Isabella de Gregório Santos

É professora de línguas desde 2008. Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM 2010) e pós graduação em ensino de línguas aliado às novas tecnologias pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG 2013). É professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Tocantins (IFTO). Possui segunda especialização em Metodologias de ensino de língua portuguesa e inglesa. É mestranda do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Letras - PPG Letras da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Letras com ênfase nas línguas portuguesa e inglesa, atuando principalmente nos temas de linguagem, internet e tecnologias.

Informações coletadas do Lattes em 01/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Letras - PPG Letras

2021 - Atual

Universidade Federal do Tocantins
Dra. Dalve Oliveira Batista Santos.

Especialização em Metodologia de ensino de Língua Portuguesa e Inglesa

2019 - 2021

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: A construção de múltiplas identidades permeadas pelo uso da linguagem dos internautas
Orientador: ---

Especialização em Espec. em ensino de línguas mediado por computador

2011 - 2013

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A inserção de uma plataforma digital como extensão de um curso presencial em língua inglesa

Aperfeiçoamento em Novas tecnologias aplicadas à educação

2021 - 2021

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: Não há. Ano de finalização: 2021

Aperfeiçoamento em Capacitação em Língua Inglesa

2021 - 2021

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: Não há.. Ano de finalização: 2021

Graduação em Licenciatura em Letras

2007 - 2010

Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Título: A influência do suporte digital na produção escrita de aprendizes de língua inglesa: um estudo sobre netspeak
Orientador: Valeska Virgínia Soares Souza

Formação complementar

2021 - 2021

Luz, Câmera, Imersão: aperfeiçoando a jornada na educação online. , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, IFTO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino de línguas e novas tecnologias.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Inglesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Espanhola.

Organização de eventos

SANTOS, I. G. ; MOURA JUNIOR, M. D. . Seminário Virtual Agropecuário: desafios e perspectivas. 2020. (Outro).

SANTOS, I. G. ; MOURA JUNIOR, M. D. . Ciclo de palestras sobre bem-estar animal. 2019. (Outro).

SANTOS, I. G. . III Mostra de Arte e Cultura do Campus Avançado Pedro Afonso IFTO. 2018. (Festival).

SANTOS, I. G. . II EnTec - Encontro Tecnológico - IFTO Pedro Afonso. 2018. (Outro).

SANTOS, I. G. . PROCENID - Exame de Proficiência em Língua Inglesa. 2015. (Outro).

Participação em eventos

I Jornada Pedagógica do Campus Porto Nacional do IFTO. 2022. (Outra).

7ª Edição do Grande Encontro da Educação. 2021. (Encontro).

I Seminário do NEABI - Formoso do Araguaia: Lutas, direitos e conquistas dos povos indígenas e afro-brasileiros.Direção de Espetáculo: Cerimônia de encerramento: Leitura Dramática. 2021. (Seminário).

I Seminário do NEABI - Formoso do Araguaia: Lutas, direitos e conquistas dos povos indígenas e afro-brasileiros.A representação dos povos tradicionais na literatura brasileira. 2021. (Seminário).

I Seminário do NEABI - Formoso do Araguaia: Lutas, direitos e conquistas dos povos indígenas e afro-brasileiros.Direção de Espetáculo: Leitura dramática do texto Carta de Búzios. 2021. (Seminário).

I Seminário do NEABI - Formoso do Araguaia: Lutas, direitos e conquistas dos povos indígenas e afro-brasileiros. 2021. (Seminário).

I Seminário do NEABI - Formoso do Araguaia: Lutas, direitos e conquistas dos povos indígenas e afro-brasileiros.Palestra: Demarcação de terras de povos tradicionais: Uma "conquista" ameaçada?. 2021. (Seminário).

Condução de Processos Disciplinares. 2020. (Outra).

Curso Online de Formação de Servidores para Educação Remota. 2020. (Outra).

Jornada de Linguística Aplicada. 2020. (Outra).

Procedimentos Disciplinares. 2020. (Outra).

Diretrizes Curriculares Institucionais para os Cursos Técnicos de Nível Médio do IFTO: Minuta e seus Modelos. 2019. (Outra).

Encontro Docente para Elaboração das Matrizes de Referência dos Cursos Técnicos de Nível de Médio do IFTO. 2019. (Oficina).

Identidade IFTO. 2019. (Encontro).

III ENTEC ? Encontro Tecnológico do Campus Avançado Pedro Afonso. 2019. (Encontro).

Jornada Pedagógica/Adragógica 2019/2 Campus Palmas IFTO. 2019. (Encontro).

