Natal João Magnanti
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (1987), graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1992), mestrado em Manejo do Solo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) (2005), doutorado em Agroecossistemas (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas (PGA) da UFSC. Foi membro do núcleo docente estruturante dos cursos de pedagogia e biologia do Centro Universitário FACVEST, professor na graduação dos cursos de pedagogia, biologia e medicina veterinária e também na pós-graduação do Centro Universitário FACVEST. Foi presidente e vice presidente do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (CEPAGRO) em Florianópolis (SC), Atuou como professor temporário no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC no curso de Zootecnia e no Centro de Educação (CED) no curso de Educação do Campo. Foi presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-SC) por dois mandatos e atualmente coordena a comissão permanente de produção, abastecimento e alimentação saudável e adequada. Atualmente é coordenador de projeto do Centro Vianei de Educação Popular, membro do Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (LACAF-UFSC) atuando no Grupo de pesquisa agroecologia e circuitos de comercialização de alimentos. Foi bolsista do projeto da Rede de Sistemas Agroflorestais Agroecológicos (REDE SAFAS) da UFSC. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, agroecologia, sistemas agroflorestais, extrativismo, conservação pelo uso, desenvolvimento rural, cooperativismo e educação popular.
Informações coletadas do Lattes em 25/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Agroecossistemas
2015 - 2019
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Extrativismo do pinhão na promoção da biodiversidade e do desenvolvimento econômico da agricultura familiar no Planalto Serrano Catarinense
Dr. Oscar José Rover. Palavras-chave: agricultura familiar; sociobiodiversidade; Desenvolvimento Rural Sustentável; Cadeia produtiva do pinhão; Agroecologia; comercialização solidária. Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Comercialização. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.
Mestrado em CIÊNCIA DO SOLO
2003 - 2005
Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Desempenho de Fosfato Natural em pastagem perene de inverno comparado ao fosfato triplo, Ano de Obtenção: 2005
Milton Almeida.Palavras-chave: fosfato natural; pastagem perene de inverno; agricultura familiar; fosforita.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados Com Essas Atividades.
Formação complementar
2000 - 2000
Agroecologia e Certificação Participativa. (Carga horária: 80h). , Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, EPAGRI, Brasil.
1995 - 1995
Manejo Ecológico de Pastagens. (Carga horária: 20h). , Instituto de Economia Associativa, ELO, Brasil.
1995 - 1995
Plasticultura. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1995 - 1995
Conferência Tecnologia e Des. Rural Sustentável. (Carga horária: 35h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1992 - 1992
Formação política Movimento Estudantil Agronomia. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
1992 - 1992
Sementes e Mudas Florestais. (Carga horária: 30h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Florestas, EMBRAPA, Brasil.
1992 - 1992
Estágio em Ecologia Florestal. (Carga horária: 160h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Florestas, EMBRAPA, Brasil.
1991 - 1992
Atualização em Fisiologia Vegetal. (Carga horária: 50h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
1991 - 1991
Economia Política. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Agroecologia.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Restauração de áreas degradadas.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agricultura Familiar.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Sistemas agroflorestais.
Organização de eventos
MAGNANTI, N. J. . Seminário da cadeia produtiva do pinhão. 2023. (Outro).
MAGNANTI, N. J. ; MANTOVANI, A. ; MAFRA, A. L. ; PEIXER, Z. I. ; SILVA, M. N. ; PAIVA, D. I. ; FEISTAUER, D. . Oficina técnica sobre os diagnósticos do projeto restaurar. 2023. (Outro).
MAGNANTI, N. J. . 10 Seminário Catarinense de Agroecologia. 2022. (Outro).
MAGNANTI, N. J. . 10 Seminário Catarinense de Agroecologia. 2022. (Outro).
MAGNANTI, N. J. . Araucária: pesquisa, inovação e tecnologias para sistemas de produção-painel 3 Transferência de Tecnologia e Extensão. 2020. (Outro).
SILVA, C. A. ; SAGAE, E. ; MAGNANTI, N. J. . Jornada de agroecologia: políticas, ações e movimentos. 2020. (Outro).
MAGNANTI, N. J. . Seminário Estadual Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional:Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Agrobiodiversidade. 2018. (Outro).
MAGNANTI, N. J. . Seminário Estadual de Compras Institucionais. 2016. (Outro).
SIDDIQUE, I. ; MAGNANTI, N. J. . Macro-oficina SAFAS e ReSNEA: integração participativa das experiências com Sistemas Agroflorestais Agroecológicos no Sul do Brasil. 2015. (Outro).
ROVER, O. J. ; SILVA, C. A. ; MAGNANTI, N. J. . Seminário Catarinense sobre o programa de aquisição de alimentos (PAA) na modalidade compras institucionais. 2013. (Outro).
MAGNANTI, N. J. . VIII Encontro Ampliado da Rede Ecovida de Agroecologia. 2012. (Outro).
MAGNANTI, N. J. . II Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional "Alimentação Adequada e Saudável:Direito de Todos". 2011. (Outro).
MAGNANTI, N. J. . II Encontro de Segurança Alimentar e Nutricional, Mercado Institucional e Agroecologia. 2011. (Outro).
MAGNANTI, N. J. . IV Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. 2011. (Outro).
MAGNANTI, N. J. . II Encontro Regional Sul dos Consea Estaduais. 2009. (Outro).
MAGNANTI, N. J. . I Encontro da Rede Ecovida de Agroecologia. 1999. (Outro).
MAGNANTI, N. J. . Seminário Sul Brasileiro sobre Certificação Participativa. 1998. (Outro).
Participação em eventos
Seminário da Cadeia Produtiva do Pinhão.Plano de ação da cadeia produtiva do pinhão. 2023. (Seminário).
10 Seminário Catarinense de Agroecologia.Agroecologia na conservação e manejo de espécies ameaçadas de extinção. 2022. (Seminário).
