Débora Maria Gomes Cunha

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestre em Ciências Médicas com habilitação em Processos Imunes e Infecciosos pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), tendo como foco doenças infecciosas no idoso. Atualmente cursa doutorado no Departamento de Farmacologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP EPM) com ênfase em Psicofarmacologia e Neurociências Comportamentais, mais especificamente com aspectos inflamatórios na Doença de Parkinson. Ao longo da sua carreira acadêmica desenvolveu projetos de iniciação científica nas áreas de Biologia Molecular, Imunologia e Psicofarmacologia Comportamental. Foi docente nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) onde ministrou disciplinas para os cursos técnicos em Farmácia, Nutrição, Podologia, Estética e Hemoterapia. Nesta mesma instituição foi assessora de coordenação dos cursos técnicos em Farmácia, Estética, Podologia e Hemoterapia. Atualmente é docente convidada no curso de pós-graduação em Neurociência na Universidade Federal de São Paulo e dos cursos de graduação em enfermagem, nutrição e psicologia nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Farmacologia

2016 - Atual

Universidade Federal de São Paulo
Título: ESTUDO SOBRE O PERFIL INFLAMATÓRIO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL E PERIFÉRICO DE RATOS SUBMETIDOS A UM MODELO FARMACOLÓGICO PROGRESSIVO DE DOENÇA DE PARKINSON,
Regina Helena da Silva. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em CIENCIAS MEDICAS

2012 - 2014

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Título: Expressão de peptídeos antimicrobianos na mucosa intestinal de ratos idosos submetidos a pancreatite aguda,Ano de Obtenção: 2014
FABIANO PINHEIRO DA SILVA.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: peptídeos antimicrobianos; pancreatite aguda; senilidade.Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em CIÊNCIAS BIOLOGICAS

2004 - 2011

Universidade Federal do Maranhão
Título: Estudo da pré-exposição de cafeína na auto-adiministração oral de etanol em ratos pelo modelo de razão progressiva
Orientador: Miriam Mijares-Garcia

Graduação interrompida em 2009 em Psicologia

2007 - Interrompido

UNIVERSIDADE CENTRO UNIVERSITARIO DO MARAMHÃO
Ano de interrupção: 2009

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Comunicação Científica. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2017 - 2017

Tópicos em memória. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2017 - 2017

Ensino de habilidades de estudo. (Carga horária: 12h). , Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento, PARADIGMA, Brasil.

2012 - 2012

Curso de Estatística do softwere R. (Carga horária: 40h). , FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FMUSP, Brasil.

2012 - 2012

IMUNOBIOLOGIA. (Carga horária: 40h). , Instituto Butantan, IBU, Brasil.

2012 - 2012

CELULAS E MOLÉCULAS NA RESPOSTA IMUNOLÓGICA. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2011 - 2011

CURSO BÁSICO EM PCR EM TEMPO REAL. (Carga horária: 12h). , INSTITUTO DE CIENCIAS BIOMEDICAS DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO, ICB USP, Brasil.

2010 - 2010

PSICOLOGIA. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2009 - 2009

CONPSI 2009. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2008 - 2008

Encontro Maranhense de Estudantes de Psicologia: ?. (Carga horária: 30h). , UNIVERSIDADE CENTRO UNIVERSITARIO DO MARAMHÃO, UNICEUMA, Brasil.

2008 - 2008

XIII Semana de Psicologia da Universidade Federal. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2008 - 2008

VIII CURSO DE VERÃO EM PSICOBIOLOGIA. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2007 - 2008

XX Semic. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2007 - 2007

CURSO DE BIOLOGIA MOLECULAR APLICADA À SAÚDE. (Carga horária: 16h). , UFMA, Brasil.

2007 - 2007

Expressão Gênica. (Carga horária: 8h). , UFMA, Brasil.

2006 - 2006

CROMOSSOMO B. , ENCONTRO DE GENETICA DO NORDESTE, XVII ENGENE, Brasil.

2006 - 2006

SEMIOLOGIA GENETICA. , ENCONTRO DE GENETICA DO NORDESTE, XVII ENGENE, Brasil.

1999 - 2006

CURSO DE INGLES COMPLETO. (Carga horária: 360h). , UNIÃO INTERCULTURAL BRASIL ESTADOS UNIDOS, UNICBEU, Brasil.

