Mayka de Souza Lima

Doutoranda em Ciência da Computação pela UFBA, Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), graduada em Ciência da Computação e especialista em Redes de Computadores pela Universidade Tiradentes (Aracaju-SE) . Licenciada no Curso de Formação Pedagógica em Pedagogia pela UNINTER. Professora Efetiva de 40 h Dedicação Exclusiva do IFS Instituto Federal de Sergipe, Campus de Itabaiana nos Cursos de Ciencia da Computação e de Manutenção e Suporte em Informática modalidade Integrado, lecionando as disciplinas: redes de computadores II , lógica de programação, manutenção de computadores, Segurança de Informática, arquitetura de computadores, tópicos especiais, Sistemas Operacionais, metodologia cientifica em ciencia da computação, trabalho de conclusão de curso e projeto integrador. Atuou como bolsista do FNDE, rede MEC/SETEC, no cargo de Coordenadora Geral da Rede E-Tec (Educação a Distancia) do Instituto Federal de Sergipe Campus Aracaju durante 18 meses. Últimos cargos executados: Administrador de Segurança SAP e Projetos de Segurança da Informação do Grupo Cencosud Chileno; como prof da Fanese do Curso de Gestão em TI e Sistemas da Informação; e prof Tutor do Curso de Gestão de Tecnologia da Informação pela UNIT-Universidade Tiradentes. Certificada pela ISS - Internet Security System. Trabalhos desenvolvidos de conclusão de curso: Metodologia para Desenvolvimento de Políticas de Segurança(Graduação) e Análise dos Modelos de Sistema de Detecção de Intrusos (Pós-Graduação). Lecionou na FANESE e na UNIT como Prof Tutor durante 03 anos nas disciplinas do ensino superior a distância. Integrante do GEPIn (Grupo de Estudos em Informática do IFS) e do MATISSE (Models, Approaches and Technologies for Sys. and Soft. Eng).

Informações coletadas do Lattes em 20/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ciência da Computação

2019 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Título: A CONCEPTUAL FRAMEWORK FOR THE DESIGN OF VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS
Rita Suzana Pitangueira Maciel. Palavras-chave: Virtual Learning Environments; Conceptual Framework,; Conceptualization; Learning Theories,; Strategies.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Mestrado em Ciência da Computação

2013 - 2016

Universidade Federal de Sergipe
Título: PROPOSTA DE UM VOCABULÁRIO SEMÂNTICO PARA DESCOBRIR SERVIÇOS NA INTERNET DAS COISAS
Orientador: Admilson de Ribamar Lima Ribeiro
, Ano de Obtenção: 2016.Coorientador: Edward David Moreno. Palavras-chave: Vocabulário; Semântica; Internet das Coisas.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Especialização em Redes de Computadores

2002 - 2004

Universidade Tiradentes
Título: Análise dos Modelos de Sistemas de Detecção de Intruso
Orientador: Domingos Savio Alcantara Machado

Graduação em Formação Pedagógica em Pedagogia

2020 - 2020

Centro Universitário Internacional
Título: PROTOCOLO PARA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA DAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS

Graduação em Ciência da Computação

1997 - 2001

Universidade Tiradentes
Título: Metodologia para Desenvolvimento de Políticas de Seguraça
Orientador: Domingos Sávio Alcântara Machado

Formação complementar

2008 - 2010

Curso de Esanhol. , Conocer Solamente Español, CO, Brasil.

2008 - 2008

ISS Specialist. (Carga horária: 40h). , Internet Security Systems, ISS, Estados Unidos.

2008 - 2008

ADM940-63 Authorization Concept AS ABAP. (Carga horária: 40h). , SAP Brasil, SAP, Brasil.

2007 - 2007

Gerenciamento de TI - ITIL. (Carga horária: 24h). , Petrobras, BR, Brasil.

2005 - 2005

Introdução ao Real Secure Site Protector. (Carga horária: 32h). , Internet Security Systems, ISS, Estados Unidos.

2005 - 2005

Conceitos Básicos em Segurança da Informação. (Carga horária: 16h). , Schlumberger Consultorias de Segurança, SCH, Brasil.

2005 - 2005

Internet Scanner. (Carga horária: 16h). , Internet Security Systems, ISS, Estados Unidos.

2005 - 2005

?X Curso de Qualidade no Atendimento ao Cliente. (Carga horária: 8h). , HM ? Consultoria, Comunicação e Marketing, HM, Brasil.

2004 - 2004

FCP Fundamental. (Carga horária: 36h). , Furukawa, FCP, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Laboratorio de Administração Linux/Unix. (Carga horária: 16h). , II Escola Regional de Computação Bahia - Sergipe, ERBASE, Brasil.

2001 - 2001

JAI1 - FUndamentos de Sistemas Multiagentes. (Carga horária: 20h). , Sociedade Brasileira de Computação, SBC, Brasil.

2001 - 2001

JAI5 - Sistemas Workflow. (Carga horária: 20h). , Sociedade Brasileira de Computação, SBC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Redes de Computadores.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Internet das Coisas e Ontologias.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Linguagens de Programação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Segurança em TI.

Organização de eventos

LIMA, Mayka de Souza . III JORINFS - Jornada de Informática. 2018. (Outro).

LIMA, Mayka de Souza . I Semana Acadêmica do IFS. 2018. (Outro).

DE SOUZA LIMA, MAYKA ; NASCIMENTO, S. C. . II Ciclo de Palestras de Informática. 2017. (Outro).

DE SOUZA LIMA, MAYKA ; NASCIMENTO, S. C. . 1 Workshop de Informática e Inovação. 2016. (Outro).

DE SOUZA LIMA, MAYKA ; NASCIMENTO, S. C. . I Ciclo de Palestras de Informática. 2016. (Outro).

DE SOUZA LIMA, MAYKA ; NASCIMENTO, S. C. ; GAMA JUNIOR, L. S. ; SILVA, E. H. L. ; ALMEIDA, C. A. S. ; CARNEIRO NETO, J. A. . II Jornada de Informática. 2015. (Outro).

LIMA, Mayka de Souza . Jornada de Informática. 2014. (Outro).

Participação em eventos

Semio-Participatory Interaction Design Research Laboratory (SPIDeLab).Oficina 1 - Design instrucional participativo e distribuído do evento Interações 2020,. 2020. (Oficina).

Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019). Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019). 2019. (Congresso).

SBSI 2019. 2019. (Simpósio).

VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE)..JAIE - Pensamento Computacional: Fundamentos e Integração na Educação Básica,. 2019. (Oficina).

