THAIS CONCEIÇÃO MONTEIRO
Mestre em Psicologia pela UFRRJ, possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e graduação em Pedagogia pela Universidade Gama Filho (1994). Psicopedagoga (PUC-RJ), Neuropsicóloga (Santa Casa RJ) e Especialista em Reabilitação Neuropsicológica (Faculdade Maurício de Nassau SP). Tem experiência na área de Psicologia Clínica (Psicoterapia e Neuropsicologia) em consultório e clínicas particulares e como supervisora de estágio Supervisionado em Clínica. Trabalhou também nas áreas de Psicologia Escolar e Orientação Profissional, tendo trabalhado tanto em instituição educativa como encarregada do Serviço de Orientação Psicopedagógica, como também como supervisora de Estágio Supervisionado em Orientação Profissional de Jovens (Universidade Estácio) no Instituto de Pesquisas Sócio Ambientais do Jardim Botânico e no projeto PEP Jovem da Cruz Vermelha. Teve experiência em gestão como diretora de instituição educativa do ano 2000 até 2002. Como professora, trabalhou na Universidade Estácio, IBMR e FAMATH como Professor Auxiliar I do curso de Psicologia em diversos campi, ministrando disciplinas mínimas e optativas do currículo, presenciais e disciplina mínima online. Nestas instituições trabalhou também como supervisora do Estágio Supervisionado em Clínica, nos Serviços de Psicologia Aplicada da mesmas instituições, com a abordagem em Terapia Cognitiva Comportamental. Durante o ano de 2017 foi responsável pelo projeto de extensão Avaliação neuropsicológica breve de crianças e adolescentes no SPA do campus Sulacap da Universidade Estácio e em 2019 iniciou o projeto Escutadores no Centro Universitário IBMR, realizando plantões de escuta ativa para toda a comunidade acadêmica. Atua professora também de disciplinas de cursos de extensão e de especialização em outras instituições. Participa do coletivo Escola de Rua como voluntária e desenvolve a Escuta de Rua, onde os voluntários, sob sua orientação, realizam escuta compreensiva à população em situação de Rua. Atua desde sua graduação em consultório com psicoterapia com abordagem em Terapia Cognitivo Comportamental e atualmente continua clinicando em consultório particular, na área de psicoterapia, avaliação e reabilitação neuropsicológicas de crianças, adultos e idosos.
Informações coletadas do Lattes em 02/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Psicologia
2015 - 2018
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: A memória e seus comprometimentos na Esclerose Múltipla Benigna, Ano de Obtenção: 2018
Ronald Clay dos Santos Ericeira.Grande área: Ciências da Saúde
Especialização em Reabilitação Cognitiva
2009 - 2012
Faculdade Maurício de Nassau
Título: Reabilitação Cognitiva em idosos com Doença de Alzheimer
Orientador: Prf. Dra.Jacqueline Abrisquetta
Especialização em Neuropsicologia
2008 - 2010
Centro de Estudos da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro
Título: Alterações Neutopsicológicas em Pacientes com Epilepsia.
Especialização em MBA Executivo em Administração
1999 - 2000
Instituto Brasileiro de Mercado e Capitais
Título: Planejamento Estratégico de Empresa
Especialização em psicopedagogia
1992 - 1993
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: A psicopedagogia diferencial de Jorge Visca
Formação complementar
2015 - 2015
PEI Básico. (Carga horária: 72h). , Centro Brasileiro de Modificabilidade, CBM, Brasil.
2015 - 2015
Mediador de PEI 1. (Carga horária: 80h). , Centro Brasileiro de Modificabilidade, CBM, Brasil.
1993 - 1993
Introdução à Psicopedagogia Convergente. (Carga horária: 9h). , Pontifícia Universidade Católica -RJ, PUC-RJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: NEUROPSICOLOGIA.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Planejamento Institucional.
Organização de eventos
MONTEIRO, T. C. . 1o Congresso de Educação- CEC. 2000. (Congresso).
MONTEIRO, T. C. . I Encontro da Criança no Rio de Janeiro. 1988. (Outro).
Participação em eventos
I Congresso Internacional Online de Terapia Cognitivo Comportamental. Terapia Cognitiva Comportamental com crianças. 2018. (Congresso).
Semana de Psicologia.Constelações Familiares. 2018. (Seminário).
