Elias Lopes de Lima

Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2013), mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2007), licenciado e bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2003/2004). Professor do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pesquisador do Núcleo de Pesquisa Geografia Espaço e Ação da UFJF (NuGea). Desenvolve pesquisas acadêmicas e de extensão universitária com ênfase em: 1. Epistemologia, ontologia e teoria da geografia; 2. Geografia regional e urbana; 3. Trabalho e produção do espaço geográfico.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Geografia

2009 - 2013

Universidade Federal Fluminense
Título: Encruzilhadas Geográficas: notas críticas sobre a compreensão do sujeito em geografia
Ruy Moreira. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: sujeito, objeto, espaço geográfico, corporeidade.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Epistemologia da Geografia. Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Geografia

2005 - 2007

Universidade Federal Fluminense
Título: A Reinvenção da Corporeidade: o cotejo entre a tradição moderna e a tradição indígena,Ano de Obtenção: 2007
Ruy Moreira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Corporeidade, espaço, sociedades indígenas.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Epistemologia da Geografia. Setores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Bacharel em Geografia

1999 - 2004

Universidade Federal Fluminense
Título: Da Territorialidade ao Território Terena
Orientador: Carlos Alberto Franco da Silva

Graduação em Licenciatura em Geografia

1999 - 2003

Universidade Federal Fluminense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia regional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Ordenamento Territorial.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Epistemologia da Geografia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Urbana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

IORIO, G. S. ; LIMA, Elias Lopes ; CHRISOSTOMO, Maria Isabel ; CIVALE, Leonardo ; SANTOS, M. G. ; VEIGA, F. C. . V Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico e III Encontro Nacional de Geografia Histórica. 2018. (Outro).

LIMA, Elias Lopes . V Seminário de Pós-graduação em Geografia da UFJF - A pesquisa conectando a tradição e o futuro. 2017. (Outro).

CASSAB, C. ; LIMA, Elias Lopes ; CARNEIRO, L. O. ; MAIA, Carlos E. . II Colóquio do NuGea. 2016. (Outro).

LIMA, Elias Lopes ; CASSAB, C. . II Simpósio Mineiro de Geografia - II SIMGEO - Geografia e contemporaneidades. 2016. (Outro).

LIMA, Elias Lopes . III Seminário de Pós-graduação em Geografia da UFJF: contribuições da Geografia na construção de um projeto para o Brasil. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Colóquio do NuGea.Urbano: fundamentos e contemporaneidades. 2018. (Encontro).

I Colóquio do Laboratório de Estudos sobre Política, Território e Cultura - LEPoLITC.O sujeito na encruzilhada do conhecimento geográfico. 2018. (Outra).

V Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico e III Encontro Nacional de Geografia Histórica.A miséria da teoria em geografia. 2018. (Encontro).

XIX Encontro Nacional de Geógrafos: Pensar e fazer a geografia brasileira no século XXI.A miséria da teoria em geografia. 2018. (Encontro).

II Colóquio do NuGea.Território, identidade e diversidade. 2016. (Outra).

II SIMGEO - Simpósio Mineiro de Geografia.A atualidade das lutas sociais na cidade e no campo. 2016. (Simpósio).

XVIII Encontro Nacional de Geógrafos - A construção do Brasil: geografia, ação política e democracia.A técnica como expressão geográfica das determinações históricas do trabalho. 2016. (Encontro).

III Seminário de Pós Graduação em Geografia da UFJF: contribuições da Geografia na construção de um projeto para o Brasil.A corporeidade como um recurso metodológico da geograficidade. 2014. (Seminário).

VII CBG - Congresso Brasileiro de Geógrafos - A AGB e a Geografia brasileira no contexto das lutas sociais frente aos projetos hegemônicos. O mito do ?fator antrópico? no discurso ambiental geográfico. 2014. (Congresso).

XVII Encontro Nacional de Geógrafos - XVII ENG.Notas críticas sobre a compreensão do sujeito em geografia. 2012. (Encontro).

I Encontro Nacional de Estudantes de Pós-graduação da UFF - Estado, Sociedade e Território: As transformações políticas no Brasil contemporâneo.Encruzilhadas Geográficas: uma crítica da concepção de sujeito em geografia. 2011. (Encontro).

IX ENANPEGE - A pesquisa e a Produção Geográfica: o pulsar no tempo e no espaço.O sujeito geográfico como crítica do cientificismo geográfico. 2011. (Encontro).

VIII Encontro Nacional da ANPEGE - Espaço e Tempo: complexidade e desafios do pensar e do fazer geográfico.Encruzilhadas Geográficas: por uma teoria crítica do sujeito em geografia. 2009. (Encontro).

XV Encontro Nacional de Geográfos: o espaço não para - por uma AGB em movimento.A Reinvenção da Corporeidade: esboço para uma teoria crítica do sujeito em geografia. 2008. (Encontro).

VII Encontro Nacional da ANPEGE - Espacialidades Contemporâneas: o Brasil, a América Latina e o Mundo.A Reinvenção da Corporeidade: por uma teoria do sujeito em geografia. 2007. (Encontro).

XIV Encontro Nacional de Geógrafos. A Geografia e a Amazônia no Contexto Latino Americano: diálogos, práticas e percursos.A Reinvenção da Corporeidade: o cotejo entre a tradição moderna e a tradição indígena. 2006. (Encontro).