COM2 Mulheres.Web Semântica: a web do futuro e sua relação com Internet das Coisas (IoT). 2017. (Seminário).

GOOGLE CLOUD NEXT CDG Aracaju.Novos desafios para as aplicações na utilização de Cloud Computing e IoT (Internet of Things). 2017. (Outra).

Tech Day 2017.O PRESENTE E PERSPECTIVA FUTURA DA INTERNET DAS COISAS (IOT). 2017. (Outra).

TI Express.A WEB SEMÂNTICA E ONTOLOGIAS PARA UTILIZAÇÃO NA INTERNET DAS COISAS (IOT). 2017. (Outra).

I Ciclo de Palestra de Informatica. 2016. (Exposição).

SISLOG. 2016. (Simpósio).

II JORINFS - Jornada de Informática. 2015. (Outra).

III Forum de EaD. 2014. (Outra).

I JORINFS. 2014. (Outra).

Jornada de Agronegócio. 2014. (Outra).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFS. 2014. (Seminário).

Simpósio Sergipano de Logística. 2014. (Simpósio).

Workshop Facilitador.Fundamentos dps 07 Hábito da Eficácia - Franklin Covey. 2012. (Simpósio).

IV Seminario Interdisciplinar do Curso de Gestão em TI.Segurança em Tecnologia da Informação (Mesa Redonda). 2009. (Seminário).

IV Seminario Interdisciplinar do Curso de Gestão em TI.Segurança em Tecnologia da Informação. 2009. (Seminário).

VI SEMINFO ? VI Semana de Informática de Sergipe da Universidade Tiradentes.Segurança da Informação: Principais ameaças e recomendações de prevenção. 2009. (Seminário).

I Seminario Interdisciplinar dos Cursos EAD.Segurança da Informação. 2007. (Seminário).

IV Encontro do Forum Permanente de Inovação Educacional - FOPIE. 2007. (Encontro).

V Sempesq - Semana de Pesquisa da UNIT.Metodologia de Desenvolvimento de Políticas de Segurança. 2003. (Seminário).

V Sempesq - Semana de Pesquisa da UNIT. 2003. (Seminário).

I Jornada Tecnológica. 2001. (Seminário).

XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2001. (Congresso).

I Semana de Informática. 1999. (Outra).

Seminário de Robôs Móveis. 1998. (Seminário).

V Jornada de Informática. 1998. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Flailton Pereira de Abreu Batista

VENEGA, V.; MACIEL, R. S. P.;LIMA, Mayka de Souza. GOALSAHEAD: MATERIALIZANDO REQUISITOS CMOOC ATRAVÉS DA PLATAFORMA MOODLE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Tassia Silva de Jesus

LIMA, Mayka de Souza; MACIEL, R. S. P.; BARBOSA, L.. O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA AVALIAÇÃO MULTIMÉTODO SOBRE AS PRÁTICAS E PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES BRASILEIROS NO ENSINO REMOTO.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Priscila de Almeida Silva

LIMA, Mayka de Souza; MACIEL, R. S. P.; VENEGA, V.. MAPEAMENTO E DISPONIBILIZAÇÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS INTERNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA): ESTUDO DE CASO NO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: THAMIRES SILVA,SHEISE SANTANA, JOSE ROBERTO, LUAN, JONATAS

GENTIL, F. A. S.;LIMA, Mayka de Souza. AUTOMATIZAÇÃO ELETRONICA DE DOCUMENTOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe.

Aluno: DANIELA ELAINE, ERICK, FREDERICO, HUGO

GENTIL, F. A. S.;LIMA, Mayka de Souza. REALIDADE AUMENTADA NA EDUCAÇÃO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe.

Aluno: BRENO, DANILO PENA, EVERTON, IGOR, LUIZ, MARCELO, TARCISIO

GENTIL, F. A. S.;LIMA, Mayka de Souza. COMPUTAÇÃO EM NUVEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe.

Aluno: WALLACE CONCEIÇÃO, MANOEL MESSIAS, VANDO, CARLOS NEY

GENTIL, F. A. S.;LIMA, Mayka de Souza. SISTEMAS DE INVENTARIO DE HARDWARE E SOFTWARE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe.

Aluno: Jose Roberto

GENTIL, F. A. S.;LIMA, Mayka de Souza. Desenvolvimento de ITIL nos processos de serviços de TI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe.

Aluno: Doval Oliveira, Hugo, John, Pamella

GENTIL, F. A. S.;LIMA, Mayka de Souza. Mapeamento dos Principais Processos da Empresa CENUT Visando Automatização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe.

Aluno: Jose Diego Lima Martins

GENTIL, F. A. S.;LIMA, Mayka de Souza. Análise do impacto da Implantação do serviço de impressão na Energisa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe.

Aluno: CAIO DE JESUS FERREIRA, HERNANDZ SOUZA SANTANA, JONATAS DE O

GENTIL, F. A. S.;LIMA, Mayka de Souza. A sustentabilidade na área tecnológica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe.

Aluno: HERNANDZ SOUZA SANTANA

GENTIL, F. A. S.;LIMA, Mayka de Souza. Crimes Virtuais e a Legislação Virtual Brasileira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe.

Aluno: Rafael Arcanjo, Daniel da Conceição, Marcelio Oliveira

GENTIL, F. A. S.;LIMA, Mayka de Souza. Avaliação e análise de risco de uma empresa do ramo da construção civil com base no COBIT. 2014.

Aluno: Silas Álvares Carvalho de jesus

GENTIL, F. A. S.;LIMA, Mayka de Souza. Análise do impacto na celeridade das normas pós implantação de um sistema de processo judicial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe.

Aluno: KARLA NASCIMENTO,PAMELA MAYARA,BRENO SAMPAIO

GENTIL, F. A. S.;LIMA, Mayka de Souza. Estudo e implementação de um sistema de informações na empresa Canti - Consultoria em TI e Acessórios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe.

Aluno: JACQUELINE DE SA,JULIO CESAR,MONISE SANTOS

GENTIL, F. A. S.;LIMA, Mayka de Souza. Modelagem para Desenvolvimento para Saúde Pública. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe.

Aluno: Thiers Garreti Ramos Sousa

Thiers Garreti Ramos Sousa; DORIA, A. B.;LIMA, Mayka de Souza. WMI para gerenciamento de redes: protótipo de um software para gerenciamento de sistemas através de um dispositivo móvel. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Tiradentes.

