Reginaldo Nunes Sacramento

Possui graduação em Curso de Educação Física pela Universidade Católica do Salvador (1989). Especialização em Esporte Educacional na UnB (2006) e vasta experiência em Coordenação, Direção e Magistério.

Informações coletadas do Lattes em 03/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Capacitação Continuada em Esporte Escolar

2004 - 2006

Universidade de Brasília, UnB
Título: Seleção de Recursos Humanos para o Programa Segundo Tempo Tempo em Camaçari-Ba
Orientador: Lucila Souto Mayor Rondon
Bolsista do(a): Ministério do Esporte, ME, Brasil.

Graduação em Curso de Educação Física

1985 - 1989

Universidade Católica do Salvador

Formação complementar

2008 - 2008

Workshop Desenvolvimento de Lideranças para Coorde. (Carga horária: 16h). , Conexxões Educação Empresarial, CONEXXÕES, Brasil.

2006 - 2006

Encontro Nacional Interlocução de Saberes em Espor. (Carga horária: 20h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2006 - 2006

Capacitação Continuada em Esporte Escolar. (Carga horária: 24h). , Centro de Educação a Distancia, CEAD, Brasil.

2004 - 2004

Capacitação em Esporte Escolar. (Carga horária: 16h). , Universidade de Brasilia, CEAD, Brasil.

2001 - 2001

Capacitação de professores multiplicadores em educ. (Carga horária: 112h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2000 - 2000

Arbitragem de Bsquetebol. (Carga horária: 20h). , Federação Bahiana de Basketball, FBB, Brasil.

2000 - 2000

Gestão Esportiva. (Carga horária: 40h). , Ministério do Esporte e Turismo, MET, Brasil.

1998 - 1998

Implantação de Marketing. (Carga horária: 40h). , SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA/BA, SESI/BA, Brasil.

1997 - 1997

Handebol Escolar. (Carga horária: 20h). , Secretaria da Educação, SEC, Brasil.

1992 - 1992

Curso par Formação de Oficiais. (Carga horária: 40h). , Federação Bahiana de Basketball, FBB, Brasil.

1992 - 1992

I Clínica Nacional de Minibasquete. (Carga horária: 30h). , Confederação Brasileira de Basketball, CBB, Brasil.

1990 - 1990

Formação de Educador de Rua. (Carga horária: 95h). , Movimento Nacional de Mennos e Meninas de Rua/BA, MNMMR, Brasil.

1990 - 1990

I Encontro Pedagógico de Educação Física. (Carga horária: 48h). , Superintendência Regional de Educação, SURED, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Organização de eventos

SACRAMENTO, R. N. . 1º Encontro Mulheres no Esporte. 2013. (Outro).

SACRAMENTO, R. N. ; Bandeira M.G. ; de Araújo, M. F. . I FÓRUM DE FUTEBOL DO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI. 2011. (Outro).

SACRAMENTO, R. N. ; de Araújo, M. F. . SEMINÁRIO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER. 2011. (Outro).

SACRAMENTO, R. N. ; de Araújo, M. F. ; Bandeira M.G. . II Conferência Municipal do Esporte. 2010. (Outro).

SACRAMENTO, R. N. ; OLIVEIRA, ÁLVARO ; SOUZA, ARI . JOGOS ABERTOS DO INTERIOR. 2008. (Outro).

SACRAMENTO, R. N. ; SOUZA, ARI . OLIMPÍADA ESCOLAR DA BAHIA. 2008. (Outro).

SACRAMENTO, R. N. ; SOUZA, ARI ; OLIVEIRA, ÁLVARO . JOGOS ABERTOS DO INTERIOR. 2007. (Outro).

SACRAMENTO, R. N. ; SOUZA, ARI . OLIMPÍADA ESCOLAR DA BAHIA. 2007. (Outro).

SACRAMENTO, R. N. ; Vital Vasconcelos . 5º Seminário Estadual de Educação Física e Esportes. 2006. (Outro).

SACRAMENTO, R. N. ; Vital Vasconcelos . I Conferência Municipal de Esporte de Camaçari. 2006. (Outro).

SACRAMENTO, R. N. ; Vital Vasconcelos . 3º seminário Estadual de Educação Física e Esportes. 2003. (Outro).

SACRAMENTO, R. N. . Olimpíada Baiana da Primavera. 2002. (Outro).

SACRAMENTO, R. N. ; Janete Beanes . Curso de capacitação em Esporte. 2002. (Outro).