Oficina para elaboração do plano de ação territorial para a conservação de espécies a s.Extrativismo do pinhão e conservação pelo uso. 2019. (Oficina).
Formação de nutricionistas para a aquisição de produtos orgânicos e agroecológicos para a alimentação escolar.Aquisição de alimentos agroecológicos e da sociobiodiversidade para a alimentação escolar. 2016. (Seminário).
Seminário Estadual de Compras Institucionais.Agricultura familiar em Santa Catarina: quem é e como se organiza. 2016. (Seminário).
Seminário Territórios e agroflorestas em rede.Apresentação da Rede de Sistemas agroflorestais agroecológicos da região Sul. 2016. (Seminário).
Encontro Nacional: 4 Conferência de Segurança Alimentar e NurNutricional.Moderador do grupo de trabalho diálogo sobre diretrizes do PLANSAN e as proposições da 4 CNSAN. 2014. (Encontro).
6 Seminário Estadual de Agroecologia.Discussão sobre o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica - Planapo. 2013. (Seminário).
II Encontro Alternativo de Conselhos de Alimentação Escolar (CAE).A importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar na promoção da Agroecologia. 2013. (Encontro).
Oficina Agroecologia no Instituto Federal de Santa Catarina.Oficina Agroecologia: as possibilidades de uma agricultura sustentável. 2013. (Oficina).
Primeira Oficina de Implantação do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional no Estado de SCari.Processo de adesão ao Sistema Nacional de SAN. 2013. (Oficina).
Seminário Catarinense de Agroecologia e Produção Orgânica: Caminhos para Consolidação.Agroecologia e os desafios para a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). 2013. (Seminário).
III Workshop sobre circuitos curtos de comercialização de alimentos. 2012. (Outra).
IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.Articulador da mesa sobre agroecologia e SAN. 2012. (Outra).
Oficina de Diretrizes de Manejo sustentável do Pinhão.Manejo sustentável do pinhão no território serra catarinense. 2012. (Oficina).
Oficina sobre consolidação do Sistema Nacional de Segurança alimenta e nutricional - SISAN. 2012. (Oficina).
Seminário de agricultura urbana:panoramas nacionais e locais.Síntese dos Painéis das experiências em agricultura urbana e do panorama da ONGs frente a agricultura urbana. 2012. (Seminário).
Simpósio sobre segurança alimentar e nutricional: caminhos para a alimentação saudável.Produção de alimentos seguros em Santa Catarina: cenário atual e possibilidades de avanços. 2012. (Simpósio).
I Encontro Catarinense de Alimentação Escolar.Experiências e reflexões sobre o programa nacional de alimentação escolar. 2011. (Encontro).
II Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional ".Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - Sisan. 2011. (Outra).
II Encontro de Segurança Alimentar e Nutricional, Mercado Institucional e Agroecologia.Moderação do II Encontro de SAN, Mercado Institucional e Agroecologia. 2011. (Encontro).
IV Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.Coordenação dos trabalhos da IV Conferência Estadual de SAN. 2011. (Outra).
Mesa Redonda "Agricultura Familiar na alimentação escolar".Agricultura familiar e agroecologia no contexto da alimentação escolar. 2011. (Encontro).
Seminário Estadual:oportunidades de trabalho em projetos e programas públicos de ATER.Assistência técnica e extensão rural para a agricultura familiar. 2011. (Seminário).
27 Encontro Nacional dos Estudantes de Nutrição.A formação profissional das nutricionistas e a segurança alimentar e nutricional. 2010. (Encontro).
3 Seminário Nacional do Programa de Aquisição de Alimentos. 2010. (Seminário).
Encontro Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e Mercado Institucional.A segurança alimentar e nutricional e o mercado institucional e transição agroecológica. 2010. (Encontro).
III Congresso da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar. Politica Nacional de ATER e a agroecologia. 2010. (Congresso).
Seminário de Educação do Campo. 2010. (Seminário).
Seminário Motivacional em Agroecologia.Alimentação Saudável na Escola. 2010. (Seminário).
XXI Congresso Brasileiro de Nutrição. Construção do paradigma agroecológico da Rede de Agroecologia do Território Serra Catarinense. 2010. (Congresso).
5 Congresso Pan-Americano de Incentivo ao consumo de frutas e hortaliças para a promoção da saúde. A responsabilidade dos setores da cadeia alimentar na promoção de frutas e hortaliças e o papel da sociedade civil. 2009. (Congresso).
Feira Sustentável 2009.Soberania Alimentar, Produção de Alimentos e Mercado Institucional. 2009. (Outra).
II Encontro Regional Sul dos Conseas Estaduais.Sisan no Brasil e nos Estados da Região Sul. 2009. (Encontro).
Oficina do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar de Santa Catarina - CECANE UFSC.A experiência do programa de aquisição de alimentos (PAA) e a educação popular em Santa Catarina. 2009. (Oficina).
V Seminário Experiências exitosas do PNAE em Santa Catarina: alimentos orgânicos e outras alternativas.A experiência da Rede de Agroecologia do Território Serra Catarinense com o Programa de Aquisição de Alimentos. 2008. (Seminário).
Seminário Regional Sul das "Cadeias dos Produtos da Sociobiodiversidade:agregação de valor e consolidação de mercados sustentáveis.Abertura, ampliação e estratégias para a conquista de mercados (agregação de valor econômico). 2007. (Seminário).
Oficina da documentação e sistematização do programa de aquisição de alimentos. 2006. (Oficina).
Oficina da Documentação e sistematização do programa de aquisição de alimentos PAA.Apresentação dos Trabalhos com o programa de aquisição de alimentos na região Serrana de Santa Catarina. 2006. (Oficina).
Seminário de Agroecologia do Oeste Catarinense: obstáculos, desafios e perpectivas.Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia. 2006. (Seminário).
