Abigail da Silva

Bacharel em Teologia pelo Instituto Metodista de Ensino Superior e Fauldade de Teologia da Igreja Metodista. Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Londrina. Pós-Graduação em Comunicação Social pelo Instituto Metodista de Ensino Superior. Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina. Professora de Teologia na Universidade Metodista de Piracicaba. Organização e Participação em Eventos de Música, Organização Popular, Movimento Negro, Movimento e Organização de Mulheres e Cultura e Arte Popular. Como Pastora da Igreja Metodista pertenço à Ordem Presbiteral. Estabelecida pela Igreja Metodista no Concílio Geral de 1970/1971, que concede às mulheres os mesmos direitos canônicos. Como pastora meu interesse de atuação foi na relação de base comunitária. Principalmente na formação, organização e e ensino de grupos e de indivíduos, e no atendimento/aconselhamento pastoral. Na nomeação Pastoral de 2005 à 2007 não administrei a Igreja. Fui pastora coadjutora de tempo integral, trabalhando especificamente com os Grupos de Mulheres, Grupos de Jovens e Juvenis e os Grupos de Música da Igreja em Santo Antonio da Platina/PR. Nesta Igreja pude desempenhar funções didáticas, de produção de textos de discipulado, de liturgia, de atendimento pastoral (aconselhamento), de orientação de grupos de música, de modo surpreendente. Por causa da minha formação acadêmica participei e fui presidente da Comissão Ministerial Regional que coordena toda a recepção, retorno e ingresso de pastoras e pastores nas diferentes categorias de ministérios pastorais dentro da função pastoral. Solicitei meu retorno para o Campo Missionário Metodista em Sertanópolis em 2007 por causa dos meus sonhos: o término da construção do templo (sonho de meu pai), a edição de meu testemunho de retorno à função pastoral (para mim um grande milagre), e, agora, terminar as pesquisas literárias que ficaram em aberto em minha Dissertação de Mestrado, tentando os desafios de um doutorado. O que me faz fazer o caminho de volta é a consciência do chamado para a pesquisa. Espero que Deus me abençoe.

Informações coletadas do Lattes em 02/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

1998 - 2000

Universidade Estadual de Londrina
Alamir Aquino Corrêa.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Mestrado interrompido em 1982 em Comunicação Social

1981 - interrompida

Universidade Metodista de São Paulo
Orientador: José marques De Melo;Ano de interrupção: 1982

Graduação em Letras Com Habilitação em Português e Língua Estrangeira Moderna Com As Res

1988 - 1993

Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Bacharel em Teplogia

1974 - 1977

Universidade Metodista de São Paulo
Orientador: Gerson Soares Veiga

Formação complementar

2004 - 2004

TREINAMENTO EM ACONSELHAMENTO PASTORAL. (Carga horária: 56h). , Instituto Phileo de Psicologia.

2000 - 2000

SEMANA DE ATUALIZAÇÃO TEOLÓGICA. (Carga horária: 30h). , FACULDADE DE TEOLOGIA DA IGREJA METODISTA.

1998 - 1998

XIII ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL. , ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM LETRAS E LINGUÍSTICA - U.

1998 - 1998

LINGUAGEM E LITERATURA: PRURALIDADE IBERO-AMERICAN. (Carga horária: 28h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

1996 - 1996

X SEMINÁRIO DO CELLIP. (Carga horária: 24h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

1994 - 1994

Curso de Capacitação para Professores Leigos. (Carga horária: 120h). , Projeto do Assalariado Rural Temporário.

1993 - 1993

Aconselhamento - Companheiros de Jugo. (Carga horária: 15h). , Centro Metodista de Ensino e Treinamento.

1986 - 1986

Seminário sobre Treinamento e Desenvolvimento. (Carga horária: 40h). , Fundação do Desen. Adm, e Coordenadoria de Rec. Humanos do Estado.

1982 - 1982

Seminário sobre Pedagogia da Cominicação. (Carga horária: 15h). , Instituto Metodista de Ensino Superior.

1981 - 1981

A Mulher e os Meios de Comunicação. (Carga horária: 45h). , Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.

1976 - 1976

Extensão universitária em Curso de Arte, Música e Espressão Corporal. (Carga horária: 60h). , Instituto Metodista.

