Clarisse Carvalho Leão Machado

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e mestrado em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente é psicóloga efetiva na Prefeitura Municipal de Contagem. Tem experiência nas áreas de Psicologia Social, Saúde Coletiva e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: processos psicossociais, saúde mental, atenção básica, promoção da saúde, educação e violência.

Informações coletadas do Lattes em 01/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Saúde Pública

2011 - 2013

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O enfrentamento da violência na atenção básica em saúde de Ribeirão da Neves - Minas Gerais,Ano de Obtenção: 2013
Izabel Christina Friche Passos.Palavras-chave: promoção da saúde; saúde da família; enfrentamento da violência.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Graduação em Psicologia

2001 - 2007

Universidade Federal de Minas Gerais

Formação complementar

2015 - 2015

LUDENS: focalização em ferramentas colaborativas. (Carga horária: 4h). , Educação Harmônica Desenvolvimento Integral LTDA, EHDI, Brasil.

2013 - 2015

Formação de Educadores. (Carga horária: 120h). , Centros Etievan, CENTROS ETIEVAN, Brasil.

2014 - 2014

Crianças com altas habilidades/Superdotação. (Carga horária: 3h). , Espaço de Conversação, EC, Brasil.

2014 - 2014

Educação e sexualidade. (Carga horária: 16h). , Vincular, VINCULAR, Brasil.

2012 - 2012

Formação de Agentes de Rede de Proteção à Criança. (Carga horária: 36h). , Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência, PAIREVS, Brasil.

2012 - 2012

Formação de Agentes da Rede de Proteção à Criança. , Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves, RN, Brasil.

2008 - 2008

Curso: Oficinas em Dinâmica de Grupo. (Carga horária: 24h). , Rede de Cidadania Mateus Afonso Medeiros, RECIMAM, Brasil.

2007 - 2007

Oficinas em Dinâmica de Grupo na Área Saúde. (Carga horária: 24h). , Rede de Cidadania Mateus Afonso Medeiros, RECIMAM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Tai

Compreende Pouco, Fala Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

MACHADO, C. C. L. . Congresso de Jovens do Centros Etievan. 2016. (Congresso).

MACHADO, C. C. L. . Construindo a Cultura de Paz. 2011. (Outro).

MACHADO, C. C. L. . XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2003. (Congresso).

MACHADO, C. C. L. . Círculo de Debates Estatuto da Criança e do Adolescente ? Gestão Participativa. 2003. (Outro).

Participação em eventos

1o Encontro de Alunos, Ex-alunos, Professores e Novos alunos do Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno. 2015. (Encontro).

Comemoração dos 10 anos do Programa Procon Mirim. 2015. (Outra).

Seminário Internacional de Liang Gong em 18 terapias. 2015. (Seminário).

Diálogos e Afetos na Formação para o Trabalho no SUS realizado na Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais. 2014. (Seminário).

7a Conferência Municipal de Saúde. 2013. (Outra).

10o Congresso Brasileiro em Saúde Coletiva. A Estratégia de Saúde da Família e o Matriciamento em Saúde Mental: uma reflexão interdisciplinar a partir da promoção da saúde. 2012. (Congresso).

Autos de Prisão em Flagrante: Liberdade Provisória Medidas Cautelares. 2012. (Seminário).

Direito de Família. 2012. (Seminário).

Educação em Direitos - Idosos e Deficientes. 2012. (Seminário).

Rede de Atendimento às Vítimas de Violência - Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais do. 2012. (Seminário).

Construindo a Cultura de Paz. 2011. (Encontro).

III Encontro da Política Estadual de Semiliberdade da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Sócio-educativas. 2011. (Encontro).

1o Seminário de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Ribeirão das Neves. 2010. (Seminário).

1o Seminário Intersetorial em Saúde do Trabalhador. 2010. (Seminário).

I Fórum Fiocruz Minas: "Mulheres em Situação de Violência, um tema em Saúde Pública". 2010. (Outra).

II Fórum de Matriciamento em Saúde Mental.Matriciamento em Saúde Mental. 2010. (Outra).

