Roseli Pertile Possamai
Possui graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul (1987).Especialista em Comportamento Organizacional pela PUC. Mestre em Gestão e estratégia de Negócios pela UFRRJ. Professora titular da Universidade de Caxias do Sul no Centro de Ciências Humanas e da Educação. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Clima e Cultura Organizacional, Liderança, Relações Interpessoais, Trabalho e Sujeito. Atua na clínica desde 1988 sob o enfoque psicanalítico e como consultora na área da psicologia organizacional, principalmente a nível estratégico.
Informações coletadas do Lattes em 10/11/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Gestão e Estratégia Em Negócios
2000 - 2003
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Orientador: Silvestre Prado Touza Neto
Palavras-chave: Competências.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Administração de Recursos Humanos. Setores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.
Especialização em Comportamento Organizacional
1990 - 1992
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Orientador: Regina Orgler Sordi
Graduação em Bacharelado Em Psicologia
1983 - 1987
Universidade de Caxias do Sul
Orientador: Isabel Manfrói de Sousa
Formação complementar
1996 - 1997
Diagnóstico e Tratamento dos Transtornos do Desenv. (Carga horária: 300h). , Lydia Coriat.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica/Especialidade: Diagnóstico e Tratamento dos Transtornos do Desenvolvimento na Infância e Adolescênci.
Participação em eventos
Os fazeres da psicologia na clínica, nas escolas e nas organizações. 2012. (Outra).
Tramas do Inconsciente. 2012. (Outra).
Desenvolvimento Baseado em Conhecimento e Inovação. 2011. (Congresso).
Atelier dos Sonhos- Leitura Cronológica das Obras de freud. 2011. (Seminário).
Atrair, desenvolver e manter talentos: o grande desafio. 2011. (Seminário).
Ciclo de Debates: Educação, Ética E Modernidade. 2010. (Seminário).
Liderança e Gestão de Competências. 2010. (Outra).
Seminário de Tecnologias de Formação. 2009. (Seminário).
"Projeto de uma Psicologia Científica". 2009. (Outra).
XVIII Congresso MOVERGS- Prepare-se para Competir, Aprenda a Vencer. 2008. (Congresso).
Programa de Qualificação dos Gestores da UCS- Módulo III- Gestão Acadêmica- 2ª Parte.. 2008. (Seminário).
Educação não é a Solução. 2008. (Seminário).
XVII Encontro Internacional de Educação e o Mercosul/Conesul e Países Associados: Desafio Político e Pedagógico- " A Formação Docente: Caminho para o Desenvolvimento de Capacidades no Exercício da Tarefa Profissional". 2008. (Encontro).
ESARH 32 Anos -Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos. 2008. (Encontro).
XXVIII Encontro Estadual de Geografia- A Geografia em Transformação". 2008. (Encontro).
A prática Pedagógica na Formação do Professor. 2008. (Outra).
Programa de QualificAÇÃO de Gestores da UCS- Módulo II- Gestão Estratégica- 2ª Parte- Legislação Trabalhista- 2ª Edição. 2007. (Seminário).
Programa de Qualificação dos Gestores da UCS-´Módulo I- Gestão Estratégica- 3ª Parte.. 2007. (Seminário).
Programa de Qualificação dos Gestores da UCS- Módulo II- Gestão Estratégica- 4ª parte. 2007. (Seminário).
1 Encontro de Capacitação 2007: Dinâmicas de Aprendizagem em Sala de Aula para alunos de Graduação. 2007. (Encontro).
Programa de Qualificação de Gestore da Ucs- Módulo I- Universidade. 2007. (Outra).
Programa de Qualificação dos Gestores da Ucs- Módulo II- Gestão Estratégica- 1ª Edição. 2007. (Outra).
Desenvolvimento Infantil e Seus Transtornos: Abordagem Interdisciplinar. 2003. (Outra).
Metodologia da Pesquisa e Redação Técnica. 2003. (Outra).
Professor do Novo Milênio. 2001. (Outra).
Pensando a Imigração: Língua e História. 2000. (Outra).
O Valor Simbólico do Trabalho e o Sujeito Contemporâneo. 1998. (Congresso).
II Simpósio Nacional de Educação e III Simpósio Estadual de Educação. 1997. (Simpósio).