Meditação e Iniciação à Ioga. 2019. (Oficina).

Programa Ela Pode. 2019. (Outra).

Recursos Genéticos. 2019. (Outra).

Torneio Esportivo entre os Campi do IFTO. 2019. (Encontro).

Educação, capitalismo e transformações sócio-territorial no Tocantins. 2018. (Outra).

II Congresso Internacional de Educação do Campo da UFT. 2018. (Congresso).

I Seminário de Gestão da Aprendizagem em Tempos de Convergência Digital. 2018. (Seminário).

I Encontro Tecnológico do Campus Avançado Pedro Afonso.Diálogo sobre as TICs e educação: conheça a geração Z. 2017. (Encontro).

V Jornada Pedagógica / Andragógica do Campus Avançado Pedro Afonso. 2017. (Encontro).

Ambientes Virtuais e Ferramentas para o Ensino-Aprendizagem de Inglês e Espanhol. 2014. (Oficina).

Grupo de Estudos em Linguagem e Ensino e Aprendizagem no contexto digital.Estudos linguísticos no contexto digital. 2013. (Encontro).

Seminário de apresentação dos trabalhos de conclusão de curso do Curso de Especialização em Ensino de Línguas Mediado por Comuptador.A inserção de uma plataforma digital como extensão de um curso presencial em língua inglesa. 2013. (Seminário).

Seminário presencial de apresentação de pré-projetos do Curso de Especialização em Ensino de Línguas Mediado por Computador.O ensino de línguas aliado às novas tecnologias. 2012. (Seminário).

XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística - III Simpósio Internacional de Letras e Linguística. 2011. (Simpósio).

XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística - III Simpósio Internacional de Letras e Linguística.O impacto do uso do computador na produção escrita de estudantes de língua inglesa de Uberaba. 2011. (Simpósio).

"II Seminário de Formação de Professores, qualidade de ensino e inclusão" e "I Encontro do PIBID, I Encontro das Licenciaturas e I Encontro do Grupo de Implementação do Mestrado da UFTM".A ocorrência do Netspeak na produção escrita em língua inglesa dos estudantes de uma escola de idiomas de Uberaba. 2010. (Seminário).

I Colóquio em Linguística Aplicada e Novas Tecnologias. 2010. (Outra).

I Seminário do Grupo de Estudos em Linguagem e Educação Digital.A utilização de netspeak na sala de aula virtual de língua inglesa. 2010. (Seminário).

Letramento Digital na Era da Internet. 2010. (Oficina).

O uso de tecnologias na sala de aula de línguas. 2010. (Outra).

II Simpósio de Estudos Linguísticos e Literários. 2009. (Simpósio).

II Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.As Influências da internet nos estudantes de Língua Portuguesa das escolas públicas e privadas do Brasil e suas consequências. 2009. (Simpósio).

Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2009. (Simpósio).

Cambridge ELT Seminar. 2008. (Encontro).

Nova Ortografia da Língua Portuguesa. 2008. (Oficina).

PRODOCÊNCIA - O desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa do professor de língua estrangeira e as novas tecnologias da informação e da comunicação aplicadas ao ensino. 2008. (Oficina).

Sequências Didáticas no Ensino de Línguas. 2008. (Oficina).

A importância do comitê de ética e pesquisa. 2007. (Encontro).

A tarefa babélica dos tradutores num mundo (reconhecidamente) globalizado. 2007. (Oficina).

I Seminário de Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação. 2007. (Seminário).

I Simpósio de Estudos Linguísticos e Literários. 2007. (Oficina).

I Simpósio de Estudos Línguísticos e Literários. 2007. (Simpósio).

O professor pesquisador: a teoria e a prática na formação continuada do docente. 2007. (Seminário).

PRODOCÊNCIA - Práticas de leitura e de produção de gêneros textuais. 2007. (Oficina).

Participação em bancas

SANTOS, I. G.. Avaliação de projetos de extensão referentes ao EDITAL No 41/2023/REI/IFTO, DE 14 DE ABRIL DE 2023,. 2023. IFTO - Campus Porto Nacional.

SANTOS, I. G.. Banca examinadora referente ao processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto na área de português/inglês, regido pelo Edital nº 14/2021/PAF/REI/IFTO. 2021. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

Produções bibliográficas

  • ANJOS, K. R. S. ; Jocyléia Santana dos Santos ; Ciro Ferreira de Carvalho Júnior ; SANTOS, I. G. . A EDUCAÇÃO EM PRISÕES FRENTE À RESSOCIALIZAÇÃO E A REINSERÇÃO SOCIAL. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 05, p. 81-90, 2018.