2004 - 2004

Curso de Evolução Biológica - ?Evolução: A Teoria. (Carga horária: 45h). , CONECTBIO, CONECTIBIO, Brasil.

2004 - 2004

mINI-CURSO GENETICA MEDICA. (Carga horária: 8h). , UNIVERSIDADE CENTRO UNIVERSITARIO DO MARAMHÃO, UNICEUMA, Brasil.

2004 - 2004

TÉCNICAS LABORATORIAS EM IMUNOLOGIATEÓRICO-PRATICO. (Carga horária: 30h). , UFMA, Brasil.

2004 - 2004

CICLO DE ESTUDOS BIOLÓGICOS- GENÉTICA MOLECULAR. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2002 - 2002

ENGENE. , ENCONTRO DE GENETICA DO NORDESTE, XVI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética e Biologia Molecular.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Citologia e Biologia Celular.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Psicofarmacologia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XLI Reunião Anual da SBNec. Avaliação motora e de neuroinflamação em um modelo de Doença de Parkinson induzido por reserpina. 2018. (Congresso).

XLI Reunião Anual da SBNec. Avaliação motora e de neuroinflamação em um modelo de Doença de Parkinson induzido por reserpina. 2018. (Congresso).

XLI Reunião Anual da SBNec. Avaliação motora e de neuroinflamação em um modelo de Doença de Parkinson induzido por reserpina. 2018. (Congresso).

2ND FALAN CONGRESS. Spontaneously hypertensive rats (SHR) are more resistant than Wistar rats to a reserpine-induced progressive model of Parkinson?s disease. 2016. (Congresso).

XXXVII Congress of the Brazilian Society of Immunology. Vitamin D is unrelated to the production of blood plama cathelicidins during septic shock. 2012. (Congresso).

CONPSI 2009. Análise da Violência sexual em crianças em Lago da pedra, Maranhão, Brasil. 2009. (Congresso).

VIII CURSO DE VERÃO EM PSICOBIOLOGIA. 2008. (Outra).

XX SEMIC - Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Maranhão.Identificação do polimorfismo Gln27Glu no gene beta 2 adreno receptor em indivíduos asmáticos. 2008. (Seminário).

25 anos de Biologia - UFMA. 2007. (Encontro).

XVII ENCONTRO DE GENÉTICA DO NORDESTE. Perfil Clínico-Citogenético de Recém-nascidos Portadores de Anomalias Congênitas em São Luís, MA. 2006. (Congresso).

XVI ENCO9NTRO DE GENETICA DO NORDESTE. APENAS COMO PARTICIPANTE. 2002. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Richardson Gomes Lima da Silva

GARCIA-MIJARES, M.;LIMA, R. G.; MESQUITA, A.; NASCIMENTO, F.. Efeito da pré-exposição de cafeína na auto-administração de etanol oral em ratos pelo teste de razão progressiva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Maranhão.

ALEX ANDRADE MESQUITA

Mesquita A.A.. Efeito da pré-exposição de cafeína na auto-administração de etanol em ratos pelo teste de razão progressiva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Denise Frediani Barbeiro

Souza HP; martins de Lima, T;BARBEIRO, D.F. Estudo da expressão de peptídeos antimicrobianos na mucosa intestinal de ratos submetidos ao modelo de pancreatite aguda. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Médicas) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

ANDRÉA DA SILVA TORRÃO

CUNHA, C.;TORRÃO, A. S.; PEREIRA, G.. Estudo sobre o perfil inflamatório do sistema nervoso de ratos submetidos a um modelo farmacológico progressivo de Doença de Parkinson. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Flavia Raquel Fernandes do Nascimento

Nascimento, Flavia Raquel F.; SILVA, R. G. L.; MESQUITA, A. A.. Efeito da pré-exposição de cafeína na auto-administração de etanol oral em ratos pelo teste de razão progressiva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Maranhão.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Eric Pedrazzani

Da Neurobiologia à Psicologia: um breve estudo sobre a felicidade; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas; (Orientador);

Shadia Sharaf el Din

Panorama Geral Sobre A Pineal E Seus Cristais; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em neurociencias) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Débora Maria Gomes Cunha;

