo Fundo (1982) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é professor titular III da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Planejamento de Processos Auxiliado Por Computador, atuando principalmente nos seguintes temas: planificação de superfícies, cad, algoritimos, modelagem matemática e cam. Atua também na área de projeto de produtos e projeto de máquinas, com enfase em máquinas especiais.
Informações coletadas do Lattes em 09/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia Mecânica
1993 - 1998
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Um sistema computacional inteligente de suporte ao projeto, manufatura e montagem de peças baseado em features: uma abordagem com sistemas especialistas
Orientador: João Carlos Espíndola Ferreira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação / Especialidade: Planejamento de Processos Auxiliado Por Computador. Setores de atividade: Indústria Metal-Mecânica.
Especialização em Engenharia Mecânica
1985 - 1986
Universidade Federal de Santa Catarina
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação/Especialidade: Planejamento de Processos Auxiliado Por Computador.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Teoria dos Mecanismos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Desenho Auxiliado Por Computador.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Projeto de Máquinas Especiais.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Programação de Computadores/Especialidade: Programas de Computador Aplicado na Engenhaia.
Participação em eventos
2 CONGRESSO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO. 2 CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO. 2000. (Congresso).
Participação em bancas
PORTELLA, José Antonio; Walber, M.;MAZIERO, N. L.; Boller, Walter. Desempenho operacional de hastes e ponteiras na descompactação de solo. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fa) - Universidade de Passo Fundo.
Walber, M.; PORTELLA, José Antonio; Souza, Alexandre Reus Barroni;MAZIERO, N. L.. Desenvolvimento de uma Aplicação para Automação de Projetos 3D: Um Estudo de Caso na Indústria de Ônibus. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fa) - Universidade de Passo Fundo.
FEREIRA, João Carlos Espíndola; Ahrens, Carlos Henrique; Martins, Daniel;MAZIERO, N. L.. Geração de Trajetórias para robôs Aplicadas na Usinagem de peças Prismáticas Aderentes ao Padrão STEP-NC. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
FEREIRA, João Carlos Espíndola; FERREIRA, M. G. G.;MAZIERO, N. L.; Forcellini, Fernando A.. Determinação da Energia Descartada e da Emissão de CO2 ao Longo do Ciclo de Vida de Produtos Eletrônicos Tendo em Vista a Obsolescência Programada: Um Estudo de Caso de Notebooks. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Spinelli,Leandro de Freitas; Galia, C. R.; ISRAEL, C. L.;MAZIERO, N. L.. Obtenação e Avaliação do Pó de osso Liofilizado Bovino para Uso em Impressão Tridimensional. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fa) - Universidade de Passo Fundo.
Walber, M.; Neis, Patrick Daniel; PORTELLA, José Antonio;MAZIERO, N. L.. Estudo Comparativo do PMBOK e o PDP para Gestão do Processo de Desenvolvimento de Produto: Um Estudo de Caso na Indústria de Ônibus. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fa) - Universidade de Passo Fundo.
MAZIERO, N. L.; Walber, M.; Gassen, J. R. F.; CONSALTER, Luiz Airton. Projeto Preliminar de uma Máquina de Serra de Fita Automática para corte de Placas Visando à Indústria 4.0. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fa) - Universidade de Passo Fundo.
PORTELLA, José Antonio; Silva, Cristiano Vitorini; Saraiva, Luis Edson;MAZIERO, N. L.. Avalição de uma Estufa em Relação ao tempo de Processamento Térmico de Embutidos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fa) - Universidade de Passo Fundo.
PORTELLA, José Antonio; Boller, Walter; Dallmeyer, Arno Udo;MAZIERO, N. L.. Influência do Perfil de Aleta nos Parâmetros de Lançamento de Fertilizantes em Distribuidores Centrífugos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fa) - Universidade de Passo Fundo.
PORTELLA, José Antonio; Trein, Carlos Ricardo; Boller, Walter;MAZIERO, N. L.. Análise das Forças Atuantes em Disco Duplo Defasado com Diferentes Ângulos de Ataque, para uma Semeadora-adubadora. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fa) - Universidade de Passo Fundo.
CONSALTER, Luiz Airton; Souza, André João de; PORTELLA, José Antonio;MAZIERO, N. L.. Análise do Desempenho da Furação do Aço SAE 1012 com Broc de Metal-Duro sem Revestimento e com Fluidos Sintéticos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fa) - Universidade de Passo Fundo.
Walber, M.; Neis, Patrick Daniel;MAZIERO, N. L.; PORTELLA, José Antonio. Aplicação de Métodos de Projeto no Desenvolvimento de Carroceis de Ônibus: Um eEstudo de Caso. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fa) - Universidade de Passo Fundo.
MAZIERO, N. L.; Walber, M.; BING, Wu Xiao; Lacerda, D. P.. Aplicação de Técnicas de Nivelamento de produção em uma Unidade de Soldagem. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fa) - Universidade de Passo Fundo.
Walber, M.; ISRAEL, C. L.;MAZIERO, N. L.; DONATELLI, G. D.. Aplicação de Métodos de Gestão Dimensional em Componentes de Carrocerias de Ônibus. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fa) - Universidade de Passo Fundo.
Walber, M.; Ferreira, N.F.; Mezzomo, G;MAZIERO, N. L.. Sistematização Metodológica para ô Auxílio no Desenvolvimento de Ônibus. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fa) - Universidade de Passo Fundo.
Walber, M.; Camargo, M.N.; BING, Wu Xiao;MAZIERO, N. L.. Proposta de um Guia de Gerenciamento de Desenvolvimento se Produto pra Indústrias Montadoras. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fa) - Universidade de Passo Fundo.