SACRAMENTO, R. N. . Olimpíada Baiana da Primavera. 2001. (Outro).

SACRAMENTO, R. N. ; Juracy Rocha . Olimpíada Baiana da Primavera. 2000. (Outro).

SACRAMENTO, R. N. ; VITORIANO, A. . 2º Seminário de Educação Física de Camaçari. 1995. (Outro).

SACRAMENTO, R. N. . Copa Nordeste de Basquetebol. 1993. (Outro).

Participação em eventos

Investigações sobre Escolas de Tempo Integral. 2016. (Outra).

Jogos Escolares da Juventude. Técicno de Tênis de Mesa da Equipe Estadual da Bahia. 2016. (Olimpíada).

Palestra Semana Pedagógica da Secretaria de Esporte de São Francisco do Conde.Escolinhas de Esporte como Políticas Públicas. 2016. (Seminário).

Projeto Transforma.Coordenador Local das Ações. 2016. (Oficina).

Seletiva Nacional Gymnasíade. Chefe de Delegação do Estado da Bahia. 2016. (Olimpíada).

Seminário de Políticas Públicas.Políticas Públicas do Esporte Escolar. 2016. (Seminário).

Seminário de Políticas Públicas - Esporte Escolar.Políticas Públicas para o Esporte Escolar no Estado da Bahia. 2016. (Seminário).

VI Seminário Nacional do Desporto Escolar.Contribuições da Educação Física no processo de apropriação do conhecimento, do espaço e da vida, a partir de vivências e do movimento. A Prática da Educação Física no C.E.C.R. ? Escola Classe II. 2016. (Seminário).

XV Jornada Pedagógica CBCE - Bahia.Contribuições da Educação Física no processo de apropriação do conhecimento, do espaço e da vida, a partir de vivências e do movimento. A Prática da Educação Física no C.E.C.R. ? Escola Classe II. 2016. (Outra).

Jogos Escolares da Juventude. Técnico da Equipe de Tênis de Mesa do Estado da Bahia. 2015. (Olimpíada).

Jogos Escolares da Juventude. Técnico de Tênis de Mesa. 2015. (Olimpíada).

Jogos Estudantis de Camaçari. Coordenação Geral do Evento. 2015. (Olimpíada).

V Seminário Nacional do Desporto Escolar.O Esporte Escolar no Estado da Bahia. 2015. (Seminário).

Jogos Universitários Brasileiros. Dirigente da Equipe de Tênis do Estado da Bahia. 2014. (Olimpíada).

11º Encontro Acadêmico de Estudantes de Educação Física.Educação Física Escolar: Ascensão ou Queda? Palestrante em Mesa Redonda. 2013. (Encontro).

Título de Cidadão Baiano.TÍTULO DE CIDADÃO BAIANO CONCEDIDO PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA BAHIA. 2013. (Outra).

10ª Semana de Educação Física.Educação Física x Esportivização. 2012. (Seminário).

X Encontro Nacional de Professores de Handebol das Instituições de Ensino Superior Brasileiras. 2012. (Encontro).

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES.CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES. 2011. (Outra).

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES.CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES. 2011. (Outra).

3ª Conferência Nacional do Esporte.Delegado do Estado da Bahia. 2010. (Outra).

Aprovação em 1º Lugar em Seleção Pública para Professores.Concepções Pedagógicas da Educação Física. 2010. (Outra).

Olimpíadas Escolares.Chefe de Delegação do Estado da Bahia. 2009. (Outra).

Seminário de Educação Física e Esporte Escolar: Da Formação e Competição. 2009. (Seminário).

7º Fórum Internacional de Esportes. 2008. (Outra).

OLIMPÍADA NACIONAL ESCOLAR.OLIMPÍADA NACIONAL ESCOLAR. 2008. (Outra).

OLIMPÍADA NACIONAL ESCOLAR.OLIMPÍADA NACIONAL ESCOLAR. 2008. (Outra).

XIV Juegos Sudamericanos Escolares.Delegado de Ajedrez da Delegação Brasileira. 2008. (Outra).

Jogos Abertos do Interior.Coordenador Geral. 2007. (Outra).

OLIMPÍADA NACIONAL ESCOLAR.OLIMPÍADA NACIONAL ESCOLAR. 2007. (Outra).

OLIMPÍADA NACIONAL ESCOLAR.OLIMPÍADA NACIONAL ESCOLAR. 2007. (Outra).

