Christiane Barbosa
Christiane é enfermeira formada pela Universidade Federal de São Carlos em 1999. É especialista em Enfermagem em Oncologia, tendo realizado o curso na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP e concluído em 2002. É especialista em Educação Profissional na Área de Saúde, tendo realizado o curso pela Fundação Osvaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, concluído o curso em 2005. Entre os anos 2000 até final de 2016 realizou atividades na área de educação como docente em cursos para formação de técnicos de enfermagem e em cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Educação Física e Biomedicina. Já atuou na área oncológica como enfermeira em uma unidade de quimioterapia por cerca de 4 anos e na área de hemoterapia no Hemonúcleo Regional de Araraquara, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP por 7 anos. É enfermeira no Hospital Universitário de São Carlos, hospital federal administrado pela EBSERH. Neste hospital já atuou como enfermeira assistencialista e como Chefe de Unidade de Atenção à Saúde da Linha do Cuidado Adulto, e desde abril de 2021 assume a função de Chefe de Divisão de Enfermagem, sendo a Responsável Técnica por toda atividade de enfermagem desenvolvida no hospital.
Informações coletadas do Lattes em 06/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado interrompido em 2017 em Enfermagem
2016 - Atual
Universidade Federal de São Carlos
Sílvia Helena Zem Mascarenhas.Ano de interrupção: 2017Grande área: Ciências da Saúde
Mestrado interrompido em 2014 em Biotecnologia aplicada à Farmácia
2011 - Atual
Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UNESP - Campus de Araraquara
Orientador: Adriano Mondini
Ano de interrupção: 2014
Especialização em andamento em MBA em Gestão da Qualidade e Produtividade
2020 - Atual
Especialização em Especialização em Educação Profissional na àrea de
2003 - 2005
Fundação Oswaldo Cruz
Título: Análise das especificidades da formação do cuidador a partir do discurso do enfermeiro-docente e da proposta pedagógica do cursoda área de saúde de uma instituição privada de ensino profissionalizante
Orientador: Isabel Cristina Belasco Bento
Especialização em Especialização em Enfermagem em Oncologia
2001 - 2002
Universidade de São Paulo
Título: Análise dos riscos de infecção em catéter de longa duração totalmente implantado em quimioterapia
Orientador: Emília Campos
Formação complementar
2020 - 2020
GESTÃO POR PROCESSO EM SAÚDE. (Carga horária: 4h). , Allan Kern, ALLAN KERN, Brasil.
2020 - 2020
FERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS. (Carga horária: 4h). , Allan Kern, ALLAN KERN, Brasil.
2020 - 2020
ESTRATÉGIAS PARA O PROCESSO DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR DA ONA. (Carga horária: 4h). , Allan Kern, ALLAN KERN, Brasil.
2020 - 2020
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE E SEGURANÇA. (Carga horária: 20h). , Allan Kern, ALLAN KERN, Brasil.
2020 - 2020
O PAPEL DO LÍDER NA GESTÃO DO CAPITAL HUMANO. (Carga horária: 4h). , Allan Kern, ALLAN KERN, Brasil.
2020 - 2020
EXPERIÊNCIA DO PACIENTE. (Carga horária: 4h). , Allan Kern, ALLAN KERN, Brasil.
2020 - 2020
GESTÃO POR INDICADORES PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO EM SAÚDE. (Carga horária: 4h). , Allan Kern, ALLAN KERN, Brasil.
2020 - 2020
GESTÃO DE RISCOS E SEGURANÇA EM SAÚDE. (Carga horária: 4h). , Allan Kern, ALLAN KERN, Brasil.
2016 - 2016
ENFERMAGEM EM ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE SERVIÇO. (Carga horária: 100h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2016 - 2016
CURSO EM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA - PROTOCOLO DE MAN. (Carga horária: 12h). , GRUPO BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO, GBCR, Brasil.
2016 - 2016
AUDITOR DA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NA URGÊNCIA - PROTOCOLO DE MANCHESTER. (Carga horária: 6h). , GRUPO BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO, GBCR, Brasil.