Seminário sobre recuperação de áreas degradadas em floresta de araucária.Experiências com sistemas agroflorestais na agricultura familiar em região de ocorrência da Floresta com Araucária. 2005. (Seminário).
Simpósio de etnobiologia e etnoecologia.Apresentação dos trabalhos de resgate, melhoramento, produção e beneficiamento de sementes de milho crioulo. 2003. (Simpósio).
Curso sobre Produção Agroecológica de Frutas e Hortaliças.Certificação de produtos agroecológicos. 2001. (Outra).
Curso sobre produção agroecológica de frutas e hotaliças.Certificação de produtos agroecológicos. 2001. (Outra).
II Seminário Estadual de Agroecologia. 2001. (Seminário).
Conferência Internacional Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável. 1995. (Outra).
Curso de Educação Popular.Agroecologia e pequena produção rural. 1993. (Outra).
I Encontro Latino Americano sobre Plantio Direto. 1993. (Encontro).
XXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 1991. (Congresso).
I Conferência Estadual de Meio Ambiente. 1989. (Outra).
IX Congresso Brasileiro de Iniciação Científica. 1989. (Congresso).
Participação em bancas
MAGNANTI, N. J.; CRUZ, T. C. S.; CARVALHO, S. M. S.; MAFRA, R. Z.. Proteção dos conhecimentos dos povos e comunidades tradicionais; inventários culturais como instrumentos de salvaguarda à luz da inovação e da gestão pública. 2022. Dissertação (Mestrado em Propriedade intelectual e transferência de tecnologia para inovação) - Universidade de Brasília.
MAGNANTI, N. J.; Oliveira, M.C; DALMAGRO, S. L.. Migrações, novos espaços "urbanos" e nova ruralidade: relações entre condições sócio-econômicas e o mundo educativo na comunidade Jardim Verde Valem, no município de Urubici/SC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MUNARIM, A.;MAGNANTI, N. J.. Politicas públicas e educação do campo: contribuições do Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ROVER, O. J.;MAGNANTI, N. J.; MARTINELLI, B. C.. Análise de vendas institucionais de agricultores familiares para o Restaurante Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina pelo programa de aquisição de alimentos (PAA). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MAGNANTI, N. J.; FARIAS, M.; ROVER, O. J.. Graduação em agronomia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ROVER, O. J.;MAGNANTI, N. J.; FARIAS, M.. Condições para ampliação da comercialização de produtos orgânicos da agricultura familiar na Grande Florianópolis:Estudo sobre a organização de uma central de reunião e distribuição dos produtos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MAGNANTI, N. J.. Avaliação de sistemas agroflorestais na região do Planalto Catarinense. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Orientou
2023; Universidade Federal de Santa Catarina,; Natal João Magnanti;
Relatório técnico de conclusão de curso de agronomia; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Natal João Magnanti;
RELATÓRIO APRESENTADO COMO REQUISITO DE COMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR PARA GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA, NO CENTRO DE CIÊNCIAS AGROVETERINÁRIAS DE LAGES, SANTA CATARINA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Natal João Magnanti;
Diversidade Genética em Áreas de Coleta de Sementes e Viveiros em Curitibanos e Urubici com Espécies Nativas; 2023; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Natal João Magnanti;
Produções bibliográficas
-
PARRA, V. L. ; SCHULER, H. ; RAMOS, G. A. S. ; CASAGRANDE, A. ; MAGNANTI, N. J. ; SANTOS, K. L. ; DIONISIO, A. C. ; SIMINSKI, A. ; JONER, F. ; SIDDIQUE, I. . METODOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA O DIÁLOGO DE SABERES: AÇÕES TRANSFORMADORAS DA REDE DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS AGROECOLÓGICOS DO SUL DO BRASIL - REDE SAFAS. Revista Brasileira de Agroecologia (Online) , v. 13, p. 128 - 141-141, 2018.
-
MAGNANTI, N. J. ; Milton Almeida ; MAFRA, A. L. . Desempenho do fosfato natural alvorada comparado ao superfosfato triplo na introdução de pastagem perene de inverno. Revista de Ciências Agroveterinárias , v. 4, p. 133-144, 2005.
-
MAGNANTI, N. J. . Construção social dos mercados no Sul do Brasil: aproximando produtores(as) e consumidores(as) de alimentos agroecológicos. 1. ed. Tubarão: Coan, 2021. v. 1. 136p .
-
MAGNANTI, N. J. ; JANTARA, A. E. (Org.) ; GRIS, C. (Org.) ; ROCHA, E. (Org.) ; SILVA, F. J. P. (Org.) ; SAGAE, E. (Org.) ; WALTRICH, C. C. (Org.) ; GELBCKE, D. (Org.) ; LIBERA, J. D. (Org.) ; FOSCHIERA, L. A. (Org.) ; BRIGHTWELL, M. G. S. L. (Org.) . Abastecimento agroecológico de consumidores articulado com soberania e segurança alimentar e nutricional. 1. ed. Pomerode: Mayer, 2017. v. 1. 152p .
-
MAGNANTI, N. J. . Coletânea Pixurum. Lages: Centro Vianei de Educação Popular, 2004. v. 1. 252p .
-
MAGNANTI, N. J. . Extrativismo de pinhão: estratégia de desenvolvimento econômico da agricultura familiar articulado com a conservação do pinheiro brasileiro (Araucaria angustifolia) no Planalto Serrano Catarinense. In: Clécio Azevedo; Érika Sagae; Kristiany Mariely Bender; Lincon Broering Bruno; Nazareno José de Campos. (Org.). Jornada de agroecologia: políticas, ações e movimentos. 1ed.Florianópolis: Estúdio sem prelo, 2022, v. 1, p. 122-140.