10 Encontro de Geógrafos da América Latina. 2005. (Encontro).

FESTISESI: O Trabalhador e a Cultura Popular.A Cultura Popular como Geradora de Renda. 2004. (Simpósio).

VI Congresso Brasileiro de Geógrafos: As Transformações do Espaço e a Geografia no Século XXI. A territorialidade enquanto expressão geográfica da corporalidade indígena. 2004. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Talison Paulo Ferreira

BATELLA, W. B.;LIMA, Elias Lopes; ALVIM, A. M. M.. Simão Pereira: transformações e inserções de uma cidade local na Zona da Mata Mineira. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Albert Milles de Souza

LIMA, Elias Lopes; MOREIRA, Ruy; COSTA, H. S. M. C.. Descontinuidades e Permanências no planejamento urbano a partir do Plano Diretor Participativo da cidade de Juiz de Fora- MG. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Carina Prata Borges

MENEZES, M. L. P.;LIMA, Elias Lopes; SANTOS, G. A.. As trajetórias dos brasileiros a caminho de Dublin. Mobilidade territorial. fronteiras e narrativas. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Leandro Alves de Assis

LIMA, Elias Lopes; CHRISOSTOMO, Maria Isabel; MENEZES, M. L. P.. Serviço de preto:o trabalhador negro inserido no mercado de trabalho juiz-forano. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Felipe Perdigão Barbosa

LIMA, Elias Lopes; MENEZES, M. L. P.; GODOY, T. M. P.. O projeto social Pró-moradia: do direito à moradia à sua apropriação como mercadoria. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Carolina Santos e Silva

BATELLA, W. B.;LIMA, Elias Lopes; CIVALE, Leonardo. Memórias e toponímias: uma análise da paisagem cultural do município de Ubá-MG. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural, Paisagem e Cidadania) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Maíra Vieira do Vale

BARBOSA, J. L.;LIMA, Elias Lopes; TIRIBA, L.; SILVA, C. A.. Experiências associativas comunitárias do grupo Mulheres do Salgueiro-CIDC (SG/RJ): economia solidária - dilemas e contribuições para práticas socioespaciais. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Higor Mozart Geraldo Santos

LIMA, Elias Lopes; AMBRÓZIO, J.; CHRISOSTOMO, Maria Isabel. Minas Gerais - o Éden brasileiro: notas sobre a propaganda imigratória mineira e suas alusões territoriais no findar dos oitocentos. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Dayana Debossan Coelho

LIMA, Elias Lopes; CASSAB, C.; BARBOSA, Jorge Luis. O direito à moradia: uma análise da provisão habitacional em Viçosa (MG) entre 1964 - 1986. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Judson Lima Bernardino

CARNEIRO, L. O.;LIMA, Elias Lopes; CRUZ, V. C.. Silvicultura de eucalipto: agentes da produção territorial na Zona da Mata Mineira. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Sandoval dos Santos Amparo

LIMA, Elias Lopes; OLIVEIRA, M. P.; MONDARDO, M. L.; SILVA, F. E.; HOLZER, W.. Da ordem cósmica à desordem territorial: a geograficidade ameríndia no chão de Abya Yala ou América Latina. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mariane de Oliveira Biteti

MOREIRA, Ruy;LIMA, Elias Lopes; MARTINS, Élvio Rodrigues; Barbosa, Jorge Luis; BINSZTOK, Jacob. O em-si-para-o-outro-para-si: o ôntico e o ontológico como dimensões do ser geográfico. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Talison Paulo Ferreira

LIMA, Elias Lopes; BATELLA, W. B.; AMARAL, S. F.. A formação sócio espacial de Simão Pereira - MG: uma cidade pequena nas dinâmicas das redes. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ivan Martins de Lima Perlatto

LIMA, Elias Lopes; CASSAB, C.; BATELLA, W. B.. A expansão da UFJF e seu impacto no mercado imobiliário na região urbana de São Pedro. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Albert Milles de Souza

LIMA, Elias Lopes; MENEZES, M. L. P.; DURIGUETTO, M. L.. As associações de moradores e participação popular: uma análise dos planos diretores da cidade de Juiz de Fora - MG. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Maria ClaraSalim Cerqueira

CARNEIRO, L. O.;LIMA, Elias Lopes. Moradia e transumância de comunidades tradicionais na porção meridional da Serra do Espinhaço em Minas Gerais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Caroline Pinheiro Imbelloni

FELIPPE, M. F.;LIMA, Elias Lopes; CARNEIRO, L. O.. (Re)conhecendo o ciclo hidrossocial: uma reinterpretação dos movimentos das águas nas comunidades quilombolas de Tapera (RJ) e Colônia do Paiol (MG). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fabrício de André de Almeida Linhares

LIMA, Elias Lopes; MENEZES, M. L. P.; CASSAB, C.. Público e privado nas relações sócio-espaciais de produção do conhecimento: um estudo geográfico do trabalho na Universidade Federal de Juiz de Fora. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Daniel Estevão da Fonseca

MENEZES, M. L. P.;LIMA, Elias Lopes; CASSAB, C.. A cidade e a festa: análise sobre o carnaval de Juiz de Fora. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Carina Prata Borges