MAZIERO, N. L.; Ogliari, André; FERREIRA, M. G. G.. Método para Determinar a Energia Descartada por Tratamento Inadequado de uma Família de Produtos Dada a Obsolescência Programada e seu Impacto na Fabricação. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MAZIERO, N. L.FERREIRA, J. C. E.; CONSALTER, Luiz Airton. Sistematização de planos de processos com auxílio de banco de dados.. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fa) - Universidade de Passo Fundo.
MAZIERO, N. L.FERREIRA, J. C. E.; CONSALTER, Luiz Airton. Análise do produto com enfoque modular com relação à manufatura e montagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fa) - Universidade de Passo Fundo.
Walber, M.; CANCIGLIERI JUNIOR, O.; ISRAEL, C. L.;MAZIERO, N. L.. Um estudo sobre a inter-relação de métodos projetuais na concepção de produtos futuros no desenvolvimento conceitual de veículo agrícola. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fa) - Universidade de Passo Fundo.
Walber, M.; CANCIGLIERI JUNIOR, O.; Meira Jr, A. D.;MAZIERO, N. L.. Proposta de diretrizes para melhoria do processo de montagem de janela de ônibus urbano. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fa) - Universidade de Passo Fundo.
FERREIRA, J. C. E.MAZIERO, N. L.; Forcellini, Fernando A.; FERREIRA, C. V.. O método do desdobramento da função modular no projeto e manufatura sustentável de produtos: Aplicação em uma empresa do setor melat-mecânico. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
FEREIRA, João Carlos Espíndola; Forcellini, Fernando A.; FREITAS FILHO, P. J. D.; Vieira, Guilherme E.;MAZIERO, N. L.. Modelo de Simulação baseado em Agentes para o Estudo da Influência de Planos fr Processos Alternativos no Seqüêciamemento de peças em Sistemas de Manufatura com Layout Funcional. 2008. Tese (Doutorado em Program ade Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Meira Jr, A. D.; CONSALTER, Luiz Airton;MAZIERO, N. L.. Aplicando um método de geração de idéias para solucionar os problemas de um ninho automático para aves Gallus gallus domesticus. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat) - Universidade de Passo Fundo.
Meira Jr, A. D.; CONSALTER, Luiz Airton;MAZIERO, N. L.. Aplicando um método de geração de idéias para solucionar os problemas de um ninho automático para aves Gallus gallus domesticus. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat) - Universidade de Passo Fundo.
MAZIERO, N. L.; PORTELLA, José Antonio; CONSALTER, Luiz Airton. Re-Projeto de produto: Rodado duplo para tratores. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat) - Universidade de Passo Fundo.
MAZIERO, N. L.; PORTELLA, José Antonio; CONSALTER, Luiz Airton. Projeto conceitual de um rachador de toras de madeira. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat) - Universidade de Passo Fundo.
CONSALTER, Luiz Airton;MAZIERO, N. L.; Fernandes, Vera C.. T. Barros. Projeto conceitual de um equipamento para reuso de água. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat) - Universidade de Passo Fundo.
MAZIERO, N. L.; PORTELLA, José Antonio; CONSALTER, Luiz Airton. Relato da implantação de uma linha semi-automática para produção de chapas do telhado dos silos armazenadores de grãos. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat) - Universidade de Passo Fundo.
MAZIERO, N. L.; PORTELLA, José Antonio; CONSALTER, Luiz Airton. Planejamento e gerenciamento da automatização de um setor de produção de calhas de elevadores de grãos vegetais. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat) - Universidade de Passo Fundo.
MAZIERO, N. L.; MENEZES, Milton Serpa; CONSALTER, Luiz Airton. Melhoria dos aspectos ergonômicos e redução dos riscos de acidente de trabalho através da eliminação do esmetilhamento na produção automotiva de micro-ônibus Piá. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat) - Universidade de Passo Fundo.
MAZIERO, N. L.; PORTELLA, José Antonio; CONSALTER, Luiz Airton. Projeto conceitual de um banco para motorista auxiliar em micro-ônibus rodoviário de chassi Mercedes Benz. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat) - Universidade de Passo Fundo.
MAZIERO, N. L.; CONSALTER, Luiz Airton; BING, Wu Xiao. Plano de contingência para máquinas de usinagem para a produção de implementos agrícolas. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat) - Universidade de Passo Fundo.
MAZIERO, N. L.; PANDOLFO, Adalberto; CONSALTER, Luiz Airton. Benefícios da implantação do sistema de Manufatura enxuta na produção de um implemento agrícola. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat) - Universidade de Passo Fundo.
MAZIERO, N. L.; PANDOLFO, Adalberto; CONSALTER, Luiz Airton. Utilização da filosofia DFMA e Engenharia Simultânea na otimização de produtos e processos numa indústria de implementos agrícolas. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat) - Universidade de Passo Fundo.
MAZIERO, N. L.; MARCOS, José Luis Nicolás; CONSALTER, Luiz Airton. Avaliação e reformulação do arranjo físico no Núcleo de Tecnologia Mecânica da UPF. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat) - Universidade de Passo Fundo.
MAZIERO, N. L.; CONSALTER, Luiz Airton; CURADELLI, Raul Oscar. Oportunidade de negócio: estudo de um equipamento de intercomunicação predial. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat) - Universidade de Passo Fundo.
MAZIERO, N. L.; PANDOLFO, Adalberto; CONSALTER, Luiz Airton. Proposta de procedimento sistematizado para aplicação do QFD em planejamento de projeto de máquinas agrícolas voltado a ISO 9000. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat) - Universidade de Passo Fundo.
MAZIERO, N. L.; CONSALTER, Luiz Airton; ACEVEDO, Orlando Maurício Durán. Redução dos tempos de setup em uma célula de polias. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia da Produção e Manufatura) - Universidade de Passo Fundo.
MAZIERO, N. L.; ACEVEDO, Orlando Maurício Durán; CONSALTER, Luiz Airton. Utilização do sistema kanbam na organização de um segmento de produção. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat) - Universidade de Passo Fundo.