-
MAGNANTI, N. J. . A contribuição da Cooperativa Ecológica Ecoserra na construção social do mercados em Santa Catarina. In: Natal João Magnanti. (Org.). A contribuição da Cooperativa Ecológica Ecoserra na construção social do mercados em Santa Catarina. 1ed.Tubarão: Coan, 2022, v. 1, p. 26-39.
-
MAGNANTI, N. J. ; ROVER, O. J. . Extrativismo do pinhão: soberania e segurança alimentar, agroecologia e gênero. In: Dalva Maria da Mota, Emma Siliprandi e Maria Emília Lisboa Pacheco. (Org.). Soberania alimentar Biodiversidade, cultura e relações de gênero. 1ed.Brssília: Embrapa, 2021, v. 5, p. 239-270.
-
MAGNANTI, N. J. ; ROVER, O. J. . Conservação pelo uso do pinheiro brasileiro (Araucaria angustifolia): estudo de caso da Fortaleza do Pinhão da Serra Catarinense. In: Renê Birochi; Oscar José Rover; Glauco Schultz. (Org.). Alimentos bons, limpos e justos da Agricultura Familiar Brasileira. 1ed.Florianópolis: Letras contemporâneas, 2019, v. 1, p. 7-224.
-
MAGNANTI, N. J. ; ROVER, O. J. . Sistema agroflorestal Tradicional para produção de pinhão, SC. In: Jane Simoni Eidt; Consolacion Udry. (Org.). Sistemas agrícolas tradicionais no Brasil. 1ed.Brasília: Embrapa, 2019, v. 3, p. 23-351.
-
MAGNANTI, N. J. ; ROVER, O. J. ; SIMINSKI, A. ; SANTOS, K. L. ; SIDDIQUE, I. . Conservação pelo uso de espécies ameaçadas:manejo da araucária em sistemas agroflorestais agroecológicos (SAFAS). In: Ilyas Siddique; Ana Carolina Dionísio; Grazianne Alessandra Simões-Ramos; Natal João Magnanti. (Org.). Construindo conhecimentos sobre agroflorestas em rede. 1ed.Pomerode: Mayer, 2017, v. 1, p. 1-92.
-
MAGNANTI, N. J. . A importância social e econômica do pinhão na Serra Catarinense. In: Zilma Isabel Peixer; José Luís Carraro. (Org.). Povos do Campo, Educação e Natureza. 1ed.Lages-Santa Catarina: Grafine Gráfica e Editora, 2016, v. 1, p. 57-67.
-
PEREIRA, S. A. ; MAGNANTI, N. J. . Sistemas Agroflorestais no Planalto Serrano de Santa Catarina. In: Natal João Magnanti, Armin Deitenbach, Jorge Luiz Vivan e Antônio de Oliveira. (Org.). Cartilha Agroflorestal da Mata Atlântica. Lages: Centro Vianei de Educação Popular, 2007, v. 1, p. 76-85.
-
PERACI, A. S. ; MAGNANTI, N. J. ; SANTOS, A. C. ; MARCHIORO, A. A. B. F. E. G. . Agroecologia e Agricultura Familiar/Anverso e verso de uma mesma moeda. In: Adoniram Sanches Peraci, Natal João Magnanti, Alvori Cristo dos Santos, Gelso Marchioro e Affonso Augusto Bulcão Flach. (Org.). Agricultura familiar e sóciaeconomia solidária. Florianópolis: Escola Sul da Cut, 2000, v. 1, p. 45-67.
-
MAGNANTI, N. J. . Agroindústria uma estratégia para a viabilização da Agricultura Familiar. Agroecologia em Santa Catarina, Lages - Sc, p. 18 - 19, 20 set. 1999.
-
MAGNANTI, N. J. . Manejo conservacionista do solo versus produção animal na propriedade familiar. Agroecologia em Santa Catarina, Lages - SC, p. 11 - 12, 11 out. 1996.
-
MAGNANTI, N. J. ; PEREIRA, S. A. . Orientações práticas para o resgate, experimentação e melhoramento de sementes crioulas e melhorando sementes na propriedade. Resgatar, melhorar, partilhar e defender, Curitiba - PR.
-
MAGNANTI, N. J. . Circuito Sul de circulação de alimentos da Rede Ecovida de Agroecologia. Revista Agriculturas:experiências em agroecologia, Rio de Janeiro.
-
MAGNANTI, N. J. . Oportunidades e desafios para a agricultura familiar da Serra Catarinense no contexto das mudanças climáticas. Revista Agriculturas:experiências em agroecologia, Rio de Janeiro.
-
MAGNANTI, N. J. . Rede de Agroecologia do Território Serra Catarinense:um ator protagonista para o fortalecimento da agricultura familiar. Revista Agriculturas:experiência em agroecologia, Rio de Janeiro.
-
MAGNANTI, N. J. . Rede Ecovida de Agroecologia. Revista Internacional do Slow Food, Bra Itália.
-
PARRA, V. L. ; MARTINS, P. B. ; SCHULER, H. ; RAMOS, G. A. S. ; CASAGRANDE, A. ; SANTOS, K. L. ; SIMINSKI, A. ; MAGNANTI, N. J. ; JONER, F. ; SIDDIQUE, I. . Sistematização dos conhecimentos técnico/cientifico e tradicional/local para um melhor desenvolvimento agroflorestal no Sul do Brasil. In: VII Congresso Latino Americano de Agroecologia, 2019, Guayaquil Equador. Anais do VII Congresso Latino Americano de Agroecologia. Guayaquil: Sociedade Latino Americana de Agroecologia - Socla, 2019. v. 1. p. 35-2271.
-
MAGNANTI, N. J. ; CASSOL, P. C. . Aplicação de Resíduo Alcalino da indústria de celulose para correção da acidez. In: Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1991, Florianópolis. I Seminário Catarinense de Iniciação Científica. Florianópolis - Sc: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 1991. v. 1. p. 35-35.
