Fábio Chamon Melo

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), é analista legislativo na Câmara dos Deputados atuando na Coordenação de Projetos de Arquitetura (CPROJ), na gestão da Seção de Mobiliário.Possui especialização em Construção Civil pela Escola de Engenharia da UFMG e MBA em Governança Legislativa pelo CEFOR/Câmara dos Deputados e é mestrando do PPG FAU Unb com a pesquisa "Móveis, Arte e Espaço: Os interiores palacianos do Congresso Nacional (1957-1978) a ser defendida em abril/2024.É coautor do livro Congresso Nacional: a Construção do Espaço da Democracia

Informações coletadas do Lattes em 22/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Pós Graduação em Construção Civil

2010 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O papel dos selos de certificação ambiental no estabelecimento da construção civil no Brasil
Orientador: Aldo Giuntini de Magalhães

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

1998 - 2003

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Projeto de Revitalização Área do Porto de Vitória (ES)
Orientador: José Eduardo Ferolla

Formação complementar

2021 - 2021

Extensão universitária em Brasília: história e critica Aluno Especial PPGFAU. (Carga horária: 30h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2021 - 2021

Restauro da Arquitetura Moderna. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2019 - 2019

CEFR C Advanced. , Language Studies International, LSI LONDRES, Inglaterra.

2016 - 2017

MBA em MBA em Governança Legislativa. (Carga Horária: 458h). , Centro de Formação da Câmara dos Deputados, CEFOR, Brasil. , Título: Desenvolvimento de Sistema de Gerenciamento de Informações no Departamento Técnico Estudo de caso SDD_Coordenação de Projetos de Arquitetura/DETEC. , Orientador: Lamberto Ricarte Serra Júnior. , Palavras-chave: SDD; ERP; Business Inteligence; Câmara dos Deputados.

2015 - 2015

Extensão universitária em Teoria de Projeto PPGFAU - Aluno Especial. (Carga horária: 30h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Brasil, Brasília: Capírtulos na História da Arquitetura e do Urbanismo, Descrição: Esta pesquisa, desenvolvida com Bolsa de Produtividade em Pesquisa 1A (Processo CNPq n. 301393/2018-4), considera dois eixos complementares: 1. Panorama de momentos significativos da história da arquitetura e do urbanismo brasileiros, efetuado pela revisão crítica da historiografia da arquitetura brasileira e abordando, entre outros assuntos, o processo de atualização artística e a constituição de uma arquitetura moderna no país; suas influências estrangeiras, sua regionalização intramuros e sua difusão internacional. 2. Estudos sobre a urbanização do DF e seu entorno, a arquitetura brasiliense, com especial atenção ao entendimento das diferentes orientações estéticas nela presentes, e a preservação arquitetônica, urbana e ambiental no DF.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fábio Chamon Melo - Integrante / Sylvia Ficher - Coordenador.

Prêmios

2020

2 Concurso Boa Práticas Gestão na Câmara dos Deputados, Câmara dos Deputados.

2020

Prêmio Rodrigo Melo Franco IPHAN 2020 (Finalista nacional), IPHAN.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - Atual

Câmara dos Deputados

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Legislativo Arquiteto, Carga horária: 40

Outras informações:
Diretor da Coordenação de Projetos de Arquitetura (CPROJ) de maio 2016 a junho 2021. Atribuições: - supervisionar, coordenar e executar, diretamente ou por intermédio de terceiros, no âmbito do complexo arquitetônico e urbanístico da Câmara dos Deputados, as atividades relativas a planejamento, elaboração de projetos e especificações de serviços de arquitetura e urbanismo; de obras; de móveis e ambientação; e de programação visual e paisagística; - manter documentação iconográfica edilícia e demais documentos técnicos atualizados, bem como originais dos respectivos registros, tais como pranchas de desenhos, documentação legal e arquivo técnico específico; - coordenar as ações interdepartamentais e interinstitucionais relacionadas aos temas que tratam de patrimônio edificado, de planejamento e gestão do espaço físico e de planejamento sustentável e acessibilidade; - prestar assessoramento aos órgãos de licitação e colaborar tecnicamente com os demais órgãos do Departamento; Chefe da Seção de Mobiliário/CPROJ de junho 2021 até o presente momento.

2009 - 2012

instituto de obras publicas do espirito santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Arquiteto - Técnico Superior Operacional, Carga horária: 40

Outras informações:
Atribuições: - Desenvolvimento /análise de projetos arquitetônicos institucionais no Estado do Espírito Santo; - Coordenação de projetos complementares; - Gestão de contratos; - Acompanhamento de obras.

2006 - 2009

ARO Arquitetos Associados

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquiteto - Coordenador de Projetos, Carga horária: 30

Outras informações:
Atribuições: - Desenvolvimento e coordenações de projetos arquitetônicos residenciais - Desenvolvimento de modelos eletrônicos - Compatibilização de projetos - Acompanhamento de obras

2004 - 2007

Freusa Zechmeister Arquitetura

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquiteto, Carga horária: 30

Outras informações:
Atribuições: - Desenvolvimento e coordenações de projetos arquitetônicos residenciais e comerciais; - Desenvolvimento de modelos eletrônicos; - Compatibilização de projetos; - Acompanhamento de obras.

2003 - 2004

Carico Arquitetura

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquiteto Júnior, Carga horária: 20

Outras informações:
Atribuições: - Desenvolvimento de projetos arquitetônicos residenciais e comerciais.