MAZIERO, N. L.; CONSALTER, Luiz Airton; ACEVEDO, Orlando Maurício Durán. Automação da função de gestão das informações geradas a partir da engenharia de produto para ambientes integrados. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat) - Universidade de Passo Fundo.
MAZIERO, N. L.; CONSALTER, Luiz Airton; ACEVEDO, Orlando Maurício Durán. Automação da estação de tratamento de efluentes. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat) - Universidade de Passo Fundo.
MAZIERO, N. L.; CONSALTER, Luiz Airton; ACEVEDO, Orlando Maurício Durán. Sistema de planejamento e controle da produção. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat) - Universidade de Passo Fundo.
MAZIERO, N. L.; ACEVEDO, Orlando Maurício Durán; CONSALTER, Luiz Airton. Redução dos tempos de setup. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat) - Universidade de Passo Fundo.
MAZIERO, N. L.; CORAZZA, Delmir; Sturginski,R, Jr. Estudo e projeto de um dinamômetro de rolos veicular. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo.
MAZIERO, N. L.; Walber, M.; CORAZZA, Delmir. Projeto de um dispositivo de geração de engrenagens de dentes retos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo.
SCHMIDT, A. S.; CONSALTER, Luiz Airton;MAZIERO, N. L.; MARCILIO, N. R.. Comissão especial do Processo de promoção para acesso à Classe E, Professor Titular, Nível único, referente ao Processo 23081.015824/2016-01 de Sergio Luiz Jahn. 2016. Universidade Federal de Santa Maria.
CAMPOS, A.; CONSALTER, Luiz Airton;MAZIERO, N. L.; MARCILIO, N. R.. Comissão especial do Processo de promoção para acesso à Classe E, Professor Titular, Nível único, referente ao Processo 23081.008805/2016-10 de João Helvio Righi de Oliveira. 2016. Universidade Federal de Santa Maria.
SCHMIDT, A. S.; CONSALTER, Luiz Airton;MAZIERO, N. L.; MARCILIO, N. R.. Comissão especial do Processo de promoção para acesso à Classe E, Professor Titular, Nível único, referente ao Processo 23081.001779/2016-07 de Cesar Ramos Rodrigues. 2016. Universidade Federal de Santa Maria.
Machado, Álisson Rocha; CONSALTER, Luiz Airton; Dallmeyer, Arno Udo;MAZIERO, N. L.. Comissão Especial do Processo de Promoção para acesso à Classe E, Professor Titular, Nível Único, refrente ao Processo 23081.016618/2014-48 -de Alberto Souza Schmidt. 2014. Universidade Federal de Santa Maria.
Machado, Álisson Rocha; CONSALTER, Luiz Airton;MAZIERO, N. L.; Dallmeyer, Arno Udo. Comissão Especial do Processo de Promoção para acesso à Classe E, Professor Titular, Nível Único, refrente ao Processo 23081.016930/2014-31 -de Alexandre Dias da Silva. 2014. Universidade Federal de Santa Maria.
Machado, Álisson Rocha; CONSALTER, Luiz Airton;MAZIERO, N. L.; Dallmeyer, Arno Udo. Comissão Especial do Processo de Promoção para acesso à Classe E, Professor Titular, Nível Único, refrente ao Processo 23081.016603/2014-80 -de Leandro Cantorski da Rosa. 2014. Universidade Federal de Santa Maria.
Machado, Álisson Rocha; CONSALTER, Luiz Airton;MAZIERO, N. L.; Dallmeyer, Arno Udo. Comissão Especial do Processo de Promoção para acesso à Classe E, Professor Titular, Nível Único, refrente ao Processo 23081.016653/2014-67 -de Leoni Pentiado Godoy. 2014. Universidade Federal de Santa Maria.
Machado, Álisson Rocha; CONSALTER, Luiz Airton;MAZIERO, N. L.; Dallmeyer, Arno Udo. Comissão Especial do Processo de Promoção para acesso à Classe E, Professor Titular, Nível Único, refrente ao Processo 23081.015150/2014-74 -de Aleir Antonio Fontana de Paris. 2014. Universidade Federal de Santa Maria.
MAZIERO, N. L.. Consultor Ad-hoc no Edital :Edital 03/2016 - Demanda Espontânea.. 2016. Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal.
MAZIERO, N. L.. Avaliador(a) de trabalhos científicos, do XIX SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 2012. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
MAZIERO, N. L.. Avaliador(a) de trabalhos científicos, do XVIII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 2011. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
MAZIERO, N. L.. Avaliador(a) de trabalhos científicos, do XVII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 2010.
MAZIERO, N. L.. avaliador(a) de trabalhos científicos, do XV SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 2008. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
MAZIERO, N. L.. Revisor Técnico científico do XXXIV Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. 2006. Universidade de Passo Fundo.
MAZIERO, N. L.. Revisor do 3. Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. 2005. Universidade Para O Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina.
MAZIERO, N. L.. Revisor do 3. Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto. 2001. Universidade Federal de Santa Catarina.
MAZIERO, N. L.. Editor Associado da Revista Product: Management & Development - Revista Brasileira de Gestão de Desenvolvimento de Produto. 2001. Universidade Federal de Santa Catarina.
