Maria Cristina Delgado da Silva

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (1984), mestrado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (1991) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor Titular da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas, coordenadora do Laboratório de Controle e Qualidade de Alimentos da Faculdade de Nutrição e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Ciências Farmacêuticas da UFAL. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Microbiologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação microbiológica de alimentos, programa de boas práticas e APPCC, técnicas moleculares, identificação bioquímica de microrganismos patogênicos, conservação de estirpes e alimentos por liofilização.

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências (Microbiologia)

1993 - 1997

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Listeria monocytogenes em alimentos: Ocorrência, avaliação de métodos para detecção e caracterização de cepas isoladas.
Orientador: Anita Tibana
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Listeria; Avaliação de métodos; Incidencia queijos.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos / Especialidade: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos / Especialidade: Padrões, Legislação e Fiscalização de Alimentos. Setores de atividade: Nutrição e Alimentação; Saúde Humana.

Mestrado em Nutrição

1987 - 1991

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Incidência de Coliformes Fecais e Staphylococcus aureus enterotoxigênicos em amostras de carne de sol comercializadas em Recife - PE,Ano de Obtenção: 1991
Orientador: Tânia Lúcia Montenegro Stamford
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: coliformes fecais; Staphylococcus aureus; cepas enterotoxigênicas.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos / Especialidade: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos. Setores de atividade: Nutrição e Alimentação.

Graduação em Engenharia de Alimentos

1980 - 1984

Universidade Federal da Paraíba
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Microbiologia de Alimentos.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Padrões, Legislação e Fiscalização de Alimentos.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos/Especialidade: Tecnologia de Produtos de Origem Animal.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Engenharia de Alimentos/Especialidade: Armazenamento de Alimentos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

68 Reunião Anual da SBPC.Avaliação microbiológica de sobras de arroz e feijão em uma unidade de alimentação e nutrição. 2016. (Outra).

II Congresso Alagoano de Nutrição. Análise microbiológica de salgados comercializados em lanchonetes de uma universidade pública federal. 2016. (Congresso).

I Seminário Acadêmico Pedagógico da Faculdade de Nutrição. 2016. (Seminário).

11 Latin American Symposium on Food Science.Determination of Biogenic Amines using LC_Fluor in Commercial and Artesanal coalho cheeses from Alagoas State-Brazil. 2015. (Simpósio).

11 Latin American Symposium on Food Science.Produção de fermento lácteo endógeno para produção de queijo de coalho com características do sertão alagoano. 2015. (Simpósio).

11 Latin American Symposium on Food Science.Characterization of Yogurts Fortified with red propolis extract and powder. 2015. (Simpósio).

International Photodynamic Association. Inactivation of microorganisms present in raw and pasteurized milk using antimicrobial photodynamic therapy. 2015. (Congresso).

V Congresso Norte Nordeste de Ciências Farmacêuticas. Avaliação de métodos de secagem para obtenção de complexos quercetina-antimônio(III) na forma de pó. 2015. (Congresso).

VII Congresso Latino-Americano e XIII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos. 2015. (Congresso).

XIX Encontro Nacional e V Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos. Aceitabilidade de iogurtes naturais elaborados com soro de leite como reconstituinte. 2015. (Congresso).

XIX Encontro Nacional e V Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos. Atividade antimicrobiana de microencapsulados de própolis vermelha. 2015. (Congresso).

XIX Encontro Nacional e V Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos. Avaliação de presença de aminas biogênicas nos queijos de coalho produzidos no estado de Alagoas. 2015. (Congresso).

XIX Encontro Nacional e V Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos. Avaliação microbiológica de queijos de coalho produzidos no estado de Alagoas. 2015. (Congresso).

XIX Encontro Nacional e V Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos. Uso da própolis vermelha como conservante natural em queijo de coalho. 2015. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro de Zootecnia. Identificação de leite instável não ácido na zona da mata e agreste alagoano. 2015. (Congresso).

XXIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Detecção de agentes antimicrobianos por estirpes de Staphylococcus ssp isolados de Alimentos. 2012. (Congresso).

Encontro dos Cooperados e Empresários do segmento de laticínios.Programa da qualidade e segurança de alimentos - Avaliação microbiológica e fisico-química de leite pasteurizado. 2011. (Encontro).

VII Congresso Acadêmico da UFAL. Atualização de métodos sobre a pesquisa de fraudes em leite, métodos rápidos microbiológicos e pesquisas desenvolvidas no LCQA. 2010. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Atividade antimicrobiana de bactérias lácticas isoladas de queijo de coalho frente a microrganismos patogênicos. 2010. (Congresso).

8 Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos. 2009. (Simpósio).

VI Congresso Acadêmico da UFAL. Aplicação da Técnica de PCR na análise microbiológica de alimentos. 2009. (Congresso).

VIII Simpósio Internacional ABRAPA de Inocuidade de Alimentos.ANTAGONISMO DA MICROBIOTA AUTÓCTONE SOBRE A PRESENÇA DE PATÓGENOS EM AMOSTRAS DE QUEIJOS DE COALHO DO SERTÃO ALAGOANO. 2009. (Simpósio).

X Congreso Latinoamericano de Microbiologia e Higiene de Alimentos. Identificação e seleção tecnológica de bactérias lácticas isoladas de queijo de coalho produzido em Alagoas, Brasil. 2009. (Congresso).

I SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA EM LATICÍNIOS.Caracterização do queijo de coalho do sertão alagoano (Microbiologia em foco). 2008. (Seminário).

I SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA EM LATICÍNIOS.Caracterização do queijo de coalho do sertão alagoano. 2008. (Seminário).

SEMINÁRIO PARCIAL DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE PESQUISA PARA O SUS 2006: GESTÃO COMPARTILHADA EM SAÚDE.Prevalência e determinantes da hipovitaminose A em pré-escolares da região semi-árida de Alagoas. 2008. (Seminário).

Simpósio IAFP América Latina de Inocuidade da Alimentos.Avaliação Microbiológica do Leite UHT ("Ultra High Temperature") Integral. 2008. (Simpósio).

XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos e XV Seminário Latino Americano e do Caribe de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Leite cru de regiões leiteiras de Alagoas: Perspectivas de atendimento aos requisitos estabelecidos pela Instrução Normativa 51. 2008. (Congresso).

7 SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS.Caracterização microbiológica e fisico-química de leite cru fornecido para uma cooperativa no estado de Alagoas. 2007. (Simpósio).

7 SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS.Caracterização microbiológica e fisico-química de leite cru fornecido para uma cooperativa no estado de Alagoas. 2007. (Simpósio).

Simpósio Brasileiro sobre tendências e inovações da indústria de alimentos.MICROFILTRAÇÃO DO SORO DE LEITE DE BÚBALA UTILIZANDO MEMBRANA CERÂMICA COMO ALTERNATIVA AO PROCESSO DE PASTEURIZAÇÃO. 2007. (Simpósio).

V Simpósio Internacional da ABRAPA e III Seminário ITAL de Segurança Alimentar.V Simpósio Internacional da ABRAPA. 2006. (Simpósio).

XX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. XX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. 2006. (Congresso).

Alimentos, Saúde e Meio Ambiente: Tendências do Século XXI. II Congresso Latino-Americano de Higienistas de Alimentos. 2005. (Congresso).

XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA. XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA. 2005. (Congresso).

III Simpósio Internacional de Inocuidade de Alimentos.III Simpósio Internacional de Inocuidade de Alimentos e do VIII Simpósio Brasileiro de Microbiologia de Alimentos. 2004. (Simpósio).

XXI Congresso Nacional de Laticínios. XXI Congresso Nacional de Laticínios. 2004. (Congresso).

. XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia. 2003. (Congresso).

. XX Congresso Nacional de Laticínios. 2003. (Congresso).

.II Simpósio Internacional de Inocuidade de Alimentos. 2003. (Simpósio).

XVIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. XVIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2002. (Congresso).

XII Encontro nacional de analistas de alimentos. XII Encontro Nacional de Analistas de Alimentos. 2001. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2000. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Juliana de Oliveira Moraes

Silva, M.C.D.; DORNELAS, C. B.;STAMFORD, T. L. M.. Genes enterotoxigênicos e linhagens com ação antagônica em Staphylococcus sp isolados de queijo de coalho. 2014. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Thayse Pereira Agra

REYS, J. R. M.; MOURA, M. A. B. F.;Silva, M.C.D.; Nascimento, T. G.; GOULART, H. F.. Correlação entre qualidade de água antes e após tratamento e prevalência de enteroparasitos em crianças de uma escola municipal de Maceió-Alagoas. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Robenilson Ferreira dos Santos

ARAUJO, M. T.;Silva, M.C.D.; NASCIMENTO, E. M.. Investigação in vitro de parâmetros da terapia fotodinâmica antimicrobiana aplicada a Staphylococcus aureus. 2013. Dissertação (Mestrado em Física da Matéria Condensada) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Taciana Gissely da Silva Rebelo

Silva, M.C.D.; FROEHLICH, A.; ANDRADE, L. A. S. S.. Aspectos higiênico-sanitários dos serviços de alimentação dos estabelecimentos públicos de ensino fundamental de Maceió. 2013. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Genildo Cavalcante Ferreira Júnior

JÚNIOR, C.R.C.; FREITAS, J.D.;Silva, M.C.D.. Microbiota fúngica de queijo de coalho comercializado no estado de Alagoas. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Denise Correia Ferreira Bertoni

ALBUQUERQUE, M. F. M.; VERCOSA, E. G.;Silva, M.C.D.. Condições higiênico-sanitárias dos lactários de hospitais públicos do Estado de Alagoas a partir de uma abordagem baseada no direito a alimentação adequada. 2012. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Valter Alvino da Silva

Nascimento, T. G.;Silva, M.C.D.; Porfírio, Z.. Obtenção e caracterização de extratos galênicos e extratos secos spray-dryer da própolis vermelha de Alagoas. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Táscya Morganna de Morais Santos

FLORENCIO, T. M. M. T.; MIRANDA, E. C.;Silva, M.C.D.. Análise Química e Microbiológica do Sururu com e sem leite de coco. 2009. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Waléria Dantas Pereira

Silva, M.C.D.; MARTINS, C.E.C.B.; FROEHLICH, A.. Avaliação Microbiológica de Sushis e sashimis Comercializados na Cidade de maceió - AL. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: JANAÍNA FREITAS DE ANDRADE

Silva, M.C.D.LOPEZ, Ana Maria Queijeiro; FROEHLICH, A.; LIRA, G.M.. COMIDA DE RUA X SEGURANÇA ALIMENTAR: CARACTERIZAÇÃO DO VENDEDOR E CONSUMIDOR DE CHURRASQUINHO NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ-AL. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Hércules de Lucena Lira

Silva, M.C.D.FIGUEIREDO, Evânia Altina Teixeira de; FROEHLICH, A.. Microfiltração do soro de leite de búfala utilizando membranas cerâmicas como alternativa ao uso do calor. 2007. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Raquel Maria da Silva Lourenço

Silva, M.C.D.; DIMENSTEIN, Roberto. Influência da suplementação de retinol palmitato sobre os níveis de vitanina A do leite de puérperas saudáveis. 2005. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Adriana Reis Todaro

Silva, M.C.D.; MACHADO, Sônia Salgueiro; COELHO, Luana Cassandra B Barroso; GOULART, Antônio Euzébio; LOPEZ, Ana Queijeiro. Avaliação do potencial de oxiredução enantiosseletiva de bactérias termotolerantes dos gêneros Acetobacter e Gluconobacter. 2005. Dissertação (Mestrado em Química e Biotecnologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: MARLETE BEZERRA DOS SANTOS

Silva, M.C.D.. Qualidade em serviços na perspectiva do cliente interno: estudo de caso de uma unidade de alimentação e dietética de um hospital público de ensino. 2004. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Katiane Jesus Rios

Silva, M.C.D.; CAETANO, Luiz Carlos; CRUZ, Maria Eliane de Melo. Formação e detecção de Aminas Heterocíclicas Aromáticas (AHAs) em carne bovina submetida a cocção. 2003. Dissertação (Mestrado em Química e Biotecnologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Diana Valesca Carvalho

Silva, M.C.D.; CARVALHO, D. V.;FIGUEIREDO, Evânia Altina Teixeira de. Pesquisa em microrganismos indicadores em alimentos especiais-Dietas enterais. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Laudilse de Morais Souza

Silva, M.C.D.; SOUZA, Laudilse de Morais. Restaurante Universitário: Sua utilizaçào no atendimento da demanda de serviço de alimentação. 2000 - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Solange de Souza

Silva, M.C.D.; SOUZA, S.. Ocorrência de Listeria spp em queijo de massa crua tipo coalho, comercializada no município de João Pessoa-PB. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Cinthia Karla Rodrigues do Monte Guedes

Silva, M.C.D.; SILVA, C. G. M.; RIBEIRO, M. A.; AZOUBEL, P. M.; ARNAUD, T. M. S.. Análise do potencial tecnológico do inhame e sua utilização na formulação de bioprodutos funcionais á base de frutas tropicais e Lactobacillus casei. 2014. Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Victor Vasconcelos Carnaúba Lima

Nascimento, T. G.;Silva, M.C.D.; JUNIOR, I. D. B.; ESCODRO, P. B.. Uso de conservante natural (extrato de própolis) em queijo coalho fabricado em microindústrias de Alagoas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Priscilla da Fonseca Silva

Nascimento, T. G.; DORNELAS, C. B.;Silva, M.C.D.; JUNIOR, I. D. B.; SANTOS, A. F. O.. Preparação e caracterizaçoes de nanopartículas lipídicas sólidas contendo extrato de própolis vermelha de Alagoas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Amália Luisa Ivo Albuquerque

