Fernando Antonio de Paula Passos

Possui graduação em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal da Bahia(1980), mestrado em Dança pela New York University(1986) e doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia(2004). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança. Atuando principalmente nos seguintes temas:homocultura, escritura performativa, queer, subalterno, alegoria e desaparecimento.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Performance Studies

1993 - Atual

New York University
Orientador: Barbara Browning
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Doutorado em Artes Cênicas

2003 - 2004

Universidade Federal da Bahia
Título: What a Drag!:Etnografia, Performance e Transformismo
Orientador: Suzana Maria Coelho Martins
Palavras-chave: homocultura; escritura performativa; queer; subalterno; alegoria; desaparecimento. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança / Especialidade: Performance. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança / Especialidade: Etnografia. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança / Especialidade: Transformismo. Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Educação Superior.

Mestrado em Dança

1985 - 1986

New York University
Orientador: Deborah Jowitt
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Licenciatura em Dança

1977 - 1980

Universidade Federal da Bahia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2003 - 0

Pesquisa Em Artes Cênicas. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2002 - 2002

Teaching With The Collections of The Wolfsonian. (Carga horária: 10h). , Florida International University.

2002 - 2002

Teaching Online. (Carga horária: 10h). , Florida International University.

2002 - 2002

Elements For a Manuscript Prospectus. (Carga horária: 5h). , Florida International University.

2001 - 2001

The Syllabus Workshop. (Carga horária: 10h). , Florida International University.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Estudos Pós Coloniais.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Coreografia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Teoria Crítica da Raça.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Estudos do Gênero.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Etnografia da Dança.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário Rumos e Perspectivas do PPGAC.Rumos e perspectivas do PPGAC. 2008. (Seminário).

Re-thinking Theory and Practice/ Repenser pratique et théorie - Society of Dance History Scholaes. Participação como membro recém eleito no Concelho Diretor da Associação Society of Dance History Scholaes. 2007. (Congresso).

V Bienal Internacional de Dança.Painél para formação curricular do curso de graduação em dança. 2007. (Encontro).

Performance: o corpo e suas relações.Performance: o corpo e suas relações. 2007. (Encontro).

Brasil Move Berlim. 3. Festival des zeitgenössischen brasilianischen Tanzes.Hoje eu vou mudar: transformismo e representação coreo-etnográfica em Salvador. 2007. (Outra).

Congresso da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura:"Discursos da Diversidade Sexual: lugares, saberes, linguagens". Textos em Trânsito para Coprpos Escorregadios: Escrita Cênica Performance Frívola e Pedagogia Gay. Na Sessão Coordenada SowFLASH: um experimento em performativa excitação para múltiplas vozes.. 2006. (Congresso).

Congreso da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura: Discursos da Diversidade Sexual: lugares, saberes, linguagens. Corpos em trânsito para textos escorregadios: do transe de Mãe Maninha à coreografia da observação neutra. Na sessão Coordenada Corpo e performance: estudos contemporâneos. 2006. (Congresso).

Seminário de Linhas de pesquisa e Convênios para Pós Graduação em Artes Cênicas. 2006. (Seminário).

Interação e Conectividade - Mesa Redonda - O Equilibrista.Textualidade e Coreografia. 2006. (Outra).

Avaliação do Aluno no Processo de Reforma Curricular.Avaliação do Aluno de Graduação em Dança no Processo de Reforma Curricular. 2004. (Seminário).

II Encontro Nacional de Pesquisa em Arte.Pesquisa Artística e Pesquisa Acadêmica:Territórios, Fronteiras e Trajetórias das Linguagens Artísticas.. 2004. (Encontro).

II Seminário Cultural UEFS.I Seminário Cultural UEFS. 2003. (Seminário).

I Festival da Livre Expressão Sexual/Seminários Sobre a Diversidade Sexual.Seminários Sobre a Diversidade Sexual. 2003. (Seminário).

II Encontro Nacional de Administradores Acadêmicos.II Encontro Nacional de Administradores Acadêmicos. 2003. (Encontro).

Projeto Corpos em Questão.Projeto Corpos em Questão. 2003. (Outra).

Curso de Especialização "Estudos Contemporâneos em Dança".Palestra Métodos de Observação, Registro e Interpretação de Espetáculos de Dança. 2003. (Outra).

