LUIZ SERGIO PHILIPPI

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (1976), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo-USP (1981) e doutorado em Hidrologia e Saúde Pública - Université de Montpellier I (1992). Atuou como professor no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, tanto na graduação como na Pós Graduação em Engenharia Ambiental, de 1977 até 2012. Idealizador do Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado - GESAD em 2003. Foi supervisor e líder do grupo de pesquisa até 2011. Atuou como pesquisador no GESAD e professor voluntário no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina, até 2016. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Tratamento de Águas Residuárias, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de esgoto doméstico (com e sem segregação), utilização de wetlands para tratamento de efluentes e lodo de esgoto, gestão ambiental e saneamento descentralizado, incluindo componentes de saneamento ecológico, tais como saneamento seco e valoração de excretas humanas (urina e fezes).

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Hidrologia e Saúde Pública

1988 - 1992

Universite de Montpellier I
Título: ETUDE EXPERIMENTALE DE DISPOSITIFS D'ASSAINISSEMENT AUTONOME: APPLICA-TIONS EN CONDITIONS REELLES
Orientador: ANDRE RAMBAUD
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: FOSSA SEPTICA; DIGESTAO ANAEROBICA; TRATAMENTO NO SOLO.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias / Especialidade: Sistemas Individuais de Tratamento de Esgoto. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico / Especialidade: Acumulação de Lodo. Setores de atividade: Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas; Desenvolvimento Urbano; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento

1978 - 1981

Universidade de São Paulo
Título: ESTUDO DOS PARAMETROS DE SEDIMENTACAO E TURBULENCIA PARA DECANTADORES,Ano de Obtenção: 1981
Orientador: FAZAL HUSSAIN CHAUDHRY
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: SEDIMENTACAO; DECANTADOR; TRATAMENTO DE AGUA.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Graduação em Engenharia Civil

1971 - 1976

Universidade Federal de Santa Catarina

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2000 - 2001

Pós-Doutorado. , Université de Montpellier I, UM, França. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Engenharias

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2000 - 2001

Formation Interdisciplinaire sur lEnvironnement. (Carga horária: 210h). , Université des Sciences et Techniques du Languedoc, USTL, França.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos/Especialidade: Planejamento Participativo e Gestão dos Recursos Hídricos.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Planejamento Ambiental.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PHILIPPI, L. S. . Reunião Pedagógica do Curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental. 2006. (Outro).

PHILIPPI, L. S. ; CARDOSO, Cauam ; AZEVEDO, Bruno Duarte . I Jornada de Ação Ambiental Universitária. 2003. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Reunião Técnica -Programa de pesquisas em saúde e saneamento.Alternativas de gerenciamento seguro de lodos de esgotos sob a ótica do saneamento descentralizado. 2015. (Oficina).

Reunião Técnica -Programa de pesquisas em saúde e saneamento.Alternativas de gerenciamento seguro de lodos de esgotos sob a ótica do saneamento descentralizado. 2015. (Oficina).

1o Simpósio Brasileiro sobre Aplicação de wetlands construídos.Aplicação de wetlands para tratamento de lodo. 2013. (Simpósio).

IV Seminário internacional de engenharia de saúde pública.Esgotamento Sanitário. 2013. (Seminário).

IV Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública.Alternativas de gerenciamento seguro de lodos de esgotos sob a ótica do saneamento descentralizado. 2013. (Seminário).

II ECOSANLAC- Conferencia latino americana em saneamento sustentável. 2012. (Outra).

26o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Filtros plantados com macrófitas de fluxo vertical (wetlands contruídos) empregados no tratamento complementar de efluentes de tanque séptico: inicio de operação. 2011. (Congresso).

26o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Filtros plantados com macrófitas de fluxo vertical (wetlands contruídos) empregados no tratamento complementar de efluentes de tanque séptico: inicio de operação. 2011. (Congresso).

Seminário de Avaliação de Pesquisas-Funasa.Alternativas de gerenciamento seguro de lodos de esgotos sob a ótica do saneamento descentralizado. 2011. (Seminário).

11th meeting of Sustainable Sanitation Alliance (SuSanA). 2010. (Encontro).

I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental. A Visão Sistêmica do Saneamento Ambiental Urbano e sua Relação com os Recursos Naturais. 2010. (Congresso).

Avaliação do andamento das pesquisas financiadas pela FUNASA.Alternativas de gerenciamento seguro de lodos de esgotos sob a ótica do saneamento descentralizado. 2009. (Seminário).

I Seminário Municipal de Valorização da Água.Redução do Consumo de água e saneamento. 2009. (Seminário).

Pesquisa da Funasa sobre gestão em saneamento básico. 2009. (Oficina).

A Lei da Política Nacional do Saneamento Básico (Lei 11.445/07) e o Inquérito Civil Público Estadual 04/04/PGJ/MPSC.Aspectos Técnicos e Ambientais do Esgotamento Sanitário. 2008. (Seminário).

XII Encontro da Rede Luso-Brasileira de Estudos Ambientais.Segregação de esgoto doméstico na origem visando o reuso em edificações. 2008. (Encontro).

XIII Seminário Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.Reúso de águas cinzas tratadas em descarga de vaso sanitário e rega de jardim. 2008. (Seminário).

Conferencia Internacional em Saneamento Sustentável: segurança alimentar e hídrica para a América Latina.Arranjos Tecnológicos para o Tratamento Descentralizado de Esgotos Sanitários. 2007. (Outra).

II Fórum do Comitê Rio do Peixe.Esgotamento sanitário: concepção, histórico, contextualização, responsabilidades, titularidade, políticas e perspectivas futuras. 2007. (Encontro).

V Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Ambiental.Atribuições do engenheiro sanitarista e ambiental face à Resolução No 1.010/05-Confea. 2007. (Encontro).

V ENEEAmb-Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Ambiental.O currículo e a Resolução no 1.010/05-Confea. 2007. (Encontro).

10th International Conference on Wetland Systems for Water Pollution Control.10th International Conference on Wetland Systems for Water Pollution Control. 2006. (Outra).

36a Assembleia Nacional da ASSEMAE.O ensino e a pesquisa em engenharia sanitária e ambiental: desafios e perspectivas. 2006. (Outra).

58a Reunião Anual da SBPC.58a Reunião Anual da SBPC. 2006. (Outra).

II Semana Acadêmica de Engenharia Sanitária e Ambiental SAESA.Semana Academica da Engenharia Sanitária e Ambiental: Debatedor Mesa Redonda. 2006. (Outra).

Oficina Teste da ReCESA. 2006. (Oficina).

VIII Simposio Italo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.VIII Simposio Italo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2006. (Simpósio).

VI Seminário de Avaliação do Programa de Pesquisa em Saneamento Básico. 2006. (Seminário).

Workshop Ajuste Estrutural do Estado no Setor de Saneamento. 2006. (Outra).

Seminário de avaliação do andamento das pesquisas edital 2003-FUNASA.Seminário de avaliação do andamento das pesquisas edital 2003-FUNASA. 2005. (Seminário).

XV Seminário de Iniciação Científica da UFSC.XV Seminário de Iniciação Científica da UFSC. 2005. (Seminário).

XXIII Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 23o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2005. (Congresso).

Conversando sobre a coleta seletiva e reciclagem: reaproveitando os materiais..Conversando sobre a coleta seletiva e reciclagem. 2004. (Encontro).

III Workshop do Instituto do Milênio- Água: uma visão mineral.Workshop do Instituto do Milênio-Água : uma visão mineral. 2004. (Outra).

IV SEPEX.IV Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. 2004. (Outra).

Seminário Internacional sobre gestão social de bacias hidrográficas. 2004. (Seminário).

Seminário sobre tecnologias para dejetos suínos.Seminário sobre tecnologias para dejetos de suínos. 2004. (Seminário).

XI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.Palestra O ensino de Engenharia Sanitária e Ambiental: perspectivas e desafios- Mesa Redonda Ensino e Pesquisa em Engenharia Sanitária e Ambiental. 2004. (Simpósio).

11o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP-SIICUSP.11o Simpósio Internacional de Iniciciação Cienífica da USP-SIICUSP. 2003. (Simpósio).

22o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Palestra O ensino e apesquisa da engenharia sanitária e ambiental na diminuição da exclusão social: quadro atual e perspectivas. 2003. (Congresso).

XXIV Semana de Geografia da UFSC.Palestra Políticas de Saneamento Básico. 2003. (Encontro).

Avaliação das Redes Regionais de Sementes.Avaliação das Redes de Sementes Regionais. 2002. (Encontro).

Fórum Municipal Desenvolvimento e Meio Ambiente-Alfredo Wagner.Fórum Municipal Desenvolvimento e Meio Ambiente. 2002. (Oficina).

Seminário de Avaliação do Projeto Rede Semente Sul.Seminário de Avaliação do Projeto Rede Semente Sul. 2002. (Seminário).

Seminário Pensando a sustentabilidade e a suinocultura catarinense; desafios para a pesquisa. 2002. (Seminário).

VI Simpósio Italo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.VI Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2002. (Simpósio).

21 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 21 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2001. (Congresso).

IX Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.IX Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2000. (Simpósio).

VII Encontro Perspectivas do ensino da biologia e I Simpósio Latino-Americano da International Organization for Science and Technology Education.Simpósio Latino-Americano da IOSTE. 2000. (Simpósio).

10 Congresso de Engenharia Civil. 10 Congresso Brasileiro de Engenharia Civil. 1999. (Congresso).

20 Congresso Brasileiro de Engenria Sanitária e Ambiental. 20 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 1999. (Congresso).

III Fórum Comunitário do Lixo.III Fórum Comunitário do Lixo. 1999. (Outra).

Seminário Gestão Ambiental e Saúde como estratégia para a Intervenção.Seminário Gestão Ambiental e Saúde como Estratégia para a Intervenção. 1999. (Seminário).

6th International Conference on Wetland System for Water Pollution Control.6th International Conference on Wetland System for Water Pollution Control. 1998. (Outra).

II Fórum Catarinense Sobre Recursos Hídricos. 1998. (Outra).

XXVI Congreso Interamericano de Ingenieria Sanitaria y Ambiental. XXVI Congreso Interamericano de Ingenieria Saitaria y Ambiental. 1998. (Congresso).

II Congreso Internacional de Universidades por el Desarrollo Sostenible y el Medio Ambiente. 1997. (Congresso).

I Seminário de Saneamento Ambiental. 1997. (Seminário).

Seminário para a Implantação do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.Seminário para a Implantação do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. 1997. (Seminário).

The International Conference: Environment and Society: Education and Public Awareness for Sustainability. Environment and Society:Education and Public Awareness for Sustainability. 1997. (Congresso).

Workshop Internacional Ensino de Engenharia. 1997. (Encontro).

III Seminário de Tratamento de Esgotos para Áreas Litorâneas.Palestra Soluções Individuais de Tratamento de Esgoto. 1996. (Seminário).

2o Encontro Nacional de Consórcios de Munucípios de Bacias Hidrográficas.2o Encontro Nacional de Consórcios de Municípios de Bacias Hidrográficas. 1995. (Encontro).

2o Seminário Sistemas de Tratamento de esgotos para áreas litorâneas.Palestra Sistemas de tratamento individual e coletivo-vantagens e desvantagens. 1995. (Seminário).

Seminário Florianópolis XXI.Palestra Saneamento e desenvolvimento urbano. 1995. (Seminário).

Seminário Sistemas de Tratamento de Esgotos para Áreas Litorâneas.Palestra Filtros anaeróbios-vantagens e desvantagens. 1994. (Seminário).

VI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.VI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 1994. (Simpósio).

Semana do Saneamento.Palestra Tratamento e disposição de esgotos sanitários de forma individual e semi-coletiva. 1993. (Encontro).

Seminaire d'Enseignement de la Comunication Scientifique. 1991. (Seminário).

Encontro nacional de docentes e estudantes de engenharia sanitária.Encontro Nacional de Docentes e Estudantes de Engenharia Sanitária. 1986. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Camila Maria Trein

PHILIPPI, L. S.; HASSEMER, M. E. N.; AISSE, Miguel Mansur. Monitoramento de sistemas descentralizados de wetlands construidos de fluxo vertical aplicados no tratamento avançado de esgoto. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cyinthia Franco Andrade

SPERLING, Marcos Von;PHILIPPI, L. S.; Matos, A. T.. Avaliação do tratamento do lodo de tanques sépticos e percolado em sistemas alagados construidos de escoamento vertical. 2015. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Silvana Cristina Käfer

HASSEMER, M. E. N.;LAPOLLI, Flávio Rubens; Paulo, P. L.;MAGRI, Maria ElisaPHILIPPI, L. S.. Tratamento de lodo anaeróbio em wetlands construidos operados em alta taxa e com a recirculação de líquido percolado. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Richard Eilers Smith

BELLI FILHO, Paulo; MARTINS, Sérgio Roberto; GIACHINI, A. J.;Philippi, Luiz Sergio. Avaliação de um banheiro seco com vaso segregador implantado em Florianópolis, SC. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Mayara Oliveira dos Santos

HASSEMER, M. E. N.;PHILIPPI, L. S.CARVALHO JUNIOR, O.. Definição da altura de saturação do maciço filtrante em Wetland Construido Vertical empregado no tratamento de esgoto sanitário. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Bianca Graziela Lento Araujo Gomes

TONETTI, A. L.; NOUR, Edson Aparecido Abdul;PHILIPPI, L. S.. Tratamento de esgoto de pequena comunidade utilizando tanque séptico, filtro anaeróbio e filtro de areia. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Raquel Cardoso de Souza

MATIAS, W. G.;LAPOLLI, Flávio Rubens; NOLASCO, Marcelo Antunes;PHILIPPI, LUIZ SÉRGIO. Avaliação da remoção de amoxicilina e cefalexina da urina humana por oxidação avançada (H2O2/UV) com vistas ao saneamento ecológico. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Tarcio Moreno Veloso de Andrade Guimarães

CORSEUIL, Henry X;SEZERINO, P. H.; SPERLING, Marcos Von;PHILIPPI, L. S.. Comportamento de filtro plantado horizontal (wetland construido) no tratamento de esgoto unifamiliar.. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: João Daniel Torres Simões Pires

BELLI FILHO, Paulo; MARTINS, Sérgio Roberto;SEZERINO, Pablo HPHILIPPI, L. S.. Reùso de água cinza e aproveitamento da chuva em propriedade rural. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jorge Manuel Todrigues Tavares

COSTA, R. H. R.PHILIPPI, L. S.; IRGANG, R.; Oliveira, P A V;BELLI FILHO, Paulo. Consumo de agua e produção de dejetos na suinocultura. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Daniel Ferreira de Castro Furtado

BELLI FILHO, Paulo; Sant'Anna, F.S.P; COMIN, J. J.;PHILIPPI, L. S.. Caracterização de lodo de tanque septico e tratamento em filtros plantados com macrófitas. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Nelson Boechat Cunha Júnior

SOARES, S. R.;LAPOLLI, Flávio Rubens; FERROLI, P. C. M.;PHILIPPI, L. S.. A certificação verde no setor da construção civil: os benefícios da implementação da gestão e uso eficiente da água. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Odinei Fogolari

PHILIPPI, L. S.LAPOLLI, Flávio RubensBELLI FILHO, Paulo; ARROYO, Narciso Angel Ramos. Desinfecção de lodo de tanque séptico em reator com aquecimento utilizando energia solar. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: André Baxter Barreto

Von Sperling, E.; Euclydes, R. M. A.; SPERLING, Marcos Von; Matos, A. T.;PHILIPPI, L. S.. Seleção de macrófitas aquáticas com potencial para remoção de metais -traço em fitorremediação. 2011. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Wanderli Rogério Moreira Leite

PHILIPPI, L. S.LAPOLLI, Flávio Rubens; Lapa, K.R. Digestão anaeróbia mesofílica de lodo adensado de estação de tratamento de esgotos. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Carla Suntti

PHILIPPI, L. S.BELLI FILHO, Paulo; ROSTON, Denis Miguel. Desaguamento de lodo de tanque séptico em filtros plantados com macrófitas. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Natalia Pansonato

Paulo, P. L.;PHILIPPI, L. S.; Boncz, M.A.. Tratamento e reuso integrado de água cinza utilizando áreas alagadas construidas plantadas com plantas ornamentais e um sistema contínuo de desinfecção solar. 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Ambientais) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Daniele Damasceno Silveira

Machado, E.L.; Kist, L.T.; Putzke, J.;PHILIPPI, L. S.. Estudos fenológicos da macrófita Hymenachne grumosa na aplicação de sistemas alagados construidos (SACs) para o tratamento de efluentes secundários da campus universitário. 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Daniela Mara Hoffman Zimmermann

POMPÊO, César A; CHEUNG, P.B.; SOARES, S. R.;PHILIPPI, L. S.; Turolla, F.A.. O uso de indicadores de desmpenho no planejamento tático e na regulação dos serviços de abastecimento de água-estudo de caso: SAA Capinzal/Ouro. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria Elisa Magri

PHILIPPI, L. S.COSTA, Rejane Helena Ribeiro da; AISSE, Miguel Mansur. Nitrificação e pré-desnitrificação de esgotos sanitários no sistema: decanto-digestor+biofiltro aerado submerso com cascas de ostras como meio suporte. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Sabrina Elicker Hagemann

Gastaudini, M. C. C.;PHILIPPI, L. S.; Sanagiotto, D.G.. Avaliação da qualidade da água da chuva e da viabilidade de sua captação e uso. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Marcus Bruno Domingues Soares

PHILIPPI, L. S.; DALSASSO, R.L.; Kotaka, F.. Estudo da implantação em escala real da filtração em margem em lago de piscicultura extensiva para dessendentação animal. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Felipe Krüger Leal

PHILIPPI, L. S.; Monteggia, L.O.; Leal, L.L.; Wartchow, D.. Estudo da remoção de fósforo em banhados construídos de fluxo vertical. 2009. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Priscila Karina Altvater

SANTOS, Daniel Costa dos;PHILIPPI, L. S.; Bollmann, H. A.; AISSE, Miguel Mansur. Avaliação do desempenho de um tanque séptico modificado e tratamento complementar. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Luís Bohn

PHILIPPI, L. S.; MARTINS, Sérgio Roberto; Costabeber, J.A.. Estudo da gestão de bacias hidrográficas pela reflexão sobre a qualidade do empoderamento de grupos sociais locais na bacia do rio Mampituba. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cristina BENEDET

PHILIPPI, L. S.; MARTINS, Sérgio Roberto; Corseuil, C.W.; Luiz, E. L.. Processo participativo e interdisciplinaridade: a abordagem sist~emica na construção temática para o Atlas Ambiental Escolar do Município de Alfredo Wagner, SC. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Débora Parcias Olijnyk

PHILIPPI, L. S.SEZERINO, Pablo HelenoLAPOLLI, Flávio Rubens; Pinto, C.R.S de Carvalho; NOUR, Edson Aparecido Abdul. Avaliação da nitrificação e desnitrificação de esgoto doméstico empregando filtros plantados com macrófitas (wetlands) de fluxos vertical e horizontal-sistemas híbridos. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Mariele Katherine Jungles

COSTA, R. H. R.PHILIPPI, L. S.; Tavares, C R G. Tratamento terciário de esgoto sanitário em Lagoa de Maturação com biofilme. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Israel Fernandes de Aquino

PHILIPPI, L. S.; SOARES, S. R.; Calderoni, S. Proposição de rede de associações de catadores da Região da Grande Florianópolis. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Priscilla Garozi Zancheta

GONÇALVES, Ricardo Franci; CASSINI, Sérvio Túlio Alves;PHILIPPI, L. S.. Recuperação e tratamento da urina humana para uso agrícola. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Eduardo Patza

SANTOS, Daniel Costa dos; AISSE, Miguel Mansur; Kishi, R.T.;PHILIPPI, L. S.. Aplicação de modelos matemáticos para definição de parâmetrosdo hidrálicos e cinéticos de tanques sépticos. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Tatiana Barbosa da Costa

COSTA, Rejane Helena Ribeiro da; HOFFMANN, Heike;PHILIPPI, L. S.; CYBIS, Luiz Fernando de Abreu. Desempenho de reator em batelada sequencial (SBR) com enchimento escalonado no tratamento de esgoto doméstico. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Alan Henn

PHILIPPI, L. S.BELLI FILHO, Paulo; ARROYO, Narciso Angel Ramos. Avaliação de dois sistemas de manejo de dejetos em uma pequena propriedade produtora de suínos-condição de partida. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Juliane Lima Pedrini

PHILIPPI, L. S.; PANITZ, Clarice Maria Neves; VERA. A percepçaõ ambiental de duas comunidades produtoras de suinos em SC ante a problemática ambiental da região. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luiz Walter da Silva Monteiro

BELLI FILHO, PauloCOSTA, Rejane Helena Ribeiro daPHILIPPI, L. S.; SANTOS, Monica Aparecida Aguiar dos;SOARES, Hugo Moreira. Análise de monitoramento e operação de dois sistemas de armazenamento de dejetos suínos em uma pequena propriedade. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: |Karla Ponzo Vaccari Annechini

GONÇALVES, Ricardo Franci; CASSINI, Sérvio Túlio Alves;PHILIPPI, L. S.. Aproveitamento da água da chuva para fins não potáveis na cidade de Vitória-ES. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Ivanete Masson

PHILIPPI, L. S.POMPÊO, César Augusto; BURGOS, Raúl; PEDROSA, Valmir de Albuquerque. A gestão ambiental participativa:possibilidades e limites de um processo de múltiplas relações. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eugenia Maria Chemim

DUARTE, Gerusa Maria; TOMAZZOLI, Edison Ramos;PHILIPPI, L. S.. Bacia do rio Mampituba-gestão e conflitos sobre usos da água. 2004. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Vanessa Pereira de Sousa

CHERNICHARO, Carlos Augusto de Lemos;PHILIPPI, L. S.; SPERLING, Marcos Von; HELLER, Leo. Concepção Inovadora e Avaliação de desempenho de um Sistema Compacto de Tratamento de Esgotos Domésticos. 2004. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Altamiro Morais Matos Filho

PHILIPPI, L. S.; MARTINS, Sérgio Roberto; SCHMIDT, Wilson; WALTRICK, Beatriz de Araújo. Agricultura orgânica sob a perspectiva da sustentabilidade: uma análise da região de Florianópolis-SC, Brasil. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Larissa Beatriz Waskow

PANITZ, Clarice Maria Neves; SANTOS, Mônica Aparecida Aguiar dos;PHILIPPI, L. S.; RODRIGUES, João Bosco Rozas. Utilização de três espécies de macrófitas aquáticas (três formas biológicas:emersa, submersa e flutuante) como filtro biológico em sistema de wetland artificial alimentadas com efluente de suino. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: ADALBERTO KOODI TAKEDA

BAASCH, S. S. N.; LERIPIO, A. A.;PHILIPPI, L. S.; OROFINO, F. V. G.. Análise da Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos da Cidade de Curitiba: uma abordagem na coleta seletiva e domiciliar. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Alfredo dos Reis

SILVA, D. J.;PHILIPPI, L. S.; CHRISTOFIDIS, D.. Mediação transdisciplinar de conflitos ambientais em Unidades de Conservação: estudo de caso na praia dos Naufragados/Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eliana Maria de Almeida

POMPÊO, César AugustoPHILIPPI, L. S.; PATRÍCIO, Zuleica Maria; PERES, Lino Fernando de Bragança. O processo histórico de uso e ocupação do solo e sua relação com a água em Alfredo Wagner (SC)-Experiência interdisciplinar de uma construção participativa local. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Kênia Marcia de Oliveira

SILVA, D. J.; KUHNEN, Ariane;PHILIPPI, L. S.; PHILIPPI JR, Arlindo. Educação Sanitária e Ambiental na Escola Pública: uma visão complexa. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jucineide Terezinha Martendal Schmitz

POMPÊO, César AugustoPHILIPPI, L. S.; PATRÍCIO, Zuleica Maria; FLEURI, Reinaldo Matias; MEDINA, Naná Mininni. Olhares e trajetórias na educação: entrecruzando saberes interdisciplinares e práticas pedagógicas no município de Alfredo Wagner. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Pablo Heleno Sezerino

PHILIPPI, L. S.SOARES, Hugo MoreiraBELLI FILHO, PauloCOSTA, Rejane Helena Ribeiro da. Utilização de biofiltros com macrófitas (vertical constructed wetlands) como pós-tratamento de lagoas de estabilização aplicadas aos dejetos de suinos. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ana Luiza de Brasil Camargo

BAASCH, S. S. N.;PHILIPPI, L. S.; CAMPOS, L. M. S.; LERIPIO, A. A.. O desenvolvimento sustentável e os principais entraves a sua implementação em âmbito mundial. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Adriana Nunes Penteado

POLETTE, M.;PHILIPPI, L. S.; KARAN, K. F.; WALLAUER, M. T. B.. Subsídios para o plano de manejo do Parque Municipal da Lagoa do Peri, Ilha de Santa Catarina-Florianópolis-SC. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: César Rodolfo Seibt

POMPÊO, César Augusto; PATRÍCIO, Zuleika Maria; MUSSOI, E. M.;PHILIPPI, L. S.. As práticas rurais, a água e o processo participativo no Município de Alfredo Wagner. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Isabel Regina Depiné Poffo

PHILIPPI, L. S.; SILVA, D. J.; BAASCH, S. S. N.; LAPOLLI, E. M.. Caracterização e diagnóstico sócio-ambiental do município de Ascurra: o papel das potencialidades locais e regionais na construção do desenvolvimento sustentável. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Elaine Vargas Charpinel Venturim

PHILIPPI, L. S.; BAASCH, S. S. N.; SILVA, H. L.. Uma contribuição aos programas de gestão ambiental aplicados à bacias hidrográficas: o caso de Santa Maria de Jetibá-ES. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Alessandra Pellizaro Bento

PHILIPPI, L. S.; BARBOSA, Tereza Cristina; Hoffmann, H.;LAPOLLI, Flávio Rubens. Caracterização da microfauna no sistema insular de tratamento de esgotos de Florianópolis/SC: um instrumento de controle operacional e avaliação da eficiência do processo. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Elizabeth Maria campanella de Siervi

POMPÊO, César Augusto; ASSMANN, S.; PATRÍCIO, Zuleica Maria;PHILIPPI, L. S.. Avaliação participativa de coleta seletiva de lixo no Consórcio Quiriri; a participação como base para ação e reflexão na construção metodológica. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Paulo Rodrigues Orofino

BAASCH, S. S. N.;PHILIPPI, L. S.; POLETTE, M.. Gestão ambiental integrada para o município de Florianópolis- estruturação da Câmara de Desenvolvimento Sustentável da ACIF. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ivana Therezinha Gogolevsky Koslosky

BAASCH, S. S. N.;PHILIPPI, L. S.; SIERRA, E. S.. Metodologia para criação de jogos a serem utilizados na área de educação ambiental. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Neide Beschtold Schneider

PHILIPPI, L. S.; SILVA, H. L.;COSTA, Rejane Helena Ribeiro da; BAASCH, S. S. N.. Parque Municipal do Maciço da Costeira (PMMC); caracterização da área e a conservação dos recursos hídricos. Estudo de caso das comunidades do entorno ao PMCC em Florianópolis. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cláudio Soares da Silveira

PHILIPPI, L. S.BELLI FILHO, Paulo; POLETTE, M.. Vigilância em Saúde-Meio Ambiente e Saúde Pública: o caso do município de Florianópolis-SC. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Renato Miranda Pellegrini

SANTANNA, Fernando Soares P.;PHILIPPI, L. S.COSTA, Rejane Helena Ribeiro da; SCHERER, R.. A construção do site 'gestão ambiental' como ferramenta de fomento à certificação iso 14.001 no Brasil. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maurício Alves da Silva

ORTH, D. M.; CORDINI, J.; SANTOS, G. T.;PHILIPPI, L. S.; PELLERIN, J.. Diagnóstico sócio-ambiental do município de Vera-Mato Grosso/Brasil. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Myrna Swoboda Murialdo

