André Lúcio Bento

Doutor e mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), instituição pela qual se especializou em Leitura, Análise e Produção de Textos e se graduou em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas. Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Subsecretário de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, entre janeiro de 2019 e julho de 2020. Membro do Conselho de Educação do Distrito Federal entre janeiro de 2019 e julho de 2020. Atualmente, desenvolve projeto de catalogação dos baobás africanos existentes em Brasília: https://www.baobabrasil.com/.

Informações coletadas do Lattes em 08/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Linguística

2008 - 2011

Universidade de Brasília, UnB
Título: A voz dos eventos sociais: uma construção pela atividade de textos e de discursos
, Ano de obtenção: 2011. Maria Luiza Monteiro Sales Coroa. Palavras-chave: texto; gêneros textuais; discurso; matriz discursiva; matriz genérica; eventos sociais. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Linguística

2005 - 2007

Universidade de Brasília
Título: O poder no discurso: choque de identidades em entrevistas jornalísticas
, Ano de Obtenção: 2007.Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.Palavras-chave: discurso; gêneros do discurso; identidades; poder.

Especialização em Mídias na Educação

2017 - 2018

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Mídias, racismo e educação

Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

2016 - 2018

Universidade Federal de Goiás
Título: Escravidão e alforria de crianças na Cidade de Goiás (1755-1845)

Especialização em Leitura, Análise e Produção de Texto

2003 - 2004

Universidade de Brasília, UnB

Aperfeiçoamento em ARRTE - Aperfeiçoamento em Redação e Revisão de Te

2004 - 2004

Universidade de Brasília, UnB
Ano de finalização: 2004;

Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa e Respectivas Li

1993 - 1999

Universidade de Brasília, UnB

Pós-doutorado

2017 - 2018

Pós-Doutorado. , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Formação complementar

2003 -

Extensão universitária em Núcleo LER - Grupo de pesquisa. , Universidade de Brasília, UNB, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Discurso e Poder. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em A obra de Mikhail Bakhtin: conceitos-chave. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em A Análise de Discurso por Dominique Maingueneau. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Objetos de conhecimentos do Prog. de Aval. Seriada. (Carga horária: 3h). , Universidade de Brasília, UNB, Brasil.

2008 - 2008

Um olhar sistêmico sobre a transitividade. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2008 - 2008

Linguagem e Gramática: introdução à GSF/Português. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Formação de Tutores para a UAB. (Carga horária: 30h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Análise do Discurso e Lingüística Sist. Funcional. (Carga horária: 30h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2006 - 2006

A relevância da LSF para a AD.. , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Formação de Formadores em EAD. (Carga horária: 30h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Formação de Formadores em Alfab. e Ling.. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2004 - 2004

Lingüística de Corpus. (Carga horária: 30h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Organização de eventos

BENTO, A. L. ; VIEIRA, J. A. . Seminários Abertos Multimodalidade, Discursos e Práticas Sociais. 2018. (Outro).

BENTO, A. L. . I Seminário Distrital do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. 2014. (Outro).

BENTO, A. L. . II Seminário Distrital do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. 2014. (Outro).

BENTO, A. L. . III Seminário Distrital do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. 2014. (Outro).

BENTO, A. L. . IV Seminário Distrital do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. 2014. (Outro).

BENTO, A. L. . Literatura Infanto-Juvenil: uma abordagem multimodal. 2008. (Outro).

BENTO, A. L. . Diálogos entre a Análise de Discurso Crítica e a Lingüística Sistêmico-Funcional. 2007. (Outro).

BENTO, A. L. . I Workshop sobre Avaliação da Aprendizagem da DRE-Brazlândia. 2006. (Outro).

Participação em eventos

74° Congresso Nacional de Botânica - Botânica Brasileira Celebrando a Diversidade. Baobás: materialidade, religiosidade e ancestralidade dos povos africanos. 2024. (Congresso).

Semana das Áfricas no Instituto Federal de Brasília - IFB.Baobás de Brasília: herança africana e educação antirracista. 2023. (Encontro).

Seminário Nacional ?20 anos depois. A Lei 10639/03 e o Ensino de História?,.Registro dos baobás de Brasília: cultura, religiosidade, ancestralidade e identidade negra na capital do Brasil. 2023. (Seminário).

III Seminário Internacional Histórias do Pós-Abolição no Mundo Atlântico.Projeto de catalogação dos baobás de Brasília: herança africana e educação antirracista na capital do Brasil. 2022. (Seminário).

III Congresso Internacional e Interdisciplinar em Patrimônio Cultural: Experiências de Gestão e Educação em Patrimônio. O mapa dos baobás de Brasília: identidade negra na capital do Brasil. 2021. (Congresso).

Semana do Meio Ambiente 2021 IFSP - Câmpus Matão.Baobá: a árvore africana de múltiplos sentidos numa abordagem interdisciplinar. 2021. (Encontro).

II Seminário Internacional Histórias dos Pós-Abolição no Mundo Atlântico - 130 Anos de Abolição no Brasil.Escravidão e alforria de crianças: a experiência escravocrata na Cidade de Goiás do século XVIII. 2018. (Seminário).

Seminários Multimodalidade, Discursos e Práticas Sociais.Gramática da escravidão: uma análise multimodal da obra de Debret. 2018. (Seminário).

VI Congresso Internacional de História - História e os desafios do século XXI. Escravidão e alforria de crianças na Cidade de Goiás (1755- 1845). 2018. (Congresso).

VII Colóquio ALED Brasil.Escravidão, gramática visual e infância: discurso e representação na obra de Debret. 2018. (Simpósio).

XXII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Análise de Discurso Crítica e Pedagogia Histórico-Crítica: aproximações para o ensino de leitura e de escrita. 2018. (Congresso).

Colóquio Decolonialidade em Abordagens Interdisciplinares. 2017. (Outra).

Identidade e Raça. 2017. (Outra).

IX Fórum de Licenciaturas da UnB.Desafios para formação docente no Brasil atual: perspectivas da SEE/DF. 2017. (Outra).

Seminário "Volver a los 17, después de vivir um siglo". 2017. (Seminário).

VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.Ler e escrever na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica: o papel do gênero textual nas práticas sociais escolares. 2017. (Simpósio).

Formação para os Seminários Estaduais de Discussão da BNCC. 2016. (Seminário).

Fórum Nacional dos Conselhos de Educação Região Centro-Oeste. 2016. (Outra).

Jornada Acadêmica de Letras da Universidade Paulista.Linguagem, identidade e sociedade. 2016. (Outra).

VII Ciclo de Encontros de Pesquisa em Análise de Discurso Crítica.Discurso e imagem em tempos de crise: a representação de Dilma Rousseff na mídia brasileira. 2016. (Encontro).

I Congresso Internacional de Estudos do Discurso. Discurso e imagem na representação dócil e lúdica do imposto de renda. 2014. (Congresso).

II Seminário Nacional sobre Formação Continuada de Professores do Ensino Médio. 2014. (Seminário).

XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Ordem de discurso econômica: as contemporâneas representações discursivas do leão do imposto de renda. 2014. (Congresso).

2º Seminário IESPE/EAPE - Neurociência e Aprendizagem. 2013. (Seminário).

IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Bicho de pelúcia, bicho de brinquedo: discurso e ideologia na representação domesticada do leão do imposto de renda. 2013. (Simpósio).

Seminário do Distrito Federal sobre reformulação do Ensino Médio.Evasão escolar/exclusão social no Ensino Médio noturno. 2013. (Seminário).

Seminário Internacional de Educação Básica: Conhecimento e Currículo. 2013. (Seminário).

VI Congresso Latino-Americano de Compreensão Leitora. Discurso, leitura e letramentos críticos: a representação domesticada do leão do imposto de renda. 2013. (Congresso).

V Seminário Regional do Observatório de Educação. 2013. (Seminário).

