Giseli Novelli
Doutora em Ciências da Educação, 2006 (Programa em Educação: História, Política e Sociedade PUC/SP) - Mestre em História e Filosofia da Educação, 1995, PUC/SP e Pedagoga, 1989, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente leciona em cursos de Pedagogia na FICS, tendo lecionado na PUC/SP, UNIB, UNIBERO, UNISA. Atuou como professora na Educação Infantil e Professora de Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo. Atualmente é Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental .Trabalhou no PEC- Formação Continuada, como Professora Tutora, 2007; como Supervisora Nacional da Fundação Bradesco, 1995/1997; como integrante da equipe de coordenação da MOVA/SP, 1991/1992, na PMSP; como professora de educação básica na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo e na Secretaria Estadual de Educação/SP, entre 1987 e 1997. Desenvolve pesquisas sobre organização curricular e relação trabalho/educação.
Informações coletadas do Lattes em 01/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade
2002 - 2006
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Currículo por Módulos e Educação Profissional Técnica: Crítica da Formação par o Mercado de Trabalho
Odair Sass. Palavras-chave: currículo por módulos; experiência formativa; teoria crítica daSociedade.
Mestrado em História e Filosofia da Educação
1993 - 1995
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Novos Modelos de Gestão, Qualificações e Escolaridade: um estudo de caso na indústria de auto-peças, Ano de Obtenção: 1995
Orientador: Ruy de Quadros carvalho
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Pedagogia
1986 - 1989
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Ensino Profissionalizante: seus limites, seus sonhos
Orientador: Fernando José de Almeida
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas/Especialidade: Análise Institucional.
Participação em eventos
XII Seminário Internacional: Filosofia e Educação - O que é Universidade?. 2011. (Seminário).
Jornada Ibirapuera.Mecanismos de Avaliação Educacional e a Realidade Brasileira. 2008. (Outra).
IX Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores- A articulação dos Saberes na Sociedade Atual: o papel do educador e sua formação. Aprendizado de Ofícios Femininos na Cidade de São Paulo nos anos 40. 2007. (Congresso).
IX Congresso Estadual sobre Formação de Educadores-Articulação dos Saberes na Sociedade Atual: o papel do Educador e sua Formação. 2007. (Congresso).
VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Curriculo por Mõdulos e Formação para a Competência: limites da experiência formativa. 2007. (Encontro).
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da REgião Sudeste. 2007. (Encontro).
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste -.coordenadora de sessão de comunicação- EIXO 4-HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL. 2007. (Encontro).
29 a. reuniao anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). 2006. (Congresso).
Teoria Crítica e Formação do Indivíduo. 2005. (Simpósio).
27a. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação em Educação. 2004. (Outra).
27a. reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Ensino profissionalizante na cidade de São Paulo: um estudo sobre o currículo da Escola Profissional Feminina nas décadas de 1910, 1920, 1930. 2004. (Congresso).
Encontro de Professores - Formação e Troca de Experiências. 2004. (Encontro).
26.a reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). 2003. (Congresso).
Jornadas Pedagógicas- Faculdades Integradas Campos Salles.Palestra: Relato de experiência: Educação e Trabalho. 2003. (Encontro).
Perspectivas Teóricas de Investigação sobre a Escola. 2003. (Seminário).
IV Ciclos de Estudos. 1999. (Seminário).
Playing, communicating and sharing books, from birth to school age: the roots of literacy. 1998. (Outra).
Relationship is the Key for young children in nurseries. 1998. (Outra).
Yong Childrens Creative Thinking In Action. 1998. (Outra).
Avaliação Educacional - Problemas e Perspectivas. 1995. (Seminário).
O Construtuvismo no Currículo Escolar. 1995. (Seminário).
Seminário: Trabalho e Educação. 1994. (Seminário).
I Encontro Regional das Escolas do Projeto de Interdisciplinaridade. 1991. (Encontro).
1o. Congresso Municipal Anual dos Profissionais em Educação do Ensino Municipal - SP. 1990. (Congresso).
I Encontro de Iniciação Científica da PUC/SP.Informática Aplicada a Educação: suas realidades, seus sonhos. 1989. (Encontro).
Participação em bancas
OMETTO, C. B. C. N.; SILVA, L. B. O.;NOVELLI, G.. A poética da infancia e a educação em Cecília Meireles.. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.
NOVELLI, G.; SILVA, L. B. O.. . A Influência do Liberalismo e do Marxismo na Formação Educacional da Sociedade de Massa. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.
SILVA, L. B. O.; OMETTO, C. B. C. N.;NOVELLI, G.. A Poética da Infãncia em Cecília Meireles e Gaston Bachelard. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.