Camila Bezerra Mangueira

Distúrbios Do Sono: Impactos Causados No Processo De Ensino Aprendizagem; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em neurociencias) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Débora Maria Gomes Cunha;

Narriman Gonçalves

Influência da idade em modelo animal de parkinsonismo progressivo por administração crônica de Reserpina; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Débora Maria Gomes Cunha;

Brunna Araujo

O papel do sistema imune no desenvolvimento de sepse no idoso; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas; Orientador: Débora Maria Gomes Cunha;

Thais Dourado

DIMORFISMO SEXUAL NO DESENVOLVIMENTO DA DOENÇA DE PARKINSON: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas; Orientador: Débora Maria Gomes Cunha;

Matheus Almeida Lima Silva

A IMPORTANCIA DA ENFERMAGEM NA DETECÇÃO DE SINAIS PRÉ-MOTORE DA DOENÇA DE PARKISON: UMA PROPOSTA DE PROTOCOLO DE ENCAMINHAMENTO AO ESPECIALISTA; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas; Orientador: Débora Maria Gomes Cunha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ana Martins Torres Bernardes

ESTUDO DO EFEITO DA PRÉ-EXPOSIÇÃO DE CAFEÍNA SOBRE A AUTO-ADMINISTRAÇÃO DE ETANOL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Ana Martins Torres Bernardes;

Richardson Gomes Lima da Silva

Efeito da pré-exposição de cafeína na auto-administração de etanol oral em ratos pelo teste de razão progressiva; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Richardson Gomes Lima da Silva;

Richardson Gomes Lima da Silva

Estudo experimental sobre o efeito reforçador da cafeína sobre comportamento de consumo de álcool em ratos Winstar; 2009; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Richardson Gomes Lima da Silva;

Silvana Chiavegatto

Estágio; 2011; Orientação de outra natureza; (Farmacologia) - Instituto de Ciências Biomédicas-USP; Orientador: Silvana Chiavegatto;

Emygdia Rosa do Rêgo Barros Pires Leal- Mesquita

Análise do polimorfismo gln27glu no gene B2 adrenoreceptor em indivíduos com dificuldades respiratórias; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Emygdia Rosa do Rêgo Barros Pires Leal;

Emygdia Rosa do Rêgo Barros Pires Leal- Mesquita

TÉCNICAS SOROLÓGICAS E DE BIOLOGIA MOLECULAR PARA TIPAGEM DE HLA; 2007; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Emygdia Rosa do Rêgo Barros Pires Leal;

Ywlliane da Silva Rodrigues Meurer

Estudo sobre o perfil inflamatório do sistema nervoso central e periférico de ratos submetidos a um modelo farmacologico progressivo de doença de Parkinson; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo; (Coorientador);

Fabiano Pinheiro da Silva

Expressão de peptídeos antimicrobianos na mucosa intestinal de ratos idosos submetidos ao modelo de pancreatite aguda; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fabiano Pinheiro da Silva;

Regina Helena da Silva

ESTUDO SOBRE O PERFIL INFLAMATÓRIO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL E PERIFÉRICO DE RATOS SUBMETIDOS A UM MODELO FARMACOLÓGICO PROGRESSIVO DE DOENÇA DE PARKINSON; Início: 2016; Tese (Doutorado em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • HAMASAKI, MIKE YOSHIO ; BARBEIRO, HERMES VIEIRA ; BARBEIRO, DENISE FREDIANI ; CUNHA, DÉBORA MARIA GOMES ; KOIKE, MARCIA KIYOMI ; MACHADO, MARCEL CERQUEIRA CÉSAR ; PINHEIRO DA SILVA, FABIANO . -Neuropeptides in the brain defense against distant organ damage-. Journal of Neuroimmunology (Print) , v. 290, p. 33-35, 2016.

  • MACHADO, MARCEL C. ; DA SILVA, FABIANO PINHEIRO ; CUNHA, DEBORA G. ; BARBEIRO, DENISE F. ; COELHO, ANA MARIA M. ; SOUZA, HERALDO P. . Tu1915 Intestinal Barrier Dysfunction in Ageing Animals With Acute Pancreatitis: Increased Intestinal Inflammation?. Gastroenterology (New York, N.Y. 1943) , v. 148, p. S-1190, 2015.

