Eduardo José da Silva

Possui graduação em Ciencias biologicas pela Escola Superior em Meio Ambiente (2005). Atualmente é biologo. Tem experiência na área de Zoologia com enfase em ictiologia, especialista em educação ambiental pelo CEFET/BAMBUI, com ampla experiência em estudos ambientais dos mais diversos segmentos: Elaboração de RCA/PCA, PTRF, levantamento, monitoramento e resgate de ictiofauna e atividades em educação ambiental, execução de condicionantes de órgãos ambientais, auxiliar em relatórios socioambientais Levantamento de Dados para processo de obtenção de Licença Ambiental (LP, LI, LO, EIA RIMA), segurança no trabalho e outras atividades relacionadas com meio ambiente, carteira de habilitação A e B com grande experiência em viagens.

Informações coletadas do Lattes em 03/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em MESTRADO EM SUSTENTABILIDADE E TECNOLOGIA AMBIENTAL

2018 - 2020

Instituto Federal Minas Gerais
Título: DIAGNÓSTICO DA ICTIOFAUNA DO RIO FORMIGA ? MG: SUBSÍDIO PARA O BIOMONITORAMENTO AMBIENTAL, Ano de Obtenção: 2020
Dra. Graziele Wolff de Almeida Carvalho..Palavras-chave: Indicador ecológico; bioindicador; Assembleia de peixes; Degradação ambiental.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Atividades de atenção à saúde humana.

Especialização em Educaçao ambiental

2006 - 2008

Instituto Federal Minas Gerais
Título: Coleta seletiva, eu aprendi na escola
Orientador: Claudia Cabanellas

Graduação em Ciencias biologicas

2002 - 2005

Escola Superior em Meio Ambiente

Curso técnico/profissionalizante em TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

2009 - 2010

ELDORADO SISTEMA DE ENSINO SÍNTESE

Formação complementar

2009 - 2010

TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO. (Carga horária: 600h). , ELDORADO SISTEMA DE ENSINO SINTESE, CECON, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Botânica Aplicada.

Participação em eventos

IV SEMINÁRIO DE ESTUDANTES DE PÓS GRADUAÇÃO- IFMG BA.IMPACTOS DAS TRILHAS E SEUS EFEITOS SOBRE ECOSSITEMAS NATURAIS NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ.. 2018. (Seminário).

THE ANNUAL MEETING OF THE ASSCIATION FOR TROPICAL BIOLOGY AND CONSERVATION HOSTED IN UBERLANDIAA. SOCIAL ECONOMIC RELATIONSHIP OF IGUATAMANIAN POPULATION LIVING IN THE NEIGBORHOODS OF THE STREAM OF NATURAL RECHOUCHES AND FOR ERMANESCENT RIPARIAN FORMATON.. 2005. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • SILVA, E. J. ; CARVALHO, G. W. A. . DIAGNÓSTICO DA ICTIOFAUNA DO RIO FORMIGA ? MG: SUBSÍDIO PARA O BIOMONITORAMENTO AMBIENTAL 2020 (Dissertação).

Outras produções

SILVA, E. J. ; CARVALHO., G. W. A. . LEVANTAMENTO DE ICTIOFAUNA RIO FORMIGA ? FORMIGA/MG. 2020.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Escola Superior em Meio Ambiente. , Rua: 155 - Nº 253, Bela Vista, 38910000 - Iguatama, MG - Brasil, Telefone: (37) 33532222, URL da Homepage:

Experiência profissional

2018 - 2020

Instituto Federal Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ALUNO DE PÓS GRADUAÇÃO

Outras informações:
Sou aluno do mestrado profissional e não tenho carga horária semanal, temos aulas em determinados períodos e não semanalmente.

2016 - 2016

Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Matriz

Vínculo: CONTRATO TEMPORÁRIO, Enquadramento Funcional: CONTRATO, Carga horária: 6

Outras informações:
PESQUISA DE LEVANTAMENTO DE ICTIOFAUNA NO RIO PIRACICABA, PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA INTEGRADO DE ESGOTO, TIMOTEO/MG

2007 - 2008

Companhia Brasileira de Alumínio

Vínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: BIOLOGO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Prestação de serviços de consultoria ambiental.

2005 - 2005

Escola Superior em Meio Ambiente

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8

Outras informações:
-Monitor da matéria zoologia dos cordados, na Escola Superior em Meio Ambiente, Iguatama/MG, no primeiro semestre de 2005, com a carga horária de oito horas semanais.

2010 - 2010

GR Impactos engenharia de segurança do trabalho

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Estagiario na elaboração de documentos relativos à segurança do trabalho.