XVI Congresso Internacional de Humanidades. Discurso, representação e imagem feminina nos sites dos governos Dilma Rousseff e Cristina Kirchner. 2013. (Congresso).

VI SIGET - Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais.Gêneros textuais, discurso e eventos sociais: uma relação constitutiva. 2011. (Simpósio).

XIV Congresso Internacional de Humanidades. Gêneros textuais, discurso e ideologia nas campanhas de Dilma Rousseff e de José Serra. 2011. (Congresso).

4º Congresso da Associação de Lingüística Sistêmico-Funcional da América Latina. 2008. (Congresso).

A Lingüística Sistêmico Funcional como instrumento para a Análise de Discurso Crítica. 2008. (Outra).

II Colóquio da ALED no Brasil.Identidade de dupla posição: uma possibilidade de construção do poder no discurso. 2008. (Outra).

IV Encontro Nacional do GELCO.Identidade sujeito-nação: uma estratégia discursiva para o exercício do poder. 2008. (Encontro).

Literatura Infanto-Juvenil: uma abordagem multimodal. 2008. (Outra).

XXIII Encontro Nacional da Anpoll. 2008. (Encontro).

Diálogos entre a Análise de Discurso Crítica e Lingüística Sistêmico-Funcional. 2007. (Outra).

II Simpósio de Análise Crítica do Discurso.O poder no discurso: as identidades de empoderamento em entrevistas jornalísticas. 2007. (Seminário).

VIII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal.O poder no discurso: as identidades de empoderamento em entrevistas jornalísticas. 2007. (Encontro).

III Encontro Nacional do GELCO."E agora, Lula?": a imagem intertextual em matéria do Correio Braziliense. 2006. (Encontro).

IV Congresso Internacional da ABRALIN. Produção de textos e desconstrução ideológica. 2005. (Congresso).

IV EnProl e III Colóquio LER: Literatura, Ensino e Cidadania.IV EnProl e III Colóquio LER: Literatura, Ensino e Cidadania. 2005. (Encontro).

IV Jornada Nacional de Filologia e Lingüística. 2005. (Seminário).

Workshop sobre Língüística Histórica e Línguas em Contato. 2005. (Encontro).

Análise Lingüística e o Ensino de Língua Materna. 2004. (Encontro).

Encontro Sul-Brasileiro de professores de Língua Portuguesa.Sobre o dito e o interdito. 2004. (Encontro).

Gêneros textuais e produção escrita. 2004. (Encontro).

II Colóquio LER LETRAS: língua, ensino e cidadania.O lugar do outro e dos gêneros do discurso no livro didático. 2004. (Encontro).

Questões de Gênero: leitura e análise. 2004. (Encontro).

VII ENIL e I Simpósio Internacional de Análise de Discurso Crítica.O lugar do outro e dos gêneros do discurso no livro didático. 2004. (Simpósio).

Colóqui LER LETRAS: Leitura, Ensino e Cidadanis. 2003. (Encontro).

Curso: Uma outra perspectiva de gênero - a crítica feminista. 2003. (Encontro).

V Encontro Nacional de Interação Verbal e Não-Verbal: Teoria e Metodologia. 2000. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Patricia Pinho Andrade

BIZON, A. C. C.;BENTO, A. L.; ROCHA, C. H.. (Re)design, multiletramentos e formação continuada no Brasil. 2024. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alexandra Batistela Ferreira

LIMA, S. C.;BENTO, A. L.; DIAS, J. F.; SILVESTRE, V. P. V.. Ensaiando decolonialidade: o gênero ensaio como possibilidade de insurgência na escrita acadêmica. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Flávia Aparecida de Souza Luiz

COROA, M. L. M. S.;BENTO, A. L.; SILVA, F. C. O.; DIAS, J. F.. Silenciamento da violência contra a mulher: relatos e resistência na escola. 2021. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ana Cláudia Siqueira de Castro Moreira

CAETANO, C. J. M.;BENTO, A. L.; SILVA, K. A.. Representações discursivas de direitos humanos na Assembleia Nacional Constituinte. 2021. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ana Claudia Souza Dias

COROA, M. L. M. S.; LIMA, S. C.; VIEIRA, V. C.;BENTO, A. L.. Vozes reveladas: o Diário de Bordo de estudantes da Educação Básica sob a perspectiva da Análise de Discurso Crítica. 2021. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Claudimary Pires de Oliveira

SILVA, E. F.;BENTO, A. L.; WELLER, W.; PUENTES, R. V.. Reorganização do trabalho pedagógico no ensino médio no DF: relação tempo-espaço na semestralidade. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

Aluno: João Victor Damasceno Rocha

SILVA, F. C. O.;BENTO, A. L.; DIAS, J. F.. A construção de discursos sobre a maconha medicinal na mídia brasileira. 2019. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Débora Gonçalves de Bastos

SILVA, E. F.;BENTO, A. L.; SILVA, K. A. C. P. C.; MARTINS, P. L. O.. Organização do trabalho pedagógico no 3º ciclo do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal: desafios e possibilidades. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Fernanda da Silva Oliveira

LIMA, S. C.;BENTO, A. L.; PEREIRA, A. L.; IGNACIO, E. F.. O professor na mídia goiana: representação identitária docente no contexto da implantação das Organizações Sociais na educação do estado de Goiás. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Juliana Ferreira Vassolér

SILVA, F. C. O.;BENTO, A. L.; BATISTA, E. A.; SILVA, K. A.. Consumo, logo existo: análise discursiva crítica de representações sociais em letras de funk ostentação. 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Thaiza de Carvalho dos Santos

VIEIRA, V. C.; FERRAZ, J. A.; GOMES, M. C. A.;BENTO, A. L.. Movimentos sociais em rede: uma aproximação das ações sociodiscursivas do ?Movimento Brasil Livre?. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Daniel Grosara Lima

DRAVET, F. M.;BENTO, A. L.; CASTRO, C. E.. Análise sistêmica e sociolinguística dos desvios das normas nas comunicações oficiais. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: João Victor Pacífico Damasceno Rocha

CAETANO, C. J. M.;BENTO, A. L.; LANCAS, V. R.; SILVA, F. C. O.. A construção de identidades insurgentes: etnografia discursiva crítica na Marcha da Maconha do Distrito Federal. 2025. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Wellington dos Reis Nascimento

SILVA, F. C. O.;BENTO, A. L.; STAFUZZA, G. B.; RIBEIRO, L. D. M.; PEREIRA, R. A.. Uma perspectiva sócio-autoetnográfico-discursiva sobre a congada de Catalão-Goiás. 2024. Tese (Doutorado em Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Juliana Ferreira Vassolér

SILVA, K. A.;BENTO, A. L.; SOUZA, R. M.; OLIVEIRA, F. C. M.; SILVA, F. C. O.; FARIA, H. J. R.. Ressignificando o banzo: uma análise crítica de discursos antirracistas em canções de rap contemporâneas. 2023. Tese (Doutorado em Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Marcondes Henrique Barbosa Silva

SILVA, K. A.;BENTO, A. L.; FERREIRA , A. J.; SOUZA, R. M.. Uma construção discursiva: a identidade das bichas negras no Brasil. 2023. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Eduardo Cardoso Martins

COROA, M. L. M. S.; NIKULIN, A. V.; CONCEICAO, R. C.; PEREIRA, R. A.;BENTO, A. L.. Olimpíadas de Linguística: mosaico de uma prática social baseada em problemas. 2022. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Maria Aparecida de Sousa

RIOS, G. V.; GOMES, M. C. A.; MAGALHAES, M. I. S.;BENTO, A. L.. Letramentos à margem: a escrita de mulheres privadas de liberdade. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Chislene Moreira Cardoso