  • Kely Rejane Souza Anjos de Carvalho ; Jocyléia Santana dos Santos ; Ciro Ferreira de Carvalho Júnior ; SANTOS, I. G. . A influência do suporte digital na produção escrita de aprendizes de língua inglesa: um estudo sobre netspeak. DOMÍNIOS DE LINGU@GEM , v. 6, p. 191, 2012.

  • SANTOS, I. G. ; Oliveira, A. L. . A UTILIZAÇÃO DAS TICS COMO FERRAMENTAS DE PERPETUAÇÃO DA CULTURA INDÍGENA. In: Américo Junior Nunes da Silva. (Org.). Estímulo à transformação da educação através da pesquisa acadêmica 3. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2021, v. , p. 0-.

  • SANTOS, I. G. ; SANTOS, A. C. ; HOLANDA, V. C. B. . A importância de ações institucionais para estudantes, servidores e comunidade externa do Campus Avançado Pedro Afonso do IFTO durante o período de pandemia COVID-19,. In: 12a Jornada de Iniciação Científica e Extensão (JICE), 2021, Palmas. A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta, 2021.

  • SANTOS, I. G. . As influências da linguagem da internet nos estudantes de Língua Portuguesa das escolas públicas e privadas do Brasil e suas consequências. In: Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2009, Uberaba. Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2009.

  • SANTOS, I. G. ; Oliveira, A. L. . A utilização das TICs como ferramentas de perpetuação da cultura indígena. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, I. G. . English strategies for beginners. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Leal, B. Q. P. ; SILVA, M. P. S. ; SANTOS, I. G. . Multiplicadores da arte. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, I. G. . Leitura instrumental em língua inglesa. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, I. G. ; Oliveira, A. L. . As TICs como ferramentas de perpetuação da cultura indígena. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, I. G. . Diálogo sobre as TICs e educação: conheça a geração Z. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, I. G. . O impacto do uso do computador na produção escrita de estudantes de língua inglesa de Uberaba. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, I. G. ; SOUZA, V. V. S. . A ocorrência do netspeak na produção escrita em língua inglesa dos estudantes de uma escola de idiomas de Uberaba. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, I. G. . A utilização de netspeak na sala de aula virtual de língua inglesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, I. G. . As influências da linguagem da internet nos estudantes de Língua Portuguesa das escolas públicas e privadas do Brasil e suas consequências. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, I. G. . Inglês Básico - módulo II. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • SANTOS, I. G. . Inglês Básico - módulo II. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • SANTOS, I. G. . Inglês Básico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • SANTOS, I. G. . Inglês Básico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Prêmios

2016

Aprovação em concurso público municipal para docente, Prefeitura Municipal de Uberaba.

2015

Aprovação em concurso público federal para docente, Instituto Federal do Tocantins.

2013

Pós graduada em ELMC - Ensino de Línguas Mediado por Computador, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais.

2010

Professora licenciada em Letras Português / Inglês, Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

2009

FCE - First Certificate in English, University of Cambridge - ESOL Examinations.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • IFTO - Campus Porto Nacional. , Avenida Tocantins, A.I. - Loteamento Mãe Dedé, Jardeim América, 77500000 - Porto Nacional, TO - Brasil, Telefone: (63) 33639700

Experiência profissional

2017 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora EBTT- básico,técnico e tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2020

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Vínculo: Direcão e administração, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso Técnico em Informática

2015 - 2016

Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de língua inglesa, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora substituta com atuação nos cursos integrado, técnico e superior e no centro de idiomas.

2015 - 2016

Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora substituta com atuação nos cursos integrados.

2016 - 2017

Prefeitura Municipal de Uberaba, PM/Uberaba

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de língua inglesa, Carga horária: 30

2015 - 2016

CENTRAL DE IDIOMAS MODERNOS DA UFTM

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de língua inglesa, Carga horária: 20

2014 - 2014

CENTRAL DE IDIOMAS MODERNOS DA UFTM

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de língua inglesa, Carga horária: 20

2013 - 2014

CENTRAL DE IDIOMAS MODERNOS DA UFTM

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de língua inglesa, Carga horária: 40

2010 - 2014

Colégio Osvaldo Cruz - COC Uberaba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 15

2011 - 2014

Instituto Cultural Norte Americano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola, Carga horária: 4

2009 - 2014

Instituto Cultural Norte Americano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 20