Olimpíadas Escolares.Chefe de Delegação do Estado da Bahia. 2007. (Outra).

2ª Conferência Nacional do Esporte.Delegado do Estado da Bahia. 2006. (Outra).

2ª Conferência Regional do Esporte.Controle Social nas Ações do Esporte. 2006. (Outra).

Concurso Público para Professores.Aprovação em Concurso Público para Professores da Prefeitura Municipal de Camaçari. 2006. (Outra).

II Conferência Regional do Esporte.Coordenador Geral. 2006. (Outra).

Olimpiadas Escolares -JEBS.Oficial Administrativo da Delegação Baiana. 2006. (Outra).

Seminário de Marketing Esportivo. 2006. (Seminário).

XII Juegos Sudamericanos Escolares.Delegado de Ajedrez da Delegação Brasileira. 2006. (Outra).

Olimpíadas Escolares.Oficial Administrativo da Delegação Baiana. 2005. (Outra).

1ª Conferência Estadual do Esporte.Membro da Comissão de organização da Conferência. 2004. (Outra).

1ª Conferência Estadual do Esporte. 2004. (Outra).

1ª Conferência Nacional do Esporte.Delegado do Estado da Bahia. 2004. (Outra).

1º Conferência Regional do Esporte.O Controle Social no Esporte. 2004. (Outra).

1º Conferência Regional do Esporte.O Esporte Escolar no Estado da Bahia. 2004. (Outra).

Jogos Escolares Brasileiros.Oficial Administrativo da Delegação Baiana na Competição nacional. 2004. (Outra).

Jogos Escolares Brasileiros.Oficial Administrativo da Delegação Baiana. 2004. (Outra).

Seminário Nacional de Capacitação de Coordenadores Locais do Programa de Capacitação em Esporte Escolar. 2004. (Seminário).

Concurso para Professores do 3º Grau.Aprovação em Seleção Pública para Ensino em Curso de Licenciatura em Educação Física - Universidade Estadual de Feira de Santana. 2000. (Outra).

2º Aniversário do Programa Gestão pela Qualidade Total do SESI/Ba. 1998. (Encontro).

5º Congresso Mundial do Lazer. 1998. (Congresso).

III Encontro de Educadores do SESI. 1998. (Encontro).

Lazer com Qualidade. 1998. (Encontro).

I Seminário de Esporte Educacional. 1996. (Seminário).

Semnário de Educação Física Escolar. 1996. (Seminário).

Concurso para Professores do 3º Grau.Aprovação em Seleção Pública para Professor Substituto para o 3º Grau - Universidade Federal da Bahia. 1995. (Outra).

Concurso para Professores do 3º Grau.Aprovação em Concurso Público para Lecionar no Curso de Educação Física da UNiversidade Federal da Bahia. 1995. (Outra).

Seleção Pública para Professor Substituto.Aprovação em Seleção Pública para Ensino da Educação Física no 3º Grau CEFET-BA. 1995. (Outra).

Concurso Público para Professores.Aprovação em Concurso Público para Professores da Prefeitura Municipal de Camaçari. 1993. (Outra).

Concurso Público para Professores.Aprovação em Concurso Público para Professores do Ensino Básico - Secretaria da Educação do Estado da Bahia. 1992. (Outra).

Seminário Negócios do Esporte. 1992. (Seminário).

I Seminário Regional sobre Esporte de Quadra. 1991. (Seminário).

concurso Público para Professores.Aprovação em Concurso Público para Professores do Ensino Básico - Secretaria da Educação do Estado da Bahia. 1990. (Outra).

I Congresso Sergipano de Educação Física e Desportos. 1987. (Congresso).

Participação em bancas

SACRAMENTO, R. N.. Concurso Público EBAL. 2010. Fundação de Apoio a Educação e Desenvolvimento Tecnológico.

SACRAMENTO, R. N.; PARANHOS, ANTÔNIO LUIS; FERNANDA CRUZ; MARTINS, REGINALDO. SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROFESSORES DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO. 2012. Prefeitura Municipal de Camaçari.

Produções bibliográficas

  • SACRAMENTO, R. N. . Será que fracassamos nos Jogos Olímpicos?. Jornal A TARDE, Salvador-Ba (Espaço do Leitor), p. 14 - 14, 30 out. 2000.

  • SACRAMENTO, R. N. . COI, COB, COE. REflexão - Informativo da Educação Física, Esportes e Lazer, Salavdor-Ba, p. 04 - 04, 05 nov. 1997.