Aluno: Roberto Barreto dos Anjos Filho

ANJOS FILHO, R. B.; Melo, Miguel Augusto Barreto;LIMA, Mayka de Souza. TV na Internet. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Tiradentes.

Aluno: Marcus Vinicius Rodrigues Andrade

ANDRADE, M. V. R.; DORIA, A. B.;LIMA, Mayka de Souza. Fábrica de Software: implantação e gestão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Tiradentes.

LIMA, Mayka de Souza; ALMEIDA, A. G. D.; MANSUR, P. H. G.; OLIVEIRA, A. P. A.. Comissão Especial de Avaliadores para Reconhecimento de Saberes e Competências - CERSC/IFS. 2015. Instituto Federal de Sergipe.

LIMA, Mayka de Souza; FONSECA, F. S. M.; SANTOS NETO, C. S.; MATOS, L. B. C.. Comissão Especial de Avaliadores para Reconhecimento de Saberes e Competências - CERSC/IFS. 2015. Instituto Federal de Sergipe.

LIMA, Mayka de Souza; TRIERVEILER, M.. Comissão Especial de Avaliadores para Reconhecimento de Saberes e Competências - CERSC/IFPR. 2015. INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.

LIMA, Mayka de Souza; SILVA, E. H. L.. Comissão de Banca Examinadora para Realização de Exame de Proficiência. 2015. Instituto Federal de Sergipe.

LIMA, Mayka de Souza; MORAIS, W. S.. Comissão Especial de Avaliadores para Reconhecimento de Saberes e Competências - CERSC/IFMT. 2015. Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

LIMA, Mayka de Souza. Comissão Especial de Avaliadores para Reconhecimento de Saberes e Competências - CERSC/IFSP. 2015. Instituto Federal de São Paulo.

LIMA, Mayka de Souza. Comissão Especial de Avaliadores para Reconhecimento de Saberes e Competências - CERSC/IFRO. 2015. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

LIMA, Mayka de Souza. Comissão Especial de Avaliadores para Reconhecimento de Saberes e Competências - CERSC/IFRS. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

LIMA, Mayka de Souza. Comissão Especial de Avaliadores para Reconhecimento de Saberes e Competências - CERSC/IFRS. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

LIMA, Mayka de Souza. Comissão Especial de Avaliadores para Reconhecimento de Saberes e Competências - CERSC/IFPE. 2015. Instituto Federal de Pernambuco.

LIMA, Mayka de Souza. Comissão Especial de Avaliadores para Reconhecimento de Saberes e Competências - CERSC/IFG. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

LIMA, Mayka de Souza. Comissão Especial de Avaliadores para Reconhecimento de Saberes e Competências - CERSC/IFTM. 2015. Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

LIMA, Mayka de Souza; JOAQUIM, J. R.; FERREIRA, L. C. B. C.; OLIVEIRA, A. P. A.. Comissão Especial de Avaliadores para Reconhecimento de Saberes e Competências - CERSC/IFS. 2014. Instituto Federal de Sergipe.

LIMA, Mayka de Souza; DIAS, F. O.; SILVA, A. B. N.; OLIVEIRA, A. P. A.. Comissão Especial de Avaliadores para Reconhecimento de Saberes e Competências - CERSC/IFS. 2014. Instituto Federal de Sergipe.

LIMA, Mayka de Souza; SALES, D. S.; HORA, H. R. M.; MATOS, L. B. C.. Comissão Especial de Avaliadores para Reconhecimento de Saberes e Competências - CERSC/IFS. 2014. Instituto Federal de Sergipe.

LIMA, Mayka de Souza; AREAO, A. S.; ESCOLA, J. P. L.; MATOS, L. B. C.. Comissão Especial de Avaliadores para Reconhecimento de Saberes e Competências - CERSC/IFS. 2014. Instituto Federal de Sergipe.

LIMA, Mayka de Souza; SANTOS, E. J.; CUNHA, Marcelo Machado; GAMA JUNIOR, L. S.. Comissão de Processo Seletivo para os cargos de Tutor Presencial e Tutor a Distância. 2014. Instituto Federal de Sergipe.

LIMA, Mayka de Souza; SANTOS, E. J.; CUNHA, Marcelo Machado; GAMA JUNIOR, L. S.. Comissão de Processo Seletivo para os cargos de Tutor Presencial e Tutor a Distância. 2014. Instituto Federal de Sergipe.

LIMA, Mayka de Souza; GAMA JUNIOR, L. S.; ALMEIDA, C. A. S.; CARNEIRO NETO, J. A.; OLIVEIRA, A. S.; CAMPOS, R. K. N.; NASCIMENTO, S. C.; FARIAS, F. L. O.. Comissão Organizadora da 1a Jornada de Informática do Campus Itabaiana. 2014. Instituto Federal de Sergipe.

LIMA, Mayka de Souza; GAMA JUNIOR, L. S.; CARVALHO, A. C. A.; SOZZI, A. L.. Comissão de Avaliação da Seleção de Tutoria - Formador. 2014. Instituto Federal de Sergipe.

LIMA, Mayka de Souza. Comissão Especial de Avaliadores para Reconhecimento de Saberes e Competências - CERSC/IFRN. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

LIMA, Mayka de Souza. Comissão Especial de Avaliadores para Reconhecimento de Saberes e Competências - CERSC/IFMG. 2014. Instituto Federal Minas Gerais.

LIMA, Mayka de Souza; CARNEIRO NETO, J. A.; ALMEIDA, C. A. S.; CAMPOS, R. K. N.. Comissão de Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso Superior de tecnologia em Redes de Computadores. 2013. Instituto Federal de Sergipe.

Orientou

Tassia Silva de Jesus

O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA AVALIAÇÃO MULTIMÉTODO SOBRE AS PRÁTICAS E PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES BRASILEIROS NO ENSINO REMOTO; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mayka de Souza Lima;

Priscila de Almeida Silva

MAPEAMENTO E DISPONIBILIZAÇÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS INTERNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA): ESTUDO DE CASO NO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Mayka de Souza Lima;

Rosana de Jesus Almeida

Google Classroom: Uma pesquisa de sua utilização no IFS-Campus Itabaiana; 2018; Orientação de outra natureza; (Tecnico de Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Mayka de Souza Lima;

Karlla Thaysa Dantas Lima de Melo

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NAS EMPRESAS DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ITABAIANA: UM ESTUDO; 2017; Orientação de outra natureza; (Tecnico de Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Mayka de Souza Lima;

Rafaela Santos Silva

Um estudo exploratório da Web semântica e Web 2; 0 nos ambientes educacionais; ; 2017; Orientação de outra natureza; (Tecnico de Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Mayka de Souza Lima;