Fórum Anual de Docentes da Estácio 2017.A mediação no processo de aprendizagem do Ensino Superior:uma possibilidade de estimular habilidades cognitivas para um novo profissional. 2017. (Outra).
IV Congresso Internacional e XXIV Brasileiro da ABENEPI. 2017. (Congresso).
Semana da Psicologia Estácio Campus Sulacap.Oficina de Constelações Familiares. 2017. (Oficina).
III Seminário de Estágio Supervisionado do Serviço de Psicologia Aplicada-SPA-UFRRJ. 2016. (Seminário).
Semana de Psicologia.Estados inebriantes da mente. 2015. (Encontro).
Semana de Psicologia.Caso clínico em terapia cognitiva. 2015. (Encontro).
1o Workshop Internacional Nexus Clínica.Memória: avaliação e estratégias de Reabilitação Neuropsicológica com Dra Barbara Wilson. 2014. (Oficina).
Semana de Psicologia.Neuropsicologia e suas interfaces. 2014. (Encontro).
7th LACTRIMS/5th ANERJ CONGRESS. Secretary President and Delegates of Latin American Committee of Research and Treatment in Multiple Sclerosis. 2012. (Congresso).
7th LACTRIMS/5th ANERJ CONGRESSO. 2012. (Congresso).
Semana de Psicologia.Neuropsicologia e reabilitação cognitiva. 2012. (Encontro).
Seminário de Psicologia.Neuropsicologia e suas interfaces. 2011. (Seminário).
1o Congreso de Gestão na Educação. 2003. (Congresso).
Expo Management. 2003. (Congresso).
Sales & Marketing Innovation. 2002. (Seminário).
V Congresso de Educação Saber 2001. 2001. (Congresso).
Encontros Instigantes-seção internacional. 1999. (Encontro).
Palestra:O Brasil, a empresa brasileira e os desafios do séc.XXI. 1999. (Outra).
Temas transversais, arte e cultura. 1999. (Seminário).
A nova LDB-caminhos e descaminhos. 1997. (Seminário).
Gerenciando empresas competitivas. 1996. (Seminário).
II Encontro com Sara Pain. 1993. (Encontro).
O Novo Paradigma da Educação e as Novas tecnologias da Comunicação. 1993. (Seminário).
Simpósio Nacional sobre Avaliação Educacional. 1993. (Simpósio).
II Encontro Latino-Americano de Educação. 1992. (Encontro).
II Encontro Nacional de Psicoterapia Breve/Curso Internacional de Psicoterapia Breve. 1990. (Encontro).
I Conferencia Nacional de saúde mental. 1987. (Outra).
Seminário História da Psicologia no Brasil. 1987. (Seminário).
Orientou
Modelo de triagem de rastreio neuropsicológico em crianças e adolescentes em um Serviço de Psicologia Aplicada no Rio de Janeiro; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Thais Conceição Monteiro;
A importância da avaliação neuropsicológica para a verificação da aprendizagem em crianças de 9 a 10 anos de idade; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Thais Conceição Monteiro;
Identidade de gênero: os obstáculos mais frequentes nos diversos grupos sociais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Thais Conceição Monteiro;
A importância da avaliação neuropsicológica na Síndrome de Asperger; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Thais Conceição Monteiro;
Quem são realmente os abusadores infantis? A diferenciação entre pedófilos e molestadores; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Thais Conceição Monteiro;
Produções bibliográficas
-
MONTEIRO, T. C. . A percepção do espaço e a psicologia. MODENATURA Revista do curso de arquitetura e urbanismo, Rio de Janeiro, p. 27 - 28, 02 dez. 2016.
-
MONTEIRO, T. C. . A mediação no processo de aprendizagem do Ensino Superior: uma possibilidade de estimular habilidades cognitivas para um novo profissional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MONTEIRO, T. C. . Avaliação Neuropsicológica para subsidiar desempenho cognitivo de alunos universitários. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MONTEIRO, T. C. . Alterações cognitivas na dependencia química e o trabalho. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MONTEIRO, T. C. . Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MONTEIRO, T. C. . Treino Cognitivo de memória em idosos saudáveis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MONTEIRO, T. C. . Psicologia-Ciência e Profissão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MONTEIRO, T. C. ; PAES, R. A. ; ALVARENGA, R. P. . A forma benigna da Esclerose Múltipla: uma revisão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MONTEIRO, T. C. . Modelo Pedagógico CEC-Barra. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MONTEIRO, T. C. . A percepção do espaço e a psicologia. Rio de Janeiro: Rio Books, 2016 (Publicação de revista interna MODENATURA da Universidade Estácio de Sá do curso de arquitetura).