Curso de Formação em Língua e Cultura Brasileira para alunos da Arizona State University.Palestra "Brazilian Cultural Studies and Local Performance". 2003. (Outra).

Constructions of the Real: Lifeforms, Technologies of the Body and the Politics of Virtual Realities.Mesa Redonda: Constructions of the 'Real': Lifeforms, Technologies of the Body and the Politics of Virtual Realities. 2003. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rodrigo Carvalho Marques Dourado

PASSOS, F. A. P.. Mulheres com H: estereótipos ambivalentes, representações tensionadas e identidades queer no programa de TV Papeiro da Cinderela. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Carolna Érika Santos

PASSOS, F. A. P.; JACQUES, Paola Berenstein. O espaço público como laboratório de abordagens artísticas: performances que problematizam o espaço público das cidades contemporâneas. 2008. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ana Valéria Ramos Vicente

PASSOS, F. A. P.; SANTOS, I. F.; MARTINS, S. M. C.. Entre a ponta do pé e o calcanhar: reflexões sobre o frevo na criação coreográfica do Recife, na década de 1990: cultura, subalternidade eprodução artística. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Corey Ann Conttrell

PASSOS, F. A. P.; MARTINS, S. M. C.; SANTOS, José Antônio Saja Neves. Projeto Purê Mutt - Puro Vira Lata: um estudo coreográfico nas danças urbanas Samba Reggae, Hip Hop e Capoeira. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Vivaldo Lima Trindade

PASSOS, F. A. P.; LIMA, Raquel Esteves; TELLES, Lígia Guimarães. Assumidos: uma leitura em contos de Reinaldo Arenas, David Leavitt e João Silvestre Trevisan. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fábio César de Araújo Lobato

PASSOS, F. A. P.; MARTINS, S. M. C.; TEIXEIRA, João Gabriel. Palhaços de rua: transcorpografia na performance de dois vendedores de rua de Salvador. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Makários Maia Barbosa

PASSOS, F. A. P.; BIÃO, Armindo Jorge Carvalho; DOUXAMI, Christine. Todo Coco um dia vira kenga: Etnocenologia, performance e transformismo no carnaval potiguar. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Alice Stefânia Curi

PASSOS, F. A. P.; COSTA, Eliene Benício; VILAR, Fernando. Por uma 'tao' expressividade: processos criativos em trânsito com matrizes taoístas. 2007. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Giselle Guilhon Antunes Camargo

PASSOS, F. A. P.; BIÃO, Armindo Jorge Carvalho; MC RAE, Edward; GARCIA, Sônia Maria; BRAGA, Júlio Santana. A arte secreta dos Dervixes Giradores: um Estudo Etnocenológico do Sama Mevlei. 2006. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fabio Dal Gallo

PASSOS, F. A. P.; COSTA, Eliene Benício; BOLOGNESI, Mário. Da rua à fama: escola Picolino a performance do circo social. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Alice Stefânia Curi

PASSOS, F. A. P.; FERNADES, Ciane; VILAR, Fernando. Por uma 'tao' expressividade: processos criativos em trânsito matrizes taoístas. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

PASSOS, F. A. P.. Examinador Vestibular 2009. Processo Seletivo da Universidade Federal da Bahia - Habilidades Específicas. 2008. Universidade Federal da Bahia.

PASSOS, F. A. P.; MARTINS, S. M. C.; CHAVES, V. M. R.. PRESIDENTE DA COMISSÃO DE SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DA DISCIPLINA COMPOSIÇÃO SOLÍSTICA I DO DEPARTAMENTO DE TEORIA E CRIAÇÃO COREOGRÁFICA DA ESCOLA DE DANÇA DA UFBA. 2002. Universidade Federal da Bahia.

PASSOS, F. A. P.; OLIVEIRA, S. P. S.; PINHEIRO, J. B. M.. MEMBRO DA COMISSÃO DE SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO NA DISCIPLINA RITMICA DO DEPARTAMENTO DE TEORIA E CRIAÇÃO COREOGRÁFICA DA ESCOLA DE DANÇA DA UFBA. 2002. Universidade Federal da Bahia.