POLETTE, M.;POMPÊO, César Augusto; PIRES, P.;PHILIPPI, L. S.. Subsídios para a implementação de um programa de gestão costeira integrada para a praia da Pinheira-município de Palhoça, SC. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: LUIZ CARLOS ZYTKUEWISZ

BAASCH, S. S. N.;PHILIPPI, L. S.; SILVA, H. L.. O Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável, um novo instrumento para a concepção e execução de Planos Municipais para o Desenvolvimento Sustentável: a experiência de Rancho Queimado. 1998. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Thyrza Schlichting De Lorenzi Pires

BAASCH, S. S. N.;PHILIPPI, L. S.; SILVA, D. J.;COSTA, Rejane Helena Ribeiro da. Educação ambiental na escola: realidade, entraves, inovação e mudança. 1998. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: ELIANA BITTENCOURT

BAASCH, S. S. N.; VALENTE, A. M.;PHILIPPI, L. S.COSTA, Rejane Helena Ribeiro da. Pesquisa Consenso: uma proposta de definição participativa dos valores ambientais para o setor transportes. 1998. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fernando Corleto

BAASCH, S. S. N.; FRANK, B.; PHILIPPI JÚNIOR, Arlindo;PHILIPPI, L. S.. A microbacia do Passa Vinte-Palhoça, SC e o problema das inundações. 1998. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Martha Tresinari Bernardes Wallauer

POLETTE, M.; MILANO, M. S.;PHILIPPI, L. S.; TRESINARI, A.. Sistema de unidades de conservação federais no Brasil: um estudo analítico de categorias de manejo. 1998. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Edio Laudelino da Luz

BAASCH, S. S. N.;PHILIPPI, L. S.COSTA, Rejane Helena Ribeiro da. Tratamento de esgotos em reatores por bateladas controlados por sistema de telegestão e suporte operacional informatizado. 1998. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luiz Valmir Pazini Figueiredo

PHILIPPI, L. S.; BAASCH, S. S. N.; MILLER, P. R. M.; OROFINO, F. G.. Estudo exploratório de apoio à gestão descentralizada de resíduos sólidos: o caso de Canasvieiras. 1998. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Elisa Henning

POMPÊO, César Augusto; LANNA, A. E. L.; SANTANNA, Fernando Soares P.;PHILIPPI, L. S.. O licenciamento ambiental como instrumento da política nacional do meio ambiente. 1998. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cristina Gerber João

BAASCH, S. S. N.; FIALHO, F. A. P.;PHILIPPI, L. S.; PALMA, L. N.. Valoração do meio ambiente: um estudo de caso-O Parque do Rio Vermelho, Florianópolis, SC. 1997. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Tania Denise Pedrelli

BELLI FILHO, Paulo; ALVARADO, G. R. P.;PHILIPPI, L. S.; SENS, M. L.; MATIAS, W. G.;COSTA, Rejane Helena Ribeiro da. Avaliação do sistema de lagoas de estabilização para o tratamento das águas residuárias de Balneário Camboriú/SC. 1997. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Elmo Tambosi Filho

BAASCH, S. S. N.; FIALHO, F. A. P.;PHILIPPI, L. S.. Estratégias de desenvolvimento concernentes com à relação sociedade e natureza: um estudo de caso. 1997. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Bernardete Panceri

PHILIPPI, L. S.; GUIVANT, J.; BAASCH, S. S. N.;COSTA, Rejane Helena Ribeiro da. O campo do saneamento ambiental rural: estudo das percepções, habitus e gênero na visão comunitária e institucional. 1997. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Flavia Vieira Guimaraes Orofino

BAASCH, S. S. N.;PHILIPPI, L. S.; PALMA, L. N.; FIALHO, F. A. P.. Aplicação de um sistema de suporte multicritério -Saaty for Windows- na gestão dos resíduos sólidos de serviços de saúde-caso do Hospital Celso Ramos. 1996. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Christianne Coelho de Souza Reinisch Coelho

BAASCH, S. S. N.; FIALHO, F. A. P.;PHILIPPI, L. S.. A questão ambiental dentro das indústrias de Santa Catarina: uma abordagem para o segmento industrial têxtil. 1996. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Daniele Damasceno Silveira

COSTA, Rejane Helena Ribeiro daSEZERINO, Pablo Heleno; MOLLE, P.; VIANCELLI, A.; SPERLING, Marcos Von;BELLI FILHO, PauloPHILIPPI, L. S.. Potencial de remoção de nitrogenio em um unico estagio de filtros plantados com macrófitas para o tratamento de esgoto sanitario bruto.. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: GUILHERME SAMWAYS

AISSE, Miguel Mansur; BRAGA, M. C. B.; ANDREOLI, C. V.; Bollmann, H. A.;PHILIPPI, L. S.. Estratégias de co-Processamento de Lodo Séptico em ETES empregando reatores UASB. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Maria Elisa Magri

COSTA, R. H. R.BELLI FILHO, Paulo; Paulo, P. L.; SANTOS, A. B.; BERARDI, C. R. M.; VINNERÅS, B.;PHILIPPI, LUIZ SÉRGIO. Aplicação de processos de estabilização e higienização de vfezes e urina humanas em banheiros secos segregadores. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Denize Demarche Minatti Ferreira

Brügger, P.C.; LERIPIO, A. A.; Coelho, C.C.S.R.;PHILIPPI, L. S.; Beaumord, A.C.; Mendiondo, E.M.; Van Bellen, H.M.. Gestão e uso da água na suinocultura: um diagnóstico a partir da comparação de pegadas hídricas. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marlen Erika Caris

PHILIPPI, L. S.BELLI FILHO, PauloCOSTA, Rejane Helena Ribeiro da; MARTINS, Sérgio Roberto; Pott, A.;Nunes, E.O.. Desempenho de macrófitas flutuantes na bioremediação de águas residuárias da suinocultura. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rodrigo de Almeida Mohedano

BELLI FILHO, Paulo; SPERLING, Marcos Von; Cassini, S.T.;COSTA, R. H. R.; Pinto, C.R.S de Carvalho;PHILIPPI, L. S.. Uso de macrófita Lemnáceas no polimento e valorização de efluentes da suinocultura e fixação de carbono. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luciano Zanella

NOUR, Edson Aparecido Abdul;PHILIPPI, L. S.; ROSTON, Denis Miguel; PATERNIANI, José Euclides Stipp; Feigueiredo. Plantas ornamentais no pós-tratamento de efluentes sanitários: wetlands construidos utilizando brita e bambu como suporte. 2008. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rosí Cristina Espindola da Silveira

PHILIPPI, L. S.POMPÊO, César A; CASTILHOS JÚNIOR, Armando Borges de; SEIBEL, Erni; JACOBI, Pedro; NASCIMENTO, L. F. M.. Gestão consorciada de resíduos sólidos urbanos em municípios de pequeno porte: uma contribuição para a sustentabilidade nas relações sócioambientais. 2008. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Adriana Carla Dias

MARTINS, Sérgio Roberto;PHILIPPI, L. S.; SILVA, D. J.; DAGOSTINI, L. R.; Pinheiro, S.; MIRANDA, Cláudio Rocha de. Bases metodológicas para a gestão ambiental integrada em Unidades de Conservação da Ilha de Santa Catarina com ênfase no Sistema de Interesse. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rui Guilherme Cvaleiro de Macedo Alves

BELLI FILHO, PauloCOSTA, R. H. R.SOARES, Hugo Moreira; Lucas Jr., J.; Oliveira, P A V;PHILIPPI, L. S.. Tratamento e valorização de dejetos da suinocultura através do processo anaeróbico: operação e avaliação de diversos reatores em escala real. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Adriana Carla Dias

MARTINS, Sérgio Roberto;PHILIPPI, L. S.; SILVA, D. J.; DAGOSTINI, L. R.; Pinheiro, S.; MIRANDA, Cláudio Rocha de. Modelo de Sintonia para Sistema de Interesses na Gestão Ambiental Integrada em Unidade de Conservação da Ilha de Santa Catarina. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Pablo Heleno Sezerino

PHILIPPI, L. S.; ROSTON, Denis Miguel; AISSE, Miguel Mansur;BELLI FILHO, Paulo; PLATZER, Christoph;LAPOLLI, Flávio Rubens. Potencialidade dos filtros plantados com macrófitas (constructed wetlands) no pós-tratamento de lagoas de estabilização sob condições de clima subtropical. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Elizabeth Maria campanella de Siervi

POMPÊO, César Augusto; PATRÍCIO, Zuleica Maria;PHILIPPI, L. S.; SANTANNA, Fernando Soares P.; JACOBI, Pedro; PHILIPPI JÚNIOR, Arlindo; MEDINA, Naná Mininni; SOUZA, João Francisco de. A estética da atitude participativa de aprender e produzir conhecimentos em grupos que pesquisam sobre questões ambientais. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rafael de Oliveira Pinto

BELLI FILHO, PauloSOARES, Hugo MoreiraCOSTA, Rejane Helena Ribeiro daPHILIPPI, L. S.; AISSE, Miguel Mansur; LEITE, Valderi Duarte. Avaliação da digestão anaeróbica na bioestabilização de resíduos sólidos orgânicos, lodos de tanques sépticos, dejetos de suínos e lixiviado. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marcelus Alexander Acorinte Valentim

ROSTON, Denis Miguel;PHILIPPI, L. S.; NOLASCO, Marcelo Antunes; SANTOS, Daniel Costa dos; NOUR, Edson Aparecido Abdul; PATERNIANI, José Euclides Stipp. Desempenho de leitos cultivados (constructed wetland) para tratamento de esgoto: contribuições para concepção e operação.. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Denise Cardoso Gonçalves

BAASCH, S. S. N.; REZENDE, A. L. M.;PHILIPPI, L. S.; MAFFESOLI, M.; MARTINS, C. R.. Modelo para compreensão da sustentabilidade no cotidiano do viver 'com' - a qualidade de vida. 2000. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Daniel José da Silva

CUNHA, C. C. A.; RAMOS, E. M. F.; ROSSETTO, C. R.; MARTINS, Sérgio Roberto; FIALHO, F. A. P.;PHILIPPI, L. S.. Uma abordagem cognitiva ao planejamento estratégico. 1998. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Daniel José da Silva

CUNHA, C. C. A.; FIALHO, F. A. P.; RAMOS, E. M. F.; ROSSETTO, C. R.; MARTINS, Sérgio Roberto;PHILIPPI, L. S.. Uma abordagem cognitiva ao planejamento estratégico do desenvolvimento sustentável. 1998. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria Elisa Magri

SANTANNA, Fernando Soares P.; Pinto, C.J.C; Paulo, P. L.;PHILIPPI, L. S.. Alternativas tecnológicas para valoração das excretas humanas-ações baseadas na nova abordagem de saneamento ecológico. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Denize Demarche Minatti Ferreira

Brügger, P.C.;PHILIPPI, L. S.; Rados, J.G.V.; LERIPIO, A. A.. Avaliação da sustentabilidade na suinocultura: uso do modelo da pegada hídrica. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marlen Erika Caris

PHILIPPI, L. S.; Pott, A.;COSTA, Rejane Helena Ribeiro daBELLI FILHO, Paulo; RODRIGUES, João Bosco Rozas. Otimização de sistema de polimento de águas resultantes do tratamento de dejetos suinícolas com enfoque na valoração de seus sub-produtos.. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rodrigo de Almeida Mohedano

COSTA, Rejane Helena Ribeiro daPHILIPPI, L. S.; Pinto, C.R.S de Carvalho; RODRIGUES, João Bosco Rozas. Uso de LEMNACEAS no polimento e valorização do efluente da suinocultura e no sequestro de carbono. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Elizabeth Maria campanella de Siervi

PHILIPPI, L. S.POMPÊO, César A; PATRÍCIO, Zuleica Maria; MEDINA, Naná Mininni; SOUZA, João Francisco de. A estética da atitude participativa de sujeitos que estudam questões ambientais e sua repercussão nos aprendizados e na produção individual-coletiva de conhecimentos: estudo de caso em grupos de pesquisa de universidades de Santa Catarina. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Iria Sartor Araujo

BELLI FILHO, PauloCOSTA, Rejane Helena Ribeiro daPHILIPPI, L. S.; MEDRI, Waldir; HOFFMANN, Heike. Avaliação de desempenho e modelagem probabilística de sistema de tratamento de dejetos suínos através de lagoa facultativa aerada e lagoa de maturação. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rosí Cristina Espindola da Silveira

PHILIPPI, L. S.; CASTILHOS JÚNIOR, Armando Borges de; GOMES, Luciana Paulo; SEIBEL, Erni;POMPÊO, César Augusto. Gestão de consórcios intermunicipais de resíduos sólidos urbanos entre municípios de pequeno porte: o caso do CITRESU no Estado do Rio Grande do Sul. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rafael de Oliveira Pinto

PHILIPPI, L. S.BELLI FILHO, PauloCOSTA, Rejane Helena Ribeiro daSOARES, Hugo Moreira; RODRIGUES, João Bosco Rozas. Digestão anaeróbia de resíduos sólidos orgânicos, lodo de tanque séptico, dejetos de suinos e lixiviado (chorume). 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Pablo Heleno Sezerino

PHILIPPI, L. S.; PLATZER, Christoph; AISSE, Miguel Mansur; ROSTON, Denis Miguel;LAPOLLI, Flávio RubensBELLI FILHO, Paulo. Transformações do Nitrogênio de Efluentes Orgânicos em filtros Plantados com Macrófitas-Constructed Wetlands. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rui Guilherme Cavaleiro de Macêdo Alves

PHILIPPI, L. S.BELLI FILHO, PauloSOARES, Hugo Moreira; ARROYO, Narciso Angel Ramos;COSTA, Rejane Helena Ribeiro da. Tratamento e valorização de dejetos da suinicultura através de processos anaeróbios-avaliação de diversos reatores em escala real. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Orlando Maciel Strobel

BAASCH, S. S. N.;PHILIPPI, L. S.; SELIG, Paulo Maurício; RADOS, Gregório Jean Varvakis. A atuação dos CREAs como agentes da terceira via na busca da cidadania ambiental. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Alessandra Pellizzaro Bento

SPILLER, V. R.;LAPOLLI, Flávio Rubens; KÖNIG, Annemarie;PHILIPPI, L. S.; Hoffmann, H.. Aprimoramento do tratamento de esgotos domésticos em lagoas de estabilização pela utilização de suportes para o desenvolvimento de biofilme microbiano. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Denise Cardoso Gonçalves

BAASCH, S. S. N.;PHILIPPI, L. S.; REZENDE, A. L. M.; MARTINS, C. R.; MAFFESOLI, M.. Modelo para compreensão da sustentabilidade no cotidiano do viver 'com'- a qualidade de vida. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luiz da Rosa Garcia Netto

ORTH, D. M.; ROSA, D. B.;PHILIPPI, L. S.; DAGOSTINI, L. R.. A busca de estratégias para o desenvolvimento sustentável no Centro-Norte Matogrossense-região dos municípios de Vera, Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde/MT. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Daniel José da Silva

CUNHA, C. C. A.; FIALHO, F. A. P.; RAMOS, E. M. F.;PHILIPPI, L. S.. Uma abordagem cognitiva ao planejamento estratégico. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Daniel José da Silva

CUNHA, C. C. A.; FIALHO, F. A. P.;PHILIPPI, L. S.; RAMOS, E. M. F.. Uma abordagem cognitiva ao planejamento estratégico. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eliane Terezinha Molinari

PHILIPPI, L. S.; PATRÍCIO, Zuleica Maria;SEZERINO, Pablo H. Reflexos da atividade de lavação e beneficiamento de Jeans nos recursos hídricos de Rio do Sul/SC. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Hídricos em Áreas Urbanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Leliani Valéria de Souza

PHILIPPI, L. S.; PATRÍCIO, Zuleica Maria; SEIBEL, Erni. A representação da questão ambiental no desenvolvimento rural. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Hídricos em Áreas Urbanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marcia Fusinato

PHILIPPI, L. S.; ROCHA, Ciro Loureiro;SEZERINO, Pablo H. Percepção humana sobre esgotamento sanitário na microbacia do rio Scharlack, no município de José Boiteux no Alto Vale do Itajaí-SC. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Hídricos em Áreas Urbanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Edson Wachholz

PHILIPPI, L. S.SEZERINO, Pablo H; PATRÍCIO, Zuleica Maria. Práticas de tratamento de esgotos no espaço urbano de Victor Meirelles e a participação da população em ações de promoção de ambiente saudáveis. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Hídricos em Áreas Urbanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ilói Antunes dos Santos

PHILIPPI, L. S.. Aproveitamento da àgua da chuva na região do Alto Vale do Itajaí. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Hídricos em Áreas Urbanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Camilo Roberto Correa Bastos

PHILIPPI, L. S.POMPÊO, César AugustoSEZERINO, Pablo H. Alternativas para o tratamento do esgoto sanitário produzido no município de Vidal Ramos-SC: uma ferramenta para a manutenção da qualidade das águas. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Hídricos em Áreas Urbanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Diana Passero

PHILIPPI, L. S.; PHILIPPI, Jane M de Souza;POMPÊO, César A. Saneamento e vigilância sanitária: um estudo sobre a emisão de carteiras de saúde no município de Agronômica/SC. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Hídricos em Áreas Urbanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Avanesa Kerschbaum Will

MELLO, Renato de;PHILIPPI, L. S.POMPÊO, César A. A importância da contabilidade ambiental e sua utilização na preservação do meio ambiente. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Hídricos em Áreas Urbanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Patrícia Norberto de Amorim

PHILIPPI, L. S.; ROCHA, Ciro Loureiro;POMPÊO, César A. Saneamento Integrado-Modelo para a gestão do saneamento: processo de implantação e os impactos sócio ambientais nas comunidades de Mangueira e Mustardinha- Recife. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Hídricos Em Áreas Urbanas/NE) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Hercília Coelho de Medeiros

PHILIPPI, L. S.; ONOFRE, Cícero;POMPÊO, César A. O uso informal de esgotos domésticos na irrigação agrícola na cidade de Caicó/RN. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Hídricos Em Áreas Urbanas/NE) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: German Leite Gonzalez Toscano

PHILIPPI, L. S.; ALMEIDA, Cristiano das Neves;POMPÊO, César A. Identificação da situação ambiental legal no Distrito Industrial de João Pessoa. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Hídricos Em Áreas Urbanas/NE) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Selmo Klauberg

PHILIPPI, L. S.SEZERINO, Pablo HelenoSIERVI, Elizabeth Campanella de. Problemática do borrachudo versus qualidade da água: desafios e perspectivas. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Hídricos em Áreas Urbanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Antônio Gilberto de Oliveira Jales

PHILIPPI, L. S.; FREIRE, Cleuda Custódio; CARVALHO, Gustavo. Aspectos da qualidade da água subterranea utilizada na atividade da carcinicultura no município de Mossoró/RN. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Hídricos Em Áreas Urbanas/NE) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luiz Cunha de Oliveira

PHILIPPI, L. S.; PATRÍCIO, Zuleica Maria;POMPÊO, César Augusto. A agua chega ou não chega?: entraves no abastecimento de água das comunidades localizadas na área de influência da adutora do Jatobá. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Hídricos Em Áreas Urbanas/NE) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Alexandre Kist Bacher

PHILIPPI, L. S.; BARBOZA, Márcio Gomes;POMPÊO, César A. Contribuição ao estudo de alternativas para tratamento e destinação final de esgotos sanitários de conjuntos habitacionais: estudo de caso no programa PAR no Municipío de Maceió/AL. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Hídricos Em Áreas Urbanas/NE) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: MARIA INES SPERANZINI DALMAS

BAASCH, S. S. N.;PHILIPPI, L. S.; BITTENCOURT, E.. Diagnóstico sócio-ambiental do município de Nova Trento/SC. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Monique Nunes de Freitas

HASSEMER, M. E. N.;PHILIPPI, L. S.SEZERINO, Pablo Heleno. Avaliação do start up de wetland construído vertical descendente com fundo saturado empregado no tratamento de esgoto sanitário. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Joana Miguel Santos Ramirão Costa

PHILIPPI, L. S.MAGRI, Maria ElisaPOMPÊO, César A. Qualidade, eficiência e gestão sustentável de recursos hídricos na utilização de sistemas de conservação de água ao nível doméstico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Sofia Silva Lemos

MAGRI, Maria Elisa; Abreu, M.J.;PHILIPPI, L. S.; SILVA, D. J.. Capacitação sanitária e ambiental para implantação de banheiro seco em comunidades. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Barbara Samartine Queiroz Alves

Pinto, C.J.C;PHILIPPI, L. S.SANTOS, M. A.; Fadden, J. M.. Banheiro seco: análise de protótipos em funcionamento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: João Daniel Torres Simões Pires

PHILIPPI, L. S.MAGRI, Maria Elisa; Toso, J.. Construção de subsídios para o processo de gestão municipal de águas urbanas: diagnóstico interdisciplinar e sistema piloto para o tratamento de poluição difusa com wetlands. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Daniel Ferreira de Castro Furtado

PHILIPPI, L. S.MAGRI, Maria Elisa; PANCERI, Bernardete. Implantação de dois filtros plantados com macrófitas utilizados no tratamento de esgotos domésticos e monitoramento da fase inicial de operação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ricardo Mattiello

PHILIPPI, L. S.; PASSOS, E.B.; CUNHA, Guilherme F.. Análise da problemática da contaminação por efluentes domésticos nos cursos d?água que afluem ao Campus Universitário da UFSC. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Bruno Pessoto

CASTILHOS JÚNIOR, Armando Borges de; SANTANNA, Fernando Soares P.;PHILIPPI, L. S.. Aplicação da logistica reversa para baterias automotivas usadas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fernando Resende Fenelon

PHILIPPI, L. S.OLIJNYK, Débora ParciasMAGRI, Maria Elisa. Avaliação de dois Sistemas de Tratamento e Reúso de Águas Cinzas em uma Residência no Bairro de Ratones, Florianópolis. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Felipe Joao Cavalheiro

PRIM, E.C.C.;PHILIPPI, L. S.; SCHNEIDER, S.C.R.F.. Diagnóstico sobre os resíduos gerados no setor elétrico dispostos em almoxarifados. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jonas Locks Ghisi

PHILIPPI, L. S.; PASSOS, E.B.;BELLI FILHO, Paulo. Avaliação do Saneamento na Comunidade Chico Mendes após Implantação da Infra-Estrutura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Clesio Leonel Hossa

CHEUNG, P.B.;PHILIPPI, L. S.; DALSASSO, R.L.. Uso de Indicadores de Desempenho para Avaliar a Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Elton Murbach Koga

BELLI FILHO, PauloPHILIPPI, L. S.; PRIM, E.C.C.. Sistemas Descentralizados de Tratamento de Esgotos: modelo de tecnologia social aplicado em duas escolas rurais no Estado de Santa Catarina.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eduardo Bello Rodrigues

PHILIPPI, L. S.; SANTOS, Monica Aparecida Aguiar dos; Silva, F.M.. Utilização de filtro de areia no tratamento de efluentes da criação de trutas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Vanessa Cristina Ferreira Dias

LAPOLLI, Flávio Rubens; Ribeiro, LF;PHILIPPI, L. S.. Polimento do efluente de lagoas de maturação através do uso de filtros de pedra. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luiza Lopes Mouta

PHILIPPI, L. S.LAPOLLI, Flávio RubensPETERS, Madelon Rebelo. Diagnóstico dos serviços de água e esgoto ? análise no municipio de Rio do Sul/SC. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Arthur Philippi de Sousa Kuster

PHILIPPI, L. S.POMPÊO, César A; SENS, M. L.. Diagnóstico do Saneamento na Cidade de Alfredo Wagner. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Francisco José Guedes Pimentel

SOARES, S. R.; Larissa Verri Boratti;PHILIPPI, L. S.. Compilação de estudos e esperiências em reúso de água cinza para proposição de novas emendas ao Projeto de Lei Municipal de Florianópolis N° 9084/2001. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Bruno Segalla Pizzolatti

PHILIPPI, L. S.; Santos, D.G dos;LAPOLLI, Flávio Rubens. Avaliação dos Métodos de Desinfecção: cloração e radiação ultravioleta com a finalidade de reuso da água de chuva em uma residência na comunidade de Ratones, Florianópolis, SC.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Charles Belettini Hahn

PHILIPPI, L. S.LAPOLLI, Flávio RubensBELLI FILHO, Paulo. Verificação do Grau de Comprometimento do Lençol Freático Causado pelo Lançamento de Efluentes Provenientes de um Sistema de Tratamento de Águas Negras. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria Elisa Magri

SEZERINO, Pablo HelenoPHILIPPI, L. S.COSTA, Rejane Helena Ribeiro da. Aplicação de biofiltros aerados submersos com meios suportes distintos no pós-tratamento de efluente de reator anaeróbio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fernanda da Silva Morgado

PHILIPPI, L. S.; HÜLSE, Sanlina Barreto; SANTOS, Monica Aparecida Aguiar dos. A horta escolar na educação ambiental e alimentar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Graciela Canton

PHILIPPI, L. S.POMPÊO, César A; VIEIRA, Paulo H Freire. A contaminação dos recursos hídricos por meio da rizicultura irrigada-Estudo de caso do manancial de abastecimento do município de Imbituba, no litoral centro-sul do estado de Santa Catarina. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Christian Heidenreich

PHILIPPI, L. S.; FERNANDES, Fabiana K; ANJOS, Roberta M dos. Orçamento e hierarquização das obras a serem executadas no sistema de esgotamento sanitário São Miguel (região metropolitana de São Paulo). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Mayara Vieira e Vieira

PHILIPPI, L. S.; CUNHA, Guilherme F; PIRES, Giselda. Proposta de ações para minimização da poluição sonora em Florianópolis. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Tamara Ellis Caldart

PHILIPPI, L. S.PETERS, Madelon Rebelo; MIRANDA, Guilherme. Diagnóstico dos componentes hídricos de saneamento na bacia do Caeté-Alfredo Wagner/SC. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Paulo Celso Pelucio de Andrade Almada

PHILIPPI, L. S.; CUNHA, Guilherme F; SILVA, César Augusto Félix da. Saneamento ambiental em situação de precariedade: um estudo de caso aplicado a acampamentos e assentamentos ligados ao movimentos dos agricultores e agricultoras sem terra (MST) na região do planalto norte de Santa Catarina. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Wagner Balestrin

PHILIPPI, L. S.; SANTANNA, Fernando Soares P.; SIEBER, Cristiano H.. Análise de um SGA baseado em suas não-conformidades - Estudo de caso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Heloiza Rachel Willrich Böell

PHILIPPI, L. S.; SOARES, Clarissa; MELLO FILHO, Luis. Economia de Água de Abastecimento através de aplicações de Sistemas Saneamento ecológico descentralizado. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Tatiana Nunes Pereira

PHILIPPI, L. S.; CHECCHIA, Tatiane; SILVA, Roberto Valmir da. Proposta de aproveitamento da água de chuva para uma indústria do setor metal-mecânico-Schulz SA- Joinville. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Kleber Juares dos Santos Areas

PHILIPPI, L. S.LAPOLLI, Flávio Rubens; PEREIRA, Clóvis Matheus. Polimento de lagoas de estabilização através da filtração ascendente em múltiplas camadas de pedregulho- projeto, execução e operação de um filtro piloto. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Bequi Barros Behar

PHILIPPI, L. S.; BARBOSA, Tereza Cristina;PETERS, Madelon Rebelo. Estudo preliminar do uso e ocupação do solo na região de influência da lagoa de Ponta das Canas, Florianópolis/SC, e seu impacto na qualidade da água.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eduardo Silva Remor de Oliveira

CAUBET, Christian Guy;PHILIPPI, L. S.; PORTANOVA, Rogério; MARTINS, Rode Amélia. Parque Eólico Santa Marta-estudo sobre a possibilidade de instalação em área de preservação permanente e área de proteção ambiental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Adriano Rafael Arrepia de Queiroz

PHILIPPI, L. S.PETERS, Madelon RebeloSEZERINO, Pablo H. Sistemas descentralizados de tratamento de esgoto: avalição quantitativa e qualitativa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fabricio Martins

PHILIPPI, L. S.LAPOLLI, Flávio Rubens; GOSSEN, Marcell André. Estudo e desenvolvimento da metodologia de produção mais limpa em uma empresa de fundição de ferro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Thaís de Faria Ferreira

PHILIPPI, L. S.LAPOLLI, Flávio Rubens; CAMPOS, Rosane Hein. Estudo da biodegradabilidade e da atividade enzimática de um processo biológico submetido a um stress termofílico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Felipe Vieira de Luca

LAPOLLI, Flávio RubensPHILIPPI, L. S.RECIO, Maria Angeles Lobo. Uso de águas residuárias tratadas como solução nutritiva na hidroponia utilizando a técnica do filme nutriente. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Andreza Thiesen

PHILIPPI, L. S.SEZERINO, Pablo Heleno; HILLESHEIM, Adriano. Viabilidade econômica do aproveitamento de águas pluviais numa residência unifamiliar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Giselda Pires

PHILIPPI, L. S.; CUNHA, Guilherme F.; SOUZA, Dariane. Proposta de auxílio à gestão de saneamento ambiental na área de paisagem cultural do Parque Municipal da Lagoa do Peri, Florianópolis-SC. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Wesley Cardia

PHILIPPI, L. S.; CASTILHOS JÚNIOR, Armando Borges de;SEZERINO, Pablo H. Estudo e caracterização de materiais filtrantes para sua utilização em sistemas de tratamento e disposição de efluentes domésticos no solo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luciana Ermínia Ferreira

CASTILHOS JÚNIOR, Armando Borges de;PHILIPPI, L. S.BENTO, Alessandra Pellizzaro. Estudo da viabilidade da higienização do lodo produzido na estação de tratamento de esgotos de Florianópolis. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Pablo Heleno Sezerino

PHILIPPI, L. S.LAPOLLI, Flávio Rubens; MEYER, M. F. F.. Tratamento de esgotos domésticos utilizando o potencial solo-planta através de escoamento sub-superficial de fluxo horizontal. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Pablo Heleno Sezerino

PHILIPPI, L. S.LAPOLLI, Flávio Rubens; MEYER, M. F. F.. Avaliação de um módulo experimental de tratamento de efluentes de tanque séptico utilizando o sistema de zona de raízes. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

SENS, M. L.;COSTA, Rejane Helena Ribeiro daBELLI FILHO, PauloPHILIPPI, L. S.. Banca examinadora do concurso para provimento de cargos do Magistério Superior. 2009. Universidade federal da Fronteira Sul.