LIMA, Elias Lopes; MENEZES, M. L. P.; MAIA, Carlos E.. A mobilidade espacial da força de trabalho, Estado e Fronteira: a migração de brasileiros para Dublin, Irlanda (2004-2015). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Leandro Alves de Assis

LIMA, Elias Lopes; CARNEIRO, L. O.; OLIVEIRA, D. A.. Serviço de preto: o trabalhador negro inserido no mercado de trabalho juiz-forano. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Josué da Costa Silva

LIMA, Elias Lopes; MENEZES, M. L. P.; AMBRÓZIO, Júlio César. Habitação Popular em Descoberto-MG. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Felipe Perdição Barbosa

LIMA, Elias Lopes; CASSAB, C.; MENEZES, M. L. P.. A segregação espacial como reserva de mercado: um estudo sobre a produção do espaço urbano pelo capital imobiliário em Muriaé-MG. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Magno Ângelo Kelmer

MAIA, Carlos E.;LIMA, Elias Lopes; CARNEIRO, L. O.; MOTA, A. B.. Turismo religioso e transformações socio-espaciais em Baependi-MG. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Leonardo Biage de Andrade

PINTO, V. P. S.;LIMA, Elias Lopes; PEREIRA, Celso Sánchez. Com a palavra os vulneráveis: o papel de professores-moradores inseridos em um contexto com alto grau de vulnerabilidade ambiental. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Higor Mozart Santos

AMBRÓZIO, Júlio César;LIMA, Elias Lopes; CHRISOSTOMO, Maria Isabel. A propaganda imigratória mineira e suas alusões territoriais. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Timothy Ongaro Orsi

PINTO, V. P. S.;LIMA, Elias Lopes; CARNEIRO, L. O.. Subsídios teórico-metodológicos para a transição agroecológica. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Leandro Ricarte Castro de Souza

MILANEZ, Bruno;LIMA, Elias Lopes; CARNEIRO, L. O.. Unidades de conservação e conflitos socioambientais: estudo de caso dos conflitos pelo acesso e uso dos recursos naturais na Zona de Amortecimento de Impacto do Parque Nacional do Caparaó-ES. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Yuri Amaral Barbosa

AMBRÓZIO, Júlio César;LIMA, Elias Lopes; MIRANDA, Sônia Regina. Espaço, história e cidade: uma abordagem geográfica do processo urbano de Juiz de Fora na última década do século XIX. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Dayana Debossan Coelho

LIMA, Elias Lopes; CASSAB, C.; AMBRÓZIO, J.. O direito à moradia em Viçosa: uma análise de provisão habitacional no período militar (1964-1986). 2015.

Aluno: Judson Lima Bernadino

CARNEIRO, L. O.;LIMA, Elias Lopes; CRUZ, V. C.. Territorialidade Agrária e econômica na mesorregião da zona da mata mineira: estudo de caso na prática da silviculcura de territórios quilombolas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Alexandra de Jesus Medina Schiavo

CASSAB, C.;LIMA, Elias Lopes; AMBRÓZIO, J.. Realidade socioespacial de Matipó-MG: as peculiaridades da produção do espaço em uma pequena cidade. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Karina Déborah Gutkowski

GROSSI, Mônica Aparecida;LIMA, Elias Lopes; PINTO, Marina Barbosa. Desarrollo del capitalismo, transformaciones poblacionalles, y cambios en la estructura social de clases em Puerto Piray, Misiones, Argentina. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Latino-americanos) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: João Gabriel da Silva Carmo

LIMA, Elias Lopes; MENEZES, M. L. P.; GERALDO, W. M. J.. Mudança da centralidade do bairro São Pedro: uma análise a partir das Avenidas Presidente Costa e Silva e Avenida Senhor dos Passos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Veronika Sakaragui

LIMA, Elias Lopes; MENEZES, M. L. P.; CASSAB, C.. Do outro lado do rio: entre o habitat e habitar no Parque das Torres ? Juiz de Fora. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Vinícius Santos Barroso

LIMA, Elias Lopes; CASSAB, C.; MUNIZ, B.. O distanciamento entre a Geografia Acadêmica e a Geografia Escolar: consequências para a Geografia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Albert Milles de Souza

LIMA, Elias Lopes; MENEZES, M. L. P.; BATELLA, W. B.. O que as associações de moradores podem dizer sobre a questão habitacional? Uma leitura do bairro Conjunto JK em Juiz de Fora- MG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Letícia de Azevedo Texeira

LIMA, Elias Lopes; ARACRI, L.A.S.; MENEZES, M. L. P.. Expansão e logística do setor sucroenergético no Trângulo Mineiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Lara Carolina Ribeiro

LIMA, Elias Lopes; BATELLA, W. B.; MENEZES, M. L. P.. A juventude, o trabalho e o uso do espaço urbano: experiências de jovens aprendizes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Júlia Feitosa da Silva

LIMA, Elias Lopes; MENEZES, M. L. P.; BOM JARDIM, R. P.. O transporte público nas regiões leste e sudeste de Juiz de Fora: símbolo de mobilidade urbana?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ane Elyse Fernandes Silva

CARNEIRO, L. O.;LIMA, Elias Lopes; MOTA, A. B.. As políticas públicas como marcos regulatórios do território quilombola de Botafogo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: ANDRÉ FIALHO EITERER

AMBRÓZIO, Júlio César;LIMA, Elias Lopes; MENEZES, M. L. P.. Espaço e ciclo sistêmico de acumulação: a dinâmica espacial do capitalismo histórico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Tiago Bustamante Texeira

CARNEIRO, L. O.; PINTO, V. P. S.;LIMA, Elias Lopes. "Vamu Chegá?": Reflexões sobre o lugar em São Pedro de Cima. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

MOREIRA, Ruy;LIMA, Elias Lopes; MILEO, Jose Carlos. CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR ADJUNTO - EDITAL N. 280/2014. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LIMA, Elias Lopes. Banca de correção do Programa de Ingresso Seletivo Misto - PISM. 2020. Universidade Federal de Juiz de Fora.

