Marcia Gomes de Oliveira
Possui graduação em Letras pela Universidade da Região de Joinville (1980) e mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992). Atualmente é professora titular da Universidade da Região de Joinville. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literaturas de língua inglesa, leitura crítica, ensino de língua inglesa, ensino e aprendizagem de língua inglesa,língua inglesa e nâo violência.
Informações coletadas do Lattes em 01/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente)
1987 - 1992
Universidade Federal de Santa Catarina
Susana Bornéo Funck.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: woman and literature; feminist poetics;.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Formação complementar
2008 - 0000
Extensão universitária em Formação Transdisciplinar Holística de Base - FTH. (Carga horária: 330h). , UNIVERSIDADE DA PAZ - PR.
2003 - 2004
Programa de Profissionalização Docente. (Carga horária: 80h). , Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.
1999 - 1999
Tópicos Especiais em Análise do Discurso. (Carga horária: 128h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Metodologia do Ensino de Inglês. (Carga horária: 12h). , Univille.
1997 - 1997
Inglês como língua estrangeira. (Carga horária: 64h). , Universidade Estadual de Campinas.
1991 - 1991
New Voices Afro-American Women Lit.. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Minas Gerais.
1987 - 1987
Extensão universitária em Análise do Discurso. (Carga horária: 21h). , Universidade Federal de Santa Catarina - Pós Graduação em Inglês/PGI.
1987 - 1987
Extensão universitária em Transformação da Prática Pedagógica. (Carga horária: 20h). , Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.
1986 - 1986
Extensão universitária em Morfologia e Textualidade. (Carga horária: 20h). , Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.
1983 - 1983
INTENSIVE ADVANCED COURSE IN ENGLISH. (Carga horária: 360h). , GEORGETOWN UNIVERSITY - WASHINGTON DC.
1981 - 1981
Advanced. (Carga horária: 80h). , Centro Cultural Brasil Estados Unidos -Joinville.
1980 - 1981
Atualização em Língua Portuguesa. (Carga horária: 400h). , Ministério de Educação e Cultura.
1979 - 1980
Intermediate. (Carga horária: 164h). , Centro Cultural Brasil Estados Unidos Unidos - Joinville.
1978 - 1978
New Horizons. (Carga horária: 163h). , Centro Cultural Brasil Estados Unidos - Joinville.
1972 - 1974
English 900. (Carga horária: 240h). , Centro Cultural Brasil Estados Unidos Unidos - Joinville.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.
Participação em eventos
16º COLE - Congresso Leitura Nacional - Ferreira Gullar (40 hs). Leitura Crítica de Dizeres em Camisetas. 2007. (Congresso).
APLISC SEMINAR 2007 - (10 hs). 2007. (Seminário).
XI Encontro do Proler , V Seminário de Estudos da Linguagem (SEL) e XI Jornada de Estudos Pedagógicos (10 hs).A violência na palavra musicada. 2007. (Seminário).
Critical Reading in EFL class (1h 30'). 2007. (Oficina).
Congresso Latino-Americano Sobre Formação de Professores de Línguas (30 hs). educação lingüística: não violência e leitura em língua inglesa. 2006. (Congresso).
Seminário de Estudos da Linguagem SEL - PROLER (12hs).Não Violência: Leitura Crítica em Língua Inglesa. 2006. (Seminário).
IX Simpósio de Professores de Língua Inglesa do Sul - APLIEPAR / APLISC / APIRS (15hs). 2006. (Simpósio).
Seminário de Estudos da Linguagem - SEL (20hs). 2005. (Seminário).
2º Seminário de Estudos da Linguagem - A Pavavra Encarnada. (15hs). 2004. (Seminário).
II Convenção de Professores de Inglês Apliepar, Aplisc, Apirs (30hs).A Coerência da Abordagem de Ensino: Teoria e Prática. 1999. (Outra).
A Presença da Mulher na Literatura. 1998. (Seminário).