  • HAMASAKI, MIKE YOSHIO ; BARBEIRO, HERMES VIEIRA ; BARBEIRO, DENISE FREDIANI ; CUNHA, D. M. G. ; KOIKE, MARCIA K. ; MACHADO, MARCEL C ; Silva, F P . LASID Meeting 2015. Journal of Clinical Immunology , v. 35, p. 1-57, 2015.

  • CUNHA, D. M. G. ; Koike M K ; Barbeiro, D. F ; BARBEIRO, H. V. ; Hamasaki M Y ; Coelho Neto, G T ; MACHADO, M. C. C. ; Silva, F P . Increased intestinal production of alpha-defensins in aged rats with acute pancreatic injury. Experimental Gerontology , v. 60, p. 215-219, 2015.

  • CUNHA, DEBORA G. ; DA SILVA, FABIANO PINHEIRO ; BARBEIRO, DENISE F. ; KOIKE, MARCIA K. ; MACHADO, MARCEL C ; VELASCO, IRINEU T. . Tu1625 Increased Bacterial Translocation in Aging Animals Is Not Related to Decreased Intestinal Antimicrobial Peptide Expression in Acute Pancreatitis. Gastroenterology (New York, N.Y. 1943) , v. 146, p. S-1091, 2014.

  • CUNHA, D. M. G. ; Barbeiro, D. F ; BARBEIRO, H. V. ; Silva, F P . Cathelicidin LL-37 bloodstream surveillance is down regulated during septic shock. Microbes and Infection , v. 15, p. 342-346, 2013.

  • Maria da Gomes Cunha, Débora ; Galdino da Silva, Guilherme ; Yoshio Hamasaki, Mike . New Biomarkers of Sepsis with Clinical Relevance. Clinical Management of Shock - The Science and Art of Physiological Restoration [Working Title]. 1ed.: IntechOpen, 2019, v. , p. 1-15.

  • CUNHA, D. M. G. ; FREITAS, P. L. . Perfil Clínico-Citogenético de Recém-nascidos Portadores de Anomalias Congênitas em São Luís, MA. In: XVII ENCONTRO DE GENÉTICA DO NORDESTE, 2006, RECIFE. XVII ENCONTRO DE GENÉTICA DO NORDESTE, 2006.

  • HAMASAKI, MIKE YOSHIO ; BARBEIRO, H. V. ; BARBEIRO, DENISE F. ; CUNHA, DÉBORA MARIA GOMES ; KOIKE, MARCIA K. ; MACHADO, MARCEL C. ; PINHEIRO DA SILVA, FABIANO . Increased TNF-alpha levels in the intestinal tissue, but not in the brain, following severe acute pancreatitis.. In: 4th European Congress of Immunology, 2015, Vienna, 2015. Increased TNF-alpha levels in the intestinal tissue, but not in the brain, following severe acute pancreatitis..

  • CUNHA, D. M. G. . Análise da violência sexual em crianças em Lago da Pedra São Luís - Ma. In: CONPSI 2009, 2009, Belém. VI CONPSI, 2009.

  • CUNHA, D. M. G. . Identificação do polimorfismo Gln27Glu no gene beta 2 adreno receptor em pacientes asmáticos. In: XXSemic, 2008, São luis. XX Semic, 2008.