-
MAGNANTI, N. J. . Diagnóstico e Plano de Ação da Cadeia Produtiva do Pinhão. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MAGNANTI, N. J. . Extrativismo do pinhão como ativo para trilhas de longo curso. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RODRIGUES, N. C. ; SANTOS, K. L. ; SIMINSKI, A. ; REIS, M. S. ; MAGNANTI, N. J. . Caracterização do sistema de produção de pinhão em sistemas agroflorestais no planalto serrano catarinense. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MAGNANTI, N. J. . Extrativismo do pinhão na promoção da biodiversidade e do desenvolvimento econômico da agricultura familiar do Planalto Serrano Catarinense. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MAGNANTI, N. J. . Importância do extrativismo sustentável do pinhão para conservação da Araucária angustifolia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MAGNANTI, N. J. . Importância socioeconômica e ambiental da cadeia produtiva do pinhão. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MAGNANTI, N. J. . A importância socioeconômica e da conservação da biodiversidade da cadeia produtiva no Planalto Serrano Catarinense. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MAGNANTI, N. J. . A agroecologia no cooperativismo de crédito solidário. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MAGNANTI, N. J. . Seminário do terceiro setor do Alto Vale do Itajaí. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MAGNANTI, N. J. . Agroecologia, produção orgânica de alimentos, regate de alimentos da sociobiodiversidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MAGNANTI, N. J. . Elaboração de projetos e prestação de contas, dois pontos fundamentais para êxito da organizações não governamentais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MAGNANTI, N. J. . Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MAGNANTI, N. J. . Comércio ético, justo e solidário:rede de comercialização, sistema estadual de comercialização da agricultura familiar e economia solidária. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MAGNANTI, N. J. . Experiências com sistemas agroflorestais na agricultura familiar em região de ocorrência da Floresta com Araucária. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PACHECO, M. E. L. ; SHOTTZ, V. ; OLIVEIRA, D. ; MAGNANTI, N. J. . Caderno Pedagógico - Agroecologia, desenvolvimento territorial e políticas públicas. Rio de Janeiro: Walprint Gráfica e editora, 2014 (Revista).
-
MAGNANTI, N. J. . Manual do Sistema Participativo de Garantia da Rede Ecovida de Agroecologia 2010 (Revista).
-
VARELA, I. ; PEIXER, Z. I. ; MAGNANTI, N. J. ; SARTORI, S. ; SARTORI, D. V. . Educação do Campo: novas práticas. Lages - SC: Grafine - Gráfica e editora Inês Ltda, 2010 (Revista).
-
MAGNANTI, N. J. . Manejo Agroecológico de Solos no Território Serra Catarinense 2008 (Revista).
-
MAGNANTI, N. J. . Rede de Agroecologia do Território Planalto Catarinense 2006 (Revista).
-
MAGNANTI, N. J. . Cooperativismo na comercialização da alimentos agroecológicos: a experiência da Cooperativa Ecológica Ecoserra 2006 (Revista).
Outras produções
MAGNANTI, N. J. . Formação Integrada para atores sociais envolvidos com o PNAE. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MAGNANTI, N. J. . Formação Integrada para atores sociais envolvidos com o PNAE. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, R. O. ; MAGNANTI, N. J. ; STEENBOCK, W. ; REIS, E. . Fazeres e saberes no manejo da araucária no Planalto Serrano Catarinense. 2015. (Manual).
MAGNANTI, N. J. . Formação integrada dos atores envolvidos com o programa nacional de alimentação escolar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MAGNANTI, N. J. . Formação integrada dos atores envolvidos com o programa nacional de alimentação escolar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MAGNANTI, N. J. . Formação integrada dos atores envolvidos com o programa nacional de alimentação escolar. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MAGNANTI, N. J. . Formação integrada dos atores envolvidos com o programa nacional de alimentação escolar. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MAGNANTI, N. J. . Formação integrada dos atores envolvidos com o programa nacional de alimentação escolar. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MAGNANTI, N. J. . Formação integrada dos atores envolvidos com o programa nacional de alimentação escolar. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MAGNANTI, N. J. . Formação integrada dos atores envolvidos com o programa nacional de alimentação escolar. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MAGNANTI, N. J. ; PEREIRA, S. A. . Resgate, produção e melhoramento de sementes de milho crioulo. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sistematização).
MAGNANTI, N. J. . Manejo e conservação de solo. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sistematização).
MAGNANTI, N. J. . Produção de leite a base de pasto: uma opção para a agricultura familiar. 2002. (Video).
MAGNANTI, N. J. . Agroecologia em Santa Catarina. 2001. (Video).
BELTRAME, A. ; SARTORI, S. G. ; MAGNANTI, N. J. . Importância socioeconômica e cultural do extrativismo na Serra Catarinense. 2021. Vídeo.
BELTRAME, A. ; SARTORI, S. G. ; MAGNANTI, N. J. . Desafios para a manutenção do extrativismo do pinhão na Serra Catarinense. 2021. Vídeo.
BELTRAME, A. ; SARTORI, S. G. ; MAGNANTI, N. J. . Assessoria em agroecologia visando a conservação do pinheiro brasileiro. 2021. Vídeo.
BELTRAME, A. ; SARTORI, S. G. ; MAGNANTI, N. J. . Manejo sustentável do pinheiro brasileiro para conservação da floresta. 2021. Vídeo.
BELTRAME, A. ; SARTORI, S. G. ; MAGNANTI, N. J. . Os ciclos de uso do pinheiro brasileiro na Serra Catarinense.. 2021. Vídeo.
BELTRAME, A. ; SARTORI, S. G. ; MAGNANTI, N. J. . Método de colheita, processamento e produção do pinhão na Serra Catarinense. 2021. Vídeo.
BELTRAME, A. ; SARTORI, S. G. ; MAGNANTI, N. J. . O pinhão na cultura alimentar da Serra Catarinense. 2021. Vídeo.
