Lais Almeida de Sousa
Graduada em Serviço Social pela Faculdade Leão Sampaio (2011), Pós-graduada (Especialista) em Serviço Social pela mesma instituição (2014), Professora do Curso de Serviço Social da Faculdade Vale do Salgado, Icó-CE desde (2012). Possui experiência com Assistência Social. Compromissada com o projeto ético-político e profissional da categoria.
Informações coletadas do Lattes em 31/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Serviço Social
2011 - 2014
Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
Título: O Controle Social na contemporaneidade: Uma análise da sistematização da Política de Assistência Social
Graduação em Serviço Social
2007 - 2011
Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
Título: Ánelise da efetividade do Controle Social nos Benefícios Eventuais
Orientador: Helaide Mendonça
Formação complementar
2007 - 2007
Informática básica. (Carga horária: 80h). , Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, PMJN/CE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Participação em eventos
VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS UFPB. 2010. (Seminário).
V SEMANA DE SERVIÇO SOCIAL. 2010. (Seminário).
BLITZ DE PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER E CONTRA A VIOLÊNCIA DE GÊNERO. 2009. (Encontro).
IV SEMANA DE SERVIÇO SOCIAL. 2009. (Seminário).
V SEMANA DE DITRITOS HUMANOS. DEMOCRACIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS - UFPB. 2009. (Congresso).
I CICLO DE PALESTRA DE SERVIÇO SOCIAL. 2008. (Encontro).
III FÓRUM DE POLITICAS PÚBLICAS PARA PESSOA IDOSA. 2008. (Seminário).
XXXI Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social. 2008. (Congresso).
II SEMANA DE SERVIÇO SOCIAL. 2007. (Seminário).
Mini-curso de Produção de textos. 2003. (Outra).
Participação em bancas
Alves, Cicero Charlison Renan;SOUSA, L. A.; Maria Simone Araújo Figueiredo. O Serviço Social e as condicionalidades do Programa Bolsa Família: um espaço possível e necessário.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
Maria Simone Araújo Figueiredo; Alves, Cicero Charlison Renan;SOUSA, L. A.. Os dilemas e as dificuldades enfrentadas ela família no acompanhamento da pessoa com transtorno mental: um estudo realizado no CAPS de Icó- Ce.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
Maria Simone Araújo Figueiredo; Alves, Cicero Charlison Renan;SOUSA, L. A.. A contribuição do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no trabalho social com crianças: um estudo no CRAS II Jaguaribe- Ce.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
Josué Barros Junior; Alves, Cicero Charlison Renan;SOUSA, L. A.. .Educação em Saúde na adolescência: análise sob a perspectiva de professores que atuam no Programa Saúde na escola na cidade de Icó - Ceará.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
Alves, Cicero Charlison Renan;SOUSA, L. A.; Raquel Alencar Lourenço. O papel da família no processo de inserção da pessoa com transtornos mentais nos CAPS da cidade de Icó - Ceará.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
Alves, Cicero Charlison Renan; Janaina Batista Pereira;SOUSA, L. A.. Os dilemas das práticas terapêuticas do/a Assistente Social na Rede de Atenção Psicossocial da Região Centro Sul Ceará: uma questão em debate.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
Maria Simone Araújo Figueiredo; Raquel Alencar Lourenço;SOUSA, L. A.. Análise dos direitos e garantias estabelecidos no Estatuto da Juventude no Movimento Estudantil do município de Icó- Ceará.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
DUARTE, A. T. C.;SOUSA, L. A.; A.J.S. PINHEIRO. Políticas Públicas e Envelhecimento: a construção de uma política de direitos e os desafios do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS I de Jaguaribe- Ce.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
Alves, Cicero Charlison Renan;SOUSA, L. A.; Maria Simone Araújo Figueiredo. Limites e Possibilidades para a atuação do/a Assistente Social na Proteção Social Básica do município de Lavras da Mangabeira- Ceará.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
Maria Simone Araújo Figueiredo;SOUSA, L. A.; Raquel Alencar Lourenço. Gravidez na adolescência: causas, consequências e interrupções.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
Janaina Batista Pereira;SOUSA, L. A.; R.S.P. GONÇALVES. Análise do atendimento aos usuários com tentativas de suicídio no Centro de Atenção Psicossocial.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
Alves, Cicero Charlison Renan;SOUSA, L. A.; Janaina Batista Pereira. O Serviço Social na promoção da humanização na Saúde Mental: um estudo na percepção dos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial da 17ª Região de Saúde do Estado do Ceará.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
Raquel Alencar Lourenço;SOUSA, L. A.; Sonilde Saraiva Januário Nunes. A atuação do Assistente Social no combate ao uso das drogas pelos adolescentes no município de Cedro - Ceará.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
Maria Simone Araújo Figueiredo; Alves, Cicero Charlison Renan;SOUSA, L. A.. Uma análise das condições de trabalho do Assistente Social na Educação.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
Maria Simone Araújo Figueiredo; R.S.P. GONÇALVES;SOUSA, L. A.. A violência financeira a pessoa idosa: uma expressão da questão social.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
Raquel Alencar Lourenço; Alves, Cicero Charlison Renan;SOUSA, L. A.. A atuação do Assistente Social no enfrentamento das desigualdades sociais na contemporaneidade: um estudo de caso nos CRAS do município de Lavras da Mangabeira- Ce.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO.