  • Debora G Cunha . Relação intestino vs. SNC e suas implicações em desordens neuropsiquiatricas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Debora G Cunha . Lições das neurociências para o aprendizado acadêmico: implicações para o mercado de trabalho. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Debora G Cunha . Hipótese de Braak e a possibilidade do início da de Doença Parkinson no intestino. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, D. M. G. . Pesquisa básica e a compreensão da cognição. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, D. M. G. . Doenças psiquiátricas: TOC e TEPT. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, D. M. G. . Doenças neuropsiquiátricas: Doença de Parkinson. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, D. M. G. . Spontaneously hypertensive rats (SHR) are more resistant than Wistar rats to a reserpine-induced progressive model of Parkinson?s disease. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Leão, AHFF ; CUNHA, DÉBORA MARIA GOMES ; LIMA, A. ; BIONI, V. ; Paiva-Santos, MA ; SANTOS, M. B. ; MEURER, Y. ; OLIVATO, L. ; SILVA, R. H. . Spontaneously hypertensive rats (SHR) are more resistant than Wistar rats to a reserpine-induced progressive model of Parkinson?s disease. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HAMASAKI, MIKE YOSHIO ; BARBEIRO, H. V. ; Barbeiro, D. F ; CUNHA, DEBORA G ; KOIKE, MARCIA K. ; MACHADO, MARCEL C ; PINHEIRO DA SILVA, FABIANO . Increased TNF-alpha levels in the intestinal tissue, but not in the brain, following severe acute pancreatitis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACHADO, MARCEL C ; PINHEIRO DA SILVA, FABIANO ; CUNHA, DÉBORA MARIA GOMES ; BARBEIRO, DENISE F. ; SOUZA, HERALDO P. . Intestinal Barrier Dysfunction in Ageing Animals With Acute Pancreatitis: Increased Intestinal Inflammation?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBEIRO, DENISE F. ; BARBEIRO, H. V. ; CUNHA, DEBORA G ; SOUZA, HERALDO P. ; VELASCO, IRINEU T. ; PINHEIRO DA SILVA, FABIANO . Vitamin D is unrelated to the production of blood plasma cathelicidins during septic shock.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Barbeiro, D. F ; BARBEIRO, H. V. ; CUNHA, D. M. G. ; Silva, F P . Cathelicidin surveillance is down regulated in septic shock. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, D. M. G. . Análise da Violência Sexual em crianças em Lago da Pedra São Luís-MA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUNHA, D. M. G. ; FERREIRA, F. . Identificação do Polimorfismo Gln27Glu no gene Beta 2 Adreno receptor em pacientes asmaticos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FREITAS, P. L. ; CUNHA, D. M. G. . Perfil Clínico-Citogenético de Recém-nascidos Portadores de Anomalias Congênitas em São Luís, MA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Influência da idade em um modelo animal de parkinsonismo progressivo por administração crônica de reserpina, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Débora Maria Gomes Cunha - Integrante / Regina Helena da Silva - Coordenador / ALVARO LIMA - Integrante / VINÍCIUS BIONI - Integrante / Narriman Gonçalves - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Validação farmacológica de um modelo animal progressivo para a Doença de Parkinson induzido por reserpina., Descrição: Descrição: A Doença de Parkinson (DP) é um distúrbio motor relacionado ao envelhecimento que atualmente acomete de 1-2% da população mundial acima dos 60 anos, configurando-se como a segunda doença neurodegenerativa mais frequente em todo o mundo. Recentemente, validamos alterações neuroquímicas e comportamentais para um modelo progressivo da DP através da administração repetida de baixas doses de reserpina (0.1 mg/kg, em dias alternados). Dentre as alterações comportamentais encontradas temos o aumento progressivo na latência para o início de um movimento e discinesias orofaciais, assim como redução da atividade motora geral. Estas, por sua vez, também são acompanhadas de alterações neuroquímicas progressivas e compatíveis com a fisiopatologia da DP, como a redução da expressão da tirosina hidroxilase e conteúdo de dopamina, e o aumento da expressão de alfa-sinucleína e estresse oxidativo no SNC. No entanto, ainda é necessário validá-lo para o principal tratamento sintomático clássico da DP, a reposição dopaminérgica com L-DOPA. Sendo assim, este estudo buscará validar os efeitos agudos e crônicos da L-DOPA sobre a recuperação de parâmetros motores no modelo progressivo da DP induzido por administrações repetidas de reserpina... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Débora Maria Gomes Cunha - Integrante / Regina Helena da Silva - Coordenador / Anderson Henrique França Figueiredo Leão - Integrante / ALVARO LIMA - Integrante / VINÍCIUS BIONI - Integrante.