III Conferência Municipal de Saúde Mental intersetorial com o tema: "Saúde Mental, direitos e compromissos de todos:consolidar avanço e enfrentar desafio". 2010. (Outra).

IV Conferência Estadual de Saúde Mental Intersetorial.IV Conferência Estadual de Saúde Mental Intersetorial. 2010. (Outra).

Capacitação para os técnicos do Projeto Multiplicadores - Saúde na Escola.Prevenção da Violência e Construção da Cultura da Paz. 2009. (Oficina).

IV Simpósio de Saúde Coletiva e Saúde Mental: Contra os excessos de teoria ou de Prática: Uma Interlo(u)cução.Articulação da saúde mental com a atenção básica na prática dos serviços. 2008. (Simpósio).

Promoção à Saúde do Adolescente - Programa Saúde na Escola / Programa Travessia. 2008. (Oficina).

V Simpósio Brasileiro de Psicologia Política. O público e o privado nas políticas públicas.A dimensão política como foco de intervenção da psicologia social e política na Saúde Coletiva. 2008. (Simpósio).

4o Encontro de Mulheres no Resgate da Cidadania. 2007. (Encontro).

II Seminário Estadual sobre Álccol e Outras Drogas - Crack: incidências no social e desafio à clínica das toxicomanias; I Encontro do Complexo de Saúde Mental da FHEMIG; XIX Jornada do Centro Mineiro de Toxicomania. 2007. (Seminário).

XI Colóquio internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica; II Colóquio internacional de psicossociologia e sociologia clínica de Belo Horizonte. 2007. (Outra).

15o Encontro Regional da ABRAPSO Minas.Redefinições Identitárias e estratégias políticas entre mulheres trablahadoras rurais da Zona da Mata e Vale do jequitinhonha. 2006. (Encontro).

15o Encontro Regional da Associação Brasileira de Psicologica Social.Sessão de apresentação de pôsters comunidades e práticas grupais. 2006. (Encontro).

IV Simpósio Brasileirop de Psicologia Política.Identidades coletivas e estratégias políticas entre mulheres trablahadoras rurais de Minas Gerais. 2006. (Simpósio).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 7.Identidades Coletivas e Estratégias Políticas entre mulheres trabalhadoras rurais no estado de Minas Gerais. 2006. (Seminário).

Third World Conference on Violence in Schools.Significados da Violência para Alunos, Equipe Pedagógica e Funcionários de uma escola de 1a a 4a série localizada em uma favela de Belo Horizonte. 2006. (Outra).

XV Semana de Iniciação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais.Redefinições Identitárias e estratégias políticas entre mulheres trabalhadoras rurais - Zona da Mata e Vale do Jequitinhonha (MG). 2006. (Outra).

Construção da Cidadania: Desdobramentos dos Atendimentos às Vítmas de Violência. 2005. (Seminário).

Encontro de Psicologia 2005.Psicologia Social. 2005. (Encontro).

IV Seminário da Criança e do Adolescente com o tema: Família, Políticas Públicas e Intersetorialidade. 2005. (Seminário).

Revisitando as Psicoses.Revisitando as Psicoses. 2005. (Seminário).

Trabalhando com homens na promoção da equidade de gênero. 2005. (Oficina).

VIII Congresso Ibero-americano de extensão universitária. 2005. (Congresso).

XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.Segrdo de Polichinelo: Exploração Sexual Infanto-juvenil. 2005. (Encontro).

14o Encontro Mineiro de Psicologia Social - Políticas Públicas: saberes e práticas psicossociais.Significados da Violência para alunos, Equipe Pedagógica e Funcionários de uma Escola de 1a a 4a série localizada em uma favela de Belo Horizonte. 2004. (Encontro).

56a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.A resopnsabilidade social da administração pública na efetividadedos direitos humanos - criança e adolescente no Médio Vale do Jequitinhonha. 2004. (Outra).

A intervenção psicossocial na política social para e com famílias: princípios e métodos dos Núcleos de Apoio à Família da Prefeitura de Belo Horizonte. 2004. (Oficina).