Orientou
Os dilemas a atuação do Assistente Social no Programa Bolsa Família: uma análise na Assistência Social do município de Iguatu - Ceará; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Lais Almeida de Sousa;
Análise do trabalho do (a) Assistente Social na efetivação dos direitos da pessoa idosa nos CRAS do município de Lavras da Mangabeira - Ceará; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Lais Almeida de Sousa;
O trabalho do (a) Assistente Social na prevenção da violação dos direitos da criança e do adolescente: um estudo realizado na Proteção Social Básica no município de Lavras da Mangabeira - Ceará; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Lais Almeida de Sousa;
Análise da exploração financeira contra a pessoa idosa: um estudo realizado no CREAS do município de Lavras da Mangabeira- Ce; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Lais Almeida de Sousa;
Análise da atuação do/a Assistente Social na perspectiva da efetivação de direitos de criança e adolescentes nos CREAS da Região Centro Sul; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Lais Almeida de Sousa;
A participação da família na qualidade de vida da pessoa idosa: uma análise no CRAS do município de Lavras da Mangabeira- Ce; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Lais Almeida de Sousa;
Os efeitos das condicionalidades na execução do Programa de Transferência de Renda Bolsa Família do município de Lavras da Mangabeira- Ce; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Lais Almeida de Sousa;
A violação dos direitos da Criança e do Adolescente no contexto do trabalho infanto-juvenil: uma análise nos creas da região Centro Sul; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Lais Almeida de Sousa;
Serviço Social e Educação: a importância da inserção do Assistente Social na educação pública: uma pesquisa realizada no IFCE de Cedro- Ce; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Lais Almeida de Sousa;
A análise da importância do Programa Bolsa Família na concepção das mulheres /PAIF inseridas do CRAS II no município de Cedro-Ce; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Lais Almeida de Sousa;
Análise da percepção das crianças sobre exploração do trabalho infantil no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município de Icó- Ce; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Lais Almeida de Sousa;
Análise da garantia dos direitos das gestantes atendidas pelo CRAS Mozort Lopes de Oliveira no município de Lavras da Mangabeira- Ce; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Lais Almeida de Sousa;
Os efeitos da alienção parental na vida da criança e do adolescente: um estudo de caso realizado no CREAS do município de Lavras da Mangabeira - Ce; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Lais Almeida de Sousa;
Produções bibliográficas
-
Alves, Cicero Charlison Renan ; SOUSA, L. A. . TRABALHO INFANTIL: UMA DISCUSSÃO SOBRE DIREITOS, CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS. ID on line. Revista de Psicologia , v. 7, p. 54-63, 2013.
-
SOUSA, L. A. ; Antônia Cleidiana Diniz Pinheiro ; Alves, Cicero Charlison Renan . Rede de proteção às mulheres e a atuação do/a assistente social frente à violência de gênero.. In: Lielton Maia Silva; Sandra Mary Duarte; Antoniel dos Santos Gomes Filho.. (Org.). Violência de gênero: resistência em tempos de crise no Brasil.. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2017, v. 1, p. 124-139.
-
DUARTE, A. T. C. ; Alves, Cicero Charlison Renan ; SOUSA, L. A. . TORNANDO-SE MULHER; ENTENDENDO A CONSTRUÇÃO DE GÊNERO E DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER. In: XV COGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS, 2016, RECIFE. XV CBAS. BRASILIA: ABEPSS E CFESS, 2016. v. 15. p. 1-10.
-
Alves, Cicero Charlison Renan ; SOUSA, L. A. ; DUARTE, A. T. C. ; SILVA, F. R. ; ARAUJO, N. S. F. ; ARAUJO, A. P. S. ; SOUTO, J. D. . O EXERCICIO DA PARTICIPAÇÃO POPULAR NOS CONSELHOS DE SAÚDE BRASILEIROS: UM REVISÃO SISTEMÁRICA.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS, 2016, RECIFE. XV CBAS. BRASILIA: ABEPSS E CFESS, 2016. v. 15. p. 1-7.
