Danielly Mascarenhas de Lima

Enfermeira formada pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e Pós-graduada em Auditoria em Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC . Experiência significativa em estomaterapia (assistência, assessoria técnica e educacional), negociação de materiais e educação continuada/permanente. Participação em eventos científicos, desenvolvimento de projeto científico e co-autora na produção de materiais didáticos.

Informações coletadas do Lattes em 03/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Auditoria em saúde

2011 - 2013

Faculdade de Medicina do ABC
Orientador: Josiane Cristina Ferrari

Graduação em Graduação

2006 - 2009

Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - USP
Orientador: Maria Luiza Gonzalez Riesco
Bolsista do(a): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Médico-Cirúrgica.

Participação em eventos

IV Simposio Brasileiro de Estomaterapia. 2012. (Simpósio).

II Simpósio Internacional Norte/Nordeste de Estomaterapia. 2012. (Simpósio).

IV Encontro Nacional de Pesquisa em Estomaterapia. 2012. (Encontro).

III Jornada Paraense de Estomaterapia. 2012. (Outra).

IX Congresso Brasileiro de Estomaterapia. 2011. (Congresso).

VII Encontro de Estomaterapia - Assistência ao Paciente Portador de Lesões de Pele e Incontinência. 2010. (Encontro).

Manhã Científica - Cuidados em feridas baseados em evidência. 2010. (Outra).

Produções bibliográficas

  • LIMA, D. M. . Complicações e cuidados em pacientes estomizados. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, D. M. . Complicações com estomias - Como manejá-las no dia-a-dia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, D. M. . Impacto da nova lei da ANS - Direito dos pacientes estomizados. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, D. M. . Irrigação em pacientes estomizados: cuidados e recomendações. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, D. M. . Estomias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, D. M. . Complicações e cuidados com pacientes estomizados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Fixação de tubo orotraqueal: tecnologia diferenciada para segurança do paciente, Descrição: Objetivo: Avaliar uma tecnologia diferenciada para fixação de tubo orotraqueal (TOT) e os critérios sobre segurança no manuseio e qualidade do artefato na perspectiva dos profissionais. Método: Estudo retrospectivo descritivo, sob o protocolo nº 4430/2014, por meio da análise da ficha avaliação do produto preenchida por 9 fisioterapeutas e 12 enfermeiros em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta, no período de julho a setembro de 2012, de uma instituição hospitalar pública cardiológica da cidade de São Paulo. Foram definidas três fases para a avaliação do produto: treinamento, utilização do produto e avaliação. Para análise dos dados foi utilizada a norma técnica NBR ISSO/IEC 14598-6. Conclusão: Os profissionais avaliaram positivamente o artefato como tecnologia diferenciada para fixação de TOT. O estudo contribuiu para a divulgação de um método inovador para os profissionais sobre uma fixação do TOT adequada ao paciente crítico com suporte de ventilação mecânica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Danielly Mascarenhas de Lima - Coordenador / Christiane Pereira Martins Casteli - Integrante / Evelise Helena Fadini Reis Brunori - Integrante / Andrea Cotait Ayoub - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - Atual

Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - Atual

Mediteq Comercial Ltda

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeira Assessora Técnica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Trabalhos em desenvolvimento: Realizo palestras em associações de estomizados e hospitais; atendimento à paciente estomizado institucionalizado e em domicílio; atuo em conjunto ao setor de compras das instituições; participo do processo de padronização dos materiais nos Hospitais designados.

2010 - 2011

Max Medical

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Assessora Técnica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Trabalhos desenvolvidos: Organizei e executei palestra para grupos de pacientes estomizados; realizei atendimentos em associações de estomizados e em domicílios; desenvolvi um método de apresentação e divulgação dos materiais em hospitais de São Paulo (capital); participei na reelaboração do Manual do Estomizado da Hollister através da criação de um protocolo de atendimento; atuei no desenvolvimento do Programa Quali Vida, inclusive trazendo o mesmo para dentro dos Hospitais. Resultados: As palestras e atendimentos puderam aumentar a satisfação dos pacientes e sua segurança quanto ao uso dispositivo, refletindo, assim, em um aumento do número de clientes usando a marca; grande parte dos hospitais visitados padronizou algum item apresentado e, para aqueles que já tinham a marca padronizada, estreitamos a relação através da distribuidora Max Medical que, até então, só atuava no interior da cidade; a inserção do protocolo de atendimento no manual do estomizado permitiu assegurar um atendimento mais efetivo através da garantia de que as informações dadas não seriam esquecidas pelo cuidador e/ou paciente; o Programa Quali Vida tem por objetivo dar o suporte ao paciente estomizado, sendo,por isso, bem quisto pelos pacientes/instituições e refletindo na aquisição da marca pelos mesmos.

2010 - 2010

pronep

Vínculo: Cooperado, Enquadramento Funcional: Enfermeira Educação Continuada, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Trabalhos desenvolvidos: Desenvolvimento de materiais para treinamento dos auxiliares e técnicos de Enfermagem; participação na auditoria das residências e prontuários dos pacientes. Resultados: Os treinamentos aplicados proporcionaram uma melhora no comportamento, organização e postura dos profissionais, bem como uma reciclagem dos conhecimentos relacionados aos procedimentos mais comuns de Enfermagem. Para o profissional que precisasse realizar algum procedimento diferenciado era aplicado um treinamento específico, garantindo segurança para o mesmo, para o paciente e família. A empatia e o desenvolvimento do vínculo criado entre o Educador, familiares, paciente e profissional foram fundamentais para o sucesso do trabalho e qualidade da assistência.