PHILIPPI, L. S.; MAY, A. O.; SCHAEFFER, V.. Obras Hidráulicas. 1992. Universidade Federal de Santa Catarina.

TEIXEIRA, V. H.;PHILIPPI, L. S.; SANTOS, G. T.; SCHAEFFER, V. O.. Geologia e Hidrogeologia. 1986. Universidade Federal de Santa Catarina.

PHILIPPI, L. S.; SANTANNA, Fernando Soares P.; CUNHA, G. F.; SCHAEFFER, V. O.. Saneamento Ambiental. 1984. Universidade Federal de Santa Catarina.

PHILIPPI, L. S.; SCHNEIDER, Marcio Cherem; MONTORO, Carlos Galup. Comissão de Avaliação de progressão funcional horizontal de Associado I para Associado II de Armando Borges de Castilhos Jr.. 2009. Universidade Federal de Santa Catarina.

PHILIPPI, L. S.; MONTORO, Carlos Galup; SCHNEIDER, Marcio Cherem. Presidencia da comissão de avaliação de progressão funcional horizontal de Associado I para Associado II do prof César A. Pompêo. 2009. Universidade Federal de Santa Catarina.

PHILIPPI, L. S.; MONTORO, Carlos Galup; SCHNEIDER, Marcio Cherem. Comissão de avaliação de progressão funcional horizontal de Associado I para Associado II do prof Flávio R. Lapolli. 2009. Universidade Federal de Santa Catarina.

PHILIPPI, L. S.; MONTORO, Carlos Galup; SCHNEIDER, Marcio Cherem. Comissão de avaliação de progressão horizontal Associado I para Associado II do Prof Henrique de Melo Lisboa. 2008. Universidade Federal de Santa Catarina.

PHILIPPI, L. S.; MONTORO, Carlos Galup; SCHNEIDER, Marcio Cherem. Comissão de avaliação de progressão funcional horizontal de Associado I para Associado II de Fernando Soares Pinto Sant'Anna. 2008. Universidade Federal de Santa Catarina.

PHILIPPI, L. S.; MONTORO, Carlos Galup; SCHNEIDER, Marcio Cherem. Progressão Funcional Vertical de Adjunto IV para Associado I do prof. Fernando Soares Pinto Sant'Anna. 2006. Universidade Federal de Santa Catarina.

PHILIPPI, L. S.; MONTORO, Carlos Galup; SCHNEIDER, Marcio Cherem. A comissão de avaliação para progressão funcional vertical de Adjunto IV para Associado I de Henrique de Melo Lisboa. 2006. Universidade Federal de Santa Catarina.

PHILIPPI, L. S.; MONTORO, Carlos Galup; SCHNEIDER, Marcio Cherem. A comissão de avaliação para progressão funcional vertical de Adjunto IV para Associado I de César Augusto Pompêo. 2006. Universidade Federal de Santa Catarina.

PHILIPPI, L. S.; MONTORO, Carlos Galup; SCHNEIDER, Marcio Cherem. A comissão de avaliação para progressão funcional vertical de Adjunto IV para Associado I de Armando Borges de Castilhos Junior. 2006. Universidade Federal de Santa Catarina.

PHILIPPI, L. S.; MONTORO, Carlos Galup; SCHNEIDER, Marcio Cherem. A comissão de avaliação para progressão funcional vertical de Adjunto IV para Associado I de Flávio Rubens Lapolli. 2006. Universidade Federal de Santa Catarina.

PHILIPPI, L. S.. Revisor de trabalhos para o IWA 3rd World Water Congress- Melbourne Austrália; Revisor de artigos para as revistas Journals Water Science & Technology (ISSN: 0273-1223) e Water Science & Technology: Water Supply (ISSN: 1606-9749). 2003. Universidade Federal de Santa Catarina.

PHILIPPI, L. S.POMPÊO, César A; SILVA, D. J.. Participação em comissão de avaliação de progressão funcional horizontal de Adjunto III para Adjunto IV do Prof. Masato Kobiyama. 2002. Universidade Federal de Santa Catarina.

PHILIPPI, L. S.. Participação em comissão julgadora p/ análise de trabalhos inscritos na categoria Educação Ambiental do Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza. 2002. Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

PHILIPPI, L. S.. Participação na Comissão de Avaliação dos trabalhos submetidos a 53a Reunião Anual da SBPC. 2001. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, Rejane Helena Ribeiro daPHILIPPI, L. S.; AMBROZINI, J.. Participação em comissão de avaliação de progressão funcional horizontal de Adjunto III para Adjunto IV dos professores Fernando S. P. SantÁnna e Henrique de Melo Lisboa. 1996. Universidade Federal de Santa Catarina.

SOUZA, A. H.;PHILIPPI, L. S.; SOLECKI, A.; MELO FILHO, E.. Participação em Comissão avaliadora Prêmio Jovem Pesquisador. 1994. Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

JOSE TEIXEIRA FREIRE

FREIRE, J. T.. ESTUDO DOS PARÂMETROS DE SEDIMENTAÇÃO E TURBULÊNCIA PARA DECANTADORES. 1981. Dissertação (Mestrado em Hidraulica E Saneamento) - Escola de Engenharia de Sao Carlos Universidade de Sao Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Silvana Cristina Käfer

Tratamento delodo anaeróbio em wetlands construidos operados em alta taxa e com a recirculação de líquido percolado; 2015; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Richard Eilers Smith

Avaliação de um banheiro seco com vaso segregador implantado em Florianópolis, SC; 2015; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Victória Regina Celso Monteiro

Wetlands construidos empregados no tratamento descentralizado de águas cinzas residencial e de escritório; 2014; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Luiz Sergio Philippi;

Raquel Cardoso de Souza

Avaliação da remoção de amoxicilina e cefalexina da urina humana po oxidação avançada (H2O2/UV) com vistas ao saneamento ecológco; 2013; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Tarcio Moreno V

de A; Guimarães; Comportamento de filtro plantado horizontal (wewtland construido) no tratamento de esgoto unifamiliar; 2013; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Daniel Ferreira C

Furtado; Caracterização de lodo de tanque séptico e tratamento em filtros plantados com macrófitas; 2012; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

João Daniel Torres Simões Pires

Reúso de água cinza e aproveitamento da água de chuva como fontes alternativas em propriedades rurais; 2012; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Nelson Boechat Cunha Júnior

A certificação verde no setor da construção civil: os benefícios da implementação da gestão e uso eficiente da água; 2012; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Odinei Fogolari

Desinfecção de lodo de tanque séptico em reator com aquecimento utilizando energia solar; 2011; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Carla Suntti

Desaguamento de lodo de tanque séptico em filtros plantados com macrófitas; 2010; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Maria Elisa Magri

Nitrificação e pré-desnitrificação de esgotos sanitários no sistema: decanto-digestor + biofiltro aerado submerso com cascas de ostras como meio suporte; 2009; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Débora Parcias Olijnyk

Avaliação da nitrificação e desnitrificação de esgoto doméstico empregando filtros plantados com macrófitas (wetlands) de fluxos vertical e horizontal-sistemas híbridos; 2008; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Madelon Peters

Potencialidade do uso de fontes alternativas de água para fins não potáveis em uma unidade residencial; 2006; 109 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Alan Henn

Avaliação de dois sistemas de manejo de dejetos em uma pequena propriedade produtora de suínos-condição de partida; 2005; 121 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Altamiro Morais Matos Filho

Agricultura orgânica sob a perspectiva da sustentabilidade: uma análise da região de Florianópolis-SC, Brasil; 2004; 117 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Ivanete Masson

A gestão ambiental participativa:possibilidades e limites de um processo de múltiplas relações; 2004; 170 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Jucineide Terezinha Martendal Schmitz

Olhares e trajetórias na educação:entrecruzando saberes interdisciplinares e práticas pedagógicas no município de Alfredo Wagner; 2003; 151 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Coorientador: Luiz Sergio Philippi;

Pablo Heleno Sezerino

Utilização de biofiltros com macrófitas (vertical constructed wetlands) como pós-tratamento de lagoas de estabilização aplicados aos dejetos de suinos; 2002; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Isabel Regina Depiné Poffo

Caracterização e diagnóstico sócio-ambiental do Município de Ascurra : O papel das potencialidades locais e regionais na construção do desenvolvimento sustentável; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Elaine Vargas Charpinel Venturim

Uma Contribuição aos programas de gestão Ambiental Aplicados à Bacias Hidrográficas : o caso de Santa Maria de Jetibá-ES; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Alessandra Pellizzaro Bento

Caracterização da Microfauna no sistema insular de tratamento de esgotos de Florianopolis/SC: um instrumento de controle operacional e avaliação da eficiência do processo; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Cláudio Soares da Silveira

Vigilância em saude- meio ambiente e saude publica: o caso do município de Florianópolis/SC; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Neide Beschtold Schneider

Parque Municipal do Maciço da Costeira: caracterização da área e a conservação dos recursos hídricos; Estudo de caso das comunidades do entorno; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Luiz Walmir Pazini Figueiredo

Estudo exploratorio de apoio a gestão descentralizada de residuos solidos/o caso de Canasvieiras; 1998; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Bernardete Panceri

O campo do saneamento ambiental rural: estudo das percepções, habitus e gênero na visão comunitaria e institucional; 1997; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Daniele Damasceno

Potencial de remoção de nitrogenio em um unico estágio de filtros plantados com macrófitas para o tratamento de esgoto sanitário bruto; ; 2015; Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Luiz Sergio Philippi;

Maria Elisa Magri

Aplicação de processos de estabilização e higienização de fezes e urina humanas em banheiros secos segregadores; 2013; Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Marlen Erika Caris

Desempenho de macrófitas flutuantes na bioremediação de águas residuárias da suinocultura; 2010; 0 f; Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Rosí Cristina Espindola da Silveira

Gestão consorciada de resíduos sólidos urbanos em municípios de pequeno porte: uma contribuição para a sustentabilidade nas relações sócioambientais; 2008; Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Pablo Heleno Sezerino

Potencialidade dos filtros plantados com macrófitas (constructed wetlands) no pós- tratamento de lagoas de estagilização sob condições de clima subtropical; 2006; 166 f; Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Selmo Klauberg

Problemática do borrachudo e qualidade da água: desafios e perspectivas; 2006; 43 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Hídricos em Áreas Urbanas) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Maria Eugênia Ferreira

Aguas residuárias de microagroindústrias leiteiras descentralizadas do município de Ouro Fino-MG; 1998; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Rodrigo da Cal

Desinfecção de águas cinzas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Joana Lentz Marques

Estudo de caso: diagnóstico do uso e manejo de sanitário compostável localizado em Ratones, Florianópolis; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Joana Miguel Santos Ramirão Costa

Qualidade, eficiência e gestão sustentável de recursos hídricos na utilização de sistemas de conservação de água ao nível doméstico; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Daniel Ferreira de Castro Furtado

Implantação de filtros plantados com macrófitas de fluxo vertical e horizontal para tratamento de esgoto sanitário; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Giorgio Luciano Sergio Vitali

Avaliação de métodos de dimensionamento para sistemas wetlands; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

João Daniel Torres Simões Pires

Aplicação de um sistema wetland no tratamento de águas superficiais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Eduardo Bello Rodrigues

Utilização de filtro de areia no tratamento de efluentes da criação de trutas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Jonas Locks Ghisi

Avaliação do saneamento na comunidade Chico Mendes após a implantação da infra-estrutura; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Luiza Lopes Mouta

Diagnóstico dos serviços de água e esgoto ? análise no municipio de Rio do Sul/SC; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Arthur Philippi de Sousa Kuster

Diagnóstico do saneamento no município de Alfredo Wagner/SC; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Bruno Segalla

Desinfecção de águas cinzas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Charles Belettini Hahn

Avaliação da contaminação do solo por valas de infiltração; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Tainan Brum da Silveira

Proposta de um sistema hidráulico móvel para apoio a atividades educativas sobre conservação da água em usos domésticos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Stevens Spagnollo

O saneamento no municipio de Alfredo Wagner: visão dos moradores; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Julio Cesar Worman

Estudos de percepção ambiental como instrumento na melhoria da gestão participativa dos recursos hídricos; 2006; 48 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Júlia de Araujo Pascal

Avaliação de um filtro anaeróbio com enchimento de bambu para o tratamento de esgotos sanitários; 2006; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Cauam Cardoso

Bases teóricas para a aplicação de bacias de evapotranspiração no tratamento de esgotos domésticos; 2006; 43 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Bruno Duarte Azevedo

Mudanças de comportamento individual como ferramenta para a preservação ambiental; 2006; 55 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Bruno Kossatz

A participação comunitária na implantação de sistemas individuais de tratamento de esgoto na localidade de São Leonardo-Alfredo Wagner/SC; 2006; 70 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

João Paulo de Sá

A participação comunitária na implantação de sistemas descentralizados de tratamento de esgoto na localidade de São Leonardo-Alfredo Wagner/SC; 2006; 70 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Anigeli Dal Mago

Monitoramento de um sistema tipo wetland construído tratando os efluentes misturados de um hospital e uma escola em Alfredo Wagner - SC; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Graciela Canton

A contaminaçaõ dos recursos hídricos por meio da rizicultura irrigada: estudo de caso do manancial de abastecimento do município de Imbituba, no litoral centr-sul de Santa Catarina; 2005; 53 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Fundo Nacional do Meio Ambiente; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Paulo Celso Almada

Saneamento ambiental em situação de precariedade: um estudo de caso aplicado a acampamentos e assentamentos ligados ao movimento dos sem terra(MST) na região do planalto norte de Santa Catarina; ; 2005; 63 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Mayara Vieira e Vieira

Proposta de ações para minimização da poluição sonora em Florianópolis; 2005; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Christian Heidenreich

Orçamento e hierarquização das obras a serem executadas no sistama de esgotamento sanitário São Miguel (RMSP); 2005; 84 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Tatiana Nunes Pereira

Análise custo benefício para o aproveitamento de águas de chuva para a empresa Schulz S/A da cidade de Joinville/SC; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Fabricio Martins

Estudo e desenvolvimento da metodologia de produção mais limpa em uma empresa de fundição de ferro; 2004; 135 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Tatiana Nunes Pereira

Proposta de aproveitamento de água de chuva para uma indústria do setor metal-mecânico-Schulz SA-Joinville; 2004; 78 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Giselda Pires

Gerenciamento ambiental da área de paisagem cultural do Parque Municipal da Lagoa do Peri-Florianópolis/SC; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Andreza Thiesen

Avaliação econômica da utilização de águas de chuva em edifícios; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Bernadete Regina Steinwandter

Diagnóstico dos resíduos sólidos rurais na bacia do Caeté-Alfredo Wagner/SC; 2004; 69 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Bequi Barros Behar

Estudo preliminar do uso e ocupação do solo na região de influência da lagoa de Ponta da Canas, Florianópolis/SC, e seu impacto na qualidade da água; 2004; 58 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Andreza Thiesen

Viabilidade econômica do aproveitamento de águas pluviais numa residência unifamiliar; 2004; 62 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Giselda Pires

Proposta de auxílio à gestão de saneamento ambiental na área de paisagem cultural do Parque Municipal da Lagoa do Peri, Florianópolis-SC; 2004; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Wesley Cardia

Avaliação de materiais filtrantes para sistemasde tratamento e disposição de efluentes domésticos no solo; 2003; 37 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Luciana Ermínia Ferreira

Estudo da viabilidade da higienização do lodo produzido na estação de tratamento de esgotos de Florianópolis; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Wesley Cardia

Estudo e caracterização de materiais filtrantes para sua utilização em sistemas de tratamento e disposição de efluentes no solo; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Armando Fiuza

Uma análise da gestão do saneamento descentralizado em Blumenau/SC; 2003; 62 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Pablo Heleno Sezerino

Tratamento de esgotos domésticos utilizando o potencial solo-planta através de escoamento sub-superficial de fluxo horizontal; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Luigi Barão Zanata

Gestão de efluentes e avaliação de fontes alternativas de água em propriedades rurais de base familiar; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Camila Haiml

Alternativas de gerenciamento seguro de lodos de esgotos sob a ótica do saneamento descentralizado; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Mayara Eing Orben

Gestão de efluentes e avaliação de fontes alternativas de água em propriedades rurais de base familiar; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Gabriella Caroline Soethe

Alternativas tecnológicas para valoração das excretas humanas - ações baseadas na nova abordagem de saneamento sustentável; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Sandra Regina Alexandre Ramos

Tratamento de esgotos domésticos por meio de biofiltro aerado submerso com recirculação; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Raquel Cardoso de Souza

Estudo para estabilização da urina visando seu uso na agricultura; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Sofia Silva Lemos

saneamento ecológico; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Ricardo Regi

segregação de esgotos na origem; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Rodrigo Felipe da Cal

Gestão de efluentes e avaliação de fontes alternativas de água em propriedades rurais de base familiar; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Giliane Feital Klaus

Gestão de efluentes e avaliação de fontes alternativas de água em propriedades rurais de base familiar; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Ellen Lemos

Gestão de efluentes e avaliação de fontes alternativas de água em propriedades rurais de base familiar; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Taísa Sandoli Rosseto

Desenvolvimento e avaliação de processos para o uso de fontes alternativas de água visando sua conservação; 2008; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Fernando Resende Fenelon

Desenvolvimento e avaliação de processos para o uso de fontes alternativas de água visando sua conservação; 2008; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

André Schramm Peixoto de Andrade

Estudos em bancada para determinação do potencial de remoção de nutrientes por lemnas; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Natália Battistella

Caracterização de águas cinzas; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Karina Lopes Joussef

caracterização de lodo de tanque séptico utilizado para aguas negras; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Caio Angel Voltolini

Alternativas de gerenciamento seguro de lodos de esgotos sob a ótica do saneamento descentralizado; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Djesser Zechner Sergio

Alternativas de gerenciamento seguro de lodos de esgotos sob a ótica do saneamento descentralizado; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Djesser Zechner Sergio

Desenvolvimento e avaliação de processos para uso de fontes alternativas de água visando sua conservação; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Karina Lopes Joussef

Desenvolvimento e avaliação de processos para uso de fontes alternativas de água visando sua conservação; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Joao Luiz Annes Ghisleni

Desenvolvimento e avaliação de processos para o uso de fontes alternativas de água visando sua conservação; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Stefânia Martins Hofmann

Wetlands como tecnologia para o tratamento de esgotos sanitários; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Djesser Zechner Sergio

Segregação de efluentes na origem; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Clarice Post Darella

Aproveitamento da agua da chuva numa residência; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Júlia de Araujo Pascal

Caracterização e tratamento das águas cinzas geradas numa residência; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Magnum Maciel Vieira

Eficiência de um sistema composto de tanque séptico e filtro de pedra tratando águas negras; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Bruno Kossatz

Eficácia de sistemas de filtros plantados com macrófitas; 2006; 40 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Maria Elisa Magri

Implantação e avaliação de um Biofiltro aerado submerso utilizado com pós tratamento de reator anaeróbio; 2006; 40 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação Nacional de Saúde - Presidência; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Caroline Heinig Voltolini

Remoção de nutrientes (N e P) de esgotos domésticos pela incorporação em macrófitas emergentes em sistema de filtro plantado-wetland; 2006; 29 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Rodrigo Augusto Freitas de Alvarenga

Remoção de nutrientes (N e P) de esgotos domésticos pela incorporação em macrófitas emergentes em sistema filtro plantado com macrófitas-wetland; 2005; 12 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Victor Bustani Valente

Tratamento de efluentes domésticos empregando sistema modular composto de tanque séptico e filtro biológico aerado; 2005; 12 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Bruno Segalla Pizzolatti

Utilização de água de chuva numa residência: aspectos qualitativos e quantitativos; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Bruno Kossatz

Simulação da tratabilidade de filtros com macrófitas (wetland) em escala laboratorial através de colunas; 2004; 45 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Bruno Kossatz

Simulação da tratabilidade de filtros com macrófitas (wetlands) em escala laboratorial através de colunas; 2003; 27 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Fábia Tonini

A percepção ambiental dos estudantes de agronomia da UFSC; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Fábia Tonini

A percepção ambiental dos estudantes de agronomia da UFSC; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Pablo Heleno Sezerino

Avaliação de um módulo experimental em saneamento básico; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Pablo Heleno Sezerino

Avaliação de um módulo experimental; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Pablo Heleno Sezerino

Avaliação de um módulo experimental em saneamento básico; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Pablo Heleno Sezerino

Avaliação de um módulo experimental em saneamento básico; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Gabriela Silva

Introdução ao saneamento descentralizado; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Luiz Gabriel Catoira de Vasconcelos

A construção de parcerias para uma perspectiva sustentável no Parque Municipal da Lagoinha do Leste; 2010; Orientação de outra natureza; (Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Apoio a Extensão da Ufsc; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Augusto Francisco Medeiros

A construção de parcerias para uma perspectiva sustentável no Parque Municipal da Lagoinha do Leste; 2010; Orientação de outra natureza; (Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Apoio a Extensão da Ufsc; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

João André Silva Ávila

Introdução ao saneamento descentralizado; 2010; Orientação de outra natureza; (Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Maurício de Jesus

Introdução ao saneamento descentralizado; 2010; Orientação de outra natureza; (Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Gean Paulo

Ações sócioambientais na comunidade da Serrinha; 2009; Orientação de outra natureza; (Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Apoio a Extensão da Ufsc; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Juliana Gonzaga Santos

Ações socioambientais na comunidade da Serrinha; 2009; Orientação de outra natureza; (Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Apoio a Extensão da Ufsc; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Elís Gomes de Souza

Construção de mecanismos de gestão ambiental na E; E; B; Getúlio Vargas; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Apoio a Extensão da Ufsc; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Julio Braga Mandu

Avaliação de desempenho de um filtro plantado com macrófitas de fluxo vertical tratando esgoto doméstico; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação de Ensino de Engenharia em Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Joceli Gorresen Zaguini Francisco

Monitoramento de tratamento de lodo em canteiros de mineralização; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Danilo Cunha Alcantara

Ações socioambientais na comunidade da Serrinha; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Apoio a Extensão da Ufsc; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Saman Belizario

Ações socioambientais na comunidade da Serrinha; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Apoio a Extensão da Ufsc; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Jonas Locks Ghisi

Estágio supervisionado; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Elton Murbach Koga

Estágio em projetos de wetlands construidos; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Maria Elisa Magri

Desenvolvimento e avaliação de processos para uso de fontes alternativas de água visando sua conservação; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Carla Suntti

Desenvolvimento e avaliação de processos para uso de fontes alternativas de água visando sua conservação; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Hugo Ricardo Melilo

Desenvolvimento e avaliação de processos para uso de fontes alternativas de água visando sua conservação; 2008; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Elis Gomes

Construção de mecanismos de gestão ambiental na E; E; B; Getúlio Vargas; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Apoio a Extensão da Ufsc; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Taiana Gava

Ações Socioambientais na comunidade da Serrinha; ; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Apoio a Extensão da Ufsc; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Letícia Pinto Rabelo

Fontes alternativas de agua; 2007; Orientação de outra natureza; (Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Guilherme Senna

Potencialização dos recursos naturais e humanos da Escola B; G; V; ; 2007; Orientação de outra natureza; (Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Apoio a Extensão da Ufsc; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Solano M

Silveira; Potencialização dos recursos naturais e humanos na Escola B; G; V; ; 2007; Orientação de outra natureza; (Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Apoio a Extensão da Ufsc; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Leila Denise Kirch

Ações socioambientais na comunidade da Serrinha; 2007; Orientação de outra natureza; (Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Fabiane Nobrega

Fontes alternativas de agua para abastecimento; 2007; Orientação de outra natureza; (Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Elton Murbach Koga

ações socio ambientais na comunidade da Serrinha; 2007; Orientação de outra natureza; (Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Apoio a Extensão da Ufsc; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Taiana Gava

Ações socioambientais na comunidade da Serrinha; 2007; Orientação de outra natureza; (Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Apoio a Extensão da Ufsc; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Kátia Moreira de Souza Melo

Desenvolvimento e avaliação de processos para o uso de fontes alternativas de água visando sua conservação; 2007; Orientação de outra natureza; (Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Victor Bustani Valente

Ações ambientais na Serrinha e a cidadania; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza; (Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Giuliana Talamini

Ações ambientais na Serrinha e a cidadania; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza; (Engenharia Sanitária Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Apoio a Extensão da Ufsc; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Moreno Barros Arruda

Ações ambientais na Serrinha e a cidadania; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Apoio a Extensão da Ufsc; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Fabricio Jacques Vieira

Elaboração de um guia de saneamento; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação Nacional de Saúde - Presidência; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Mariana Harumi Imai

Ações ambientais na comunidade da Serrinha e a cidadania; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Apoio a Extensão da Ufsc; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Hugo Melilo

Desenvolvimento e avaliação de processos para o uso de fontes alternativas de água visando sua conservação; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Andréia Senna Soares

Avaliação da performance de sistemas wetland para tratamento de esgoto; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação do Ensino da Engenharia em Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Richard Smith

Implantação de um programa de uso racional da água na Escola Getúlio Vargas, Florianópolis; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Apoio a Extensão da Ufsc; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Tamara Ellis Caldart

Diagnóstico dos componentes hídricos de saneamento na bacia do Caeté- Alfredo Wagner/SC; 2005; 66 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Bruno Duarte Azevedo

Ações ambientais na comunidade da Serrinha e a cidadania; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Nadia Yano Lopes

Implantação de um Centro de Valorização de resíduos Sólidos e Educação Ambiental na Barra da Lagoa/ Florianópolis-SC; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Nadia Yano Lopes

Educação ambiental na comunidade do distrito da Armação do Pântano do Sul/Florianópolis-SC; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Kalil de Souza

Educação ambiental na comunidade do distrito da Armação do Pântano do Sul/Florianópolis-SC; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Roberta Montbeller

Ações ambientais na comunidade da Serrinha e a cidadania; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

João Daniel Torres Simões Pires

Potencialização de recursos naturais e humanos na Escola E; B; Getúlio Vargas através da Educação Ambiental; ; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Apoio a Extensão da Ufsc; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Amanda Stiz de Carvalho

Potencialização dos recursosnaturais e humanos da Escola Estadual Getúlio Vargas; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Apoio a Extensão da Ufsc; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Cauam Ferreira Cardoso

Ações ambientais na comunidade da Serrinha e a cidadania; 2004; 12 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Camila Maia Moritz

Monitoramento da qualidade da água na Bacia do Caeté-Alfredo Wagner/SC; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina, Financiadora de Estudos e Projetos; Orientador: Luiz Sergio Philippi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fazal Hussain Chaudhry

Estudo dos Parâmetros de Sedimentação e Turbulência para Decantadores; 1981; Dissertação (Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento São Carlos) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fazal Hussain Chaudhry;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MAGRI, Maria Elisa ; Francisco, J.G.Z. ; SEZERINO, Pablo Heleno ; PHILIPPI, L. S. . Constructed wetlands for sludge dewatering with high solids loading rate and effluent recirculation: Characteristics of effluent produced and accumulated sludge. ECOLOGICAL ENGINEERING , v. 95, p. 313-323-323, 2016.