JUNIOR, I. D. B.;Silva, M.C.D.; Nascimento, T. G.; FROEHLICH, A.. Caracterização da atividade antimicrobiana de microencapsulados de própolis vermelha. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Juliana de Oliveira Moraes

JUNIOR, I. D. B.;Silva, M.C.D.; DORNELAS, C. B.; LYRA, Daniele Gomes de. Avaliação da bacteriogenicidade e enteroxigenicidade de Staphylococcus sp. isolados de queijo de coalho. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Camila Sampaio Bezerra da Silva

Silva, M.C.D.; FROEHLICH, A.; DORNELAS, C. B.. Comparativo de viabilidade de bactérias láticas isoladas de queijo de coalho, seguida de secagem por spray-drying e liofilização. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Josicleide do Nascimento Oliveira Silvino

Silva, M.C.D.; DORNELAS, C. B.; ALVES, M. A. M.. Caracterização Sensorial, microbiológica e fisico-química de iogurte eleborado com própolis vermelha. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Taciana Gissely da Silva Rebelo

Silva, M.C.D.; FROEHLICH, A.; SOUZA, M. L. M.. Aspectos higiênico-sanitários dos serviços de alimentação dos estabelecimentos da rede pública de ensino fundamental de Maceió. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Denise Correia Ferreira Bertoni

JÚNIOR, C.R.C.;Silva, M.C.D.. Perfil das condições higiênico-sanitárias de lactários de hospitais públicos do Estado de Alagoas a partir de uma abordagem baseada no direito humano á alimentação adequada. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Carlos Alberto Vitorino

Silva, M.C.D.NORMANDE, Ana Cristina Lima. Prevalência de zoonoses em bovinos abatidos em matedouros sob inspeção federal no estado de Alagoas. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Vigilância da Saúde) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Fernanda Geny Calheiros Silva

Silva, M.C.D.; LIRA, G.M.. Impacto da adição de hortaliças sobre a composição centesimal e teor de carotenoides em camarão armazenado sob congelamento. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Rafaely Marcia Santos da Costa

Silva, M.C.D.; SOUZA, L. M.. Pesquisa de coliformes a 45C em saladas cruas produzidas por um restaurante universitário em Maceió-AL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Michelle Teixeira da Silva

Silva, M.C.D.; Silva, D. M. W; CALHEIROS, C. M. L.. Boas práticas de fabricação em laticínios de Alagoas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: João Pereira dos Santos

Alvino, V.;Silva, M.C.D.; Rodrigues, M.M.L.. Atividade antimicrobiana do extrato hidroalcoólico e fração própolis vermelha de Alagoas atomizados com quitosana. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Mariana Maira Pimentel Melo

LIRA, G.M.;Silva, M.C.D.. Composição centesimal do sururu refogado com óleo composto e do camarão-rosa refogado com manteiga de garrafa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Bruna Rocha Domingos

JÚNIOR, C.R.C.;Silva, M.C.D.. Microbiota fúngica toxigênica em queijos tipo manteiga comercializados em Maceió-AL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ariane Gleyse Azevedo dos Santos

Silva, M.C.D.. Condições higiênico-sanitárias do comércio de alimentos na orla brasileira (Revisão de literatura). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Nayara Ferreira do Espirito Santo

Silva, M.C.D.. Proposta para eliminação de gordura Trans das preparações elaboradas pelo serviço social do comércio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Darllanne Mickaelle Pereira

Silva, M.C.D.; Rodrigues, M.M.L.; Silva, C.M.B.C.. Perfil das mulheres atendidas no centro de testagem e aconselhamento para realização de sorologia para HIV em um hospital público federal em Alagoas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Rozália Rijo de Oliveira

Silva, M.C.D.; Alvino, V.; Moraes, J. O.. Genes enterotoxigênicos em Staphylococcus sp isolados de queijo de coalho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Rozália Rijo de Oliveira

Silva, M.C.D.; Alvino, V.; Moraes, J. O.. Genes enterotoxigênicos em Staphylococcus sp isolados de queijo de coalho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Louise Emanuelle Rodrigues de Lima

Silva, M.C.D.; Nascimento, T. G.; Moraes, J. O.. Produção de substâncias antimicrobianas por Staphylococcus sp isolados de queijo de coalho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Jacilene Eliziário da Silva

Silva, M.C.D.; SOUZA, Laudilse Morais; NORMANDE, A. C.. Boas práticas de manipulação em serviço de alimentação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Jisleyane Pereira Rodrigues

Silva, M.C.D.. Qualidade higiênico-sanitária de alimentos comercializados em restaurantes self-services de Maceió-AL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Aryelly Vivian Cavalcanti Cabral

Silva, M.C.D.; PORTO, W. J. N.; SAMPAIO, E.. Qualidade higiênico-sanitária de moluscos bivalves comestíveis cultivadas em criadores do estado de Alagoas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Jackeline Spíndola da Costa

Silva, M.C.D.; PORTO, W. J. N.; SAMPAIO, E.. Caracterização do leite informal comercializado na região do Vale do Paraíba-AL e sua importância para a saúde pública. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Aryelly Vivian Cavalcanti Cabral

MEDEIROS, E. S.Silva, M.C.D.. Qualidade higiênico-sanitária de moluscos bivalves comestíveis (ostras) cultivadas em criadores do estado de Alagoas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Amanda Vanessa Cavalcanti Vasconcelos Aragão

Silva, M.C.D.. Identificação de perigos microbiológicos em saladas cruas e cozidas processadas em restaurante institucional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: TAHINÁ PESSÔA SANTOS

Silva, M.C.D.. Aspectos ergonômicos e sua relação com a saúde dos manipuladores de uma unidade de alimentação e nutrição. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Jéssica Karlla Silva Freire

Silva, M.C.D.. Segurança microbiológica da alimentação fornecida a idosos institucionalizados. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Pâmella Polyane Monteiro de Souza

MEDEIROS, E. S.Silva, M.C.D.. Ocorrência de leite instável não ácido em fazendas leiteiras do município de Viçosa-AL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Marília Niedja Santos da Costa

FROEHLICH, A.;Silva, M.C.D.; Silva, C. S. B.. Avaliação microbiológica de sorvete expresso comercializado nas ruas do centro da cidade de Maceió-AL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Laticínios) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas- Campus Satu.

Aluno: Érika Tayse da Cruz Almeida

Silva, M.C.D.; Alvino, V.; Silva, C. S. B.. Qualidade microbiológica de fórmulas infantis reconstituídas em lactério e de água provenientes de diversos setores de um hospital de Maceió-AL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Jaqueline Mendes de Araújo

Silva, M.C.D.. Identificação dos indices de conformidades dos procedimentos operacionais padronizados estabelecidos pela RDC 216 implementado em uma unidade de apoio psicossocial. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: MARIANA CARNAÚBA FERREIRA

Silva, M.C.D.. Avaliação do cumprimento dos critérios de monitoramento na etapa de recebimento de carnes vermelhas, frango e peixe em unidades produtoras de refeições atestadas pelo programa de alimentos seguros. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Caterine Cristine de Vasconcelos Q

Silva, M.C.D.; LIRA, G.M.. Cabral.Influência da sazonalidade no valor nutricional de ostras cultivadas na cidade de barra de São Miguel-AL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Darnise Francine Lopes Soares

Silva, M.C.D.; LIRA, Hercules de Lucena; Bezerra, C. O.. Comparação entre método rápido e o convencional na avaliação de parâmetros físico-químicos em leite pasteurizado. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Alana Bezerra de Aquino

Silva, M.C.D.. Ocorrência de Staphylococcus coagulase positiva em queijo de coalho produzido em Alagoas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Maria Raphaella dos Santos Vasconcelos

Silva, M.C.D.NORMANDE, Ana Cristina Lima; OLIVEIRA, Evandir Gonçalves de. UTILIZAÇÃO DO PROCESSO DE MICROFILTRAÇÃO ATRAVÉS DE MEMBRANAS CERÂMICAS COMO ALTERNATIVA AO USO DO CALOR PARA AUMENTAR VIDA DE PRATELEIRA DO SORO DE LEITE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Isabellita

Silva, M.C.D.NORMANDE, Ana Cristina Lima; OLIVEIRA, Evandir Gonçalves de. QUANTIFICAÇÃO DE MICRORGANISMOS AERÓBIOS MESÓFILOS E PSICROTRÓFICOS EM LEITES DISTRIBUÍDOS PELO PROGRAMA DO LEITE NO ESTADO DE ALAGOAS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Táscya Morganna

Silva, M.C.D.; MELO, Ione Rosas Teixeira de;NORMANDE, Ana Cristina Lima. MONITORAMENTO MICROBIOLÓGICO EM DIFERENTES ETAPAS DE PREPARAÇÃO DE TAPIOCAS COMERCIALIZADAS NA ORLA MARÍTIMA DE MACEIÓ. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Alécia Cristinne Ramos

Silva, M.C.D.NORMANDE, Ana Cristina Lima; OLIVEIRA, Evandir Gonçalves de. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE LEITE PASTEURIZADO TIPO C PRODUZIDO POR MICRO-USINAS DE ALAGOAS DESTINADO AO PROGRAMA FOME ZERO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Kelly Walkíria Barros da Silva

Silva, M.C.D.; LIRA, G.M.. Perfil lipídico de siri-do-pilar do complexo estuarino-lagunar mundaú/manguaba, Alagoas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Marcio Roberto Lopes dos Santos

Silva, M.C.D.NORMANDE, Ana Cristina Lima; OLIVEIRA, Evandir Gonçalves de. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISICO-QUÍMICA DE LEITE PASTEURIZADO TIPO C DESTINADO AO PROGRAMA FOME ZERO EM ALAGOAS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Sâmia de Oliveira Chang

Silva, M.C.D.; SOUZA, Laudilse Morais; MARLETE. Elaboração e implantação de procedimentos operacionais padronizados em cantinas da UFAL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Patricia Rousy Monteiro de Brito

Silva, M.C.D.; MARROQUIM, Pajuçara; SOUZA, Laudilse Morais. Levantamento de pré-requisitos necessários para a implantação de programa de boas práticas no núcleo de desenvolvimento infantil da UFAL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Fabrícia Michelline Queiroz de Holanda Padilha

Silva, M.C.D.NORMANDE, Ana Cristina Lima; MELO, Ione Rosas Teixeira de. Qualidade microbiológica de caldo de cana in natura comercializado na cidade de Maceió - AL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Maysa Batista de Araújo

Silva, M.C.D.; SOUZA, Laudilse Morais. Avaliação da implementação das boas práticas em uma lanchonete localizada na cidade de Maceió-AL, como instrumento de melhoria do processo produtivo.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Carla Cristiane dos Santos

Silva, M.C.D.NORMANDE, Ana Cristina Lima; OLIVEIRA, Evandir Gonçalves de. Avaliação da potabilidade bacteriológica na água de abastecimento público de Maceió - AL. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Analice Sampaio Alves de Almeida

Silva, M.C.D.; MELO, Ione Rosas Teixeira de; SOUZA, Laudilse de Morais. Avaliação do processo de pasteurização em uma indústria de laticínio do município de São Luis do Quitunde - AL. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Karina Albuquerque da Rocha

Silva, M.C.D.; MELO, Ione Rosas Teixeira de; SOUZA, Laudilse de Morais. Avaliação de procedimentos de higienização em uma micro-indústria de laticínio do município de São Luís do Quitunde -AL. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Emannuelle da Rocha lima

Silva, M.C.D.; LIMA, E. R.; MELO, Ione Rosas Teixeira de. Diagnóstico das práticas de produção das tapiocas comercializadas na orla marítima de Maceió-AL. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Álvaro Hora Athayde

Silva, M.C.D.; ATHAYDE, A. H.; COELHO, R. L. M.; OLIVEIRA, Evandir Gonçalves de. Estudo da viabilidade técnica e econômica do processo de desidratação de banana em sistema semi-industrial. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Juliana Rodrigues de Carvalho

Silva, M.C.D.; CARVALHO, J. R.; NORMANDE, A. C.; OLIVEIRA, Evandir Gonçalves de. Avaliação das condições higiênico-sanitárias de mãos de manipuladores de polpas de frutas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Andréa Vieira Silva

Silva, M.C.D.; SILVA, A. V.; SEARA, L. T. E.; GOMES, M. F. A.. Ocorrencia de Listeria sp em queijo de coalho e sua correlação com coliformes termotolerantes. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Thaysa Barbosa Cavalcante

Silva, M.C.D.; CAVALCANTE, T. B.; OLIVEIRA, Evandir Gonçalves de. Avaliação da produção de queijo de coalho no estado de Alagoas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Walkíria Maria dos Santos Nascimento

Silva, M.C.D.; NASCIMENTO, W. M. S.; COELHO, R. L. M.. Incidência de V. cholerae e V. parahaemolyticcus em pescado capturado no complexo lagunar Mundaú-Manguaba. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Lauana Santos Ramalho

Silva, M.C.D.; RAMALHO, Lauana Santos; OLIVEIRA, E.. Alimentos, Nutrição, Contaminação e qualidade microbiológica de aves e ovos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ana Weruska Maria de C

Silva, M.C.D.; CALHEIROS, A. W. M. C.; LIRA, Hércules Lucena. Calheiros.Avaliação e adequação de pré-requisitos para implantação de boas práticas de fabricação em uma indústria de leite.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Waléria Dantas Pereira

Silva, M.C.D.; PEREIRA, W. D.. Perfil microbiológico de alimentos destinados a pacientes infantis do Hospital da Universidade Federal de Alagoas. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Marize Vieira Ferreira

Silva, M.C.D.; FERREIRA, M. V.. Caracterização e identificaçào de cepas patogênicas isoladas de sururu. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Pauline de Amorim Uchoa

Silva, M.C.D.; UCHOA, P. A.. O método HACCP e sua aplicabilidade durante a elaboração de fórmulas lácteas confeccionadas no lactário do Hospital do açucar de Alagoas. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ana Paula Alves

Silva, M.C.D.; ALVES, A. P.. Avaliação bacteriológica da água de abastecimento público da cidade de Maceió. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Divanise Maria de Oliveira Acioli

Silva, M.C.D.; ACIOLI, D. M. O.. Condições Higiênico-sanitárias de sucos in natura e polpas de frutas consumidas em Maceió-AL. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Eunice Soares dos Santos

Silva, M.C.D.LOPEZ, Ana Maria Queijeiro; MACHADO, Sônia Salgueiro. MICRORGANISMOS PROMISSORES PARA A DEGRADAÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS PRESENTES EM BAGAÇO DE CANA, LODO E ÁGUAS RESIDUAIS DE AGROINDÚSTRIA SUCRO-ALCOOLEIRE. 2007. Outra participação, Universidade Federal de Alagoas.