Ana Carla Santos

SEGURANÇA DOS SERVIÇOS EM CLOUD COMPUTING: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA; 2017; Orientação de outra natureza; (Tecnico de Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Mayka de Souza Lima;

Franco Santos da Cunha

CIBER CRIMES: ESTUDO DE CIBERCRIMES NAS EMPRESAS EM ITABAIANA; 2017; Orientação de outra natureza; (Tecnico de Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Mayka de Souza Lima;

LUCIELMA ANDRADE SANTOS

ESTUDO DE PRÁTICAS DE SEGURANÇA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE (IFS) CAMPUS DE ITABAIANA; 2017; Orientação de outra natureza; (Tecnico de Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Mayka de Souza Lima;

Anderson Roberto de França Menezes

INTERNET DAS COISAS E OS PRINCIPAIS PROTOCOLOS; 2017; Orientação de outra natureza; (Tecnico de Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Mayka de Souza Lima;

morgana estefany fagundes moura

UM ESTUDO SOBRE A ADOÇÃO DAS PRÁTICAS DE TI VERDE NO IFS; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Tecnico de Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Mayka de Souza Lima;

Adriane Santos Rezende

Gerenciamento de Redes para o Campus Itabaiana Utilizando o Sistema de Código Aberto: Zabbix; 2015; Orientação de outra natureza; (Tecnico de Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Mayka de Souza Lima;

Carlos Henrique Teles dos Santos

Análise do cabeamento estruturado de um Órgão Federal; 2015; Orientação de outra natureza; (Tecnico de Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Mayka de Souza Lima;

Karina Rocha dos Santos

Uma Implentação do Protocolo DDNS em CFTV; 2015; Orientação de outra natureza; (Tecnico de Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Mayka de Souza Lima;

Lucimaria Francisca da Silva Santana

Segurança em Redes Sem Fio: Analise do estudo da segurança e da infraestrutura da rede wireless do IFS - Campus Itabaiana; 2015; Orientação de outra natureza; (Tecnico de Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Mayka de Souza Lima;

Mateus m a de lima

SEGURANÇA DE DADOS EM COMPUTAÇÃO EM NUVENS NAS EMPRESAS DE TI DE ITABAIANA; 2014; Orientação de outra natureza; (Tecnico de Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Mayka de Souza Lima;

Produções bibliográficas

  • LIMA, Mayka de Souza ; MACIEL, R. S. P. . Practices and digital technological resources for remote education: an investigation of Brazilian professor's profile. Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2022) , v. 1, p. 225-236, 2021.

  • LIMA, Mayka de Souza ; RIBAMAR, A. R. . Proposal of a Standard Vocabulary for Services Discovery on the Internet of Things. SciTePress , v. 1, p. 129-134, 2015.

  • LIMA, Mayka de Souza ; NUNES, M. A. S. N. . Estudo Prospectivo Relativo ao Padrão ZigBee para Redes sem Fio e sua Utilização na Computação em Nuvens. Scientia Plena, www.scientiaplena.org.br, p. 01, 30 nov. 2014.

  • LIMA, Mayka de Souza ; RIBAMAR, A. R. ; MORENO, E. D. ; DIAS, W. R. A. . STUDY OF SEMANTIC WEB IN EMBEDDED DEVICES FOR INTERNET OF THINGS (IOT). RBADM - Revista Brasileira de Administração Científica.

  • LIMA, Mayka de Souza ; NASCIMENTO, J. R. C. ; CONCEICAO, G. K. M. . ANÁLISE E GERENCIAMENTO DE REDE UTILIZANDO A FERRAMENTA THE DUDE. In: ERBASE, 2016, MACÉIO. ANAIS DO WORKSHOP DE TECNOLOGIA DO ENSINO TÉCNICO (TECBASE), 2016. p. 16-25.

  • LIMA, Mayka de Souza ; MELO, J. D. ; REZENDE, A. S. ; JESUS, J. S. ; SILVA, E. H. L. . GERENCIAMENTO DE REDES UTILIZANDO ZABBIX. In: X CONNEPI, 2015, ACRE. CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA - CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO. ACRE: CONNEPI, 2015. v. X. p. 2415-2421.

  • LIMA, Mayka de Souza ; MELO, J. D. ; SANTOS JUNIOR, J. C. ; SANTANA, L. F. L. S. . UM ESTUDO DA DISPONIBILIDADE DA REDE SEM FIO NO IFS CAMPUS ITABAIANA. In: X CONNEPI, 2015, ACRE. CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. ACRE: CONNEPI, 2015. v. X. p. 2579-2583.

  • LIMA, Mayka de Souza ; MELO, J. D. ; MARTINS, M. L. . UMA IMPLEMENTAÇÃO DO PROTOCOLO DDNS EM CFTV. In: X CONNEPI, 2015, ACRE. CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. ACRE: CONNEPI, 2015. v. X. p. 2637-2641.

  • DE SOUZA LIMA, MAYKA ; MACIEL, R. S. P. . Practices and digital technological resources for remote education: an investigation of Brazilian professor?s profile. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DE SOUZA LIMA, MAYKA . O presente e a perspectiva futura da Internet das Coisas (IoT). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DE SOUZA LIMA, MAYKA . Novos desafios para as aplicações na utilização de Cloud Computing e IoT (Internet of Things). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DE SOUZA LIMA, MAYKA . A WEB SEMÂNTICA E ONTOLOGIAS PARA UTILIZAÇÃO NA INTERNET DAS COISAS (IOT). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, Mayka de Souza ; RIBAMAR, A. R. ; MORENO, E. D. ; DIAS, W. R. A. . STUDY OF SEMANTIC WEB IN EMBEDDED DEVICES FOR INTERNET OF THINGS (IOT). 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, Mayka de Souza . Internet das Coisas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, Mayka de Souza . Segurança em Tecnologia da Informação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, Mayka de Souza . Segurança em TI. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, Mayka de Souza . Segurança em Tecnologia da Informação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, Mayka de Souza ; MACHADO, Domingos Sávio Alcântara . Metodologia para Desenvolvimento de Politicas de Segurança. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

LIMA, Mayka de Souza . Segurança em Tecnologia da Informação. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LIMA, Mayka de Souza ; SILVA, E. H. L. . Curso de Linux UBUNTU. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, Mayka de Souza ; SILVA, E. H. L. . Curso de Linux UBUNTU. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, Mayka de Souza . Segurança no Sistema Operacional Linux. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    BENCHMARK COMPUTACIONAL E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMPARADA ENTRE PLATAFORMAS DE COMPUTAÇÃO PESSOAL, Descrição: O aumento da eficiência energética em sistemas computacionais tornou-se uma daspreocupações da atualidade, considerando o contexto de maior consciência dos problemasambientais, demandando por um menor consumo energético. A plataforma PC Stick é umainiciativa da indústria de computação para a obtenção baixo custo, aumento da capacidade deprocessamento, miniaturização e aumento da eficiência do consumo energético, em relação aosprocessos e operações realizadas pelas tecnologias computacionais convencionais. Naexecução desse projeto de pesquisa pretendemos avaliar o desempenho e apontar os benefíciose problemas da plataforma em uma perspectiva de substituição ao computadores convencionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mayka de Souza Lima - Integrante / jose damiao de melo - Coordenador.