  • SILVEIRA, D.D. ; BELLI FILHO, P. ; PHILIPPI, L.S. ; KIM, B. ; MOLLE, P. . Influence of partial saturation on total nitrogen removal in a single-stage French constructed wetland treating raw domestic wastewater. Ecological Engineering , v. 77, p. 257-264, 2015.

  • SEZERINO, Pablo Heleno ; BENTO, ALESSANDRA PELLIZARO ; DECEZARO, SAMARA TEREZINHA ; MAGRI, Maria Elisa ; PHILIPPI, LUIZ SÉRGIO . Experiências brasileiras com wetlands construídos aplicados ao tratamento de águas residuárias: parâmetros de projeto para sistemas horizontais. Engenharia Sanitária e Ambiental (Online) , v. 20, p. 151-158, 2015.

  • SEZERINO, P. H. ; Pelissari, C. ; PHILIPPI, L. S. . WetlandsConstruidos Horizontais Aplicados no Tratamento Descentralizado de Esgotos. Revista Engenharia e Construção Civil , v. 2, p. 1-9, 2015.

  • PELISSARI, CATIANE ; SEZERINO, Pablo Heleno ; DECEZARO, SAMARA TEREZINHA ; WOLFF, DELMIRA BEATRIZ ; BENTO, Alessandra Pellizzaro ; JUNIOR, ORLANDO DE CARVALHO ; PHILIPPI, LUIZ SÉRGIO . Nitrogen transformation in horizontal and vertical flow constructed wetlands applied for dairy cattle wastewater treatment in southern Brazil. Ecological Engineering , v. 73, p. 307-310, 2014.

  • MAGRI, Maria Elisa ; PHILIPPI, L. S. ; VINNERÅS, B. . Inactivation of Pathogens in Feces by Desiccation and Urea Treatment for Application in Urine-Diverting Dry Toilets. Applied and Environmental Microbiology (Online) , v. 79, p. 1-8, 2013.

  • MAGRI, Maria Elisa ; ZAGUINI, JOCELI GORREZEN ; RAMOS, SANDRA REGINA ALEXANDRE ; PHILIPPI, LUIZ SÉRGIO . Otimização do processo de nitrificação com o uso de conchas de ostras como material suporte em reatores aeróbios com biomassa fixa. Engenharia Sanitária e Ambiental , v. 18, p. 123-130, 2013.

  • Pelissari, C. ; Decezaro, S.T. ; SEZERINO, P. H. ; CARVALHO JUNIOR, O. ; WOLFF, D. B. ; PHILIPPI, L. S. . Wetlands construídos de fluxo vertical empregado no tratamento de efluente de bovinocultura leiteira. Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais , v. 1, p. 223-233-233, 2013.

  • SEZERINO, P. H. ; BENTO, Alessandra Pellizzaro ; DECEZARO, S. T. ; CARISSIMI, E. ; PHILIPPI, L. S. . Constructed wetlands and sand filter applied as onsite post-treatment of anaerobic effluent. Water Practice and Technology , v. 7, p. 1-3, 2012.

  • FOGOLARI, ODINEI ; REIS, CRISLEINE ZOTTIS DOS ; PHILIPPI, LUIZ SÉRGIO . Determinação de parâmetros cinéticos da inativação térmica de Escherichia coli em lodo de esgoto. Engenharia Sanitária e Ambiental , v. 17, p. 255-262, 2012.

  • Suntti, C. ; MAGRI, Maria Elisa ; PHILIPPI, L. S. . Filltros plantados com macrófitas de fluxo vertical aplicados na mineralização e desaguamento de lodo de tanque séptico. Engenharia Sanitária e Ambiental , v. 16, p. 63-72, 2011.

  • SILVEIRA, Rosí Cristina Espindola da ; PHILIPPI, L. S. . Consórcios Públicos: uma alternativa viável para a gestão regionalizada de resíduos sólidos urbanos. Redes (Santa Cruz do Sul. Impresso) , v. 13, p. 205-224, 2008.

  • PIRES, João Daniel Torres Simões ; Fonseca, M.M.C.S ; SMITH, Richard ; PHILIPPI, L. S. . Integração entre gestão e educação ambiental na escola de ensino básico Getúlio Vargas. Extensio (Florianópolis) , v. 6, p. 5, 2008.

  • SEZERINO, P. H. ; OLIJNYK, Débora Parcias ; BENTO, Alessandra Pellizzaro ; PANCERI, B. ; PHILIPPI, L. S. . Tratamento de efluente doméstico combinado com efluente agroindustrial utilizando filtro plantado com macrófitas-constructed wetlands. EVIDÊNCIA (UNOESC) , v. 6, p. 229-236, 2007.

  • SEZERINO, P. H. ; SPILLER, V. R. ; Mater, A. ; BENTO, Alessandra Pellizzaro ; SOARES, Hugo Moreira ; PHILIPPI, L. S. . Tratamento terciário de efluente da indústria processadora de aves e suínos ? estudo em colunas de areia. Revista Brasileira de Agrociencia (UFPEL) , v. 13, p. 73-79, 2007.

  • CARIS, Marlen Erika ; Nunes, E.O. ; PHILIPPI, L. S. . Caracterização de macrófitas e monitoramento de nutrientes em águas residuárias provenientes da suinocultura em duas regiões subtropicais distintas (estado de Santa catarina, Brasil). Evidência (UNOESC) , v. 1, p. 101-117, 2007.

  • BENTO, Alessandra Pellizzaro ; SEZERINO, Pablo H ; PHILIPPI, L. S. ; REGINATTO, V. ; LAPOLLI, Flávio Rubens . Caracterização da microfauna em estação de tratamento de esgotos do tipo lodos ativados: um instrumento de avaliação e controle do processo.. Engenharia Sanitária e Ambiental , Rio de Janeiro, v. 10, n.4, p. 329-338, 2005.

  • PIRES, Thyrza Schlichting de Lorenzi ; PHILIPPI, L. S. . O turismo ecológico e a exploração ambiental. Motrivivencia (UFS) , Florianópolis, v. 1, n.22, p. 145-155, 2004.

  • SEZERINO, Pablo Heleno ; REGINATTO, V. ; SANTOS, M. A. ; KAYSER, K. ; KUNST, S. ; PHILIPPI, L. S. ; SOARES, Hugo Moreira . Nutrient removal from piggery effluent using vertical flow constructed wetlands in southern Brazil. Water Science and Technology , Londres, v. 48, n.2, p. 129-135, 2003.

  • SEZERINO, Pablo Heleno ; PHILIPPI, L. S. . Tratamento de esgotos usando filtros plantados com macrófitas. Saneamento Ambiental , São Paulo, v. 1, n.95, p. 40-45, 2003.

  • COSTA, R. H. R. ; BAVARESCO, A. S. L. ; MEDRI, W. ; PHILIPPI, L. S. . Terciary treatment of piggery wastes in water hyacinth ponds. Water Science and Technology , v. 1, p. 11-18, 2000.

  • PHILIPPI, L. S. ; COSTA, R. H. R. ; SEZERINO, P. H. . Domestic effluent treatment through integrated system of septic tank and root zone. Water Science and Technology , v. 40, p. 125-131, 1999.

  • LESAVRE, J. ; WILCZINSKI, Z. ; PHILIP, H. ; PHILIPPI, L. S. ; RAMBAUD, A. ; DERANGERE, D. . ASSAINISSEMENT AUTONOME: ACCUMULATION DES BOUES DANS LES FOSSES SEPTI-QUES ET FREQUENCE DE VIDANGE. CORROSION DES OUVRAGES EN BETON.. TECHNIQUES, SCIENCES ET METHODS - T.S.M. L'EAU, v. 3, 1993.

  • PHILIP, H. ; MAUNOIR, S. ; RAMBAUD, A. ; PHILIPPI, L. S. . Septic tank sludges: accumulation rate and biochemical characteristics.. Water Science and Technology , v. 28, p. 57-64, 1993.

  • PHILIPPI, L. S. ; PHILIP, H. ; RAMBAUD, A. ; CASELLAS, C. . FUNCTIONENMENT DE FOSSES SEPTIQUES EN CONDITIONS REELLES: ENQUETE PROSPECTIVE DURANT 3 ANS SUR DE 33 INSTALLATIONS DANS LE DEPARTMENT DE LHERAULT. TSM Techniques sciences méthodes génie urbain génie rural , Paris, v. 87, n.12, p. 611-617, 1990.

  • MAUNOIR, S. ; PHILIP, H. ; RAMBAUD, A. ; PHILIPPI, L. S. . STIMULATION DE LA DIGESTION ANAEROBIE PSYCHROPHILE DE CELLULOSE PAR UNBIOACTIVATEUR POUR FOSSE SEPTIQUE. Environmental Technology Letters , London, v. 11, p. 625-635, 1990.

  • PHILIPPI, L. S. . ENGENHARIA SANITARIA: IMPORTANCIA E PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMEN-TO NACIONAL. Revista de Ensino de Engenharia , v. 06, n.2, p. 112-118, 1987.

  • PHILIPPI, L. S. ; SEZERINO, Pablo Heleno . Aplicação de Sistemas Tipo Wetlands no Tratamento de Águas Residuárias: utilização de filtros plantados com macrófitas. 1. ed. Florianópolis: Edição do Autor, 2004. v. 500. 144p .

  • PHILIPPI, L. S. ; MAGRI, Maria Elisa ; SUNTI, C. . Greywater reuse in households. In: Maurico Luiz Sens; Renata Iza Mondardo. (Org.). Science and Technology for Environmental Studies Experiences from Brazil, Portugal and Germany. 1ed.Florianópolis: Ed Universidade Federal de Santa Catarina, 2010, v. 1, p. 179-191.

  • Silva, B.C. ; CHEUNG, P.B. ; Pertel, M. ; GONÇALVES, Ricardo Franci ; Kiperstok, A. ; PHILIPPI, L. S. ; Gomes, H.P. ; ALVES, W. C. . Consumo de Energia. In: Ricardo Franci Gonçalves. (Org.). Conservação de água e energia em sistemas prediais e públicos de abastecimento de água. : , 2009, v. 1, p. 99-152.

  • ALVES, W. C. ; Kiperstok, A. ; Zanella, L ; PHILIPPI, L. S. ; Santos, M.F.L ; Valentina, R. S.D. ; Oliveira, L.V. ; GONÇALVES, Ricardo Franci . Tecnologias de conservação em sistemas prediais. Conservação de água e energia em sistemas prediais e públicos de abastecimento de água. Vitória, ES: Editora da ABES, 2009, v. 1, p. 219-294.

  • Cohim, E. ; Kiperstok, A. ; PHILIPPI, L. S. ; ALVES, W. C. ; GONÇALVES, Ricardo Franci . Perspectivas futuras: água, energia e nutrientes. In: Ricardo Franci Gonçalves. (Org.). Uso racional de água e energia. Vitória/ES: Editora ABES, 2009, v. , p. 295-350.

  • CHEUNG, P.B. ; Kiperstok, A. ; Cohim, E. ; ALVES, W. C. ; PHILIPPI, L. S. ; Zanella, L ; Abe, N. ; Gomes, H.P. ; Silva, B.C. ; Pertel, M. ; GONÇALVES, Ricardo Franci . Consumo de água. In: Ricardo Franci Gonçalves. (Org.). Uso Racional de Água e Energia: Conservação0 de água e energia em sistemas prediais e públicos de abastecimento de água. Vitória: Editora ABES, 2009, v. 1, p. 36-98.

  • PHILIPPI, L. S. ; Vaccari, K P ; PETERS, Madelon Rebelo ; GONÇALVES, Ricardo Franci . Aproveitamento da Agua de Chuva. In: Ricardo Franci Gonçalves. (Org.). Uso Racional de Agua em Edificações. Rio de Janeiro: ABES, 2006, v. , p. 73-152.

  • GONÇALVES, Ricardo Franci ; BAZZARELLA, B. B. ; PETERS, Madelon Rebelo ; PHILIPPI, L. S. . Gerenciamento de Águas Cinzas. In: Ricardo Franci Gonçalves. (Org.). Uso Racional da Água em Edificações. Rio de Janeiro: ABES, 2006, v. , p. 153-222.

  • NOUR, Edson Aparecido Abdul ; PHILIPPI, L. S. ; ROSTON, Denis Miguel ; Zanella, L ; GONÇALVES, Ricardo Franci . Gerenciamento de Aguas Negras e Amarelas. In: Ricardo Franci Gonçalves. (Org.). Uso Racional da Agua em Edificações. Rio de Janeiro: ABES, 2006, v. , p. 223-265.

  • ROSA, A. C. M. ; PHILIPPI, L. S. . Problemas e Potencialidades globais, regionais, estaduais e locais. In: Ana Lúcia Tostes de Aquino; Naná Mininni Medina. (Org.). Educação Ambiental:curso básico a distância. Brasília: CID Ambiental-Esplanada dos Ministérios bloco B, 2000, v. , p. 205-277.

  • PHILIPPI, L. S. . A construção do desenvolvimento sustentável. In: Ana Lúcia Tostes de Aquino; Naná Mininni Medina. (Org.). Educação Ambiental: curso básico a distância. Brasília: Centro de Informação e Documentação Luis Eduardo Magalhães-CID Ambiental, 2000, v. , p. 295-347.

  • PHILIPPI, L. S. . Desafios da Aplicação de princípios Básicos na Implementação de Projetos de Educação Ambiental. In: Philippi Jr., A. e Pelicioni, M.C.F.. (Org.). Educação Ambiental: desenvolvimento de cursos e projetos. São Paulo: Editora Signus, 2000, v. , p. 79-85.

  • SEZERINO, Pablo Heleno ; PHILIPPI, L. S. . Tratamento de esgotos usando filtros plantados com macrófitas. Saneamento Ambiental, São Paulo, , v. no 95, p. 40 - 45, 01 jun. 2003.

  • MAGRI, Maria Elisa ; ZAGUINI, JOCELI GORREZEN ; SMITH, Richard ; BERARDI, C. R. M. ; PHILIPPI, L. S. . Avaliação de um modelo de banheiro seco separador e processos de tratamento de fezes e urina humanas. In: 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015, Rio de Janeiro. . Anais do 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2015.. Rio de Janeiro: Abes, 2015.

  • KAFER, S. C. ; MAGRI, Maria Elisa ; ZAGUINI, JOCELI GORREZEN ; HAIML, C. ; SEZERINO, P. H. ; PHILIPPI, L. S. . Operação de wetlands construídos para tratamento de lodo com alta taxa de aplicação e recirculação do líquido percolado. In: 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015, Rio de Janeiro. Anais do 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2015.. Rio de Janeiro: Abes, 2015.

  • Pelissari, C. ; SANTOS, M. O. ; PHILIPPI, L. S. ; SEZERINO, P. H. . Caracterização bacteriana nitrificante e desnitrificante em colunas de areia de fluxo vertical empregadas no tratamento de esgoto sanitário. In: 28o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015, Rio de Janeiro. Anais do 28o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2015.. Rio de Janeiro: Abes, 2015.

  • ROUSSO, B. Z. ; Pelissari, C. ; ROSA, M. C. ; PHILIPPI, L. S. ; SEZERINO, P. H. . Desempenho de um wetland construído horizontal empregado no tratamento de esgoto doméstico ao longo de 20 anos de operação. In: 2º Simpósio Brasileiro sobre Wetlands Construídos, 2015, Curitiba. Anais do 2º Simpósio Brasileiro sobre Wetlands Construídos, 2015.

  • SEZERINO, P. H. ; SANTOS, M. O. ; PELISSARI, CATIANE ; CELIS, G. S. ; PHILIPPI, L. S. . Wetlands construídos horizontais aplicados no tratamento descentralizado de esgotos. In: 2º Simpósio Brasileiro sobre Wetlands Construídos, 2015, Curitiba. Anais do 2º Simpósio Brasileiro sobre Wetlands Construídos, 2015.

  • SEZERINO, P. H. ; TREIN, C. M. ; Pelissari, C. ; BENTO, Alessandra Pellizzaro ; PHILIPPI, L. S. . Wetlands construídos empregados no tratamento descentralizado de esgotos. In: 44ª Assembleia Nacional da Associação Nacional de Serviços Municipais de Saneamento, 2014, Uberlandia, MG. XVIII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento. Uberlandia: Assemae, 2014.

  • Pelissari, C. ; Decezaro, S.T. ; SEZERINO, Pablo Heleno ; CARVALHO JUNIOR, O. ; WOLFF, D. B. ; PHILIPPI, LUIZ SÉRGIO . Wetlands construídos de fluxo vertical empregado no tratamento de efluente de bovinocultura leiteira. In: 1o Simpósio Brasileiro sobre aplicação de wetlands construidos no tratamento de águas residuárias, 2013, Florianopolis. Anais do 1o Simpósio Brasileiro sobre aplicação de wetlands construidos, 2013. v. 1.

  • VELOSO, T. M. ; MAGRI, Maria Elisa ; SILVA, G. ; Francisco, J.G.Z. ; PHILIPPI, LUIZ SÉRGIO . Caracterização microbiológica de filtros plantados com macrófitas utilizados no tratamento de esgotos domésticos e águas cinzas. In: 1o Simpósio Brasileiro sobre aplicação de wetlands construidos no tratamento de águas residuárias, 2013, Florianópolis. Anais do 1o SWBrasil, 2013. v. 1.

  • KAFER, S. C. ; Suntti, C. ; Pelissari, C. ; SEZERINO, P. H. ; PHILIPPI, LUIZ SÉRGIO . Aplicação de wetlands construidos de escoamento superficial utilizando macrófitas flutuantes para o polimento de efluente agroindustrial com vistas a continuidade do sistema de reuso. In: 1o Simpósio Brasileiro sobre aplicação de wetlands construidos no tratamento de águas residuárias, 2013, Florianópolis. Anais do 1o Simpósio Brasileiro sobre aplicação de wetlands construidos no tratamento de águas residuárias, 2013. v. 1.

  • MONTEIRO, V. R. ; SEZERINO, Pablo Heleno ; PHILIPPI, LUIZ SÉRGIO . Sistema Híbrido de Wetlands Construídos para Tratamento de Efluente de Tanque Séptico. In: 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2013, Goiânia. 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2013.

  • SILVEIRA, Rosí Cristina Espindola da ; PHILIPPI, L. S. . Gestão Consorciada de Resíduos Sólidos Urbanos em Municípios de Pequeno Porte no Sul do Brasil. In: 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2013, Goiânia. 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Goiânia: ABES, 2013.

  • MAGRI, Maria Elisa ; PHILIPPI, L. S. ; VINNERÅS, B. . Assessment of pathogens inactivation in faeces from dry toilets ? a sanitation option for developing countries. In: 17th International Symposium on Health-Related Water Microbiology, 2013, Florianópolis. 17th International Symposium on Health-Related Water Microbiology, 2013.

  • SOUZA, R. C. ; MAGRI, Maria Elisa ; SANTOS, C. R. ; Francisco, J.G.Z. ; PHILIPPI, L. S. . Avaliação da remoção de dois antibióticos da urina humana por oxidação avançada (H2O2/UV) com vistas ao ecosan. In: II ECOSANLAC- Conferencia Latino Americana em Saneamento Sustentável, 2012, Vila Velha. Resumo dos trabalhos do II ECOSANLAC, 2012. p. 1-9.

  • MAGRI, Maria Elisa ; VINNERÅS, B. ; PHILIPPI, L. S. . Avaliação de aditivos de desidratação para inativação de patógenos em fezes humanas. In: IIECOSANLAC- Conferencia Latino Americana em Saneamento Sustentável, 2012, Vila Velha. Resumo dos Trabalhos do II ECOSANLAC, 2012. p. 10-19.

  • MAGRI, Maria Elisa ; Francisco, J.G.Z. ; SEZERINO, P. H. ; MONTEIRO, V. R. ; PHILIPPI, L. S. . Gestão da água e efluentes em pequenas propriedades rurais segundo modelo de saneamento sustentável. In: II Ecosanlac- Conferencia Latino Americana em Saneamento Sustentável, 2012, Vila Velha. Resumo dos trabalhos do II Ecosanlac, 2012.

  • SEZERINO, Pablo Heleno ; BENTO, Alessandra Pellizzaro ; Pelissari, C. ; Suntti, C. ; TREIN, C. M. ; SCARATTI, D. ; MAGRI, Maria Elisa ; PHILIPPI, L. S. . Two different layouts of constructed wetlands applied as decentralized wastewater treatment in southern Brazil. In: 13th International Conference Wetland Systems for Water Pollution Control, 2012, Perth, Western Australia. Proceedings of 13th International Conference Wetland Systems for Water Pollution Control. Perth: IWA, 2012.

  • Souza, R.C. ; MAGRI, Maria Elisa ; SANTOS, C. R ; PHILIPPI, L. S. . Validação de método para determinação simultânea de amoxicilina e cefalexina em amostras de urina por cromatografia líquida de alta eficiência. In: XIV Congresso Latino-Americano de Cromatografia e Técnicas Relacionadas, 2012, Florianopolis. Anais: XIV Congresso Latino-Americano de Cromatografia e Técnicas Relacionadas, 2012.

  • Pelissari, C. ; Furtado, D.F.C. ; SEZERINO, P. H. ; BENTO, Alessandra Pellizzaro ; PHILIPPI, L. S. . Filtros plantados com macrófitas de fluxo vertical (wetlands construidos) empregados no tratamento complementar de efluentes de tanque séptico: inicio de operação. In: 26o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre. Anais do 26o Congresso ABES. Porto Alegre: Abes, 2011.

  • MAGRI, Maria Elisa ; Francisco, J.G.Z. ; Souza, R.C. ; PHILIPPI, L. S. . Avaliação do processo de desidratação das fezes humanas para uimplementação de banheiro seco segregador. In: 26o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre. Anais do 26o Congresso ABES. Porto Alegre: ABES, 2011.

  • MAGRI, Maria Elisa ; Francisco, J.G.Z. ; Regi, R. ; PHILIPPI, L. S. ; Suntti, C. . Desempenho de diferentes espécies de macrófitas no desaguamento de lodo anaeróbio em filtros plantados de fluxo vertical. In: 26o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre. Anais do 26o Congresso ABES. Porto Alegre: ABES, 2011.

  • Fogolari, O. ; PHILIPPI, L. S. ; MAGRI, Maria Elisa . Utilização de processo térmico com aproveitamento de energia solar na desinfecção de lodo de esgoto em pequenas unidades. In: 26o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre. Anais do 26o Congresso ABES. Porto Alegre: ABES, 2011.

  • Ramos, S. R.A. ; MAGRI, Maria Elisa ; Francisco, J.G.Z. ; PHILIPPI, L. S. . Eliminação do excesso de biofilme em biofiltros aerados submersos e seu tratamento em filtros plantados com macrófitas. In: 26o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre. Anais do 26o Congresso ABES. Porto Alegre: ABES, 2011.

  • SEZERINO, P. H. ; BENTO, Alessandra Pellizzaro ; Decezaro, S.T. ; Carissimi, E. ; PHILIPPI, L. S. . Constructed wetlands and sand filter applied as onsite post-treatment of anaerobic effluent. In: X Latin American Workshop and Symposium on Anaerobic Digestion, 2011, Ouro Preto-MG. Proceedings of X Latin American Workshop and Symposium on Anaerobic Digestion. Belo Horizonte: UFMG, 2011.

  • SUNTI, C. ; MAGRI, Maria Elisa ; VOLTOLINI, C. A. ; SERGIO, D. Z. ; PHILIPPI, L. S. . Tratamento de lodo em filtros plantados com macrófitas. In: Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental Sibesa, 2010, Maceió. Anais do X Simposio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Maceió: Abes, 2010. v. 1.

  • SUNTI, C. ; MAGRI, Maria Elisa ; PHILIPPI, L. S. . Treatment and dewatering of septic tank sludge by constructed wetlands in southern Brazil. In: 12th IWA International Conference on Wetland Systems for Water Pollution Control, 2010, Veneza. 12th IWA International Conference on Wetland Systems for Water Pollution Control. Veneza: IWA Specialist Conferences, 2010. v. II. p. 965-972.

  • PHILIPPI, L. S. ; Pelissari, C. ; Furtado, D.F.C. ; SEZERINO, P. H. . Hybrid constructed wetland used in the treatment of domestic wastewater in rural area in south of Brazil-implementation and monitoring of the initial phase of operation. In: 12th IWA International Conference on Wetland Systems for Water Pollution Control, 2010, Veneza. IWA Specialist Conferences. Veneza: IWA, 2010. v. II. p. 1444-1459.

  • MAGRI, Maria Elisa ; SUNTI, C. ; VOLTOLINI, C. A. ; PHILIPPI, L. S. . Performance of differents macrophytes specieis in constructed wetlands systems for anaerobic sludge dewatering, experiences from Brazil. In: 12th IWA International Conference on Wetland Systems for Water Pollution Control, 2010, Veneza. IWA Specialist Conferences. Veneza: IWA Italia, 2010. v. II. p. 1377-1384.

  • PIRES, João Daniel Torres Simões ; Merege, R.B. ; PHILIPPI, L. S. . Construção de subsídios para o plano de saneamento ambiental: a experiência do diagnóstico socioambiental participativo. In: VI Congreso Iberoamericano de Educacion Ambiental, 2009, San Clemante del Tuyu. Experiencias de Educação Ambiental en Ambitos Universitarios, 2009.

  • PIRES, João Daniel Torres Simões ; SMITH, Richard ; PHILIPPI, L. S. . Aprendizagem por projetos de educação ambiental na formação universitária. In: VI Congreso Iberoamericano de Educacion Ambiental, 2009, San Clemante del Tuyu. Experiencias de Educacion Ambiental en Ambitos Universitarios, 2009.

  • VITALI, G. L. S. ; Ficara, E. ; OLIJNYK, Débora Parcias ; PHILIPPI, L. S. ; SANTOS, Daniel Costa dos . Hydraulic/kinetic modelling and influence of operative parameters on removal efficiency in brazilian subsurface flow constructed wetland. In: 25 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009, Recife/PE. CD Trabalhos Técnicos-25 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009.

  • MAGRI, Maria Elisa ; SUNTI, C. ; SERGIO, D. Z. ; JOUSSEF, K. L. ; PHILIPPI, L. S. . Caracterização quali-quantitativa das águas cinzas nos seus diferentes pontos geradores em uma residência unifamiliar, e alternativas de reúso. In: 25 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009, Recife/PE. CD-Trabalhos Técnicos- 25 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009.