Silva, M.C.D.MOTA, R. A.; ARRUDA, I. K. G.;STAMFORD, T. L. M.; ALVES, L. C.; BASTOS FILHO, J. B.. Comissão Especial de Avaliação de Memorial da Profa. Suzana Lima de Oliveira. 2017. Universidade Federal de Alagoas.

Silva, M.C.D.Ferreira HS; LIRA, G.M.. Comissão Interna de Avaliação do Desempenho Acadêmico da Profa. Suzana Lima de Oliveira. 2017. Universidade Federal de Alagoas.

Silva, M.C.D.Ferreira HS; OLIVEIRA, S. L.. Comissão Interna de Avaliação do desempenho acadêmico da Professora Giselda Macena Lira. 2015. Universidade Federal de Alagoas.

Silva, M.C.D.; VASCONCELOS, João Nunes de; SILVA, Flávio Luiz Honorato da. Concurso Público para Professor Adjunto no setorde Estudo Biotecnologia do Departamento de Engenharia Química. 2004. Universidade Federal de Alagoas.

Silva, M.C.D.; SOUZA, Laudilse de Morais. Concurso Público para Provimento do cargo de Professor Auxiliar da Fundação Universidade estadual de Alagoas - FUNESA. 2003. Universidade Federal de Alagoas.

Silva, M.C.D.. Avaliadora ad hoc de relatórios finais dos projetos PIBIC/UFAL. 2017.

Silva, M.C.D.. Avaliadora ad hoc de relatórios parciais PIBIC/UFAL. 2016. Universidade Federal de Alagoas.

Silva, M.C.D.. Avaliador AD HOC de projetos no processo do PIBIC 2015-2016. 2015. Universidade Federal de Alagoas.

Silva, M.C.D.. Banca de Progressão Funcional. 2013. Universidade Federal de Alagoas.

Silva, M.C.D.. Avaliadora ad hoc de projetos no Processo Seletivo do PIBIC. 2012. Universidade Federal de Alagoas.

Silva, M.C.D.. Avaliadora de Projetos do Edital FAPEAL N. 04/2012. 2012. Universidade Federal de Alagoas.

Silva, M.C.D.. Avaliadora ad hoc de relatórios parciais PIBIC. 2011. Universidade Federal de Alagoas.

Silva, M.C.D.. Avaliadora ad hoc de relatórios parciais dos projetos PIBIC. 2011. Universidade Federal de Alagoas.

Silva, M.C.D.; VASCONCELOS, S. M. L.; OLIVEIRA, S. L.. Relatório de atividades de estágio probatório docente. 2010. Universidade Federal de Alagoas.

Silva, M.C.D.. Avaliadora ad hoc do Processo Seletivo do PIBIC. 2010. Universidade Federal de Alagoas.

Silva, M.C.D.. Seminário Parcial de Avaliação do programa de Pesquisa para SUS. 2008. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas.

Silva, M.C.D.. Comitê Científico do XII Encontro Nacional de Analista de Alimentos. 2001. Universidade Federal de Alagoas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Helena da Silva

SILVA, M. H.. titulo. 1994. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências (Microbiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Eurídice Farias Falcão

Caracterização da microbiota quanto a presença de patógenos em leite cru comercializado em Alagoas; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas; (Coorientador);

Shaine Hayne Barbosa da Silva

Aspectos higiênico-sanitários dos serviços de alimentação dos estabelecimentos da rede privada de ensino fundamental de Maceió, Alagoas; Início: 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Michelle Teixeira da Silva

Avaliação sensorial e da atividade antioxidante de iogurte sabor morango enriquecido com microencapsulados de própolis vermelha; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas,; Coorientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Juliana de Oliveira Moraes

Genes enterotoxigênicos e linhagens com ação antagônica em Staphylococcus sp isolados de queijo de coalho; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Josicleide do Nascimento Oliveira Silvino

Caracterização Sensorial, microbiológica e fisico-química de iogurte eleborado com própolis vermelha; 2014; Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Camila Sampaio Bezerra da Silva

Produção de fermento lático endógeno para produção de queijo de coalho com características do sertão alagoano; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas,; Coorientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Amália Luisa Ivo Albuquerque

Caracterização da atividade antimicrobiana de microencapsulados de própolis vermelha; 2013; Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Victor Vasconcelos Carnaúba Lima

Uso do extrato de própolis como conservante natural para produção de queijo de coalho; 2013; Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas,; Coorientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Marta Filipa Pedro Guedes Pinto

Controle Físico-químico e microbiológico do leite do estado de Alagoas; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Maria de Fátima Feitosa Amorim Gomes

Unidades produtoras de refeições dos meios de hospedagem de Maceió: Avaliação dos requisitos de Boas práticas; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas,; Coorientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Taciana Gissely da Silva

Aspectos Higiênicos sanitários relacionados a alimentação escolar nos estabelecimentos de ensino fundamental de Maceió; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas,; Coorientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Érika Tayse da Cruz Almeida

Padronização de tintura e extratos de própolis vermelha usando ensaios cromatográfico e microbiológico; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Ângela Isabel Espinha da Fonte

Queijo de coalho do sertão alagoano: enterotoxigenicidade de S; aureus pela reação em cadeia da polimerase; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Alecia Cristinne Santos Ramos

Caracterização e seleção tecnológica de cultura lácticas isoladas de queijo de coalho do sertão alagoano; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Sheyla Ferreira Lima Coelho

EFEITO DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE CONSERVANTES ALIMENTÍCIOS NO CRESCIMENTO IN VITRO DE FUNGOS TERMORRESISTENTES E BACTÉRIAS PATOGÊNICAS; 2008; Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Coorientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Hércules de Lucena Lira

MICROFILTRAÇÃO DO SORO DE LEITE DE BÚBALA UTILIZANDO MEMBRANA CERÂMICA COMO ALTERNATIVA AO PROCESSO DE PASTEURIZAÇÃO; 2007; Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Genildo Cavalcante Ferreira Júnior

Avaliação das condições higiênico-sanitárias e fisico-química de leite cru refrigerado provenientes de tanque de expansão; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos) - Faculdade Integrada Tiradentes; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Thaís Regina dos Santos Monteiro e Aline Fernanda Alexandre

Avaliação microbiológica de manipuladores de alimentos, utensílios, superfícies e equipamentos em cozinha industrial de São Miguel dos Campos-AL; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Qualidade na Produção d) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Fernanda Godoy, Janeeyre Oliveira e Micheline Laranjeiras

Avaliação das condições higiênico-sanitárias de água mineral comercializada e envasada na cidade de Maceió; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Qualidade na Produção d) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Micheline Laranjeiras

ESTUDO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DE ÁGUA MINERAL COMERCIALIZADA NA CIDADE DE MACEIÓ; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Qualidade na Produção d) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Ana Patrícia Tojal de França

Avaliação de requisitos básicos das boas práticas em unidades de alimentação e nutrição de hospitais públicos da cidade de Maceió-AL; 2005; 50 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Qualidade na Produção de Alimentos) - Centro de Estudos Superiores de Maceió; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Evânio Albuquerque Oliveira

Aspectos Higiênico-sanitários das condições de comercialização do queijo de coalho no mercado da produção em Maceió-AL; 2004; 27 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Vigilância da Saúde) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Rodrigo César de Moura Castro Alves

Segurança dos alimentos: avaliação das boas práticas na comercialização de lanches na UFAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Karine Barbosa de Meneses

Perfil microbiológico de sobras de alimentos em uma unidade de alimentação e nutrição; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Rozália Rijo de Oliveira

Genes enterotoxigênicos e linhagens com ação antagônica em Staphylococcus sp isolados de queijo de coalho; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Louise Emanuelle Rodrigues de Lima

Produção de substâncias antimicrobianas por Staphylococcus sp isolados de queijo de coalho; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Jacilene Eliziário da Silva

Programa de Boas Práticas aplicado em escola privada do município de Maceió; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Amália Luise Ivo Albuquerque

Qualidade microbiológica de alimentos prontos fornecidos por unidades de alimentação e nutrição de Maceió-AL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Michelle Teixeira da Silva

Boas Práticas de Fabricação em laticínios do sertão de Alagoas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Juliana de Oliveira Moraes

Atividade antimicrobiana de bactérias lácticas isoladas de queijo coalho frente a microrganismos patogênicos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Cantídio Francisco de Lima Neto

O uso da irradiação na conservação de alimentos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Radiologia) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Érika Tayse da Cruz Almeida

Qualidade microbiológica de fórmulas infantis reconstituídas em lactério e de água provenientes de diversos setores de um hospital de Maceió-AL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

DARNISE FRANCINNE LOPES SOARES

Comparação entre método rápido e o convencional na avaliação de parâmetros fisico-químicos em leite pasteurizado; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Genildo Cavalcante Ferreira Júnior

ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE MELHORIA DA QUALIDADE EM INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS; 2008; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Alana Bezerra de Aquino

Ocorrência de Staphylococcus aureus enterotoxigênicos em queijo de coalho do sertão alagoano; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Isabellita Barros Mendes da Fonseca

Quantificação de microrganismos aeróbios mesófilos e psicrotróficos em leites distribuidos pelo programa do leite no estado de Alagoas; 2007; 45 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Marcio Roberto Lopes dos Santos

Avaliação da qualidade fisico-química de leite pasteurizado tipo C destinado ao programa fome zero em Alagoas; 2007; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Táscya Morganna de Morais Santos

Monitoramento microbiológico em diferentes etapas da produção de tapiocas comercializadas na orla marítima de Maceió; 2007; 35 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Maria Raphaella dos Santos Vasconcelos

Utilização do Processo de Microfiltração Através de Membranas Cerâmicas Como Alternativa ao Uso do Calor Para Aumentar a Vida de Prateleira do Soro de Leite; 2007; 34 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Alecia Cristinne Santos Ramos

Avaliação da qualidade microbiológica de leite pasteurizado tipo C produzido por micro-usinas de Alagoas destinado ao programa fome zero; 2006; 33 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Maria Raphaella dos Santos Vasconcelos

Utilização de membranas cerâmicas como alternativa ao uso de calor para esterilização comercial e aproveitamento do soro de leite; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Analice Sampaio Alves de Almeida

Avaliação do Processo de Pasteurização em uma Indústria de Laticínio do Município de São Luis do Quitunde - AL; 2004; 37 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Karina de Albuquerque da Rocha

Avaliação de Procedimentos de Higienização em uma Micro-Indústria de Laticínio do Município de São Luis do Quitunde - AL; 2004; 32 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Patricia Rousy Monteiro de Brito

Levantamento de pré-requisitos necessários para a implantação do programa de boas práticas no Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFAL; ; 2004; 35 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Sâmia Oliveira Chang

Elaboração e implantação de procedimentos operacionais padronizados em cantinas da UFAL; 2004; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Andréa Vieira Silva

Ocorrência de Listeria sp em queijo de coalho e sua correlação com coliformes termotolerantes; 2003; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Thaysa Barbosa Cavalcante

AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE QUEIJO DE COALHO NO ESTADO DE ALAGOAS; 2003; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Lauana Santos Ramalho

Pesquisa de Salmonella sp em ovos e carcaças de frango in natura comercializadas em Maceió - AL; 2002; 10 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Walkyria Maria dos Santos Nascimento

Incidência de Vibrio cholerae e Vibrio parahaemolyticus em pescado capturado no complexo lagunar Mundaú / Manguaba, Maceió - AL; 2002; 25 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Ana Weruska Maria de Cerqueira Calheiros

Adequação de pre-requisitos para implantação de boas práticas de fabricação em uma indústria beneficiadora de leite; 2002; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Marize Vieira Ferreira

Caracterização e identificação de cepas patogênicas isoladas de sururu; ; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Rodrigo César de Moura Castro Alves

Avaliação microbiológica de sobras de arroz em uma unidade de alimentação e nutrição; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Karine Barbosa de Menezes

Avaliação microbiológica de sobras de feijão em uma unidade de alimentação e nutrição; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Adélia Maria Almeida Andrade

Influência dos processos de liofilização e da secagem por atomização na viabilidade de bactérias láticas durante o armazenamento; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Amália Luisa Ivo Albuquerque

Identificação de genes codificadores de enterotoxinas estafilocócica em S; coagulase (+) isolados de queij coalhoo); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Michelle Priscila da Silva

Identificação de bactérias láticas isoladas de queijo de coalho produzido com leite cru do sertão alagoano; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Rozália Rijo de Oliveira

Isolamento e caracterização de S; coagulase (+) isolados de queijo de coalho; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Juliana de Oliveira Moraes