Oficina para o Enfrentamento à Exploração Sexual Comercial e ao Tráfico para os mesmos fins de Meninos e Meninas em Belol Horizonte. 2004. (Oficina).

Para além da fronteira: sexualidade, cidadania e direitos humanos. 2004. (Oficina).

XII Semana de Iniciação Científica UFMG.A Responsabilidade Social da Administração Pública na Efetividade dos Direitos Humanos. 2003. (Outra).

XII Semana de Iniciação Científica UFMG.A Responsabilidade Social da Administração Pública na Efetividade dos Direitos Humanos. 2003. (Outra).

XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2003. (Outra).

Jornada do Centro de Aplicação da Psicologia - Investigações sobre a clínica psicanalítica de crianças e adolescentes. 2002. (Outra).

XI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. Psicologia Social transformação da realidade brasileira: desafios e perspectivas para a ABRAPSO 21 anos depois. 2001. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • MACHADO, C. C. L. ; PRADO, M. A. M. . Reconfigurações identitárias e estratégias políticas da rede de intercâmbio de mulheres trabalhadoras rurais de Minas Gerais: uma contribuição da psicologia social e política para a análise dos movimentos sociais. Pesquisas e Práticas Psicossociais , v. 1, p. 01-21, 2006.

  • MACHADO, C. C. L. ; DANTAS, N. F. . A Atenção Primária à Saúde na relação ensino e serviço: reflexões a partir das oficinas do Programa Pró-saúde II. In: Natália Freitas Dantas; Alessandra Rios de Faria; Thais Lacerda e Silva. (Org.). PRÓ-SAÚDE II E INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: interfaces, desafios e potencialidades. 1ed.Belo Horizonte: ESP-MG, 2014, v. 1, p. 1-241.

  • MACHADO, C. C. L. . A Estratégia de Saúde da Família e o Matriciamento em Saúde Mental: uma reflexão interdisciplinar a partir da promoção da saúde. In: 10o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre. Anais Saúde Coletiva, 2012.

  • MACHADO, C. C. L. ; PRADO, M. A. M. . Redefinições Identitárias e Estratégias Políticas entre Mulheres Trabalhadoras Rurais ? Zona da Mata e Vale do Jequitinhonha (MG). In: XV Semana de Iniciação Científica da UFMG ? Conhecimento e Cultura, 2006, Belo Horizonte. Anais da XV Semana de Iniciação Científica da UFMG ? Conhecimento e Cultura. Belo Horizonte, 2006.

  • MACHADO, C. C. L. ; PRADO, M. A. M. . Identidades coletivas e estratégias políticas entre mulheres trabalhadoras rurais no Estado de Minas Gerais. In: Identidades coletivas e estratégias políticas entre mulheres trabalhadoras rurais no Estado de Minas Gerais, 2006, Florianópolis. Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 7. Florianópolis, 2006.

  • MACHADO, C. C. L. ; PRADO, M. A. M. . Redefinições identitárias e estratégias políticas entre mulheres trabalhadoras rurais - Vale do Jequitinhonha e Zona da Mata. In: XV Semana de Iniciação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais, 2006, Belo Horizonte. XV Semana de iniciação científica. Conhecimento e cultura, 2006.

  • MACHADO, C. C. L. ; PRADO, M. A. M. . Redefinições Identitárias e Estratégias Políticas entre Mulheres Trabalhadoras Rurais - Zona da Mata e Vale do Jequitinhonha (MG). In: 15o Encontro Reginal da ABRAPSO Minas, 2006, Belo Horizonte. Olhares Contemporâneos: a psicologia social em Minas. Belo Horizonte: Associação Brasileira de Psicologia Social Regional Minas Gerais, 2006. v. 1.

  • MACHADO, C. C. L. ; DONATO, C. R. ; PEREIRA, C. S. ; MONTEIRO, J. P. ; MACHADO, S. A. M. . Segredo de Polichinelo: a exploração sexual no Médio Vale do Jequitinhonha. In: VIII Congresso Ibero-americano de Extensão Universitária, 2005, Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Extensão Universitária. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade do Rio de Janeiro, 2005. v. 3. p. 11-193.