  • MAGRI, Maria Elisa ; Francisco, J.G.Z. ; Ramos, S. R.A. ; PHILIPPI, L. S. . Avaliaçãod e cascas de ostras como material de enchimento de biofiltro aerado submerso para nitrificação de esgotos sanitários. In: 25 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009, Recife/PE. CD Trabalhos Técnicos-25 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009.

  • PHILIPPI, L. S. ; MAGRI, Maria Elisa ; SUNTI, C. . Balanço hídrico em uma residência unifamiliar, considerando águas cinzas e águas de chuva como fontes alternativas de água. In: 1o Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia/ 3a Jonada de Energia de Cascais, 2009, Estoril/Portugal. 1o Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia/ 3a Jonada de Energia de Cascais:Programa e Resumos, 2009.

  • MAGRI, Maria Elisa ; FENELON, Fernando ; ROSSETO, Taísa Sandoli ; PHILIPPI, L. S. . Reúso de águas cinzaes tratadas em descarga de vaso sanitário e rega de jardim. In: XIII Seminário Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2008, Belém, PA. Anais do XIII SILUBESA, 2008.

  • MAGRI, Maria Elisa ; Fenelon, F. R. ; GHISLENI, João Luiz Annes ; ROSSETO, Taísa Sandoli ; PHILIPPI, L. S. . Avaliação da eficiência e viabilidade de sistemas de aproveitamento de água de chuva em escala residencial para lavação de roupas e usos correlatos. In: XIII Seminário Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2008, Belém, PA. Anais do XIII SILUBESA, 2008.

  • SEZERINO, P. H. ; BENTO, Alessandra Pellizzaro ; OLIJNYK, Débora Parcias ; PHILIPPI, L. S. . Nitrificação em wetlands construídos de fluxo vertical empregando diferentes cargas aplicadas sob condições de clima subtropical. In: XXXI CONGRESO INTERAMERICANO AIDIS, 2008, Santiago/Chile. Anais do XXXI CONGRESO INTERAMERICANO AIDIS, 2008.

  • PHILIPPI, L. S. ; OLIJNYK, Débora Parcias ; MAGRI, Maria Elisa . Arranjos Tecnológicos para o Tratamento Descentralizado de Esgotos Sanitários. In: Conferencia Internacional em Saneamento Sustentável: segurança alimentar e hídrica para a América Latina, 2007, Fortaleza. ECOSAN 2007, 2007.

  • MAGRI, Maria Elisa ; SEZERINO, P. H. ; PHILIPPI, L. S. . Aplicação de biofiltros aerados submersos com os meios suportes: cascas de ostras e tampas de polietileno no pós-tratamento de efluentes de um tanque séptico. In: 24o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007, Belo Horizonte. 24 CBES, 2007.

  • OLIJNYK, Débora Parcias ; SEZERINO, Pablo H ; SOARES, Andréia Senna ; PHILIPPI, L. S. . Análise da viabilidade de nitrificação e desnitrificação em sistemas híbridos de filtros plantados com macrófitas (wetlands). In: 24o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007, Belo Horizonte. 24 CBES, 2007.

  • MASSON, Ivanete ; POMPÊO, César A ; PHILIPPI, L. S. . A gestão ambiental participativa: a experiência de pesquisa interdisciplinar do município de Alfredo Wagner ? SC. In: 24o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007, Belo Horizonte. 24 CBES, 2007.

  • OLIJNYK, Débora Parcias ; BENTO, Alessandra Pellizzaro ; PHILIPPI, L. S. ; LAPOLLI, Flávio Rubens . Distribuição vertical e nictimeral da comunidade fitoplanctônica em uma lagoa facultativa piloto. In: 24o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007, Belo Horizonte. 24 CBES, 2007.

  • OLIJNYK, Débora Parcias ; SEZERINO, P. H. ; FENELON, Fernando ; PANCERI, B. ; PHILIPPI, L. S. . Sistemas de tratamento de esgoto por zona de raízes: análise comparativa de sistemas instalados no Estado de Santa Catarina. In: 24o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007, Belo Horizonte. 24 CBES, 2007.

  • PETERS, Madelon Rebelo ; SEZERINO, Pablo H ; MELO, Kátia Moreira de Souza ; PHILIPPI, L. S. . Potencialidade de reúso residencial utilizando fontes alternativas de água. In: V Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, 2006, Porto Alegre. Anais do V Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental: Gestão Integrada do Meio Ambiente. Rio de Janeiro: ABES, 2006. v. 1. p. 1-7.

  • MAGRI, Maria Elisa ; SEZERINO, Pablo Heleno ; PHILIPPI, L. S. . Avaliação da performance de tratamento de esgotos em biofiltros aerados submersos preenchidos com diferentes meios suportes. In: 58a Reunião Anual da SBPC, 2006, Florianópolis, 2006.

  • KOSSATZ, Bruno ; SÁ, João Paulo de ; PHILIPPI, L. S. ; POMPÊO, César A . A participação comunitária na implantação de sistemas descentralizados de tratamento de esgoto como contribuição a gestão dos recursos hídricos no Alto Vale do Itajaí - Estudo de caso. In: I Simpósio de Recursos Hídricos do Sul-Sudeste, 2006, Curitiba. Anais do I Simpósio de Recursos Hídricos do Sul-Sudeste. São Paulo: ABRH, 2006.

  • CARDOSO, Cauam Ferreira ; VALENTE, Victor Bustani ; PHILIPPI, L. S. . A universidade pública como mediadora na transformação socioambiental das comunidades carentes de seu entorno. In: III Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social, 2006, Rio de Janeiro. Anais do III Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.

  • PHILIPPI, L. S. ; SEZERINO, Pablo H ; BENTO, Alessandra Pellizzaro ; MAGRI, Maria Elisa . Vertical flow constructed wetlands for nitrification of anaerobic pond effluent in southern Brazil under differents loading rates. In: 10th International Conference on Wetland Systems for Water Pollution control, 2006, Lisboa. 10th International Conference on Wetland Systems for Water Pollution control. Lisboa: IWA, 2006. v. 1. p. 631-639.

  • PHILIPPI, L. S. ; SEZERINO, Pablo H ; PANCERI, Bernardete ; OLIJNYK, Débora Parcias ; KOSSATZ, Bruno . Root zone system to treat wastewater in rural areas in south of Brazil. In: 10th International Conference on Wetland Systems for Water Pollution control, 2006, Lisboa. 10th International Conference on Wetland Systems for Water Pollution control. Lisboa: IWA, 2006. v. II. p. 901-908.

  • PHILIPPI, L. S. . O ensino e a pesquisa em engenharia sanitária e ambiental; desafios e perspectivas. In: 36a Assembleia Nacional da ASSEMAE, 2006, Joinville. anais 36. Joinville, 2006.

  • PETERS, Madelon Rebelo ; SEZERINO, Pablo H ; MELO, Kátia Moreira de Souza ; PHILIPPI, L. S. . Potencialidade de Reúso Residencial Utilizando Fontes Alternativas de Água. In: VIII Simposio Italo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2006, Fortaleza. Anais do SIBESA, 2006.

  • FERREIRA, Francisco A Carneiro ; MEDEIROS, João de Deus ; PHILIPPI, L. S. ; EHRAT, P.G.B. . Largo dos Ingleses Project: Architectural education for interdisciplinary design.. In: XII Congreso Iberoamericano de Urbanismo., 2006, Salamanca. XII Congreso Iberoamericano de Urbanismo., 2006.

  • LAPOLLI, Flávio Rubens ; BENTO, Alessandra Pellizzaro ; PHILIPPI, L. S. ; RECIO, Maria Angeles Lobo ; OLIJNYK, Débora Parcias . The thermal stratification influence in a facultative stabilization pond for the domestic wastewater secondary treatment in south of Brazil.. In: 7th IWA Specialist Group Conference on Waste Stabilization Ponds. Advances in Pond Technology and Management, 2006, Bangkok. 7th IWA Specialist Group Conference on Waste Stabilization Ponds. Advances in Pond Technology and Management, 2006.

  • SEZERINO, Pablo Heleno ; BENTO, Alessandra Pellizzaro ; RECIO, Maria Angeles Lobo ; JUNGLES, M K ; LAPOLLI, Flávio Rubens ; PHILIPPI, L. S. . Horizontal flow constructed wetlands and upflow rock filters for effluent polishing of facultative pond in the South of Brazil. In: 7th Especialised Conference on Small Water and Wastewaters Systems, 2006, Mérida, Mexico. 7th Especialised Conference on Small Water and Wastewaters Systems. Mérida: IWWA, 2006.

  • MAGRI, Maria Elisa ; SEZERINO, P. H. ; PHILIPPI, L. S. . Avaliação da performance de tratamento de esgotos em Biofiltros Aerados Submersos preenchidos com diferentes meios suportes. In: : 58ª Reunião Nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência,, 2006, Florianópolis. SBPC&T Semeando Interdisciplinaridade - Resumos, 2006. v. 1.

  • ALVES, Rui Guilherme Cavaleiro de Macedo ; BELLI FILHO, Paulo ; PHILIPPI, L. S. ; HENN, Alan ; MONTEIRO, Luiz Walter da Silva . Digestores anaeróbios para tratamento de dejetos de suinos-avaliação de partida para diferentes configurações de reatores. In: 23o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande. Saneamento Ambiental Brasileiro: utopia ou realidade?. Rio de Janeiro: Abes, 2005. v. 1.

  • FIUZA JUNIOR, Armando de Pádua ; PHILIPPI, L. S. . Uma análise da gestão de saneamento descentralizado em município de médio porte-estudo de caso:Blumenau-SC. In: 23o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande. Saneamento Ambiental Brasileiro: utopia ou realidade?. Rio de Janeiro: Abes, 2005. v. 1. p. 1-10.

  • HENN, Alan ; BELLI FILHO, Paulo ; PHILIPPI, L. S. . Comportamento de partida e avaliação de um sistema de tratamento e armazenamento de dejetos de suínos em uma pequena propriedade rural no município de Braço do Norte-SC. In: 23o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande. Saneamento ambiental brasileiro: utopia ou realidade?. Rio de Janeiro: Abes, 2005. v. 1.

  • SEZERINO, Pablo H ; GOTARDO, Jackeline Tatiane ; MURAOKA, Ricardo ; PHILIPPI, L. S. ; LAPOLLI, Flávio Rubens . Filtro de pedra como pós-tratamento de efluente de lagoa de estabilização. In: 23o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande. Saneamento ambiental brasileiro: utopia ou realidade. Rio de Janeiro: Abes, 2005. v. 1.

  • SEZERINO, Pablo H ; BENTO, Alessandra Pellizzaro ; RECIO, Maria Angeles Lobo ; LAPOLLI, Flávio Rubens ; PHILIPPI, L. S. . Sistemas naturais aplicados ao tratamento descentalizado de esgotos: uso combinado de lagoas de estabilização e filtros plantados com macrófitas (wetlands). In: 23o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande. Saneamento ambiental brasileiro: utopia ou realidade?. Rio de Janeiro: Abes, 2005. v. 1. p. 1-10.

  • SEZERINO, Pablo Heleno ; BENTO, Alessandra Pellizzaro ; ALVARENGA, Rodrigo Augusto Freitas de ; VALENTE, Victor Bustani ; PHILIPPI, L. S. . Filtro plantado com Typha ssp de fluxo horizontal (constructed wetland) aplicado como polimento de efluente de lagoa facultativa. In: 23o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande. Saneamento ambiental brasileiro: utopia ou realidade?. Rio de Janeiro: Abes, 2005. v. 1.

  • SILVEIRA, Rosí Cristina Espindola da ; PHILIPPI, L. S. . O papel dos consórcios intermunicipais na gestão de resíduos sólidos urbanos: uma breve contribuição ao debate. In: 23o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande. Saneamento ambiental brasileiro: utopia ou realidade?. Rio de Janeiro: Abes, 2005. v. 1.

  • PHILIPPI, L. S. ; SEZERINO, Pablo Heleno ; PETERS, Madelon Rebelo ; LAPOLLI, Flávio Rubens . Reúso combinado de águas cinzas (grey water) e água de chuva em uma unidade residencial. In: 23o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande. Saneamento Ambiental Brasileiro: utopia ou realidade?. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005. v. 1. p. 432-432.

  • SEZERINO, Pablo Heleno ; BENTO, Alessandra Pellizzaro ; WICHERN, Marc ; LINDENBLATT, Claus ; PHILIPPI, L. S. . Simulação da nitrificação em filtros plantados com macrófitas (vertical flow constructed wetlands). In: 23o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande. Saneamento ambiental brasileiro: utopia ou realidade?. Rio de Janeiro: ABES, 2005. v. 1.

  • GOTARDO, Jackeline Tatiane ; BENTO, Alessandra Pellizzaro ; SEZERINO, Pablo Heleno ; OLIJNYK, Débora Parcias ; PHILIPPI, L. S. ; LAPOLLI, Flávio Rubens . Adaptação de parâmetros de projeto para lagoas facultativas de tratamento de esgotos domésticos na região Sul do Brasil. In: XXIX Congreso Interamericano de Ingenieria Sanitaria y Ambiental, 2004, San Juan, Puerto Rico. Anais do XXIX Congreso da AIDIS. San Juan, Puerto Rico: AIDIS/OPS, 2004.

  • SIERVI, Elizabeth Campanella de ; MENDONÇA, Cleciane Dias ; PIRES, Paulo José da Fonseca ; MASSON, Ivanete ; SIERVI, Cláudia Campanella de ; POMPÊO, César Augusto ; PHILIPPI, L. S. . Gestão ambiental participativa no município de Alfredo Wagner/SC: caminhos para a comunicação local.. In: II Encontro da ANPPAS, 2004, Indaiatuba/SP. Anais do II Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2004.

  • HENN, Alan ; PHILIPPI, L. S. ; GOSMANN, Hugo Adolfo ; WALTER, Luiz ; BELLI FILHO, Paulo . Planejamento ambiental e adequação à legislação ambiental de uma pequena propriedade suinícola com relação à geração, tratamento e destino dos dejetos suinos em Braço do Norte/SC. In: XXIX Congreso Interamericano de Ingenieria Sanitaria y Ambiental, 2004, San Juan. Anais do XXIX Congreso da AIDIS. San Juan, Puerto Rico: AIDIS/OPS, 2004.

  • SEZERINO, Pablo Heleno ; PHILIPPI, L. S. . Filtro plantado com macrófitas (wetland) como tratamento de esgotos em unidade residencial-critérios para dimensionamento. In: 22 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003, Joinville. Anais do 22o Congresso brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2003. v. II 238.

  • SCHMITZ, Jucineide Terezinha Martendal ; POMPÊO, César Augusto ; PHILIPPI, L. S. . Novos olhares e trajetórias na Educação Ambiental. In: II Simpósio Sul Brasileiro de Educação Ambiental, 2003, Itajaí. Anais do II Simpósio Sul Brasileiro de Educação Ambiental. Itajaí: Univali, 2003. v. 1.

  • FERREIRA, Francisco A Carneiro ; MEDEIROS, João de Deus ; PHILIPPI, L. S. . O Saneamento Ambiental no Contexto das Unidades de Conservação. In: XX Conferencia Latinoamericana de Escuelas y Facultades de Arquitectura (XX CLEFA), 2003, Concepción. Livro de Ponencias. Concepción, Chile, 2003., 2003.

  • SEZERINO, Pablo Heleno ; SPILLER, V. R. ; SANTOS, M. A. ; KAYSER, K. ; KUNST, S. ; PHILIPPI, L. S. ; SOARES, Hugo Moreira . Nutrient removal of piggery effluent using vertical constructed wetlands in South Brazil.. In: 5th International IWA specialist group conference on Waste Stabilisation Ponds, 2002, Auckland. Conference Papers Volume 1. Auckland, New Zealand: NZ Water &Wastes Association, 2002. v. 1. p. 297-304.

  • SEZERINO, Pablo H ; REGINATTO, V. ; SOARES, Hugo Moreira ; PHILIPPI, L. S. . Wetlands como polimento de efluentes de lagoas de estabilização de dejetos de suinos-início de operação. In: VI Simpósio Luso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2002, Vitória ES. Anais do VI Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2002. v. II-064. p. 1-8.

  • BENTO, Alessandra Pellizzaro ; SEZERINO, Pablo Heleno ; BARBOSA, Tereza Cristina ; PHILIPPI, L. S. . Comparação entre modelos aplicados ao diagnóstico do tratamento de esgoto por sistemas de lodo ativado baseados em parâmetros biológicos. In: VI Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2002, Vitória ES. Anais do VI Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2002. v. II-072. p. 1-8.

  • BENTO, Alessandra Pellizzaro ; PHILIPPI, L. S. ; BARBOSA, Tereza Cristina ; SEZERINO, Pablo H . Monitoramento microscopico do sistema insular de tratamento de esgotos de Florianopolis/SC. In: 21 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitaria e Ambiental, 2001, João Pessoa. CD Room do Congresso N° II-054, 2001.

  • Hoffmann, H. ; BENTO, Alessandra Pellizzaro ; PHILIPPI, L. S. ; BELLI FILHO, Paulo . Utilização da imagem microscopica na avaliação das condições de operação-uma avaliação da experiência da Alemanha em estações de tratamento de esgotos no Brasil. In: 21 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitaria e Ambiental, 2001, João Pessoa. CD Room do 21° Congresso ABES, 2001.

  • Picot, B. ; COSTA, R. H. R. ; PHILIPPI, L. S. ; Sambuco, J.P. . The desludging of waste stabilisation ponds and sludge disposal in France. In: Specialised Conference on: Sludge Management: regulation, treatment, utilisation and disposal, 2001, Acapulco. IWA Specialised Conference on Sludge Management: regulation, treatment, utilisation and disposal. Acapulco, México: IWA Association, 2001. p. 366-372.

  • Picot, B. ; COSTA, R. H. R. ; Paing, J. ; PHILIPPI, L. S. ; Sambuco, J.P. . Sludge accumulation and properties in several types of waste stabilisation ponds. In: Specialised Conference on Sludge Management: regulation, treatment, utilisation and disposal, 2001, Acapulco. IWA Specialised Conference on Sludge Management. Acapulco, México: IWA, 2001. p. 616-619.

  • PHILIPPI, L. S. . Saneamento Descentralizado: Instrumento para o Desenvolvimento Sustentável. In: IX Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2000, Porto Seguro. 500 Anos de Saneamento Ambiental-Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: ABES-APRH, 2000.

  • BENTO, Alessandra Pellizzaro ; PHILIPPI, L. S. . Caracterização da Microfauna na Avaliação da Remoção do Nitrogênio e Matéria Orgânica em um Sistema de Tratamento por Lodos Ativados. In: IX Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2000, Porto Seguro. 500 Anos de Saneamento Ambiental-Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: ABES-APRH, 2000.

  • PHILIPPI, L. S. ; SEZERINO, Pablo Heleno . Utilização de um Sistema Experimental por meio de WETLAND construido no tratamento de Esgotos Domésticos Pós Tanque Séptico. In: IX Simpósio Luso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2000, Porto Seguro. 500 Anos de Saneamento Ambiental-Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: ABES-APRH, 2000.

  • PHILIPPI, L. S. ; ROSA, A. C. M. . Construção de um Planejamento Pedagógico Utilizando Matrizes e Considerando os Temas Transversais. In: I Simpósio Latino Americano da IOSTE(Internat. Organiz. for Science and Technol. Education)/ VII Encontro Perspectivas do Ensino de BIologia, 2000, São Paulo. Coletânea do 7º Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2000. v. I. p. 823-826.

  • PHILIPPI, L. S. . Desafio dos projetos de educação ambiental ante seus princípios básicos. In: Seminário sobre educação ambiental: desenvolvimento de cursos e projetos, 1999, São Paulo. Seminário sobre educação ambiental:desenvolvimento de cursos e projetos; textos para subsidiar a discussão. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública-USP, 1999. v. 1. p. 87-94.

  • PHILIPPI, L. S. ; FERREIRA, Francisco A Carneiro ; MEDEIROS, João de Deus . Expectativas de organização social e ambiental para a revitalização urbana: o caso de estudo do Canal da Barra da Lagoa. In: ENANPUR, 1999, Porto Alegre. Anais do ENANPUR, 1999.

  • PHILIPPI, L. S. . A EDUCACAO AMBIENTAL COMO ESTRATEGIA DE ENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE NO GERENCIAMENTO DE BACIAS HIDROGRAFICAS. In: ANAIS - SIMPOSIO INTERNACIONAL SOBRE GESTAO DE RECURSOS HIDRICOS, 1998, GRAMADO RS, 1998.

  • PHILIPPI, L. S. ; SEZERINO, P. H. ; COSTA, Rejane Helena Ribeiro da . DOMESTIC EFFLUENT TREATMENT THROUGH INTEGRATED SYSTEM OF SEPTIC TANK AND ROOT ZONE. In: 6TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON WETLAND SYSTEMS FOR WATER POLLUTION CONTROL, 1998, AGUAS DE SAO PEDRO SP. 6TH International Conference on Wetland systems for wastewater treatment, 1998.

  • PHILIPPI, L. S. . UMA PEDAGOGIA DO AMOR PARA A CONSTRUCAO DA SUSTENTABILIDADE. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCACAO DO COLEGIO CORACAO DE JESUS, 1998, FLORIANOPOLIS SC, 1998.

  • FERREIRA, Francisco A Carneiro ; FRAGNANI, e ; MEDEIROS, João de Deus ; PALAMANOS, K ; PHILIPPI, L. S. . Expectativa de organização social e ambiental para revitalização urbana: a busca de acessibilidade física, visual e produtiva do canal da Barra da Lagoa. In: VIII Encontro Nacional da ANPUR, 1998, Porto Alegre. Anais do VII ENANPUR, 1998.

  • PHILIPPI, L. S. ; SEZERINO, P. H. ; COSTA, R. H. R. . Domestic Effluent Treatment Through Integrated System Of Septic Tank And Root Zone. In: 6th International Conference on Wetland System for Water Pollution Control, 1998, Águas de São Pedro. 6th International Conference on Wetland System for Water Pollution Control, 1998.

  • SEZERINO, P. H. ; PHILIPPI, L. S. . Tratamento de esgotos utilizando o potencial solo-plantas. In: XXVI CONGRESO INTERAMERICANO DE INGENIERIA SANITARIA Y AMBIENTAL, 1998, Lima, Peru. Gestión Ambiental en el Siglo XXI. Lima - Peru : APIS-AIDIS. Lima: AIDIS, 1998. v. 1.

  • SILVA, D. J. ; PHILIPPI, L. S. . A PEDAGOGY OF LOVE TO THE ENVIRONMENTAL EDUCATION. In: INTERNATIONAL CONFERENCE: ENVIRONMENT AND SOCIETY: EDUC. AND PUBL. AWARENESS FOR SUSTAINABILITY, 1997, THESSALONIKI - GREECE. Proceedings of the Thessaloniki International Conference : Environmental and Society: Education and Public Awareness for Sustainability. Athens: University of Athens, 1997. v. 1. p. 283-285.

  • PHILIPPI, L. S. ; PANCERI, Bernardete . Percepção Ambiental: um Enfoque Comunitário e Institucional no Campo do Saneamento Ambiental Rural. In: 19º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1997, Foz do Iguaçu. Anais do 19º CBESA. Rio de Janeiro: ABES, 1997.

  • PHILIPPI, L. S. . Sistemas compactos de filtração aeróbica para disposição de efluentes de tanques sépticos. In: VI Simpósio Luso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1994, Florianópolis. Anais do VI SILUBESA. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1994. v. 1. p. 341-353.

  • PHILIPPI, L. S. ; PANCERI, Bernardete . Uma experiência de formação em saneamento ambiental como atividade de extensão rural em Santa Catarina. In: III Conferência Interamericanade Educação em Engenharia e Tecnologia, 1994, Rio de Janeiro. Proceedings. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1994. v. 1.

  • PHILIPPI, L. S. . Sistemas compactos de filtração aeróbica para disposição de efluentes de tanques sépticos. In: VI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1994, Fklorianópolis. VI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1994.

  • PHILIP, H. ; MAUNOIR, S. ; RAMBAUD, A. ; PHILIPPI, L. S. . Septic tank sludges: accumulation rate and biochemical characteristics. In: 2nd International specialized conference on design and operation of small wastewater treatment plants, 1993, Trondheim. Preprints 2nd International Specialized Conference on Design and Operation of Small Wastewater Treatment Plants. Londres: IWA, 1993. v. 1. p. 97-104.

  • PHILIPPI, L. S. . Condições de funcionamento e acumulação de lodo em fossas sépticas. In: V Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitaria e Ambiental, 1990, Belo Horizonte. Anais do V SILUBESA, 1990.

  • MAGRI, Maria Elisa ; SMITH, Richard ; Francisco, J.G.Z. ; FONGARO, G. ; PHILIPPI, L. S. ; BERARDI, C. R. M. ; VINNERÅS, B. . Real Scale Evaluation of a Urine Diverting Dry Toilet: Operational and Hygiene Perspectives. In: 3rd International Faecal Sludge Management Conference, 2015, Hannoi. Abstracts of 3rd International Faecal Sludge Management Conference 2015, 2015. v. 1. p. 100-102.

  • PIRES, João Daniel Torres Simões ; SMITH, Richard ; PHILIPPI, L. S. . Integração entre Gestão e Educação Ambiental na Escola Getúlio Vargas. In: XXXI CONGRESO INTERAMERICANO AIDIS, 2008, Santiago/Chile. Anais do AIDIS, 2008.

  • OLIJNYK, Débora Parcias ; Hofmann, S.M. ; SEZERINO, P. H. ; PHILIPPI, L. S. . Nitrogen budget in vertical flow constructed wetlands for domestic wastewater treatment. In: XXXI CONGRESO INTERAMERICANO AIDIS, 2008, Santiago/Chile. Anais do XXXI CONGRESO INTERAMERICANO AIDIS, 2008.

  • VITALI, G. L. S. ; OLIJNYK, Débora Parcias ; SANTOS, Daniel Costa dos ; PHILIPPI, L. S. . Evaluation of modelling methods for the constructed wetland design. In: XXXI CONGRESO INTERAMERICANO AIDIS, 2008, Santiago/Chile. Anais do XXXI CONGRESO INTERAMERICANO AIDIS, 2008.

  • GOMES, E. ; SILVEIRA, S. M. ; GAVA, T. ; PHILIPPI, L. S. . A extensão universitária como instrumento da educação ambiental. In: XXVI Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), 2008, Maringá/PR. XXVI Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), 2008.

  • MATOS FILHO, Altamiro Morais ; PHILIPPI, L. S. . Agricultura Orgânica: a metodologia MESMIS como análise de sustentabilidade. In: III Congresso Brasileiro e III Simpósio Estadual de Agroecologia, 2005, Florianópolis. Anais: ABA, 2005. CD-ROM. Florianópolis: ABA, 2005. v. 1. p. 1-10.

  • KOSSATZ, Bruno ; PLATZER, Christoph ; PHILIPPI, L. S. ; SEZERINO, Pablo Heleno ; BELLI FILHO, Paulo . Redução de DQO e SS de efluentes da suinocultura em leito de areia-estudos preliminares para a aplicação de sistema tipo wetland. In: XI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2004, Natal, RN. Rio de Janeiro: ABES, 2004.

  • POMPÊO, César Augusto ; PHILIPPI, L. S. ; SILVEIRA, Rosí Cristina Espindola da . Conceitos preliminares para pensar, agir, repensar e retroagir em processos participativos de gestão ambiental de resíduos sólidos urbanos. In: XI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2004, Natal, RN. Rio de Janeiro: ABES, 2004.

  • MONTEIRO, Luiz Walter da Silva ; HENN, Alan ; GOSMANN, Hugo Adolfo ; PINTO, Rafael de O ; PHILIPPI, L. S. ; BELLI FILHO, Paulo . Estudo de caso do manejo ambiental dos dejetos suinos integrando a potencialidade de geração de biogás.. In: 3o Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2004, Salvador. ANAIS: 3* Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2004.