Avaliação da enterotoxigenicidade de Staphylococcus aureus pela PCR e caracterização de bacteriocinas produzidas por linhagens de bactérias láticas; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Amália Luisa Ivo Albuquerque

Avaliação da enterotoxigenicidade de Staphylococcus aureus pela PCR e caracterização de bacteriocinas produzidas por linhagens de bactérias láticas; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Louise Emanuelle

Programa Controle da Qualidade e Segurança de Alimentos; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Amália Luise Ivo Albuquerque

Programa Controle da Qualidade e Segurança de Alimentos; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Juliana de Oliveira Moraes

ANTAGONISMO DE LINHAGENS DE BACTÉRIAS LÁCTEAS SOBRE PATÓGENOS E ENTEROTOXIGENICIDADE DE ESTAFILOCOCICA EM QUEIJOS DE COALHO DO SERTÃO ALAGOANO; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Cantídio Francisco de Lima Neto

ANTAGONISMO DE LINHAGENS DE BACTÉRIAS LÁCTEAS SOBRE PATÓGENOS E ENTEROTOXIGENICIDADE DE ESTAFILOCOCICA EM QUEIJOS DE COALHO DO SERTÃO ALAGOANO; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Genildo Cavalcante Ferreira Júnior

ANTAGONISMO DE LINHAGENS DE BACTÉRIAS LÁCTEAS SOBRE PATÓGENOS E ENTEROTOXIGENICIDADE DE ESTAFILOCOCICA EM QUEIJOS DE COALHO DO SERTÃO ALAGOANO; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Amália Luisa Ivo Albuquerque

ANTAGONISMO DE LINHAGENS DE BACTÉRIAS LÁCTEAS SOBRE PATÓGENOS E ENTEROTOXIGENICIDADE ESTAFILOCOCICA EM QUEIJOS DE COALHO DO SERTÃO ALAGOANO; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Ozarlan Michel Pereira de Oliveira

Queijo Coalho do Sertão Alagoano ? Pesquisa de indicadores da qualidade higiênico-sanitária e Salmonella sp naturalmente presentes; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

MARIANA GONÇALVES DE ALENCAR

QUEIJO DE COALHO DO SERTÃO ALAGOANO ? ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE BACTÉRIAS LÁCTICAS RESPONSÁVEIS PELO FLAVOUR; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Érika Tayse da Cruz Almeida

Queijo Coalho do Sertão Alagoano ? Caracterização Físico-Química e pesquisa de Listeria monocytogenes naturalmente presente; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Theolyta Santos de Araújo

Caracterização microbiológica e fisico-química de leite cru e soro de leite produzido por micro-usinas de Alagoas; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Juliana de Oliveira Moraes

Caracterização microbiológica e fisico-química de leite cru e soro de leite produzido por micro-usinas de Alagoas; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Cantídio Francisco de Lima Neto

Caracterização microbiológica e fisico-química de leite cru e soro de leite produzido por micro-usinas de Alagoas; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Ozarlan Michel Pereira de Oliveira

Queijo coalho do sertão alagoano: Pesquisa de indicadores da qualidade higiênico-sanitária e Salmonella naturalmente presentes; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Érika Tayse da Cruz Almeida

Queijo coalho do sertão alagoano: Caracterização fisico-química e pesquisa de Listeria monocytogenes naturalmente presentes; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

MARIANA GONÇALVES DE ALENCAR

Queijo coalho do sertão alagoano: Isolamento e identificação da bactérias lácticas responsáveis pelo flavour; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Juliana de Oliveira Moraes

Estudo da microbiota normal frente as características sensoriais, fisico-químicas e microbiológicas do queijo de coalho do sertão de Alagoas; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Cantídio Francisco de Lima Neto

Estudo da microbiota normal frente as características sensoriais, fisico-químicas e microbiológicas do queijo de coalho do sertão de Alagoas; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Genildo Cavalcante Ferreira Júnior

Estudo da microbiota normal frente as características sensoriais, fisico-químicas e microbiológicas do queijo de coalho do sertão de Alagoas; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Cibele Tiburtino Cavalcante de Lima

UTILIZAÇÃO DO PROCESSO DE MICROFILTRAÇÃO COM MEMBRANAS CERÂMICAS PARA AUMENTAR A VIDA DE PRATELEIRA DO SORO DE LEITE E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO LEITE UHT; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Maria Raphaella Vasconcelos dos Santos

Utilização de membranas cerãmicas como alternativa ao uso de calor para esterilização comercial e aproveitamento do soro de leite; 2005; Iniciação Científica - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Alecia Cristinne Santos Ramos

Avaliação da qualidade microbiológico e fisico-químico de leite pasteurizado produzido em micro-usinas de Alagoas; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Tascya Morganna de Morais

Avaliação da qualidade microbiológica de tapiocas comercializadas na orla marítima de Maceio-AL, como instrumento de melhoria contínua; 2004; 19 f; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Rossana Oliveira de Melo

Avaliação da qualidade físico-química de leite pasteurizado produzido em micro-usinas de Alagoas; 2004; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Karina de Albuquerque da Rocha

Produção de queijo de coalho em Alagoas: Otimização do processo tecnológico e implantação de procedimentos operacionais padronizados - POP; 2003; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Analice Sampaio Alves de Almeida

Produção de queijo de coalho em Alagoas: Otimização do processo tecnológico e implantação de procedimentos operacionais padronizados; 2003; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Sâmia Oliveira Chang

Elaboração e implantação de procedimentos operacionais em cantinas da UFAL; 2003; 30 f; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Sâmia Oliveira Chang

Monitoramento microbiológico de refeições servidas em cantinas e restaurantes da UFAL para garantir a segurança alimentar; 2002; 25 f; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Thaysa Barbosa Cavalcante

Perfil Microbiológico de Contaminantes no leite Pasteurizado Produzido e comercializado em maceió - AL; 2001; 12 f; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Lauana Santos Ramalho

Incidência de Salmonella sp em carcaças de frango comercializadas em Maceió; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

SILVIA MARIA LIMA

Avaliação de diferentes meios de isolamento na pesquisa de salmonella sp em carcaças de frango comercializadas em Maceió; ; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Juliana Rodrigues Carvalho

Listeria monocytogenes em pescado: Incidência e correlação com outros patógenos; ; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Lauana Ramalho

Identificação de cepas patogênicas de E; coli e salmonella sp isoladas de pescado comercializado em Maceió; ; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Maria Patrícia Tôrres

Ocorrência de listeria monocytogenes em queijo coalho comercializado na cidade de Maceió; ; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Marize Vieira Ferreira

Caracterização microbiológica do sururu proviniente da lagoa mundaú; ; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Denise Coreia Ferreira

Efeitos do Tratamento térmico sobre a biodisponibilidade de lisina da dieta básica regional: correlação entre métodos químicos e biológicos; ; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Maria Karielle da Silva

Programa da Qualidade e Segurança de Alimentos; 2015; Orientação de outra natureza; (Alimentos) - Instituto Federal de Alagoas - Matriz; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Sara Sotero da Silva

Programa da Qualidade e Segurança de Alimentos; 2015; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico de Agroindústria do Instituto Federal de Alagoas, Campus Muri) - Instituto Federal de Alagoas/Campus Murici; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Marina de Medeiros Lessa

Avaliação do programa de boas práticas de fabricação em laticínios e monitoramento microbiológico de seus produtos; ; 2012; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Michelle Teixeira da Silva

Avaliação do programa de boas práticas de fabricação em laticínios e monitoramento microbiológico de seus produtos; ; 2012; Orientação de outra natureza; (Biologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Rozália Rijo de Oliveira

Avaliação do programa de boas práticas de fabricação em laticínios e monitoramento microbiológico de seus produtos; ; 2012; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Jacilene Eliziário da Silva

Avaliação do programa de boas práticas de fabricação em laticínios e monitoramento microbiológico de seus produtos; ; 2012; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Érika Tayse da Cruz Almeida

Estágio Supervisionado do Curso de Tecnologia de Alimentos - IFAL; 2011; Orientação de outra natureza; (Tecnologia de Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Nataly Miranda do Nascimento

Estágio Supervisionado do Curso de Tecnologia de Alimentos; 2011; Orientação de outra natureza; (Tecnologia de Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Jacilene Eliziário da Silva

Estágio Supervisionado do Curso de Tecnologia de Alimentos; ; 2011; Orientação de outra natureza; (Tecnologia de Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Marciara Lúcia dos Santos Lima

Estágio extracurricular no Laboratório de Controle e Qualidade de Alimentos-FANUT-UFAL; 2011; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Laticínios) - Atacadão das Cópias; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Juliana de Oliveira Moraes

Estágio Supervisionado do Curso de Tecnologia de Alimentos do IFAL; 2010; Orientação de outra natureza; (Tecnologia de Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas- Campus Satu; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Marciara Lúcia dos Santos Lima

Estágio Supervisionado do Curso de Tecnologia de Alimentos; 2010; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Laticínios) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas- Campus Satu; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Leilany Suelle dos Santos Viana

Avaliação da Produção de Queijo Coalho em empresas de APL-Arranjo Produtivo Local/Laticínio do Sertão; 2009; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Theolyta Santos de Araújo

Estágio Supervisionado do Curso de Tecnologia de Alimentos; 2009; Orientação de outra natureza; (Tecnologia de Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Israel de Alcantara Moura

Avaliação da Produção de Queijo Coalho em empresas de APL-Arranjo Produtivo Local/Laticínio do Sertão; 2008; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Theolyta Santos de Araújo

Monitoramento microbiológico em Alimentos; 2007; Orientação de outra natureza; (CEFET) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Genildo Cavalcante Ferreira Júnior

IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE QUALIDADE EM INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS; 2005; 20 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina Delgado da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antônio William Oliveira Lima

Incidência de coliformes fecais e Staphylococcus aureus enterotoxigênicos em carne de sol comercializada no município do Recife-PE; 1992; Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Antonio William Oliveira Lima;

Tânia Lúcia Montenegro Stamford

Incidência de Staphylococcus aureus enterotoxigenicos e coliformes fecaes em carne de sol comercializada na cidade do Recife-PE; 1991; 98 f; Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Tânia Lúcia Montenegro Stamford;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DOS SANTOS, ROBENILSON FERREIRA ; CAMPOS, BELIATO SANTANA ; MARTINS GOMES REGO FILHO, FRANCISCO DE ASSIS MARTINS GOMES ; MORAES, JULIANA DE OLIVEIRA ; ALBUQUERQUE, AMÁLIA LUISA IVO ; DA SILVA, MARIA CRISTINA DELGADO ; DOS SANTOS, PEDRO VALENTIM ; DE ARAUJO, MARIA TEREZA . Photodynamic Inactivation of S. aureus with a water-soluble curcumin salt and an application to cheese decontamination. PHOTOCHEMICAL & PHOTOBIOLOGICAL SCIENCES , v. 1, p. 1-10, 2019.

  • DA CRUZ ALMEIDA, ERIKA TAYSE ; DA SILVA, MARIA CRISTINA DELGADO ; OLIVEIRA, JOSÉ MARCOS DOS SANTOS ; KAMIYA, REGIANNE UMEKO ; ARRUDA, RODOLFO ELLESON DOS SANTOS ; VIEIRA, DANILO ABREU ; SILVA, VALDEMIR DA COSTA ; ESCODRO, PIERRE BARNABÉ ; BASÍLIO-JÚNIOR, IRINALDO DINIZ ; DO NASCIMENTO, TICIANO GOMES . Chemical and microbiological characterization of tinctures and microcapsules loaded with Brazilian red propolis extract. JOURNAL OF PHARMACEUTICAL ANALYSIS , v. 7, p. 280-287, 2017.

  • GOMES DO NASCIMENTO, TICIANO ; FARIAS FALCÃO, EURIDICE ; DELGADO DA SILVA, MARIA CRISTINA ; NASCIMENTO OLIVEIRA SILVINO, JOSICLEIDE ; BARNABÉ ESCODRO, PIERRE ; FÉLIX CORREIA FILHO, WASHINGTON LUIS ; PORFÍRIO DA SILVA, ZENALDO ; ALI KHAN, SAJJAD ; ABBAS, MUHAMMAD . The influence of the climatology of the semi-arid from Alagoas-Brazil on the raw milk microbiota. International Journal of Food and Allied Sciences , v. 3, p. 27, 2017.

  • Nascimento, T. G. ; ALMEIDA, E. T. C. ; Silva, M.C.D. ; OLIVEIRA, J. M. S. ; ARRUDA, R. E. ; JUNIOR, I. D. B. ; ESCODRO, P. B. ; SILVA, C. J. ; LIMA, M. C. ; VERMELHO, M. V. D. . MICROENCAPSULADOS DE LIBERAÇÃO MODIFICADA DE PRÓPOLIS VERMELHA, PROCESSO DE OBTENÇÃO DE MICROENCAPSULADOS, COMPOSIÇÕES FARMACÊUTICAS CONTENDO OS MESMOS, PROCESSO DE OBTENÇÃO DE COMPOSIÇÕES FARMACÊUTICAS E USOS. REVISTA DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL , v. 2362, p. 01-332-332, 2016.

  • Rebelo TGS ; Silva, M.C.D. ; Ferreira HS . Sanitary status of public school food services in Maceió (Alagoas, Brazil), 2013. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia , v. 1, p. 1-7, 2015.

  • SANTOS, Táscya Morganna de Morais ; Sawaya, A. L. ; Silva, M.C.D. ; SANTOS, A. F. ; NETO, J. A. B. ; FLORENCIO, T. M. M. T. . AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA E DA CONCENTRAÇÃO DE VITAMINA A, FERRO E ZINCO EM PREPARAÇÕES DO MOLUSCO SURURU (MYTELLA FALCATA). DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde , v. 9, p. 811-822, 2014.