1976 - 1976

Curso Intensivo de Parapsicologia. (Carga horária: 12h). , Instituto de Parapsicologia Educacional e Faculdade de Admistração de São P.

1976 - 1976

Encontro Comunica - PRODUÇÃO DE RÁDIO. (Carga horária: 40h). , Instituto Metodista de Ensino Superior.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Outros.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Teologia Pastoral.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Participação em eventos

3º Congresso de Escola Dominical da Igreja Metodista. 2005. (Congresso).

6º Congresso Nacional da Confederação das Soc. Metodistas de Mulheres. Espiritualidade: Estou em Comunhão com Deus. 2004. (Congresso).

GEL - Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.ESPÍRITO DE NACIONALIDADE E TEMÁTICA RELIGIOSA. 1999. (Seminário).

Enconctro Nacional de Pastores e Pastoras da Igreja Metodista.Coordenação de grupo de estudo. 1998. (Encontro).

XII Seminário CELLIP (Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Parana do.DEPRECAÇÃO ALEGÓRICA, OU ANAGÓGICA. 1998. (Encontro).

II Congresso nacional de Trabalhodores em Saúde Mental.. 1987. (Congresso).

10º Congresso Brasileiro de Comunicação Social. Comunicação, Juventude e Participação. 1981. (Congresso).

I Simpósio sobre a Região do "ABC".. 1981. (Simpósio).

Confêrencia das Nações Unidas. 1980. (Congresso).

Universidade Metodista de Piracicaba.Ministração de Aulas. 1980. (Outra).

I Encontro Sobre o Ministério Pastoral da Mulher.Produção de Textos Apresentação em Painel. 1978. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • SILVA, A. . Trabalho e Comunicação. In: José Marques de Melo. (Org.). Ideologia, Cultura e Comunicação no Brasil. 1ed.: , 1982, v. , p. 3-116.

  • SILVA, A. . Dia Nacional de Luta Contra o Racismo. Jornal de Piracicaba, 13 maio 1984.

  • SILVA, A. . Pedido. Campinas e Rudge Ramos: CEBEP e CAVE, 1975. (Partitura Musical/Canto).

Outras produções

SILVA, A. . Prefeitura Municipal de Sertanópolis. 1999 (Membro do Conselho Municipal de Cultura).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Associação da Igreja Metodista - Sede Regional: Sexta Região Eclesiástica. , Avenida Sete de Setembro, 3235 - 4o Andar, Rebouças, 80230010 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (041) 33231675, URL da Homepage:

Experiência profissional

2011 - 2011

Campo Missionário Metodista em Sertanópolis

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2004 - 2005

Associação da Igreja Metodista - Sexta Região Eclesiástica

Vínculo: Pastora, Enquadramento Funcional: Presbítera, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Exerceu a função de presidente da Comissão Ministerial Regional

1994 - 1994

Assoc. Projeto Educação do Assalariado Rural Temporário

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitora

1992 - 1997

Congregação Metodista de Sertanópolis

Vínculo: Aulas Particulares, Enquadramento Funcional: Professora de Música e Inglês

1990 - 1991

Academia de Música Carolin Smith

Vínculo: Professora de Música, Enquadramento Funcional: Professora de Música

Outras informações:
Ministração de aulas de técnica vocal, flauta doce e violão

1989 - 1999

Congregação Metodista em Sertanópolis

Vínculo: Trabalho Voluntário, Enquadramento Funcional: Ação Comunitária e Educação

Outras informações:
Período em que pleiteava a reintegração na Ordem Presbiteral trabalhei como voluntária na Congregação de Sertanóplos

1986 - 1988

Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (SP)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutora de Treinamento

1983 - 1983

Universidade Metodista de Piracicaba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de 1º e 2º graus

Outras informações:
Professora de Teologia e Cultura

1979 - 1981

Conselho Geral da Igreja Metodista

Vínculo: Membro da Comissão, Enquadramento Funcional: Vice-Presidente

Outras informações:
Comissão Geral de Liturgia. Preparação do Ritual de Liturgia da Igreja Metodista Nacional.

1976 - 1978

Associação da Igreja Metodista

Vínculo: Acadêmica, Enquadramento Funcional: Nomeação Pastoral como Acadêmica

Outras informações:
Campo Missiionário de Ponta Grossa e Telêmaco Borba. Residindo em Telêmaco Borba.