Orientou
Projeto Preliminar de uma Máquina de serra de Fita Automática para corte de placas visando a Indústria 4; 0; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fa) - Universidade de Passo Fundo,; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Modelo de RefeR~encia para Gerenciamento de Empresas de Serviços de Montagem Mecânica; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fa) - Universidade de Passo Fundo,; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Desenvolvimento de um Modelo de Referência para Linhas de Manufatura de Produtos Modulares; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fa) - Universidade de Passo Fundo,; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DA METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO DE PROJETO E DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS PARA MÉDIAS EMPRESAS DO RAMO AGRÍCOLA; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fa) - Universidade de Passo Fundo,; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Estudo Exploratório da Utilização de um Rotor Tipo Banki como Turbina Eólica; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fa) - Universidade de Passo Fundo,; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Aplicação de Técnicas de Nivelamento de Produção em uma Unidade de Soldagem; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fa) - Universidade de Passo Fundo,; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Análise do Produto com Enfoque Modular com Relação à Manufatura e Montagem; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fa) - Universidade de Passo Fundo,; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Re-projeto de produto: Rodado duplo para tratores; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
PROJETO CONCEITUAL: RACHADOR DE TORAS DE MADEIRA; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Avaliação e reformulação do arranjo físico do Núcleo de Tecnologia Mecânica; 2005; 22 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Oportunidade de negócio: Estudo de um equipamento de intercomunicação predial; 2005; 40 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Plano de Contingência para Máquinas de Usinagem na Produção de Máquinas Agrícolas; 2005; 28 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Benefícios da Implantação do Sistema de Manufatura Enxuta na Prodção de um Implemento Agrícola; 2005; 36 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Utilização da Filosofia DFMA e Engenharia Simultânea na Otimização de Produtos e Processos numa Indústria de Implementos Agrícola; 2005; 27 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Automação das Informações Geradas a Partir da Engenharia de Produto para ambientes Integrados; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia da Produção e Manufatura) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Proposta de Automação da Estação de Tratamento de Efluentes; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia da Produção e Manufatura) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Projeto de Máquina para a Produção de Pellets de Madeira; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Projeto de máquina máquina chaveteira de bancada; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
SISTEMA DISTRIBUIDOR AUTOMÁTICO DE RAÇÃO PARA PEIXES EM TANQUES DE PISCICULTURA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Sistema semi automático de envase de cervelja em garrafa; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Lavador de Barris; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
S; Baioto; Máquina de dobramento progressivo de tubos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
PROJETO DE UMA MÁQUINA EXTRATORA DE SUCO DE MELANCIA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
realizado de 07 a 09 de novembro de 2011, no campus da UNESP, na cidade de Bauru-SP; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
PROJETO DE UM TRASPORTADOR HELICOIDAL PARA CONCRETO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Projeto de Máquina Para Rotacionar Perfis Estruturais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
DISPOSITIVO DE TESTE PARA LIMITADOR DE VELOCIDADE UTILIZADO EM ELEVADORES; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Projeto de um Andaime Suspenso de Acionamento Elétrico; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
; Projeto de uma Máquina para Fabricação de Grampos R; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Projeto de Fresadora CNC para Placas de Circuito Impresso; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Projeto de Máquina Soldadora CNC; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Projeto de Ferramenta de Conformação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Projeto de uma máquina de facear, chanfrar e centrar eixos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Desenvolvimento de um manual para construção de rodas d'água; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Projeto de um Camper; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Projeto de uma máquina de perfuração estaca broca; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Projeto de Máquina Perfuratriz de Estaca-Broca; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Projeto de máquina para corte de tubols pelo processo de torneamento; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Estudo e Projeto de um dinamômetro de Rolos Veicular; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Projeto de um dispositivo de geração de engrenagens de dentes retos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Projeto de uma lixadeira de quatro faces; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Projeto de uma máquina de furar e cortar cantoneiras; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Projeto de uma comporta de segmento; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Sistema de movimentação de grãos a granel; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Projeto de uma máquina formadora de mola para prendedores de roupa; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Projeto de ferramentas de injeção de plástico; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Projeto de uma lixadeira de quatro faces; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Projeto de uma furadeira de coordenadas com posicionamento NC; 2005; 45 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Projeto de uma serraria móvel; 2005; 56 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
ESTUDO DO PROCESSO DE BRIQUETAGEM DE RESÍDUOS DE MADEIRA ? PROJETO DE UMA MÁQUINA DE COMPACTAÇÃO; 2005; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
PROJETO DE UM BRAÇO MECÂNICO-HIDRÁULICO PARA MOVIMENTAR TORAS; 2004; 45 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Estudo de automação de uma máquina de tecer para malharia; 2003; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Projeto de um secador de madeira de 15m3; 2003; 48 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Projeto de uma turbina hidráulica pelton para geração de energia elétrica para pequenas potências; 2002; 70 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Projeto de uma feramenta progressiva para confecção de terminais elétricos; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Programa Computacional para traçado e usinagem de dentes retos de engrenagens de perfil evolvente; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Roteiro de projeto de moldes de injeção de plástico; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Planificação de Superfície num Software de CAD Comercial; 2004; 1 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Desenvolvimento de um software para simulação de mecanismos de barra; 2004; 1 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
IMPLEMENTAÇÃO DE ALGORITMOS DE PLANIFICAÇÃO DE SUPERFÍCIE NUM SOFTWARE DE CAD COMERCIAL; 2002; 30 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Situações de colisão ferramenta/peça/máquina no torneamento; 2002; 10 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Geração automática da trajetória para ferramentas de usinagem; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Automação da transferência de cotas de projeto para fabricação; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Um sistema CAD inteligente para projeto e manufatura de peças rotacionais; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Estrutura para Levantar Carrocerias PKD; 2004; 25 f; Orientação de outra natureza - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Utilização de modelamento sólido para o projeto de máquinas no software SolidWorks; 2003; 1 f; Orientação de outra natureza - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Desenvolvimento de chapas: Planificação de uma turbina Francis; 2001; 1 f; Orientação de outra natureza - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Um estudo comparativo entre os sistemas de modelamento sólido utilizados no AutoCAD e SolidWorks; 2001; 1 f; Orientação de outra natureza - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Estudo para redução de sucata no corter de chapas em puncionadeira CNC; 1999; 20 f; Orientação de outra natureza - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Nilson Luiz Maziero;
Produções bibliográficas
-
Policena, M.R. ; MAZIERO, N. L. . Projeto preliminar de uma máquina de serra de fita automática para corte de placas de madeira. REVISTA LIBERATO (NOVO HAMBURGO) , v. 18, p. 95-110, 2017.
