Enio Klein

CEO na Doxa Advisers, conselheiro consultivo e professor em cursos de pós graduação é influenciador e especialista em transformação digital e seus impactos nas áreas de negócio tais como vendas, marketing, experiência do cliente, logística e outras.Apoia organizações em seus projetos de à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e Segurança da Informação, disciplinas as quais considera fundamentais para a construção da fundação que permita uma nova sociedade tecnológica emergir com bases éticas e respeitando o direito do cidadão a privacidade e proteção de seus dados pessoais.Acredita no trabalho colaborativo e diversidade para criar condições para a inovação e melhoria da produtividade nas organizações. Defende a tecnologia como fator fundamental para a melhoria das condições sociais e qualidade de vida nos próximos anos.Formado em Engenharia Elétrica e especialização em Sistemas, pautou sua carreira na Tecnologia da Informação tendo passado por cargos executivos em empresas de grande porte tais como Embratel, Nova América, PWC, Oracle e Peoplesoft. Como conselheiro consultivo, atuo no GAMT, uma entidade sem fins lucrativos cuja missão é a inclusão de jovens de baixa renda no mercado de trabalho.

Informações coletadas do Lattes em 01/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Elétrica com Especialização em Sistemas

1974 - 1978

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Formação complementar

2023 - 2023

ESG nos Negócios - O que a Liderança Precisa Saber?. (Carga horária: 8h). , CELINT, CLNT, Brasil.

2022 - 2022

Programa de Formação de Conselheiros. (Carga horária: 40h). , CELINT, CLNT, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing & Vendas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Segurança da Informação.

Participação em eventos

Call Center IP + CRM (Converge).A Importância do Datamining - Modelos de Propensão e Aumento de Eficácia. 2010. (Oficina).

SAP BusinessObjects Roadshow.Como expandir os negócios controlando os riscos: desafio de uma economia em crescimento. 2010. (Seminário).

Software Innovation.Automação de venda aplicada com precisão - Usando a tecnologia para se tornar mais competitivo. 2010. (Seminário).

V Congresso Televendas Cliente SA. A convergência de canais em busca de resultado. 2010. (Congresso).

Conference BPO - Business Process Outsourcing (Cliente S.A.).comportamento do mercado internacional e o desenvolvimento de uma cultura e modelo genuinamente brasileiro. 2009. (Seminário).

Customer Loyalty Summit (IQPC).O CRM que funciona: Conceito e tecnologia criando diferenciais competitivos. 2008. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Anita Mezashi, Denis Viana, Fernando Araújo,Narjara Aguilera

KLEIN, E.. Portal Info Business. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TI Orientado a Negócios) - Business School São Paulo Ltda.

Aluno: Ana Souza,Daniela Castro,José Carlos Jr, Ricardo Gabriel

KLEIN, E.. Projeto "Serasa Experian entre nós". 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TI Orientado a Negócios) - Business School São Paulo Ltda.

Aluno: Agnaldo de Souza,Almir SIlva, Ana Negoro, Cintia Guberovic

KLEIN, E.. Governança de Dados - Gestão Centralizada dos Dados e Relacionamento com a Área de Negócios. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TI Orientado a Negócios) - Business School São Paulo Ltda.

Orientou

Felipe Telesca

Estudo da viabilidade financeiro econômica de uma banca de jornal sob a ótica do plano de negócio para os próximos 10 anos; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo Corporativo EY) - Business School São Paulo Ltda; (Orientador);

Alexandre Yokota,Antônio G,Fabricio Avancini,MIlena Mendes

Alavancagem na Produtividade e Redução de Custo com a Implantação da Força de Trabalho Remota; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em TI Orientado a Negócios) - Business School São Paulo Ltda; Orientador: Enio Klein;

Produções bibliográficas

  • PIZZATO, C. A. ; CHAUSSARD, C. ; KLEIN, E. ; TRIPOLI, S. ; SANTANA, P. . Preciso Vender e Agora?. 1. ed. São Paulo: Carbo Editora, 2021. v. 1. 229p .

  • GRINBERG, J. ; TRONQUINI, A. ; LUCENA, A. ; MORALES, C. ; KLEIN, E. ; BAGATINI, L. ; CARVALHO, P. C. D. ; CARDOSO, A. ; COSTA JUNIOR, B. ; FOSCHI, E. ; BEZERRA, G. ; ORTEGA, M. ; MARINHO, A. ; CARVALHO, C. ; RANSI, E. ; FREITAS, M. ; AUGUSTO, S. . Vendas a Chave de Tudo. 1. ed. São Paulo: Literate Books, 2017. v. 1. 159p .

  • KLEIN, E. . A interface: o que o vendedor vê... mas só usa se achar que vale a pena!. Portal TI Inside Outsourcing, 14 mar. 2011.

  • KLEIN, E. . Satisfação ou Opinião do Cliente?. Cliente S.A., São Paulo, p. 34 - 34, 01 fev. 2011.

  • KLEIN, E. . A resposta inteligente: pode o computador entender e colaborar no melhor no desempenho de vendas?. Portal TI Inside Outsourcing, Internet, 11 jan. 2011.

  • KLEIN, E. . A Briga do Cliente Continua. Cliente S.A. -100a. Edição, p. 34 - 34, 15 dez. 2010.

  • KLEIN, E. . Pessoa jurídica não é cliente?. Cliente S.A., São Paulo, 29 out. 2010.

  • KLEIN, E. . A lei, a culpa e a omissão. Cliente S.A., São Paulo, 09 set. 2010.