  • GUSTIN, M. B. S. ; MACHADO, M. N. M. ; PEREIRA, C. S. ; MACHADO, C. C. L. ; DONATO, C. R. ; MONTEIRO, J. P. ; MACHADO, S. A. M. . Segredo de Polichinelo - a exploração sexual no Médio Vale do Jequitinhonha. In: 8o Encontro de Extensão Universitária, 2005, Belo Horizonte. Anais do 8o Encontro de Extensão Universitária. Belo Horizonte, 2005.

  • MACHADO, C. C. L. ; DONATO, C. R. ; MONTEIRO, J. P. ; MACHADO, S. A. M. . Segredo de Polichinelo: Exploração Sexual Infanto-Juvenil. In: 13o Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2005, Belo Horizonte. Anais do 13o Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2005.

  • BATISTA, A. C. E. ; MACHADO, C. C. L. ; MARTINS, D. A. ; FREITAS, D. C. ; GOMES, D. D. ; MADUREIRA, K. T. ; YUKAWA, S. N. ; SILVA JUNIOR, P. R. . Significados da Violência para os Alunos, Equipe Pedagógica e Funcionários de uma Escola de 1a a 4a série Localizada em uma Favela de Belo Horizonte. In: 14o Encontro Mineiro de Psicologia Social, 2004, São João del Rey. Anais do 14o Encontro Mineiro de Psicologia Social, 2004.

  • GUSTIN, M. B. S. ; GUIMARAES, L. B. ; PEDRON, R. A. ; MACHADO, C. C. L. ; ALVES, R. O. ; GUIMARAES, C. P. C. ; ALBUQUERQUE, B. S. ; COSTA, V. S. ; AZEVEDO, M. C. ; SILVA, L. M. S. . A Responsabilidade Social da Administração Pública na Efetividade dos Direitos Humanos - Criança e Adolescente no Médio Vale do Jequitinhonha. In: 56a Reunião Anual da SBPC, 2004, Cuiabá. Anais da 56a Reunião Anual da SBPC, 2004.

  • GUSTIN, M. B. S. ; GUIMARAES, L. B. ; PEDRON, R. A. ; GUIMARAES, C. P. C. ; ALBUQUERQUE, B. S. ; ALVES, R. O. ; AZEVEDO, M. C. ; COSTA, V. S. ; MACHADO, C. C. L. ; SILVA, L. M. S. . A Responsabilidade Social da Administração Pública na Efetividade dos Direitos Humanos. In: XII Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2003, Belo Horizonte. Anais do XII Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2003.

  • MACHADO, C. C. L. . Mulheres psicólogas na Educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, C. C. L. . A Estratégia de Saúde da Família e o Matriciamento em Saúde Mental: uma reflexão interdisciplinar a partir da promoção da saúde. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACHADO, C. C. L. . Matriciamento em Saúde Mental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Afonso, M. L. M. ; MACHADO, C. C. L. . Intervenção Psicossocial na articulação entre Saúde Mental e Atenção Básica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MACHADO, C. C. L. . A dimensão Política como foco de intervenção da psicologia social e política na Saúde Pública. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PRADO, M. A. M. ; MACHADO, C. C. L. . Indentidades Coletivas e Estratégias Políticas entre Mulheres Trabalhadoras Rurais no Estado de Minas Gerais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MACHADO, C. C. L. . Redefinições identitárias e estratégias políticas entre mulheres trabalhadoras rurais da Zona da Mata e do vale do Jequitinhonha (MG). 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACHADO, C. C. L. ; DONATO, C. R. ; MACHADO, S. A. M. ; MONTEIRO, J. P. . Segredo de polichinelo: exploração sexual infanto-juvenil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACHADO, C. C. L. ; COSTA, V. S. ; ALBUQUERQUE, B. S. ; SILVA, L. M. S. ; AZEVEDO, M. C. ; GUIMARAES, C. P. C. ; GUIMARAES, L. B. ; PEDRON, R. A. ; ALVES, R. O. . A responsabilidade social da administração pública na efetividade dos direitos humanos - criança e adolescente no Médio Vale do Jequitinhonha. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACHADO, C. C. L. ; BATISTA, A. C. E. ; COSTA, F. A. ; FREITAS, D. C. ; GOMES, D. D. ; MADUREIRA, K. T. ; MARTINS, D. A. ; YUKAWA, S. N. . Equipe de pesquisa: uma proposta de trabalho coletivo na realização de pesquisa de mestrado sobre violência e escola. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACHADO, C. C. L. ; BATISTA, A. C. E. ; FREITAS, D. C. ; GOMES, D. D. ; MADUREIRA, K. T. ; MARTINS, D. A. ; YUKAWA, S. N. . Significados da viol~encia para alunos, equipe pedagógica e funcionários de uma escola de 1a a 4a série localizada em uma favela de Belo Horizonte. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