  • STEINWANDTER, Bernadete Regina ; CALDART, Tamara Ellis ; PHILIPPI, L. S. ; POMPÊO, César Augusto . Problematização e gestão de embalagens de agrotóxicos no meio rural: estudo de caso no município de Alfredo Wagner/SC. In: 1o Simpósio de Recursos Hídricos do Sul;1o Simpósio de águas da AUGM-Aguasul, 2005, Santa Maria/RS. Livro de Resumos, 2005. v. 1. p. 121-122.

  • LOPES, Nadia Yano ; PHILIPPI, L. S. ; GODOY, Fabio Bertini ; SALIM, K. G . Educação ambiental na comunidade da Armação do Pântano do Sul. In: V Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2005, Florianópolis. http://www.sepex.ufsc.br/anais_5/index_fixo800600.html, 2005.

  • SEZERINO, Pablo Heleno ; BENTO, Alessandra Pellizzaro ; GOTARDO, Jackeline Tatiane ; PETERS, Madelon Rebelo ; QUEIROZ, Adriano ; OLIJNYK, Débora Parcias ; LAPOLLI, Flávio Rubens ; PHILIPPI, L. S. . Sistemas naturais para o tratamento descentralizado de esgotos nos municípios da grande Florianópolis/SC- ferramenta para o desenvolvimento regional sustentável. In: ICTR, 2004, Florianópolis. Anais do II ICTR, 2004.

  • CARDOSO, Cauam Ferreira ; AZEVEDO, Bruno Duarte ; PHILIPPI, L. S. . Ações ambientais na comunidade da Serrinha e a cidadania. In: IV Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2004, Florianópolis. Anais da IV SEPEX. Florianópolis: Ed. da Ufsc, 2004.

  • LOPES, Nadia Yano ; PHILIPPI, L. S. . Implantação de um centro de valorização dos resíduos sólidos e educação ambiental na Barra da Lagoa.. In: IV Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2004, Florianópolis. Anais da IV SEPEX. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2004.

  • SANTOS, Caroline de Liz ; CARVALHO, Luciana ; FERREIRA, Francisco A Carneiro ; SOUZA, Gabriela Binatti ; LIMA, Beatriz B Moreira ; MEDEIROS, João de Deus ; JUCÁ, Henrique ; MONDARDO, Cristina ; PHILIPPI, L. S. ; THANS, Felipe Castelliani . O Canal da Barra da Lagoa: Área 1. In: IV Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2004, Florianópolis. Anais da IV SEPEX. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2004.

  • MIRANDA, Cláudio Rocha de ; MASSON, Ivanete ; SILVEIRA, Nará de Fátima Quadros da ; LIMA, Lúcia Cecatto de ; SILVA, Márcio Cláudio Cardos da ; PHILIPPI, L. S. ; BELLI FILHO, Paulo . A questão ambiental e a suinocultura catarinense-a produção científica dos cursos de Pós-graduação da UFSC. In: 22o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003, Joinville. Anais do 22o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2003. v. VI-035. p. 416-417.

  • KOSSATZ, Bruno ; SEZERINO, Pablo Heleno ; BELLI FILHO, Paulo ; PHILIPPI, L. S. . Estudos em escala laboratorial para a determinação de material filtrante de unidades wetlands: remoção de DQO, SS e NH4-N. In: 11o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2003, São Paulo. Anais do 11o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. São Paulo: Editora da USP, 2003. v. 1.

  • OLIVEIRA, José Luiz Rocha ; VIECILI, Fábio Luis ; GONÇALVES, Edson F ; PHILIPPI, L. S. ; POMPÊO, César Augusto . Qualidade da água e educação ambiental na região da Lagoa do Peri (Florianópolis,SC). In: 11o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2003, São Paulo. Anais do 11o Simpósio Internacional de Iniciação Científica de São Paulo, 2003. v. 1.

  • CARDOSO, Cauam Ferreira ; AZEVEDO, Bruno Duarte ; PHILIPPI, L. S. . Ações ambientais na comunidade da Serrinha e a cidadania. In: 3a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2003, Florianópolis. Anais da 3a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2003. v. 1.

  • OLIVEIRA, José Luiz Rocha ; POMPÊO, César Augusto ; PHILIPPI, L. S. . Educação ambiental no entorno do canal extravasor da lagoa do Peri. In: 3a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2003, Florianópolis. Anais da 3a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Florianópolis: UFSC, 2003. v. 1.

  • HOFFMAN, Daniela Mara ; ROSA, Ediane ; FERREIRA, Francisco A Carneiro ; PHILIPPI, L. S. . O planejamento ambiental orientado para o saneamento de São João do Rio Vermenlho. In: 3a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2003, Florianópolis. Anais da 3a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2003. v. 1.

  • KOSSATZ, Bruno ; SEZERINO, Pablo H ; BELLI FILHO, Paulo ; PHILIPPI, L. S. . Simulação da tratabilidade de filtros com macrófitas (wetlands) em escala laboratorial através de colunas. In: 3a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2003, Florianópolis. Anais da 3a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Florianópolis: UFSC, 2003. v. 1.

  • TONINI, F. ; PHILIPPI, L. S. ; ROSA, A. C. M. . A percepção ambiental dos estudantes de Agronomia da UFSC. In: XI Seminário de Iniciação Científica, 2001, Florianópolis. Anais doXI Seminário de Iniciação Científica da UFSC-2001- Livro de Resumos. Florianópolis: Lagoa Editora Ltda, 2001. p. 240-240.

  • CAZARÉ, M. ; BELLI FILHO, Paulo ; PARDOMO, C. C. ; PHILIPPI, L. S. ; DELAVÉQUIA, M. . Lagoas anaeróbias para o tratamento de efluentes da suinocultura. In: V Oficina e seminario latino-americano de digestão anaerobia, 2000, Recife. Anais da V Oficina e seminario latino-americano de digestão anaerobia. Recife: UFPE/CTG/BT, 2000. v. II. p. 53-56.

  • CARIS, Marlen Erika ; Oliveira, E. ; PHILIPPI, L. S. . Caracterização de macrófitas e monitoramento de nutrientes em águas residuárias. Evidência (UNOESC) , 2009.

  • MAGRI, Maria Elisa ; SMITH, Richard ; Francisco, J.G.Z. ; BERARDI, C. R. M. ; FONGARO, G. ; PHILIPPI, L. S. . Avaliação de um modelo de banheiro seco separador e processos de tratamento de fezes e urina humanas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAGRI, Maria Elisa ; SMITH, Richard ; Francisco, J.G.Z. ; FONGARO, G. ; BERARDI, C. R. M. ; PHILIPPI, L. S. ; VINNERÅS, B. . Real scale evaluation of a Urine Diverting Dry Toilet: operational and hygiene perspectives. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KAFER, S. C. ; MAGRI, Maria Elisa ; Francisco, J.G.Z. ; PHILIPPI, L. S. . Application of High Organic Loading Rate in Sludge Treatment Wetlands as an Option for Developing Countries with Tropical and Sub-Tropical Climate. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KAFER, S. C. ; MAGRI, Maria Elisa ; HAIML, C. ; SEZERINO, Pablo H ; PHILIPPI, L. S. . Operação de wetlands construídos para tratamento de lodo com alta taxa de aplicação e recirculação do líquido percolado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PHILIPPI, L. S. . Alternativas de gerenciamento seguro de lodos de esgoto sob a ótica do saneamento descentralizado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • HENN, Alan ; BELLI FILHO, Paulo ; PHILIPPI, L. S. . Gestão ambiental através do manejo e do tratamento de dejetos em uma pequena propriedade suinícola. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PHILIPPI, L. S. ; MAGRI, Maria Elisa ; SUNTI, C. . Balanço hídrico em uma residência unifamiliar, considerando águas cinzas e águas de chuva como fontes alternativas de água. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PHILIPPI, L. S. . Redução do consumo de água e saneamento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PHILIPPI, L. S. ; MAGRI, Maria Elisa ; Suntti, C. ; SERGIO, D. Z. ; JOUSSEF, K. L. . Fontes Alternativas de Água. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PHILIPPI, L. S. . Segregação de esgoto domestico na origem visando o reuso em edificações. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PHILIPPI, L. S. . Aspectos Técnicos e Ambientais do Esgotamento Sanitário. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PHILIPPI, L. S. . Esgotamento sanitário: concepção, histórico, contextualização, responsabilidades, titularidade, políticas e perspectivas futuras. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAGRI, Maria Elisa ; SEZERINO, Pablo H ; PHILIPPI, L. S. . Avaliação da performance de tratamento de esgotos em biofiltros aerados submersos preenchidos com diferentes meios suportes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARDOSO, Cauam Ferreira ; VALENTE, Victor Bustani ; PHILIPPI, L. S. . A universidade pública como mediadora na transformação socio-ambiental das comunidades de seu entorno. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KOSSATZ, Bruno ; SÁ, João Paulo de ; POMPÊO, César A ; PHILIPPI, L. S. . A participação comunitária na implantação de sistemas descentralizados de tratamento de esgoto como contribuição a gestão dos recursos hídricos no Alto Vale do Itajaí- estudo de caso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PHILIPPI, L. S. . A formação em Engenharia Sanitária e Ambiental na UFSC. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MATOS FILHO, Altamiro Morais ; PHILIPPI, L. S. . Agricultura Orgânica: a metodologia MESMIS como análise de sustentabilidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PHILIPPI, L. S. . Filtros plantados com macrófitas como tratamento de esgotos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PHILIPPI, L. S. . Saneamento Descentralizado como Instrumento para o Desenvolvimento Sustentavel. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SEZERINO, Pablo H ; PHILIPPI, L. S. . Utilização de um Sistema Experimental por meio de Wetland Construido no Tratamento de Esgotos Domésticos pos Tanque Séptico. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BENTO, Alessandra Pellizzaro ; PHILIPPI, L. S. . Caracterização da Microfauna na Avaliação da Remoção do Nitrogênio e Matéria Orgânica em um Sistema de Tratamento por Lodos Ativados. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PHILIPPI, L. S. ; ROSA, A. C. M. . Construção de um Planejamento Pedagogico Utilizando Matrizes e Considerando os Temas Transversais. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PHILIPPI, L. S. . A EDUCACAO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE CONSERVACAO DE MANANCIAIS PA-RA ABASTECIMENTO DE AGUA EM COMUNIDADES NAO ASSISTIDA- ESTUDO DE CASO DAS COMUNIDADES VIZINHAS DO PARQUE MUNICIPAL MACICO DA COSTEIRA/ILHA DE SANTA CATARINA. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PHILIPPI, L. S. . CAPACITACAO EM EDUCACAO SANITARIA PARA PROJETOS DE SANEAMENTO AMBIENTAL- UMA EXPERIENCIA BRASILEIRA. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PHILIPPI, L. S. . TRATAMENTO DE ESGOTOS UTILIZANDO POTENCIAL SOLO PLANTA. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PHILIPPI, L. S. . TRATAMENTO DE ESGOTOS UTILIZANDO O POTENCIAL SOLO-PLANTAS. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PHILIPPI, L. S. . A EDUCACAO AMBIENTAL COMO ESTRATEGIA DE ENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE NO GERENCIAMENTO DE BACIAS HIDROGRAFICAS. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PHILIPPI, L. S. . DOMESTIC EFFLUENT TREATMENT THROUGT INTEGRATED SYSTEM OF SEPTIC TANK AND ROOT ZONE. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PHILIPPI, L. S. . UMA PEDAGOGIA DO AMOR PARA A CONSTRUCAO DA SUSTENTABILIDADE. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PHILIPPI, L. S. . A PEDAGOGY OF LOVE TO THE ENVIRONMENTAL EDUCATION. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PHILIPPI, L. S. . PERCEPCAO AMBIENTAL: UM ENFOQUE COMUNITARIO E INSTITUCIONAL NO CAMPO DO SANEAMENTO AMBIENTAL RURAL. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PHILIPPI, L. S. . SANEAMENTO BASICO DESCENTRALIZADO PARA O PARQUE DO RIO VERMELHO. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PHILIPPI, L. S. . AVALIACAO DE UM MODULO EXPERIMENTAL EM SANEAMENTO BASICO. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PHILIPPI, L. S. . SANEAMENTO INDIVIDUAL/COLETIVO: VANTAGENS E DESVANTAGENS. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PHILIPPI, L. S. . PROJETO PARQUE DO RIO VERMELHO: EXPECTATIVAS DE HABITANTES DA AREA DE INFLUENCIA DO PARQUE A RESPEITO DAS POSSIBILIDADES DE MANEJO DOS RECURSOS NATURAIS DA LOCALIDADE. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PHILIPPI, L. S. . SANEAMENTO BASICO DESCENTRALIZADO: INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PHILIPPI, L. S. . SISTEMAS COMPACTOS DE FILTRACAO AEROBICA PARA DISPOSICAO DE EFLUENTES DE TANQUES SEPTICOS. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PHILIPPI, L. S. . UMA EXPERIENCIA DE FORMACAO EM SANEAMENTO AMBIENTAL COMO ATIVIDADE DE EXTENSAO RURAL EM SANTA CATARINA. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PHILIPPI, L. S. . FUNCIONAMENTO DE FOSSAS SEPTICAS EM CONDICOES REAIS: VOLUME E ACUMULA-CAO DE LODO. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PHILIP, H. ; MAUNOIR, S. ; RAMBAUD, A. ; PHILIPPI, L. S. . SEPTIC TANK SLUDGES: ACCUMULATION RATE AND BIOCHEMICAL CHARACTERISTICS. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LESAVRE, J. ; PHILIP, H. ; PHILIPPI, L. S. ; WILCZINSKI, Z. ; RAMBAUD, A. . Assainissement autonome:I accumulation des boues dans les fosses septiques et fréquence de vidange.. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PHILIPPI, L. S. . CONDICOES DE FUNCIONAMENTO E ACUMULACAO DE LODO EM FOSSAS SEPTICAS. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PHILIPPI, L. S. ; FERREIRA, Francisco A Carneiro ; MEDEIROS, João de Deus ; NUNES, A C ; SCHLOSSER, B M ; CARVALHO, L ; OLIVEIRA, M ; OLIJNYK, D P ; BITTENCOURT, N . A busca de sustentabilidade para o uso e a ocupação do Canal da Barra da Lagoa. 2004 (Documento Interno).

  • FERREIRA, Francisco A Carneiro ; SANTOS, C L ; CARVALHO, L ; SOUZA, G B ; MEDEIROS, João de Deus ; PHILIPPI, L. S. . O Planejamento Ambiental na Ilha de Santa Catarina: o estudo de Caso do Canal da Barra da Lagoa. Florianópolis 2004 (Documento Interno).

  • PHILIPPI, L. S. . Decentralised Sanitation and Reuse (DESAR). Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003 (Revista Técnica).

  • FERREIRA, Francisco A Carneiro ; HOFFMANN, D ; ROSA, Edilene ; PHILIPPI, L. S. . O planejamento ambiental orientado para o saneamento de São João do Rio Vermelho. Florianópolis 2003 (Documento Interno).

  • PHILIPPI, L. S. . Boletim Informativo Projeto Rede Semente Sul 2002 (Boletim).

  • POMPÊO, César A ; PHILIPPI, L. S. . Fórum Municipal Desenvolvimento e Meio Ambiente-Alfredo Wagner/SC: Documento Oficial/Oficinas Temáticas. Florianópolis: Núcleo de Estudos da Água, 2002 (cartilha).

  • BONICOLI, V. ; PHILIPPI, L. S. ; GASCOIN, R. ; RHEAULT, D. ; VU VA N, J. . Formations au développement: le point de vue des personnes originaires des pays du sud 2001 (Monografia).

  • LIXO, G. ; PHILIPPI, L. S. . Considerando mais o lixo. Florianópolis: Insular, 1999 (cartilha).

  • FERREIRA, Francisco A Carneiro ; PHILIPPI, L. S. ; MEDEIROS, João de Deus . Plano de Urbanização Específica de Ingleses Sul e Santinho. Uma avaliação preliminar 1999 (Documento Interno).

  • PHILIPPI, L. S. ; PEREIRA, A. ; WARMLING, S. . O Saneamento na Bacia do Rio Cubatão. Florianópolis: Imprensa Universitária, 1998 (cartilha).

  • PHILIPPI, L. S. . Saneamento descentralizado como instrumento para o desenvolvimento sustentável 1997 (Monografia).

  • PHILIPPI, L. S. ; MALISKA, C. ; CORSEUIL, H. X. ; SCHLINDWEIN, S. L. ; MELO FILHO, E. ; AMARAL, D. A. . Tecnologias Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Cubatão 1997 (CD-ROM).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PHILIPPI, L. S. . Curso de capacitação a distância em Consultoria Ambiental. 2000.

PHILIPPI, L. S. . Educação Ambiental Curso Básico a distância. 2000.

MALISKA, C. ; PHILIPPI, L. S. ; MELO FILHO, E. ; CORSEUIL, H. X. ; SCHLINDWEIN, S. L. ; AMARAL, D. A. . Tecnologias ambientais para o desenvolvimento sustentável da bacia do rio Cubatão. 1997.

PHILIPPI, L. S. ; BAASCH, S. S. N. . CARACTERIZACAO DOS RESIDUOS SOLIDOS DO MUNICIPIO DE FLORIANOPOLIS. 1988.

POMPÊO, César Augusto ; LIMA, Lenilza de Matos ; PHILIPPI, L. S. ; KOBYAMA, Masato ; PATRÍCIO, Zuleica Maria . Planejamento Participativo de Recursos Hídricos na Região das Nascentes do Rio Itajaí do Sul- Relatório de Pesquisa. 2006.

PHILIPPI, L. S. . Desenvolvimento e avaliação de processos para o uso de fontes alternativas de água visando sua conservação. 2006.

PHILIPPI, L. S. . Boletim Informativo Projeto Rede Semente Sul. 2002.

FERREIRA, Francisco A Carneiro ; MEDEIROS, João de Deus ; PHILIPPI, L. S. ; NOZAR, L ; SCHLEMPER, V . Plano do Santinho e Ingleses Sul: Uma avaliação Preliminar. 2000.

PHILIPPI, L. S. ; MALISKA, C. ; CORSEUIL, H. X. ; SCHLINDWEIN, S. L. ; AMARAL, D. A. ; MELO FILHO, E. . Tecnologias Ambientais para o desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Cubatâo. 1998.

PHILIPPI, L. S. ; FERREIRA, Francisco A Carneiro ; ABREU, J. L. C. . Parque do Rio Vermelho: condição para o Desenvolvimento Sócio-Ambiental das comunidades da ecoregião. 1995.

PHILIPPI, L. S. ; RAMBAUD, A. ; PHILIP, H. ; CASELLAS, C. . Fonctionnement des fosses septiques en conditions réelles: enquête prospective durant 3 ans sur un parc de 33 instalations dans le Département de l'Hérault.. 1991.

PHILIPPI, L. S. ; SCHAEFER, Victor O. ; FRANCALACCI, Márcio R ; SENS, M. L. . Relatório Técnico. 1986.

PHILIPPI, L. S. . consumo de água. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PHILIPPI, L. S. ; MAGRI, Maria Elisa ; SEZERINO, Pablo Heleno . Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado. 2009; Tema: saneamento descentralizado. (Site).

PHILIPPI, LUIZ SÉRGIO ; SEZERINO, P. H. ; PETERS, Madelon Rebelo ; MAGRI, Maria Elisa ; VIEIRA, Fabricio Jacques ; VALENTE, Victor Bustani . Arranjos tecnológicos para tratamento de esgotos sanitários de forma descentralizada. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - cadernos de pesquisa Funasa).

PHILIPPI, L. S. ; MAGRI, Maria Elisa ; Suntti, C. ; Fogolari, O. ; Zaguini, J.G. . Alternativas de gerenciamento seguro de lodos de esgotos sob a ótica do saneamento descentralizado. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - divulgação de pesquisa).

PHILIPPI, L. S. ; MAGRI, Maria Elisa ; Suntti, C. ; Fogolari, O. . Alternativas de gerenciamento seguro de lodos de esgotos sob a ótica do saneamento descentralizado. 2011. (Relatório de pesquisa).

FERREIRA, Francisco A Carneiro ; MEDEIROS, João de Deus ; PHILIPPI, L. S. ; Vaz, N.P. . Projeto Parque Estadual do Rio Vermelho: Subsídios ao Plano de manejo. 2010. (Relatório de pesquisa).

PHILIPPI, L. S. . Aperfeiçoamento de sistemas de tratamento de esgoto por filtros plantados com macrófitas em centros de treinamento da Epagri. 2010. (Relatório de pesquisa).

PHILIPPI, L. S. ; Belizario, S. ; Hetterich, A. . Oficina Educação Ambiental: uma análise conceitual. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERREIRA, Francisco A Carneiro ; MEDEIROS, João de Deus ; PHILIPPI, L. S. ; Vaz, N.P. . boletim do parque estadual do rio vermelho. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Boletim informativo).

PHILIPPI, L. S. . Desenvolvimento e avaliação de processos para o uso de fontes alternativas de água visando à sua conservação. 2009. (Relatório de pesquisa).

PHILIPPI, L. S. ; CARIS, Marlen Erika . Determinação do potencial de remoção de nutrientes por macrófitas flutuantes (fam. Lemnaceae ) em águas residuárias da suinocultura ? uma perspectiva de reuso.. 2009. (Relatório de pesquisa).

PHILIPPI, L. S. . Gestão Ambiental. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PHILIPPI, L. S. ; PETERS, Madelon . Conservação da Água. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PHILIPPI, L. S. ; SEZERINO, P. H. ; CAMPOS, Rosane Hein . Sistemas Descentralizados de Tratamento de Esgotos. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila).

FERREIRA, Francisco A Carneiro ; MEDEIROS, João de Deus ; PHILIPPI, L. S. ; Vaz, N.P. . boletim do parque estadual do rio vermelho informativo no 1. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Boletim informativo no 1).

PHILIPPI, L. S. ; OLIJNYK, Débora Parcias . Eficácia dos sistemas de tratamento de esgoto doméstico e de água para consumo humano utilizando wetlands considerando períodos diferentes de instalação e diferentes substratos e plantas utilizados. 2007. (Relatório de pesquisa).

PHILIPPI, L. S. ; MAGRI, Maria Elisa . Arranjos tecnológicos para tratamento de esgotos de forma descentralizada. 2007. (Relatório de pesquisa).

PHILIPPI, L. S. . Sistemas Naturais de Tratamento de Esgotos-Wetlands construidos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PHILIPPI, L. S. . Uso de wetlands como tratamento de esgoto. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PHILIPPI, L. S. . PROSAB 04 ? Tema 5 - Projeto UFSC: ?Práticas de Saneamento Descentralizado com Segregação e Tratamento de Esgotos Domésticos na Origem, Visando à Redução do Consumo de Água. 2006. (Relatório de pesquisa).

POMPÊO, César A ; LIMA, Lenilza de Matos ; PHILIPPI, L. S. ; KOBYAMA, Masato ; PATRÍCIO, Zuleica Maria . Planejamento participativo de recursos hídricos na região das nascentes do rio Itajaí do Sul. 2006. (Relatório de pesquisa).

PHILIPPI, L. S. . A importância da capacitação técnica e gerencial para o êxito dos serviços municipais de saneamento ambiental. 2006. (Palestra).

PHILIPPI, L. S. . A formação do engenheiro sanitarista e ambiental da UFSC. 2006. (Palestra).

PHILIPPI, L. S. . Tratamento de esgotos através de filtros plantados com macrófitas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SEZERINO, Pablo Heleno ; PHILIPPI, L. S. . Filtros plantados com macrófitas como tratamento de esgotos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PHILIPPI, L. S. . Gerenciamento de Serviços de Saneamento Urbano. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila).

PHILIPPI, L. S. . Empresa e responsabilidade sócio-ambiental. 2005. (Palestra).

POMPÊO, César Augusto ; PHILIPPI, L. S. ; LIMA, Lenilza Mattos ; SCHMIDT, Wilson ; KOBYAMA, Masato . Alfredo Wagner na UFSC. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PHILIPPI, L. S. ; MEDEIROS, João de Deus ; TRINDADE, Clarice . Boletim Informativo Projeto Rede Semente Sul. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Boletim informativo).

PHILIPPI, L. S. ; POMPÊO, César Augusto . Gestão Ambiental Participativa-uma experiência de pesquisa interdisciplinar e participante no município de Alfredo Wagner-SC. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PHILIPPI, L. S. ; POMPÊO, César Augusto ; SIERVI, Elizabeth Campanella de . Curso de saneamento ambiental para professores no município de Alfredo Wagner. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PHILIPPI, L. S. ; MEDEIROS, João de Deus ; DIAS, Adriana ; TRINDADE, Clarice . Boletim Informativo Projeto Rede Semente Sul. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Boletim informativo).

PHILIPPI, L. S. ; FERREIRA, Francisco A Carneiro ; MEDEIROS, João de Deus . Plano do Santinho e Ingleses Sul: uma avaliação preliminar. 2000. (Parecer técnico).

PHILIPPI, L. S. . ECOS - Boletim Informativo. 1997. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Boletim informativo).

MALISKA, C. ; CORSEUIL, H. X. ; MELO FILHO, E. ; SCHLINDWEIN, S. L. ; AMARAL, D. A. ; PHILIPPI, L. S. . Tecnologias ambientais para o desenvolvimento sustentável da bacia do Cubatão. 1997. (Relatório de pesquisa).

BAASCH, S. S. N. ; PHILIPPI, L. S. . Caracterização dos resíduos sólidos de Florianópolis, SC. 1988. (Relatório de pesquisa).

PHILIPPI, L. S. . Globo Universidade. 2008.

PHILIPPI, L. S. . Práticas de saneamento descentralizado com segregação e tratamento de esgotos domésticos na origem, visando a redução do consumo de água. 2006 (Relatorio de Pesquisa) .

POMPÊO, César A ; LIMA, Lenilza de Matos ; PHILIPPI, L. S. ; KOBYAMA, Masato ; PATRÍCIO, Zuleica Maria . Planejamento participativo de recursos hídricos na região das nascentes do rio Itajaí do Sul-Projeto trilha. 2006 (Relatorio de Pesquisa) .

POMPÊO, César Augusto ; PHILIPPI, L. S. . Curso de gestão de recursos hídricos `a distância para o Nordeste do Brasil. 2003 (Elaboração de Projeto) .

POMPÊO, César A ; PHILIPPI, L. S. . Curso de Gestão de Recursos Hídricos em Áreas Urbanas. 2003 (Elaboração de Projeto) .

PHILIPPI, L. S. . Práticas de saneamento descentralizado com segregação e tratamento de esgotos domésticos na origem, visando a redução do consumo de água. 2003 (Elaboração de Projeto) .

PHILIPPI, L. S. ; POMPÊO, César A ; KOBYAMA, Masato . Planejamento participativo em recursos hídricos na região das nascentes do Rio Itajaí do Sul. 2002 (Elaboração de Projeto) .

COSTA, Rejane Helena Ribeiro da ; LAPOLLI, Flávio Rubens ; PHILIPPI, L. S. ; CORSEUIL, H. X. ; MELO FILHO, E. . Elaboração do Projeto do Curso de Doutorado em Engenharia Ambiental. 1999 (Elaboração de Projeto) .

MALISKA, C. ; PHILIPPI, L. S. ; MELO FILHO, E. ; SCHLINDWEIN, S. L. ; CORSEUIL, H. X. ; AMARAL, D. A. . Tecnologias ambientais para o desenvolvimento sustentável do Rio Cubatão. 1995 (Elaboração de Projeto) .

PHILIPPI, L. S. . Programa de Qualidade Ambiental na Indústria Catarinense. 1995 (Demais trabalhos relevantes) .

PHILIPPI, L. S. ; PHILIP, H. . Fonctionnement a long terme des fosses septiques. 1990 (Relatorio de Pesquisa) .

PHILIPPI, L. S. ; PHILIP, H. . Fonctionnement a long terme des fosses septiques - Enquête sur le Département de l'Hérault. 1989 (Relatorio de Pesquisa) .