  • LIRA, G.M. ; Silva, M.C.D. ; SILVA, K.W.B. ; PADILHA, B. M. ; CAVALCANTI, S.A.T.Q. ; Oliveira, K.V.O. ; Amália Luisa Ivo Albuquerque . Avaliação da Qualidade Físico-Química e Microbiológica do Camarão Espigão (Xiphopenaeus Kroyeri, Heller, 1862) in natura e defumado. Boletim do Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos (Online) , v. 31, p. 151-160, 2013.

  • Silva, M.C.D. ; Moraes, J. O. ; Neto, C. F. L. . Leite cru de regiões leiteiras de Alagoas: perspectivas de atendimento dos requisitos estabelecidos pela instrução normativa 51. Revista do Instituto Adolfo Lutz (Impresso) , v. 70, p. 404-407, 2011.

  • SOUZA, P. P. M. ; SOARES, K. D. A. ; LIMA FILHO, C. F. ; MOTA, R. A. ; Silva, M.C.D. ; MEDEIROS, E. S. . Ocorrência do leite instável não ácido em vacas leiteiras no município de Viçosa - AL. Veterinária Notícias , v. 17, p. 144-147-147, 2011.

  • Silva, M.C.D. ; SANTOS, Táscya Morganna de Morais ; LYRA, Daniele Gomes de . Monitoramento microbiológico no preparo de tapiocas comercializadas em maceió-AL. Higiene Alimentar , v. 24, p. 132-135, 2010.

  • Silva, M.C.D. ; RAMOS, Alécia Cristinne Santos ; MORENO, I ; Moraes, J. O. . INFLUÊNCIA DOS PROCEDIMENTOS DE FABRICAÇÃO NAS CARACTERÍSTICAS FISICO-QUÍMICAS, SENSORIAIS E MICROBIOLÓGICAS DE QUEIJO DE COALHO. Revista do Instituto Adolfo Lutz (Impresso) , v. 69, p. 214-221, 2010.

  • LIRA, Hércules de Lucena ; Silva, M.C.D. ; VASCONCELOS, Maria Raphaella dos Santos ; Helio de Lucena Lira ; LOPEZ, Ana Maria Queijeiro . MICROFILTRAÇÃO DO SORO DE LEITE DE BÚFALA UTILIZANDO MEMBRANAS CERÂMICAS COMO ALTERNATIVA AO USO DO PROCESSO DE PASTEURIZAÇÃO. Ciência e Tecnologia de Alimentos , v. 29, p. 1-5, 2009.

  • Silva, M.C.D. ; Juliana Vasconcelos Lyra da Silva ; RAMOS, Alécia Cristinne Santos ; MELO, Rossana Oliveira de ; OLIVEIRA, Juliana Omena . Caracterização microbiológica e fisico-química de leite pasteurizado destinado ao programa do leite no estado de Alagoas. Ciência e Tecnologia de Alimentos , v. 28, p. 226-230, 2008.

  • Silva, M.C.D. ; RAMALHO, Lauana Santos ; FIGUEIREDO, Evânia Altina Teixeira de . Salmonella sp em ovos e carcaças de frango in natura comercializadas em Maceió-AL. Higiene Alimentar , São Paulo, v. 18, n.121, p. 35-38, 2004.

  • Silva, M.C.D. ; SOUZA, Laudilse de Morais ; CHANG, Sâmia Oliveira . Monitoramento Microbiológico de Refeições e Lanches Comercializados em Cantinas no Campus da Universidade Federal de Alagoas. Nutrição Brasil , Rio de Janeiro, v. 06, n.02, p. 337-343, 2003.

  • Silva, M.C.D. ; BRANCO, M. A. A. C. ; FIGUEIREDO, Evânia Altina Teixeira de ; BORGES, M. F. ; DESTRO, M. T. . Incidência de Listeria monocytogenes em queijo de coalho refrigerado produzido industrialmente. Boletim do Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos , v. 21, n.02, p. 393-408, 2003.

  • Silva, M.C.D. ; NORMANDE, Ana Cristina Lima ; FERREIRA, M. V. ; RAMALHO, Lauana Santos . Avaliação da Qualidade Microbiológica de Pescado Comercializado em maceió, AL. Higiene Alimentar , São Paulo, v. 16, n.96, p. 60-64, 2002.

  • Silva, M.C.D. ; DESTRO, M. T. ; HOFER, E. ; TIBANA, A. . Characterization and evaluation of same virulence markers of listeria monocytogenes strains isolated from brazilian cheeses using molecular, biochemical and serotyping techniques.. International Journal Food Microbiological, EUA, v. 63, n.3, p. 275-280, 2001.

  • Silva, M.C.D. ; TIBANA, A. ; HOFER, E. . Incidence of Listeria monocytogenes in cheese produced in Rio de Janeiro, Brazil. Journal of Food Protection , Canadá, v. 61, n.3, p. 354-356, 1998.

  • Silva, M.C.D. ; TIBANA, A. ; VILARDI, T. C. . Avaliaçào de métodos para a detecção de Listeria em queijos. Ciência e Tecnologia de Alimentos , São Paulo, v. 18, n.2, p. 150-155, 1998.

  • Silva, M.C.D. ; TIBANA, A. . Listeria monocytogenes em alimentos: seu significado nos dias atuais.. Higiene Alimentar , São Paulo, v. 9, n.38, p. 7-10, 1995.

  • Silva, M.C.D. ; STAMFORD, T. L. M. ; OLIVEIRA, A. W. . Condições higienico-sanitárias da carne de sol comercializada em Recife - PE. I- Indicação de contaminação. Revista Arquivo de Biologia e Tecnologia, Paraná, v. 35, n.2, p. 361-374, 1992.

  • Silva, M.C.D. ; STAMFORD, T. L. M. ; OLIVEIRA, A. W. . Condições Higiênico-Sanitárias da carne de sol comercializada em Recife - PE. II- Staphylococcus aureus. Revista Arquivo de Biologia e Tecnologia, Paraná, v. 35, n.2, p. 375-388, 1992.

  • Silva, M.C.D. . 36,7% do leite em Alagoas está contaminado. Jornal Edição Extra, Maceió - AL, , v. 1, p. 14 - 14, 15 jul. 2001.

  • Silva, M.C.D. . Estudo constata salmonela na carne de frango. Jornal Edição Extra, Maceió - AL, , v. 1, p. 14 - 15, 24 dez. 2000.

  • Silva, M.C.D. ; NORMANDE, Ana Cristina Lima . Sururu da Mundaú contaminado por coliforme fecal. Jornal Gazeta de Alagoas, Maceió, p. 2 - 2, 09 abr. 1999.

  • LIRA, Hércules de Lucena ; Silva, M.C.D. ; SANTOS, M. R. V. DOS ; Lira, A. L. ; Helio de Lucena Lira . MICROFILTRAÇÃO DO SORO DE LEITE DE BÚFALA COMO ALTERNATIVA AO PROCESSO DE PASTEURIZAÇÃO. In: VI Congresso íbero-americano em ciênicias e tecnologia de membrana, 2007, Campina Grande. Anais do VI Congresso íbero-americano em ciênicias e tecnologia de membrana. Campina Grande: Universidade Federal de Campina Grande, 2007. v. 1. p. 23-24.

  • Silva, M.C.D. ; LIRA, Hércules Lucena ; ROCHA, Karina Albuquerque da ; FIGUEIREDO, Evânia Altina Teixeira de . Avaliação de Procedimentos de Higienização em uma Micro-Empresa de Laticínios de Alagoas. In: II Congresso Latino-americano de Higienistas de Alimentos, 2005, Búzios. Alimentos, Saúde e Meio Ambiente: Tendências do Século XXI, 2005. v. 1. p. 38-40.

  • Silva, M.C.D. ; ALVES, Analice Sampaio ; ROCHA, Karina Albuquerque da ; LIRA, Larissa Silva de ; LIRA, Hércules Lucena ; LYRA, Daniele Gomes de . AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE PASTEURIZAÇÃO EM UMA INDÚSTRIA DE LATICÍNIO DO MUNICÍPIO DE SÃO LUIS DO QUINTUNDE - AL. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciencia e tecnologia de Alimentos, 2004, Recife. Ciência e Tecnologia de Alimentos: Estratégia para o desenvolvimento, 2004. v. 1. p. 269-272.

  • Silva, M.C.D. ; SOUZA, Laudilse de Morais ; CHANG, Sâmia Oliveira ; LYRA, Daniele Gomes de . Perfil microbiológico de refeições e lanches servidos em cantinas da Universidade Federal de Alagoas. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciencia e tecnologia de Alimentos, 2004, Recife. Ciência e Tecnologia de Alimentos: Estratégia para o desenvolvimento, 2004. v. 1. p. 268-271.

  • Silva, M.C.D. ; DESTRO, M. T. ; TIBANA, A. . Correlação entre população de coliformes fecais e a presença de Listeria sp em queijos. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2002, Porto Alegre. Anais XVIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Porto Alegre: SBCTA, 2002. v. 01. p. 22-26.

  • Silva, M.C.D. ; Viana, L. S. S. ; Neto, C. F. L. . Antagonismo da microbiota autóctone sobre a presença de patógenos em amostras de queijo de coalho do sertão alagoano. In: VIII Simpósio Internacional Abrapa de Inocuidade de Alimentos, 2009, São Paulo. Anais VIII Simpósio Internacional Abrapa de Inocuidade de Alimentos. São Paulo: SBM, 2009. v. 1. p. 6-7.

  • Silva, M.C.D. ; Moraes, J. O. ; LIMA FILHO, C. F. ; MENDONÇA, K.V. . Leite cru de regiões leiteiras de Alagoas: perspectivas de atendimento aos requisitos estabelecidos pela instrução normativa 51. In: XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos e XV Seminário Latino americano e do Caribe de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2008, Belo Horizonte. XXI Congresso Brasileiro de Ciência e tecnologia de Alimentos. SÃO PAULO: SBCTA, 2008. v. 1. p. 58-59.

  • Silva, M.C.D. ; LIRA, Hercules de Lucena ; ARAUJO, T. S. ; Neto, C. F. L. . Avaliação do processo de microfiltração por membrana cerâmica e caracterização microbiológica e fisico-química de soro de leite. In: XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos e XV Seminário Latino americano e do Caribe de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2008, Belo Horizonte. XXI Congresso Brasileiro de Ciência e tecnologia de Alimentos. SÃO PAULO: SBCTA, 2008. v. 1. p. 27-28.

  • LIRA, Hércules de Lucena ; Silva, M.C.D. ; LOPEZ, Ana Maria Queijeiro . MICROFILTRAÇÃO DO SORO DE LEITE DE BÚBALA UTILIZANDO MEMBRANA CERÂMICA COMO ALTERNATIVA AO PROCESSO DE PASTEURIZAÇÃO. In: Simpósio Brasileiro sobre tendências e inovações da indústria de alimentos, 2007, Campinas. MICROFILTRAÇÃO DO SORO DE LEITE DE BÚFALA UTILIZANDO MEMBRANAS CERÂMICAS. Campinas: ITAL, 2007. v. 1. p. 5-6.

  • Silva, M.C.D. ; LIRA, Hercules de Lucena ; LOPEZ, Ana Maria Queijeiro . IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DA ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE NA FABRICAÇÃO DE AÇUCAR CRISTAL EM UMA USINA DE ALAGOAS. In: V Simpósio Internacional da ABRAPA e III Seminário ITAL de Segurança Alimentar, 2006, São Paulo. V Simpósio Internacional ABRAPA de Inocuidade de Alimentos. São Paulo: SBM, 2006. v. 1. p. 23-24.

  • Silva, M.C.D. ; FRANÇA, Ana Patrícia Tojal de ; WANDERLEY, Ana Paula Barros ; LIMA, Karine Barbosa Medeiros de . HOSPITAIS PÚBLICOS NA CIDADE DE MACEIÓ-AL E AS BOAS PRÁTICAS NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS. In: XVII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral e VI Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica e I Simpósio Luso-Brasileiro de Nutrição Clínica, 2005, Fortaleza. Revista Brasileira de Nutrição Clínica. Fortaleza: SBNPE e FELANPE, 2005. v. 20. p. 33-34.

  • Silva, C. S. B. ; Silva, M.C.D. ; JUNIOR, I. D. B. ; Nascimento, T. G. . Produção de fermento lácteo endógeno para produção de queijo de coalho com características do sertão alagoano. In: 11 Latin American Symposium Food Science, 2015, Campinas-SP. Ciência de Alimentos: Qualidade de Vida e Envelhecimento Saudável. Campinas: Unicamp, 2015. v. 1. p. 35095-35095.

  • Nascimento, T. G. ; LIMA, V. C. ; FROEHLICH, A. ; ALVES, A. ; JUNIOR, I. D. B. ; Amália Luisa Ivo Albuquerque ; Silva, M.C.D. . Determination of Biogenic Amines using LC_Fluor in Commercial and Artesanal coalho cheeses from Alagoas State-Brazil. In: 11 Latin American Symposium on Food Science, 2015, Campinas - SP. Ciência de Alimentos: Qualidade de Vida e Envelhecimento Saudável. Campinas: Unicamp, 2015. v. 1. p. 36443-36443.

  • Nascimento, T. G. ; ALVES, A. ; LIMA, V. C. ; Silva, M.C.D. ; ESCODRO, P. B. ; JUNIOR, I. D. B. . Characterization of Yogurts Fortified with red propolis extract and powder. In: 11 Latin American Symposium on Food Science, 2015, Campinas - SP. Ciência de Alimentos: Qualidade de Vida e Envelhecimento Saudável. Campinas: Unicamp, 2015. v. 1. p. 36442-36442.