-
MACHADO, JAIRO ; MAZIERO, NILSON LUIZ . APLICAÇÃO DO MÉTODO MFD PARA PROJETO DE PRODUTO MODULAR COM ENFOQUE NA MANUFATURA E MONTAGEM. Revista CIATEC-UPF , v. 6, p. 1-14, 2014.
-
MAZIERO, N. L. ; FEREIRA, João Carlos Espíndola ; PACHECO, Fernando Santana . A Method for the Automatic Identification of Contacts in Assemblies of Cylindrical Parts. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering , v. 26, n.03, p. 297-307, 2004.
-
MAZIERO, N. L. ; ORO, Neuza Terezinha ; KRIPKA, Rosana Maria Luvezute . Planificação de Superfícies: Aplicação de um Modelo em um Sistema CAD. Ciência & Engenharia , Uberlândia, v. 12, n.1, p. 61-66, 2003.
-
MAZIERO, N. L. ; KRIPKA, Rosana Maria Luvezute ; ORO, Neuza Terezinha . Um processo analítico para planificação de superfície lateral de sólidos de bases circulares ou polígonos regulares.. Ciência & Engenharia , Uberlândia, v. 10, n.1, p. 76-83, 2001.
-
MAZIERO, N. L. ; FERREIRA, J. C. E. ; PACHECO, Fernando Santana ; PRIM, M. F. . A Feature-Based Object-Oriented Expert System to Model and Support Product Design. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences, São paulo, v. 22, n.4, p. 523-543, 2000.
-
MAZIERO, N. L. ; CONSALTER, Luiz Airton ; ORO, Cleber ; PUGLIA, V. B. . Modelagem de colisão ferramenta/peça/máquina na simulação do processo de torneamento. In: 4 Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2007, Estância de São Pedro. 4 Cobef - Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. São Paulo: EPUSP, 2007. p. 71.
-
MAZIERO, N. L. ; ORO, Neuza Terezinha ; KRIPKA, Rosana Maria Luvezute . Planifica: Um protótipo de software de planificação de superfícies. In: 4 Cobef - Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2007, Estância de São Pedro. 4 Cobef - Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. São Paulo: EPUSP, 2007. p. 100.
-
ORO, Neuza Terezinha ; KRIPKA, R M L ; MAZIERO, N. L. . Modelagem Matemática do Processo de Planificação de Superfícies. In: I Jirnada Nacional de Educação Matemática e XIV Jornada Regional de Educação Matemática, 2006, Passo Fundo. I Jirnada Nacional de Educação Matemática e XIV Jornada Regional de Educação Matemática. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2006.
-
KRIPKA, R M L ; ORO, N. T. ; MAZIERO, N. L. . Planificação de Superfícies: Aplicação de um Modelo Matemático no Ensino de Engenharia. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia (COBENGE 2006), 2006, Passo Fundo. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia (COBENGE 2006). Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2006. v. 1. p. 9.9-9.22.
-
MAZIERO, N. L. ; ORO, N. ; KRIPKA, Rosana Maria Luvezute . Algoritmo para interseção de sólidos em planificação de superfícies. In: IX ENCONTRO DE MODELAGEM COMPUTACIONAL, 2006, Belo Horizonte. IX ENCONTRO DE MODELAGEM COMPUTACIONAL. Belo Hoerizonte - MG, 2006.
-
ORO, Neuza Terezinha ; KRIPKA, Rosana Maria Luvezute ; Wahl ; MAZIERO, N. L. . Modelagem e resolução da planificação de superfícies esféricas. In: XXIX CNMAC - Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2006, Campinas. XXIX CNMAC - Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2006.
-
MAZIERO, N. L. ; KRIPKA, Rosana Maria Luvezute ; ORO, Neuza Terezinha . Automatização da planificação de superfícies de peças truncadas ou com bases elipticas. In: XXVI Iberian Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering - CILAMCE 2005, 2005, Guarapari - ES. Procedinds of the XXVI Iberian Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering - CILAMCE 2005. Vitória - ES: GSA Gráfica, 2005.
-
ORO, Neuza Terezinha ; KRIPKA, Rosana Maria Luvezute ; MAZIERO, N. L. . Modelagem Matemática do Processo de lanificação de Superfícies. In: I Jornada Nacional de Educação Matemática e XIV Jornada Regional de Educação Matemática, 2005, Passo Fundo. Anais da I Jornada Nacional de Educação Matemática e XIV Jornada Regional de Educação Matemática, 2005.
-
MAZIERO, N. L. ; CHAVES, Alexandre Perin ; ORO, N. T. ; KRIPKA, R M L . Algoritmo para a Intersecção de sólidos em Planificação de Superfícies. In: XXVIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC 2006), 2005, São Paulo. Anais do XXVIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC 2006), 2006.
-
MAZIERO, N. L. ; CONSALTER, Luiz Airton ; PINZON, Cassiano . Modelo de seleção automática de ferramentas e de condições de usinagem no torneamento para aplicação em pequenas empresas. In: III Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2004, Belém. III Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2004. v. I.
-
MAZIERO, N. L. ; NASCIMENTO, V. . Geração de trajetórias de usinagem para torneamento de desbaste e acabamento num sistema baseado em features. In: Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2003, Uberlândia. 2. COBEF - 2. Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2003.
-
MAZIERO, N. L. ; ORO, Neuza Terezinha ; KRIPKA, R M L ; LARA, Robert Luis . Software para planificação de superfícies laterais: resolução de peças específicas. In: IV SIMPÓSIO DE INFORMÁTICA DO PLANALTO MÉDIO, 2003, Passo Fundo. Anais do IV SIMPÓSIO DE INFORMÁTICA DO PLANALTO MÉDIO, 2003.
