Tainã Rocha dos Santos

Psicóloga (Bacharelado e Formação de Psicólogo) formada pela Universidade Salvador - UNIFACS (2010). Especialista em Psicologia Clínica e Saúde Mental pela SESAB/EESP/UFBA/HJM (2013). Atua como psicóloga residente no Hospital Especializado Juliano Moreira. Tem experiência na área de Psicologia clínica, hospitalar, escolar e saúde mental.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Residência em Psicologia Clínica e Saude Mental

2011 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Orientador: Lêda Lessa
Bolsista do(a): Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

Graduação interrompida em 2011 em Língua Estrangeira Moderna ou Clássica

2010 - Interrompido

Universidade Federal da Bahia
Ano de interrupção: 2011

Graduação em Bacharelado em Psicologia

2006 - 2010

Universidade Salvador
Orientador: Aline Paiva Dantas Luz

Graduação em Formação de Psicólogo

2006 - 2010

Universidade Salvador

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Extensão universitária em OLHARES SOBRE A VIOLÊNCIA. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2008 - 2008

Aprendendo a elaborar projeto de pesquisa. (Carga horária: 4h). , Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.

2007 - 2007

LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 360h). , Centro Cultural de Apoio Pedagógico Especializado.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Saúde Mental.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI JUIC - Jornada Unifacs de Iniciação Científica. Stress no Cárcere: Um estudo com Infratores Presos. 2009. (Congresso).

Semana Universitária UNIFACS 2009: Projetos de Vida.A importância da iniciação científica para a formação profissional do estudante de psicologia. 2009. (Outra).

Semana Universitária UNIFACS 2009: Projetos de Vida.A experiência de processos psicológicos básicos para a formação profissional do estudante de psicologia. 2009. (Outra).

V Jornada de Iniciação Científica da Unifacs.Avaliação da Ansiedade em infratores Presos numa Penitenciária de Salvador. 2008. (Seminário).

Fórum de Avaliação Psicológica Unifacs: Mitos e Verdades. 2008. (Seminário).

II Fórum Internacional de Saúde Coletiva, Saúde Mental e Direitos Humanos.Avaliação da Ansiedade em Infratores Presos numa Penitenciária de Salvador. 2008. (Outra).

IV Jornada de Obesidade e Transtornos Alimentares: Transtornos Alimentares ou Transtornos de Imagem? Estudo de Casos. 2008. (Outra).

III Fórum de Inclusão Social: Sexualidade e Deficiência. 2008. (Outra).

II Fórum Internacional de Saúde Coletiva, Saúde Mental e Direitos Humanos. 2008. (Outra).

Semana Universitária Unifacs. 2007. (Seminário).

III Jornada sobre Obesidade e Transtornos Alimentares. 2007. (Outra).

III Jornada de Obesidade e Transtornos Alimentares.Transtornos Alimentares: Uma Questão da Atualidade?. 2007. (Outra).

II Fórum de Psicologia e Inclusão Social: Incluir sem Excluir- Um Olhar sobre as Potencialidades da pessoa com deficiência. 2007. (Outra).

II Jornada sobre Transtornos Alimentares. 2006. (Outra).

I Fórum de Psicologia e Inclusão Social- Um novo olhar sobre os portadores de necessidades especiais. 2006. (Outra).

VI Fórum de Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2006. (Outra).

III Fórum de Psicologia, Saúde e Clínica. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Aline Paiva Dantas Silvany

Transtornos Alimentares e Contemporaneidade: uma abordagem psicanalítica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Salvador; Orientador: Aline Paiva Dantas Silvany;

Edmilson Santos Silva

Coleção de referência entomológica, uma necessidade didática e cultural da região do Agreste Alagoano; 2010; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Escola Lions Clube, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Edmilson Santos Silva;

Maria Thereza Ávila Dantas Coelho

Stress no cárcere: um estudo com infratores presos; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Salvador, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Maria Thereza Ávila Dantas Coelho;

Maria Thereza Ávila Dantas Coelho

A Saúde Mental de Presos; 2009; Iniciação Científica - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Maria Thereza Ávila Dantas Coelho;

Maria Thereza Ávila Dantas Coelho

Avaliação da ansiedade em infratores presos numa penitenciária de Salvador; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Salvador, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Maria Thereza Ávila Dantas Coelho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, T. R. ; COELHO, M. T. A. D. . Avaliação da Ansiedade em Infratores Presos numa Penitenciária de Salvador. In: II Fórum Internacional de Saúde Coletiva, Saúde Mental e Direitos Humanos, 2008, Rio de Janeiro. II Fórum de Saúde Coletiva, Saúde Mental e Direitos Humanos, 2008.