COROA, M. L. M. S.;BENTO, A. L.; SILVA, F. C. O.; DIAS, J. F.; ALVES, T. J. C.. Análise discursiva das relações de poder em uma vila ribeirinha no Baixo Rio Branco. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Sinara Bertholdo

RESENDE, V. M.; VIEIRA, V. C.; ABRIL, N. G. P.; ARAUJO, C. L.;BENTO, A. L.. Discurso, espaço e tempo: trabalho e luta de rodoviários no Distrito Federal. 2017. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Karina Mendes Nunes Viana

COROA, M. L. M. S.;BENTO, A. L.; OLIVEIRA, C. B.; LIMA, S. C.; RESENDE, V. M.. Representações linguístico-discursivas de mulheres gestantes em situação prisional. 2016. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Simone Maria Abrahao Scafuto

BENTO, A. L.; VIEIRA, J. A.; SILVA, F. C. O.; SILVEIRA, R. C. P.; KREUTZ, E. A.; RIOS, G. V.. Narrativas midiáticas multimodais e seus efeitos sociais. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Jonathan Furtado Pedroza

VASCONCELOS, A. M. N.;BENTO, A. L.; FELIPE, P. H. P. S.; ALBUQUERQUE, A. E. M.; MOREIRA, A. M. A.. Juvenilização na Educação de Jovens e Adultos: causas, impactos e desafios. 2025. Exame de qualificação (Doutorando em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) - Universidade de Brasília.

Aluno: João Victor Pacífico Damasceno Rocha

CAETANO, C. J. M.;BENTO, A. L.; SILVA, F. C. O.; DIAS, J. F.. A construção discursiva de identidades resistentes: redes de práticas em um movimento social contemporâneo. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Leonardo da Cunha Mesquita Café

COROA, M. L. M. S.;BENTO, A. L.; GOMES, M. C. A.; SILVA, R. N.. ?Reconhecendo a Diversidade Sexual na Escola?: Processos de Reflexividade Crítica e Agência para a promoção de uma educação antiLGBTIfóbica a partir da Formação Continuada de Professores/as da SEEDF. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Marcondes Henrique Barbosa Silva

SILVA, F. C. O.; NASCIMENTO, W. F.; SILVA, K. A.;BENTO, A. L.. Uma construção limbo-discursiva: a identidade das bichas negras no Brasil. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Juliana Ferreira Vassolér

SILVA, F. C. O.;BENTO, A. L.; SILVA, K. A.. Transgressão, ancestralidade, resistência, banzo e ressignificação: uma análise linguístico-discursiva de discursos, representações e identidades decoloniais e antirracistas no rap contemporâneo. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Wellington Reis

SILVA, F. C. O.;BENTO, A. L.; OLIVEIRA, F. C. M.. A (re)construção das identidades do negro congadeiro: uma análise das práticas sócio-discursivas da congada catalana. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Eduardo Cardoso Martins

COROA, M. L. M. S.;BENTO, A. L.; CORREA, V. R.; RAMOS, A. A. L.. Olimpíadas de Linguística: mosaico de uma prática social baseada em problemas. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Maria Aparecida de Sousa

BENTO, A. L.; RIOS, G. V.; RESENDE, V. M.; CARVALHO, C. M. S.. Letramentos à margem: usos e representações discursivas da escrita entre mulheres privadas de liberdade. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Chislene Moreira Cardoso

COROA, M. L. M. S.;BENTO, A. L.; RESENDE, V. M.. Aspectos discursivos da construção identitária de uma comunidade ribeirinha do Baixo Rio Branco. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Karina Mendes Nunes Viana

BENTO, A. L.; COROA, M. L. M. S.; LIMA, S. C.; OLIVEIRA, C. B.. Representações identitárias em narrativas de mulheres gestantes em situação prisional. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Simone Maria Abrahao Scafuto

BENTO, A. L.; VIEIRA, J. A.; SILVA, F. C. O.. Narrativas midiáticas multimodais e seus efeitos sociais. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade de Brasília.

Aluno: Dayane Belém Costa Ferreira

COROA, M. L. M. S.; ALBUQUERQUE, R.;BENTO, A. L.. Abandono e evasão escolar: estudo crítico discursivo das trajetórias escolares dos estudantes da EJA em tempo de pandemia da covid-19. 2022.

Aluno: Flávia Aparecida de Souza Luiz

COROA, M. L. M. S.;BENTO, A. L.; SILVA, F. C. O.. Silenciamento da mulher: consciência crítica e discursos de subjugação na escola. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Michelle Campelo Costa Ramos

SILVA, K. A.;BENTO, A. L.; RIOS, G. V.. Base Nacional Comum Curricular do ensino médio e os (multi)letramentos: olhares na práxis pedagógica à luz da linguística aplicada crítica. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Claudimary Pires de Oliveira

SILVA, E. F.; WELLER, W.; PUENTES, R. V.;BENTO, A. L.. A reorganização do trabalho pedagógico no ensino médio: relação tempo-espaço na semestralidade. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Fernanda da Silva Oliveira

LIMA, S. C.;BENTO, A. L.; COSTA, A. F.; PEREIRA, A. L.. A identidade docente no contexto da implantação das Organizações Sociais na educação do estado de Goiás. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Débora Gonçalves de Bastos

SILVA, E. F.;BENTO, A. L.; VEIGA, I. P. A.; SILVA, K. A. C. C.. A organização do trabalho pedagógico no 3º ciclo - ensino fundamental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Juliana Ferreira Vassolér

BENTO, A. L.; SILVA, F. C. O.. Você vale o que tem? Análise discursiva crítica de representações sociais em letras de Funk Ostentação. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Tayane Tássia Ribeiro Gomes

BENTO, A. L.; SOUZA, R. A.; CALISTO, C. S.. O papel dos gêneros textuais no letramento de jovens e adultos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais) - Universidade de Brasília.

Aluno: Rita de Cássia Menezes

BENTO, A. L.; SOUZA, R. A.; CALISTO, C. S.. Multimodalidade e interdisciplinaridade: possibilidades no fazer pedagógico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais) - Universidade de Brasília.

Aluno: Renata Tavares Vieira

BENTO, A. L.; SOUZA, R. A.; CALISTO, C. S.. O uso de textos imagéticos em propostas de produção textual para alunos de Ensino Médio. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais) - Universidade de Brasília.

Aluno: Cecília Pereira dos Santos

BENTO, A. L.; SANTOS, P. S.. Multiletramentos e textos multimodais no ensino de Língua Inglesa em um Centro de Línguas do Distrito Federal. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais) - Universidade de Brasília.

Aluno: Clênia Fonseca Melo

BENTO, A. L.; SANTOS, P. S.; CALISTO, C. S.. O papel do texto multimodal no processo de letramento científico de estudantes do 8º ano. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais) - Universidade de Brasília.

Aluno: Leila de Sousa Carioca Marcolino Pereira

BENTO, A. L.; SANTOS, P. S.; CALISTO, C. S.. A ferramenta Google Tradutor no processo de aprendizagem de Língua Inglesa na 8ª série do Ensino Fundamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais) - Universidade de Brasília.

Aluno: Carin Helena Ferreira

BENTO, A. L.; CALISTO, C. S.; FREITAS, O. C. R.. História a céu aberto: o estudo da história para além da sala de aula. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais) - Universidade de Brasília.

Aluno: Francijane Lima dos Santos

BENTO, A. L.; CALISTO, C. S.; FREITAS, O. C. R.. Educação patrimonial: memória, identidade e aprendizagem no Centro Educacional Agrourbano Ipê. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais) - Universidade de Brasília.

Aluno: Francys Aragão Melo

CALISTO, C. S.;BENTO, A. L.; FREITAS, O. C. R.. As interrelações culturais e geográficas no processo de ensino-aprendizagem do Espanhol na perspectiva do letramento. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais) - Universidade de Brasília.