-
MAZIERO, N. L. ; ORO, Neuza Terezinha ; KRIPKA, Rosana Maria Luvezute . Planificação de Superfícies: Seccionamento de peças. In: XXIV IBERIAN LATIN-AMEROCAN CONGRESS ON COMPUTATIONAL METHODS IN ENGINEERING, 2003, Ouro Preto/MG. XXIV IBERIAN LATIN-AMEROCAN CONGRESS ON COMPUTATIONAL METHODS IN ENGINEERING, 2003.
-
MAZIERO, N. L. ; KRIPKA, Rosana Maria Luvezute ; ORO, Neuza Terezinha ; LARA, Robert Luis . Modelagem e resolução computacional da planificação de peças específicas (ou não regulares). In: XVIII CONGRESSO REGIONAL DE INICIÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM ENGENHARIA (CRICTE 2003), 2003, Itajaí - SC. Anais do XVIII CONGRESSO REGIONAL DE INICIÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM ENGENHARIA (CRICTE 2003). Itajai - SC: UNIVALI, 2003.
-
MAZIERO, N. L. ; NASCIMENTO, V. . MODELAMENTO DE INFORMAÇÃO BASEADO EM OBJETO PARA REPRESENTAR FERRAMENTAS DE USINAGEM PARA TORNEAMENTO. In: X Congreso Chileno de Ingenieía Mecánica, 2002, Santiago de Chile. Anales de X Congreso Chileno de Ingenieía Mecánica, 2002.
-
MAZIERO, N. L. ; BONATTO, A. ; PEREZ, G. . Representação de Tolerâncias Dimensionais e Geométricas num Sistema CAD Baseado em Features Rotacionais 2D. In: 1 COBEF- Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2001, Curitiba. 1 COBEF- Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação - Trabalhos Completos, 2001.
-
MAZIERO, N. L. ; FEREIRA, João Carlos Espíndola . Automatic Dimensioning of Cylindrical Parts in an Intelligent Feature-Based Design System. In: International IFIP Conference on Feature Modeling and Advanced Design-For-The-Life-Cycle Systems-FEATS 2001, 2001, Valenciennes-França, 2001.
-
KRIPKA, R M L ; ORO, N. T. ; MAZIERO, N. L. . Planificação de superfícies laterais de casos específicos utilizando o software Planificação de Superfícies. In: XXIV CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL, 2001, Belo Horizonte - MG. Seleta do XXIV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. Belo Horizonte: Editora Gráfica Novo Milênio, 2001. v. II. p. 478-478.
-
MAZIERO, N. L. ; BONATTO, A. ; PEREZ, G. . Geração de programas CNC: um experimento prático baseado em features. In: Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto, 2000, São Carlos. 2 Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto, 2000. p. 141-146.
-
MAZIERO, N. L. ; ORO, Neuza Terezinha ; KRIPKA, Rosana Maria Luvezute . Modelagem e Resolução do Processo de Planificação de Sólidos. In: XXII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2000, Santos - SP. Seleta do XXII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional - Tendências em Matemática Aplicada e Computacional - TEMA, 2000. v. 1. p. 201-214.
-
MAZIERO, N. L. ; FERREIRA, J. C. E. ; GUBERT, E. . Desenvolvimento de um banco de dados de tolerâncias visando a integração com um sistema CAD. In: COBEN, 1998, Bauru, 1998.
-
Laccortt, M. ; ORO, Neuza Terezinha ; MAZIERO, N. L. ; KRIPKA, Rosana Maria Luvezute . Planificação de peças obtidas pela intersecção de superfícies cilíndricas. In: XVII Mostra de Iniciação Científica da UPF, 2007, Passo Fundo. Anais da XVII Mostra de Iniciação Científica da UPF, 2007.
-
Nardi ; MAZIERO, N. L. . Projeto de uma prensa dobradeira didática CNC. In: XXVII Mostra de Iniciação Científica da UPF, 2007, Passo Fundo. Anais da XVII Mostra de Iniciação Científica da UPF, 2007.
-
MELEGARI, L. F. ; Camargo, F. A. ; MAZIERO, N. L. . Estudo e projeto de um dinamômetro de rolos veicular. In: XVII Mostra de Iniciação Científica da UPF, 2007, Passo Fundo. Abais da XVII Mostra de Iniciação Científica da UPF, 2007.
-
RIGO, Jeferson ; MAZIERO, N. L. . Projeto de uma máquina formadora de molas para prendedores de roupa. In: XVI Mostra de Iniciação Científica da UPF: A Iniciação Científica e a Gestão Sustentável da Biodiversidade, 2006, Passo Fundo. Anais da XVI Mostra de Iniciação Científica da UPF. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2006.
-
Sebben Jr., C. I. ; MAZIERO, N. L. ; CORAZZA, Delmir . Projeto de ferramentas de injeção de plástico. In: XVI Mostra de Iniciação Científica da UPF: A Iniciação Científica e a Gestão Sustentável da Biodiversidade, 2006, Passo Fundo. Anais da XVI Mostra de Iniciação Científica da UPF, 2006.
-
Laccortt, M. ; ORO, N. T. ; KRIPKA, R M L ; MAZIERO, N. L. . Elaboração algorítmica para obtenção da planificação de superfícies laterais de peças utilizadas na indústria metalúrgica. In: XVI Mostra de Iniciação Científica da UPF: A Iniciação Científica e a Gestão sustentável da Biodiversidade, 2006, Passo Fundo. Anais da XVI Mostra de Iniciação Científica da UPF. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2006.