  • SANTOS, T. R. ; COELHO, M. T. A. D. . Stress no Cárcere: Um estudo com Infratores Presos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, T. R. ; COELHO, M. T. A. D. . Avaliação da Ansiedade em infratores Presos numa Penitenciária de Salvador. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, T. R. ; COELHO, M. T. A. D. . Avaliação da Ansiedade em Infratores Presos numa Penitenciária de Salvador. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, T. R. ; GRAMACHO, I. . Transtornos Alimentares: Uma questão da atualidade?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - Atual

    A Saúde Mental dos Presos, Descrição: Ainda hoje, apesar da crescente criminalidade e reincidência criminal, há grande carência de estudos no Brasil que abordem o tema da violência e saúde mental entre infratores presos. Este trabalho segue, justamente, nessa direção. Pretende investigar concepções de violência, normalidade e saúde mental entre pessoas que cometeram crimes, assim como as relações entre a violência, a saúde e a doença mental. Pretende ainda avaliar a saúde mental de infratores presos, investigar o seu universo psíquico, o contexto prisional, as práticas jurídicas e institucionais, as ações curativas e promotoras de saúde mental e os seus efeitos. Para tanto, utilizará o referencial teórico da psicanálise e dos saberes que compõem o campo da saúde coletiva, assim como o referencial metodológico de coleta e análise de dados da teoria dos sistemas de signos, significados e práticas. Ao final, espera-se que este estudo contribua para a discussão dos conceitos de violência e saúde mental e de práticas afins, gerando subsídios para novas políticas e práticas públicas de saúde e segurança que contemplem a população carcerária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tainã Rocha dos Santos - Integrante / Maria Thereza Ávila Dantas Coelho - Coordenador.

  • 2009 - Atual

    TDA/H na escola: um estudo sobre a inclusão com professores de uma escola pública de Salvador, Descrição: O TDA/H é um distúrbio do neurodesenvolvimento e se constitui como o distúrbio mais comum na infância. Seus sintomas são a desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade e muitas vezes são confundidos com a agitação natural que toda criança tem. O TDA/H muitas vezes dificulta a aprendizagem na medida em que o sujeito não consegue focar atenção e, conseqüentemente, terá dificuldades em memorizar e assimilar o conteúdo. Desta forma, uma escola preparada para a inclusão de pessoas com tal transtorno potencializaria a aprendizagem dessas crianças. Neste sentido este estudo visa contribuir para a preparação do professores no lido com alunos com TDA/H na escola. Para isso utilizaremos um inventário e uma entrevista com professores do ensino fundamental com o objetivo de identificar as concepções dos mesmos sobre o TDA/H e sobre a criança com TDA/H e avaliar as estratégias que são utilizadas na escola e pelo professor para a inclusão de pessoas com necessidades especiais. Esse conhecimento ajudará a propor alternativas que visem melhorar as práticas escolares junto a crianças com TDA/H. Os dados coletados serão, então, agrupados e analisados de acordo com os objetivos do estudo, em categorias a serem definidas. Palavras chaves: Inclusão, TDA/H, Formação de Professores. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tainã Rocha dos Santos - Coordenador / Paula Sanders Pereira Pinto - Integrante.

  • 2008 - 2009

    Stress no Cárcere: Um Estudo com Infratores Presos, Descrição: O stress é uma reação natural do organismo diante de um estímulo ou situação especial de tensão. Quando tais estímulos se apresentam de maneira que o sujeito não consegue suportá-los, temos o stress negativo, que se caracteriza pela presença de sintomas psíquicos e biológicos. Para a verificação desta condição em detentos utilizamos o ISSL, que possibilita uma análise do nível de stress, da fase do stress e da forma como ele se manifesta. Os dados coletados foram analisados através da estatística descritiva. Verificamos a presença de stress em 60% dos internos, 71,4% destes se encontram na fase de resistência e 61,9% possuem predominância de sintomas psicológicos. Percebemos a necessidade de estudos mais profundos sobre o stress e que avaliem as estratégias de enfrentamento (coping) utilizadas pelos internos para suportar o aprisionamento e/ou a condição de ex-presidiário. Palavras Chaves: Stress, ISSL, Saúde Mental, Violência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tainã Rocha dos Santos - Coordenador / Maria Thereza Ávila Dantas Coelho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2007 - 2008

    Avaliação da Ansiedade em Infratores Presos numa Penitenciária de Salvador, Descrição: A ansiedade prepara o indivíduo para lidar com situações potencialmente danosas e ameaças, porém pode se tornar disfuncional à medida que ao invés de contribuir com o enfrentamento, atrapalhe, dificulte ou impossibilite a adaptação. Caracteriza-se pela excessiva intensidade e prolongada duração proporcionalmente à situação precipitante. O ambiente onde o sujeito está inserido é responsável pelo desencadeamento e manutenção da ansiedade. O aprisionamento é um estressor, pois a prática carcerária está baseada em punições coletivas e não reabilitação e reinserção à sociedade. É dentro desse contexto que buscamos avaliar o nível de ansiedade de alguns presos, numa unidade prisional de Salvador. Tal iniciativa pode colaborar para o planejamento de novas alternativas de intervenção para a saúde mental dos detentos e a sua recuperação. Nesse sentido, a saúde vem sendo pensada como algo a ser construído não apenas pelo setor saúde, mas também por outros setores da sociedade, como os da segurança pública. Utilizamos o Inventário de Ansiedade Beck e uma entrevista semi-estruturada que visava conhecer o perfil dos internos. Os dados coletados foram inseridos nas planilhas criadas através do programa SPSS. Para isso foram selecionados aleatoriamente 55 detentos da Colônia Penal Lafayete Coutinho, do regime semi-aberto. Verificamos que 56,4% dos internos apresentavam ansiedade mínima; 27,3% apresentaram ansiedade leve; 14,5% ansiedade moderada; e 1,8% ansiedade grave. Concluímos que uma parcela significativa de internos demonstrou ter sintomas de ansiedade. As entrevistas permitiram observar que há uma ansiedade maior a nível psicológico. Percebemos a necessidade de estudos mais aprofundados sobre as conseqüências do aprisionamento. Palavras Chaves: Ansiedade, BAI, Saúde Mental, Violência. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tainã Rocha dos Santos - Coordenador / Maria Thereza Ávila Dantas Coelho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Hospital Especializado Juliano Moreira, HEJM. , Av. Edgard Santos, s/nº, Narandiba, 41211005 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 31033900, Fax: (71) 31033909, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    Hospital Especializado Juliano Moreira

