Cassandra Pereira Borges Costa

Enfermeira pela Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí NOVAFAPI (2008), com especializações em Saúde da Família e Urgência e Emergência. Possui também graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena, 2004) e em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Piauí UESPI (2002). Profissional com mais de 15 anos de experiência na Enfermagem e na Gestão em Serviços de Saúde, atuando de forma estratégica na Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), nas áreas de Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e Gestão de Políticas Públicas de Saúde. Destaca-se pela sólida experiência em planejamento, desenvolvimento, execução e monitoramento de políticas públicas de saúde, com ênfase na organização de redes assistenciais e na implantação de programas financiados pelo Ministério da Saúde. Atuou como membro da Comissão Estadual do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), Programa Mais Médicos (CCE/SESAPI-PI), Câmara Técnica da Atenção Primária à Saúde (APS) e Câmara Técnica da CIB, representando a SESAPI em instâncias de decisão e articulação interinstitucional. Experiência assistencial como enfermeira plantonista, administrando equipes e prestando cuidados integrais e qualificados aos pacientes e suas famílias. Atualmente, exerce atividades na Área de Doenças Imunopreviníveis da Gerência de Vigilância em Saúde/Coordenação de Vigilância Epidemiológica/SESAPI, com importante papel na coordenação de programas especiais e na gestão da Atenção Básica em diversos municípios do Piauí. Desde 2015, atua como referência descentralizada pela CGPROP/DESF/SAPS/MS, no Projeto de Monitoramento e Avaliação das Ações Estratégicas dos Programas de Provimento e Formação, com ampla experiência em legislação, acompanhamento técnico, articulação interinstitucional e gestão de projetos. Possui reconhecida competência em liderança, articulação intersetorial e comunicação institucional, atuando em parceria com instituições de ensino superior, redes de atenção à saúde, secretarias municipais e estaduais, e profissionais de diferentes áreas para o fortalecimento das políticas de saúde pública no estado do Piauí.

Informações coletadas do Lattes em 02/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA

2011 - 2012

Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Título: IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DO "PÉ DIABÉTICO"
Orientador: PROFª. DRA. ANA EMILIA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA
Bolsista do(a): UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA, UFMA, Brasil.

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

2008 - 2009

Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí
Título: HUMANIZAÇÃO NOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA UMA REFLEXÃO TEÓRICA
Orientador: PROFª. DRA. MARIA ELIETE BATISTA MOURA
Bolsista do(a): FACULDADE DE SAÚDE, CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLÓGICAS DO PIAUÍ - NOVAFAPI, NOVAFAPI, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas

2001 - 2004

Universidade Estadual do Piauí

Graduação em Saúde Pública

2001 - 2002

Universidade Estadual do Piauí

Formação complementar

2021 -

Curso em Gestão Municipal do SUS - Ser Gestor SUS. , CONSELHO NACIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE, CONASEMS, Brasil.

2020 - 2020

Procedimentos para um fluxo documental que atenda a Gestão de documentos pú. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2020 - 2020

Introdução à Gestão de Projetos. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2020 - 2020

Gestão de Riscos em Processos de Trabalho. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2017 - 2017

Curso Sistema Eletrônico de Informações. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2012 - 2012

Gestão de Recursos de TELESSAÚDE. , Centro de Tecnologia em Saúde, CETES, Brasil.

2012 - 2012

Curso de Manejo em Condições Crônicas. , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

Participação em eventos

Acolhimento aos Novos Profissionais de Saúde Indígena do Piauí..Acolhimento aos Novos Profissionais de Saúde Indígena do Piauí.. 2024. (Encontro).

Acolhimento Locorregional ? Macro Cerrados ? Territórios Vale dos Rios Piauí e Itaueira ? Chapada das Mangabeiras ? Serra da Capivara ? Tabuleiros do Alto Parnaíba..Acolhimento Locorregional ? Macro Cerrados ? Territórios Vale dos Rios Piauí e Itaueira ? Chapada das Mangabeiras ? Serra da Capivara ? Tabuleiros do Alto Parnaíba.. 2024. (Encontro).

Acolhimento Locorregional ? Macro Litoral ? Territórios Cocais e Planície Litorânea..Acolhimento Locorregional ? Macro Litoral ? Territórios Cocais e Planície Litorânea.. 2024. (Encontro).