  • SACRAMENTO, R. N. . Educação na Contramão. Jornal da APLB/Sindicato, Salvador-Ba, p. 04 - 04, 01 abr. 1997.

  • SACRAMENTO, R. N. . O que é isso? Professor de Educação Física na Sala de Aula?. SEDUC-AÇÃO - Boletim Informativo Da Secretaria da Educação de Camaçari, Camaçari - Bahia, p. 03 - 03, 10 jun. 1995.

  • SACRAMENTO, R. N. . Educação e Compromisso. SEDUC-AÇÃO - Boletim Informativo Da Secretaria da Educação de Camaçari, Camaçari-BA, p. 05 - 05, 10 maio 1995.

  • SACRAMENTO, R. N. . O esporte é ou não é instrumento importante na formação educacional da juventude?. In: 5º Seminário Estadual de Esporte Escolar, 2005, Salvador. 5º Semnário Estadual de Esporte Escolar, 2005.

  • SACRAMENTO, R. N. . Seminário de Políticas Públicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SACRAMENTO, R. N. . Contribuições da Educação Física no processo de apropriação do conhecimento, do espaço e da vida, a partir de vivências e do movimento. A Prática da Educação Física no C.E.C.R. ? Escola Classe II. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SACRAMENTO, R. N. ; SACRAMENTO, S. R. S. . Contribuições da Educação Física no processo de apropriação do conhecimento, do espaço e da vida, a partir de vivências e do movimento. A Prática da Educação Física no C.E.C.R. ? Escola Classe II. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SACRAMENTO, R. N. . Jogos Escolares. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SACRAMENTO, R. N. . Esporte Escolar na Bahia: Uma Construção Histórica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SACRAMENTO, R. N. . Políticas Públicas para o Esporte. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SACRAMENTO, R. N. . Esporte Educacional. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SACRAMENTO, R. N. . ESPORTE ESCOLAR NO ESTADO DA BAHIA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SACRAMENTO, R. N. . Esporte Escolar no Estado da Bahia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SACRAMENTO, R. N. . Jogo e Cidadania. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SACRAMENTO, R. N. . Súmula: O documento do jogo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SACRAMENTO, R. N. . Táticas Defensivas e Ofensivas. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SACRAMENTO, R. N. . A Produção do Conhecimento nas Aulas de Educação Física. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

SACRAMENTO, R. N. . Projeto de Revitalização do Esporte Escolar na Bahia. 2002.

SACRAMENTO, R. N. . Programa de Formação para o Magistério Indígena. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SACRAMENTO, R. N. . Educação Física e Esportes no Magistério Indígena. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de Programa de Formação do Magistério Indígena na Bahia).

SACRAMENTO, R. N. . Conhecendo o Handebol. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo integrante de Projeto de Revitalização do Esporte Escolar).

SACRAMENTO, R. N. . Oficina de Basquete. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SACRAMENTO, R. N. . I Seminário de Educação Física da DIREC 1B. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SACRAMENTO, R. N. . V Seminário Regional de Educação. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2011

TÍTULO DE CIDADÃO BAIANO, ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA BAHIA.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - Atual

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia

Vínculo: PROFESSOR TEMPORÁRIO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 40

Outras informações:
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E PROFESSOR DE HANDEBOL

2007 - 2009

Superintendencia de Desportos do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Fomento ao Esporte, Carga horária: 40

Outras informações:
A função de Diretor exige , além do conhecimento técnico sobre o desporto, o contato e reconhecimento dos parceiros, sobretudo do interior do Estado, frente aos gestores municipais. No cargo, é indispensável o exercício da liderança e conhecimento técnico desportivo, além da habilidade política. De fato o cargo de Diretor, poderia ser facilmente identificado como GESTOR.

2006 - Atual

SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER DE CAMAÇRI

Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR CONCURSADO, Carga horária: 20

2005 - 2006

Prefeitura Municipal de Camaçari

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral da Secretaria de Esportes e, Carga horária: 40

Outras informações:
Na condição de Coordenador Geral, as funções prioritárias se apresentavam na área de Administração Esportiva e Criação e Execução de Projetos, bem como dirigir as ações práticas institucionais ligadas ao desporto e ao lazer na cidade de Camaçari.

2005 - 2006

Ministério do Esporte

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Capacitação Continuada em Espo, Carga horária: 20

Outras informações:
Como coordenador de formação continuada exercia a função principal de acompanhar os professores do Programa Segundo Tempo em todo o estado da Bahia, bem como estabelecer contato presencial com intuito de orientar as ações e atividades de estudo.