LIMA, Elias Lopes. Banca de elaboração e correção do Programa de Ingresso Seletivo Misto - PISM. 2019. Universidade Federal de Juiz de Fora.

LIMA, Elias Lopes. Banca de elaboração e correção do Programa de Ingresso Seletivo Misto - PISM. 2018. Universidade Federal de Juiz de Fora.

LIMA, Elias Lopes. Banca de elaboração e correção do Programa de Ingresso Seletivo Misto - PISM. 2017. Universidade Federal de Juiz de Fora.

LIMA, Elias Lopes. Banca de correção do Programa de Ingresso Seletivo Misto - PISM. 2016. Universidade Federal de Juiz de Fora.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

ANDRELINO DE OLIVEIRA CAMPOS

MOREIRA, R.; BARBOSA, J. Luiz; Martins, E. R.;CAMPOS, A. O.. Encruzilhadas geográficas: notas críticas sobre a compreensão do sujeito em Geografia. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Carlos Alberto Franco da Silva

SILVA, C. A. F.; GONÇALVES, Carlos Walter Porto; MOREIRA, Ruy. Da Territorialidade ao território Terena. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Carlos Walter Porto-Gonçalves

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter; MOREIRA, R.; Gonçalves de Lima, Ivaldo. A Reinvenção da Corporeidade: o cotejo entre a tradição moderna e a tradição indígena. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Carlos Walter Porto-Gonçalves

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter; MOREIRA, R.; BARBOSA, J. L.. Encruzilhadas Geográficas: notas críticas sobre a compreensão do sujeito em Geografia. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Carlos Walter Porto-Gonçalves

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter; MOREIRA, R.; SILVA, C. A. F.. A Reinvenção da Corporeidade: o cotejo entre a tradição moderna e a tradição indígena. 2006. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Jorge Luiz Barbosa

BARBOSA, J. L.; Ruy Moreira; Andrelino de Oliveira Campos; GONÇALVES, C. W. P.; MARTINS, E. R.. Encruzilhadas geográficas: notas críticas sobre a compreenssão do sujeito em geografia. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFF) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Peterson Luiz Rodrigues

Territórios e conflitos: a relação entre o turismo e a (trans)formação da identidade no Arraial de Conceição do Ibitipoca; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Verônica Sakaragui

?Dona de casa?: a condição da mulher e seu trabalho a partir de conjuntos habitacionais em Juiz de Fora - MG; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Thânia Cristina Luiz

Trabalho reprodutivo e gênero: um estudo sobre as espacialidades femininas; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Ivan Martins de Lima Perlatto

A criação do Shopping Independência, a expansão da UFJF e seus impactos sócio-espaciais no nas regiões sul e oeste de Juiz de Fora; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Marilourdes Valle da Trindade

A definir; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Ana Júlia Coelho Patricio

Mapa dos Conflitos Urbanos em Juiz de Fora; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pro-reitoria de Pos-graduacao e Pesquisa da UFJF; (Orientador);

José Alberto Batista Filho

Mapa dos Conflitos Urbanos em Juiz de Fora; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pro-reitoria de Pos-graduacao e Pesquisa da UFJF; (Orientador);

Albert Milles de Souza

Descontinuidades e Permanências no planejamento urbano a partir do Plano Diretor Participativo da cidade de Juiz de Fora- MG; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elias Lopes de Lima;

Leandro Alves de Assis

Serviço de preto:o trabalhador negro inserido no mercado de trabalho juiz-forano; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elias Lopes de Lima;

Felipe Perdigão Barbosa

O projeto social Pró-Moradia: do direito à moradia à sua apropriação como mercadoria; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Elias Lopes de Lima;

Dayana Debossan Coelho

O direito à moradia: uma análise da provisão habitacional em Viçosa (MG) entre 1964 - 1986; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elias Lopes de Lima;

Luís Gustavo Fernandes Serra

Impactos ambientais causados pelo transporte de cargas especiais para a indústria do petróleo na Rodovia BR 101/ RJ, trecho norte; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA QSMS - Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambi) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Elias Lopes de Lima;

Albert Milles de Souza

O que as associações de moradores podem dizer sobre a questão habitacional? Uma leitura do bairro Conjunto JK em Juiz de Fora- MG; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Elias Lopes de Lima;

Verônica Sakaragui

Do outro lado do rio: entre o habitat e habitar no Parque das Torres ? Juiz de Fora; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Elias Lopes de Lima;

Vinícius Santos Barroso

O distanciamento entre a Geografia Acadêmica e a Geografia Escolar: consequências para a Geografia; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Elias Lopes de Lima;

Lara Carolina Dias Ribeiro

Espaço urbano: juventude e trabalho; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Elias Lopes de Lima;