PHILIP, H. ; MAUNOIR, S. ; PHILIPPI, L. S. ; RAMBAUD, A. . Fonctionnement des fosses septiques toutes eaux. 1989 (Relatorio Internode Pesquisa) .

BAASCH, S. S. N. ; PHILIPPI, L. S. . Caracterização dos resíduos sólidos do município de Florianópolis. 1988 (Relatorio de Pesquisa) .

SCHAEFER, Victor O. ; FRANCALACCI, Márcio R ; STEMMER, Helena A ; PHILIPPI, L. S. ; CUNHA, Guilherme F ; VEIGA FILHO, Afonso ; DIAS, José Daladier . Projeto para a implantação da habilitação Engenharia Sanitária. 1978 (Elaboração de Projeto) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2016

    TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA O TRATAMENTO ESGOTOS SANITÁRIOS NO MEIO RURAL, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo Belli Filho em 20/03/2013., Descrição: O presente projeto tem por objetivo avaliar diferentes tecnologias de saneamento, a fim de estabelecer um arranjo que priorize a eficiência, o baixo custo e a simplicidade de operação, respeitando assim as peculiaridades do ambiente rural. Neste contexto, o projeto pretende estudar a utilização de filtros plantados com macrófitas (wetlands), lagoas de lemnas, e sistemas de saneamento seco (banheiros secos), testando diferentes combinações. Espera-se definir uma alternativa tecnológica que remova satisfatoriamente os compostos nitrogenados e fosfatados, além de patógenos e matéria orgânica recalcitrante, almejando-se o enquadramento nos padrões estipulados na legislação e a redução dos impactos ambientais. Considerando as características do meio rural, também pretende-se avaliar a valorização de sub-produtos do saneamento, para adubação de solos, irrigação e produção de alimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2012 - 2016

    Higienização de produtos gerados em sistemas de saneamento (lodo de esgoto e fezes humanas) visando à produção de materiais seguros para o reuso agrícola, Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é a avaliação de processos de higienização de produtos gerados em sistemas de saneamento (fezes humanas e lodo de esgoto) visando o controle da poluição ambiental e a produção de materiais seguros para o reúso agrícola. Será estudada a higienização das fezes humanas por meio de uma opção de tratamento chamado seco para aplicação em banheiros secos com segregação de urina, conhecidos internacionalmente como urine-diverting dry toilets UDDT. Os processos estudados para higienização de lodo de esgoto serão os filtros plantados com macrófitas de fluxo vertical e um sistema por via térmica com a utilização de energia solar. A avaliação dos sistemas estudados será baseada na inativação dos patógenos Enterococcus spp., Salmonella spp., Escherichia coli, bacteriófagos MS2 e ΦX e Ascaris lumbricóides.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Coordenador / PABLO H. SEZERINO - Integrante / Maria Elisa Magri - Integrante / Richard Smith - Integrante / carlos josé de carvalho pinto - Integrante / Odinei Fogolari - Integrante / Joceli Gorresen Zaguini - Integrante / Björn Vinnerås - Integrante / Silvana Cristina Käfer - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 4

  • 2012 - 2016

    Filtros plantados com macrófitas (wetlands construídos) empregados no tratamento descentralizado de esgotos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo Belli Filho em 12/10/2012., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Integrante / Pablo H Sezerino - Integrante / Paulo Belli Filho - Coordenador / Catiane Pelissari - Integrante / Victória Regina Monteiro - Integrante / Camila M Trein - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação Nacional de Saúde - Presidência - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 2

  • 2009 - 2013

    Gestão de efluentes e avaliação de fontes alternativas de água em propriedades rurais de base familiar, Descrição: o projeto foi apresentado ao CT-Hidro/CNPq, Edital MCT/CNPq/CT-AGRONEGÓCIO/CT-HIDRO - Nº 27/2008, visando estudar alternativas de tratamento de esgotos com e sem reuso em propriedades rurais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Coordenador / Maria Elisa Magri - Integrante / Joceli Gorresen Zaguini - Integrante / Tarcio Moreno - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 1

  • 2009 - 2013

    Alternativas tecnológicas para valoração das excretas humanas - ações baseadas na nova abordagem de saneamento sustentável, Descrição: Avaliação de tecnologias de tratamento para valorização das excretas humanas, visando assegurar a reciclagem de nutrientes para as plantas de forma segura e econômica, por meio da redução de volume, inativação de patógenos, e remoção de resíduos de fármacos e hormônios das excretas. Objetivos específicos Em virtude da abrangência do trabalho, o estudo conta com diferentes objetivos específicos a serem alcançados. ? Aperfeiçoar o processo de desidratação e higienização das fezes humanas com o uso de uréia e aditivo - cinzas + conchas de ostras; ? Avaliar a higienização das excretas humanas (fezes + urina/águas negras) por meio da adição extra de uréia, processo chamado ?nitrogen based sanitation?. Avaliar a remoção de amoxicilina e cefalexina da urina humana pelo processo de oxidação avançada com peróxido de hidrogênio e luz ultravioleta e a presença dos nutrientes na urina antes e após o processo oxidativo avançado (POA).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Coordenador / Maria Elisa Magri - Integrante / Joceli Gorresen Zaguini - Integrante / Raquel Cardoso de Souza - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3

  • 2008 - 2011

    Alternativas de gerenciamento seguro de lodos de esgotos sob a ótica do saneamento descentralizado, Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é a avaliação de alternativas para o gerenciamento seguro de lodo gerado em sistemas de tratamento de esgoto do tipo tanques sépticos sob a ótica do saneamento descentralizado, ou seja, buscando atender às demandas de pequenas comunidades ou unidades residenciais. O projeto teve a duração total de 3 anos, sendo que um campo experimental foi instalado no intuito de avaliarem-se as tecnologias propostas para o tratamento de lodo. Duas linhas de pesquisa foram implementadas: Linha experimental 1 - filtros plantados com macrófitas de fluxo vertical (FP) para mineralização e desaguamento de lodo; e Linha experimental 2 - tratamento térmico para desinfecção de lodo. Na linha experimental 1 foram implementadas duas sub-linhas, a primeira estudou comparativamente duas taxas de aplicação superficiais de lodo nos filtros (125 e 250 KgST.m-2.ano-1), visando a obtenção de parâmetros operacionais, e a segunda estudou a adaptação e eficiência de diferentes macrófitas neste tipo de sistema (Zizanopsis bonariensis ? Junco, Cyperus papyrus ? Papyrus, e Typha dominguensis - Typha). Na sub-linha 1 foram avaliados 2 filtros idênticos plantados com Junco, de 4,3 m² de áreasuperficial. Cada um recebeu uma das taxas de lodo avaliadas. Na sub-linha 2 fizeram parte 3 pares de filtros fisicamente idênticos de 0,8 m² de área superficial cada, sendo que cada par foi plantado com uma espécie de macrófita. Os pares foram alimentados com taxas de aplicação diferentes (125 e 200 KgST.m-2.ano-1). A operação dos filtros era realizada em batelada, sendo que cada batelada é aqui denominada ciclo de alimentação. Cada ciclo tinha uma duração de 7 dias. No dia 1 os filtros eram alimentados, e sua saída era mantida fechada por 6 dias, e então aberta para a percolação da água de desaguamento do lodo, chamada de líquido percolado. A operação da linha experimental 2, que foi constituída de um reator térmico com coletores solares para o aproveitamento da energia solar foi. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Coordenador / Carla Sunti - Integrante / Caio Angel Voltolini - Integrante / Daniel F. C. Furtado - Integrante / Odinei Fogolari - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Nacional de Saúde - Presidência - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 3

  • 2007 - 2009

    Produção de hidrogênio a partir da digestão anaeróbia de resíduos agroindustriais, Descrição: O hidrogênio tem se apresentado como um combustível energético alternativo aos combustíveis fósseis, pois sua combustão produz principalmente H2O. Este gás pode ser produzido biologicamente, através da fermentação de carboidratos (fonte renovável de carbono). Porém, a produção biológica de hidrogênio (biohidrogênio) somente se torna economicamente competitiva, se estas fontes de carbono forem de baixo custo, como os resíduos da agroindústria. O Estado de Santa Catarina tem sua economia fortemente baseada em suas atividades agroindustriais, gerando deste modo, vários resíduos do processamento de produtos agrícolas, dos quais destacam-se a água de prensagem de mandioca, na produção de féculas, e o bagaço de maçã produzido a partir da produção de suco da fruta. Estes resíduos são ricos em matéria orgânica e, se descartados no sem o devido tratamento, podem gerar problemas ambientais sérios. O elevado teor de carboidratos presentes nestes resíduos, possibilita sua aplicação como substratos para a produção de biohidrogênio. Várias espécies microbianas, encontradas em solos e lodos de digestão anaeróbia de tratamento de esgotos, são capazes de realizar fermentação com a concomitante produção de hidrogênio. Assim, pretende-se estabelecer condições adequadas à produção de biohidrogênio por fermentação de manipueira e bagaço de maçã como substratos carbônicos, através de fermentação em biorreatores anaeróbios em batelada, utilizando-se como inóculo lodo de tratamento de efluentes municipais. A construção e operação desses biorreatores possibilitarão o estabelecimento de condições adequadas à produção do biohidrogênio, a partir destes substratos quanto ao pH, temperaturas, carga orgânica e parâmetros cinéticos de produção. Além disso o acompanhamento da microbiota presente nos biorreatores, através de ferramenta molecular baseada no DNA, permitirá avaliar a variabilidade genética dos principais organismos envolvidos na fermentação, ao longo do período de produção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Coordenador / Alessandra Pellizzaro Bento - Integrante / Valéria Reginatto Spiller - Integrante / Regina Vasconcellos Antônio - Integrante / Edna Regina Amante - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2010

    Determinação do potencial de remoção de nutrientes por macrófitas flutuantes (fam. Lemnaceae) em águas cresiduarias da suinocultura-uma perspectiva de reuso, Descrição: Apresentando uma atividade agropecuária intensa, com um efetivo estimado em mais de 5,5 milhões de suínos, a suinocultura catarinense possui uma posição de destaque na economia nacional. Esta atividade possui uma importante influência social, cultural, econômica e ecológica. Este processo agropecuário é um dos principais responsáveis pelos impactos ambientais encontrados no Estado de Santa Catarina, com uma ampla degradação ambiental e uma perda de recursos naturais sem precedentes. Os corpos hídricos são os que mais demonstram os impactos sofridos e todos os fatores bióticos e abióticos também são afetados. Para a redução da carga de poluentes, têm sido realizados vários estudos de interesse da engenharia ecológica com o intuito de encontrar ecoestratégias que visam a minimização de impactos ambientais produzidos pelas atividades antrópicas. Utilizando-se da capacidade de autodepuração ambiental, ou mais precisamente a ação de interação dos diferentes ciclos biogeoquímicos, busca-se identificar os organismos bioativos que possam ser utilizados nas ecoestratégias como bioremediadores e bioindicadoras de toxicidade e ao mesmo tempo interessantes no processo de valoração dos efluentes. A proposta de pesquisa presente neste projeto, se enquadra na área de estudos para o reuso de águas, objetivando a determinação do potencial de remoção de nutrientes por macrófitas fluturantes com as espécies representativas da Fam. Lemnaceae, em águas residuárias da suinocultura, tendo como foco o processo biológico de remediação. Neste sentido o projeto busca conhecer melhor as condições naturais de ocorrência das macrófitas (exigência de nutrientes, condições climáticas) além de resultados sobre o reaproveitamento dos efluentes (utilização dos nutrientes disponíveis para produção de biomassa primária e sua inclusão nos demais níveis tróficos) antes de sua disposição nos corpos hídricos, observada a sua classe, para que haja a maximização do aproveitamento da matéria e energia. Consid. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Coordenador / Marlen Erika Caris - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 2006 - 2009

    Desenvolvimento e avaliação de processos para uso de fontes alternativas de água visando sua conservação, Descrição: Desenvolvimento e avaliação de processos para uso de fontes alternativas de água visando sua conservação: o projeto visa trabalhar com as aguas negras, cinzas e azuis numa edificação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Coordenador / Hugo Melilo - Integrante / Maria Elisa Magri - Integrante / Karina Lopes Joussef - Integrante / Djesser Zechner Sergio - Integrante / Nathalia Battistella - Integrante / Carla Suntti - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 15

  • 2005 - 2007

    Eficácia dos sistemas de tratamento de esgoto doméstico e de água para consumo humano, Descrição: o projeto buscará avaliar a performance de diversos sistemas de tratamento de esgoto doméstico e de tratamento de água utilizando a técnica de wetlands, no estado de SC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Coordenador / Bruno Kossatz - Integrante / Débora Parcias Olijnyk - Integrante.Financiador(es): Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2005 - 2007

    Estudo de alternativas para a implantação de sistemas de wetlands construídos nas fazendas da empresa Modo Battistella Reflorestamento S.A. - Mobasa, Descrição: A carência nas ações de saneamento, verificada em todos os setores da sociedade, vem promovendo um panorama, no mínimo, preocupante, pois efluentes sem tratamento e/ou com tratamentos inadequados são lançados aos corpos d'água receptores, causando sérios desequilíbrios ambientais comprometendo a biota local e a saúde humana. Sob uma outra óptica, esta defasagem nos serviços de saneamento reforçam a necessidade e a relevância da participação da sociedade na implementação de sistemas de tratamento de efluentes que sejam eficazes, técnica e economicamente. Dentro desta perspectiva, profissionais da empresa Modo Battistella Reflorestamento S.A. - Mobasa, vêm implementando nas fazendas de manejo florestal sistemas de tratamento de esgotos, baseados em processos naturais de depuração. Estes sistemas, contudo, necessitam serem operados e avaliados sob um conjunto de critérios técnicos e investigativos - pesquisa científica. Dado a necessidade relatada, apresenta-se uma proposta de pesquisa por parte do Grupo de Pesquisa em Saneamento Descentralizado - GESAD, pertencente ao Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina, a qual objetiva atuar nas unidades de tratamento existentes, bem como na implementação de medidas mitigadoras e de novos sistemas. Esta proposta de pesquisa, portanto, é articulada para atender as necessidades e aspirações expressadas pelos técnicos da MOBASA junto aos sistemas de tratamento de esgotos tipo "zona de raízes", bem como para buscar o desenvolvimento da pesquisa e da formação acadêmica em todos os seus níveis, graduação, mestrado e doutorado.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Coordenador / Kátia Moreira de Souza Melo - Integrante.Financiador(es): Mobasa - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2009

    Arranjos tecnológicos para tratamento de esgotos sanitários de forma descentralizada., Descrição: O projeto buscará avaliar um conjunto de quatro arranjos tecnológicos para o tratamento de esgotos domésticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Coordenador / Maria Elisa Magri - Integrante / Fabricio Jacques Vieira - Integrante.Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde - Presidência - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2004 - 2006

    Práticas de saneamento descentralizado com segregação e tratamento de esgotos domésticos ma origem, visando a redução de consumo de água, Descrição: O projeto visa estudar a segregação do esgoto doméstico na origem, considerando a divisão de águas cinzas e águas negras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Coordenador / Pablo Heleno Sezerino - Integrante / Madelon Rebelo Peters - Integrante / Bruno Segalla Pizzolatti - Integrante / Clarice Post Darella - Integrante / Júlia de Araujo Pascal - Integrante / Hugo Melilo - Integrante / Sânia Fortunato de Bem - Integrante / Magnum Maciel Vieira - Integrante / Kátia Moreira de Souza Melo - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2003 - 2006

    Planejamento participativo de recursos hídricos na região das nascentes do rio Itajaí do Sul, Descrição: Este projeto tem por finalidades subsidiar a implementação de ações para controle de enchentes e inundações em Alfredo Wagner, contribuir para a melhoria da qualidade das águas, promover a participação comunitária para a gestão dos recursos hídricos e contribuir para a implementação de instrumentos de gestão dos recursos hídricos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Integrante / César A Pompêo - Coordenador / Ivanete Masson - Integrante / Masato Kobyama - Integrante / Tamara Ellis Caldart - Integrante / Jucineide Terezinha Martendal Schmitz - Integrante / Bernadete Regina Steinwandter - Integrante / Camila Maia Moritz - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 5

  • 2002 - 2008

    A participação da Sociedade em Consórcios de Municípios e Comitês de Bacia, Descrição: Neste projeto, diferentes etapas do processo são sub-projetos específicos e com pesquisadores associados correspondentes; assim, no âmbito do sub-projeto 1: os consórcios intermunicipais de resíduos sólidos são o foco;neste sub-projeto busca-se compreender os mecanismos que favorecem ou dificultam uma ação integrada visando a participação da sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Coordenador / Rosí Cristina Espindola da Silveira - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2002 - 2005

    Certificação na Agricultura Orgânica, Descrição: A pesquisa em questão buscou avaliar uma metodologia capaz de eleger indicadores para dar conta do estado em que se encontram as dimensões ecológica, ecenomica e social dos agroecossistemas, visando a sustentabilidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Coordenador / Altamiro Morais Matos Filho - Integrante.Número de orientações: 1

  • 2002 - 2005

    Validação de tecnologias para o manejo, tratamento e valorização dos dejetos de suinos em Santa Catarina-pequenas e médias produções de suinos, Descrição: O projeto visa validar um conjunto de arranjos tecnológicos e metodológicos a se r empregado na gestão dos dejetos da suinocultura, com atenção à pequena e média produção. Serão construidos e implantados sistemas em escala normal, objetivando avaliar seu desempenho e eficiência, bem como os elementos de operação e manutenção dos sistemas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Coordenador / Pablo Heleno Sezerino - Integrante / Paulo Belli Filho - Integrante / Rejane Helena Ribeiro da Costa - Integrante / Alan Henn - Integrante / Narciso Angel Ramos Arroyo - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 5

  • 2002 - 2005

    Validação tecnológica no tratamento de dejetos de suinos, Descrição: Este projeto visa realizar a validação tecnológica de tecnologias para o tratamento de dejetos de suinos; o projeto possui diversos sub-projetos, entre os quais dois estão sob minha coordenação; no primeiro deles, um aluno de doutorado trabalha com o pós tratamento de lagoas de estabilização através de filtros de pedras e filtros plantados com macrófitas. No segundo caso, um mestrando avaliará a produção metânica a partir de um reator anaeróbio de fluxo ascendente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Integrante / Pablo Heleno Sezerino - Integrante / Paulo Belli Filho - Coordenador / Rejane Helena Ribeiro da Costa - Integrante / Alan Henn - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 5

  • 2002 - 2004

    Identificação de materiais como meio filtrante para disposição no solo ou em filtros plantados com macrófitas, Descrição: este projeto objetiva avaliar as performances de diferentes materiais comumente utilizados para a filtração no solo; buscar-se-á compreender como as características físicas dos materiais se relacionam com a capacidade de depuração.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Coordenador / Bruno Kossatz - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 3

  • 1995 - 1997

    Tecnologias ambientais para o desenvolvimento sustentável da bacia do rio Cubatão, Descrição: Este projeto PADCT/CIAMB, financiado pela FINEP, vizava o diagnóstico ambiental da bacia do Cubatão-SC e o desenvolvimento de ações permitindo um desenvolvimento mais equilibrado principalmente no aspecto referente à qualidade ambiental. Diversos programas locais foram desenvolvidos ao longo dos 3 anos de duração do projeto, envolvendo a população dos municípios de Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Integrante / Elói Melo Filho - Integrante / Clovis R Maliska - Coordenador / Henry X Corseuil - Integrante / Sandro Schlindwein - Integrante / Darciléa A Amaral - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 1986 - 1988

    Caracterização físico-química dos resíduoa sólidos do município de Florianópolis/SC, Descrição: O projeto teve como objetivo geral realizar a caracterização dos resíduos sólidos do município de Florianópolis visando elementos para o planejamento de ações no setor. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Integrante / Sandra Sulamita Nahas Baasch - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1985 - 1986

    Tecnologias apropriadas para o saneamento em situações de emergência-tratamento de água, Descrição: o projeto vizava o desenvolvimento de uma estação piloto de tratamento de água para situações de emergência. Foi construido um módulo experimental no qual forma realizadas diversas modificações permitindo uma redução e simplificação das fases de floculção e decantação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Integrante / Maurício Luiz Sens - Coordenador / Victor O. Schaefer - Integrante / Márcio R Francalacci - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - 2011

    A Estação das Bicicletas -Projeto hidrosanitario, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sandra Regina Alexandre Ramos em 18/03/2013., Descrição: A Estação das Bicicletas disporá, além do sistema de água potável, o sistema de captação e aproveitamento de água da chuva e tratamento e reuso de águas cinzas. A concepção do projeto foi baseada, considerando-se, para alguns usos, a capacidade máxima de vagas disponíveis na Estação das Bicicletas, ou seja, 250 vagas e teve como referência, os dados e elementos estabelecidos no Projeto Arquitetônico e de Instalações Hidrossanitárias. Neste projeto, a água da chuva captada será utilizada para fins de lavação dos banheiros, pisos e vidraças. As águas cinzas oriundas dos chuveiros e lavatórios serão tratadas em um Tanque Séptico seguido de um Filtro Plantado com Macrófitas de Fluxo Horizontal e reutilizadas nos vasos sanitários e mictórios. As instalações foram projetadas em conformidade com a ABNT, seguindo o que preconiza as seguintes normas: NBR 5626: Instalações Prediais de Água Fria; NBR 7198: Projeto e Execução de Instalações Prediais de Água Quente; NBR 10844: Instalações Prediais de Águas Pluviais; NBR 15527: Aproveitamento de Água de Chuva para Fins Não Potáveis em Áreas Urbanas Diretrizes; NBR 8160: Instalações Prediais de Esgotos Sanitários; NBR 7229: Projeto, Construção e Operação de Sistemas de Tanques Sépticos. NBR 13969: Tanques sépticos - Unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos - Projeto, construção e operação . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Integrante / Sandra Regina Alexandre Ramos - Coordenador / Cristina Moreira Lalau - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Aperfeiçoamento de sistemas de tratamento de esgoto por filtros plantados com macrófitas em centros de treinamento da Epagri, Descrição: Projetar e implantar modificações em dois sistemas biológicos de tratamento de esgoto doméstico (wetland) plantados com macrófitas e avaliar os seus desempenhos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Coordenador / Daniel F. C. Furtado - Integrante., Financiador(es): Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2007 - 2010

    Projeto Parque Estadual do Rio Vermelho. Subsídios ao Plano de Manejo., Descrição: O Parque do Rio Vermelho está situado na Bacia Hidrográfica da Lagoa da Conceição, na costa leste da Ilha de Santa Catarina, litoral sul do Brasil(27º34 S.; 48º27 W). O fragilizado ecossistema do Parque Florestal do Rio Vermelho tem sido impactado pela urbanização desordenada em curso na região da Bacia, onde a crescente demanda por espaços e serviços não encontra resposta no controle das administrações públicas responsáveis pela proteção da UC. O Parque é constituído por uma área de 1.297 hectares em terreno predominantemente de Restinga, exceto pela inserção de uma pequena parcela que abrange parte da encosta constituída de Mata Ombrófila Densa do extremo norte da Bacia Hidrográfica da Lagoa. A vegetação original de restinga abriga formações herbáceas, arbustivas e arbóreas. Parte considerável dessa vegetação original foi substituída (cerca de 50% do território da UC) por diversas espécies florestais exóticas, destacadamente dos gêneros Pinus e Eucalyptus. Apesar destas alterações, a região se caracteriza como um rico habitat natural para inú meras espécies da fauna e da flora do litoral catarinense. Na última década, o parcelamento do solo nas comunidades do entorno do Parque, em desacordo com a legislação urbanística do município, tem dado margem a especulação do uso e ocupação dos espaços públicos. Têm ocorrido alterações casuísticas na legislação do Plano Diretor dos Balneários vigente desde 1985, entre as quais se destaca a liberação do gabarito para construção de prédios de quatro pavimentos na comunidade da Barra da Lagoa, vizinha ao Parque. O adensamento proposto nestas áreas por extrapolar a, já comprometida, capacidade de suporte do sítio, foi questionado judicialmente pela Ordem dos Advogados de Santa Catarina, em Ação Indireta de Inconstitucionalidade que provocou a suspensão da Lei 3711 aprovada pela Câmara de Vereadores de 1992. Além disso, por não estar incluído no Sistema de Unidade de Conservação do Estado de Santa Catarina, o Parque Flo. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Integrante / Francisco A Carneiro Ferreira - Coordenador / João de Deus Medeiros - Integrante / Nelson Popini Vaz - Integrante., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2010 - 2011

    A Estação das Bicicletas -Projeto hidrosanitario, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sandra Regina Alexandre Ramos em 18/03/2013., Descrição: A Estação das Bicicletas disporá, além do sistema de água potável, o sistema de captação e aproveitamento de água da chuva e tratamento e reuso de águas cinzas. A concepção do projeto foi baseada, considerando-se, para alguns usos, a capacidade máxima de vagas disponíveis na Estação das Bicicletas, ou seja, 250 vagas e teve como referência, os dados e elementos estabelecidos no Projeto Arquitetônico e de Instalações Hidrossanitárias. Neste projeto, a água da chuva captada será utilizada para fins de lavação dos banheiros, pisos e vidraças. As águas cinzas oriundas dos chuveiros e lavatórios serão tratadas em um Tanque Séptico seguido de um Filtro Plantado com Macrófitas de Fluxo Horizontal e reutilizadas nos vasos sanitários e mictórios. As instalações foram projetadas em conformidade com a ABNT, seguindo o que preconiza as seguintes normas: NBR 5626: Instalações Prediais de Água Fria; NBR 7198: Projeto e Execução de Instalações Prediais de Água Quente; NBR 10844: Instalações Prediais de Águas Pluviais; NBR 15527: Aproveitamento de Água de Chuva para Fins Não Potáveis em Áreas Urbanas Diretrizes; NBR 8160: Instalações Prediais de Esgotos Sanitários; NBR 7229: Projeto, Construção e Operação de Sistemas de Tanques Sépticos. NBR 13969: Tanques sépticos - Unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos - Projeto, construção e operação . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Integrante / Sandra Regina Alexandre Ramos - Coordenador / Cristina Moreira Lalau - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Aperfeiçoamento de sistemas de tratamento de esgoto por filtros plantados com macrófitas em centros de treinamento da Epagri, Descrição: Projetar e implantar modificações em dois sistemas biológicos de tratamento de esgoto doméstico (wetland) plantados com macrófitas e avaliar os seus desempenhos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Coordenador / Daniel F. C. Furtado - Integrante., Financiador(es): Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2007 - 2010

    Projeto Parque Estadual do Rio Vermelho. Subsídios ao Plano de Manejo., Descrição: O Parque do Rio Vermelho está situado na Bacia Hidrográfica da Lagoa da Conceição, na costa leste da Ilha de Santa Catarina, litoral sul do Brasil(27º34 S.; 48º27 W). O fragilizado ecossistema do Parque Florestal do Rio Vermelho tem sido impactado pela urbanização desordenada em curso na região da Bacia, onde a crescente demanda por espaços e serviços não encontra resposta no controle das administrações públicas responsáveis pela proteção da UC. O Parque é constituído por uma área de 1.297 hectares em terreno predominantemente de Restinga, exceto pela inserção de uma pequena parcela que abrange parte da encosta constituída de Mata Ombrófila Densa do extremo norte da Bacia Hidrográfica da Lagoa. A vegetação original de restinga abriga formações herbáceas, arbustivas e arbóreas. Parte considerável dessa vegetação original foi substituída (cerca de 50% do território da UC) por diversas espécies florestais exóticas, destacadamente dos gêneros Pinus e Eucalyptus. Apesar destas alterações, a região se caracteriza como um rico habitat natural para inú meras espécies da fauna e da flora do litoral catarinense. Na última década, o parcelamento do solo nas comunidades do entorno do Parque, em desacordo com a legislação urbanística do município, tem dado margem a especulação do uso e ocupação dos espaços públicos. Têm ocorrido alterações casuísticas na legislação do Plano Diretor dos Balneários vigente desde 1985, entre as quais se destaca a liberação do gabarito para construção de prédios de quatro pavimentos na comunidade da Barra da Lagoa, vizinha ao Parque. O adensamento proposto nestas áreas por extrapolar a, já comprometida, capacidade de suporte do sítio, foi questionado judicialmente pela Ordem dos Advogados de Santa Catarina, em Ação Indireta de Inconstitucionalidade que provocou a suspensão da Lei 3711 aprovada pela Câmara de Vereadores de 1992. Além disso, por não estar incluído no Sistema de Unidade de Conservação do Estado de Santa Catarina, o Parque Flo. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Integrante / Francisco A Carneiro Ferreira - Coordenador / João de Deus Medeiros - Integrante / Nelson Popini Vaz - Integrante., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2010 - 2011