Aluno: Jades Daniel Nogalha de Lima

CALISTO, C. S.;BENTO, A. L.; FREITAS, O. C. R.. Multiletramentos em História: um desafio para o professor de História à frente do seu tempo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização emLetramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais) - Universidade de Brasília.

Aluno: Marileide Alves do Nascimento

CALISTO, C. S.;BENTO, A. L.; FREITAS, O. C. R.. O uso do gênero textual charge nas aulas de Geografia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização emLetramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais) - Universidade de Brasília.

Aluno: Rosária Rosa dos Santos Ramos

CALISTO, C. S.;BENTO, A. L.; FREITAS, O. C. R.. O lugar, a memória e os (multi)letramentos: um reencantar no CED Osório Bacchin e sua comunidade: identidade e pertencimento. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização emLetramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais) - Universidade de Brasília.

Aluno: Marcela Cristiane da Silva

BENTO, A. L.; ALVES, M. R. N. R.. Práticas de leitura e interpretação de textos na Educação de Jovens e Adultos.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Códigos e Linguagens) - Universidade de Brasília/CEAD.

Aluno: Hildebrando Cerqueira Medeiros

BENTO, A. L.; ALVES, M. R. N. R.. Uma reflexão sobre o ensino de leitura no Ensino Médio.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Códigos e Linguagens) - Universidade de Brasília/CEAD.

Aluno: Jorge Caetano Junior

BENTO, A. L.; ALVES, M. R. N. R.. Dificuldades em leitura e produção de textos no Ensino Médio.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Códigos e Linguagens) - Universidade de Brasília/CEAD.

Aluno: Joselma Ramos Mouta

BENTO, A. L.; MOREIRA, J. T.. A pontuação de textos no Ensino Médio: uma experiência epilinguística. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguagens, Códigos e Tecnologia) - Universidade de Brasília/CEAD.

Aluno: Maria José Carvalho de Araújo

BENTO, A. L.; MOREIRA, J. T.. O artigo de opinião no Ensino Médio: propostas de leitura e práticas de letramento. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguagens, Códigos e Tecnologia) - Universidade de Brasília/CEAD.

Aluno: Elizeni Sardinha de Sousa Santos

BENTO, A. L.; MOREIRA, J. T.. A reportagem de jornal: possibilidades de leitura no Ensino Médio. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguagens, Códigos e Tecnologia) - Universidade de Brasília/CEAD.

Aluno: Genésia Alves Brasiel

BENTO, A. L.; MOREIRA, J. T.. Dizer os fatos de diversas formas: a leitura crítica das manchetes de jornal no Ensino Médio. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguagens, Códigos e Tecnologia) - Universidade de Brasília/CEAD.

Aluno: Marli Esteves Fernandes Nunes

BENTO, A. L.; MOREIRA, J. T.. Marcas de oralidade na escrita de alunos do Ensino Médio: uma proposta de intervenção por meio da refacção de textos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguagens, Códigos e Tecnologia) - Universidade de Brasília/CEAD.

Aluno: Márcia Sampaio Costa

BENTO, A. L.; PINHEIRO, P. M. A.. A formação do leitor crítico no Ensino Médio: experiências com o gênero ?charge? em sala de aula. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguagens, Códigos e Tecnologia) - Universidade de Brasília/CEAD.

Aluno: Francis Jane Alves Mariano

BENTO, A. L.; PINHEIRO, P. M. A.. O ?internetês? e a escrita de gêneros textuais formais no Ensino Médio. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguagens, Códigos e Tecnologia) - Universidade de Brasília/CEAD.

Aluno: Marise dos Reis

BENTO, A. L.; PINHEIRO, P. M. A.. A presença da variação linguística em contos literários: experiências de leitura no Ensino Médio. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguagens, Códigos e Tecnologia) - Universidade de Brasília/CEAD.

Aluno: Lindalva Ramos Figueiredo

BENTO, A. L.; PINHEIRO, P. M. A.. A leitura de poemas no Ensino Médio: propostas de motivação. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguagens, Códigos e Tecnologia) - Universidade de Brasília/CEAD.

Aluno: Marilda da Consolação Carneiro da Silva

BENTO, A. L.; PINHEIRO, P. M. A.. O gênero textual ?charge?: possibilidades de leitura e escrita no Ensino Médio. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguagens, Códigos e Tecnologia) - Universidade de Brasília/CEAD.

Aluno: Suzana Cristina Melo

BENTO, A. L.; PINHEIRO, P. M. A.. A leitura do preconceito racial no Ensino Médio: uma experiência com ?Navio Negreiro?. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguagens, Códigos e Tecnologia) - Universidade de Brasília/CEAD.

Aluno: Maria Cristina Lopes

BENTO, A. L.; PINHEIRO, P. M. A.. A formação continuada professores de Língua Portuguesa na modalidade a distância: uma contribuição para práticas pedagógicas inovadoras. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguagens, Códigos e Tecnologia) - Universidade de Brasília/CEAD.

Aluno: Elizabett Gonzaga da Penha

SOUZA, R. C. V. M.;BENTO, A. L.; SANTOS, M. L.. A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede pública de ensino. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Projeção.

Aluno: Nayara dos Santos Reis

SOUZA, R. C. V. M.;BENTO, A. L.; SANTOS, M. L.. Os impactos causados pelo bullying no desenvolvimento intelectual e social das crianças. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Projeção.

Aluno: Germana Sueli Pereira de Andrade

SOUZA, R. C. V. M.;BENTO, A. L.; SANTOS, M. L.. Consciência fonológica na alfabetização de crianças nos anos iniciais de escolarização. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Projeção.

Aluno: Francisca Carla Santos Ferrer

SOUZA, R. C. V. M.;BENTO, A. L.; SANTOS, M. L.. Aprendizagem baseada em pesquisa no ensino de História. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Projeção.

Aluno: Regiane Quezia Gomes da Costa

SOUZA, R. C. V. M.;BENTO, A. L.; SANTOS, M. L.. Análise de erros na Prova Diagnóstica e seu impacto na avaliação formativa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Projeção.

Aluno: Andressa Cristina Barros Alves

SOUZA, R. C. V. M.;BENTO, A. L.; SANTOS, M. L.. Os desafios da alfabetização de educandos com Transtorno do Espectro Autista na perspectiva de professores da educação básica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Projeção.

Orientou

Cecília Pereira dos Santos

Multiletramentos e textos multimodais no ensino de Língua Inglesa em um Centro de Línguas do Distrito Federal; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais) - Universidade de Brasília; Orientador: André Lúcio Bento;

Clênia Fonseca Melo

O papel do texto multimodal no processo de letramento científico de estudantes do 8º ano; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais) - Universidade de Brasília; Orientador: André Lúcio Bento;

Leila de Sousa Carioca Marcolino Pereira

A ferramenta Google Tradutor no processo de aprendizagem de Língua Inglesa na 8ª série do Ensino Fundamental; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais) - Universidade de Brasília; Orientador: André Lúcio Bento;

Renata Tavares Vieira

O uso de textos imagéticos em propostas de produção textual para alunos de Ensino Médio; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização emLetramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais) - Universidade de Brasília; Orientador: André Lúcio Bento;

Tayane Tássia Ribeiro Gomes

O papel dos gêneros textuais no letramento de jovens e adultos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais) - Universidade de Brasília; Orientador: André Lúcio Bento;

Rita de Cássia Menezes

Multimodalidade e interdisciplinaridade: possibilidades no fazer pedagógico; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais) - Universidade de Brasília; Orientador: André Lúcio Bento;

Joselma Ramos Mouta

A pontuação de textos no Ensino Médio: uma experiência epilingüística; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Códigos e Linguagens) - Universidade de Brasília/CEAD; Orientador: André Lúcio Bento;