Verônica Sakaragui

Mapa dos Conflitos Urbanos em Juiz de Fora; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, PROPESQ/UFJF; Orientador: Elias Lopes de Lima;

João Pedro de Souza Mello Ramos

Revisitando o conceito de natureza em Geografia; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pro-reitoria de Pos-graduacao e Pesquisa da UFJF; Orientador: Elias Lopes de Lima;

Raniery Fátima de Lima Ferreira

Mapa dos Conflitos Urbanos em Juiz de Fora; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Elias Lopes de Lima;

Kaio Henrique da silva

O conceito de natureza em Geografia; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pro-reitoria de Pos-graduacao e Pesquisa da UFJF; Orientador: Elias Lopes de Lima;

Rebeka Girardi Knop

O conceito de natureza em Geografia; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pro-reitoria de Pos-graduacao e Pesquisa da UFJF; Orientador: Elias Lopes de Lima;

Poliana Alessandra Mendes de Souza

Mapa dos Conflitos Urbanos em Juiz de Fora; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, PROPESQ/UFJF; Orientador: Elias Lopes de Lima;

Leandro Alves de Assis

Racialidade e preconceito nas relações de trabalho na cidade de Juiz de Fora; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elias Lopes de Lima;

Thânia Cristina Luiz

Estágio de docência; 2019; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pro-reitoria de Pos-graduacao e Pesquisa da UFJF; Orientador: Elias Lopes de Lima;

Albert Milles de Souza

As associações de moradores e participação popular: uma análise dos planos diretores da cidade de Juiz de Fora - MG; 2018; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elias Lopes de Lima;

Leandro Alves de Assis

Serviço de preto:o trabalhador negro inserido no mercado de trabalho juiz-forano; 2017; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elias Lopes de Lima;

Janaína Conceição da Silva

Supervisão de monitoria; 2017; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Elias Lopes de Lima;

Felipe Perdigão Barbosa

O projeto social Pró-Moradia: do direito à moradia à sua apropriação como mercadoria; 2016; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elias Lopes de Lima;

Vitor Julio Gomes Barreto

Supervisão de monitoria; 2016; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Elias Lopes de Lima;

Dayana Debossan Coelho

O direito à moradia: uma análise da provisão habitacional em Viçosa (MG) entre 1964 - 1986; 2015; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elias Lopes de Lima;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Alberto Franco da Silva

Da Territorialidade ao Território Terena; 2004; 106 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Carlos Alberto Franco da Silva;

Carlos Alberto Franco da Silva

As transformações no espaço agrário do cerrado nordestino; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense; Orientador: Carlos Alberto Franco da Silva;

Ruy Moreira

A reinvenção da corporeidade: o cotejo entre a tradição moderna e a tradição indígena; 2007; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ruy Moreira;

Ruy Moreira

Encruzilhadas geográficas: notas críticas sobre a compreensão do sujeito em Geografia; 2013; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ruy Moreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LIMA, Elias Lopes . A miséria da teoria em Geografia. CADERNO DE GEOGRAFIA , v. 30, p. 152 / 60-162, 2020.

  • LIMA, Elias Lopes . O sujeito na encruzilhada do conhecimento geográfico. Paisagens e Geografias , v. 4, p. 10-24, 2019.

  • LIMA, Elias Lopes . A técnica como expressão geográfica das determinações históricas do trabalho. Revista Tamoios , v. 13, p. 85-100, 2017.

  • LIMA, Elias Lopes . A corporeidade como um recurso metodológico da geograficidade. Revista de Geografia , v. 5, p. 1-11, 2015.

  • LIMA, Elias Lopes . O mito do 'fator antrópico' no discurso ambiental geográfico. Mercator (Fortaleza. Online) , v. 14, p. 109 / 3-122, 2015.

  • LIMA, Elias Lopes . Os limites da geografia humanista e da nova geografia cultural na compreensão do sujeito. Ensaios de Geografia , v. 2, p. 07/04-31, 2014.

  • ASSIS, Leandro Alves de ; LIMA, Elias Lopes . Racialidade e preconceito nas relações de trabalho na cidade de Juiz de Fora. Revista de Geografia , v. 4, p. 45-54, 2014.

  • LIMA, Elias Lopes . O lugar do sujeito em a Natureza do Espaço, de Milton Santos. Revista de Geografia , v. 3, p. 1/2-8, 2013.

  • LIMA, Elias Lopes . A atualidade da luta de classes na modernidade tardia. Periferia (Duque de Caxias) , v. 5, p. 42 / 2-63, 2013.

  • LIMA, Elias Lopes . Do Corpo ao Espaço: Contribuições da obra de Maurice Merleau-Ponty à análise Geográfica. GEOgraphia (UFF) , v. 9, p. 65/18-84, 2007.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LIMA, Elias Lopes . Parecer em 4 projetos e planos de trabalho de Iniciação Científica - Divisão de Iniciação Científica e Tecnológica - UFMS. 2020.

LIMA, Elias Lopes . Parecer em artigo para Revista Formação. 2019.

LIMA, Elias Lopes . Membro da Comissão Científica do VII Seminário de Pós-graduação em Geografia da UFJF: A Geografia e os desafios contemporâneos. 2019.

LIMA, Elias Lopes . Coordenador de GT no VII Seminário do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFJF. 2019.