MACHADO, C. C. L. ; PRADO, M. A. M. . RECONFIGURAÇÕES IDENTITÁRIAS E ESTRATÉGIAS POLÍTICAS DA REDE DE INTERCÂMBIO DE MULHERES TRABALHADORAS RURAIS DE MINAS GERAIS. 2006. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2006 - 2007

    Alquimia de Categorias Sociais: gênero e sua relação com classe, raça e orientação sexual nas agendas políticas de movimentos sociais, Descrição: Núcleo de Pesquisa e Extensão de Psicologia Política (Novembro/ 2006 a Junho/ 2007) (www.fafich.ufmg.br/npp) com participação na pesquisa ?Alquimia de categorias sociais: gênero e sua relação com classe, raça, e orientação sexual nas agendas políticas de movimentos sociais? proposta pela Profa. Claudia Andréa Mayorga Borges juntamente ao Prof. Dr. Marco Aurélio Máximo Prado, realizada a partir das pesquisas desenvolvidas por este núcleo com os diversos movimentos sociais de Minas Gerais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Clarisse Carvalho Leão Machado - Coordenador / MARCO AURÉLIO MÁXIMO PRADO - Integrante / Claudia Andréa Mayorga Borges - Integrante.

  • 2006 - 2006

    Redefinições Identitárias e Estratégias Políticas entre Mulheres Trabalhadoras Rurais de Minas Gerais, Descrição: As atividades consistiram em acompanhamento da Rede de Intercâmbio das Trabalhadoras Rurais com foco nas lideranças do Médio Vale do Jequitinhonha e da Zona da Mata, em Minas Gerais. Foram realizadas viagens à campo (Itaobim, Medina e Espera Feliz), além de reuniões em Belo Horizonte com o grupo e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), atividades na Escola Família Agrícola em Itaobim (EFA Bontempo), entrevistas com as lideranças, produção de artigo (vide publicações) e relatório final. Essa pesquisa estava vinculada ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Psicologia Política da FAFICH ? UFMG pelo projeto: ?Estudo dos Processos Psicossociais na Constituição da Identidade Coletiva de Movimentos Sociais em Minas Gerais?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Clarisse Carvalho Leão Machado - Coordenador / MARCO AURÉLIO MÁXIMO PRADO - Integrante.

Prêmios

2006

Prêmio Silvia Lane, Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de Contagem. , Rua Henrique Zikler, Jardim Industrial, 32215390 - Contagem, MG - Brasil, Telefone: (031) 33635255

Experiência profissional

2014 - Atual

Prefeitura Municipal de Contagem

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 20

Outras informações:
Trabalho na Atenção Básica em Saúde com atendimentos individuais, em grupo e atividades intersetoriais. Atualmente participo da formação de Liang Gong em 18 terapias, que é parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS com o objetivo de me capacitar e aplicar a técnica nos usuários.

2013 - 2016

Escola da Serra

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 25

Outras informações:
Atuei como psicóloga principalmente realizando as seguintes atividades: inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, atividades coletivas adolescentes, atendimentos às famílias e aos alunos e orientação ao corpo docente.

2013 - 2014

Escola de Saúde Pública de Minas Gerais

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente conteúdista, Carga horária: 5

Outras informações:
Este trabalho está incluído no Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-saúde II) em que foram realizadas formações sobre a relação entre ensino-serviço à professores dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Medicina Veterinária, Farmácia, Terapia Ocupacional e Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais.