Maria José Carvalho de Araújo

O artigo de opinião no Ensino Médio: propostas de leitura e práticas de letramento; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Códigos e Linguagens) - Universidade de Brasília/CEAD; Orientador: André Lúcio Bento;

Elizeni Sardinha de Sousa Santos

Reportagem de jornal: possibilidades de leitura e escrita no Ensino Médio; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Códigos e Linguagens) - Universidade de Brasília/CEAD; Orientador: André Lúcio Bento;

Genésia Alves Brasiel

Dizer os fatos de diversas formas: a leitura crítica das manchetes de jornal no Ensino Médio; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Códigos e Linguagens) - Universidade de Brasília/CEAD; Orientador: André Lúcio Bento;

Marli Esteves Fernandes Nunes

Marcas de oralidade na escrita de alunos do Ensino Médio: uma proposta de intervenção por meio da refacção de textos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Códigos e Linguagens) - Universidade de Brasília/CEAD; Orientador: André Lúcio Bento;

Márcia Sampaio Costa

A formação do leitor crítico na Ensino Médio: experiências com o gênero ?charge? em sala de aula; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Códigos e Linguagens) - Universidade de Brasília/CEAD; Orientador: André Lúcio Bento;

Francis Jane Alves Mariano

O ?internetês? e a escrita de gêneros textuais formais no Ensino Médio; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Códigos e Linguagens) - Universidade de Brasília/CEAD; Orientador: André Lúcio Bento;

Marise dos Reis

A presença da variação linguística em contos literários: experiências de leitura no Ensino Médio; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Códigos e Linguagens) - Universidade de Brasília/CEAD; Orientador: André Lúcio Bento;

Lindalva Ramos Figueiredo

A leitura de poemas no Ensino Médio: propostas de motivação; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Códigos e Linguagens) - Universidade de Brasília/CEAD; Orientador: André Lúcio Bento;

Marilda da Consolação Carneiro da Silva

O gênero textual "charge": possibilidades de leitura e escrita no Ensino Médio; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Códigos e Linguagens) - Universidade de Brasília/CEAD; Orientador: André Lúcio Bento;

Suzana Cristina M

Melo; A leitura do preconceito racial no Ensino Médio: uma experiência com "Navio Negreiro"; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Códigos e Linguagens) - Universidade de Brasília/CEAD; Orientador: André Lúcio Bento;

Maria Cristina Lopes

A formação continuada de professores de Língua Portuguesa: uma contribuição para práticas pedagógicas inovadoras; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Códigos e Linguagens) - Universidade de Brasília/CEAD; Orientador: André Lúcio Bento;

Produções bibliográficas

  • BENTO, A. L. ; LIMA, S. C. . Leitura, escrita e transformação social. Revista Querubim (Online) , v. 17, p. 85-93, 2021.

  • SILVA, EDILEUZA FERNANDES ; BENTO, ANDRÉ LÚCIO . Concepções e discursos sobre a docência: tensões, embates e perspectivas. ENSINO EM RE-VISTA , v. 27, p. 15-39, 2020.

  • BARBOSA, J. H. S. ; BENTO, A. L. ; CASTRO, R. M. M. . Documentos e sua análise: a (re)escrita da história da educação por meio de trajetos textualmente mediados. Anais do V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Goiás (CEPE/UEG): Ciência para redução de desigualdades , v. 1, p. 1-10, 2019.

  • BENTO, A. L. . Análise de Discurso Crítica, poder e construção de identidades. Revista Fórum Identidades , v. 13, p. 261-276, 2013.

  • BENTO, A. L. . Como interpretar resultados?. Pesquisa & Avaliação: Revista do Professor, SADEAM 2009 - Ciências Humanas e suas Tecnologias , v. 2, p. 24-27, 2011.

  • BENTO, A. L. ; MATA, A. L. . Avaliando a produção escrita dos alunos: a relevância dos critérios. Pesquisa & Avaliação: Revista do Professor, SADEAM 2009 - Ciências Humanas e suas Tecnologias , v. 1, p. 95-114, 2011.

  • BENTO, A. L. . Matriz de referência do Saeb de Língua Portuguesa: aspectos teóricos e pedagógicos. Pesquisa & Avaliação: Revista do Professor, SADEAM 2009 - Ciências Humanas e suas Tecnologias , v. 1, p. 27-37, 2011.

  • BENTO, A. L. ; COROA, M. L. M. S. . O que a Matriz de Língua Portuguesa não é?. REVISTA DA ESCOLA , v. 1, p. 13-18, 2010.

  • BENTO, A. L. . Análise de Discurso Crítica (Resenha). Discurso & Sociedad , v. 1, p. 705-710, 2007.

  • BENTO, A. L. . Sobre o dito e o interdito. LEITURAS NA ESCOLA, BRASÍLIA, v. 1, n.1, p. 5-11, 2004.

  • BENTO, A. L. ; SILVA, F. J. (Org.) ; GOMES, M. C. D. T. (Org.) . Formação Continuada no Distrito Federal: profissionais da educação em tempos de aprender sem parar. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2024. 396p .

  • BENTO, A. L. . Tâmara e Tamarindo na Terra das Coisas e das Pessoas Doces. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Telha, 2021. v. 1. 46p .

  • WELLER, W. (Org.) ; BENTO, A. L. (Org.) . Ensino médio público no Distrito Federal: trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula. 1. ed. BRASÍLIA: Editora Universidade de Brasília, 2018. v. 1. 378p .

  • WELLER, W. (Org.) ; FERREIRA, C. S. (Org.) ; BENTO, A. L. (Org.) . Juventude e ensino médio público no Distrito Federal: percepções de professores, gestores e estudantes. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2018. v. 1. 380p .

  • BENTO, A. L. ; VIEIRA, J. A. (Org.) . Discurso, Identidade e Gênero. 1. ed. Brasília-DF: Movimento, 2015. v. 1. 448p .

  • BENTO, A. L. . Escrita e Reflexão Gramatical. 1. ed. Brasília: Editora do Programa de Pós-Graduação em Arte, 2013. 66p .

  • BENTO, A. L. . Leitura e Produção de Texto. 1. ed. Brasília: Editora do Programa de Pós-Graduação em Arte, 2013. 71p .

  • BENTO, A. L. ; VIEIRA, J. A. (Org.) ; Ormundo, J.S. (Org.) . Discursos nas Práticas Sociais: perspectivas em Multimodalidade e em Gramática Sistêmico-Funcional. 1ª. ed. São Paulo: Editora Annablume, 2010. 196p .

  • BENTO, A. L. . A formação continuada no Distrito Federal e pandemia de Covid-19. In: André Lúcio Bento; Francisco José da Silva; Márcia Cristina Dourado Toledo Gomes. (Org.). Formação Continuada no Distrito Federal: profissionais da educação em tempos de aprender sem parar. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2024, v. , p. 217-234.

  • BENTO, A. L. . O mapa dos baobás de Brasília: identidade negra na capital do Brasil. Textos completos do III Congresso Internacional e Interdisciplinar em Patrimônio Cultural: Experiências de Gestão e Educação em Patrimônio. 1ed.Porto-Portugal: Cravo, 2021, v. 1, p. 1-17.

  • BENTO, A. L. . Juventude do Distrito Federal: perfil socioeconômico, etário e escolar dos estudantes do ensino médio. In: Weller, Wivian; Ferreira, Cristhian, Spindola Ferreira; Bento, André Lúcio. (Org.). Juventude e ensino médio público no Distrito Federal: percepções de professores, gestores e estudantes. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2018, v. 1, p. 205-222.

  • BENTO, A. L. . Avaliação Formativa, Registros Reflexivos e Produção de Textos. In: Lucília Helena do Carmo Garcez; Vilma Reche Corrêa. (Org.). Textos dissertativo-argumentativos : subsídios para qualificação de avaliadores. 1ed.BRASÍLIA: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2017, v. , p. 265-274.