  • 2023 - Atual

    INTEGRAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS EM METODOLOGIAS ATIVAS: MELHORIAS NO APRENDIZADO NO ENSINO MÉDIO, Descrição: Este projeto tem como objetivo explorar a integração de recursos tecnológicos digitais e metodologiasativas para alunos do ensino médio das dsciplinas de projetos e redes de computadores. O uso detecnologia em sala de aula pode ser uma estratégia eficaz para engajar os estudantes, tornar o processode aprendizagem mais dinâmico e promover uma melhor compreensão dos conceitos no curso técnicopara o aluno. Para alcançar esse objetivo, a metodologia de pesquisa iniciará por uma pesquisabibliográfica, em seguida o desenvovimento do material didático e implementação em sala de aula,desenvolvendo aulas práticas e atividades interativas que utilizem dispositivos digitais e aplicativoseducacionais, além de implementar estratégias de metodologias ativas para envolver os alunos noprocesso de aprendizado. Com os resultados da pesquisa espera-se uma diversidade de recursostecnológicos digitais e metodologias ativas sendo utilzadas no processo de ensino e aprendizagem.Uma vez que nossos resultados revelam novos recursos ausentes ou desejados, esperamos que esteestudo possa fornecer informações para o desenvolvimento educacional e contribuir para melhoraras atividades de ensino-aprendizagem dentro de um currículo instrucional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mayka de Souza Lima - Coordenador / jose damiao de melo - Integrante.

  • 2022 - 2023

    Percepção dos discentes em tempos de ensino remoto: o estudo de caso do Instituto Federal de Sergipe Campus Itabaiana, Descrição: Com a disseminação da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, alterou as atividades das instituições de ensino no território brasileiro. Uma destas foi obrigar pessoas e instituições a remodelar suas atividades, cumprindo o distanciamento social, como prevenção à disseminação do vírus. Para o setor educacional, foi implantada a modalidade de ensino remoto, como possibilidade de continuação das atividades escolares. O isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde, para mitigar o risco de contágio, impactou no desempenho das escolas e universidades brasileiras. As medidas adotadas no território brasileiro causaram o fechamento das instituições de ensino, o que impôs um modelo educacional sustentado pelos recursos tecnológicos digitais e baseado em metodologias de ensino na educação remota. Diante desse cenário, investigou-se a percepção dos discentes do Campus Itabaiana do Instituto Federal de Sergipe durante a implementação do ensino remoto e como as práticas de ensino foram transformadas, ou modificadas, para que se adequassem na adoção desses recursos. O survey foi aplicado, no âmbito desta investigação, nos discentes dos cursos ofertados no campus, e os resultados, entre outros achados, foram analisados através do método quantitativo e apresentados para mostrar as vantagens e desvantagens, desafios, percepções nas aulas e atividades da implantação dessa modalidade aos discentes. Ao compartilhar os dados da pesquisa com a comunidade acadêmica, espera-se apresentar um perfil geral dos discentes do campus sobre a mudança da modalidade do ensino presencial para o remoto e contribuir para o aprimoramento desse campo de pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mayka de Souza Lima - Integrante / andre santos oliveira - Coordenador / Geovanne Santos Rocha - Integrante.

  • 2021 - 2024

    Moving From Remote Education: Instructional Design Lived Experiences., Descrição: Digital Technological Resources are considered by many as essential in everyday life, influencing pedagogical practices. At the pandemic's beginning, Brazilian institutions faced obstacles that drove the adoption of remote teaching, supported by digital technological resources. Consequently, education professionals adapted remote teaching methods and included new methodologies to maintain school activities, highlighting the classroom design. This study investigates the experience and perception of education professionals using teaching methodologies during social isolation. A survey was applied, and we obtained 276 responses from education professionals. The sample ranged from basic to higher education, from public and private institutions in Brazil. The survey results showed diverse digital technology resources and teaching methodologies, specifically active ones such as PBL and flipped classrooms. We hope this study can provide information about the future of educational software development and contribute to improving teaching and learning activities as an investigation into curriculum design in the post-pandemic era.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Mayka de Souza Lima - Coordenador / Rita Suzana Pitangueira Maciel - Integrante.

  • 2018 - 2019

    PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO VERDE PARA ESTIMULAR A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, Descrição: Uma grande preocupação com os problemas ambientais vêm surgindo. Conservar os recursos naturais, evitar o aquecimento global, realizar diminuição no consumo energético e a sustentabilidade vêm sendo alvo de interesse em várias organizações, principalmente quando envolve a tecnologia da informação e os danos que podem ser causados ao meio ambiente. Algumas práticas sustentáveis são adotadas pelas organizações para minimizar estes problemas e o projeto em questão se dedica a mostrar algumas práticas sustentáveis a uma empresa do ramo de educação. Serão analisadas suas ações, estratégias e meios de conscientização utilizados junto a sua comunidade acadêmica, na utilização destas práticas usadas na TI (Tecnologia da Informação) verde para que haja sustentabilidade e que possa servir de referência a empresas do mesmo ramo de atuação. Com tais práticas sustentáveis, o descarte correto e manuseio dos equipamentos eletrônicos, e a conscientização da comunidade, obterá economia de energia e papel, diminuindo os impactos ambientais. A avaliação do uso dos equipamentos tecnológicos, gasto do papel e consumo desnecessário de energia será realizada através de métodos como, por exemplo, o levantamento de informações para a pesquisa por meio de entrevistas realizadas com as pessoas chave da empresa para que a tomada de decisão para o gerenciamento de seus ecossistemas tecnológicos fosse o menos impactante possível ao meio ambiente. Serão inseridas técnicas para conscientização dos funcionários, acrescentando prática sustentável relacionadas à aplicação da TI Verde em nível tático. Os resultados relevantes obtidos na análise serão apresentados aos gestores da empresa com as ações a serem tomadas podendo servir de modelo a outras empresas afins.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mayka de Souza Lima - Coordenador / sidney cassemiro do nascimento - Integrante / Debora Oliveira da Paixao - Integrante / Franciele de Oliveira Macena - Integrante / Nadja Taiara de Santana - Integrante.