PASSOS, F. A. P.; AQUINO, D.; PINHEIRO, J.; PIMENTEL, L.; LOBATO, L.; CHAVES, V.; SAAD, N.. Participação em Banca do teste de aptidão artística para o ingresso nos cursos de graduação em dança. 2003. Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sérgio Coelho Borges Farias

FARIAS, S. C. B.; MARTINS, Suzana Maria Coelho; COUTO, Edvaldo Souza; SERAFIM, José Francisco; SANTANA, Ivani. What a drag! Etnografia, performance e transformismo. 2004. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Edvaldo Souza Couto

COUTO, Edvaldo Souza; SANTANA, I.; FARIAS, S.; MARTINS, S.; SERAFIM, J.. What a drag! Etnografia, Performance e Transformismo. 2004. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Lucía Naser

Coletivo: subjetividade e performatividade; Início: 2007; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Carolia Érika Santos

Performances Urbanas: ações que confrontam a urbanidade da cidade; Início: 2008; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Eleonora Ferreira Leal

Tijolo, gesto, pensamento: o processo de auto criação na construção do dançarino do Grupo Coreográfico da UFPA; Início: 2008; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Fábio César Lobato de Araújo

Palhaços de rua: trancorpografia na caminhada Axé e na Paris Plage; Início: 2007; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Mara Lucia Leal

Eu, esse Outro: gênero e raça em performance; Início: 2007; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Guaraci da Silva Lopes Martins

Gêneros e sexualidade no ensino do teatro; Início: 2007; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Taynã Batistella Alves

Dançando com o outro em mim: transe, apropriação cultural e (de)composição coreográfica; Início: 2008; Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Dança) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Regina Lúcia Portela

Ópera da cidadania: entre fardados e performáticos o corpo em performance na polícia militar da Bahia; 2009; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Antonio de Paula Passos;

Juliana de Almeida Ferrari Rosa

Estudos da Peformance, Ética e Pedagogia: Desconstruindo a lei do pai; 2008; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Antonio de Paula Passos;

Angela Maria Ribeiro

Agora já e ainda não: um corpo na encruzilhada entre o teatro e a capoeira angola; 2008; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Antonio de Paula Passos;

Eneyle Maria Freitas Bittencourt

Sorria, você está sendo vigiado! Performance de vigilância eletrônica em submissão social: uma análise crítico-queer; ; 2008; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Antonio de Paula Passos;

André Luís Rosa

Será que eu chego?! Performance e Pedagogia: transgredindo os limites entre arte e educação; 2008; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Fernando Antonio de Paula Passos;

Sandra Trindade Mascarenhas

"Okutá Orun Iná Otá! O fogo transatlântico do encontro de Xangô com a dança do Bugarabu; ; 2007; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Fernando Antonio de Paula Passos;

Antrifo Ribeiro Sanches Neto

Lá Lá Ele: Devaneios, Memórias e Estador de Coprpo em três Processos Coreográficos; 2006; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Fernando Antonio de Paula Passos;

Zipporah Slaughter

The Intersection of the Candomblé Religion and Movimento Negro Formulated in the Cultural Association Carnival Group Ilê Aiyê; 2002; 150 f; Dissertação (Mestrado em Latin American Caribbean Studies) - Florida International University,; Coorientador: Fernando Antonio de Paula Passos;

Charmille Walters

Charm; 2002; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Florida International University; Orientador: Fernando Antonio de Paula Passos;

Daisy Cepeda

The Repeating Island; 2001; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Florida International University; Orientador: Fernando Antonio de Paula Passos;

Marielly Ramirez

Encounter of Faiths; 2001; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Florida International University; Orientador: Fernando Antonio de Paula Passos;

Erica Ocke

Descartáveis; 2003; 30 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Fernando Antonio de Paula Passos;

Erica Bittencourt Alves

Boquitas Pintadas; 2003; 30 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Fernando Antonio de Paula Passos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PASSOS, F. A. P. . Corpos em Trânsito X Tráfico de Danças: Coreografando (nas) Fronteiras. Revista da Fundarte , Montenegro (RS), v. IV, p. 10-12, 2004.

  • PASSOS, F. A. P. . Borderculture, La Frontera e a Cultura dos Muros: Ethnoscapes da Globalização em Dança. Revista da Fundarte , Montenegro (RS), v. IV, p. 13-15, 2004.