-
Borges, A. C. R. ; ORO, N. T. ; KRIPKA, R M L ; MAZIERO, N. L. . Planificação de superfícies: uma nova abordagem usando o conceito de simetria.. In: XVI Mostra de Iniciação Científica da UPF: A Iniciação Científica e a Gestão sustentável da Biodiversidade, 2006, Passo Fundo. Anais da XVI Mostra de Iniciação Científica da UPF. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2006.
-
MAZIERO, N. L. ; KRIPKA, Rosana Maria Luvezute ; ORO, Neuza Terezinha ; WAHL, Susi Darli Zanchett . Planificação de superfícies Esféricas : Modelagem e resolução. In: XVIII Salão de Iniciação Científica e XIV Feira de Iniciação Científica, 2005, Porto Alegre - RS. Anais do XVII salão de Iniciação Científica e XIV Feira de Iniciação Científica. Porto Alegre, 2005.
-
MAZIERO, N. L. ; ORO, Neuza Terezinha ; KRIPKA, Rosana Maria Luvezute ; WAHL, Susi Darli Zanchett . Modelagem e Resolução de Superfícies Esféricas. In: XV Mostra de Iniciação Científica da UPF, 2005, Passo Fundo - RS. Anais da XV Mostra de Iniciação Científica da UPF. Passo Fundo: Editora UPF, 2005.
-
MAZIERO, N. L. ; KRIPKA, Rosana Maria Luvezute ; ORO, Neuza Terezinha ; WAHL, Susi Darli Zanchett . Discretização de peças no espaço e planificação usando o software `Planificação de Superfícies`. In: Mostra Unisinos de Iniciação Científica, 2005, São Leopoldo - RS. Anais da Mostra Unisinos de Iniciação Científica, 2005.
-
MAZIERO, N. L. ; WAHL, Susi Darli Zanchett ; ORO, Neuza Terezinha ; KRIPKA, Rosana Maria Luvezute . Àrea de superfície planificada. In: VII MOSTRA DE ENSINO EXTENSÃO E PESQUISA (vii meep) / III SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (III SIC), 2004, Lageado - RS : UNIVATES, 2004.
-
MAZIERO, N. L. ; KRIPKA, Rosana Maria Luvezute ; WAHL, Susi Darli Zanchett ; ORO, Neuza Terezinha . Cálculo da medida da área na planificação de superfícies. In: XVI Salão de Iniciação Científica e XIII Feira de Iniciação Científica, 2004, Porto Alegre - RS. Anais do XVI Salão de Iniciação Científica e XIII Feira de Iniciação Científica. Porto Alegre, 2004.
-
MAZIERO, N. L. ; MACULAN, Márcia ; ORO, Neuza Terezinha ; KRIPKA, Rosana Maria Luvezute . Modelagem da planificação de sólidos cm bases elipticas. In: XIV Mostra de Iniciação Científica, 2004, Passo Fundo - RS. Anais da XIV Mostra de Iniciação Científica. Passo Fundo - RS: Editora da Universidade de Paso Fundo, 2004.
-
MAZIERO, N. L. ; WAHL, Susi Darli Zanchett ; ORO, Neuza Terezinha ; KRIPKA, Rosana Maria Luvezute . Estudo dos métodos para determinação da medida d área de superfícies planificadas. In: XVI Mostra de Iniciação Científica, 2004, Passo Fundo - RS. Anais da XVI Mostra de Iniciação Científica. Passo Fundo - RS: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2004.
-
MAZIERO, N. L. ; KRIPKA, R M L ; ORO, Neuza Terezinha . Aplicação de um modelo para planificação de superfícies no sistema CAD. In: XXVI CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL (cnmac), 2003, São José do Rio Preto. Anais do XXIV CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL, 2003. p. 173-173.
-
MAZIERO, N. L. ; ORO, N. ; KRIPKA, Rosana Maria Luvezute . Modelagem e resolução computacional da planificação de peças específicas. In: Colóquio Regional da Sociedade Brasileira de matemática, 2002, Curitiba. Colóquio Regional da Sociedade Brasileira de Matemática, 2002.
-
FUGA, M. ; MAZIERO, N. L. . Metodologia de projeto de moldes de injeção de plástico. In: XI Mostra de Iniciação Científica e III Mostra Interna de Pós-Graduação, 2001. Anais da XI Mostra de Iniciação Científica. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo.
-
DAGOSTINI, C. ; MAZIERO, N. L. . Programa computacional para traçado e usinagem de dentes retos de engrenagens de perfil evolvental. In: XI Mostra de Iniciação Científica e III Mostra Interna de Pós-Graduação, 2001, Passo Fundo. Anais da XI Mostra de Iniciação Científica. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2001.
-
NASCIMENTO, V. ; MAZIERO, N. L. . Geração Automática da Trajetória para Ferramentas de Torneamento. In: XI Mostra de Iniciação Científica e III Mostra Interna de Pós-Graduação, 2001, Passo Fundo. Anais da XI Mostra de Iniciação Científica. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2001.
-
WINDBERG, C. ; MAZIERO, N. L. . Projeto de uma ferramenta de corte e dobra progressiva para confecção de terminais elétricos. In: XI Mostra de Iniciação Científica e III Mostra Interna de Pós-Graduação, 2001, Passo Fundo. Anais da XI Mostra de Iniciação Científica. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2001.
-
RUOSO, Felipe Della Latta e Larrymar Facin ; MAZIERO, N. L. . Desenvolvimento de chapas: Planificação do caracol de uma turbina francis. In: XI Mostra de Iniciação Científica e III Mostra Interna de Pós-Graduação, 2001, Passo Fundo. Anais da XI Mostra de Iniciação Científica, 2001.
-
PINZON, Cassiano ; MAZIERO, N. L. . Um estudo comparativo entre os sistemas de modelamento sólido utilizados no AutoCad e SolidWorks. In: XI Mostra de Iniciação Científica e III Mostra Interna de Pós-Graduação, 2001, Passo Fundo. Anais da XI Mostra de Iniciação Científica. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2001.