2016 - 2016
PROGRESSÃO HORIZONTAL. (Carga horária: 10h). , Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, EBSERH, Brasil.
2013 - 2013
Busca ativa de sintomáticos respiratórios.... (Carga horária: 4h). , Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, SES-SP, Brasil.
2011 - 2011
Assistência obstétrica humanizada. (Carga horária: 5h). , Centro Universitário Central Paulista, UNICEP, Brasil.
2011 - 2011
Aurículo acupuntura. (Carga horária: 5h). , Centro Universitário Central Paulista, UNICEP, Brasil.
2011 - 2011
Fruit vegetable and phostharvest phisiology.... (Carga horária: 8h). , Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UNESP - Campus de Araraquara, FCF-UNESP-AQA, Brasil.
2011 - 2011
O estresse e a linguagem corporal. (Carga horária: 5h). , Centro Universitário Central Paulista, UNICEP, Brasil.
2011 - 2011
Primeiros socorros. (Carga horária: 10h). , Centro Universitário Central Paulista, UNICEP, Brasil.
2011 - 2011
Hepatites. (Carga horária: 5h). , Centro Universitário Central Paulista, UNICEP, Brasil.
2009 - 2009
Biossegurança em Hemoterapia e Labor. de S. Públic. (Carga horária: 30h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2009 - 2009
Triagem Clínica de Doadores de Sangue. (Carga horária: 20h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2008 - 2008
Treinamento de Auditor Interno. (Carga horária: 3h). , Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UNESP - Campus de Araraquara, FCF-UNESP-AQA, Brasil.
2007 - 2007
Captação de Doadores de Sangue. (Carga horária: 20h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2007 - 2007
Treinamento de Auditor Interno. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UNESP - Campus de Araraquara, FCF-UNESP-AQA, Brasil.
2005 - 2005
Treinamento de Auditor Interno. (Carga horária: 16h). , Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UNESP - Campus de Araraquara, FCF-UNESP-AQA, Brasil.
2005 - 2005
Treinamento de Combate à Incêndio. (Carga horária: 1h). , Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UNESP - Campus de Araraquara, FCF-UNESP-AQA, Brasil.
2003 - 2003
Qualidade na Educação. (Carga horária: 8h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Ribeirão Preto (SP), SENAC, Brasil.
2001 - 2001
Siociedade tecnológica: visão ética e estética. (Carga horária: 4h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2000 - 2000
Aprimoramento Profissional da Semana de Emergência. (Carga horária: 12h). , Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara, ISCM, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Atualização emTratamento de Feridas. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
1998 - 1998
Saúde Bucal para Agentes Comunitários de Saúde. (Carga horária: 6h). , Prefeitura Municipal de São Carlos - SP, PMSC, Brasil.
1998 - 1998
Campanha de prevenção do câncer de colo uterino. (Carga horária: 32h). , Prefeitura Municipal de São Carlos - SP, PMSC, Brasil.
1997 - 1997
Atualização em Curativos. , Associação Brasileira de Enfermagem-Regional de Araraquara, ABEN, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Participação em eventos
65º Congresso brasileiro de Enfermagem. 2013. (Congresso).
11ª Feira Regional de Profissões do Centro Universitário Central Paulista.O curso de Enfermagem e as perspectivas profissionais.. 2012. (Outra).
Análise de exames laboratoriais.. 2012. (Simpósio).
Cuidados em UTI Neonatal.. 2012. (Simpósio).
Liderança e motivação de equipes: desafio do líder.. 2012. (Encontro).
As perspectivas da enfermagem no novo milênio.. 2011. (Simpósio).
As perspectivas do enfermeiro e do graduando na saúde coletiva. 2011. (Simpósio).
Biotecnología Habana 2011. 2011. (Congresso).
Cuidados inovados na saúde da mulher. 2011. (Encontro).
Fruit vegetable and postharvest phisiology and use of edible coatings for overall and flavor quality.. 2011. (Oficina).