  • LIMA, V. C. ; Nascimento, T. G. ; Silva, M.C.D. ; JUNIOR, I. D. B. ; ESCODRO, P. B. . Avaliação de presença de aminas biogênicas nos queijos de coalho produzidos no estado de Alagoas. In: XIX Encontro Nacional e V Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos, 2015, Natal. XIX Encontro Nacional e V Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos. Natal: SBAAL, 2015. v. 1. p. 321-321.

  • SILVINO, J. N. O. ; Nascimento, T. G. ; Silva, M.C.D. ; LIMA, V. C. ; SANTOS, A. F. ; ESCODRO, P. B. . Aceitabilidade de iogurtes naturais elaborados com soro de leite como reconstituinte. In: XIX Encontro Nacional e V Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos, 2015, Natal. XIX Encontro Nacional e V Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos. Natal: SBAAL, 2015. v. 1. p. 322-322.

  • ALBUQUERQUE, A. L. ; LIMA, V. V. C. ; Silva, M.C.D. ; JUNIOR, I. D. B. ; Nascimento, T. G. . Atividade antimicrobiana de microencapsulados de própolis vermelha. In: XIX Encontro Nacional e V Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos, 2015, Natal. XIX Encontro Nacional e V Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos. Natal: SBAAL, 2015. v. 1. p. 232-232.

  • LIMA, V. V. C. ; Nascimento, T. G. ; Silva, M.C.D. ; ALBUQUERQUE, A. L. ; JUNIOR, A. ; AMORIM, D. . Avaliação microbiológica de queijos de coalho produzidos no estado de Alagoas. In: XIX Encontro Nacional e V Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos, 2015, Natal. XIX Encontro Nacional e V Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos. Natal: SBAAL, 2015. v. 1. p. 224-224.

  • MENEZES, J. ; BARBOSA, V. ; GRILLO, L. ; JUNIOR, I. D. B. ; Silva, M.C.D. ; SILVA, D. . Avaliação de métodos de secagem para obtenção de complexos quercetina-antimônio(III) na forma de pó. In: V Congresso Norte Nordeste de Ciências Farmaceuticas, 2015, Maceió. V Congresso Norte Nordeste de Ciências Farmaceuticas. Maceió: SINDFAL, 2015. v. 1. p. 23-23.

  • OLIVEIRA, C. B. ; REGO FILHO, F. G. ; Silva, M.C.D. ; ARAUJO, M. T. . Inactivation of microorganisms present in raw and pasteurized milk using antimicrobial photodynamic therapy. In: 15th International Photodynamic Association World Congress, 2015, Rio de janeiro. 15th International Photodynamic Association World Congress. Rio de Janeiro, 2015. v. 12. p. 356-356.

  • BEZERRA JUNIOR, J. S. ; ARAUJO, F. C. T. ; BARACHO, F. A. O. ; MENDES, J. F. ; CERQUEIRA, D. A. S. ; PORTELA, O. C. ; MEDEIROS, E. S. ; Silva, M.C.D. . Identificação de leite instável não ácido na zona da mata e agreste alagoano. In: XXV Congresso Brasileiro de Zootecnia, 2015, Fortaleza. XXV Congresso Brasileiro de Zootecnia. Fortaleza, 2015. v. 1. p. 43-43.

  • OLIVEIRA, C. B. ; ARAUJO, M. T. ; Silva, M.C.D. . Eficácia da terapia fotodinâmica antimicrobiana na inativação de S. aures e E. coli presentes em leite cru e pasteurizado. In: XXXIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2013, Natal. XXXIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste. Natal: SBF, 2013. v. 1. p. 23-23.

  • FERREIRA, R. ; Silva, M.C.D. ; ARAUJO, M. T. . Investigation in vitro and in loco of the Antimicrobial Photodynamic Therapy parameters and valuation of its effectiveness througt Biospeckle techinique applied to Staphylococcus aureus. In: VIII Iberroamerican Optics Meeting, XI Latinamerican Meeting on Optics, Lasers and applications, 2013, Porto. VIII Iberroamerican Optics Meeting, XI Latinamerican Meeting on Optics, Lasers and applications. Porto, 2013. v. 1. p. 339-339.

  • Silva, M.C.D. ; Moraes, J. O. ; SILVA, J.E. ; LIRA, G.M. . Detecção da agentes antimicrobianos por estirpes de Staphylococcus sp isolados de alimentos. In: XXIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2012, Campinas. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. São Paulo: SBCTA, 2012. v. 1. p. 21-22.

  • LIRA, G.M. ; Silva, M.C.D. ; SILVA, K.W.B. ; PADILHA, B. M. ; CAVALCANTI, S.A.T.Q. ; Oliveira, K.V.O. ; Amália Luisa Ivo Albuquerque . Avaliação da qualidade fisico-química e microbiológica do camarão espigão in natura e defumado. In: XXIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2012, Campinas. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. São Paulo: SBCTA, 2012. v. 1. p. 57-58.

  • Moraes, J. O. ; Silva, M.C.D. ; FONTE, A. I. E. ; PINTO, M.F.P.G. . Avaliação da enterotoxigenicidade em Staphylococcus sp coagulase positiva isolados de queijo de coalho produzido em Alagoas. In: Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2011, Campinas. Anais do 9 SLACA. Campinas: UNICAMP, 2011. v. 1. p. 34-35.

  • PINTO, M.F.P.G. ; Moraes, J. O. ; FONTE, A. I. E. ; Silva, M.C.D. ; PERREIRA, W. S. ; Amália Luisa Ivo Albuquerque . Avaliação da qualidade microbiológica e fisico-química de leite pasteurizado tipo C, produzido no estado de Alagoas. In: 9 SLACA- Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2011, Campinas. Anais do 9 SLACA. Campinas: UNICAMP, 2011. v. 1. p. 43-44.

  • Silva, M.C.D. ; Moraes, J. O. ; Amália Luisa Ivo Albuquerque ; Martins, E. C. P. ; Souza, V. M. . Atividade antimicrobiana de bactérias lácticas isoladas de queijo de coalho frente a microrganismos patogênicos. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2010, Salvador. Anais XXII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Salvador-BA: SBCTA, 2010. v. 1. p. 54-55.

  • Silva, M.C.D. ; MORENO, I ; RAMOS, Alécia Cristinne Santos ; MORAIS, C. R. S. ; LIMA, C. R. S. . Identificação e seleção tecnológica de bactérias lácticas isoladas de queijo de coalho produzido em Alagoas, Brasil. In: X Congreso Latinoamericano de Microbiologia e Higiene de Alimentos, 2009, Punta del Este-Uruguay. COLMIC 2009. Punta del Este-Uruguay, 2009. v. 1. p. 15-16.

  • FERREIRA JÚNIOR, Genildo Cavalcante ; Silva, M.C.D. ; LIMA, C. M. F. . Comparação entre método rápido e o convencional na avaliação de parâmetros fisico-químicos em leite pasteurizado. In: 8 Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2009, Campinas. 8 Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2009. v. 1. p. 45-46.

  • FERREIRA JÚNIOR, Genildo Cavalcante ; Moraes, J. O. ; Silva, M.C.D. ; ALENCAR, M. ; MORENO, I ; RAMOS, Alécia Cristinne Santos . Interação entre bactérias lácticas e microrganismos patogênicos em queijo de coalho. In: 8 Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2009, Campinas. 8 Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2009. v. 1. p. 48-49.

  • GONZALEZ, Alice G M ; HALL, C. ; Silva, M.C.D. ; Santana, Andréa B. . Avaliação Microbiológica do leite UHT (Ultra High Temperature) Integral. In: Simpósio IAFP América Latina de Inocuidade de Alimentos, 2008, Campinas. Symposium on Food Safety. Campinas-SP: SBM, 2008. v. 1. p. 23-24.

  • Silva, M.C.D. ; Moraes, J. O. ; Moura, A. C. S. ; Neto, C. F. L. . Caracterização microbiológica e fisico-química de leite cru fornecido para uma cooperativa no estado de Alagoas. In: 7 SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2007, Campinas. 7 Simpósio Latino Americano de Ciencia de Alimentos. Campinas: SBCTA, 2007. v. 1. p. 23-24.

  • Silva, M.C.D. ; LIRA, Hércules Lucena ; VASCONCELOS, Maria Raphaella dos Santos . Implantação do Sistema de Análise de Perigos e pontos críticos de controle na fabricação de açucar cristal em uma usina de Alagoas. In: V Simpósio Internacional ABRAPA de Inocuidade de Alimentos, 2006, São Paulo. V Simpósio Internacional ABRAPA de Inocuidade de Alimentos. São Paulo: SBM, 2006. v. 1. p. 64-65.

  • Silva, M.C.D. ; GONZALEZ, Alice G M ; OLIVEIRA, Juliana Omena . Avaliação da qualidade higiênico-sanitária e pesquisa de E. coli produtora de toxina shiga em queijo minas frescal comercializado no estado do Rio de Janeiro. In: V Simpósio Internacional ABRAPA de Inocuidade de Alimentos, 2006, São Paulo. V Simpósio Internacional ABRAPA de Inocuidade de Alimentos. São Paulo: SBM, 2006. v. 1. p. 9-11.

  • Silva, M.C.D. ; LIRA, Hercules de Lucena ; VASCONCELOS, Maria Raphaella dos Santos ; LOPEZ, Ana Maria Queijeiro . AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE MEMBRANA CERÂMICA PARA MICROFILTRAÇÃO DO SORO DE LEITE COMO ALTERNATIVA AO PROCESSO DE PASTEURIZAÇÃO. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006, Curitiba. Anais do XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Curitiba: SBCTA - PR, 2006. v. 1. p. 47-47.

  • Silva, M.C.D. ; GONZALEZ, Alice ; SILVA, Juliana Lira . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA E PESQUISA DE ESCHERICHIA COLI DIARREIOGÊNICA EM LEITE PASTEURIZADO TIPO C PRODUZIDO PARA MERENDA ESCOLAR EM MACEIÓ-AL. In: XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA, 2005, Santos. CBM 2005. SÃO PAULO: SOCIEDADE BRASILEIRA DE MICROBIOLOGIA, 2005. v. 1. p. 42-42.

  • Silva, M.C.D. ; SANTOS, Táscya Morganna de Morais . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE TAPIOCAS COMERCIALIZADAS NA ORLA MARÍTIMA DE MACEIÓ-AL, COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA DO PROCESSO PRODUTIVO. In: 57 REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2005, Fortaleza. 57 REUNIÃO ANUAL DA SBPC. Fortaleza: SBPC, 2005. v. 1. p. 23-23.

  • Silva, M.C.D. ; RAMOS, Alécia Cristinne Santos ; LIRA, Hércules Lucena ; ROCHA, Karina Albuquerque da ; SARMENTO, Ana Gabriela . MONITORAMENTO MICROBIOLÓGICO DE AMOSTRAS DE LEITE PASTEURIZADO TIPO C PRODUZIDO PARA MERENDA ESCOLAR EM ALAGOAS. In: 6 SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIENCIA DE ALIMENTOS, 2005, Campinas. 6 Simpósio Latino americano de Ciencia de Alimentos. Campinas: SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2005. v. 1. p. 52-52.

  • Silva, M.C.D. ; LIRA, Hercules de Lucena ; MOURA, I. A. ; ROCHA, K. A. ; ALMEIDA, A. S. A. ; CAVALCANTI, T. B. ; CHANG, S. O. ; LYRA, Daniele Gomes de . Avaliação da produção de queijo de coalho no Estado de Alagoas. In: V Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2003, Campinas - SP. Anais do V Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos. Campinas - SP: Editora da SBCTA, 2003. v. 01. p. 156-156.

  • Silva, M.C.D. ; LYRA, Daniele Gomes de ; CHANG, S. O. . Monitoramento microbiológico no preparo de tapiocas comercializadas na orla marítima de Maceió - AL. In: V Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2003, Campinas - SP. Anais do V Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos. Campinas - SP: Editora da SBCTA, 2003. v. 01. p. 158-158.

  • Silva, M.C.D. ; RAMALHO, L. S. ; GONZALEZ, Alice G M . Salmonella sp em ovos e carcaça de frangos in natura comercializadas em Maceió - AL, Brasil. In: XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003, Florianópoles - SC. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia. São Paulo: Editora SBM, 2003. v. 01. p. 137-137.

  • Silva, M.C.D. ; GONZALEZ, Alice G M ; COUTINHO, C. A. S. ; CERQUEIRA, A. M. F. ; POMBO, C. R. ; JOAQUIM, R. M. ; ANDRADE, J. R. C. . Detecção de Escherichia coli 0157:H7 e Não 0157 diretamente de fezes de bovino e alimentos por PCR multiplex. In: XII Encontro Nacional de Analista de Alimentos, 2001, Maceió. XII Encontro Nacional de Analista de Alimentos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Analistas de Alimentos - SBAAL, 2001. v. 1. p. 197-197.

  • Silva, M.C.D. ; BEZERRA, A. R. S. ; SILVA, W. J. ; NASCIMENTO, W. M. S. . Ocorrência de Vibrio cholerae e Vibrio parahaemolyticus em pescado capturado no complexo lagunar Mundaú / Manguaba, Maceió - AL. In: XII Encontro Nacional de Analista de Alimentos, 2001, Maceió. XII Encontro Nacional de Analista de alimentos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Analistas de Alimentos, 2001. v. 1. p. 201-201.

  • Silva, M.C.D. ; CAVALCANTE, T. B. ; SILVA, A. V. . Perfil Microbiológico de Contaminantes do leite Pasteurizado Produzido e Comercializado em Maceió-AL. In: XII Encontro Nacional de Analista de Alimentos, 2001, Maceió. XII Encontro Nacional de Analista de Alimentos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Analista de Alimentos, 2001. v. 1. p. 181-181.

