Anderson Penha da Silva

Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008) e está em fase de conclusão do curso de Geografia Licenciatura na Universidade Federal do Rio grande do Norte. Tem experiencia em Geografia, especificamente na área de Geografia Física. Além disso trabalha com Design gráfico, no qual está concluindo um curso de Design e Web na rede de escolas profissionalizante Microlins.

Informações coletadas do Lattes em 03/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Geografia Licenciatura

2009 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação interrompida em 2012 em Direito

2011 - interrompida

Faculdade Natalense de Ensino e Cultura
Ano de interrupção: 2012

Graduação em Geografia Bacharelado

2005 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Orientador: Zuleide Maria Carvalho Lima
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Formação complementar

2008 - 0000

Design e Web. (Carga horária: 102h). , Microlins.

2008 - 2008

Métodos e Técnicas de pesquisa em Geomorfologia. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2008 - 2008

Curso de disceminadores de Educação Fiscal. (Carga horária: 80h). , Escola de Administração Fazendária.

2007 - 2007

Georafia Física. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2007 - 2007

Geomorfologia fluvial. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2006 - 2006

I Curso de Metodologia do Trabalho Científico. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2006 - 2006

Processos de urbanização - EStatuto da cidade.... (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Participação em eventos

XIX Congresso de Iniciação Cinetífica da UFRN. As diversas formas de uso e ocupação do solo na bacia hidrográfica do rio Doce e suas implicações ambientais. 2008. (Congresso).

VI Encontro Nordestino dos Grupos PET. A degradação ambiental da abcia hidrográfica do rio Pitimbú, frente a ação antrópica. 2007. (Congresso).

XIV Encontro Estadual de Geografia. A ação do homem e suas implicações ambientais na microbacia hidrográfica do rio Pitimbú.. 2007. (Congresso).

XV Semana de humanidades. A ação do homem e suas implicações ambientais na microbacia hidrográfica do rio Pitimbú. 2007. (Congresso).

XVII Pé na trilha.Arborização e conservação: uma nova urgência das pequenas cidades do semi-árido. 2007. (Oficina).

VII INTERPET. 2007. (Encontro).

I Colóquio Nacional África-América do Sul. 2007. (Outra).

I Encontro Natalense de Geógrafos. 2006. (Encontro).

XIV Semana de humanidades.A degradação ambiental da bacia hidrográfica do rio Pitimbú, frente a ação antrópica. 2006. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • SILVA, A. P. . A degradação ambiental da bacia hidrográfica do rio Pitimbú, frente a açã antrópica. In: VI Encontro Nordestino dos grupos PET, 2007, Recife. A ciência como mecanismo de expansão: o Nordeste com um novo olhar, 2007.

  • SILVA, A. P. ; Silva . As diversas formas de uso e ocupação do solo na bacia hidrográfica do rio Doce e suas implicações ambientais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. P. ; Nunes ; Alves . Arborização e conservação: uma nova urgência das pequenas cidades do semi-árido.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. P. . A ação do homem e suas implicações ambientais na microbacia hidrográfica do rio Pitimbú/RN. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. P. . A degradação ambiental da bacia hidrográfica do rio Pitimbú, frente a ação antrópica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. P. . A ação do homem e suas implicações ambientais na microbacia hidrográfica do rio Pitimbú. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. P. . O perfil demográfico sócio-econômico dos pescadores da vila de Ponta Negra na cidade de Natal/RN. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. P. . A degradação ambiental da bacia hidrográfica do rio Pitimbú, frente a ação antrópica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

SILVA, A. P. . Degradação ambiental versus conscientização ambiental do rio Doce- Natal/RN. 2008. (Relatório de pesquisa).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes. , RUA SENADOR SALGADO FILHO, LAGOA NOVA, 59078-970 - Natal, RN - Brasil

Experiência profissional

2011 - Atual

Complexo Educacional Contemporâneo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer Gráfico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - Atual

Centro Integração Empresa Escola

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2007

Escola Estadual Lauro de Castro

Vínculo: Professor Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor Estagiário, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2007

Escola Estadual Rotary

Vínculo: Professor Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor Estagiário, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista do PET, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Iniciado em 1979 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, o PET Programa de Educação Tutorial foi transferido em dezembro de 1999 para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, ficando sob a responsabilidade da Coordenação de Relações Acadêmicas da Graduação do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior DEPEM. O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, sendo um grupo por curso, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.