Acolhimento Locorregional ? Macro Meio Norte ? Territórios Entre Rios e Carnaubais..Acolhimento Locorregional ? Macro Meio Norte ? Territórios Entre Rios e Carnaubais.. 2024. (Encontro).

Acolhimento Locorregional? Macro Semiárido ? Territórios Vale do Canindé ? Vale do Sambito ? Vale do Rio Guaribas..Acolhimento Locorregional? Macro Semiárido ? Territórios Vale do Canindé ? Vale do Sambito ? Vale do Rio Guaribas.. 2024. (Encontro).

Encontro Macrorregional de Saúde do Piauí. Planejamento Regional Integrado (PRI), SUS Digital e o Programa mais acesso a especialidades..Encontro Macrorregional de Saúde do Piauí. Planejamento Regional Integrado (PRI), SUS Digital e o Programa mais acesso a especialidades.. 2024. (Encontro).

I FÓRUM PIAUIENSE DA APS COM ÊNFASE NOS PROGRAMAS EMULTI, IAF, ACADEMIA DE SAÚDE, SAÚDE BUCAL E PMEC.I FÓRUM PIAUIENSE DA APS COM ÊNFASE NOS PROGRAMAS EMULTI, IAF, ACADEMIA DE SAÚDE, SAÚDE BUCAL E PMEC. 2024. (Outra).

IV Encontro Nacional das Referências Centrais e Regionalizadas dos Programas de Provimento..IV Encontro Nacional das Referências Centrais e Regionalizadas dos Programas de Provimento.. 2024. (Encontro).

Oficina de Planejamento e Avaliação das ações desenvolvidas em 2024-2023; Dimensionamento das vagas para PMMB; Capacitação ética no trabalho; Integração dos programas de provimento e Resultados alcançados 2023-2024 e perspectivas 2025-2026..Oficina de Planejamento e Avaliação das ações desenvolvidas em 2024-2023; Dimensionamento das vagas para PMMB; Capacitação ética no trabalho; Integração dos programas de provimento e Resultados alcançados 2023-2024 e perspectivas 2025-2026.. 2024. (Oficina).

Seminário Estadual Intersetorial do Programa Bolsa Família.Seminário Estadual Intersetorial do Programa Bolsa Família. 2024. (Seminário).

XIV Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí ? 9ª MOSTRA PIAUÍ AQUI TEM SUS.. XIV Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí ? 9ª MOSTRA PIAUÍ AQUI TEM SUS.. 2024. (Congresso).

2º Fórum 90/90 APS do futuro. 2023. (Oficina).

II Encontro de Referências Regionalizadas do Programa Mais Médicos. 2023. (Encontro).

III Encontro de Referências Regionalizadas do Programa Mais Médicos. 2023. (Encontro).

Oficina Regional Centro-Oeste do Programa Mais Médicos. 2023. (Oficina).

Oficina Regional Nordeste do Programa Mais Médicos. 2023. (Oficina).

2ª Oficina de Integração e Alinhamento para RD/RC do Programa Mais Médicos. 2018. (Oficina).

Encontro com o Embaixador de Cuba e médicos Cooperados dos territórios de Cocais e Entre Rios. 2018. (Encontro).

I ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE DO PIAUÍ. 2017. (Encontro).

LOCOREGIONAL nos Municípios e Territórios: (Floriano ? Rios Piauí e Itaueira e Tabuleiros do Alto Parnaíba, São Raimundo Nonato ? Serra da Capivara e Picos - Território Vale do Canindé, Vale do Guaribas e Vale do Sambito. 2017. (Oficina).

LOCOREGIONAL nos Territórios: Cocais e Planície Litorânea. 2017. (Oficina).

LOCOREGIONAL no Território Chapada das Mangabeiras. 2017. (Oficina).

LOCOREGIONAL no Território Tabuleiro do Alto Parnaíba. 2017. (Oficina).

Oficina de Integração e Alinhamento para Referência Descentralizada, Programa Mais Médicos. 2017. (Oficina).

VII CONGRESSO ESTADUAL DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DO PIAUÍ, ?Organizando a Rede, construindo a Integralidade. 2017. (Congresso).