Mini Curso Assistência Obstétrica Humanizada. 2011. (Oficina).
Mini Curso Aurículo Acupuntura. 2011. (Oficina).
Mini Curso Aurículo Acupuntura. 2011. (Oficina).
Mini Curso Hepatites. 2011. (Oficina).
Mini Curso O Estresse e a Linguagem Corporal. 2011. (Oficina).
Mini Curso Primeiros Socorros. 2011. (Oficina).
PCR/SAMU. 2011. (Encontro).
I Conferência Municipal de DST/ HIV/ AIDS. 2009. (Encontro).
XXXIX Jornada de Hematologia e Hemoterapia-Congresso Hemorio 2008. 2008. (Congresso).
A dituação das reações transfusionais na região e Transfusão em Testemunhas de Jeová. 2007. (Encontro).
As dificuldades na captação de doadores e Biologia da Infecção viral na transfusão. 2007. (Encontro).
Congresso Brasieliro de Hematologia e Hemoterapia - HEMO 2007. Avaliação dos motivos de inaptidão nas triagens clínicas e hematológica do Hemonúcleo Regional de Araraquara. 2007. (Congresso).
III Jornada de enfermagem em hemoterapia. 2007. (Simpósio).
II Imunohematology Meeting. 2007. (Encontro).
Indicações de hemocomponentes e Reação transfusional hemolítica. 2007. (Encontro).
VIII Encontro Saúde e Educação. 2007. (Encontro).
Vth Symposium on Advances Transfusion Safety. 2007. (Simpósio).
Congresso Brasieliro de Hematologia e Hemoterapia - HEMO 2006. Avaliação do perfil dos doadores que se auto-excluíram no Hemonúcleo Regional de Araraquara de janeiro a junho de 2006. 2006. (Congresso).
Congresso Brasieliro de Hematologia e Hemoterapia - HEMO 2006. Perfil dos doadores que tiveram hemocomponentes descartados por lipemia no Hemonúcleo Regional de Araraquara. 2006. (Congresso).
VII Jornada em hemoterapia - desafios e perspectivasna formação de RH. 2006. (Congresso).
Congresso Brasieliro de Hematologia e Hemoterapia - HEMO 2005. Redução de descarte de bolsas de sangue em decorrência de reações durante as doações. 2005. (Congresso).
I Jornada de enfermagem em hemoterapia. 2005. (Congresso).
Oncologia Multiprofissional Panorama e Perspectivas. 2001. (Encontro).
4ª Jornada do Hospital do Coração de Ribeirão Preto. 2000. (Congresso).
4ª Jornada de Controle de Infecção Hospitalar de Ribeirão Preto. 1999. (Congresso).
A UTI e o papel do enfermeiro e Ressucitação cárdio pulmonar. 1999. (Seminário).
Semana de enfermagem: ética e solidariedade na saúde. 1999. (Encontro).
Semana educativa em Henseníase. 1999. (Encontro).
I Fórum regional de DST-AIDS. 1998. (Outra).
2ª Jornada de controle de infecção hospitalar de Ribeirão Preto. 1997. (Congresso).
Enfermagem: um resgate à cidadania?. 1997. (Encontro).
Punção venosa periférica em cateteres de última geração. 1997. (Outra).
Participação em bancas
COSTA, F. D.;BARBOSA, C. Aspectos da comunicação em cuidados paliativos - uma revisão da literatura brasileira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.
BARBOSA, C; MARCONDES, T.M.; ORTIZ, M.F.. Aleitamento materno. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.
BARBOSA, C; CORBI, I. S. A.. Aspectos bioéticos em cuidados paliativos - uma revisão de literatura brasileira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.
BARBOSA, C; LIMA, L.R.O.; KINOUCHI, F. L.. Tuberculose no sistema público de saúde: uma doença 100% curávele e tão presente no Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.
MONTEIRO, E. T.; KINOUCHI, F. L.;BARBOSA, C. A abordagem em pacientes com Mal de Alzheimer. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.
