Cleiton da Cruz dos Santos

Graduado em Geologia pela Universidade Federal da Bahia UFBA em 2010, trabalhei como geólogo de exploração na Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, chefiado projetos de pesquisa de ouro, cobre e níquel, que me proporcionou experiência em mapeamento geológico, interpretações geoquímicas e geofísicas e em software ArcGis (avançado), para interpretação dos dados e representação em mapas e relatórios técnicos. Possuo experiência internacional com investigação de anomalias aerogeofísicas e mapeamento geológico de detalhe no Cráton do Congo, na República do Congo, com vistas a pesquisa mineral de níquel, cromo, cobalto, EGP e ouro em projetos Greenfield. Em campos Brownfield, ingressei na Mineração Caraíba S/A, com passagem pela equipe de Longo Prazo da Mina Vermelhos, mina de cobre no norte do Vale do Curaçá - BA, onde coordenei equipes de sondagem de longo prazo, garantindo também, mapeamento geológico e recursos/modelamento. Atualmente integro a equipe de Curto Prazo da Mina Vermelhos, respondendo pela exploração e detalhamento dos recursos de longo e médio prazo da Mina Vermelhos.

Informações coletadas do Lattes em 01/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Geologia

2004 - 2009

Universidade Federal da Bahia
Título: Espectrorradiometria dos Depósitos de Fosfato Sedimentogênico: Uma Aplicação na Bacia de Irecê
Orientador: Maísa Bastos Abran

Formação complementar

2012 - 2012

Fluídos e Depósitos Minerais Hidrotermais. (Carga horária: 40h). , Sociedade Brasileira de Geologia (BA/SE), SBG BA/SE, Brasil.

2010 - 2010

Treinamento de Campo em Técnicas de Exploração Min. (Carga horária: 40h). , Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira, ADIMB, Brasil.

2009 - 2009

Petrografia de Rochas Alcalino-Carbonatíticas. (Carga horária: 40h). , Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (BA), CPRM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Metalogenia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Petrologia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Prospecção Mineral.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Estimativa de Recursos.

Participação em eventos

Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral.Aplica ção do Método GradeThickness para otimização de malha de sondagem de conversão de recursos e previsão de malha de sondagem de exploração na Mina Vermelhos.. 2022. (Seminário).

Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral.Proposta de Metodologia de Análise de Risco para blocos de lavra nas Minas Subterrâneas da Ero Brasil Caraíba e automatização das rotinas de estimativa de curto e médio prazo. 2022. (Simpósio).

44° Congresso Brasileiro de Geologia. Mapeamento Multiespectral Aplicado a Pesquisa para Au na Província Juruena-Teles Pires, Estado do Mato Grosso.. 2008. (Congresso).

44° Congresso Brasileiro de Geologia. Análise Espacial de Dados Aplicada a Pesquisa para Au na Província Juruena-Teles Pires, Estado do Mato Grosso.. 2008. (Congresso).

43º Congresso Brasileiro de Geologia. 2006. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • CERQUEIRA, D. B. ; ABRAHM, M. B. ; SOUZA, M. G. ; SOUZA, N. P. ; SANTOS, C. C. ; Pitanga . MAPEAMENTO DE ZONAS DE ALTERAÇÃO HIDROTERMAL NO GARIMPO DO TRAIRÃO (MT), COM BASE EM SENSORIAMENTO REMOTO E ESPECTRORADIOMETRIA. In: X Simpósio de Geologia da Amazônia, 2007, Porto Velho. Anais do X Simpósio de Geologia da Amazônia, 2007. p. 407-410.

  • ABRAHM, M. B. ; CERQUEIRA, D. B. ; FERREIRA, F. J. F. ; SOUZA, N. P. ; SANTOS, C. C. ; COUTINHO, M. B. . ANÁLISE ESPACIAL DE DADOS APLICADA A PESQUISA PARA Au NA PROVÍNCIA JURUENA-TELES PIRES, ESTADO DO MATO GROSSO.. In: 44° Congresso Brasileiro de Geologia, 2008, Curitiba. Anais do 44° Congresso Brasileiro de Geologia, 2008. p. 208.

  • CERQUEIRA, D. B. ; ABRAHM, M. B. ; SOUZA, M. G. ; FERREIRA, F. J. F. ; SOUZA, N. P. ; SANTOS, C. C. ; COUTINHO, M. B. ; Pitanga . MAPEAMENTO MULTIESPECTRAL APLICADO À PESQUISA MINERAL PARA Au NA PROVÍNCIA JURUENA-TELES PIRES, ESTADO DO MATO GROSSO.. In: 44° Congresso Brasileiro de Geologia, 2008, Curitiba. Anais do 44° Congresso Brasileiro de Geologia, 2008. p. 216.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - 2012

Companhia Baiana de Pesquisa Mineral

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Geólogo, Carga horária: 40

Outras informações:
Chefe de diversos projetos na área de exploração mineral inicialmente na Gerência de Geologia Básica Aplicada GEBAP e atualmente na Gerência de Prospecção GEPRO. (1) Coordenou e executou trabalhos de mapeamento geológico de detalhe, semi-detalhe e regional; (2) Desenvolveu trabalhos de interpretação de dados geoquímicos objetivando encontrar bens minerais prospectivos, tais como: ouro, cobre, níquel, cromo, cobalto, ferro nos municípios de Sento Sé, Jequié e Brumado.

2007 - 2009

Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (BA)

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio na área de pesquisa mineral utilizando as ferramentas de geoprocessamento. Na Divisão de Avaliação de Pesquisa Mineral ? DIARMI.

2006 - 2007

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsa, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista do Grupo de Petrologia Aplicada a Pesquisa Mineral - GPA. Título do Projeto: Laboratório de Estudos Isótopicos da Bahia - LEI BAHIA.

2013 - 2014

Asperbras Congo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Geólogo Prospector, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Reconhecimento de anomalias aerogeofísicas com execução de mapeamento geológico de detalhe e interpretação preliminar dos dados geoquímicos de solo, com potencial para níquel, cromo, cobre, cobalto, EGP e ouro, relacionado ao Cráton do Congo, na República do Congo ? África

2022 - Atual

Mineração Caraíba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Geólogo de Recursos Sênior, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Geólogo de recursos responsável pela estimativa de recursos de curto e longo prazo das minas da Ero Brasil Caraíba em commodities de Cobre e Níquel.

2017 - 2021

Mineração Caraíba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Geólogo de Exploração Sênior, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Programação de furos de sondagem exploratória e descrição de testemunhos de sondagem, interpretação de seções verticais, modelagem geológica e de recursos de longo prazo, e mapeamento de detalhe de mina subterrânea.