  • Silva, M.C.D. ; NORMANDE, Ana Cristina Lima ; OLIVEIRA, Evandir Gonçalves de ; COELHO, R. L. M. . Identificação de contaminantes microbiológicos na produção de polpas de frutas congeladas não pasteurizadas. In: XII Encontro Nacional de Analista de Alimentos, 2001, Maceió. XII Encontro Nacional de Analista de Alimentos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Analista de Alimentos, 2001. v. 1. p. 290-290.

  • Silva, M.C.D. ; RAMALHO, Lauana Santos ; LIMA, S. M. . Avaliação de diferentes meios de isolamento na pesquisa de salmonella em carcaças de frango comercializadas em Maceió.. In: XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000, Fortaleza. XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Fortaleza: SBCTA, 2000. v. 1. p. 54-54.

  • Silva, M.C.D. ; CARVALHO, J. R. . Incidência de listeria monocytogenes em amostras de pescado comercializadas em Maceió.. In: XVII Congresso Brasiloeiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000, Fortaleza. XVII Congresso Brasiloeiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Fortaleza: SBCTA, 2000. v. 1. p. 57-57.

  • Silva, M.C.D. ; TÔRRES, M. P. . Listeria monocytogenes em queijo tipo coalho comercializado em Maceió - AL. In: XX Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1999, Salvador. Anais XX Congresso Brasileiro de Microbiologia. Rio de Janeiro: SBM, 1999. v. 1. p. 352-352.

  • Silva, M.C.D. ; NORMANDE, Ana Cristina Lima . Perfil microbiológico de fórmulas lácteas preparadas em ambiente nosocomial.. In: XX Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1999, Salvador. Anais XX Congresso Brasileiro de Microbiologia. Rio de Janeiro: SBM, 1999. v. 1. p. 367-367.

  • Silva, M.C.D. ; NORMANDE, Ana Cristina Lima ; FERREIRA, M. V. . Avaliação da qualidade microbiol;ogica de pescado comercializado em Maceió. In: V Congresso Latino Americano de Microbiologia e Higiene de Alimentos, 1998, Águas de Lindóia. Anais V Congresso Latino Americano de Microbiologia e Higiene de Alimentos. Rio de Janeiro: SBM, 1998. v. 1. p. 112-112.

  • Silva, M.C.D. ; TIBANA, A. ; DESTRO, M. T. ; HOFER, E. . Caracterização molecular e avaliação de alguns marcadores de virulência para cepas de Listeria monocytogenes isoladas de queijos. In: XIX Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1997, Rio de Janeiro. Anais XIX Congresso Brasileiro de Microbiologia. Rio de Janeiro: SBM, 1997. v. 1. p. 270-270.

  • Silva, M.C.D. ; TIBANA, A. ; HOFER, E. . Listeria monocytogenes in cheese produced in Rio de Janeiro, Brazil. In: 97TH ASM General Meeting, 1997, Miame. Anais 97TH ASM General Meeting, 1997. v. 1. p. 21-21.

  • Silva, M.C.D. ; TIBANA, A. ; HOFER, E. ; VILARDI, T. C. . Prevalência dos sorotipos de Listeria monocytogenes isolados de amostras de queijos no Rio de Janeiro. In: XV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1996, Poços de Caldas. Anais XV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. São Paulo: SBCTA, 1996. v. 1. p. 283-284.

  • Silva, M.C.D. ; TIBANA, A. ; VILARDI, T. C. ; ESTRELA, R. C. . Avaliação de métodos para detecção de Listeria monocytogenes em alimentos. In: XVIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1995, Santos. Anais XVIII Congresso Brasileiro de Microbiologia. Rio de Janeiro: SBM, 1995. v. 1. p. 193-193.

  • Silva, M.C.D. ; TIBANA, A. ; HOFER, E. ; ESTRELA, R. C. ; VILARDI, T. C. . Pesquisa de Listeria sp em amostras de queijos comercializados em supermercados da cidade do Rio de Janeiro. In: XVIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1995, Santos. Anais XVIII Congresso Brasileiro de Microbiologia. Rio de Janeiro: SBM, 1995. v. 1. p. 56-56.

  • MENEZES, K. B. ; Silva, M.C.D. ; AVES, R. C. M. C. ; SOUZA, Laudilse de Morais ; FERNANDES, M. C. . Avaliação microbiológica de sobras de alimentos em restaurante universitário. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, C. B. ; REGO FILHO, F. G. ; Silva, M.C.D. ; ARAUJO, M. T. . Inactivation of microorganisms present in raw and pasteurized milk using antimicrobial photodynamic therapy. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BEZERRA JUNIOR, J. S. ; ARAUJO, F. C. T. ; BARACHO, F. A. O. ; MENDES, J. F. ; CERQUEIRA, D. A. S. ; PORTELA, O. C. ; MEDEIROS, E. S. ; Silva, M.C.D. . Identificação de leite instável não ácido na zona da mata e agreste alagoano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, M.C.D. ; Silva, C. S. B. ; JUNIOR, I. D. B. ; Nascimento, T. G. . Produção de fermento lácteo endógeno para produção de queijo de coalho com características do sertão alagoano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARAUJO, M. T. ; Silva, M.C.D. ; FERREIRA, R. . Investigation in vitro and in loco of the Antimicrobial Photodynamic Therapy parameters and valuation of its effectiveness througt Biospeckle techinique applied to Staphylococcus aureus. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, C. B. ; Silva, M.C.D. ; ARAUJO, M. T. . Eficácia de terapia fotodinâmica antimicrobiana na inativação de S.aures e E.coli presentes em leite cru e pasteurizado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Silva, M.C.D. ; Moraes, J. O. ; SILVA, J.E. ; LIRA, G.M. . Detecção de agentes antimicrobianos por estirpes de Staphylococcus ssp isolados de Alimentos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMPOS, B. ; FERREIRA, R. ; ARAUJO, M. T. ; Silva, M.C.D. ; Moraes, J. O. ; Amália Luisa Ivo Albuquerque ; REGO FILHO, F. A. . Investigação do efeito da photodynamic therapy (PDT) em microrganismos e o uso da técnica speckle para contagem de colônias de bactérias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, M.C.D. . Alimentação Segura e Saudável. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Silva, M.C.D. . Programa da Qualidade e Segurança de Alimentos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Silva, M.C.D. ; Moraes, J. O. ; Amália Luisa Ivo Albuquerque ; Martins, E. C. P. ; Souza, V. M. . Inibição de crescimento de bactérias patogênicas por Streptococcus vestibularis isolados de queijo de coalho do sertão alagoano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, M.C.D. ; Viana, L. S. S. ; Neto, C. F. L. . ANTAGONISMO DA MICROBIOTA AUTÓCTONE SOBRE A PRESENÇA DE PATÓGENOS EM AMOSTRAS DE QUEIJO DE COALHO DO SERTÃO ALAGOANO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Silva, M.C.D. ; MORENO, I ; RAMOS, Alécia Cristinne Santos ; SILVA, C. R. ; SILVA, C. R. . IDENTIFICAÇÃO E SELEÇÃO TECNOLÓGICA DE BACTÉRIAS LÁCTICAS ISOLADAS DE QUEIJO DE COALHO PRODUZIDO EM ALAGOAS, BRASIL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GONZALEZ, Alice G M ; Carolina Hall de Mattos ; Silva, M.C.D. ; Santana, Andréa B. . Simpósio IAFP América Latina de Inocuidade de Alimentos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Silva, M.C.D. ; Moraes, J. O. ; LIMA FILHO, C. F. ; MENDONÇA, K.V. . Leite cru de regiões leiteiras de Alagoas: Perspectivas de atendimento aos requisitos estabelecidos pela Instrução Normativa 51. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, M.C.D. ; LIRA, Hércules de Lucena ; ARAUJO, T. S. ; Neto, C. F. L. . Avaliação do processo de microfiltração por membrana cerâmica e caracterização microbiológica e fisico-química de soro de leite. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, M.C.D. ; Viana, L. S. S. ; Neto, C. F. L. . VIII Simpósio Internacional ABRAPA de Inocuidade de Alimentos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Silva, M.C.D. ; LIRA, Hercules de Lucena ; LOPEZ, Ana Maria Queijeiro . Simpósio Brasileiro sobre tendências e inovações da indústria de alimentos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Silva, M.C.D. ; Moraes, J. O. ; Moura, A. C. S. ; Neto, C. F. L. . 7 SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Silva, M.C.D. ; LIMA, Cibele Tiburtino Cavalcante de ; MENDONÇA, C. R. ; LIMA, C. M. F. ; VIANA, L. S. S. . 7 SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Silva, M.C.D. ; GONZALEZ, Alice ; FONSECA, I. B. M. ; ANDRADE, J. R. C. . PERFIL MICROBIOLÓGICO E PESQUISA DE ESCHERICHIA COLI DIARREIOGÊNICA EM LEITE PASTEURIZADO PRODUZIDO PARA O PROGRAMA FOME ZERO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, M.C.D. ; LIRA, Hércules de Lucena ; VASCONCELOS, Maria Raphaella dos Santos . IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS D CONTROLE NA FABRICAÇÃO DE AÇUCAR CRISTAL EM UMA USINA DE ALAGOAS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Silva, M.C.D. ; LIRA, Hercules de Lucena ; RAMOS, Alécia Cristinne Santos ; SARMENTO, Ana Gabriela ; ROCHA, Karina Albuquerque da . MONITORAMENTO MICROBIOLÓGICO DE AMOSTRAS DE LEITE PASTEURIZADO TIPO C PRODUZIDO PARA MERENDA ESCOLAR EM ALAGOAS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Silva, M.C.D. . A VIGILÃNCIA DAS DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Silva, M.C.D. ; ROCHA, K. A. . AVALIAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE HIGIENIZAÇÃO EM UMA MICRO-EMPRESA DE LATICÍNIOS DE ALAGOAS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, M.C.D. ; SOUZA, Laudilse de Morais ; CHANG, S. O. ; LYRA, Daniele Gomes de . PERFIL MICROBIOLÓGICO DE REFEIÇÕES E LANCHES SERVIDOS EM CANTINAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, M.C.D. ; CHANG, S. O. ; LYRA, Daniele Gomes de . CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DE REFEIÇÕES E LANCHES SERVIDOS EM CANTINAS DA UFAL. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, M.C.D. ; ALMEIDA, A. S. A. ; ROCHA, Karina Albuquerque da . AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DO LEITE DURANTE O PROCESSO DE PASTEURIZAÇÃO LENTA EM UMA INDÚSTRIA DE LATICÍNIO DO MUNICÍPIO DE SÃO LUIZ DO QUITUNDE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, M.C.D. ; ROCHA, K. A. ; RAMOS, Alécia Cristinne Santos . AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE QUEIJO DE COALHO NO ESTADO DE ALAGOAS. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, M.C.D. ; RAMALHO, Lauana Santos . XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, M.C.D. . Programa de Alimento Seguro. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Silva, M.C.D. ; CAVALCANTE, T. B. . XI Encontro de Iniciação Científica. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Silva, M.C.D. ; DESTRO, M. T. ; TIBANA, A. . Correlação entre população de coliformes fecais e a presença de Listeria sp em queijos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, M.C.D. ; RAMALHO, L. S. ; LIMA, S. M. . I Jornada Multidisciplinar do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Silva, M.C.D. ; CARVALHO, J. R. . I Jornada Multidisciplina do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Silva, M.C.D. ; TÔRRES, M. P. . I Jornada Multidisciplinardo Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Silva, M.C.D. . Avaliador ad hoc de projetos no Processo de Seleção do PIBIC 2015/2016 - Programa Institucional de bolsas de IC. 2015.

Silva, M.C.D. . Avaliador ad hoc de relatórios parciais dos projetos de pesquisa PIBIC/CNPq/UFAL/FAPEAL 2014-2015. 2014.

Silva, M.C.D. . Avaliador ad hoc de relatórios finais dos projetos de pesquisa PIBIC/CNPq/UFAL/FAPEAL 2013-2014. 2013.

Silva, M.C.D. . Avaliador ad hoc do Processo Seletivo do Programa Institucional de Bolsas de IC - PIBIC/CNPq/UFAL/FAPEAL 2013-2014. 2013.

Silva, M.C.D. . Avaliador ad hoc do Processo Seletivo do Programa Institucional de Bolsas de IC - PIBIC/CNPq/UFAL/FAPEAL 2012-2013. 2012.

Silva, M.C.D. . Avaliador ad hoc de relatórios parciais dos projetos de pesquisa PIBIC/CNPq/UFAL/FAPEAL 2012-2013. 2012.

Silva, M.C.D. . Avaliador ad hoc de relatórios finais dos projetos de pesquisa PIBIC/CNPq/UFAL/FAPEAL 2012-2013. 2012.

Silva, M.C.D. . Avaliador ad hoc do Processo seletivo do programa Institucional de bolsas de iniciação científica. 2011.

Silva, M.C.D. . IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM PADARIA. 2007.

Silva, M.C.D. . Implantação do Programa de Boas Práticas de Fabricação em Usina de açucar. 2004.

Silva, M.C.D. . Implantação do Programa de Boas Práticas de Fabricação em indústias de laticínios. 2003.

Silva, M.C.D. . Implantação do programa de Boas práticas de Fabricação em indústria de Café. 2003.

Silva, M.C.D. . Implantação do programa de Boas Práticas de Fabricação em indústia de cereal. 2002.

Silva, M.C.D. . Implantação do programa de Boas Práticas de Fabricação em indústria de água mineral. 2002.