Os Efeitos da Lei na Modernidade :Desejo e Transgressão na Infância e Adolescência. 1997. (Encontro).
Sujeito: Tradição e Modernidade. 1997. (Outra).
Função Materna e Função Paterna: O Lugar do Limite na Constituição Subjetiva. 1997. (Outra).
Congresso Brasileiro sobre Adolescência: Entre o Passado e o Futuro. 1996. (Congresso).
O Lugar do Adolescente, da Família e do Catequista no Contexto Atual e Religioso.. 1996. (Outra).
Seminário de Atualização Didático -Pedagógica. 1995. (Seminário).
III Encontro Nacional de Psicologia do Trabalho: Qualidade de Vida no Trabalho, do Trabalhador e nas Instituições. 1995. (Encontro).
Jornada Imigração e Fundações. 1995. (Outra).
Relacionamento entre Pais e Filhos: valores, disciplina e limites.Relacionamento entre Pais e Filhos: Valores, disciplina e limites. 1995. (Outra).
2ª Jornada de Psicanálise e Sintoma Social. 1994. (Outra).
Entrevistas de Seleção de Seminaristas.Entrevistas de Seleção. 1989. (Outra).
Participação em bancas
PERUFFO, G.;POSSAMAI, Roseli Pertile. Avaliação do Processo de Implantação e Utilização do Sistema MRP na empresa Casa Valduga Vinhos Finos Ltda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade de Caxias do Sul.
PERUFFO, G.;POSSAMAI, Roseli Pertile. Análise da Viabilidade da Implementação de uma Empresa de Beneficiamento de Chocolates. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade de Caxias do Sul.
PERUFFO, G.;POSSAMAI, Roseli Pertile. Plano de Vendas para a Jato Corretora de Seguros e Trânsito Ltda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade de Caxias do Sul.
POSSAMAI, Roseli Pertile. O Desafio de Aumento da Lucratividade na Cenci em 2009. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade de Caxias do Sul.
POSSAMAI, Roseli Pertile. Desenvolvimento de Um Processo de Padronização na Ferrara Chocolates Artesanais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade de Caxias do Sul.
POSSAMAI, Roseli Pertile; SOARES, José Cândido Silveira. Um Projeto de Governança Corporativa através de Controles Internos- Desenvolvido no Departamento Financeiro da Irwin Industrial Tool Ferramentas do Brasil Ltda.. 2007.
POSSAMAI, Roseli Pertile; SOARES, José Cândido Silveira. Bertolini S.A : Um Estudo sobre Absenteísmo e Turnover. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade de Caxias do Sul.
POSSAMAI, Roseli Pertile; SOARES, José Cândido Silveira. Farina S.A Componentes Automotivos: Avaliando o Índice de Turnover. 2007.
POSSAMAI, Roseli Pertile; SOARES, José Cândido Silveira. Planejamento Estratégico na Empresa Resimini Materiais de Construção Ltda.. 2007.
POSSAMAI, Roseli Pertile; SOARES, José Cândido Silveira. Panifício Favaretto Ltda: Redução de conflitos através da aceitação de mudanças. 2007.
POSSAMAI, Roseli Pertile; SOARES, José Cândido Silveira. Estoque Enxuto da Tramontina S.A Cutelaria: Um desafio Logístico. 2006.
POSSAMAI, Roseli Pertile; SOARES, José Cândido Silveira. Sinais Vitais Isabela: Uma Questão de Gestão. 2006.
POSSAMAI, Roseli Pertile; SOARES, José Cândido Silveira. Células de Manufatura: Enxugando o Processo Produtivo. 2006.
BREITENBACH, R.;POSSAMAI, Roseli Pertile. Responsabilidade Social na Empresa Plastibento Acessórios Plásticos Ltda. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração de Empresas) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.
SOARES, José Cândido Silveira;POSSAMAI, Roseli Pertile. Sugestão de Implantação de uma Universidade Corporativa na Empresa Tramontina Multi Ferramentas S/A. 2005.
POSSAMAI, Roseli Pertile; SOARES, José Cândido Silveira. Implantação de Um Projeto de Endomarketing na Ômega Móveis e Estofados Ltda.. 2005.