OLIVEIRA, E.V.T.; SANDOR, E.R.S.; KINOUCHI, F. L.;BARBOSA, C. Qualidade de vida na 3ª idade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.
BALDUÍNO, PTS;BARBOSA, C; KITAMURA, M.; OGAWA, JSG. Humanização em UTI: O enfermeiro como elo entre a família e o paciente.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.
BARBOSA, C; PINTO, M.C.R.L.R.; OGAWA, JSG; MARTIN, PB. A liderança do enfermeiro e as relações de trabalho na equipe de enfermagem.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.
BARBOSA, C; SANDOR, E.R.S.; PINTO, M.C.R.L.R.. Estratégias e habilidades dos profissionais de saúde na assistência ao adolescente: uma revisão bibliográfica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.
BARBOSA, C; CORBI, I. S. A.; AMARAL, A. P.; AMARAL, C.M.; SANTOS, D.; ALMEIDA, D. C.; CARDILLI, P.K.. Cuidados Paliativos no Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.
KITAMURA, M.; OLIVEIRA, A.I.; NUNES, C. T.; NOVAES, F.; VARELLA, L.; NARDO, S.;BARBOSA, C. Aspectos sócio culturais envolvidos na doação de órgãos e transplantes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.
BARBOSA, C; CAETANO, F.; ROMA, M.I.; LETIZIO, P.; SILVA, V.; TOMAZIN, P.. Cacacterização da assistência à vítimas de queimaduras, prestada por enfermeiros em unidades de emergência de um município no interior do Estado de São Paulo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.
BARBOSA, C. J.; HIPÓLITO,M; D'ANDRÉA, M.A.C.; ALVES,R.S..A importância da equipe multidisciplinar e interdisciplinar no tratamento do paciente com câncer. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.
KITAMURA, M.;BARBOSA, C. O perfil de alunos não doadores de sangue de uma instituição universitária de Araraquara. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.
BARBOSA, C. L.; SOUZA, J.A.; PASSERINI, L.F.S..A percepção da enfermagem sobre a necessidade de educação em oncologia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista.
Orientou
Estratégia Saúde da Família: a visão dos usuários e da equipe multiprofissional em relação às melhorias na qualidade da assistência; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; (Orientador);
Violência contra o idoso: a visão dos profissionais que atuam na atenção básica; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; (Orientador);
Diagnósticos de Enfermagem em pacientes com Acidente Vascular Encefálico; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; (Orientador);
CONHECIMENTO DAS PERCEPÇÕES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM A RESPEITO DA HUMANIZAÇÃO NO CUIDADO AO PACIENTE SOB QUIMIOTERAPIA; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
ASSISTÊNCIA HUMANIZADA NO ATENDIMENTO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Central Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
A CAPACITAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE A POPULAÇÃO IDOSA BRASILEIRA : UMA REVISÃO DA LITERATURA; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Central Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
A CAPACITAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE A POPULAÇÃO IDOSA BRASILEIRA : UMA REVISÃO DA LITERATURA; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Central Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
Aspiração de corpo estranho: Um tema a ser abordado pelo enfermeiro nas consultas de puericultura; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Central Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
Aspiração de corpo estranho: Um tema a ser abordado pelo enfermeiro nas consultas de puericultura; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Central Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
Aspiração de corpo estranho: Um tema a ser abordado pelo enfermeiro nas consultas de puericultura; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Central Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
Violência domiciliar e idosos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
A enfermagem e a assistência emocional ao indivíduo em quimioterapia; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
A importância do conhecimento dos cuidados paliativos para o profissional de enfermagem; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
Parto normal e cesárea: uma revisão bibliográfica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
Cuidados paliativos em oncologia: reflexões sobre o conhecimento de graduandos de enfermagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
Trabalhos em turnos e noturnos: impacto do trabalho em turnos e noturnos sobre a saúde física, vida social e familiar do trabalhador; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
Cuidados domiciliar ao idoso no Brasil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