  • 2016 - Atual

    MECANISMOS FISIOPATOLÓGICOS E INTERVENÇÕES NEUROPROTETORAS EM UM MODELO ANIMAL PROGRESSIVO DE DOENÇA DE PARKINSON, Descrição: A Doença de Parkinson (DP) é a segunda doença neurodegenerativa relacionada ao envelhecimento mais prevalente. Com importantes prejuízos motores, além de outros sintomas não-motores (como déficits cognitivos), sua fisiopatologia é caracterizada por perda neuronal progressiva, e não há intervenção que retarde a degeneração. No processo degenerativo, é consenso que há envolvimento do estresse oxidativo neuronal, processos inflamatórios e acúmulo da proteína α-sinucleína, levando eventualmente à morte principalmente de neurônios dopaminérgicos, ressaltando a relevância da investigação de estratégias neuroprotetoras. Os modelos animais de DP usuais apresentam limitações para o estudo de tais estratégias, pois são induzidos por injeções de neurotoxinas com dano motor imediato e severo, não sendo possível avaliar possíveis retardos na progressão dos sintomas. Propusemos um tratamento repetido com uma dose baixa de reserpina (RES, inibidor do transportador vesicular de monoaminas) para o estudo da progressão da DP. Em altas doses, promove imediato dano motor. A administração repetida de uma dose dez vezes menor que a usual produz déficits motores progressivos e sintomas não-motores, acompanhados por dano oxidativo e redução na marcação para tirosina hidroxilase (enzima de síntese de dopamina). Embora esse protocolo tenha se mostrado promissor, é necessária uma melhor caracterização de aspectos fisiopatológicos condizentes com a patologia em humanos. Aqui pretendemos: 1- estender a validação do modelo progressivo para o estudo da DP investigando parâmetros indicativos de processos inflamatórios, morte neuronal e níveis de α-sinucleína e 2- verificar os efeitos de antioxidantes clássicos e um produto natural com potencial antioxidante sobre o desenvolvimento das alterações comportamentais e neuronais de ratos submetidos ao modelo progressivo de DP induzido por reserpina. Os resultados serão comparados com os efeitos de tais estratégias neuroprotetoras em modelos agudos convencionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Débora Maria Gomes Cunha - Integrante / Regina Helena da Silva - Coordenador / Anderson Henrique França Figueiredo Leão - Integrante.

  • 2016 - Atual

    ESTUDO SOBRE O PERFIL INFLAMATÓRIO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL E PERIFÉRICO DE RATOS SUBMETIDOS A UM MODELO FARMACOLÓGICO PROGRESSIVO DE DOENÇA DE PARKINSON, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Débora Maria Gomes Cunha - Integrante / Regina Helena da Silva - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Influência do sexo e do ciclo estral sobre o efeito agudo do etanol na memória e ansiedade em ratos, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Débora Maria Gomes Cunha - Integrante / Regina Helena da Silva - Coordenador / Murilo Américo de Paiva Santos - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Expressão de peptídeos antimicrobianos na mucosa intestinal de ratos idosos submetidos a pancreatite aguda, Descrição: Expressão gênica dos peptídeos: alfa-defensina 5 e 7 e CRAMP; Analise sérica de citocinas anti e pró-inflamatórias; dosagem sérica de alfa-defensina 5 e analise por imunohistoquímica da mucosa intestinal (anticorpo para alfa-defensina 5).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Débora Maria Gomes Cunha - Integrante / Denise Frediani Barbeiro - Integrante / Hermes Vieira Barbeiro - Integrante / Fabiano Pinheiro da Silva - Coordenador / Marcel Cerqueira Cesar Machado - Integrante / Rizia Calou Amaral - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Efeito da pré-exposição de cafeína na autoadministração oral de ratos pelo modelo de rasão progressiva, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Débora Maria Gomes Cunha - Integrante / Mirian Garcia Mijares - Coordenador.

  • 2006 - 2007

    IDENTIFICAÇÃO DO POLIMORFISMO Gln 27Glu NO GENE 2 ADRENORECEPTOR EM INDIVÍDUOS ASMÁTICOS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Débora Maria Gomes Cunha - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

IDENTIFICANDO A SEPSE: BIOMARCADORES COM RELEVÂNCIA CLÍNICA, XVI ENCONTRO DE FISIOTERAPIA DA FMU.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 33

    Outras informações:
    Professora Assistente I das disciplinas dos eixos de Anatomia, Fisiologia, Imunologia. Bioquímica, Processos Biológicos e neurociências nos cursos de Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Estética

  • 2017 - 2018

    Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Professora do curso de pós-graduação em neurociência aplicada à educação

  • 2014 - 2016

    Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora e assessora de coordenação, Carga horária: 32, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Lecionando as disciplinas Patologia, Biologia Celular e Molecular, Farmacologia, Química e Bioquímica e Biossegurança. Desempenhando função de coordenadora pedagógica dos cursos técnicos em Estética, Farmácia e Hemoterapia.