2013 - 2013

Faculdade Pitágoras

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Ministrei uma disciplina intitulada "Saúde Mental e Atenção Primária em Saúde" no curso de Pós-graduação em Saúde Mental: Clínica e Sociedade da Faculdade Pitágoras de Ipatinga.

2007 - 2014

Prefeitura Municpal de Ribeirão das Neves

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 20

Outras informações:
Enquanto servidora pública deste município, participei da pesquisa de doutorado de Matilde Agero Batista em Clínica da Atividade, orientada pelo professor Yves Clot do CNAM - Paris. Contribuí na pesquisa de campo junto às Agentes Comunitárias de Saúde deste município que ocorreu entre outubro de 2008 a outubro de 2010. Também trabalhei no Matriciamento em Saúde Mental na Atenção Básica, no Projeto do Governo de Minas Gerais "Saúde na Escola", na Comissão de Controle Social e Participação Social formada por trabalhadores e na Rede Intersetorial de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

2007 - 2008

Rede de Cidadania Mateus Afonso Medeiros

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária

Outras informações:
Coordenei, voluntariamente, junto a outras profissionais, oficina de letramento para mulheres ameaçadas de morte no contexto de violência doméstica, que se encontravam abrigadas na Casa Abrigo Sempre Viva, da Prefeitura de Belo Horizonte. Também coordenei, voluntariamente, junto a outras profissionais, duas Rodas de Conversa sobre Direitos Humanos e Cidadania para presidentes de Associações de Bairro e para profissionais do Núcleo de Prevenção à Criminalidade do Estado de Minas Gerais. Orientação da professora aposentada pela UFMG, Maria Lucia Afonso.

2008 - 2008

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Aula avulsa

Outras informações:
Ministrei uma aula voluntariamente para o curso de graduação em psicologia na disciplina ofertadas pela PUC-Minas em Agosto de 2008. A aula consistiu na explanação e reflexão sobre o trabalho com grupos e coletivos na articulação entre a Atenção Primária em Saúde e Saúde Mental, e de como a psicologia social pode contribuir para esta prática.

2004 - 2004

Programa Nacional da Primeiro Emprego

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Acolhedora

Outras informações:
Acolhimento de um grupo de adolescentes participantes deste programa do Governo Federal, com duração de 8 horas. As atividades consistiram na apresentação do programa aos adolescentes e realização de dinâmicas para a integração dos mesmos.

2005 - 2005

Promotoria de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes de Minas Gerai

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária

Outras informações:
Atividades: Construção de projetos junto à rede de atendimento de crianças e adolescentes de Belo Horizonte para a melhor aplicação das Medidas Protetivas; participação de reuniões do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para construção de resolução que redefinia as Medidas Protetivas; participação dos Fóruns de Abrigos - espaço de debate entre os atores da rede de abrigos de Belo Horizonte; fiscalização de entidades de abrigo para crianças e adolescentes como uma das Medidas Protetivas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); e participação em seminários a respeito do tema. Supervisão: Psicólogas e Promotoras de Justiça da instituição.

2004 - 2004

Colégio Santo Antônio

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária

Outras informações:
Curso Noturno de Educação de Jovens e Adultos do Colégio Santo Antônio. Atividades: Plantão psicológico e atendimento em grupo com as turmas. Supervisão: Profa. Betânia Diniz Gonçalves (PUC- Minas ? Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais)

2005 - 2005

Delegacia Especializada de Crimes contra as Mulheres

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária

Outras informações:
Delegacia Especializada de Crimes Contra a Mulher Atividades: Plantão de atendimento psicossocial à mulheres usuárias da instituição, supervisão semanal e leitura de textos referentes ao tema. Supervisão: Prof. Dra. Sandra Maria da Mata Azeredo (FAFICH -UFMG)

2008 - 2008

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Aula avulsa, Enquadramento Funcional: Voluntária

Outras informações:
Ministrei uma aula voluntariamente para o curso de graduação em psicologia em disciplinas ofertadas pela Universidade Federal de Minas Gerais em Outubro de 2008 (Dinâmica B). A aula consistiu na explanação e reflexão sobre o trabalho com grupos e coletivos na articulação entre a Atenção Primária em Saúde e Saúde Mental, e de como a psicologia social pode contribuir para esta prática.