III Congresso Sul-Brasileiro da Qualidade na Educação (20hs). 1996. (Congresso).
Fazendo Gênero - Seminário de Estudos Sobre a Mulher. 1995. (Seminário).
Seminário Nacional de Professores Universitários de Literaturas de Língua Inglesa (20hs). 1995. (Seminário).
Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa (20hs). 1993. (Encontro).
XXIII Seminário Nacional de Professores Universitários de Literaturas de Língua Inglesa. 1991. (Seminário).
III Seminário Nacional: Mulher e Literatura. 1989. (Seminário).
Seminário de Análise do Discurso: o Texto Narrativo (20hs). 1987. (Seminário).
I Seminário Sobre o Ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil (20hs). 1984. (Seminário).
Participação em bancas
OLIVEIRA, Márcia Gomes de; BUSCHLE, C.A.. Heterogeneous Classes: How to Promote Language Acquisition in 45 minute-class?. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letras/Língua Inglesa) - Univille.
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. Internet como ferramenta para aprender: profile orkut .. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Univille.
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. Estrangeirismo, o inglês no Português contextualização.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Univille.
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. Estrangeirismo, o inglês no Português contextualização.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Univille.
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. Os games e a Interação na aprendizagem do inglês.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Univille.
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. O jogo e a língua inglesa nas aulas.... 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Univille.
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. . Canção, música e a língua estrangeira.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Univille.
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. Diálogo do cotidiano?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Univille.
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. A música como recurso alternativo nas práticas educativas de língua inglesa.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Univille.
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. Leila Mattos Sombrio Contar para aprender: desenvolvimento das quatro habilidades através da contação de histórias.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Univille.
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. Sóciointeração contextualizada - Oral e escrita.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Univille.
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. Comunicação e Participação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. Let's Read. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. Comunicar-se é Interagir. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) .
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. Vocabulário em Canção: o prazer de aprender. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. A contextualização inglesa: uma estratégia de aquisição do vocabulário. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. Corresponder para aprender. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. O English do dia a dia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) .
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. www.linguainglesa.orkut. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) .
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. Como você diz em Inglês. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. Motivar e Interagir: Procedimentos diferenciados nas aulas de Língua Inglesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. Propaganda, por que não. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. A motivação no ensino de Língua Inglesa através de música e filme. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. A importância da aquisição de vocabulário para o ensino e a aprendizagem da Língua Inglesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. A leitura de histórias como ferramenta para a construção social de significados nas aulas de Língua Inglesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) .
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. A mídia como artifício para a aprendizagem de Língua Inglesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) .
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. Gírias, percebendo a Língua enquanto abordagem discursiva. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) .
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. O input e sua contribuição na formação e aquisição lingüística do aprendiz. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) .
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. Ensinando a Língua Inglesa através dos gêneros textuais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) .
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. Ensinando a Língua Inglesa através dos gêneros textuais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) .
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. Estratégias de leitura na sala de aula como caminho para a compreensão de textos em Língua Inglesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) .
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. www. Uma possível revolução nas aulas de inglês. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) .
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. Utilizar o cotidiano para a produção de sentidos em língua inglesa através de textos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) .
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. Ferreira.Cartoons na sala de aula. Construção de leitura e produçõ textual significativa!. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) .
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. A produção de sentidos nos textos através da leitura. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Região de Joinville.
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. Seqüência e significado nas aulas de inglês: tiras em quadrinhos.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) .
OLIVEIRA, Márcia Gomes de. 002/93 para Professor do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Joinville. 1993. Prefeitura Municipal de Joinville.