Hepatite C e biossegurança: riscos ocupacionais e prevenção; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
Hepatite C e biossegurança: riscos ocupacionais e prevenção; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
Caracterização da assistência à vítimas de queimaduras, prestada por enfermeiros em unidades de emergência de um município no interior do Estado de São Paulo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
Caracterização da assistência à vítimas de queimaduras, prestada por enfermeiros em unidades de emergência de um município no interior do Estado de São Paulo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
Caracterização da assistência à vítimas de queimaduras, prestada por enfermeiros em unidades de emergência de um município no interior do Estado de São Paulo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
Caracterização da assistência à vítimas de queimaduras, prestada por enfermeiros em unidades de emergência de um município no interior do Estado de São Paulo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
Caracterização da assistência à vítimas de queimaduras, prestada por enfermeiros em unidades de emergência de um município no interior do Estado de São Paulo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
A importância da equipe multidisciplinar e interdisciplinar no tratamento do paciente com câncer; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
A importância da equipe multidisciplinar e interdisciplinar no tratamento do paciente com câncer; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
A importância da equipe multidisciplinar e interdisciplinar no tratamento do paciente com câncer; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
O enfermeiro, a criança com câncer e sua família: as limitações da relação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
O enfermeiro, a criança com câncer e sua família: as limitações da relação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
O enfermeiro, a criança com câncer e sua família: as limitações da relação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
O enfermeiro, a criança com câncer e sua família: as limitações da relação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
A importância da equipe multiprofissional e interdisciplinar no tratamento do paciente com câncer; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
A percepção da enfermagem sobre a necessidade de educação em oncologia; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
A percepção da enfermagem sobre a necessidade de educação em oncologia; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
Silveira Passerini; A percepção da enfermagem sobre a necessidade de educação em oncologia; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Paulista; Orientador: Christiane Barbosa;
Produções bibliográficas
-
BARBOSA, C ; Beretella, J.C.R. ; OLIVEIRA, C. M. . Avaliação do riscos de exposição à hepatite C dos funcionários de um serviço de hemoterapia da região de Araraquara. In: VI Congresso Brasileiro de Biossegurança/ VI Simpósio Latino-Americano de Produtos Biotecnológicos, 2009, Rio de Janeiro. Anais dos eventos. Rio de Janeiro: Congresso de Biossegurança, 2009. v. VI. p. 153-153.
-
BARBOSA, C ; KITAMURA, M. ; BONFÁ, R. . Avaliação dos motivos de inaptidão nas triagens clínicas e hematológica do Hemonúcleo Regional de Araraquara. In: Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, 2007, São Paulo. Anais do Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia-HEMO2007. São Paulo: Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2007. v. 29. p. 274-274.
-
BARBOSA, C ; KITAMURA, M. ; BARBIERI, C.M.O. ; BONFÁ, R. ; Beretella, J.C.R. . Perfil dos doadores que tiveram hemocomponentes descartados por lipemia no Hemonúcleo Regional de Araraquara. In: Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, 2006, Recife/ Olinda. Anais do Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia-HEMO2006. São Paulo: Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2006. v. 28. p. 271-271.
-
BARBOSA, C ; KITAMURA, M. ; ALONSO, B.H. ; MACHADO,C. ; BONFÁ, R. . Avaliação do perfil dos doadores que se auto-excluíram no Hemonúcleo Regional de Araraquara de janeiro a junho de 2006. In: Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, 2006, Recife/ Olinda. Anais do Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia-HEMO2006. São Paulo: Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2006. v. 28. p. 279-280.
-
BARBOSA, C ; KITAMURA, M. ; ALONSO, B.H. ; MACHADO,C. . Redução de descarte de bolsas de sangue em decorrência de reações durante as doações. In: Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, 2005, Rio de Janeiro. Anais do Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia-HEMO2005. São Paulo: Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, 2005. v. 27. p. 274-274.