  • 2016 - 2017

    PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NAS EMPRESAS DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ITABAIANA: UM ESTUDO, Descrição: Problemas ambientais, conservação dos recursos naturais ou o aquecimento global vêm sendo interesse de organizações, principalmente no que tange à tecnologia da informação e seus danos causados ao meio ambiente. Algumas práticas são adotadas por várias organizações e também são usadas de TI (Tecnologia da Informação) verde para que existe o processo da sustentabilidade de forma a servir de referência a empresas. Com tais práticas sustentáveis o descarte correto e manuseio dos equipamentos eletrônicos, e a conscientização da comunidade, obterá economia de energia e papel, diminuindo os impactos ambientais. O trabalho tem por objetivo analisar as iniciativas de gestão ambiental nas empresas no município de Itabaiana. Mostrando os resultados obtidos com as empresas para saber ate que ponto está aderindo a TI Verde. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mayka de Souza Lima - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    Estudo da Web Semântica em Dispositivos Embarcados para a IoT (Internet das Coisas), Descrição: A Web semântica é uma nova maneira de atribuir um significado ao conteúdo da Web de um vocabulário. As ?coisas? interligadas na Internet por dispositivos embarcados necessitam buscar conteúdos mais eficazes. Este artigo apresenta um estudo da Web semântica em diferentes aplicações nos dispositivos embarcados que se conectam a aplicações na Internet, assim como dissimina um novo vocabulário semântico para dispositivo embarcados baseados em arquitetura ARM.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Mayka de Souza Lima - Coordenador.

  • 2014 - 2016

    Vocabulário Semântico para Descobrir Serviços na IoT ( Internet das Coisas), Descrição: A Internet das coisas (IoT) é o paradigma que vai dominar o mundo da computação nos próximos anos. Desta forma, estudos devem ser realizados de maneira a garantir melhorias na busca de tecnologias que possam criar novos vocabulários semânticos padronizados para encontrar serviços disponibilizados pela IoT. O objetivo deste trabalho é entender os conceitos de uma ontologia de vocabulários, bem como tecnologias que utilizam tais vocabulários semânticos. Assim, foi possível concluir que o vocabulário proposto aumentaria as possibilidades de encontrar serviços da IoT, integrado com aplicações que funcionam com diversos dispositivos de sensores sem fio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Mayka de Souza Lima - Coordenador / Admilson Ribeiro Ribamar - Integrante / Edward David Moreno - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Sergipe - Outra.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Sergipe, Escola Técnica Federal de Sergipe. , Trav. Dr Augusto César Leite, 165, Centro, 49055260 - Itabaiana, SE - Brasil, Telefone: (79) 37113504, URL da Homepage:

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - 2013

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Substituto em nível de Professor Auxiliar , nível 01, para a Matéria de Ensino: Redes de Computadores e as Disciplinas: Sistemas Operacionais, Redes de Computadores I e Microcomputadores.

2024 - Atual

Instituto Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso Ciencia da Computação, Carga horária: 20

2013 - Atual

Instituto Federal de Sergipe

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora efetiva do IFS campus Itabaiana lecionando as disciplinas : Redes de Computadores II em duas turmas tarde e noite do Subsequente, Redes de Computadores turma manha integrado , logica de programação turma tarde integrado e manutenção de computadores I turma noite subsequente, SIstemas Operacionais e Segurança em Informatica para as turmas do curso tecnico integrado.

2014 - 2014

Instituto Federal de Sergipe

Vínculo: Diretora Substituta, Enquadramento Funcional: Direção do Departamento de Educação a Distânc, Carga horária: 20

Outras informações:
Substituir cumulativamente o Diretor do DEAD, cargo CD-3, no período de 31/03/2014 a 12/04/2014 conforme portaria de No 0865 de 02 de Abril de 2014.

2013 - 2014

Instituto Federal de Sergipe

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Geral Rede E-Tec, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsavel pelas atividades administrativas, acadêmicas e financeiras dos cursos da Rede E-Tec, Educação a Distância do Instituto Federal de Sergipe.

Atividades

  • 01/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Escola Técnica Federal de Sergipe.,Linhas de pesquisa

  • 04/2014 - 10/2014

    Direção e administração, Escola Técnica Federal de Sergipe.,Cargo ou função, Representante Administrativo da Empresa TOPTUR Viagens e Turismo LTDA conforme Portaria de No 0927 de 09 de Abril de 2014..

  • 11/2013 - 10/2014

    Direção e administração, Escola Técnica Federal de Sergipe.,Cargo ou função, Representante Administrativo do DEAD no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens Portaria de No 2.601 de 05 de Novembro de 2013..

  • 06/2013 - 10/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Técnica Federal de Sergipe.,Cargo ou função, Fiscal de contrato da ALFAMA portaria N0 1.385 de 25 de junho de 2013.

2010 - 2013

Cencosud Brasil Comercial LTDA

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Segurança da Informação Pleno, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pela área de Segurança da Informação dos Projetos de Integração de Infra-estrutura e Sistemas da Cencosud Brasil, como por exemplo, os Projetos Master Plan, Projeto ITO Brasil (Integração de todas as Lojas compradas pelo Grupo Cencosud) , Projeto de Integração do Datasul em Bretas, visando à integração de toda infraestrutura, tecnologia e padrões da Cencosud com os demais países do Grupo: Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Brasil; Responsável por seguir a definição do modelo adotado pela Cencosud para construção de toda infraestrutura em AD , permissões, usuários, grupos de acessos, configuraçãoes , administração (Active Directory) para o Projeto ITO incorporando os empreendimentos Irmãos Bretas ( Minas Gerais), Super Familia ( Fortaleza), Perini (Salvador), Mercantil Rodrigues (Salvador); Administração da Segurança de Usuarios e Perfis para toda a estrutura da Cencosud Brasil; Suporte da Infraestrutura de Segurança aos Servidores para toda a estrutura da Cencosud Brasil; Suporte a equipe de Atendimento de Usuario para toda a estrutura da Cencosud Brasil;