Orientou
significado da violência e o sentido da não violência para um grupo de mulheres; Início: 2007; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade da Região de Joinville, Univille; (Orientador);
Discovering the Approach/Culture of Learning of an EFL Group of Students At Multibrás: A Case Study; ; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Marcia Gomes de Oliveira;
A research on English language tests; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade da Região de Joinville; Orientador: Marcia Gomes de Oliveira;
A evidência da linguagem da violência na fala das mulheres; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português/Inglês) - Uni; Jlle; , Univille; Orientador: Marcia Gomes de Oliveira;
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, Márcia Gomes de ; PESCE, M. K. ; BOEHM, L.C. (Lucinda Clarita Boehm) . Leitura Crítica de Dizeres em Camisetas. In: 16º COLE - Congresso Leitura Nacional - Ferreira Gullar, 2007, Campinas. 16º COLE - ARMADILHAS - Ferreira Gullar - No mundo há muitas armadilhas e é preciso quebrá-las.. Campinas: Ed. Unicamp, 2007. p. 94-95.
-
PESCE, M. K. ; OLIVEIRA, Márcia Gomes de ; BOEHM, L.C. (Lucinda Clarita Boehm) . Incentivo à Não Violência Através da Leitura Crítica de Propaganda. In: Terceiro Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão - SIEPE, 2007, Joinville. Anais de Resumos - Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, Univille. joinville: univille.net, 2007.
-
PESCE, M. K. ; BOEHM, L.C. (Lucinda Clarita Boehm) ; OLIVEIRA, Márcia Gomes de ; RICHTER, P. . A violência na palavra musicada. In: XI Encontro do PROLER, V Seminário de Estudos da Linguagem (SEL) e VI Jornada de Estudos Pedagógicos, 2007, Joinville. Memorial do PROLER Joinville. Joinville: Editora da Univille, 2007.
-
Richter, P. ; OLIVEIRA, Márcia Gomes de . A evidência da violência na fala das mulheres. In: Seminário de Iniciação Científica - SIC, 2007, Joinville. Seminário de Iniciação Científica. Joinville: Univille, 2007.
-
PESCE, M. K. ; OLIVEIRA, Márcia Gomes de ; BOEHM, L.C. (Lucinda Clarita Boehm) . A violência na palvra musicada. In: XI Encontro do Proler , V Seminário de Estudos da Linguagem (SEL) e XI Jornada de Estudos Pedagógicos, 2007, Joinville. Memorial do PROLER - Joinville e resumos do Seminário de Estudos da Linguagem {SEL} 2006 -2007. Joinville: Editora da Univille, 2007. p. 146-147.
-
OLIVEIRA, Márcia Gomes de ; PESCE, M. K. ; BOEHM, L.C. (Lucinda Clarita Boehm) . Não Violência: Leitura Crítica em Língua Inglesa. In: Seminário de Estudos da Linguagem SEL - PROLER, 2006, Joinville. Seminário de Estudos da Linguagem SEL - PROLER, 2006.
-
PESCE, M. K. ; OLIVEIRA, Márcia Gomes de ; BOEHM, L.C. (Lucinda Clarita Boehm) . Educação Lingüística: Promoção da Não Violência através da Leitura Crítica em Língua Inglesa. In: I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Língua, 2006, Florianópolis. Anais do I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Língua. Florianópolis: Editora da Ufsc, 2006. p. 232-232.
-
PESCE, M. K. ; OLIVEIRA, Márcia Gomes de ; BOEHM, L.C. (Lucinda Clarita Boehm) . educação lingüística: promoção da não violência através da leitura crítica em língua inglesa. In: Congresso Latino-Americano SobreFormação de Professores de Línguas, 2006, Florianópolis. "O formador de professores". Florianópolis, 2006. p. 232-232.
-
OLIVEIRA, Márcia Gomes de ; PESCE, M. K. . A Coerência da Abordagem de Ensino: Teoria e Prática. In: II Convenção da Aplisc, Apliepar e Apirs - Associações dos Professores de Inglês da Região Sul, 1999, Londrina. II Convenção de Professores de Ingês - Aplisc/Apliepar/ Apirs. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina - UEL, 1999.
-
OLIVEIRA, Márcia Gomes de ; PESCE, M. K. . A coerência da Abordagem de Ensino: Teoria e Prática. In: II Convenção de Professores de Inglês Apliepar, Aplisc, Apirs, 1999, Londrina. II Convenção de Professores de Inglês Apliepar, Aplisc, Apirs. Londrina - Paraná: Editora UEL, 1999.