  • BENTO, A. L. . Leitura e Produção de Textos. UAB/UnB - Licenciaturas a Distância: Artes Visuais, Teatro e Música.. 1ed.Brasília: , 2010, v. 1, p. 401-450.

  • BENTO, A. L. . Quem vai pagar a conta? O papel dos sistemas de transitividade e de modo (mood) no anúncio da tributação das cadernetas de poupança em manchetes de oito jornais brasileiros.. In: André Lúcio Bento; Josenia Antunes Vieira; Joana da Silva Ormundo. (Org.). Discursos nas práticas sociais: perspectivas em multimodalidade e em gramática sistêmico-funcional.. 1ed.São Paulo: Annablume, 2010, v. , p. 131-152.

  • BENTO, A. L. . "E agora, Lula?": a imagem intertextual em matéria do Correio Braziliense. In: Josenia Antunes Vieira. (Org.). Olhares em Análise de Discurso Crítica. 1ed.: , 2008, v. 1, p. 7-220.

  • BENTO, A. L. . Em outros livros. In: Hilda Orquídia Hartmann Lontra. (Org.). Histórias de Leitores. 1ed.Brasíla: Editora UnB, 2006, v. 1, p. 09-140.

  • BENTO, A. L. . O racismo é sólido, líquido e gasoso. Correio Braziliense, Brasília-DF, p. 11 - 11, 01 fev. 2025.

  • BENTO, A. L. . Baobás de Brasília são apresentados à Europa, onde se inventou o racismo. Correio Braziliense, Brasília-DF, p. 11 - 11, 23 dez. 2023.

  • BENTO, A. L. . Rapunzel de rastafári não é africanidade. Correio Braziliense, Brasília, p. 11 - 11, 13 maio 2023.

  • BENTO, A. L. . Os baobás de Brasília são sementes da herança africana. Correio Braziliense, Brasília, 21 jan. 2023.

  • BENTO, A. L. . Racismo Curricular. Correio Braziliense, Brasília, 09 abr. 2022.

  • BENTO, A. L. . O lugar do outro e dos gêneros do discurso no livro didático. In: I Simpósio Internacional de Análise de Discurso Crítica, 2005, Brasília-DF. Atas do VII ENIL - VII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal; I Simpósio Internacional de Análise de Discurso Crítica, 2005. v. 1.

  • BENTO, A. L. . O lugar do outro e dos gêneros do discurso no livro didático. In: COLÓQUIO LER LETRAS: LITERATURA, ENSINO E CIDADANIA, 2004, Brasília. Caderno de Resumos. Brasília: Universidade de Brasília, 2004. v. 1. p. 9-10.

  • BENTO, A. L. . O mapa dos baobás de Brasília: identidade negra na capital do Brasil. In: III Congresso Internacional e Interdisciplinar em Patrimônio Cultural: Experiências de Gestão e Educação em Patrimônio, 2021, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos III Congresso Internacional e Interdisciplinar em Patrimônio Cultural. Porto-Portugal: Cravo, 2021. v. 1. p. 1-327.

  • BENTO, A. L. . Escravidão e alforria de crianças: a experiência escravocrata na Cidade de Goiás do século XVIII. In: II Seminário Internacional Histórias dos Pós-Abolição no Mundo Atlântico - 130 Anos de Abolição no Brasil, 2018, Rio de Janeiro. Caderno de programação e resumo - II Seminário Internacional Histórias dos Pós-Abolição no Mundo Atlântico - 130 Anos de Abolição no Brasil, 2018. v. 1. p. 53-54.

  • BENTO, A. L. . Escravidão, gramática visual e infância: discurso e representação na obra de Debret. In: VII Colóquio ALED Brasil, 2018, BRASÍLIA. Caderno de resumos. VII Colóquio e II Instituto da ALED-Brasil - Discurso, política e direitos: por uma análise de discurso comprometida, 2018.

  • BENTO, A. L. . Escravidão e alforria de crianças na Cidade de Goiás (1755- 1845). In: VI Congresso Internacional de História - História e os desafios do século XXI, 2018, Jataí, GO. Caderno de resumos. VI Congresso Internacional de História - História e os desafios do século XXI, 2018. p. 488-489.

  • BENTO, A. L. . Análise de Discurso Crítica e Pedagogia Histórico-Crítica: aproximações para o ensino de leitura e de escrita. In: XXII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2018, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. XXII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2018.

  • BENTO, A. L. . Escrever e ler na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica: o papel do gênero textual nas práticas sociais escolares. In: VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP), 2017, Santarém, Portugal. Resumo dos Simpósios, 2017.

  • BENTO, A. L. . Discurso e imagem na representação dócil e lúdica do imposto de renda. In: I Congresso Internacional de Estudos do Discurso, 2014, São Paulo. I Congresso Internacional de Estudos do Discurso, 2014. v. 1. p. 68-68.

  • BENTO, A. L. . Ordem de discurso econômica: as contemporâneas representações discursivas do leão do imposto de renda. In: XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2014, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, Livro de Resumos, Vol. XVIII, nº 02, 2014. v. XVIIII. p. 209-209.

  • BENTO, A. L. . Discurso, leitura e letramentos críticos: a representação domesticada do leão do imposto de renda. In: VI CONLACOL - Congresso Latino-Americano de Compreensão Leitora, 2013, Formosa-GO. VI CONLACOL - Congresso Latino-Americano de Compreensão Leitora - Caderno de Resumos. Goiânia-GO: Kelps, 2013. v. 1. p. 24-24.

  • BENTO, A. L. . Discurso, representação e imagem feminina nos sites dos governos Dilma Rousseff e Cristina Kirchner. In: XVI Congresso Internacional de Humanidades, 2013, Brasília-DF. Caderno de Resumos XVI Congresso Internacional de Humanidades, 2013. v. 1. p. 85-85.

  • BENTO, A. L. . Bicho de pelúcia, bicho de brinquedo: discurso e ideologia na representação domesticada do leão do imposto de renda. In: IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2013, Uberlândia-MG. Caderno de Resumos, 2013.

  • BENTO, A. L. . Gêneros textuais, discurso e eventos sociais: uma relação constitutiva. In: VI SIGET - Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais, 2011, Natal. Simpósio Internacional de Gêneros Textuais: gênero textual/discursivo e letramento. Natal-RN: Editora da UFRN, 2011. v. 1. p. 149-149.

  • BENTO, A. L. . Gêneros textuais, discurso e ideologia nas campanhas de Dilma Rousseff e de José Serra. In: XIV Congresso Internacional de Humanidades, 2011, Brasília. Revista Intercâmbio dos Congressos Internacionais de Humanidades (UnB), 2011. p. 62-62.

  • BENTO, A. L. . "E agora, Lula?": a imagem intertextual em matéria do Correio Braziliense. In: III Encontro Nacional do GELCO, 2006, Brasília. "E agora, Lula?": a imagem intertextual em matéria do Correio Braziliense, 2006.

  • BENTO, A. L. . Produção de textos e desconstrução ideológica. In: IV Congresso Internacional da ABRALIN-, 2005, Brasília. Livro de Resumos do IV Congresso Internacional da ABRALIN, 2005.

  • BENTO, A. L. . O que a distância revela: norma padrão e competência discursiva no contexto da EAD. In: IV EnProl e III Colóquio Ler: Literatura, Ensino e Cidadania, 2005, Brasília. O que a distância revela: norma padão e competência discursiva no contexto da EAD, 2005.

  • BENTO, A. L. . Sobre o dito e o interdito. In: II COLÓQUIO LER LETRAS: LÍNGUA, ENSINO E CIDADANIA, 2004, Brasília. Programação e caderno de resumos. Brasília: Universidade de Brasília, 2004. v. 1.