LIMA, Elias Lopes . Parecer em trabalhos submetidos so VII Seminário do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFJF. 2019.

LIMA, Elias Lopes . Parecer em artigo para Revista Vértices. 2018.

LIMA, Elias Lopes . Membro da Comissão Científica do V Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico e III Encontro Nacional de Geografia Histórica. 2018.

LIMA, Elias Lopes . Membro da Comissão Organizadora do V Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico e III Encontro Nacional de Geografia Histórica. 2018.

LIMA, Elias Lopes ; MARQUES, R. ; BATELLA, W. B. ; FELIPPE, M. F. . Elaboração de proposta de doutorado - APCN. 2018.

LIMA, Elias Lopes . Parecer para trabalho de disciplina do Programa de Pós-graduação em Gestão do Território da Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG. 2018.

LIMA, Elias Lopes . Parecer em artigo para Revista Formação. 2017.

LIMA, Elias Lopes . Parecer em artigo para Revista Tamoios. 2017.

LIMA, Elias Lopes . Membro da Comissão Científica do V Seminário de Pós Graduação em Geografia da UFJF: contribuições da Geografia na construção de um projeto para o Brasil. 2017.

LIMA, Elias Lopes . Parecer em artigo para Revista Formação. 2016.

LIMA, Elias Lopes . Membro da Comissão Científica do II Simpósio Mineiro de Geografia: geografia e contemporaneidades. 2016.

LIMA, Elias Lopes . Membro da Comissão Científica do II Colóquio do NuGea. 2016.

LIMA, Elias Lopes . Parecer em artigo para Revista Periferia. 2015.

LIMA, Elias Lopes . Parecer em artigo para Revista Geographia. 2015.

LIMA, Elias Lopes . Parecer em artigo para Revista Periferia. 2014.

LIMA, Elias Lopes . Membro da Comissão Científica do III Seminário de Pós Graduação em Geografia da UFJF: contribuições da Geografia na construção de um projeto para o Brasil. 2014.

LIMA, Elias Lopes . A atualidade da luta de classes na modernidade tardia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Revisitando o conceito de natureza em geografia, Descrição: Os problemas ambientais têm sido um dos principais temas de estudo da Geografia nas últimas décadas. Praticamente, todas as especialidades das chamadas geografias aplicadas, notadamente aquelas reunidas sob o rótulo institucional da geografia física, têm voltado sua atenção para as mais variadas formas de manifestações de impactos e conflitos ambientais. Todavia, pouco se reflete e se discute acerca do conceito de natureza por trás de tais incursões e estudos e menos ainda como essa concepção pode ser concebida geograficamente. A natureza é tomada, via de regra, como subentendida, pré-existente e dada. Sua dinâmica e complexidade se subordina a uma lógica algorítimica, sem compreender as condições histórico-sociais concretas. A propósito, esta imprecisão sobre a concepção de natureza também é uma característica da chamada geografia humana, e não somente da geografia física. Em linhas gerais, ambos segmentos pecam por não compreender a natureza como uma manifestação do espaço geográfico. Incompreensão que deriva da influência kantiana em nossa forma de apreensão da realidade ? característica esta cara à cisão institucional e metodológica no escopo da geografia. O fato de a geografia humana se identificar teórica e metodologicamente com a concepção de espaço como produto, meio e condição histórico-social, implica uma reiterada preocupação com a sociedade; enquanto a naturezapermanece relegada a um segundo plano. Parte significativa da geografia física, por também não compreender o espaço geográfico como uma presentificação da natureza, atribui à geografia humana a competência para com os fenômenos sociais, dedicando-se a estudar exclusivamente os fenômenos naturais. A fim de por essa insuficiência teórico-conceitual em debate, o presente projeto de pesquisa objetiva contribuir para a superação da concepção apriorística de natureza, calcada em princípios lógico-matemáticos e cartesianos, ao sugerir uma concepção dialógica e relacional de natureza. Desse escopo investigativo deriva o problema desta proposta de pesquisa, a saber: Quais as condições ontológicas e epistemológicas disponibilizadas para a superação da concepção de natureza dominante na contemporaneidade? Como hipótese, supõe-se preliminarmente que o conceito de natureza em geografia está subjacente ao conceito geográfico de produção do espaço. Se tal concepção não comparece explicitamente ao entendimento ou pelo menos no discurso geográfico, ela parece se apresentar como uma condição ontológica da produção do espaço geográfico. Condição esta sem a qual toda a produção de conhecimento geográfico estaria desprovida de coerência em relação ao real concreto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Elias Lopes de Lima - Coordenador / Ruy Moreira - Integrante / Humberto Goulart Guimarães - Integrante / Mariane de Oliveira Biteti - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2018 - 2019

    Revisitando o conceito de natureza em Geografia, Descrição: A pesquisa objetiva contribuir para a superação da concepção apriorística de natureza, calcada em princípios lógico-matemáticos, cartesianos e positivistas, ao sugerir uma concepção dialógica e relacional de natureza. Desse escopo investigativo deriva o problema desta proposta de pesquisa, a saber: Quais as condições ontológicas e epistemológicas disponibilizadas para a superação da concepção de natureza dominante na contemporaneidade? Como hipótese, supõe-se preliminarmente que o conceito de natureza em geografia está subjacente ao conceito geográfico de produção do espaço. Se tal concepção não comparece explicitamente ao entendimento ou pelo menos no discurso geográfico, ela parece se apresentar como uma condição ontológica da produção do espaço geográfico. Condição esta sem a qual toda a produção de conhecimento geográfico estaria desprovida de coerência em relação ao real concreto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elias Lopes de Lima - Coordenador., Financiador(es): Pro reitoria de Pos graduaÃÃo e Pesquisa da UFJF - Bolsa.