-
PESCE, M. K. ; BOEHM, L.C. (Lucinda Clarita Boehm) ; OLIVEIRA, Márcia Gomes de . A naturalização da violência para alunos da Educação Básica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PESCE, M. K. ; OLIVEIRA, Márcia Gomes de ; BOEHM, L.C. (Lucinda Clarita Boehm) . A leitura da linguagem corporal para uma atitude voltada à não-violência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PESCE, M. K. ; OLIVEIRA, Márcia Gomes de ; BOEHM, L.C. (Lucinda Clarita Boehm) . Sentido da não-violência para pessoas da terceira idade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PESCE, M. K. ; OLIVEIRA, Márcia Gomes de ; BOEHM, L.C. (Lucinda Clarita Boehm) . Leitura Crítica de Dizeres em Camisetas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, Márcia Gomes de ; PESCE, M. K. ; BOEHM, L.C. (Lucinda Clarita Boehm) . A palavra musicada. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PESCE, M. K. ; OLIVEIRA, Márcia Gomes de ; BOEHM, L.C. (Lucinda Clarita Boehm) . Não Violência: Leitura Crítica em Língua Inglesa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PESCE, M. K. ; OLIVEIRA, Márcia Gomes de ; BOEHM, L.C. (Lucinda Clarita Boehm) . Educação Lingüística:promoção da não violência através da leitura crítica em língua inglesa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, Márcia Gomes de ; PESCE, M. K. . A Coerência da Abordagem de Ensino - Teoria e Prática. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, Márcia Gomes de ; PESCE, M. K. . O dizer e o fazer do professor de Inglês. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, Márcia Gomes de . A Teoria e Crítica Literária Feminista na Escrita da Mulher. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, Márcia Gomes de . A Mulher na Sociedade - Imagens e Mitos. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COULTHARD-CALDAS, Carmen Rosa ; OLIVEIRA, Márcia Gomes de . Gato na Chuva. Florianópolis: Editora da UFSC, 1987. (Tradução/Outra).
Outras produções
OLIVEIRA, Márcia Gomes de . Curso de Capacitação Docente/ Abordagem Comunicativa EFL: Teoria e Prática. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
OLIVEIRA, Márcia Gomes de . Oficina/ Communicative Approach: Stratetegies, games in classroom. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
OLIVEIRA, Márcia Gomes de . Heroes and Villains. 1991 (Ensaio) .
OLIVEIRA, Márcia Gomes de . Cat in the rain. 1987 (Tradução) .
Projetos de pesquisa
-
2007 - Atual
O significado da violência e o sentido da não violência - SINOVI, Descrição: Este projeto tem como objetivo desenvolver procedimentos metodológicos de leitura crítica para sujeitos que têm diferentes significados do que seja (não) violência. Para alcançar este objetivo serão desvelados e analisados os diferentes significados do que é (não) violência por sujeitos participantes das atividades de um projeto de extensão entitulado "Educação Linguística: Promoção da não violência através da leitura crítica de textos em língua inglesa". Essa análise servirá como subsídio para a elaboração de um manual que explicite alguns procedimentos metodológicos de leitura crítica. Esses procedimentos metodológicos são baseados na análise crítica do discurso -ACD.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcia Gomes de Oliveira - Integrante / Marly Kruger de Pesce - Integrante / Lucinda Clarita Boehm - Coordenador., Financiador(es): Univille - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 1
-
1997 - 1998
Teoria e Prática: A Coerência da Abordagem de Ensino de Língua Inglesa, Descrição: Projeto desenvolvido em duas escolas (com duas professorasde Inglês) da rede municipal de ensino aonde foi averiguado se a abordagem de ensino que a professora apregoava adotar ( a fala da professora) era realmente aquela que ela adotava em sala de aula (a prática da professora). Após observação, anotação em campo corpus/ e interpretação/análise dos dados as pesquisadoras concluíram que havia uma tênue diferença entre o discurso e a prática das professoras. Palavras chaves: ensino aprendizagem de língua inglesa; abordagem e método de ensino de Inglês; prática do professor;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcia Gomes de Oliveira - Coordenador / Marly Kruger de Pesce - Integrante., Financiador(es): Univille - Auxílio financeiro / Univille - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade da Região de Joinville, Univille, Letras. , Campus Universitário,s/n, Bom Retiro, 89201972 - Joinville, SC - Brasil - Caixa-postal: 246, Telefone: (47) 4619000, Ramal: 9095, URL da Homepage:
Experiência profissional
1995 - 1995
Fundação Educacional Regional JaraguaenseVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Atividades
-
03/1994 - 12/1994
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literaturas de Língua Inglesa
1985 - Atual
Universidade da Região de JoinvilleVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pesquisa, .,Linhas de pesquisa
-
03/2007
Extensão universitária , Pró-reitoria de extensão e assuntos comunitários, .,Atividade de extensão realizada, Projeto - Educação Lingüística: Promoção da não violência através da leitura crítica em língua inglesa II..
-
03/1999
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio supervisionado de língua inglesa, Expressão Escrita em Língua Inglesa, Língua Inglesa, Língua Inglesa especial, Literaturas de Língua Inglesa, metodologia do ensino de língua inglesa, oficina de leitura e escita em língua inglesa, Teoria e Prática de Texto
-
03/2006 - 02/2007
Extensão universitária .,Atividade de extensão realizada, Projeto de extensão - Educação lingüística: promoção da não violência através da leitura crítica em língua inglesa.
-
06/1999 - 07/1999
Ensino, Letras, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Literaturas de Língua Inglesa
-
02/1990 - 03/1999
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa, Literatura Inglesa, Literatura Norte Americana, Teoria e Prática de Texto em Língua Inglesa
-
04/1997 - 02/1999
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, língua inglesa
-
03/1990 - 02/1999
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, literatura inglesa, teoria e prática de texto, literaturas norte americana, língua inglesa
-
03/1992 - 12/1993
Extensão universitária , Pró-reitoria de extensão e assuntos comunitários, .,Atividade de extensão realizada, CURSO DE LÍNGUAS EXTRA CURRICULAR.
-
03/1989 - 03/1990
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, língua inglesa, literatura de língua inglesa
-
04/1985 - 03/1986
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, de 03 de 1986 até 03 de 1990 a professora esteve de licença (não remunerada) com bolsa do CPq., língua inglesa, literatura inglesa
1981 - 1983
Yazigi JoinviilleVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 26
Atividades
-
03/1990 - 01/1994
Ensino,,Disciplinas ministradas, inglês básico, intermediário e avançado
-
03/1986 - 12/1986
Ensino,,Disciplinas ministradas, inglês avançado, inglês intermediário
-
10/1981 - 07/1983
Ensino,,Disciplinas ministradas, Inglês Intermediário, Inglês Básico
1979 - 1981
Associação Catarinense de EnsinoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês/ ensino fundamental, médi, Carga horária: 26
Outras informações:
responsável pela disciplina língua inglesa no ensino fundamental, médio (regular) e não regular: escolha de método, estratégias, material didático, avaliação, etc.
Atividades
-
02/1979 - 07/1981
Ensino,,Disciplinas ministradas, língua inglesa
-
02/1979 - 07/1981
Ensino,,Disciplinas ministradas, língua inglesa
1983 - 1984
Centro de Cultura Anglo AmericanaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 20
Atividades
-
09/1983 - 09/1984
Ensino,,Disciplinas ministradas, Inglês avançado, Inglês intermediário, Inglês básico
1984 - 1985
União Tecnológica do Estado de Santa CatarinaVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 8
Atividades
-
08/1983 - 12/1986
Ensino, Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcia Gomes de Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?