-
BARBOSA, C ; ORNELLA, R. G. ; CARVALHO, P. C. ; FIDELIS, A. F. ; LAURINDO, L. F. . CONSCIENTIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA SOBRE A DOR E SUAS DIMENSÕES: UMA AÇÃO EDUCATIVA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, C . O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DOR ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, C ; FIGUEIRA AA ; KITAMURA, M. ; COSTA, PI . Avaliação da qualidade de vida dos portadores de hemofilia atendidos em um hemonúcleo no interior do Estado de São Paulo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, C ; Beretella, J.C.R. ; OLIVEIRA, C. M. . Avaliação dos riscos de exposição a hepatite C dos funcionários de um serviço de hemoterapia da região de Araraquara. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, C ; KITAMURA, M. ; BONFÁ, R. . Avaliação dos motivos de inaptidão nas triagens clínicas e hematológica do Hemonúcleo Regional de Araraquara. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, C ; KITAMURA, M. ; Beretella, J.C.R. ; BARBIERI, C.M.O. ; BONFÁ, R. . Perfil dos doadores que tiveram hemocomponentes descartados por lipemia no Hemonúcleo Regional de Araraquara. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, C ; KITAMURA, M. ; BONFÁ, R. ; ALONSO, B.H. ; MACHADO,C. . Avaliação do perfil dos doadores que se auto-excluíram no Hemonúcleo Regional de Araraquara de janeiro a junho de 2006. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, C ; KITAMURA, M. ; ALONSO, B.H. ; MACHADO,C. . Redução de descarte de bolsas de sangue em decorrência de reações durante as doações. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, C . Fármacos em Oncologia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, C . Antineoplásicos e imunossupressores. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, C . Treinamento em primeiros socorros. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
BARBOSA, C . Biossegurança em unidades hemoterápicas e laboratórios de saúde pública. 2009. .
-
BARBOSA, C . Captação de doadores de sangue. 2009. .
-
BARBOSA, C . Triagem clínica de doadores de sangue. 2009. .
-
BARBOSA, C ; KITAMURA, M. . Aplicação de Injetáveis. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
BARBOSA, C ; KITAMURA, M. . Aplicação de injetáveis. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
BARBOSA, C ; KITAMURA, M. . Aplicação de Injetáveis. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
BARBOSA, C . Universidade Aberta. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Prêmios
2014
Paraninfa dos formandos do Curso de Enfermagem, Universidade Paulista - UNIP - Câmpus Araraquara.
2013
Professora homenageada do Curso de Enfermagem, Centro Universitário Central Paulista - UNICEP.
2012
Professora Homenageada pelo Curso de Enfermagem, Centro Universitário Central Paulista - UNICEP.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Hospital Universitário Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci. , Rua Luiz Vaz de Camões, 111, Vila Celina, 13566448 - São Carlos, SP - Brasil, Telefone: (16) 35092400, Ramal: 2426
Experiência profissional
2005 - 2016
Universidade PaulistaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 15
2013 - 2014
Universidade Central PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação, Carga horária: 12
2011 - 2014
Universidade Central PaulistaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
2013 - 2014
Universidade Federal de São CarlosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
1999 - 1999
Universidade Federal de São CarlosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 6
1999 - 1999
Universidade Federal de São CarlosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 6
2012 - 2012
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula SouzaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 12
2001 - 2002
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula SouzaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 12
2004 - 2011
Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UNESP - Campus de AraraquaraVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40
2005 - 2008
Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UNESP - Campus de AraraquaraVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auditora interna, Carga horária: 4
2000 - 2006
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - AraraquaraVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 10
2004 - 2005
Centro de Formação de AraraquaraVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 12
2000 - 2004
Centro Oncológico da Regiao de AraraquaraVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: enfermeiro, Carga horária: 40
2001 - 2002
Instituto de Oncologia São Judas TadeuVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: enfermeiro, Carga horária: 30
2000 - 2001
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de AraraquaraVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40
2016 - Atual
Empresa Brasileira de Serviços HospitalaresVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRO, Carga horária: 36
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Christiane Barbosa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?