  • PASSOS, F. A. P. . Fronteiras do Gênero e Gêneros de Fronteira: Negociando Performatividades da Dança na Arena das Artes. Revista da Fundarte , Montenegro (RS), v. IV, p. 16-18, 2004.

  • PASSOS, F. A. P. . E Maracatu é Performance?. Repertório Teatro & Dança , Salvador, 2002.

  • PASSOS, F. A. P. . Maracatu: Introducing and Intercultural, Transsexual, Brazilian Rhythms of Maracatu. Ballettanz, 2002.

  • PASSOS, F. A. P. . Qual é a cor de Mara?. In: Wilton Garcia. (Org.). Corpo e Mediação: ensaios e reflexões. 1ed.São Paulo: Factach, 2007, v. , p. -.

  • PASSOS, F. A. P. . Performance e Transformismo: quando a ideal, a bela e a real (jamais) se encontram.... In: Wilton Garcia. (Org.). Corpo e subjetividade: estudos contemporâneos. 1ed.São Paulo: Factash, 2006, v. , p. 133-139.

  • PASSOS, F. A. P. . Pefornance: o corpo e suas relações. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PASSOS, F. A. P. . Sexualidades em Movimento: por uma pedagogia coreográfica do desejo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PASSOS, F. A. P. . 'Hoje eu vou mudar": transformismo e representação coreo-etnográfica em Salvador. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PASSOS, F. A. P. . Sexualidade e(m) Performance: desejos em movimento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PASSOS, F. A. P. . Olhar estrangeiro e cultura brasileira: corpo, espaço e cidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PASSOS, F. A. P. . Olhar estrangeiro e cultura brasileira: etnografia, coreografia e contemporaneidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PASSOS, F. A. P. . Coreofagia: La Muerte en los Cuerpos de mi Vida. Salvador: Quarta que dança, 2003 (Dramaturgia para espetáculo de dança).

  • PASSOS, F. A. P. . The Repeating Island. Miami, FLORIDA: Florida International University, 2003 (Dramaturgia para espetáculo de dança).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PASSOS, F. A. P. . Palestrante:Maractu's triple transvestism:blackface,crossdressing, and the subversive performance of royalty.. 2002.

PASSOS, F. A. P. . Palestrante: Rio: the Eternal Capital of Carnival. 2002.

PASSOS, F. A. P. . Palestrante: Can the subaltern stop dance?: how Dance Brazil, Viva Brazil, and roots of Brazil Dance Company Exoticise Natlon, eroticise identity, and exacerbate difference. 2002.

PASSOS, F. A. P. ; CUNHA, C. B. ; DENOVARO, D. M. ; RIOS, E. R. ; MARTINS, I. T. O. . Dançando (com) o Outro em mim I e II. Direção artística de Fernando Passos. Trabalho desenvolvido com alunos de licenciatura em dança durante o ano letivo de 2008.. 2008. Coreográfica.

PASSOS, F. A. P. . Coreofagia: La Muerte en los Cuerpos de Mi Vida. 2003. Coreográfica.

CEPEDA, D. ; PASSOS, F. A. P. . The Repeating Island. Coreografia de Daisy Cepeda. Dramaturgia de Fernando Passos. Florida International University. 2001. Coreográfica.

PASSOS, F. A. P. ; ALENCAR, J. . Sensações Contrárias. Ator-bailarino. Vídeo-Dança desenvolvdo com subsídio do programa Rumos Itaú Cultural Dança.. 2007.

PASSOS, F. A. P. . Coreofagia: La Muerte en los Cuerpos de mi Vida. 2003 (Dramaturgia).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1993

Bolsa de Estudos para Doutorado em Estudos da Performance na New York University, CAPES/Ministério da Educação.

1985

Bolsa de Estudos para Mestrado em Dança na New York University, CAPES/Fulbright/LASPAU.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Bahia, Escola de Dança, Departamento de Teoria e Criação Coreográfica. , Avenida Ademar de Barros s/n Campus Universitário -, Ondina, 40000-000 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32456412, Fax: (71) 32375353, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2000 - 2002

    Florida International University

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prof.Assistente, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Como professor da UFBA, fui convidado para organizar e lecionar novas disciplinas no curso de graduação em dança na FIU

    Atividades

    • 08/2001 - 07/2002

      Ensino, Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Global Perspectives in Dance and Culture I & II, Dance Philosophy and Criticism

    • 07/2000 - 12/2001

      Outras atividades técnico-científicas , Department Of Theater And Dance, Dance Program.,Atividade realizada, Proposição, Organização e Instalação da Disciplina "Global Perspectives in Dance and Culture" no novo currículo do curso de graduação em dança na FIU para reforçar os critérios do multiculturalismo e da interdisciplinariedade.