  • BENTO, A. L. . Sobre o dito e o interdito. In: Encontro Sul-Brasileiro de Professores de Língua Portuguesa, 2004, São Leopoldo RS. Livro de Resumos do 11º Encontro Sul-Brasileiro de Professores de Língua Portuguesa. São Leopoldo - RS: Editora Unisinos, 2004. v. I. p. 05-76.

  • BENTO, A. L. . O lugar do outro e dos gêneros do discurso no livro didático. In: VII ENIL e I Simpósio Internacional de análise de Discurso Crítica, 2004, Brasília. Livro de resumos do VII ENIL e I Simpósio Internacional de análise Crítica do Discurso, 2004.

  • BENTO, ANDRÉ LÚCIO . Die ?Baobás? aus Brasília: Afrikanische Abstammung in der Hauptstadt von Brasilien. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BENTO, A. L. ; VIDAL, F. . A importância dos imbondeiros (baobás) como símbolos culturais de África. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BENTO, A. L. . Roda de conversa sobre educação antirracista e literatura. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BENTO, A. L. . Discurso e imagem em tempos de crise: a representação de Dilma Rousseff na mídia brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BENTO, A. L. . O discurso do golpe e o papel da mídia no processo de impeachment de Dilma Rousseff. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BENTO, A. L. . Evasão escolar/exclusão social no Ensino Médio noturno. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BENTO, A. L. . Multiletramentos e Dimensões Curriculares no Ensino Médio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BENTO, A. L. . Letramentos, Leitura e Escrita nos Anos Iniciais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BENTO, A. L. . Identidade sujeito-nação: uma estratégia discursiva para o exercício do poder. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BENTO, A. L. . Identidade de dupla posição: uma possibilidade de construção do poder no discurso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BENTO, A. L. . O poder no discurso: as identidades de empoderamento em entrevistas jornalísticas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BENTO, A. L. . "E agora, Lula?": a imagem intertextual em matéria do Correio Braziliense. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BENTO, A. L. . Produção de textos e desconstrução ideológica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BENTO, A. L. . O lugar do outro e dos gêneros do discurso no livro didático. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BENTO, A. L. . Prefácio. Guaratinguetá, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • BENTO, A. L. ; VIEIRA, J. A. . Prefácio. Campinas, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

BENTO, A. L. . Currículo da Educação Básica da Escolas Públicas (DF) EJA. 2008.

BENTO, A. L. . Novo Currículo da Educação Básica do DF (Ensino Médio). 2007.

BENTO, A. L. . Cosultor Pedagógico (Língua Portuguesa). 2006.

BENTO, A. L. . Membro do Comitê Científico do XII Congresso Internacional da ALED. 2017.

BENTO, A. L. . Coordenador do GT da BNCC de Língua Portuguesa - Ensino Médio. 2016.

BENTO, A. L. . Avaliador de Língua Portuguesa PNLD (2017). 2016.

BENTO, A. L. ; FERRAZ, J. A. ; ROCHA, H. . Coorganizador do Curso 'Gramática Visual: proposta de análise de textos verbais e não verbais'. 2015.

BENTO, A. L. . Avaliador de Língua Portuguesa PNLD (2014). 2013.

BENTO, A. L. . Revisão do livro Interações não Distantes. 2013.

BENTO, A. L. . Coordenador do GT Currículo da Educação Básica do DF - Ensino Médio. 2013.

BENTO, A. L. . Avaliador de Língua Portuguesa PNLD (2013). 2011.

BENTO, A. L. . Avaliador de Língua Portuguesa PNLD (2010). 2008.

BENTO, A. L. . Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem da Secretaria de Educação do DF. 2006.

BENTO, A. L. ; ALVES, D. O. ; CARDOSO, C. R. . Imagem, representação e discurso econômico. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BENTO, A. L. . Conscientização sobre Racismo e Preconceito Racial. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BENTO, A. L. ; FERRAZ, J. A. ; ROCHA, H. . Gramática Visual: proposta de análise de textos verbais e não verbais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BENTO, A. L. . Projovem Urbano 2012: Unidade Formativa II. 2012. .

BENTO, A. L. . Letramentos em EJA - 1º Segmento: subsídios teóricos e metodológicos. 2012. .

BENTO, A. L. . Letramentos em EJA - 1º Segmento: práticas pedagógicas. 2012. .

BENTO, A. L. . Integração à Carreira Magistério Público - 1ª Edição (Língua Portuguesa). 2012. .

BENTO, A. L. . Integração à Carreira Magistério Público - 2ª Edição (Língua Portuguesa). 2012. .

BENTO, A. L. . Projovem Urbano 2012: formação inicial e formação na Unidade Formativa I. 2012. .

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2020

Universidade Aberta do Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Leitura e Produção de Texto, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Leitura e Produção de Texto no curso de Graduação em Teatro, Universidade de Brasília em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

2014 - 2014

Universidade Aberta do Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Leitura e Produção de Texto, Carga horária: 20

2014 - 2014

Universidade Aberta do Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Escrita e Reflexão Gramatical, Carga horária: 20

2012 - 2012

Universidade Aberta do Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Escrita e Reflexão Gramatical, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina ofertada para alunos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UAB/UnB.

2011 - 2011

Universidade Aberta do Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Leitura e Produção de Texto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina ofertada para alunos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UAB/UnB.

2011 - 2011

Universidade Aberta do Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Leitura e Produção de Texto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina ofertada para alunos do Curso de Licenciatura em Teatro da UAB/UnB.

2011 - 2011

Universidade Aberta do Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Leitura e Produção de Texto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina ofertada para alunos do Curso de Licenciatura em Música da UAB/UnB.

2010 - 2010

Universidade Aberta do Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor de Comp. Linguísticas e Midiáticas, Carga horária: 20

Outras informações:
A disciplina Competências Linguísticas e Midiáticas visa ao ensino de leitura e de produção de textos, de modo interdisciplinar, para estudantes de diversos cursos da Universidade Aberta do Brasil/UnB.

2010 - 2010

Universidade Aberta do Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor de Competências Linguíst.e Midiáticas, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina ofertada para alunos de diversos cursos de licenciatura da UAB/UnB.

2009 - 2009

Universidade Aberta do Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Leitura e Produção de Texto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina ofertada para alunos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UAB/UnB.

2009 - 2009

Universidade Aberta do Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Leitura e Produção de Texto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina ofertada para alunos do Curso de Licenciatura em Teatro da UAB/UnB.

2009 - 2009

Universidade Aberta do Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Leitura e Produção de Texto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina ofertada para alunos do Curso de Licenciatura em Música da UAB/UnB.

2008 - 2008

Universidade Aberta do Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Leitura e Produção de Texto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina ofertada para os alunos do Curso de Licenciatura em Letras da UAB/UnB.

2007 - 2008

Universidade Aberta do Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Leitura e Produção de Texto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina ofertada para os alunos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UAB/UnB.

2007 - 2008

Universidade Aberta do Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Leitura e Produção de Texto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina ofertada para os alunos do Curso de Licenciatura em Teatro da UAB/UnB.

2007 - 2008

Universidade Aberta do Brasil

Vínculo: Bolsita, Enquadramento Funcional: Professor de Leitura e Produção de Texto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina ofertada para os alunos do Curso de Licenciatura em Música da UAB/UnB.

Atividades

  • 02/2008 - 04/2008

    Serviços técnicos especializados , UAB/UnB.,Serviço realizado, Elaboração da disicplina Leitura e Produção de Textos para o Curso de Letras, em co-autoria co Lucilia H. do Carmo Garcez.

2016 - 2016

Universidade de Brasília

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador na formação do PNEM, Carga horária: 20

2012 - 2012

Universidade de Brasília

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Escrita e Reflexão Gramatical, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina ofertada para alunos do Programa de Licenciatura em Artes Visuais (Prolicen).