  • 2018 - Atual

    Jovens cotistas e suas mediações espaço-temporais na cidade: política, território e juventude, Descrição: O interesse da pesquisa é pensar a relação jovem-cidade a partir de algumas das mediações que atravessam a vida desses sujeitos. O jovem como ser na cidade produz, faz uso e se apropria do espaço. O estudo se centrará em jovens atendidos pela política de cotas. De que forma a inserção no ensino superior representou novas formas de uso e apropriação da cidade a partir da compreensão dos códigos que a produzem e a organizam? Quais os territórios usados por eles e em que medida a entrada na universidade implicou a ampliação (ou não) desses territórios? O que significou para esses jovens o acesso a universidade e como ela teria possibilitado novas territorializações? O que representou de mudança em sua percepção, compreensão e uso da cidade? São algumas das perguntas que essa pesquisa se propõe a refletir. Sendo assim, compreender quais os efeitos dessa política na vida desse sujeito e, em especial na relação com a cidade, é o objetivo principal da pesquisa. Nesse sentido, ela pretende acompanhar a trajetória de jovens que ingressaram nas universidades através das políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior. Seu intuito é apreender como essa entrada representou um momento de inflexão nas diferentes dimensões de suas vidas, tendo como central a relação dos jovens com a cidade. Para atingir seu objetivo serão construídas algumas mediações : jovens e trajetória escolar, jovens-trabalho-projeto de vida, jovem-racialidade, jovem- lazer, jovem-família-capital cultural. A proposta é que, a partir de tais mediações, seja possível aproximar-se das trajetórias desses jovens numa perspectiva espaço-temporal visando alcançar os usos e as apropriações que esses jovens fazem da/na/pela cidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Elias Lopes de Lima - Integrante / Clarice Cassab - Coordenador / Lilian Aparecida de Souza - Integrante / Mariana Cassab Torres - Integrante / Lucas Trindade - Integrante.

  • 2017 - 2018

    O conceito de natureza em geografia, Descrição: A pesquisa objetiva investigar o que a geografia concebe conceitualmente por natureza quando alude às mais variadas formas de apropriações temáticas acerca dos problemas ambientais ou ecológicos. Desse escopo investigativo deriva o problema desta proposta de pesquisa, a saber: qual a representação geográfica de natureza quando o objeto de análise em causa é concernente à crise ambiental? Como hipótese de trabalho, supõe-se preliminarmente que o conceito de natureza em geografia está subjacente ao conceito geográfico de espaço.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Elias Lopes de Lima - Coordenador / Rebeka Girardi Knop - Integrante / Kaio Henrique da Silva - Integrante., Financiador(es): Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa - Bolsa.

  • 2015 - 2016

    A corporeidade como uma alternativa metodológica da análise geográfica, Descrição: O corpo humano tem servido como um verdadeiro catalisador dos mais variados tipos de práticas históricas e sociais na contemporaneidade. Para o corpo converge um leque inumerável de questões envolvendo alguns dos mais fundamentais problemas do cotidiano social, como conflitos de classes, exploração da força de trabalho, discriminações étnicas e raciais, distinções de gêneros e sexismo, depreciação da velhice, consumo estético e muitos outros temas não menos importantes. Não por acaso, o corpo tem sido objeto de escrutínio por parte de um número cada vez maior de pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento: da literatura, passando pelas artes plásticas e cênicas, medicina, educação física, comunicação, semiótica, história, filosofia, antropologia, psicologia, à teoria feminista, dentre muitos outros campos. A despeito de tantas diferenças, esta variedade de estudos tem em comum o interesse em encontrar no corpo um terreno estável contra a desconfiança depositada em algumas categorias tradicionais, sobretudo aquelas que remetem a uma valoração universal, em face das vicissitudes suscitadas pela crise do conhecimento. Em geografia, todavia, as pesquisas sobre o corpo ainda são bastante incipientes. Quando muito, alguns estudos neste campo de saber se restringem a enfatizar uma imanência positiva entre corpo e espaço expressa concretamente nas formas da paisagem, investindo-se, em muitos casos, de um pretenso vanguardismo, quando não fazem mais do que constatar o óbvio. O presente projeto de pesquisa propõe investigar as mais variadas formas de reprodução do espaço geográfico sob a perspectiva da corporeidade a fim de propor instrumentos teórico-metodológicos que subsidiem a leitura da geograficidade, isto é, de relações sociais de teor e sentido geográfico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Elias Lopes de Lima - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Mapa dos conflitos urbanos em Juiz de Fora, Descrição: A pesquisa objetiva investigar as formas de reprodução do espaço a partir de alguns dos principais conflitos recorrentes no cenário urbano com o fim de subsidiar, sob bases científicas, a leitura da geograficidade das manifestações populares derivadas desses conflitos. Almeja-se, com isso, ampliar o canal de interlocução entre a geografia e outros campos científicos e segmentos da sociedade que têm se debruçado sobre esta temática. Para tanto, tomar-se-á como estudo de caso alguns conflitos urbanos em Juiz de Fora (MG), cidade média localizada na mesorregião da Zona da Mata mineira. Dentre outros desdobramentos, propõe-se mapear as áreas de conflitos na cidade, utilizando-se de recursos da plataforma Maps Marker, de maneira a tornar acessível para o grande público algumas informações acerca do problema em apreço.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Elias Lopes de Lima - Coordenador / José Alberto Batista Filho - Integrante / Ana Júlia Coelho Patrício - Integrante., Financiador(es): Pro reitoria de Pos graduaÃÃo e Pesquisa da UFJF - Bolsa.