Orientou
Educação Libertária: uma alternativa ao livre pensar; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Litoral Sul Paulista; Orientador: Giseli Novelli;
Literatura Marginal em São Paulo: aspectos educacionais e sociais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Giseli Novelli;
Trabalho Infantil e Desempenho Escolar em São Paulo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Giseli Novelli;
O Olhar auto-avaliativo no processo de aprendizagem; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Giseli Novelli;
Repensando o neoliberalismo na educação: Na busca de formar verdadeiros cidadãos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Giseli Novelli;
Educação de Jovens e Adultos/Educação Popular; A Teoria Pedagógica de Paulo Freire; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Giseli Novelli;
Santos; Gisella C; N; Heitzmann; O ambiente Escolar e a Aprendizagem: Três estudos de caso; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Giseli Novelli;
Vergilato;Lucia Ap; B; Santos; Avaliaçao em questão; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Giseli Novelli;
Arruda; Daniela C; S; Lima;Liliane A; S; Franco; Trabalho Infantil; O difícil sonho de ser criança; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Giseli Novelli;
Produções bibliográficas
-
NOVELLI, G. . Novos Modelos de Gestão, Qualificações e Escolaridade: um estudo de caso na indústria de auto-peças.. AUGUSTO GUZZO REVISTA ACADÊMICA (SÃO PAULO) , São Paulo, v. 01, n.00, p. 65-72, 2012.
-
NOVELLI, G. . Currículo por módulos e formação para a competência: limites da experiência formativa. INTERMEIO (UFMS) , v. 14, p. 110-121, 2008.
-
NOVELLI, G. . Escola Tecnica Profissional e Experiencia Formativa - informa;oes para conhecer, saber para julgar. In: III Seminario Internacional Escola e Cultura, 2008, Sao Paulo. III Seminario Internacional Escola e Cultura, 2008.
-
NOVELLI, G. . Ensino profissionalizante na cidade de São Paulo: um estudo sobre o currículo da Escola Profissional Feminina nas décadas de 1910, 1920 e 1930.. In: ANPED - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, 2004, Caxambu. Anais 27a. Reunião Anula ANPED, 2004.
-
NOVELLI, G. . Curriculo por módulos e Formação para a Competência:limites da experiência formativa. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória - ES. Currículo por Módulos e Formação para a Competencia: limites da experiência formativa, 2007.
-
NOVELLI, G. . Aprendizado de 'Ofícios Femininos' na Cidade de São Paulo nos Anos 40. In: IX Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores, 2007, Águas de Lindóia - SP. Aprendizado de, 2007.
-
NOVELLI, G. . CRIATIVIDADE NA ESCOLA BÁSICA - RELATOS DE PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NOVELLI, G. . Aprendizado de 'ofícios femininos' na cidade de São Paulo nos anos 40: intervenção do corpo docente e gestor nas prescrições da lei orgânica do ensino industrial e a constituição do currículo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOVELLI, G. . Currículo por Módulos e Formação para a Competência: limites da experiência formativa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOVELLI, G. . Ensino Profissionalizante na cidade de São Paulo: um estudo sobre o currículo da Escola Profissional Feminina nas décadas de 1910,1920,1930. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
NOVELLI, G. . Video-Conferencia Avaliação Educacional. 2007.
NOVELLI, G. . Construindo o Ciclo Ensino Fundamental I. 1992.
Prêmios
2010
Aprovada em Concurso Público Professor de Ensino Infantil e Ensino Fundamental I, Prefeitura do Municipio de São Paulo.
2008
Aprovada concurso público para Coordenadora Pedagógica, PMSP.
2008
Aprovada em concurso público para Analista Trainee, Companhia Metropolitano de São Paulo.
2007
Aprovada em concurso público para Consultora Técnica Legislativo- Pedagoga, Câmara Municipal de São Paulo.
2006
Professora Homenageada pelos formandos da Habilitação em Orientação e Supervisão Escolar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
2006
Doutora em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
1995
Mestre em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
1990
Aprovada em concurso público para Professora de Educação Infantil, PMSP.
1990
Aprovada em concurso público para Professora Ensino Fundamental I, PMSP.
1990
Aprovada concurso público Professora Ensino Funfamental Estadual/SP, SEE-SP.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdades Integradas Campos Salles. , Rua Nossa Senhora da Lapa, 270/284, Lapa, 05072-000 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 36497000, URL da Homepage:
Experiência profissional
2017 - Atual
Prefeitura Municipal de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DIRETOR DE ESCOLA, Carga horária: 40
2011 - Atual
Prefeitura Municipal de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Educ. Infantil/Ensino Fundamental, Carga horária: 25
2010 - 2014
Faculdade do Litoral Sul PaulistaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Doutora, Carga horária: 12
Outras informações:
Professora de História da Educação e Teorias do Conhecimento Pedagógico e Coordenadora das Atividades Complementares
2005 - 2009
Universidade IbirapueraVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora mestre, Carga horária: 10
2000 - 2002
Centro Universitário Ibero-AmericanoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Mestre cursos Letras, Carga horária: 8
1999 - Atual
FACULDADES INTEGRADAS CAMPOS SALLESVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Doutora, Carga horária: 8
Outras informações:
Trabalhei na FICS entre fevereiro de 1999 até outubro de 2006, tendo retornado em fevereiro de 2010, estando trabalhando até a presente data.
1994 - 1995
Universidade de Santo AmaroVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Especialista, Carga horária: 12
2006 - 2008
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: auxiliar de ensino - título doutor, Carga horária: 40
Atividades
-
10/2006 - 04/2008
Ensino, PEC- Formação Universitária Municípios, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
-
04/2006 - 12/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação e Medidas Educacionais II, Metodologia de Ensino do Ensino Fundamental IV, Prática de Ensino do Ensino Fundamental IV
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Giseli Novelli e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?