VIII OFICINA REFÊRENCIAS DEPREPS 2016. 2016. (Oficina).

7ª Conferência Estadual de Saúde do Estado do Piauí. 2015. (Outra).

Construindo o Cuidado em Rede a partir do Acolhimento na Atenção Básica. 2015. (Outra).

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. 2015. (Congresso).

Encontro Nacional de Vigilância do Óbito Materno e Infantil e Atenção Básica. 2014. (Encontro).

Oficina de Integração entre a Atenção Primária à Saúde e Vigilância em Saúde. 2014. (Oficina).

Oficina Regional PROVAB e Mais Médicos ? Região Nordeste. 2014. (Oficina).

1º Congresso Internacional de Atenção em Saúde. Importância da educação em saúde na prevenção do ?Pé Diabético. 2013. (Congresso).

65º Congresso Brasileiro de Enfermagem.  Características epidemiológicas da Hanseníase em uma cidade Hiperendêmica. 2013. (Congresso).

Câmara Técnica: Sistema de Informação e Análise de Informação em Saúde, com ênfase nas Doenças Crônicas não Transmissíveis. 2013. (Outra).

I Seminário Nacional sobre ?Consultórios na Rua e Saúde Mental na Atenção Básica. 2013. (Seminário).

I FÓRUM NACIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA,. 2012. (Outra).

II FÓRUM NACIONAL DE GESTÃO DA ATENÇÃO BÁSICA,. 2012. (Outra).

I Seminário sobre o Programa Academia da Saúde?. 2012. (Seminário).

Oficina Câmara Técnica ? PROVAB. 2012. (Oficina).

Oficina de Educação Permanente em Saúde. 2012. (Oficina).

Oficina de Supervisores do PROVAB. 2012. (Oficina).

Oficina de Trabalho: Telessaúde Brasil Redes na Atenção Básica. 2012. (Oficina).

VI Seminário Internacional da Atenção Básica ?Universalização com Qualidade?. 2012. (Seminário).

Câmara Técnica da Atenção Básica. 2011. (Outra).

Fórum Nacional: Saúde da Criança, Atenção Básica e Rede Cegonha. 2011. (Outra).

Capacitação em Vigilância Epidemiológica das Hepatites Virais. 2008. (Outra).

I Congresso Materno ? Infantil e Adolescente. A Assistência e Vinculo Materno ? infantil no contexto da amamentação para mãe portadora de HIV positivo e o saber Cuidar. 2008. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • BATISTA, IALISON MATIAS ; SILVA, FRANCISCO CANINDÉ DOS SANTOS ; LIMA, ROMÁRIO YANES DE CARVALHO ; COSTA, CASSANDRA PEREIRA BORGES ; RODRIGUES, HELAYNE CRISTINA ; PORTO, GIZELIA ARAÚJO CUNHA ; SOUSA, RONNY BATISTA DE . Intervenção do enfermeiro na prevenção de acidentes de trabalho com materiais perfurocortantes: revisão integrativa. REVISTA DE GESTÃO E SECRETARIADO , v. 16, p. e4627, 2025.

  • MESQUISA, ELIANA MENDES ; CAMPELO, JORGE PESSOA ; COSTA, CASSANDRA PEREIRA BORGES ; SOUSA, RONNY BATISTA DE ; FERREIRA, BRENO DE OLIVEIRA ; CAMPELO, VIRIATO . O Programa Mais Médico para o Brasil (PMMB) e os gestores municipais: revisão de escopo. REVISTA DE GESTÃO E SECRETARIADO , v. 16, p. e4658, 2025.

  • MOURA, M.M. ; VALOIS, F.H.S. ; ESPIRITO SANTO, I.M.B. ; REGO, D.P.C. ; OLIVEIRA, F.A.M. ; CRUZ, A.S.C. ; NETO, A.F.L. ; LIMA, R. Y. C. ; COSTA, C. P. B. ; LIMA, C.A.A. ; LEIVA, M.V.S. ; SOUSA, S. S. ; SOUSA, G. F. . A Gestão De Rercusos Humanos Como Agente De Transformação Da Saúde Mental Em Ambientes Hospitalares: Revisão De Literatura. IOSR JOURNAL OF HUMANITIES AND SOCIAL SCIENCE (ONLINE) , v. 30, p. 40-45, 2025.