    Vínculo: Psicóloga Residente, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2011

      Serviços técnicos especializados , HEJM, .,Serviço realizado, Atendimento psicológico com orientação psicanalítica.

  • 2012 - 2012

    Hospital San Isidro

    Vínculo: Psicóloga Pasante, Enquadramento Funcional: Psicóloga Pasante, Carga horária: 20

  • 2012 - 2012

    Centro de Atenção Psicossocial Pau da Lima

    Vínculo: Psicóloga Residente, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 16

  • 2011 - 2012

    Hospital-Dia/CENA

    Vínculo: Psicóloga Residente, Enquadramento Funcional: Psicóloga Residente, Carga horária: 16

  • 2010 - 2010

    Hospital Jorge Valente

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Realiza admissão e acompanhamento psicológico junto a pacientes hospitalizados e seus familiares. Atua em diversas áreas do hospital como Emergência, Enfermaria, UTI (Adulta, Neo e Pediátrica) UTSI e também no Ambulatório de Oncologia (NTO). Realiza trabalhos visando diminuir os impactos da hospitalização, auxiliar na criação de estratégias de enfrentamento e prestar suporte psicológico e emocional, prezando pela humanização.

    Atividades

    • 03/2010 - 12/2010

      Estágios , Serviço de Psicologia, .,Estágio realizado, Acompanhamento psicológico.

  • 2010 - Atual

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante Pesquisadora, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Faz parte do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde, Violência e Subjetividade - SAVIS - UFBA, desenvolvendo projeto na Linha de Pesquisa Violência e saúde nas cidades, sob orientação da Professora Doutora Maria Thereza Ávila Dantas Coelho. Esse grupo de pesquisa contribui com a produção de conhecimento, através de projetos voltados para a investigação de temas ligados à saúde, violência e subjetividade. Promove a articulação entre pesquisa, ensino e extensão, através da produção e divulgação de estudos e ações interdisciplinares, envolvendo professores pesquisadores, pesquisadores colaboradores e alunos.

  • 2007 - 2008

    Universidade Salvador

    Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Bolsista de IC, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Desenvolvia projeto de pesquisa de IC com o tema: Avaliação da Ansiedade em Infratores Presos numa Penitenciária de Salvador

    Atividades

    • 03/2008 - 12/2008

      Estágios , Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Gradução, Pesquisa e Extensão.,Estágio realizado, Monitora de Processos Básicos I - Sensação, Percepção, Atenção e Memoria.

  • 2009 - 2009

    Núcleo de Estudos e Práticas Psicológicas

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Faz triagem, psicodiagnóstico e atendimento psicoterapêutico com abordagem psicanalítica.

    Atividades

    • 07/2009 - 12/2009

      Estágios , Universidade Salvador - UNIFACS, Núcleo de Estudos e Práticas Psicológicas.,Estágio realizado, Triagem de pacientes, psicodiagnóstico e atendimento psicológico individual com abordagem psicanalítica.

  • 2007 - 2009

    Colônia Penal Lafayete Coutinho

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Realizava triagem dos internos e encaminhava para atendimento psicológico.

    Atividades

    • 10/2007 - 07/2009

      Estágios , Colônia Penal Lafayete Coutinho, .,Estágio realizado, Triagem e encaminhamento de presos para atendimento psicológico..

  • 2008 - 2008

    Instituto de Convivência Estudo e Pesquisa Nise da Silveira

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Coordenava a oficina terapêutica de pintura junto a pacientes psiquiátricos

    Atividades

    • 03/2008 - 08/2008

      Estágios , Instituto de Convivência Estudo e Pesquisa Nise da Silveira, ICEP.,Estágio realizado, Coordenava a oficina terapêutica de pintura junto a pacientes psiquiátricos..

  • 2007 - 2008

    Colégio Gregor Mendel

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de psicologia, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atuava como estagiária de psicologia escolar auxiliando na formação continuada dos professores, atuava junto aos alunos favorecendo a aprendizagem significativa.

    Atividades

    • 05/2007 - 02/2008

      Estágios , Colégio Grégor Mendel, .,Estágio realizado, Atuava como estagiária de psicologia escolar..