2008 - 2010

Cencosud Brasil Comercial LTDA

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Administrador de Segurança SAP, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pela área de Segurança da Informação do Projeto Master Plan e Projeto ITO Brasil (Integração de todas as Lojas compradas pelo Grupo Cencosud) visando à integração de toda infraestrutura, tecnologia e padrões da Cencosud com os demais países do Grupo: Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Brasil; Responsável pela parte de Segurança de Perfis do Sistema SAP implantado no Gbarbosa em Outubro de 2008 ? Primeira Fase do Projeto Mercurio SAP; Participação intensa na definição e construção da primeira fase do Projeto com os módulos FICO e parte do Retail (Compras Não-Revenda) em Julho de 2008, com conclusão no final de Setembro de 2008; Responsável por seguir a definição do modelo adotado pela Cencosud para construção dos Perfis no SAP, construção, testes dos perfis e configuração do ambiente de Produção; Administração da Segurança de Perfis do Sistema SAP; Treinada pela SAP para realizar manutenção e administração do ambiente de Segurança do Sistema SAP; Responsável por seguir a definição do modelo adotado pela Cencosud para construção de toda infraestrutura em AD , permissões, usuários, grupos de acessos, configuraçãoes , administração (Active Directory) para o Projeto ITO incorporando os empreendimentos Irmãos Bretas ( Minas Gerais), Super Familia ( Fortaleza), Perini (Salvador), Mercantil Rodrigues (Salvador); Administração da Segurança de Usuarios e Perfis para toda a estrutura da Cencosud Brasil; Suporte da Infraestrutura de Segurança aos Servidores para toda a estrutura da Cencosud Brasil; Suporte a equipe de Atendimento de Usuario para toda a estrutura da Cencosud Brasil;

2007 - 2008

Cencosud Brasil Comercial LTDA

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Suporte a Redes, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Administração, instalação, configuração e manutenção de servidores: DHCP, DNS, AD (Active Directory), E-mail (Lotus Notes), Internet, Firewall, Aplicações Web, VMWare (Máquinas Virtuais); Administração, instalação, configuração e manutenção de VPNs (Virtual Private Network); Responsável pelos dos seguintes projetos do GBarbosa: Upgrade da Estrutura de Backup, Instalação do Site Backup (Contingência), Reestruturação do servidor e serviços de correio eletrônico Lotus Notes , e Multimídia da Presidência e Diretorias; Administração de toda Infra-estrutura da rede do GBarbosa; Administração, instalação e manutenção dos servidores responsáveis pela tramitação de compras e vendas do GBarbosa;

2010 - 2013

Cencosud Brasil Comercial LTDA

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Segurança da Informação Pleno, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pela área de Segurança da Informação dos Projetos de Integração de Infra-estrutura e Sistemas da Cencosud Brasil, como por exemplo, os Projetos Master Plan, Projeto ITO Brasil (Integração de todas as Lojas compradas pelo Grupo Cencosud) , Projeto de Integração do Datasul em Bretas, visando à integração de toda infraestrutura, tecnologia e padrões da Cencosud com os demais países do Grupo: Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Brasil; Responsável por seguir a definição do modelo adotado pela Cencosud para construção de toda infraestrutura em AD , permissões, usuários, grupos de acessos, configuraçãoes , administração (Active Directory) para o Projeto ITO incorporando os empreendimentos Irmãos Bretas ( Minas Gerais), Super Familia ( Fortaleza), Perini (Salvador), Mercantil Rodrigues (Salvador), Prezunic(Rio de Janeiro); Administração da Segurança de Usuarios e Perfis para toda a estrutura da Cencosud Brasil; Suporte da Infraestrutura de Segurança aos Servidores para toda a estrutura da Cencosud Brasil; Suporte a equipe de Atendimento de Usuario para toda a estrutura da Cencosud Brasil;

2011 - 2011

Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
Professora de Curso de Verão para a Disciplina Algoritmo e Programação.

2011 - 2011

Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
Professora de Curso de Inverno para a Disciplina Algoritmo e Programação.

2010 - 2010

Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
Ministrando aulas nas disciplinas de Introdução a Computação e Algoritmo e Programação, para os Cursos de Gestao em Tecnologia da Informação e Sistemas da Informação.

2006 - 2009

Universidade Tiradentes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora tutora da matéria de Fundamentos de Programação e Introdução a Educação a Distância; Aulas teóricas de Introdução Computacional e Algoritmo, com ênfase nas estruturas de repetição, matriz, vetor e registro; Aulas teóricas e práticas de Pascal, introduzindo algoritmos ensinados na primeira unidade; Aulas teóricas e práticas de EAD (Educação a Distância); Plantões durante a semana no NEAD para auxiliar os alunos no aprendizado da matéria estudada.

Atividades

  • 11/2006 - 12/2009

    Ensino, Gestão de Tecnologia da Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Auditoria de Sistemas, Fundamentos de Educação à Distância (EAD), Fundamentos de Programação, Gestão de Pessoas, Organização de Computadores, Segurança em TI

2006 - 2007

Stefanini Consultoria e Assessoria em Informática

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Segurança Pleno, Carga horária: 40

Outras informações:
Análise de toda estrutura de Segurança da Informação da Rede da Petrobras. Campanha de Conscientização dos funcionários para o Projeto de Segurança da Informação da ISS que está sendo implantado na Petrobras; Manutenção, instalação e administração dos Servidores de IDS (Intrusion Detection System) da Petrobras; Manutenção, instalação e administração da Ferramenta da ISS, Site Protector em toda rede da Petrobras; Manutenção, instalação e administração da Ferramenta da ISS, Internet Scanner implantado para o monitoramento de toda rede da Petrobras;

2004 - 2005

Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Analista de Suporte, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Manutenção, instalação e administração dos Servidores de Redes e Internet da Infraero; Instalação, configuração e administração de todas as máquinas e servidores que compõe a Rede do Aeroporto de Aracaju utilizando Windows 2000 Server e Windows NT; Manutenção e administração das contas dos usuários da Rede da Infraero; Manutenção, instalação e configuração da rede de cabeamento estruturado da Infraero; Manutenção, instalação e configuração do Sistema de Telefonia do Aeroporto de Aracaju; Atendimento técnico aos usuários do Aeroporto de Aracaju.

Atividades

  • 04/2004 - 12/2005

    Serviços técnicos especializados , Infraero - Empresa Brasileira Aeroportuária.,Serviço realizado, Manutenção, instalação e administração dos Servidores de Redes e Internet.