  • SOUSA, RONNY BATISTA DE ; SILVA, NATANAEL MAGNO DA ; MESQUITA, ELIANA MENDES ; COSTA, CASSANDRA PEREIRA BORGES ; SEGATELI, LEONARDO ; LIMA, ROMÁRIO YANES DE CARVALHO ; SOUSA, GLEICE FERNANDES DE ; SOUSA, SOCORRO SOARES DE ; SOUSA, FRANCISCO ALVES DE ; SILVA, FRANCISCO CANINDÉ DOS SANTOS ; FRANCO, CASSANDRA MARIA BASTOS . Atendimento Multiprofissional Na Rede De Atenção A Saúde E Sofrimento Mental Em Pessoas Em Situação De Rua: Revisão Narrativa. IOSR JOURNAL OF HUMANITIES AND SOCIAL SCIENCE (ONLINE) , v. 30, p. 72-76, 2025.

  • COSTA NETO, A. M. ; SANTOS, A. G. ; AZEVEDO, G. A. V. ; COSTA, C. P. B. . HÁBITOS DE VIDA E O DESEMPENHO DE IDOSOS NAS ATIVIDADES BÁSICAS DA VIDA DIÁRIA. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 7, p. 4663-4669, 2013.

  • SOUSA, R. B. ; SILVA, N. M. ; MESQUITA, E. M. ; COSTA, C. P. B. ; SEGATELI, L. ; LIMA, R. Y. C. ; SOUSA, G. F. ; SOUSA, S. S. ; SOUSA, F. A. ; FRANCO, C. M. B. . Atendimento multiprofissional na Rede de Atenção a saúde e sofrimento mental em pessoas em situação de rua: Revisão narrativa. IOSR JOURNAL OF HUMANITIES AND SOCIAL SCIENCE (ONLINE) , 2025.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2014

Secretaria Estadual de Saúde

Vínculo: CARGO COMISSIONADO, Enquadramento Funcional: GERENTE DE ATENÇÃO BÁSICA - GAB, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Consolidar e Qualificar a Atenção Básica do Estado contribuindo para o acesso da população usuária do SUS à Atenção Básica, enquanto Porta de Entrada do SUS, visando à integralidade e equidade; Articular, assessorar, monitorar e avaliar os municípios na implantação dos programas da Atenção Básica, considerando a portaria 2.488 de Outubro de 2011; Assessorar, monitorar e avaliar os municípios no tocante a projetos de Academias de Saúde, Reformas, Construção, Ampliação de Unidades Básicas de Saúde, aquisição de Equipamentos, na implantação de ESF, ESB (Modalidade I, II e III UOM), LRPD, CEO, ACS, NASF, PSE e Melhor em Casa com recursos fundo a fundo, considerando as respectivas portarias; Fomentar os Municípios a incluir Projetos próprios no SICONV com a finalidade de obter financiamento do Ministério da Saúde; Manter rotina interna de monitoramento dos bancos de dados da atenção básica através do SIAB/ E-SUS/ SIS-AB; Participar da CIR enquanto espaço de empoderamento da gestão municipal e fortalecimento da Atenção Básica; Divulgar e estimular a adesão a projetos de fortalecimento da Atenção Básica nos municípios, tais como o PMAQ, Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiencia; Acompanhar o Projeto de Educação Permanente para Atenção Básica/Estratégia Saúde da Família, com ensino a distância e presencial, fundamentado na Política Nacional de Educação Permanente; Participar em eventos nacionais, regionais e locais envolvendo a Atenção Básica ou áreas afins.

2008 - 2009

Secretaria de Saúde

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA ÁREA DE DOENÇAS IMUNOPREVINIVEIS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvendo ações de monitoramento contínuo do Estado, por meio de estudos e análises que revelam o comportamento dos principais indicadores de saúde, dando prioridade a questões relevantes e contribuindo para um planejamento de saúde mais abrangente.