-
MAZIERO, N. L. ; ORO, Neuza Terezinha ; KRIPKA, Rosana Maria Luvezute . Modelagem e resolução do processo de planificação de sóllidos. In: XXII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC), 1999, Santos - SP. Anais do XXII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC). Santos - SP, 1999. v. I. p. 307-307.
Outras produções
MAZIERO, N. L. ; ORO, Neuza Terezinha ; KRIPKA, Rosana Maria Luvezute . Planificação de Superfícies. 2003.
MAZIERO, N. L. . Portão de Segurança para Mezaninos. 2018.
MAZIERO, N. L. . Amortecedor de docas secas e de atracção - Em comercialização. 2015.
MAZIERO, N. L. . Rachador de lenha MH300. 2014.
MAZIERO, N. L. . Calço de roda. 2011.
MAZIERO, N. L. . Projeto mini trailer Traveller. 2010.
MAZIERO, N. L. . Rachador de lenha RL300. 2010.
MAZIERO, N. L. ; CORAZZA, Delmir . Máquina formadora de helicóide. 2009.
MAZIERO, N. L. ; CORAZZA, Delmir . Máquina para corte da tebanaka. 2008.
MAZIERO, N. L. ; CORAZZA, Delmir . Máquina de montagem de rodízios giratórios para cadeiras. 2008.
MAZIERO, N. L. . Projeto de prensas hidráulicas especiais. 2004.
MAZIERO, N. L. . Projeto de ferramentas de corte especiais. 2003.
MAZIERO, N. L. . Projeto de Máquina de Corte Universal - MUCL-50. 2003.
MAZIERO, N. L. ; CORAZZA, Delmir . Sistema de montagem e teste do freio do trator (JD). 2003.
MAZIERO, N. L. ; FINK, Robert ; RODOLFO, Augusto Expedito . Válvula de alívio de pressão VAPH-33. 1990.
MAZIERO, N. L. . Projeto de turbinas hidráulicas do tipo Banki. 1988.
MAZIERO, N. L. . Apostila: Mecânica Aplicada I. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
MAZIERO, N. L. . CIM - Computação integrada a Manufatura. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MAZIERO, N. L. . Apostila : MECÂNICA APLICADA II. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
MAZIERO, N. L. . Apostila : Desenho Técnico II. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
MAZIERO, N. L. . Redução dos tempos de produção. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MAZIERO, N. L. ; ORO, Neuza Terezinha ; KRIPKA, Rosana Maria Luvezute . Apostila: Planificação de superfícies: Modelagem e resolução. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
Projetos de pesquisa
-
2007 - 2008
Projeto de máquinas CNC didáticas, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento de um conjunto de máquinas CNC para aplicação didática. Compõem o desenvolvimento de uma dobradeira, uma puncionadeira e uma eletroerosão a fio.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Nilson Luiz Maziero - Coordenador / Luiz Airton Consalter - Integrante / Eduardo Appel - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Passo Fundo, Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Engenharia Mecânica. , Universidade de Passo Fundo, São José, 99052900 - Passo Fundo, RS - Brasil, Telefone: (54) 33168215, Ramal: 8215, URL da Homepage:
Experiência profissional
2008 - Atual
Maziero Indústria de Máquinas e Equipamentos LtdaVínculo: Sócio Diretor, Enquadramento Funcional: Sócio Diretor, Carga horária: 16
Outras informações:
Empresa dedicada a fabricação de máquinas, e equipamentos na área de Engenharia Mecânica, projeto e fabricação de máquinas especiais, desenvolvimento de processos de fabricação e montagem, desenvolvimento de produtos. Projeto e fabricação de mini trailers, equipamentos de logística e segurança e da área florestal..
2002 - 2004
Ezata Industrial LtdaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Sócio Diretor
Outras informações:
Empresa fabricante de máquinas especiais sob encomenda. Desenvolvimento de projetos de processos de fabricação e montagem.
2002 - 2003
Metalúrgica CorazzaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: CONSULTORIA
Outras informações:
Trabalhos de consultoria executados em função das necessidades da empresa.
1987 - 1992
Himec Indústria Comércio e Representações LtdaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Sócio - Diretor, Carga horária: 40
Outras informações:
Empresa do ramo metal mecânico. Fabricante de turbinas hidráulicas e máquinas especiais
Atividades
-
01/1987 - 11/1992
Serviços técnicos especializados , Projetos, .,Serviço realizado, Engenharia de Projetos - Máquinas especiais.
1984 - 2019
Universidade de Passo FundoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular III, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2011
Ensino, Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fa, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de projetos
-
03/1984
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico II, Dinâmica de Sistemas Mecânicos, Controle Dimensional e Geométrico, Desenho auxiliado por computador I, Mecânica Aplicada II, Resistência dos Materiais I, Elementos de máquinas I, Estática, Trabalho Final de Graduação I, Trabalho Final de Graduação II, Síntese I, Síntese II, Projeto e Fabricação de Matrizes, Desenho Auxiliado por Computador II, Máquinas operatrizes
-
03/2006 - 03/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Engenharia Mecânica.,Linhas de pesquisa
-
03/2007 - 02/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, FEAR - Faculdade de Engenharia e Arquitetura.,Linhas de pesquisa
-
07/2003 - 07/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Engenharia Mecânica.,Linhas de pesquisa
-
06/2003 - 07/2003
Ensino, Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Computação Integrada a manufatura
-
03/2002 - 02/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Engenharia Mecânica.,Linhas de pesquisa
-
03/2000 - 02/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Engenharia Mecânica.,Linhas de pesquisa
-
03/2000 - 06/2001
Ensino, Especialização Em Engenharia de Produção e Manufat, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Computação Integrada a Manufatura (CIM), Planejamemnto de Processos Auxiliado por Computador (CAPP)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Nilson Luiz Maziero e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?