-
MONTEIRO, T. C. ; CARVALHO, G. ; PAIVA, M. . Psicologia da Personalidade - disciplina on line 2007 (Conteúdo escrito de disciplina à distância).
-
MONTEIRO, T. C. . Terapia Cognitiva Comportamental: implicações práticas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2013
Alterações neuropsicológicas em indivíduos brasileiros com esclerose múltipla, Descrição: Utilização de uma bateria breve neuropsicológica em pacientes com esclerose múltipla... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Thais Conceição Monteiro - Integrante / Renata Alves Paes - Coordenador / Dora Neide Rodrigues - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
CENTRO UNIVERSITÁRIO IBMR. , Avenida das Américas 2603, Barra da Tijuca, 22631002 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 40206401, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - 2012
Clínica Núcleo IntegradoVínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora do curso de extensão em Dependência Química, da matéria: Alterações neuropsicológicas na dependência química
2012 - 2012
Instituto ReabilitarVínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 12
2017 - 2017
Universidade Estácio de SáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar I, Carga horária: 9
Outras informações:
Professora de módulos da Pós Graduação Lato Sensu em Terapia Cognitiva Comportamental
2006 - 2017
Universidade Estácio de SáVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I
Outras informações:
Professora de disciplinas presenciais e à distância do curso de Psicologia.
2012 - 2014
Instituto HabilitarVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica e Neuropsicóloga, Carga horária: 5
2012 - 2016
Núcleo Integrado ClínicaVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica e neuropsicóloga, Carga horária: 5
2011 - 2012
S B IVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prof.da disc.Anál. Bio-Psic. do Alunado, Carga horária: 4
1997 - 1997
Soc. Educ.J Escola Nosso Lar LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof do Curso de Formação de Professores, Carga horária: 4
1983 - 1994
Soc.Educ.J. Escola Nosso Lar LTDAVínculo: , Enquadramento Funcional: Encarregada do Serviço de Or. Psicopedagógico, Carga horária: 30
Outras informações:
Durante este período desempenhou as funções de: Auxiliar Serviços Técnicos, Auxiliar Técnico de Diretoria e por último, Encarregada do Serviço de Orientação Psicopedagógico (Psicóloga) .
1994 - 1994
Universidade Gama FilhoVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professora de Ens. Fund. 1a a 4a séries, Carga horária: 50
Outras informações:
Professora de 1a a 4a séries do Projeto Educação Não Formal de Adultos.
1990 - 1991
Pontifícia Universidade Católica -RJVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria de disciplina de graduação, Carga horária: 3
Outras informações:
Monitora da disciplina Fundamentos Biológicos do Comportamento II, com as seguintes atividades: planejamento e execução de aulas expositivas e práticas de neuroanatomia em laboratório, envolvendo manipulação de peças anatômicas, preparo e manutenção das mesmas peças e aplicação de avaliações aos alunos sobre este conteúdo.
1988 - 1989
Instituto consuelo pinheiroVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio Psicologia Clínica, Carga horária: 12
Outras informações:
Estágio em Psicologia Clínica em instituição de crianças e adolescentes regulares e com necessidades especiais,com as seguintes funções, avaliação e acompanhamento de casos, aplicação de testes para avaliação cognitiva e atendimento psicoterápico em grupo.
1989 - 1990
Colônia Juliano MoreiraVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio em Psicologia, Carga horária: 2
Outras informações:
Estágio em Psicologia no Núcleo Texeira Brandão e no Hospital Jurandir Manfredini, na Colônia Juliano Moreira, com a função de avaliação psicodiagnóstica e levantamento de perfil dos pacientes internados.
1994 - 1997
Sociedade Educacional Espaco Livre LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Encarregada do Serviço de Or. Psicopedagógico, Carga horária: 30
Outras informações:
Desempenhava a função de Psicóloga Escolar, responsável por este serviço de orientação e intervenção.
2000 - 2002
Milly Cultural Serviços LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora Pedagógica, Carga horária: 40
2018 - Atual
Centro Universitário IBMRVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 10
2018 - 2020
Universidade Católica de PetrópolisVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante
2020 - Atual
Faculdades Integradas Maria Thereza, FAMAThVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 8
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de THAIS CONCEIÇÃO MONTEIRO e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?