POSSAMAI, Roseli Pertile; SOARES, José Cândido Silveira. Representações sociais na Politorno Móveis Ltda. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade de Caxias do Sul.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Caxias do Sul, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Campus Universitário da Região dos Vinhedos. , Alameda João Dal Sasso, nº 800, Universitário, 95700000 - Bento Goncalves, RS - Brasil - Caixa-postal: 32, Telefone: (54) 4521188, Fax: (54) 4541490, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - 2009
Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone SulVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Palestrante, Carga horária: 0
Outras informações:
Palestrante na Semana Acadêmica 2009 - Gestão de Talentos: Competências, Liderança e Diversidade na Sociedade do Conhecimento, com o Tema: Etiqueta no Ambiente de Trabalho.
2000 - 2007
Centro de Ensino Superior de Bento GonçalvesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Atividades
-
02/2007 - 07/2007
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia das Organizações
-
02/2007 - 07/2007
Ensino, Bacharelado Em Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada A Enfermagem
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia das Organizações
-
02/2006 - 07/2006
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia das Organizações
-
02/2006 - 07/2006
Ensino, Bacharelado Em Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada a Enfermagem
-
02/2005 - 12/2005
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia das Organizações
-
02/2005 - 12/2005
Ensino, Bacharelado Em Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada a Enfermagem
-
02/2004 - 12/2004
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia das Organizações
-
03/2003 - 07/2003
Ensino, Administração Bacharelado Habilitação Em Negócios, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia das Organizações
-
03/2002 - 07/2002
Ensino, Administração Com Habilitação Em Marketing e Gestã, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia das Organizações ( Administração com Habilitação em Recursos Humanos)
-
03/2001 - 12/2001
Ensino, Administração Com Habilitação Em Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia das Organizações
-
03/2001 - 12/2001
Ensino, Administração Com Habilitação Em Marketing e Gestã, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia das Organizações ( Administração Bacharelado Habilitação em Produção), Psicologia das Organizações (Administração em Marketing e Gestão de Negócios)
1997 - 2000
Escola Estadual Ângelo SaltonVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Psicóloga Escolar (Consultor), Carga horária: 8
Atividades
-
09/1997 - 03/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Serviço de Orientação, Bento Gonçalves.,Cargo ou função, Consultor.
1995 - 1997
Artesano Móveis e DecoraçõesVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Psicóloga Organizacional ( Consultor), Carga horária: 8
Atividades
-
05/1995 - 04/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Recursos Humanos, Bento Gonçalves.,Cargo ou função, Consultor.
1995 - 1996
Colégio Nossa Senhora MedianeiraVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 12
Atividades
-
03/1995 - 12/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Serviço de Orientação Educacional, Bento Gonçalves.,Cargo ou função, Consultor.
1995 - Atual
Universidade de Caxias do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente II, Carga horária: 60
Outras informações:
De agiosto de 2007à agosto de 2009, assumiu a Direção do Centro de Ciências Humanas e da Educação com carga horária semanal de 24 horas
Atividades
-
03/2005
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comportamento Organizacional
-
08/2003
Extensão universitária , Divisão de Ações Comunitárias, Campus Universitário da Região dos Vinhedos.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Programa Cidadão do Séc. XXI.
-
04/2003
Extensão universitária , Divisão de Ações Comunitárias, Campus Universitário da Região dos Vinhedos.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Programa Comunitário UCS Cidadão do Século XXI.
-
08/2007 - 08/2009
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e da Educação, .,Cargo ou função, Diretor de Unidade.
-
06/2009 - 06/2009
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e da Educação, .,Atividade de extensão realizada, Minicurso- Liderança na sala de Aula - IV Fórum das Licenciaturas 2009.
-
07/2008 - 07/2008
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e da Educação, .,Atividade de extensão realizada, Análise dos Cases de Sucesso na Educação - Jornada Pedagógica.
-
09/2007 - 09/2007
Ensino, Gestão Empresarial In Company, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Comportamento Organizacional
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Tecnologia Em Produção Moveleira, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia das Relações Humanas
-
05/2007 - 05/2007
Ensino, Auditoria Fiscal e Contábil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Comportamento Organizacional
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia
-
03/2006 - 07/2006
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia das Relações Humanas
-
02/2005 - 07/2006
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e da Educação, Campus Universitário da Região dos Vinhedos.,Atividade de extensão realizada, Programa Comunitário Cidadão Século XXI - Polo Bento Gonçalves.