2010 - 2015

Ictiofauna Consultorias LTDA

Vínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Biólogo consultor, Carga horária: 20

Outras informações:
- Coleta de dados para o monitoramentos da ictiofauna do rio paraopeba, como condicinante das UHE retiro baixo energética - 2011 - Coleta de dados para o monitoramentos da ictiofauna do rio corrente grande, como condicinante das PCH´s corrente grande e barra da paciência - 2011 - Levantamento de ictiofauna do rio Carinhanha para estudos preliminares (EIA RIMA) das PCH´s caiçara e gavião. 2011 - Coordenador do sistema de transposição de peixes da usina Retiro Baixo Energética. 2010/2011. - Coordenador do levantamento da ictiofauna nos rios Santo André e Santa Cruz. para EIA/RIMA das PCH?s Jatobá e Santo André. 2012 - Coordenador da transposição de peixes da PCH?s Barra da paciência e Corrente Grande ? 2011/2012

2006 - 2007

Ingá engenharia ltda

Vínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Biólogo Consultor, Carga horária: 20

Outras informações:
- Estudos ambientais para caracterização ambiental para concessão da linha de transmissão Ubaitaba-Itapebi/BA CHESF/Bahia 2007. - Estudos ambientais para licenciamento (RCA/PCA) corretivo das linhas de distribuição 138 KV do sistema de distribuição Centro, Oeste e Triangulo Mineiro da CEMIG GD (2007). - Estudos ambientais para licenciamento (RCA/PCA) corretivo das linhas de transmissão 345 KV do sistema de transmissão Centro, Sudeste e Triangulo Mineiro da CEMIG GT ? Fevereiro a Abril ? 2007. - Coleta de dados para o projeto técnico de recuperação florestal das futuras instalações da hidrelétrica do consórcio Baguari, no Vale do Rio Doce, Governador Valadares/MG. Janeiro de 2007 - Participação como técnico do PRAD (Programa de Recuperação de Áreas Degradadas) das linhas transmissão 138 KV Unai 3- unai 5 , Unai 5-Buritis 1, Buritis 1-Buritis 2 do Noroeste Mineiro. CEMIG GT 2006 - Estudos Ambientais para licenciamento (LO) das linhas de transmissão 138 KV Unai 5 ? Buritis 1 Julho e Agosto de 2006 do Noroeste Mineiro. CEMIG GT - Levantamentos florísticos, faunísticos para o licenciamento (LO) de linha de transmissão 138 KV Unai 3 ? Unai 5 ? Junho de 2006 do Noroeste Mineiro. CEMIG GT - Coordenador da condicionante educação ambiental Unai 3-unai 5, Unai 5-Buritis 1, Buritis 1-Buritis 2 do Noroeste Mineiro. CEMIG GT 2006 - Projeto executivo de recuperação ambiental de processos erosivos da área de empréstimo da UHE de Itumbiara, GO- Dezembro de 2006. FURNAS

2006 - 2006

Lafarge Brasil SA

Vínculo: Palestrante, Enquadramento Funcional: contratado

Outras informações:
Palestrante no dia mundial do meio ambiente.

2010 - 2010

Mineração Garoca

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Especialista, Carga horária: 30

Outras informações:
Elaboração de documentos para obtenbção de licença ambiental.

2008 - 2008

Mineração João Vaz Sobrinho

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: especialista, Carga horária: 40

Outras informações:
Serviços especializados de Zoologia

2009 - 2010

Prefeitura d Formiga

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor II de ciencias

2005 - 2005

Prefeitura Municipal de Iguatama

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor de educação ambiental para alunos do ensino fundamental no primeiro semestre de 2005.

2010 - 2010

Rezende e Toledo engenharia Ltda

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Especilista, Carga horária: 40

Outras informações:
Serviços especilizados em Zoologia

2003 - 2003

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 44

Outras informações:
-Estagiário no projeto de monitoramento da mastofauna em áreas da V&M Florestal nos municípios de Bocaiúva, Brasilândia de Minas e Felixlândia, no período de 31 de Julho a 23 de Agosto de 2003.

2022 - 2022

Raiz Ambiental

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Autonomo

Outras informações:
Levantamento de ictiofauna ,a fazenda Flexas, município de São Romão e Santa fé de Minas

2022 - 2022

Floresta da Gerais Consultoria ambiental

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Autonomo, Carga horária: 15

Outras informações:
Elaboração de projetos ambientais (ictiofauna), levantamento de ictiofauna no rio formiga para ampliação da barragem de captação do SAAE Formiga/MG.

2019 - Atual

Delta Engenharia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Biólogo, Carga horária: 10

2023 - Atual

AMB CONSULTORIA AMBIENTAL E AGRARIA LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Biologo, Carga horária: 10

Outras informações:
Serviços de icitologia

2023 - Atual

ECOSYSTEM TECNOLOGIA AMBIENTAL LTDA

Vínculo: FREE LANCER, Enquadramento Funcional: Biologo, Carga horária: 12