MAGNANTI, N. J. . Programa Pixurum. 2001.
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Conservação pelo uso da araucária em sistemas agroflorestais para produção de pinhão, Descrição: O Planalto Serrano Catarinense (PSC) compreende fragmentos de Floresta Ombrófila Mista (FOM), a qual sustenta sistemas agroflorestais (SAFs) tradicionais. Tais sistemas, tem por base a araucária (Araucaria angustifolia), visando principalmente a produção de pinhão. Esse produto contribui diretamente na segurança alimentar e a comercialização do seu excedente, gera renda. Apesar de sua relevância, a araucária encontra-se indicada como espécie ameaçada de extinção. Nesse cenário, estabelecer estratégias de conservação pelo uso contribui para a manutenção da espécie na paisagem e na cultura. Assim, este projeto busca caracterizar o sistema de produção de pinhão em SAFs com Araucária no PSC, avaliando aspectos históricos, econômicos e sociais, com vistas a contribuir para a proposição de Unidades de Referência em Manejo Agroflorestal com Araucária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Natal João Magnanti - Integrante / Alexandre Siminski - Coordenador / Karine Louise dos Santos - Integrante / Natália Camargo Rodrigues - Integrante / Maurício Sedrez dos Reis - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
-
2015 - 2019
Grupo de pesquisa Agroecologia e circuitos de comercialização, Descrição: O trabalho de pesquisa do doutorado visa estudar os impactos da cadeia produtiva do pinhão na sociobiodiversidade e no desenvolvimento do Território Serra Catarinense.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Natal João Magnanti - Integrante / Oscar José Rover - Coordenador.
-
2014 - 2017
Núcleo de Sistemas Agroflorestais Agroecológicos do Sul (SAFAS), Descrição: Diversas experiências ricas sobre Sistemas Agroflorestais Agroecológicos no Sul do Brasil (SAFAS) tem sido aprimoradas continuamente durante as últimas décadas. Isso oferece uma excelente oportunidade e prioridade pertinente para sistematização ampla e integração dos resultados já obtidos. Nesse sentido o presente projeto vai ampliar e aprofundar os esforços de integração de experiências já iniciados pelo GT de Sistemas Agroflorestais da Rede Ecovida de Agroecologia. Nesse contexto o presente projeto objetiva formar um Núcleo temático descentralizado sobre SAFAS, desenvolvendo estruturas e processos participativos de comunicação e compartilhamento de conhecimentos, que sejam úteis para a integração de atividades de extensão, pesquisa e ensino durante e além da duração do presente projeto. Utilizando e testando essas estruturas e estes processos participativos, objetiva-se analisar como as pré-condições (p.ex. presença e natureza de políticas públicas relevantes, recursos externos e internos financeiros e humanos, infraestrutura, tecnologias, etc) influenciam indicadores demultifuncionalidade e resiliência geradas pelos SAFAS. Com uma abordagem semelhante será avaliado como as mesmas pré-condições afetam a severidade degargalos que impedem ou atrasam a adoção ou o beneficiamento de SAFAS, especialmente em relação às cadeias produtivas e circuitos curtos de comercialização de produtos agroflorestais orgânicos. A meta de longo prazo é crescer o presente Núcleo para gradualmente formar uma sub-rede temática sobre SAFAS dentro da Rede Sul de Núcleos de Estudo de Agroecologia e Sistemas de Produção Orgânicos (ReSNEA) iniciada pela ChamadaMCTI/MAPA/MDA/MEC/MPA/CNPq 81/2013. Com essa perspectiva o projeto vai sintetizar os resultados (tanto experiências práticas, como também dados empíricos/teóricos) já obtidos em diversas microrregiões no Sul do Brasil sobre o desenvolvimento de SAFAS. A nossa abordagem é desenhada para permitir análises que contribuam para embasar a formulação, implementação e acompanhamento de políticas públicas e ações na base comunitária voltadas para o desenvolvimento sócio-econômico, agrícola, e a conservação da natureza. A equipe interdisciplinar busca avançar reciprocamente o entendimento teórico inovador (componente de pesquisa científica) e o aprimoramento adaptativo de processos produtivos e de conservação práticos (práxis agroflorestal agroecológica), especialmente aqueles fundamentais para a soberania alimentar e nutricional, geração de renda e erradicação da pobreza. As ações serão desenvolvidas em duas fases de integração dos resultados: 1. Entre as diferentes entidades de agricultores, ATER, ensino tecnológico e superior dentro de cada microrregião com experiências com SAFAS bem desenvolvidas (Fase 1); e 2. Entre as diferentes microrregiões com participação equilibrada das mesmas entidades (Fase 2). Cada fase será centrada num curso de formação de 40h (oficina participativa). Antes, durante e depois da oficina participativa de cada fase adaptaremos e documentaremos os métodos e processos de Capacitação-Ação-Pesquisa Participativa (CAPP) com o intuito de construir e socializar conhecimentos, baseado no diálogo e integração aplicada entre saberes tradicionais versus conhecimentos inovadores populares versus científicos. Em ambas fases e todos os tipos de atividades desenvolvidas para alcançar os objetivos supracitados serão incorporados na equipe de trabalho: 1. Estudantes em diferentes fases de desenvolvimento acadêmico (do ensino médio e tecnológico, e da graduação e pós-graduação), no intuito de capacitar profissionais e técnicos na inovação tecnológica e metodológica e na construção e socialização de conhecimentos de sistemas agroecológicos e orgânicos de produção. 2. Membros de diferentes gerações das famílias agricultoras com o intuito de fortalecer o resgate e utilização de conhec. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Natal João Magnanti - Integrante / Ilyas Siddique - Coordenador / André Gonçalves - Integrante / Joel Donazollo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Projetos de desenvolvimento
-
2022 - 2022
Fortalecimento da cadeia produtiva do pinhão no âmbito dos municípios de Santa Catarina inseridos no Plano de Ação Territorial Planalto Sul, Descrição: Consultoria especializada para estabelecer plano de ação para a cadeia produtiva do pinhão no Plano de Ação Territorial (PAT) Planalto Sul contribuindo na conservação das espécies ameaçadas de extinção. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Natal João Magnanti - Coordenador., Financiador(es): Associação WWF do Brasil - Fundo Mundial para a Natureza - Cooperação.