    A Estação das Bicicletas -Projeto hidrosanitario, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sandra Regina Alexandre Ramos em 18/03/2013., Descrição: A Estação das Bicicletas disporá, além do sistema de água potável, o sistema de captação e aproveitamento de água da chuva e tratamento e reuso de águas cinzas. A concepção do projeto foi baseada, considerando-se, para alguns usos, a capacidade máxima de vagas disponíveis na Estação das Bicicletas, ou seja, 250 vagas e teve como referência, os dados e elementos estabelecidos no Projeto Arquitetônico e de Instalações Hidrossanitárias. Neste projeto, a água da chuva captada será utilizada para fins de lavação dos banheiros, pisos e vidraças. As águas cinzas oriundas dos chuveiros e lavatórios serão tratadas em um Tanque Séptico seguido de um Filtro Plantado com Macrófitas de Fluxo Horizontal e reutilizadas nos vasos sanitários e mictórios. As instalações foram projetadas em conformidade com a ABNT, seguindo o que preconiza as seguintes normas: NBR 5626: Instalações Prediais de Água Fria; NBR 7198: Projeto e Execução de Instalações Prediais de Água Quente; NBR 10844: Instalações Prediais de Águas Pluviais; NBR 15527: Aproveitamento de Água de Chuva para Fins Não Potáveis em Áreas Urbanas Diretrizes; NBR 8160: Instalações Prediais de Esgotos Sanitários; NBR 7229: Projeto, Construção e Operação de Sistemas de Tanques Sépticos. NBR 13969: Tanques sépticos - Unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos - Projeto, construção e operação . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Integrante / Sandra Regina Alexandre Ramos - Coordenador / Cristina Moreira Lalau - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Aperfeiçoamento de sistemas de tratamento de esgoto por filtros plantados com macrófitas em centros de treinamento da Epagri, Descrição: Projetar e implantar modificações em dois sistemas biológicos de tratamento de esgoto doméstico (wetland) plantados com macrófitas e avaliar os seus desempenhos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Coordenador / Daniel F. C. Furtado - Integrante., Financiador(es): Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2007 - 2010

    Projeto Parque Estadual do Rio Vermelho. Subsídios ao Plano de Manejo., Descrição: O Parque do Rio Vermelho está situado na Bacia Hidrográfica da Lagoa da Conceição, na costa leste da Ilha de Santa Catarina, litoral sul do Brasil(27º34 S.; 48º27 W). O fragilizado ecossistema do Parque Florestal do Rio Vermelho tem sido impactado pela urbanização desordenada em curso na região da Bacia, onde a crescente demanda por espaços e serviços não encontra resposta no controle das administrações públicas responsáveis pela proteção da UC. O Parque é constituído por uma área de 1.297 hectares em terreno predominantemente de Restinga, exceto pela inserção de uma pequena parcela que abrange parte da encosta constituída de Mata Ombrófila Densa do extremo norte da Bacia Hidrográfica da Lagoa. A vegetação original de restinga abriga formações herbáceas, arbustivas e arbóreas. Parte considerável dessa vegetação original foi substituída (cerca de 50% do território da UC) por diversas espécies florestais exóticas, destacadamente dos gêneros Pinus e Eucalyptus. Apesar destas alterações, a região se caracteriza como um rico habitat natural para inú meras espécies da fauna e da flora do litoral catarinense. Na última década, o parcelamento do solo nas comunidades do entorno do Parque, em desacordo com a legislação urbanística do município, tem dado margem a especulação do uso e ocupação dos espaços públicos. Têm ocorrido alterações casuísticas na legislação do Plano Diretor dos Balneários vigente desde 1985, entre as quais se destaca a liberação do gabarito para construção de prédios de quatro pavimentos na comunidade da Barra da Lagoa, vizinha ao Parque. O adensamento proposto nestas áreas por extrapolar a, já comprometida, capacidade de suporte do sítio, foi questionado judicialmente pela Ordem dos Advogados de Santa Catarina, em Ação Indireta de Inconstitucionalidade que provocou a suspensão da Lei 3711 aprovada pela Câmara de Vereadores de 1992. Além disso, por não estar incluído no Sistema de Unidade de Conservação do Estado de Santa Catarina, o Parque Flo. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Integrante / Francisco A Carneiro Ferreira - Coordenador / João de Deus Medeiros - Integrante / Nelson Popini Vaz - Integrante., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2010 - 2011

    A Estação das Bicicletas -Projeto hidrosanitario, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sandra Regina Alexandre Ramos em 18/03/2013., Descrição: A Estação das Bicicletas disporá, além do sistema de água potável, o sistema de captação e aproveitamento de água da chuva e tratamento e reuso de águas cinzas. A concepção do projeto foi baseada, considerando-se, para alguns usos, a capacidade máxima de vagas disponíveis na Estação das Bicicletas, ou seja, 250 vagas e teve como referência, os dados e elementos estabelecidos no Projeto Arquitetônico e de Instalações Hidrossanitárias. Neste projeto, a água da chuva captada será utilizada para fins de lavação dos banheiros, pisos e vidraças. As águas cinzas oriundas dos chuveiros e lavatórios serão tratadas em um Tanque Séptico seguido de um Filtro Plantado com Macrófitas de Fluxo Horizontal e reutilizadas nos vasos sanitários e mictórios. As instalações foram projetadas em conformidade com a ABNT, seguindo o que preconiza as seguintes normas: ? NBR 5626: Instalações Prediais de Água Fria; ? NBR 7198: Projeto e Execução de Instalações Prediais de Água Quente; ? NBR 10844: Instalações Prediais de Águas Pluviais; ? NBR 15527: Aproveitamento de Água de Chuva para Fins Não Potáveis em Áreas ? Urbanas ? Diretrizes; ? NBR 8160: Instalações Prediais de Esgotos Sanitários; ? NBR 7229: Projeto, Construção e Operação de Sistemas de Tanques Sépticos. ? NBR 13969: Tanques sépticos - Unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos - Projeto, construção e operação. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Integrante / Sandra Regina Alexandre Ramos - Coordenador / Cristina Moreira Lalau - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Aperfeiçoamento de sistemas de tratamento de esgoto por filtros plantados com macrófitas em centros de treinamento da Epagri, Descrição: Projetar e implantar modificações em dois sistemas biológicos de tratamento de esgoto doméstico (wetland) plantados com macrófitas e avaliar os seus desempenhos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Coordenador / Daniel F. C. Furtado - Integrante., Financiador(es): Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2007 - 2010

    Projeto Parque Estadual do Rio Vermelho. Subsídios ao Plano de Manejo., Descrição: O Parque do Rio Vermelho está situado na Bacia Hidrográfica da Lagoa da Conceição, na costa leste da Ilha de Santa Catarina, litoral sul do Brasil(27º34?S.; 48º27?W). O fragilizado ecossistema do Parque Florestal do Rio Vermelho tem sido impactado pela urbanização desordenada em curso na região da Bacia, onde a crescente demanda por espaços e serviços não encontra resposta no controle das administrações públicas responsáveis pela proteção da UC. O Parque é constituído por uma área de 1.297 hectares em terreno predominantemente de Restinga, exceto pela inserção de uma pequena parcela que abrange parte da encosta constituída de Mata Ombrófila Densa do extremo norte da Bacia Hidrográfica da Lagoa. A vegetação original de restinga abriga formações herbáceas, arbustivas e arbóreas. Parte considerável dessa vegetação original foi substituída (cerca de 50% do território da UC) por diversas espécies florestais exóticas, destacadamente dos gêneros Pinus e Eucalyptus. Apesar destas alterações, a região se caracteriza como um rico ?habitat? natural para inú¬meras espécies da fauna e da flora do litoral catarinense. Na última década, o parcelamento do solo nas comunidades do entorno do Parque, em desacordo com a legislação urbanística do município, tem dado margem a especulação do uso e ocupação dos espaços públicos. Têm ocorrido alterações casuísticas na legislação do Plano Diretor dos Balneários vigente desde 1985, entre as quais se destaca a liberação do gabarito para construção de prédios de quatro pavimentos na comunidade da Barra da Lagoa, vizinha ao Parque. O adensamento proposto nestas áreas por extrapolar a, já comprometida, capacidade de suporte do sítio, foi questionado judicialmente pela Ordem dos Advogados de Santa Catarina, em Ação Indireta de Inconstitucionalidade que provocou a suspensão da Lei 3711 aprovada pela Câmara de Vereadores de 1992. Além disso, por não estar incluído no Sistema de Unidade de Conservação do Estado de Santa Catarina, o Parque Flo. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Integrante / Francisco A Carneiro Ferreira - Coordenador / João de Deus Medeiros - Integrante / Nelson Popini Vaz - Integrante., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2010 - 2011

    A Estação das Bicicletas -Projeto hidrosanitario, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sandra Regina Alexandre Ramos em 18/03/2013., Descrição: A Estação das Bicicletas disporá, além do sistema de água potável, o sistema de captação e aproveitamento de água da chuva e tratamento e reuso de águas cinzas. A concepção do projeto foi baseada, considerando-se, para alguns usos, a capacidade máxima de vagas disponíveis na Estação das Bicicletas, ou seja, 250 vagas e teve como referência, os dados e elementos estabelecidos no Projeto Arquitetônico e de Instalações Hidrossanitárias. Neste projeto, a água da chuva captada será utilizada para fins de lavação dos banheiros, pisos e vidraças. As águas cinzas oriundas dos chuveiros e lavatórios serão tratadas em um Tanque Séptico seguido de um Filtro Plantado com Macrófitas de Fluxo Horizontal e reutilizadas nos vasos sanitários e mictórios. As instalações foram projetadas em conformidade com a ABNT, seguindo o que preconiza as seguintes normas: ? NBR 5626: Instalações Prediais de Água Fria; ? NBR 7198: Projeto e Execução de Instalações Prediais de Água Quente; ? NBR 10844: Instalações Prediais de Águas Pluviais; ? NBR 15527: Aproveitamento de Água de Chuva para Fins Não Potáveis em Áreas ? Urbanas ? Diretrizes; ? NBR 8160: Instalações Prediais de Esgotos Sanitários; ? NBR 7229: Projeto, Construção e Operação de Sistemas de Tanques Sépticos. ? NBR 13969: Tanques sépticos - Unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos - Projeto, construção e operação. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Integrante / Sandra Regina Alexandre Ramos - Coordenador / Cristina Moreira Lalau - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Aperfeiçoamento de sistemas de tratamento de esgoto por filtros plantados com macrófitas em centros de treinamento da Epagri, Descrição: Projetar e implantar modificações em dois sistemas biológicos de tratamento de esgoto doméstico (wetland) plantados com macrófitas e avaliar os seus desempenhos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Coordenador / Daniel F. C. Furtado - Integrante.Financiador(es): Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2007 - 2010

    Projeto Parque Estadual do Rio Vermelho. Subsídios ao Plano de Manejo., Descrição: O Parque do Rio Vermelho está situado na Bacia Hidrográfica da Lagoa da Conceição, na costa leste da Ilha de Santa Catarina, litoral sul do Brasil(27º34?S.; 48º27?W). O fragilizado ecossistema do Parque Florestal do Rio Vermelho tem sido impactado pela urbanização desordenada em curso na região da Bacia, onde a crescente demanda por espaços e serviços não encontra resposta no controle das administrações públicas responsáveis pela proteção da UC. O Parque é constituído por uma área de 1.297 hectares em terreno predominantemente de Restinga, exceto pela inserção de uma pequena parcela que abrange parte da encosta constituída de Mata Ombrófila Densa do extremo norte da Bacia Hidrográfica da Lagoa. A vegetação original de restinga abriga formações herbáceas, arbustivas e arbóreas. Parte considerável dessa vegetação original foi substituída (cerca de 50% do território da UC) por diversas espécies florestais exóticas, destacadamente dos gêneros Pinus e Eucalyptus. Apesar destas alterações, a região se caracteriza como um rico ?habitat? natural para inú¬meras espécies da fauna e da flora do litoral catarinense. Na última década, o parcelamento do solo nas comunidades do entorno do Parque, em desacordo com a legislação urbanística do município, tem dado margem a especulação do uso e ocupação dos espaços públicos. Têm ocorrido alterações casuísticas na legislação do Plano Diretor dos Balneários vigente desde 1985, entre as quais se destaca a liberação do gabarito para construção de prédios de quatro pavimentos na comunidade da Barra da Lagoa, vizinha ao Parque. O adensamento proposto nestas áreas por extrapolar a, já comprometida, capacidade de suporte do sítio, foi questionado judicialmente pela Ordem dos Advogados de Santa Catarina, em Ação Indireta de Inconstitucionalidade que provocou a suspensão da Lei 3711 aprovada pela Câmara de Vereadores de 1992. Além disso, por não estar incluído no Sistema de Unidade de Conservação do Estado de Santa Catarina, o Parque Flo. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Luiz Sergio Philippi - Integrante / Francisco A Carneiro Ferreira - Coordenador / João de Deus Medeiros - Integrante / Nelson Popini Vaz - Integrante.Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1994

IWPCA/WEF-Water Environment Federation, Water Environment Federation.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. , Campus Universitário - Centro Tecnológico - Depto ENS, Trindade, 88010970 - Florianópolis, SC - Brasil - Caixa-postal: 476, Telefone: (48) 33319597, Fax: (48) 33317696, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2016

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor voluntário, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Aposentou se pela UFSC como professor Titular em fevereiro de 2011. Em Maio de 2011, passou a integrar o Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC como professor voluntário.

  • 1977 - 2011

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    professor do Programa de Pos graduaçao em engenharia ambiental

    Atividades

    • 10/2013 - 10/2013

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Engenharia Ambiental

    • 06/2013 - 09/2013

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especias em Engenharia Ambiental: Saneamento Ecológico e descentralizado

    • 09/2011 - 12/2012

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Engenharia Ambiental, Saneamento ecológico e descentralizado

    • 03/2009 - 02/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, .,Cargo ou função, Representante da UFSC no Conselho Municipal de Saneamento de Florianópolis.

    • 03/2009 - 02/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, .,Cargo ou função, Representatante da UFSC no Conselho Estadual de Meio Ambiente.

    • 12/2004 - 02/2011

      Direção e administração, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Cargo ou função, Supervisor do Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado.

    • 01/1997 - 12/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Linhas de pesquisa

    • 03/2009 - 07/2010

      Extensão universitária , Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, .,Atividade de extensão realizada, Educação Ambiental: uma proposta sócio-pedagógica nas comunidades do entorno da UFSC..

    • 03/2004 - 07/2010

      Ensino, Engenharia Sanitária Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Engenharia Sanitária e Ambiental

    • 09/2009 - 12/2009

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Saneamento Ecológico e Descentralizado

    • 03/2007 - 12/2009

      Extensão universitária , Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, .,Atividade de extensão realizada, Otimização e potencialização dos recursos naturais e sociais na E.E.B.Getúlio Vargas através da educação ambiental.

    • 10/2005 - 12/2009

      Extensão universitária , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Atividade de extensão realizada, Potencialização de recursos naturais e humanos na Escola E.B. Getúlio Vargas através da educação ambiental.

    • 03/2008 - 12/2008

      Ensino, Engenharia Sanitária e Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização Institucional do Saneamento Ambiental

    • 09/2006 - 12/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Linhas de pesquisa

    • 06/2006 - 12/2008

      Extensão universitária , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Atividade de extensão realizada, Projeto Conexão dos Saberes.

    • 04/2005 - 05/2008

      Direção e administração, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Cargo ou função, Coordenador do curso de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental.

    • 03/2005 - 12/2006

      Direção e administração, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Cargo ou função, Coordenador acadêmico no Programa Escala Estudantil Grupo Montevideo.

    • 12/2004 - 12/2006

      Direção e administração, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Cargo ou função, Subchefe do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.

    • 03/2003 - 12/2006

      Extensão universitária , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Atividade de extensão realizada, Ações ambientais na comunidade da Serrinha e a cidadania.

    • 03/2006 - 03/2006

      Ensino, Gestão de Recursos Hídricos Em Áreas Urbanas/NE, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de Serviços de Saneamento Urbano

    • 09/2005 - 12/2005

      Ensino, Gestão de Recursos Hídricos Em Áreas Urbanas/NE, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de Serviços de Saneamento Urbano

    • 04/2005 - 12/2005

      Extensão universitária , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Atividade de extensão realizada, Educação Ambiental na comunidade do distrito da Armação do Pântano do Sul/Florianópolis-SC.

    • 03/2004 - 12/2005

      Extensão universitária , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária.,Atividade de extensão realizada, Implantação de um centro de valorização de resíduos sólidos e educaçõ ambiental na Barra da Lagoa..

    • 03/2004 - 12/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária.,Cargo ou função, Representação da UFSC no Conselho deliberativo da Fundação Municipal de Meio Ambiente - Palhoça/SC.

    • 09/2005 - 09/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Cargo ou função, Membro da comissão de avaliação de trabalhos de Iniciação Científica da UFSC.

    • 08/2005 - 09/2005

      Ensino, Gestão de Recursos Hídricos em Áreas Urbanas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Seminário de Monografia

    • 08/2005 - 08/2005

      Ensino, Gestão de Recursos Hídricos em Áreas Urbanas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de Serviços de Saneamento Urbano

    • 10/2003 - 06/2005

      Extensão universitária , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Atividade de extensão realizada, Saneamento ambiental no entorno da Lagoa de Ibiraquera/SC.

    • 12/2004 - 04/2005

      Direção e administração, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Cargo ou função, Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental.

    • 10/2001 - 03/2005

      Extensão universitária , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Projeto Rede Semente Sul.

    • 09/2004 - 12/2004

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Qualitativa em Engenharia Ambiental

    • 03/2004 - 12/2004

      Ensino, Engenharia Sanitária Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão e Planejamento Ambiental, Introdução a Engenharia Sanitária e Ambiental

    • 03/2004 - 12/2004

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saneamento

    • 03/2004 - 12/2004

      Ensino, Engenharia Sanitária Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão e Planejamento Ambiental

    • 03/2004 - 12/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção de candidatos ao Doutorado em Engenharia Ambiental..

    • 03/2004 - 12/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção de candidatos ao Mestrado/2005-PPGEA.

    • 03/2003 - 12/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Cargo ou função, Representante do Depto de Engenharia Sanitária e Ambiental no Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia Civil.

    • 03/2002 - 08/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pos Graduaçao Em Engenharia Ambiental, Departamento de Engenharia Sanitária.,Cargo ou função, Representante da UFSC na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental.

    • 12/2001 - 08/2004

      Direção e administração, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Cargo ou função, Supervisor do Laboratório de Educação Ambiental.

    • 03/2003 - 04/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária.,Cargo ou função, Representante da Classe Titular na CPPD.

    • 09/2003 - 02/2004

      Ensino, Engenharia Sanitária Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas descentralizados de saneamento

    • 03/2003 - 02/2004

      Ensino, Engenharia Sanitária Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Engenharia Sanitária e Ambiental

    • 03/2003 - 02/2004

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saneamento

    • 05/2003 - 09/2003

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Qualitativa em Engenharia Ambiental

    • 03/2003 - 06/2003

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Engenharia Ambiental

    • 09/2002 - 02/2003

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saneamento

    • 12/2001 - 02/2003

      Ensino, Engenharia Sanitária Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Engenharia Sanitária e Ambiental, Processos anaeróbios de tratamento, Sistemas descentralizados de saneamento

    • 09/2002 - 12/2002

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sustentabilidade no Ambiente Rural

    • 09/2002 - 09/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pos Graduaçao Em Engenharia Ambiental, Departamento de Engenharia Sanitária.,Cargo ou função, Membro da Comissão julgadora do Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza.

    • 03/1996 - 12/2001

      Direção e administração, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Cargo ou função, Supervisor do Laboratório de Educação Ambiental do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.

    • 03/1998 - 12/2000

      Ensino, Engenharia de Segurança do Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Proteção do meio Ambiente

    • 12/1998 - 09/2000

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pos Graduaçao Em Engenharia Ambiental, Departamento de Engenharia Sanitária.,Cargo ou função, Membro da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho do Meio Ambiente/SC.

    • 08/1992 - 09/2000

      Ensino, Engenharia Sanitária Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Engenharia Sanitária e Ambiental, Sistemas descentralizados de saneamento

    • 03/1999 - 02/2000

      Extensão universitária , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Atividade de extensão realizada, Otimização dos seviços de coleta e disposição final do lixo no município de Urubici.

    • 03/1997 - 12/1997

      Extensão universitária , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Atividade de extensão realizada, Elaboração conjunta de Curso Básico a Distância de Educação Ambiental(Convênio MMA/UFSC).

    • 03/1995 - 12/1997

      Ensino, Engenharia de Segurança do Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Proteção do Meio Ambiente

    • 03/1994 - 12/1997

      Direção e administração, Programa de Pos Graduaçao Em Engenharia Ambiental, Departamento de Engenharia Sanitária.,Cargo ou função, Sub-coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Sanitária.

    • 03/1994 - 12/1997

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Linhas de pesquisa

    • 03/1994 - 12/1997

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Engenharia Ambiental

    • 09/1993 - 12/1997

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Cargo ou função, Representante da UFSC no Conselho Deliberativo do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Cubatão/SC.

    • 03/1993 - 12/1997

      Direção e administração, Programa de Pos Graduaçao Em Engenharia Ambiental, Departamento de Engenharia Sanitária.,Cargo ou função, Coordenador de Extensão do Departamento de Engenharia Sanitária.

    • 04/1997 - 04/1997

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pos Graduaçao Em Engenharia Ambiental, Departamento de Engenharia Sanitária.,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora do Seminário para a Implantação do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro-SC..

    • 09/1995 - 12/1996

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pos Graduaçao Em Engenharia Ambiental, Departamento de Engenharia Sanitária.,Cargo ou função, Membro do Grupo de Trabalho(GT/CNPq):Programa de Formação Induzida na Área Ambiental.

    • 03/1995 - 12/1996

      Extensão universitária , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Atividade de extensão realizada, Coordenação setorial de desenvolvimento ambiental do Programa Interfaces/UFSC no Campus Aproximado de Lauro Muller, SC.

    • 03/1994 - 12/1996

      Extensão universitária , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Atividade de extensão realizada, Saneamento básico descentralizado-projeto Parque do Rio Vermelho, Florianópolis, SC.

    • 03/1993 - 12/1996

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pos Graduaçao Em Engenharia Ambiental, Departamento de Engenharia Sanitária.,Cargo ou função, Representante da UFSC no Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográifica do Rio Cubatão.

    • 09/1995 - 09/1995

      Extensão universitária , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Curso de Capacitação Estratégica em Educação Ambiental para a Bacia do Rio Cubatão (carga Horária de 40 horas).

    • 03/1995 - 03/1995

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pos Graduaçao Em Engenharia Ambiental, Departamento de Engenharia Sanitária.,Cargo ou função, Membro da Comissão para seleção de Bolsas de Extensão da UFSC/1995.

    • 03/1994 - 12/1994

      Extensão universitária , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Atividade de extensão realizada, Infraestrutura Sanitária-necessidades básicas num processo de urbanização, Palhoça, SC.

    • 08/1994 - 08/1994

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pos Graduaçao Em Engenharia Ambiental, Departamento de Engenharia Sanitária.,Cargo ou função, Membro da Comissão Prêmio Jovem Pesquisador-IV Seminário Catarinense de Iniciação Científica.

    • 03/1993 - 12/1993

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pos Graduaçao Em Engenharia Ambiental, Departamento de Engenharia Sanitária.,Cargo ou função, Membro do Programa Institucional do Meio Ambiente/PIMA.

    • 06/1992 - 06/1993

      Extensão universitária , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Atividade de extensão realizada, Orientação de trabalho de extensão: Projeto de saneamento comunitário 'Vila Boa Esperança, São José, SC.

    • 07/1992 - 12/1992

      Direção e administração, Programa de Pos Graduaçao Em Engenharia Ambiental, Departamento de Engenharia Sanitária.,Cargo ou função, Supervisor do Laboratório Integrado do Meio Ambiente.

    • 03/1986 - 09/1988

      Direção e administração, Programa de Pos Graduaçao Em Engenharia Ambiental, Departamento de Engenharia Sanitária.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Engenharia Sanitária.

    • 03/1982 - 09/1988

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pos Graduaçao Em Engenharia Ambiental, Departamento de Engenharia Sanitária.,Cargo ou função, Participação no Conselho Departamental do Centro Tecnológico.

    • 03/1981 - 09/1988

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Linhas de pesquisa

    • 03/1981 - 09/1988

      Ensino, Engenharia Sanitária Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tratamento de Águas de Abastecimento, Tratamento de Águas Residuárias, Qualidade de Águas I

    • 03/1986 - 12/1986

      Extensão universitária , Programa de Pos Graduaçao Em Engenharia Ambiental, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Projeto de Extensão Universitária: Ações de Engenharia Sanitária na Região dos Vales do Araranguá e Mampituba, SC.

    • 03/1986 - 12/1986

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pos Graduaçao Em Engenharia Ambiental, Departamento de Engenharia Civil.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Estruturação Curricular: proposta de um modelo alternativo de ensino para os cursos de graduação do CTC.

    • 03/1982 - 12/1986

      Direção e administração, Programa de Pos Graduaçao Em Engenharia Ambiental, Departamento de Engenharia Civil.,Cargo ou função, Coordenador do Núcleo de Disciplinas Afins de Hidráulica e Saneamento do Departamento de Engenharia Civil..

    • 03/1986 - 03/1986

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pos Graduaçao Em Engenharia Ambiental, Departamento de Engenharia Civil.,Cargo ou função, Membro da Comissão para execução do Plano de Trabalho 86.1 do Departamento de Engenharia Civil.

    • 10/1985 - 03/1986

      Direção e administração, Programa de Pos Graduaçao Em Engenharia Ambiental, Departamento de Engenharia Sanitária.,Cargo ou função, Sub-chefe do Departamento de Engenharia Civil.

    • 03/1982 - 10/1985

      Direção e administração, Programa de Pos Graduaçao Em Engenharia Ambiental, Departamento de Engenharia Sanitária.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Sanitária.

    • 10/1982 - 12/1984

      Extensão universitária , Programa de Pos Graduaçao Em Engenharia Ambiental, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Grupo de Estudos em Saneamento -GESAN: Projeto de saneamento comunitário-munic'pio de joinville, SC.

    • 03/1983 - 12/1983

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pos Graduaçao Em Engenharia Ambiental, Departamento de Engenharia Sanitária.,Cargo ou função, Representante da UFSC junto ao Grupo de Trabalho para estudo e destino final dos resíduos sólidos de Florianópolis.

    • 10/1981 - 03/1982

      Direção e administração, Programa de Pos Graduaçao Em Engenharia Ambiental, Departamento de Engenharia Sanitária.,Cargo ou função, Sub-coordenador do colegiado do Curso de Graduação em Engenharia Saitária.

    • 04/1981 - 10/1981

      Direção e administração, Programa de Pos Graduaçao Em Engenharia Ambiental, Departamento de Engenharia Civil.,Cargo ou função, Coordenador de Estágios do Curso de Graduação em Engenharia Sanitária.

    • 03/1977 - 12/1977

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saneamento