  • 04/2004 - 12/2005

    Serviços técnicos especializados , Infraero - Empresa Brasileira Aeroportuária.,Serviço realizado, Instalação, configuração e administração de todas as máquinas e servidores que compõe a Rede do Aeroporto de Aracaju utilizando Windows 2000 Server e Windows NT.

  • 04/2004 - 12/2005

    Serviços técnicos especializados , Infraero - Empresa Brasileira Aeroportuária.,Serviço realizado, Manutenção e administração das contas dos usuários da Rede da Infraero.

  • 04/2004 - 12/2005

    Serviços técnicos especializados , Infraero - Empresa Brasileira Aeroportuária.,Serviço realizado, Manutenção, instalação e configuração da rede de cabeamento estruturado da Infraero.

  • 04/2004 - 12/2005

    Serviços técnicos especializados , Infraero - Empresa Brasileira Aeroportuária.,Serviço realizado, Atendimento técnico aos usuários do Aeroporto de Aracaju.

  • 04/2004 - 12/2005

    Serviços técnicos especializados , Infraero - Empresa Brasileira Aeroportuária.,Serviço realizado, Manutenção, instalação e configuração do Sistema de Telefonia do Aeroporto de Aracaju.

2003 - 2004

Sergipenet Provedor

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Analista de Suporte, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Manutenção, instalação e administração dos Servidores de Internet da SergipeNet; Instalação, configuração e administração dos Serviços de E-mail, DNS, WWW, FTP, Proxy, utilizando sistemas Linux/UNIX e Windows; Manutenção e administração das contas dos usuários de Internet Via-Rádio da SergipeNet; Manutenção e administração dos rádios da SergipeNet; Manutenção, instalação e configuração de redes; Atendimento técnico aos clientes do Sistema Via-Rádio da SergipeNet.

Atividades

  • 01/2003 - 04/2004

    Serviços técnicos especializados , Sergipenet Provedor, Suporte Técnico.,Serviço realizado, Gerência do acesso Via-Rádio.

  • 01/2003 - 04/2004

    Serviços técnicos especializados , Sergipenet Provedor, Suporte Técnico.,Serviço realizado, Manutenção e administração de contas de usuários.

  • 01/2003 - 04/2004

    Serviços técnicos especializados , Sergipenet Provedor, Suporte Técnico.,Serviço realizado, Instalação, configuração e administração do serviços de Email, DNS,WWW, FTP no Linux/UNIX.

  • 01/2003 - 04/2004

    Serviços técnicos especializados , Sergipenet Provedor, Suporte Técnico.,Serviço realizado, Manutenção e administração dos servidores do acesso Via-Rádio.

  • 01/2003 - 04/2004

    Serviços técnicos especializados , Sergipenet Provedor, Suporte Técnico.,Serviço realizado, Manutenção, configuração e instalação de redes.

2001 - 2002

Empresa de Processamento de Dados de Sergipe

Vínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Técnico de Redes, Carga horária: 50

Outras informações:
Manutenção e acompanhamento dos Servidores de Internet da Prodase; Instalação, configuração e administração dos Serviços de E-mail, DNS, WWW, FTP, utilizando sistemas Linux/UNIX; Manutenção e administração das contas dos usuários de Internet da Prodase; Manutenção, instalação e configuração de redes; Manutenção de computadores em geral e instalação de diversos softwares; Manutenção dos Webmails da Prodase e do Portal de Sergipe; Manutenção dos Softwares Entire X e Natural para a aplicação de compensação das taxas do Detran no Banese.

2000 - 2001

Empresa de Processamento de Dados de Sergipe

Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Manutenção de usuários e contas do Servidor de Internet; Atendimento aos clientes da rede de Internet da Prodase; Manutenção do Servidor de Internet utilizando sistema Linux; Manutenção de computadores em geral e instalação de softwares;

Atividades

  • 12/2001 - 11/2002

    Serviços técnicos especializados , Prodase, Divisão de Suporte Técnico.,Serviço realizado, Manutenção e administração dos servidores de Internet.

  • 12/2001 - 11/2002

    Serviços técnicos especializados , Prodase, Divisão de Suporte Técnico.,Serviço realizado, Instalação, manutenção e administração dos serviços de Email, DNS, WWW, FTP usando Linux/Unix.

  • 12/2001 - 11/2002

    Serviços técnicos especializados , Prodase, Divisão de Suporte Técnico.,Serviço realizado, Manutenção e administração de contas de usuários da Internet e Intranet.

  • 12/2001 - 11/2002

    Serviços técnicos especializados , Prodase, Divisão de Suporte Técnico.,Serviço realizado, Manutenção, instalação e configuração de redes.

  • 12/2001 - 11/2002

    Serviços técnicos especializados , Prodase, Divisão de Suporte Técnico.,Serviço realizado, Manutenção, instalação e configuração de hardwares e periféricos.

  • 12/2001 - 11/2002

    Serviços técnicos especializados , Prodase, Divisão de Suporte Técnico.,Serviço realizado, Manutenção e instalação do Webmail do Portal de Sergipe e da Prodase.

  • 12/2001 - 11/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Prodase, Prodase.,Atividade realizada, Atendimento interno e externo aos clientes da Rede da Prodase e Riges.

  • 04/2000 - 11/2001

    Estágios , Prodase, Divisão de Suporte Técnico.,Estágio realizado, Manutenção de usuários e contas da Internet da Prodase.

  • 04/2000 - 11/2001

    Estágios , Prodase, Divisão de Suporte Técnico.,Estágio realizado, Atendimento aos clientes da rede de Internet da Prodase.

  • 04/2000 - 11/2001

    Estágios , Prodase, Divisão de Suporte Técnico.,Estágio realizado, Manutenção dos servidores de Internet usando Linux/Unix.

  • 04/2000 - 11/2001

    Estágios , Prodase, Divisão de Suporte Técnico.,Estágio realizado, Manutenção e instalação de hardware e software.

1997 - 1997

União Service Ltda

Vínculo: Servidor privado, Enquadramento Funcional: Secretariado e recepção, Carga horária: 40

Outras informações:
Atendimento a clientes; Serviços gerais de secretariado; Elaboração e digitação de documentos.

Atividades

  • 07/1997 - 09/1997

    Serviços técnicos especializados , União Service, Recepção.,Serviço realizado, Serviços gerais de secretariado.

  • 07/1997 - 09/1997

    Serviços técnicos especializados , União Service, Recepção.,Serviço realizado, Elaboração de digitação de documentos.

  • 07/1997 - 09/1997

    Serviços técnicos especializados , União Service, Recepção.,Serviço realizado, Atendimento a Clientes.