2004 - Atual

Federação Baiana de Esporte Escolar

Vínculo: Cargo Eletivo, Enquadramento Funcional: Presidente da Entidade, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuar como presidente de entidade de organização do desporto sugere algumas obrigações diretas como: Confecção de projetos, representação em eventos, execução de atividades voltadas para o desporto, quer seja na área de competição, quer seja na área de formação, além de ir a busca de parceiros para que sejam viabilizadas as ações práticas. Também discutir com o Poder Público acerca da natureza das atividades a serem desenvolvidas e seus objetivos, além de propor e discutir a efetivação da criação e excução de política pública para o setor.

2002 - 2003

Secretaria da Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão de Educação Física e Espor, Carga horária: 40

Outras informações:
A Comissão foi instituída para que fosse possível a implantação do projeto Revitalização do Esporte Escolar, já mencionado neste documento.

2000 - 2002

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor Substituto do Curso de Licenciatura em Educação Física, ministrando as disciplinas Handebol, Voleibol I e Voleibol II. Foi durante o curso que foi produzida apostila de handebol "Conhecendo o Handebol" já mencionada neste documento. Durante o período participei de Comissão de análise de processo para dispensa de disciplina, como presidente da mesma.

1997 - 1999

Escola Estadual Luiz Tarquínio

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice Diretor de Ensino, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenar as ações administrativas da unidade de ensino, e acompanhar o desenvolvimento das ações pedagógicas propostas

1997 - 1998

Serviço Social da Indústria-Ba

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisor Operacional de Esporte e Lazer, Carga horária: 40

Outras informações:
A função de supervisor operacional está vinculada diretamente a construção de propostas de ação para o esporte e lazer para crianças, jovens, adultos e idosos, nas perspectivas do lazer, educacional e de performance, incluindo as competições, e para tanto deve o supervisor desenvolver a criação de documentos de acompanhamento, execução e avaliação das atividades desenvolvidas, bem como coordenar equipe de trabalho.

1995 - 1998

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor Substituto no Curso de Licenciatura Plena em Educação Física, nas disciplinas Basquete, Handebol e Prática Desportiva, sendo a última dirigida a alunos de outros cursos que não a educação física. Durante o período fui membro da Comissão Eleitoral de representação da FACED junto ao Conselho de Coordenação (abril/1995)

1995 - 1995

Clebe de Regatas Itapagipe

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Técnico de Basquetebol, Carga horária: 20

Outras informações:
A função exige a realização de treinamento específico para equipe de basquete, com abordagens nas áreas de preparação física, técnica e tática do jogo e para o jogo. Na função deve ainda ser o profissional capaz de identificar talentos capazes de integrar equipes representativas da agremiação esportiva, além de acompanhar o desenvolvimento das demais concorrentes. Neste caso específico também foi responsável pela realização de turmas de formação esportiva, as conhecidas escolinhas de iniciação esportiva.

1992 - 1993

Federação Bahiana de Basketball

Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Diretor Técnico, Carga horária: 20

Outras informações:
Como Diretor Técnico tinha como função principal a organização técnica da Entidade e do Basquete Baiano, produzindo projetos, acompanhamentos e avaliações, desenvolvendo cursos, treinamentos e competições e avaliando o desenvolvimento técnico de jogadores, técnicos, dirigentes e agremiações, bem como produzir todo documento necessário ao acompanhamento e regulamentação.

1991 - Atual

Diretoria Regional de Ensino

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Na função de professor da disciplina educação física para o ensino básico, além obviamente de ministrar aulas específicas, devem ser cumpridas as funções de elaboração de plano de trabalho e curso, montagem de calendário e execução das atividades dispostas, bem como promover avaliação periódica e constante dos educandos e do desenvolvimento da disciplina, assim como sua observação fiel ao projeto político pedagógico da Instituição Gestora.

1990 - 1990

Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Educador de Rua, Carga horária: 40

Outras informações:
A implantação de educador de rua na cidade Salvador exigiu desenvoltura e riscos pessoais, uma vez que nem os meninos e as meninas de rua, nem os educadores e nem os indivíduos que povoam as ruas estavam adaptados ou tinham quaisquer conhecimentos sobre a questão, e desta forma o Educador de Rua era constantemente "confundido" com chefes de gang, este profissional não resistiu a pressão estabelecida nas ruas, sobretudo nos turnos da noite e madrugada