    • 03/2001 - 06/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Department Of Theater And Dance, Dance Program.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária para seleção do diretor do programa de dança da FIU.

    • 01/2001 - 05/2001

      Ensino, Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Global Perspectives in Dance and Culture, Introduction to Dance

    • 08/2000 - 12/2000

      Ensino, Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Afro-Brazilian Dance, Dance Ethnology

    • 08/2000 - 12/2000

      Extensão universitária , Department Of Theater And Dance, Dance Program.,Atividade de extensão realizada, Consultoria Coreográfica para Espetáculo "Corpus Delictus" de Giovani Luquine.

  • 1982 - Atual

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 09/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Representação no Colegiado da Graduação de Dança.

    • 05/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Representação dos Professores Assistentes da escola de Dança na CPPD.

    • 03/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Representação dos Professores Assistentes na Congregação.

    • 09/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Dança, Departamento de Teoria e Criação Coreográfica.,Cargo ou função, Representação no Colegiado da Graduação de Dança na Matéria Improvisação.

    • 05/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Dança, Departamento de Teoria e Criação Coreográfica.,Cargo ou função, Representação dos Professores Assistentes da Escola de Dança na CPPD.

    • 03/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Dança, Departamento de Teoria e Criação Coreográfica.,Cargo ou função, Representação dos Professores Assistentes na Congregação.

    • 12/2002

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Dança, Departamento de Teoria e Criação Coreográfica.,Linhas de pesquisa

    • 07/2002

      Extensão universitária , Escola de Dança, Departamento de Teoria e Criação Coreográfica.,Atividade de extensão realizada, Ciclo de palestras e Mesas Redondas "Norte e Sul; Centro e Periferia, Branco e Preto: A política dos Espetáculos da Dança entre o 1º e o 3º Mundos.

    • 08/1982

      Ensino, Licenciatura em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Introdutórios a Pesquisa em Dança, Coreografia I, História da Dança

    • 08/1982

      Ensino, Licenciatura em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coreografia I, Estudos Introdutórios a Pesquisa, História da Dança

    • 03/2008 - 12/2008

      Ensino, Licenciatura em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DANA 16 - MID: Laboratório de Criação Coreográfica I

    • 03/2008 - 07/2008

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Dança, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, DANA 35 - Etnografias da Dança, Nesta disciplina, examinamos os desafios e possibilidades que as múltiplas análises trans/inter/multiculturais da dança apresentam em contextos diversos e historicidades específicas. Começamos com exercícios práticos de percepção, observação e regist

    • 08/2007 - 12/2007

      Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, TEA 507 - TÓPICOS ESPECIAIS EM ARTES CÊNICAS (SEXUALIDADES E(M) PERFORMANCE: TEORIAS CÊNICAS DO DESEJO)

    • 08/2006 - 12/2006

      Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, TEA 503 - TEORIAS DO ESPETÁCULO (SEXUALIDADES E(M) PERFORMANCE: TEORIAS CÊNICAS DO DESEJO)

    • 08/2006 - 12/2006

      Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, TEA 507 - TÓPICOS ESPECIAIS EM ARTES CÊNCICAS (ENCE/NAÇÕES: ESCRITURAS SUBALTERNAS E OS ESTUDOS PÓS-COLONIAIS)

    • 08/2005 - 12/2005

      Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, TEA507 - TÓPICOS ESPECIAIS EM ARTES CÊNICAS (ETNOGRAFIA E OS ESTUDOS DA PERFORMANCE)

    • 06/1992 - 07/1993

      Direção e administração, Escola de Dança, Departamento de Teoria e Criação Coreográfica.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 03/1988 - 12/1991

      Direção e administração, Escola de Dança, Departamento de Teoria e Criação Coreográfica.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Especialização em Coreografia (Pós-Graduação Latu Sensu).