2009 - 2012

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UNIÃO/PI

Vínculo: CARGO COMISSIONADO, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DA ATENÇÃO BÁSICA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenar na elaboração e execução da Política Municipal e as Estratégias da Atenção Básica em consonância com as políticas estadual e nacional respeitando os princípios do SUS; Coordenar a elaboração/atualização de normas e protocolos para execução das ações e programas de Atenção Básica na Rede Municipal de Saúde; Acompanhar, orientar e supervisionar os serviços de Atenção Básica, assegurando o cumprimento dos princípios do SUS e as normas da SES; Promover a articulação com instituições das diferentes esferas governamentais ou instituições não governamentais com vistas à promoção da intersetorialidade como estratégia de promoção da saúde; Desenvolver ações em parceria com as demais coordenações e áreas técnicas da SES a fim de fortalecer as ações da Atenção Básica; Planejar e supervisionar a execução das estratégias de expansão e fortalecimento da ESF; Elaborar relatórios periódicos e análise das metas programadas, bem como a divulgação dos resultados obtidos a fim de propor e/ou fortalecer as estratégias utilizadas; Participar de reuniões junto ao Conselho Municipal de Saúde ? CMS representando a SMS administrativamente e tecnicamente em assuntos relativos a Atenção Básica; Elaborar, acompanhar e apoiar a execução de projetos e eventos que possam fomentar a qualidade das ações da Atenção Básica. 

2015 - 2015

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SÃO GONÇALO/PI

Vínculo: CARGO COMISSIONADO, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DA ATENÇÃO BÁSICA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenar na elaboração e execução da Política Municipal e as Estratégias da Atenção Básica em consonância com as políticas estadual e nacional respeitando os princípios do SUS; Coordenar a elaboração/atualização de normas e protocolos para execução das ações e programas de Atenção Básica na Rede Municipal de Saúde; Acompanhar, orientar e supervisionar os serviços de Atenção Básica, assegurando o cumprimento dos princípios do SUS e as normas da SES; Promover a articulação com instituições das diferentes esferas governamentais ou instituições não governamentais com vistas à promoção da intersetorialidade como estratégia de promoção da saúde; Desenvolver ações em parceria com as demais coordenações e áreas técnicas da SES a fim de fortalecer as ações da Atenção Básica; Planejar e supervisionar a execução das estratégias de expansão e fortalecimento da ESF; Elaborar relatórios periódicos e análise das metas programadas, bem como a divulgação dos resultados obtidos a fim de propor e/ou fortalecer as estratégias utilizadas; Participar de reuniões junto ao Conselho Municipal de Saúde ? CMS representando a SMS administrativamente e tecnicamente em assuntos relativos a Atenção Básica; Elaborar, acompanhar e apoiar a execução de projetos e eventos que possam fomentar a qualidade das ações da Atenção Básica.

2008 - 2014

Hospital Mariano Gayoso Castelo Branco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA PLANTONISTA, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Prestar cuidados assistenciais aos pacientes no hospital; administrar o posto de enfermagem para execução adequada e qualificada a família e paciente.

2015 - Atual

FIOTEC

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: RD DO PROJETO DE PROVIMENTO PMM DO PIAUÍ, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
A Atribuições: Apoiar, orientar, monitorar e prestar apoio técnico aos gestores municipais no cumprimento das obrigações e contrapartidas. Constituir pactos, planos de trabalho e estratégias de comunicação com as Referências. Produção de relatórios das atividades desenvolvidas com o objetivo de registro institucional e para subsidiar o acompanhamento e avaliação das atividades. Contribuir para o processo de monitoramento, avaliação e qualificação das respostas institucionais, com vistas ao alcance dos resultados e metas previstas. Acompanhar a elaboração e execução dos planos de trabalho da Comissão Estadual. Planejar, monitorar e avaliar, em conjunto com a CCE e demais atores envolvidos, a implementação da política de provisão, com vistas a adoção de medidas corretivas para qualificação dos processos de trabalho. Planejar, apoiar e participar da organização de reuniões/seminários/oficinas e outros eventos com os atores envolvidos, como forma de qualificação das ações. Realizar visitas técnicas aos municípios para acompanhamento da política e averiguação de irregularidades conforme orientação do DEPREPS, além de outras atividades. Realizar o matriciamento de ações em âmbito Locorregional e estadual.