  • KLEIN, E. . Cresce mas não se multiplica. Cliente S.A., São Paulo, p. 34 - 34, 01 set. 2010.

  • KLEIN, E. . O Óbvio: a legislação é decorrência do próprio mercado. Cliente S.A., São Paulo, p. 4 - 4, 01 ago. 2010.

  • KLEIN, E. . Três habilidades fundamentais para a automação de vendas aplicada com precisão. Portal TI Inside Outsourcing, 10 jul. 2010.

  • KLEIN, E. . Como encontrar as oportunidades em vendas. Portal TI Inside Outsourcing, Internet, 12 maio 2010.

  • KLEIN, E. . Tecnologia para vendas: hora de reescrever conceitos. TI Inside Outsourcing, Internet, 15 fev. 2010.

  • KLEIN, E. . A Ciência de Vender na Era da Informação. TI Inside Outsourcing, Internet, 26 jan. 2010.

  • KLEIN, E. . Navio sem rumo. Cliente S.A., 12 out. 2009.

  • KLEIN, E. . Luz no fim do tunel. Cliente S.A., 15 ago. 2009.

  • KLEIN, E. . Será que a lei pega?. Cliente S.A., 05 maio 2009.

  • KLEIN, E. . Escutem o Jack!. Cliente S.A., 05 dez. 2008.

  • KLEIN, E. . Tecnologia a favor da área comercial. Cliente S.A., p. 23 - 23, 01 set. 2008.

  • KLEIN, E. . Blog na Pele do Cliente. Blog da Revista Cliente S.A..

  • KLEIN, E. . Automação de venda aplicada com precisão - Usando a tecnologia para se tornar mais competitivo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KLEIN, E. . A convergência de canais em busca de resultado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KLEIN, E. . Como expandir os negócios controlando os riscos: desafio de uma economia em crescimento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KLEIN, E. . A IMPORTÂNCIA DO DATAMINING ? MODELOS DE PROPENSÃO E EFICÁCIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KLEIN, E. . Automação de Vendas Aplicada com Precisão. São Paulo: Editora Person, 2008. (Tradução/Livro).

Outras produções

KLEIN, E. . Quality Assurance na implantação de sistema de gestão de vendas e serviços em empresa de telecomunicações. 2010.

KLEIN, E. . Seleção Estratégica para Sistema e Vendas e Serviços para Empresa de Telecomunicações. 2009.

KLEIN, E. . Quality Assurance - Implementação de ERP em Operador Portuário e Armazem Alfandegado. 2009.

KLEIN, E. . Realinhamento estratégico de processos e serviços em TI em empresa de logística. 2009.

KLEIN, E. . Seleção Estratégica de Sistema para Tesouraria para Empresa Geradora de Energia Elétrica. 2006.

KLEIN, E. . Seleção Estratégica de Sistema Comercial para Empresa Geradora de Energia Elétrica. 2005.

KLEIN, E. . Reposicionamento de mercado, alinhamento de proposta de valor e plano de negócios. 2003.

KLEIN, E. . Metodologia para avaliação estratégica de sistemas de informação. 2008.

KLEIN, E. . Coaching em Vendas. 2012.

KLEIN, E. . Governança da segurança da informação e o papel dos conselhos consultivos. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

KLEIN, E. . Competências estratégicas na gestão de compras. 2010. .

KLEIN, E. . Gestão do Portfolio de Oportunidades de Vendas. 2010. .

KLEIN, E. . Gestão do Portfolio de Oporunidades de Vendas. 2009. .

KLEIN, E. . Marketing Vendas - Programa de Desenvolvimento de Negócios. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

KLEIN, E. . Desenvolvimento de Habilidades em Negociação e Relacionamento Interpessoal - Ciclo de Vendas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Doxa Advisers. , Rua Jandiatuba, Vila Andrade, 05716150 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 955575380

Experiência profissional

2001 - 2002

PeopleSoft do Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de Vendas e Alianãs, Carga horária: 40

1999 - 2001

Oracle do Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de Vendas e Produto, Carga horária: 40

2002 - 2017

K&G Sistemas, Informação e Treinamento

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor Geral, Carga horária: 40

Outras informações:
Empresa de consultoria que tem por objetivo oferecer ao mercado um caminho que permita as empresas pequenas, médias e grandes preencher a lacuna que ainda persegue a maior parte de seus gestores: como garantir a execução de modelos estratégicos, independentemente do tamanho da empresa, no plano operacional. Esta lacuna envolve o desdobramento e priorização de iniciativas, objetivos, metas e métricas que com certeza necessitarão de tecnologia para a sua realização. A área que atuamos visa responder ao freqüente questionamento de como a tecnologia irá suportar a execução dos processos que viabilizem o atendimento dos objetivos estratégicos das empresas. Metodologia e profissionais especializados apóiam nossos clientes na obtenção destas respostas, na seleção das melhores alternativas de solução e implementação. Mais do que ser grande, a KG foi criada com a obrigação de fornecer relevância aos seus clientes.

2007 - 2017

SalesWays

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Sales General Manager

Outras informações:
Responsável pelas operações de vendas e entrega dos produtos nos países do Cone Sul (Brasil.,Argentina, Chile e Uruguai). Empresa que atua na área de automação de vendas, fornecendo consultoria, metodologias e ferramentas.

2008 - 2016

Business School São Paulo Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

1999 - 2008

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor associado

2017 - Atual

Doxa Advisers

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 40

2024 - Atual

CELINT

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado

2024 - Atual

PUC Angels

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Associado