2008 - 2008

Universidade de Brasília

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Introdrodução à Linguistica, Carga horária: 20

2008 - 2008

Universidade de Brasília

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Prática de Textos, Carga horária: 20

2008 - 2008

MEC-Secretaria de Educação a Distância

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor de conteúdo (Oralidade e Escrita)

Outras informações:
Consultor de conteúdo para a produção vídeos do Programa Gestar II (Oralidade e Escrita)

2008 - 2008

MEC-Secretaria de Educação a Distância

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor de conteúdo (Variação Ling.)

Outras informações:
Consultor de conteúdo para a produção vídeos do Programa Gestar II (Cultura e Variação Lingüística)

2008 - 2008

MEC-Secretaria de Educação a Distância

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor de conteúdo (Gêneros Textuais)

Outras informações:
Consultor de conteúdo para a produção vídeos do Programa Gestar II (Gêneros Textuais)

2008 - 2008

MEC-Secretaria de Educação a Distância

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor de conteúdo (Gramática)

Outras informações:
Consultor de conteúdo para a produção vídeos do Programa Gestar II (Gramática)

2009 - 2010

Centro de Educação a Distância/UnB

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor Língua Portuguesa, Carga horária: 20

Outras informações:
Curso de Extensão em Língua Portuguesa: oficinas de leitura e produção textual com ênfase em Redação Oficial e no Novo Acordo Ortográfico.

2006 - 2006

Centro de Educação a Distância/UnB

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor Redação Oficial e Legislativa, Carga horária: 20

Outras informações:
Curso de extensão com duração de 80 horas.

2006 - 2006

Centro de Educação a Distância/UnB

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor Redação Oficial e Legislativa, Carga horária: 20

Outras informações:
Curso de extensão com duração de 80 horas.

2005 - 2005

Centro de Educação a Distância/UnB

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor Português e Redação Oficial, Carga horária: 20

Outras informações:
Curso de extensão com duração de 60 horas.

2005 - 2005

UNESCO/SESI

Vínculo: Aplicador de questões, Enquadramento Funcional: Aplicador de questões/Brasil Alfabetizado

Outras informações:
Aplicador de questões do Projeto "Por um Brasil Alfabetizado". Município de Assaré, Ceará.

2000 - 2000

Associação dos Servidores da Fundação Universidade de Brasília

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Redação, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de redação no Curso Pré-vestibular

Atividades

  • 04/2000 - 12/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Redação para concurso Pré-Vestibular

2012 - Atual

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Formador de professores da Educação Básica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE

2011 - 2011

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico na CRE-Brazlândia (DF), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenador Pedagógico na área de Língua Portuguesa

2010 - 2011

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico na CRE-Brazlândia (DF), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenador Pedagógico na área de Língua Portuguesa

2005 - 2009

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico na CRE-Brazlândia (DF), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenador Pedagógico na área de Língua Portuguesa

2004 - 2005

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Regente E.Médio (Língua Portuguesa), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2004

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Regente E.Fund. (Língua Portuguesa), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - 2003

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Regente E.Médio (Língua Portuguesa), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2002 - 2003

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Regente E.Fund. (Língua Portuguesa), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2000 - 2000

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Regente E.Médio (Língua Portuguesa), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1998 - 1999

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de escola (CAIC-Brazlândia/DF), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1995 - 1998

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-diretor de escola (CAIC-Brazlândia/DF), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1994 - 1994

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Regente EF (séries iniciais), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1993 - 1993

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Regente EF (séries iniciais), Carga horária: 40

2014 - 2014

Universidade de Brasília/CFORM

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Leitura e Letramento Escolar, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor da disciplina A leitura e o letramento escolar

2011 - 2018

Revista Discursos Contemporâneos em Estudo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coeditor

Outras informações:
A revista Discursos Contemporâneos em Estudo contempla trabalhos que tenham no discurso, nas práticas, nos eventos e nas estruturas sociais seu eixo central, em relação dialética com os sistemas de crenças e de conhecimentos. Desse modo, as contribuições teóricas que fundamentam os trabalhos publicados em Discursos Contemporâneos em Estudo encontram respaldo primordial no espectro teórico e metodológico da Análise de Discurso Crítica, o que imprime ao periódico um caráter transdisciplinar. Isso significa dizer que também serão bem-vindas abordagens feitas no campo de outras Ciências Sociais além da Linguística

2012 - 2020

Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação - EAPE

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Cursos de formação continuada desenvolvidos como formador:Formação de Formadores- Semestralidade Noturno (180h). Ano: 2017Ensino Médio Noturno: semestralidade e seus desafios (180h). Ano: 2016Anos Finais - A Organização Escolar em Ciclo (180h). Ano: 2016Planejamento Curricular Integrado e Práticas Pedagógicas no Contexto do Ensino Médio e EJA 3 Segmento (100h). Ano: 2015Integração à Carreira Magistério Ensino Médio e EJA (60 h). Ano: 2015Integração à Carreira Magistério Anos Finais (60h). Ano: 2015Integração à Carreira Magistério - Anos Finais: Área de Matemática, Ciências Humanas e Ciências Da Natureza (60h). Ano: 2015Projovem Urbano 2012 (196h). Ano: 2012Letramentos em EJA - 1 Segmento: subsídios teóricos e metodológicos (40h). Ano: 2012Letramentos em EJA - 1 Segmento: práticas pedagógicas (60h). Ano 2012Integração às Carreiras de Magistério Público e Carreira Assistência à Educação 1 edição (60h). Ano: 2012 Integração às Carreiras de Magistério Público e Carreira Assistência à Educação 2 edição (42h). Ano: 2012 Integração à Carreira Magistério Público - 2 Edição (Língua Portuguesa, 40h). Ano: 2012Integração à Carreira Magistério Público - 1 Edição (Língua Portuguesa, 60h). Ano: 2012

2018 - 2018

Universidade Estadual de Goiás

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Análise do Discurso, Carga horária: 20

2017 - 2019

Ministério Público do Distrito Federal e Territórios

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor formador da 9ª, 11ª e 13ª edições do curso ?Conscientização sobre Racismo e Preconceito Racial?.

2023 - 2023

Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, Cebraspe

Vínculo: Prest. de serviço/consultoria, Enquadramento Funcional: Coordenador Prova São Paulo

2018 - 2018

Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, Cebraspe

Vínculo: Prest. de serviço/consultoria, Enquadramento Funcional: Coordenador Prova São Paulo

2013 - 2016

Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, Cebraspe

Vínculo: Prest. de serviço/consultoria, Enquadramento Funcional: Subcoordenador do Enem

2014 - 2014

Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, Cebraspe

Vínculo: Prest. de serviço/consultoria, Enquadramento Funcional: Coordenador Avalição Nac. de Alfab. (ANA)

2010 - 2010

Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, Cebraspe

Vínculo: Prest. de serviço/consultoria, Enquadramento Funcional: Coordenador Prova São Paulo

2020 - Atual

Universidade de Brasília - FE - Observatório da Educação Básica

Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro

2024 - Atual

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

Vínculo: Membro do Comitê Nacional DH, Enquadramento Funcional: Membro de Comitê Nac. Educ. e Cult. em DH

Outras informações:
Membro suplente do Comitê Nacional de Educação e Cultura em Direitos Humanos (CNECDH), conforme Portaria 1178, de 20 de setembro de 2024, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

2024 - Atual

Ministério da Educação (SECADI)

Vínculo: Prest. de serviço/consultoria, Enquadramento Funcional: Agente Regional Pneerq no DF

2025 - 2025

Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPES, Ceaf/MPES

Vínculo: Prest. de serviço/palestra, Enquadramento Funcional: Palestrante

Outras informações:
Palestra: Lei 10.639/2003 - importância de história e cultura afro-brasileira. Público: membros do Ministério Público e do Poder Judiciário.