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista

    Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor em curso de pós-graduação

    Outras informações:
    Professora da pós-graduação latu sensu em neurociências

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal de São Paulo

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Desenvolvendo pesquisa científica relacionada a modelos farmacológicos de Doença de Parkinson

    Atividades

    • 01/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Farmacologia, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Farmacologia, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Farmacologia, .,Linhas de pesquisa

  • 2012 - 2014

    Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

    Vínculo: aluna de mestrado, Enquadramento Funcional: aluna de mestrado, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Finalizando projeto de mestrado sendo bolsista CAPES. Projeto: Expressão de peptídeos antimicrobianos na mucosa intestinal de ratos idosos submetidos a pancreatite aguda.

    Atividades

    • 03/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Investigação Médica 51, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2012 - 09/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Investigação Médica 51, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2012 - 09/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Investigação Médica 51, .,Linhas de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de iniciação científica, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Aluna de iniciação científica na área de Psicofarmacologia, realizando experimentos de monografia de conclusão de curso

    Atividades

    • 07/2010 - 08/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, .,Linhas de pesquisa

  • 2007 - 2008

    Laboratório de Estudos Genômicos e Histocompatibilidade

    Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Realização de projeto de Biologia Molecular, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Realização do projeto IDENTIFICAÇÃO DO POLIMORFISMO Gln 27Glu NO GENE Beta-2 ADRENORECEPTOR EM INDIVÍDUOS ASMÁTICOS, como bolsista da FAPEMA (Fundação de Amparo a Pesquisa no Maranhão), utilizando tecnicas de Biologia Molecular.

  • 2006 - 2008

    Laboratório de Estudos Genômicos e Histocompatibilidade

    Vínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: BIOLOGIA MOLECULAR E SOROLOGIA P/ TIPAGEM HLA, Carga horária: 120

    Outras informações:
    APRENDENDO TÉCNICAS DE BIOLOGIA MOLECULAR E SOROLOGICAS PARA TIPAGEM DE EXAMES DE HLA

    Atividades

    • 08/2006 - 12/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , LEGH, .,Linhas de pesquisa

  • 2005 - 2006

    Laboratorio de Genetica e Biologia Molecular da UFMA

    Vínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: TECNICAS DE CITOGENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR

    Outras informações:
    ACOMPANHAVA TECNICAS DE CITOGENÉTICA PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES DE CARIÓTIPO E TECNICAS DE BIOLOGIA MOLECULAR DE PROJETOS DE PESQUISA.

    Atividades

    • 09/2005 - 07/2006

      Estágios , UFMA, .,Estágio realizado, ACOMPANHAVA TÉCNICAS DE BIOLOGIA MOLECULAR E CITOGENÉTICA PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES DE CARIÓTIPO..

  • 2004 - 2004

    Laboratório de Biologia Molecular de Insetos da UFV

    Vínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO - TECNICAS DE BIOLOGIA MOLECULAR, Carga horária: 40

    Outras informações:
    ESTAGIO DE UM MES APRENDENDO TECNICAS DE BIOLOGIA MOLECULAR APLICADA A ESTUDOS SOBRE INSETOS

    Atividades

    • 07/2004 - 08/2004

      Estágios , LABORATORIO DE BIOLOGIA MOLECULAR DA UFV, .,Estágio realizado, TECNICAS DE BIOLOGIA MOLECULAR APLICADAS A ESTUDOS EM INSETOS.

  • 2004 - 2004

    Ladoratório de Citogenetica de Insetos da UFV

    Vínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: APRENDENDO TECNICAS DE CITOGENETICA, Carga horária: 76

    Outras informações:
    ESTAGIO DE UM MES APRENDENDO TECNICAS DE CITOGENÉTICA APLICADAS A INSETOS

    Atividades

    • 07/2004 - 08/2004

      Estágios , UFV, .,Estágio realizado, APRENDENDO TECNICAS DE CITOGENETICA PALICADAS AO ESTUDO DE INSETOS.