Prêmios
2006
Concurso Nacional de sistematização de experiências em agroecologia e agriculturas alternativas, Ministério do Desenvolvimento Agrário/Secretaria da Agricultura Familiar.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Vianei de Educação Popular. , Av. Papa João XXIII, 1565, Ipiranga, 88505200 - Lages, SC - Brasil, Telefone: (49) 32224255, Fax: (49) 32224255, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - Atual
Centro Vianei de Educação PopularVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de projetos, Carga horária: 40
Outras informações:
a) Educador popular ministrando cursos e oficinas na área de agroecologia em especial em produção vegetal agroecológica e uso, manejo e conservação do solo.
b) Coordenação de projetos junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário:
1- Capacitação em agroecologia, comercialização, crédito rural, gênero e educação popular para agricultores/agricultoras familiares e jovens rurais do Território do Planalto Catarinense, tendo em vista a formação de agentes de desenvolvimento.
2 - Coordenação de projeto junto ao Ministério do Meio Ambiente/Projetos Demonstrativos PDA - Recuperação da cobertura vegetal nativa em propriedades de agricultura familiar agroecológica com sistemas agroflorestais no Território do Planalto Catarinense.
c) Coordenador da Rede Ecovida de Agroecologia
d) Elaboração de material didático: coletânea do Jornal Pixurum (1989 a 2000) em 2004; Cartilha Agroflorestal da Mata Atlântica em 2005; Rede de Agroecologia do Território do Planalto Catarinense (2006); Cooperativismo na comercialização de alimentos agroecológicos:a experiência da Cooperativa Ecológica Ecoserra em 2006; Sementes crioulas - resgate, produção, beneficiamento e melhoramento de sementes de milho crioulo em 2008; Manejo agroecológico de solos no Território Serra Catarinense em 2008; Manual do Sistema Participativo de Garantia da Rede Ecovida de Agroecologia 2010.
1998 - 2003
Centro Vianei de Educação PopularVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Executivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
a) Educador popular ministrando cursos e oficinas na área de agroecologia em especial em produção vegetal agroecológica e uso, manejo e conservação do solo.
b) Assessoria técnica para grupos, associações e cooperativas de agricultores familiares agroecológicos e em transição.
c) De 1998 a 2003 exerceu a função de coordenador executivo do Centro Vianei.
d) de 1997 a 1998 exerceu a função de coordenador da Rede de Tecnologias Alternativas do Sul (T.A. Sul) rede esta organizada pela ONGs da Região Sul do Brasil que trabalham com agroecologia.
e) Membro da comissão organizadora do estágio de vivência em propriedades rurais/produção familiar com o Centro Acadêmico de Agronomia e a Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV-UDESC).
f) Em 2002 participou da Comissão de Produção Orgânica de Santa Catarina organizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
g) Coordenação do I e II Encontro Ampliado da Rede Ecovida de Agroecologia em Lages-SC.
h) Coordenador do Núcleo Planalto Serrano da Rede Ecovida de Agroecologia.
i) Coordenação e edição da revista Agricultura Familiar e Agroecologia.
1998 - 1998
Centro Vianei de Educação PopularVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estágio de vivência junto a Udesc, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Membro da Comissão organizadora do Estágio de Vivência, em propriedades rurais/produção familiar, perfazendo 40 horas. O estágio foi organizado pelo Centro Acadêmico de Agronomia, Udesc e Centro Vianei de Educação Popular
1997 - 1998
Centro Vianei de Educação PopularVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador da Rede T. A Sul, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador da Rede de Tecnologias Alternativa do Sul do Brasil (REDE T.A. Sul)
1993 - 1998
Centro Vianei de Educação PopularVínculo: , Enquadramento Funcional: Eng. Agrônomo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
a) Educador popular ministrando cursos e oficinas na área de agroecologia em especial em produção vegetal agroecológica e uso, manejo e conservação do solos.
b) Assessoria técnica para grupos, associações e cooperativas de agricultores familiares agroecológicos e em transição.
c) Elaboração de textos, apostilas e outros materiais didáticos.
d) De 1995 a 1997 exerceu a função de coordenador do setor de produção agropecuária do Centro Vianei.
e) Em 1998 exerceu a função de coordenador executivo do Centro Vianei.
f) Coordenador do projeto Agroecologia, construindo uma proposta de desenvolvimento sustentável para a região Serrana Catarinense junto ao Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) Ministério do Meio Ambiente (MMA).
1995 - 1997
Centro Vianei de Educação PopularVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Setor de Produção agropecuária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Estadual de Agricultura Orgânica.,Cargo ou função, Membro da comissão estadual.
-
07/1997
Estágios , Coordenação de estágios técnicos profissionais.,Estágio realizado, Coordenação de estágios de estudantes de ensino médio e superior no Centro Vianei.
-
07/1997 - 04/2005
Direção e administração, Coordenação Executiva.,Cargo ou função, Cargo administrativo.
-
01/1995 - 06/1997
Direção e administração, Setor de Produção Agropecuária.,Cargo ou função, Cargo administrativo.
2015 - Atual
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Participante de grupo de pesquisa, Carga horária: 10
Outras informações:
Participante do grupo de pesquisa agroecologia e circuitos de comercialização de alimentos como pesquisador
2015 - 2017
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista EXP-C, Carga horária: 10
Outras informações:
Bolsista do projeto da Rede de Sistemas Agroflorestais Agroecológicos (SAFAS) do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), aprovado no edital 39-2014 MDA CNPq Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica - NEA.