-
05/2006 - 05/2006
Extensão universitária , Rotary Internacional, .,Atividade de extensão realizada, Comissão de Seleção de Bolsas para a Paz Mundial.
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia
-
03/2005 - 07/2005
Ensino, Tecnologia Em Produção Moveleira, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia das Relações Humanas
-
08/2004 - 12/2004
Ensino, Tecnologia Em Produção Moveleira, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia das Relações Humanas
-
08/2004 - 10/2004
Extensão universitária , Divisão de Ações Comunitárias, Campus Universitário da Região dos Vinhedos.,Atividade de extensão realizada, Coordenação da Ação Social e Cidadania.
-
03/2004 - 07/2004
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comportamento Organizacional
-
08/2003 - 12/2003
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comportamento Organizacional
-
03/2003 - 12/2003
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e da Educação, Campus Universitário da Região dos Vinhedos.,Atividade de extensão realizada, Educação Infantil.
-
03/2003 - 12/2003
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e da Educação, Campus Universitário da Região dos Vinhedos.,Atividade de extensão realizada, Psicologia do Desenvolvimento Infantil.
-
03/2003 - 08/2003
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e da Educação, Campus Universitário da Região dos Vinhedos.,Atividade de extensão realizada, Implementação do Programa Cidadão do Séc. XXI.
-
03/1995 - 07/2002
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comportamento Organizacional
-
12/2001 - 05/2002
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Sociais e Letras, Campus Universitário da Região dos Vinhedos.,Atividade de extensão realizada, Ciclo de Estudos acerca da Violência.
-
11/2001 - 11/2001
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Sociais e Letras, Campus Universitário da Região dos Vinhedos.,Atividade de extensão realizada, Violência: Cotidiano e Redes de Apoio.
-
08/1996 - 07/2001
Ensino, Tecnologia Em Produção Moveleira, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia das Relações Humanas
-
07/2000 - 03/2001
Extensão universitária , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário da Região dos Vinhedos.,Atividade de extensão realizada, Ministrante no Ciclo de Palestras.
-
07/1998 - 11/1998
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e da Educação, Campus Universitário da Região dos Vinhedos.,Atividade de extensão realizada, Ministrante do Curso "Projeto de Assessoramento e Aperfeiçoamento do Padrão Referencial de Currículo no Ensino Fundamental.
-
06/1997 - 10/1997
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e da Educação, Campus Universitário da Região dos Vinhedos.,Atividade de extensão realizada, Palestrante no Curso "Qualificação de Professores- Âmbito Regional".
1994 - 1996
Seminário Maior de ViamãoVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 4
Atividades
-
03/1994 - 12/1996
Treinamentos ministrados , Treinamento e Desenvolvimento na Formação de Padres, Viamão.,Treinamentos ministrados, Relações Interpessoais, Auto e Heteroconhecimento, Questões afetivas e a sexualidade na vida do Padre, Liderança e Comunicação, Desenvolvimento da cooperação no trabalho de equipe
1990 - 1997
Escola Maternal Tempo de BrincarVínculo: Propietária, Enquadramento Funcional: Direção, Carga horária: 20
Atividades
-
09/1990 - 04/1997
Direção e administração, Direção, Bento Gonçalves.,Cargo ou função, Direção.
1988 - 1990
Politorno Móveis LtdaVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Assessoria Organizacional, Carga horária: 16
Outras informações:
Atividades: Recrutamento e Seleção, acompanhamento funcional, diagnóstico de clima e cultura, desenvolvimento de líderes.
1988 - 1989
Associação de Pais e Amigos dos ExcepcionaisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 12
Atividades
-
06/1988 - 04/1989
Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Humanas e da Educação, .,Serviço realizado, Psicologia Clínica- Psicodiagnóstico e Tratamento.
1988 - 1989
Governo do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga - Classificação do Preso- Lei de Ex, Carga horária: 4
Atividades
-
04/1988 - 08/1989
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e da Educação, .,Cargo ou função, Psicóloga.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Roseli Pertile Possamai e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?