-
Alves, Cicero Charlison Renan ; ARAUJO, C. L. R. ; GOMES FILHO, A. S. ; SOUSA, L. A. . A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA PARA O TRATAMENTO DE PESSOAS COM TRANSTORNOS MENTAIS: UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS DO CAPS I DO MUNICÍPIO DE LAVRAS DA MANGABEIRA. In: V Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento-CEURCA., 2015, Crato. CEURCA, 2015. v. 5. p. 16-36.
-
SOUSA, L. A. ; Alves, Cicero Charlison Renan ; Silva, Mossicléia Mendes . PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM TEMPOS DE CRISE DO CAPITAL: ENSAIOS SOBRE A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NOS ESPAÇOS DE CONTROLE DEMOCRÁTICO. In: IV SEMINÁRIO CETROS: NEODESENVOLVIMENTISMO, TRABALHO E QUESTÃO SOCIAL, 2013, FORTALEZA. CETROS: NEODESENVOLVIMENTISMO, TRABALHO E QUESTÃO SOCIAL, 2013.
-
Alves, Cicero Charlison Renan ; SOUSA, L. A. ; SOUSA, M. M. F. ; SOUSA, M. F. . Legitimar a proposta democrática: um desafio a ser enfrentado pelo Serviço Social. In: II Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento-CEURCA., 2012, Crato. CEURCA, 2012. v. 2. p. 1-9.
-
SOUSA, M. M. F. ; Alves, Cicero Charlison Renan ; SOUSA, L. A. ; SOUSA, M. F. . Reforma agrária e a participação popular: um estudo dos movimentos sociais dos pequenos agricultores do município de Icó Ceará.. In: II Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento-CEURCA., 2012, Crato. CEURCA, 2012. v. 2. p. 1-9.
-
Alves, Cicero Charlison Renan ; Silva, Mossicléia Mendes ; SOUSA, L. A. . CAPITAL X TRABALHO: UMA LUTA ÁRDUA EM TORNO DA JORNADA DE TRABALHO. In: XIV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA " CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL", 2011, CRATO - CE. XIV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2011.
-
Alves, Cicero Charlison Renan ; E SILVA, PATRÍCYA KARLA FERREIRA ; SOUSA, L. A. . A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA FRENTE ÀS CONTRADIÇÕES DO CAPITAL: UMA ANÁLISE DO CONTROLE SOCIAL. In: XIV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA " CIÊNCIA E DESENVOLCIMENTO REGIONAL", 2011, CRATO - CE. XIV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2011.
-
Alves, Cicero Charlison Renan ; SOUSA, L. A. . A ASSISTÊNCIA SOCIAL COMO POLÍTICA DE DIREITO: UM DESAFIO A SER ENFRENTADO. In: IV Encontro Universitário da UFC no Cariri - 2012, realizado no período de 17 a 19 de Dezembro de 2012., 2013, Juazeiro do Norte. IV Encontro Universitário da UFC no Cariri - 2012, realizado no período de 17 a 19 de Dezembro de 2012. Juazeiro, 2013.
-
SOUSA, L. A. ; Alves, Cicero Charlison Renan . EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: UMA QUESTÃO EM DEBATE. In: IV Encontro Universitário da UFC no Cariri - 2012, realizado no período de 17 a 19 de Dezembro de 2012. Juazeiro, 2013, Juazeiro do Norte. IV Encontro Universitário da UFC no Cariri - 2012, realizado no período de 17 a 19 de Dezembro de 2012. Juazeiro, 2013.
-
Alves, Cicero Charlison Renan ; SOUSA, L. A. . DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E O CONTROLE SOCIAL: UMA ARTICULAÇÃO LIMITADA. In: III Encontro Universitário da UFC no Cariri, 2011, JUAZEIRO DO NORTE - CE. III Encontro Universitário da UFC no Cariri, 2011.
-
Alves, Cicero Charlison Renan ; PEREIRA, R. B. ; SOUSA, L. A. . A POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO: DESAFIOS E LIMITES PARA SUA EFETIVAÇÃO. In: 11º Congresso Internacional da Rede Unida, 2014, FORTALEZA. 11º Congresso Internacional da Rede Unida. BOTUCATU: Suplemento Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 2014. v. 11. p. 1-1.
-
Alves, Cicero Charlison Renan ; SOUSA, L. A. . A PERSPECTIVA DE DIREITOS E CIDADANIA QUE O CREAS (CENTRO DE REFERÊNCIA DE ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL) ESTABELECE ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA: UM ESTUDO O MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - Atual
Faculdade Vale do salgadoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lais Almeida de Sousa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?