2013 - 2013
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor temporário classe auxiliar, nível 1 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) junto ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) no departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural, atuando no curso de Zootecnia e também no curso de Educação do Campo no Centro de Educação (CED).
2012 - 2012
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10
Outras informações:
Atuação como docente na área de agroecologia, com aulas para estudantes da 7 fase do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFSC, no segundo semestre de 2012, perfazendo carga horária de 144 horas nas disciplinas de Manejo de ecossistemas para a produção I e Técnicas para desenvolvimento da agricultura sustentável I.
Atividades
-
03/2015
Pesquisa e desenvolvimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.,Linhas de pesquisa
-
01/2015
Pesquisa e desenvolvimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.,Linhas de pesquisa
2001 - 2015
Rede Ecovida de AgroecologiaVínculo: Coordenador do Núcleo Regional, Enquadramento Funcional: Coordenador
Outras informações:
Coordenador do Núcleo Regional Planalto Serrano da Rede Ecovida de Agreocologia até 2014. O núcleo inclui atualmente 35 instituições ligadas a agricultura familiar e que praticam a agroecologia principalmente no território da AMURES. Coordenador da Rede Ecovida de Agroecologia 2012 a 2015.
2019 - Atual
Cooperativa Ecológica de Agricultores, Artesãos e Consumidores - Serra/SCVínculo: Membro da diretoria, Enquadramento Funcional: Membro da diretoria, Carga horária: 1
Outras informações:
Membro da conselho de administração da cooperativa
2006 - 2009
Cooperativa Ecológica de Agricultores, Artesãos e Consumidores - Serra/SCVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de projetos e conselheiro
Outras informações:
a) Membro do conselho de administração da cooperativa de 2006 a 2010.
b) Coordenador do projeto de assistência técnica e extensão rural, conveniado com o Departamento de assistência técnica e extensão rural (DATER) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no período de 2006 a 2008.
c) Coordenador Geral do projeto Recuperação da vegetação nativa e valorização sócio-cultural e econômica da floresta ombrófila mista (FOM), tendo como protagonistas os agricultores(as) familiares agroecologistas do Território Planalto Catarinense conveniado com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e com recursos do Projetos Demonstrativos (PDA).
2009 - 2011
Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de GrupoVínculo: Vice-presidente, Enquadramento Funcional: Vice presidente, Carga horária: 2
2004 - 2007
Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de GrupoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente
Outras informações:
Presidente no primeiro mandato no biênio 2004/05 e no período 2006/07
2002 - 2003
Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de GrupoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vice presidente
2014 - 2016
Ministério Público Federal de Santa CatarinaVínculo: Conselheiro do FRBL, Enquadramento Funcional: Conselheiro
Outras informações:
Atuou como conselheiro da sociedade civil no Conselho Gestor do Fundo para Reconstituição do Bens Lesados (FRBL) do Ministério Público de Santa Catarina.
1998 - 1999
Universidade do Estado de Santa CatarinaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor colaborador de Ensino Superior na Especialidade Sociologia e Extensão Rural
2012 - 2013
Centro Universitário FACVESTVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor pós-graduação
Outras informações:
Professor no curso de pós-graduação "lato sensu" em Gestão Ambiental nas disciplinas de: a) Politicas de desenvolvimento sustentável, agroecologia, paradigmas e planejamento, biodiversidade e projetos de gestão ambiental voltados para a fauna e flora da região, b) Meio ambiente: problemas ambientais regionais e a gestão de empreendimentos voltados ao meio ambiente.
Também atuou como professor da disciplina de procedimentos metodológicos da pesquisa na prática pedagógica interdisciplinar na pós graduação em nível de especialização (lato sensu) denominada Prática psicopedagógica interdisciplinar e gestão escolar na educação básica.
2011 - 2013
Centro Universitário FACVESTVínculo: , Enquadramento Funcional: Núcleo Docente Estruturante Pedagogia
Outras informações:
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia
2011 - 2013
Centro Universitário FACVESTVínculo: , Enquadramento Funcional: Núcleo Docente Estruturante Biologia
Outras informações:
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Ciências Biológicas
2010 - 2013
Centro Universitário FACVESTVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor das disciplinas: a) Ecologia; b) Ecossistemas Catarinenses na Licenciatura em Ciências Biológicas.
Professor das disciplinas: a) Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade; b)Políticas Públicas na Licenciatura em Pedagogia.
2018 - 2018
Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão UniversitáriaVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 1
Outras informações:
Atuou como monitor de Formações integradas para atores sociais envolvidos com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) organizadas pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar de Santa Catarina -CECANE/SC vinculado a UFSC e financiando pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE.
2010 - 2010
Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão UniversitáriaVínculo: , Enquadramento Funcional: Prestação de serviços
Outras informações:
Prestação de serviços de Eng. Agrônomo (monitor), consoante às demandas do projeto 387/2007-Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE-UFSC). As atividades são: capacitar e formar merendeiras, conselheiros, professores e agricultores familiares com relação ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
1995 - 1996
Prefeitura Municipal de São José do CerritoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações:
Assessoria prestada pelo Centro Vianei, junto a Prefeitura Municipal de São José do Cerrito na implantação da Casa Familiar Rural de São José do Cerrito-SC e atuação como monitor nas temáticas de produção vegetal agroecológica e manejo de solo.
2003 - 2004
Universidade do Planalto CatarinenseVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente curso extensão
Outras informações:
Docente do curso Escola de Conselhos e Gestores Sociais, realizado pelo Uniplac no periodo de 10/2003 até 08/2004 com duração de 12 horas aula.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Natal João Magnanti e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?