2006 - 2006

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: aluna

2005 - 2005

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista de extensão, Enquadramento Funcional: aluna

Outras informações:
Programa Pólos de Cidadania ? Projeto: Criança e Adolescente em Situação de Risco: Geração de Renda como Alternativa de Prevenção à Exploração Sexual Infanto-Juvenil Atividades: Projeto interdisciplinar (direito, psicologia, ciências sociais, comunicação, administração e economia) da Faculdade de Direito da UFMG coordenado pela Profa. Miracy Gustin, com apoio da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), do Pólo de Integração no Vale do Jequitinhonha (UFMG) e da Associação do Médio Vale do Jequitinhonha (AMEJE). As atividades consistiram em leituras, viagens à campo (em 7 municípios), reuniões com os atores da rede de atendimento à crianças e adolescentes, entrevistas com esses atores e pessoas ligadas à economia dos municípios e reuniões de supervisão em equipe. Supervisão: Profa. Dra. Marília Novais da Mata Machado (Professora aposentada pela FAFICH - UFMG) e Profa. Dra. Miracy Gustin (Faculdade de Direito ? UFMG)

2005 - 2005

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: estagiária

Outras informações:
História de Vida das Profissionais do Sexo (Agosto a Dezembro de 2005) Atividades: Utilização da metodologia de História de Vida com entrevistas semanais com uma profissional do sexo da Associação das Profissionais do Sexo de Belo Horizonte, construção da História de Vida da entrevistada a partir de seu relato, apresentação da história para a mesma, análise psicossocial dos dados coletados tendo em vista a perspectiva psicossociológica do trabalho e supervisão semanal. Supervisão: Profa. Dra. Vanessa Andrade de Barros (FAFICH - UFMG)

2004 - 2004

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Voluntária

Outras informações:
Programa de Atendimento à Vítimas de Violência no Campus da UFMG Atividades: Participação na implementação deste programa, com supervisões semanais e atividades de mobilização dos atores do campus da UFMG, tanto os que já estão ligados à segurança no campus quanto os que não estão, e implementação do núcleo de atendimento à vítimas de violência no prédio da FAFICH - UFMG. Supervisão: Profa. Dra. Karin Smigay (FAFICH - UFMG)

2002 - 2004

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista de extensão, Enquadramento Funcional: Aluna

Outras informações:
Programa Pólos de Cidadania ? Projeto: A Responsabilidade Social da Administração Pública na Efetividade dos Direitos Humanos: Criança e Adolescente no Médio Vale do Jequitinhonha Atividades: Programa da Faculdade de Direito da UFMG com atuação interdisciplinar, e equipe formada por estagiários e profissionais de direito, serviço social e psicologia. Este projeto consistiu em diagnosticar a situação das crianças e adolescentes de treze municípios do Médio Vale do Jequitinhonha e de verificar a efetividade do poder público e da sociedade civil organizada na resolução das problemáticas concernentes à infância e juventude, onde foram realizadas entrevistas com atores do governo e sociedade civil através de viagens à campo mensais; realização de um Círculo de Debates: Estatuto da Criança e do Adolescente ? Gestão Participativa realizado em novembro e dezembro de 2003, em Araçuaí ? MG; e produção de relatório final. Supervisão: Profa. Dra. Miracy Gustin (Faculdade de Direito ? UFMG)

2001 - 2003

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Aluna

Outras informações:
Projeto ComUnidade Atividades: Atuação no Aglomerado Santa Lúcia e no Aglomerado Morro das Pedras em Belo Horizonte, com reuniões junto às lideranças comunitárias, entrevistas com os grupos e entidades e reuniões semanais da equipe com supervisão para a produção de um catálogo com informações sobre grupos e entidades dos aglomerados, com o intuito de intervir na organização comunitária, emancipação e autonomia das comunidades através de articulação em rede. Supervisão: Prof. Dr. Louis Ricci (FAFICH - UFMG)