  • 2014 - 2016

    Racialidade e preconceito nas relações de trabalho na cidade de Juiz de Fora, MG, Descrição: O objetivo da pesquisa é avaliar os níveis de desigualdade racial na cidade de Juiz de Fora relacionados à exploração da força de trabalho, de maneira a orientar políticas de ações afirmativas visando superar a médio e longo prazo esse problema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elias Lopes de Lima - Coordenador / Leandro Alves de Assis - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Aprovação em concursos público Professor de 3 grau (1 colocado), UFJF.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Humanas. , Rua José Lourenço Kelmer, s/n, Martelos, 36036330 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (032) 21023800

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento de Geociências, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do PPGEO UFJF, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto do Depto. de Geociências, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2017

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Geografia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2017

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-coordenador do Curso de Geografia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2020

    Ensino, Abi - Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento Geográfico

  • 03/2020

    Ensino, Programa de Pós-graduação em Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Método da Geografia

  • 06/2019

    Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento de Geociências.

  • 04/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geociências.,Cargo ou função, Comissão de bolsas do PPGEO UFJF.

  • 03/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geociências.,Linhas de pesquisa

  • 05/2019 - 06/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Comissão de credenciamento e recredenciamento do PPGEO.

  • 03/2019 - 01/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geociências.,Cargo ou função, Coordenador Voluntário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid.

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino de Teoria da Geografia, Teoria da Geografia, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 08/2019 - 11/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geociências.,Cargo ou função, Comissão Científica do VII Seminário de Pós-graduação em Geografia.

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Abi - Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento Geográfico

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Programa de Pós-graduação em Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Espaço, sociedade e natureza, Dissertação de Mestrado

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Bacharelado de Geografia I e II, Prática de ensino em Teoria da Geografia, Teoria da geografia, Trabalho de Conclusão de Curso em Geografia

  • 05/2018 - 12/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Elaboração de regimento para TCC.

  • 03/2018 - 12/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geociências.,Cargo ou função, Comissão organizadora do V Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico e III Encontro Nacional de Geografia Histórica.

  • 11/2017 - 10/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Elaboração de proposta de doutorado - APCN.

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Abi - Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do pensamento geográfico, Trabalho de Conclusão de Curso em Geografia, Estágio Supervisionado de Bacharelado em Geografia II

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Programa de Pós-graduação em Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Espaço, sociedade e natureza

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da pesquisa geográfica

  • 06/2017 - 11/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Comissão científica do V Seminário de Pós-graduação em Geografia da UFJF.

  • 11/2015 - 11/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geociências.,Cargo ou função, Comissão de Recredenciamento do PPGEO.

  • 03/2017 - 08/2017

    Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geociências.,Cargo ou função, Coordenador dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia.

  • 08/2014 - 08/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geociências.,Cargo ou função, Colegiado do Curso de Geografia.

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Dissertação, Teoria da Geografia

  • 08/2014 - 03/2017

    Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geociências.,Cargo ou função, Vice-coordenador dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia.

  • 08/2016 - 02/2017

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Geográfica, Teoria Regional e Regionalização, Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II

  • 06/2016 - 12/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geociências.,Cargo ou função, Integrante da Comissão Científica do II SIMGEO.

  • 08/2015 - 12/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geociências.,Cargo ou função, Comissão de seleção de discentes para o PPGEO.

  • 04/2016 - 08/2016

    Ensino, Abi - Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Geografia, Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II

  • 04/2016 - 08/2016

    Ensino, Programa de Pós-graduação em Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Epistemologia da Geografia

  • 09/2015 - 03/2016

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Regional e Regionalização, Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II

  • 06/2015 - 12/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geociências.,Cargo ou função, Comissão de seleção do Programa de Pós-graduação em Geografia.

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Geografia, Trabalho de Conclusão de Curso-I, Trabalho de Conclusão de Curso-II

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, GEOGRAFIA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Geográfica

  • 04/2014 - 04/2015

    Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geociências.,Atividade de extensão realizada, Pesquisa; Redação de textos; Organização de textos para publicação; Organização de seminários.

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, GEOGRAFIA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Geográfica

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Regional e Regionalização, Trabalho de Conclusão de Curso-I, Trabalho de Conclusão de Curso-II

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Geográfica, Teoria da Geografia

2005 - 2013

Prefeitura Municipal de Rio das Ostras

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Geografia LP, Carga horária: 20

Atividades

  • 10/2005 - 10/2013

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

2008 - 2009

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 16

Atividades

  • 03/2008 - 03/2009

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

2009 - 2012

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do CNPq, Carga horária: 12

2005 - 2007

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista da CAPES, Carga horária: 12

2003 - 2004

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de monitoria, Carga horária: 12