Silva, M.C.D. . Consultora nível II/AL do projeto APPCC, convênio CNI/SENAI/SANAC desde 01/04/2000. 2001.

Silva, M.C.D. . Avaliador ad hoc do Processo seletivo do programa Institucional de bolsas de iniciação científica. 2010.

Silva, M.C.D. ; SOUZA, Laudilse de Morais . O Pão Seguro de Cada Dia. 2004.

Silva, M.C.D. . Parecer técnico de projeto de pesquisa. 2002.

Silva, M.C.D. . Parecer Técnico em projetos ou trabalhos de pesquisa. 2001.

Silva, M.C.D. . Monitoramento Microbiológico para Produção de Alimento Seguro. 2016. (Coordenação de Projeto com financiamento).

Silva, M.C.D. ; Moraes, J. O. ; Amália Luisa Ivo Albuquerque . Implantação da Rede Alagoana de Extensão Tecnológica. 2011. (Coordenação de Projeto com financiamento).

Silva, M.C.D. . Atualização de métodos sobre a pesquisa de fraudes em leite, métodos rápidos microbiológicos e pesquisa desenvolvidas no laboratório de controle e qualidade de alimentos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Silva, M.C.D. ; FERREIRA JÚNIOR, Genildo Cavalcante ; Moraes, J. O. ; Amália Luisa Ivo Albuquerque . Programa Controle da Qualidade e Segurança de Alimentos. 2010. (Coordenação de Projeto com financiamento).

Silva, M.C.D. . Aplicação da Técnica de PCR na análise microbiológica de alimentos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Silva, M.C.D. . Metodologias para avaliar condições higiênicas de ambientes de processamento de alimentos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Silva, M.C.D. . Boas Práticas de Fabricação. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Silva, M.C.D. . Curso de Extensão em Gestão Tecnológica para Empresas de Alimentos. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Silva, M.C.D. . Boas práticas de Produção. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Silva, M.C.D. . Microbiologia de Alimentos. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Silva, M.C.D. . Mini-curso de Microbiologia de Alimentos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Silva, M.C.D. . Curso Elaboração e Implantação do Sistema APPCC para técnicos de empresas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Silva, M.C.D. . Mini-Curso de Microbiologia de Alimentos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Silva, M.C.D. . Assessora Científica da FAPEAL. 2011 (Demais trabalhos relevantes) .

Silva, M.C.D. . Assessoria Científica da FAPEAL. 2007 (Demais trabalhos relevantes) .

Silva, M.C.D. . Assessoria Científica da FAPEAL. 2005 (Demais trabalhos relevantes) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Programa de monitoramento para produção de alimento seguro, Descrição: Este programa tem como objetivo dar continuidade ao programa anterior 'Controle da qualidade e segurança dos alimentos" e a interação técnico-científica da UFAL como o setor produtivo privado e público no desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas, para testar, desenvolver e aplicar metodologias relacionadas a avaliação da qualidade microbiológica de alimentos tendo como base o "Compedium of Methods for the Microbiological Examination of Foods", visando contribuir para a qualidade e segurança dos alimentos produzidos e comercializados no estado de Alagoas e com isso atender as demands da sociedade no que se refere a avaliação microbiológica dos alimentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Maria Cristina Delgado da Silva - Coordenador / Laudilse de Morais Souza - Integrante / Ticiano Gomes do Nascimento - Integrante / Irinaldo Diniz Basílio Júnior - Integrante / Evaniely Letícia Ferreira Onorio - Integrante / Rodrigo César de Moura Castro Aves - Integrante / Karine Barbosa de Menezes - Integrante / Jackson Emiliano Pedro da Silva - Integrante / Jamilly Oliveira - Integrante., Financiador(es): Cooperativa Leiteira de Alagoas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 1

  • 2012 - 2013

    Ação Multidisciplinar da luz em substratos biológicos atuando como fonte para terapia alternativa e diagnóstico, Descrição: A Terapia Fotodinâmica tem se desenvolvido principalmente para o tratamento anticâncer, porém, novas aplicações desta técnica têm se voltado contra a ação de microrganismos. Neste caso ela é denominada Inativação Fotodinâmica (PDI, do Inglês, Photodynamic Inactivation) ou, Terapia Fotodinâmica Antimicrobiana (em inglês, Antimicrobial Photodynamic Therapy - aPDT) e vem ganhando importância cada vez maior no tratamento de certas patologias. Ao longo do tempo foi verificado que algumas bactérias criavam resistência a certos antibióticos, o que é um problema grave, pois acarreta no aumento da dose do medicamento ou no uso associado com outras medidas para tentar combater a atuação do microrganismo. Uma importante vantagem da aPDT para o tratamento de infecções deve-se à possibilidade de inativação das cepas resistentes em comparação aos tratamentos convencionais. O mecanismo de ação da aPDT ocorre quando um determinado fotossensibilizador é excitado por uma fonte de luz em comprimento de onda ressonante a sua banda de absorção na presença de um substrato, como por exemplo, o oxigênio. É desencadeada então uma cadeia de reações que formam espécies químicas altamente reativas e de curto tempo de vida, como o oxigênio singleto e radicais livres, que podem provocar sérios danos aos microrganismos através da oxidação irreversível de componentes celulares. Tentando observar a inativação do S. aureus por meio da aPDT, tendo como fotossensibilizador o sal de Curcumina, foram testados protocolos experimentais que reproduzissem as condições ótimas que inviabilizam de forma mais efetiva o crescimento do microrganismo. O alimento testado para este trabalho foi o queijo coalho, que faz parte da dieta da população da região nordeste e é muitas vezes um reservatório de proliferação desta bactéria. O experimento foi realizado em triplicata, in vitro e in loco sendo dividido em grupos de investigação. Foram usadas várias potências distintas, de forma a irradiar a amostra nos tempos de 5, 10, 20 e 30 min respectivamente com luz LED em 450 nm. As potências usadas foram 151 mW (P1), 204 mW (P2) e 258 mW (P3) e após escolhermos os dois melhores tempos para a inativação, as doses de luz utilizadas foram de 13 J/cm²; 16 J/cm²; 78 J/cm²; 98 J/cm². Os resultados foram bastante expressivos para todas as doses testadas, obtendo-se uma inibição acima de 80% quando comparado o grupo controle com o grupo PDT.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Maria Cristina Delgado da Silva - Integrante / Maria Tereza de Araujo - Coordenador / Robenilson Ferreira - Integrante.

  • 2010 - 2015

    Programa Controle da Qualidade e Segurança de Alimentos, Descrição: Os microrganismos estão presentes no ambiente, nos seres vivos, nos animais e nos vegetais, e no próprio homem. Assim, qualquer alimento, natural ou processado, pode estar ou não contaminado por microrganismos, cujos tipos encontrados dependem, principalmente, das suas características físicas e químicas e poderão levar as conseqüências que vão desde uma simples alteração do produto até toxinfecções graves no consumidor. Para se ter certeza da segurança de um produto alimentício para consumo humano, ele deve ser cuidadosamente preparado, armazenado e distribuído. O Programa de Controle da Qualidade e Segurança dos Alimentos tem como objetivo a interação técnico-científica da Universidade Federal de Alagoas com o setor produtivo privado e público no desenvolvimento de pesquisas científicas básicas e aplicadas, para testar, desenvolver e aplicar metodologias relacionadas á avaliação da qualidade microbiológica de alimentos tendo como base o ?Compedium of Methods for the Microbiological Examination of Foods?, visando contribuir para a qualidade e segurança dos alimentos produzidos e comercializados em Maceió e com isto atender as demandas da sociedade no que se refere a avaliação microbiológica de alimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Maria Cristina Delgado da Silva - Coordenador., Financiador(es): Cooperativa de Produção Leiteira de alagoas LTDA - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 12

  • 2010 - 2015

    Implantação da Rede Alagoana de Extensão Tecnológica, Descrição: Este projeto tem como objetivi geral implantar a Rede de Extensão Tecnológica de Alagoas- REALEX. Terá por finalidade apoiar o desenvolvimento tecnológico e a inovação, por meio da prestação de serviços de extensão tecnológica e assistência técnica ás Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME?s) de Alagoas, atendendo inicialmente a 118 empresas nas diversas modalidades de extensão tecnológica. Tendo por eixo a interação de ICT?s, participantes da Rede, com o setor produtivo, propiciando ás MPME?s alagoanas informações técnicas e serviços de extensão visando levar a inovação a estas empresas, e como conseqüência, aumentar a competitividade dos setores priorizados nesta proposta. Outro objetivo da Rede é fornecer soluções na gestão empresarial, fortalecendo a estrutura e a competitividade dos sistemas locais de produção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Cristina Delgado da Silva - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 2008 - 2010

    QUEIJO DE COALHO DO SERTÃO ALAGOANO: OTIMIZAÇÃO DE PROCESSO TECNOLÓGICO, Descrição: O Queijo de Coalho é um queijo de massa semi-cozida, tradicionalmente consumido fresco ou maturado, e produzido em várias regiões do nordeste do Brasil há mais de um século, a partir de leite de vaca cru e ou pasteurizado. Atualmente de acordo com a Instrução Normativa N0 30/2001 todo o queijo de coalho deve ser produzido a partir da matéria-prima ?leite pasteurizado?. No entanto, quando o leite é pasteurizado há destruição não só de microrganismos patogênicos e deterioradores indesejáveis, mas também de bactérias láticas naturalmente presentes no leite cru, responsáveis pelas características organolépticas peculiares da região e tão apreciadas pelo mercado. Desta forma, o queijo de coalho do sertão perde o seu diferencial de identidade geográfica e passa a ter as mesmas características de um queijo produzido em qualquer outra parte do mundo e consequentemente perde competitividade, uma vez que grandes empresas geralmente são mais eficientes em função dos ganhos de escala. Daí a importância da utilização de culturas láticas selecionadas e adequadas às condições locais de produção de queijo tipo coalho no sertão alagoano para garantir uma fermentação segura e consequentemente qualidade e segurança do produto para o consumidor. Portanto, esta pesquisa tem com objetivo principal isolar, caracterizar e identificar bactérias láticas presentes em leite cru de vaca, proveniente de produtores pré-selecionados que fazem parte do APL Laticínios no Sertão, para que os isolados conhecidos por sua capacidade acidificante possam ser empregados para direcionar a fermentação de queijo tipo coalho do sertão, padronizando a produção e garantindo a identidade regional e a qualidade do produto final.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Cristina Delgado da Silva - Coordenador / Alice G M Gonzalez - Integrante / Hercules de Lucena Lira - Integrante / Israel de Alcântara Moura - Integrante / Alécia Cristinne Santos Ramos - Integrante / Genildo Cavalcante Ferreira Júnior - Integrante / Cantídio Francisco de Lima Neto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Maceio - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2

  • 2008 - 2009

    Avaliação da Produção de queijo coalho em empresas de APL-Arranjo produtivo local/Laticínio do sertão, Descrição: O queijo de coalho é um dos produtos regionais mais consumidos em Alagoas, onde na maioria das vezes é processado sem as mínimas condições de higiene, tornando-se um produto de risco para o consumidor. Por essas razões, particularmente, o queijo coalho requer um monitoramento permanente com relação aos parâmetros microbiológicos para garantir a sua segurança. Portanto, nos propomos a monitorar as características microbiológicas e físico-químicas do queijo coalho junto aos estabelecimentos produtores que fazem parte do Arranjo Produtivo local do sertão alagoano e comparar com os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde (BRASIL, 2001), bem como verificar o desempenho destes estabelecimentos frente ás mudanças existentes na legislação, pois só assim, estaremos garantindo a qualidade e segurança deste produto. Serão coletados um total de 120 amostras, diretamente das empresas participantes desta pesquisa, por um período de um ano e analisadas quanto à contagem de coliformes a 450C, contagem de Staphylococcus coagulase positiva, pesquisa de Listeria monocytogenes e pesquisa de Salmonella sp, determinação do teor de umidade e gordura. Os resultados obtidos serão comparados com a legislação em vigor (BRASIL, 2001) e a metodologia utilizada será aquela preconizada pelo ICMSF. O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Microbiologia de Alimentos, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas, que funciona como laboratório de ensino e pesquisa e dispõe de pessoal treinado e qualificado, com infra-estrutura básica para a realização das analises microbiológicas exigidas pela legislação brasileira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Cristina Delgado da Silva - Coordenador / Israel de Alcântara Moura - Integrante / Genildo Cavalcante Ferreira Júnior - Integrante / Cantídio Francisco de Lima Neto - Integrante / VIANA, L. S. S. - Integrante / Alana Bezerra de Aquino - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2007 - 2010

    Monitoramento microbiológico e fisico-químico de leite cru e pasteurizado fornecido por micro-usinas de Alagoas a CPLA, Descrição: Dando continuidade a pesquisa de monitorar a qualidade do leite produzido por micro-usinas de Alagoas, nos propomos a verificar se o leite cru fornecido por pequenos produtores rurais a 18 micro-empresas do Arranjo Produtivo de Alagoas, está cumprindo com os padrões previstos pela legislação brasileira, avaliando as características microbiológicas e físico-químicas deste produto. A qualidade do leite está diretamente relacionada à saúde, alimentação e manejo dos animais, como a qualificação da mão-de-obra, higiene dos equipamentos e utensílios utilizados durante a ordenha, bem como o transporte adequado até a indústria. Trata-se de um alimento largamente consumido, por adultos e crianças, e que pode facilmente ter suas características físico-químicas e microbiológicas comprometidas, seja no processo de beneficiamento ou na comercialização. Esta avaliação dar-se-á por intermédio de monitoramento junto aos estabelecimentos produtores de leite que fazem parte do Arranjo Produtivo de Laticínio em Alagoas, verificando o cumprimento dos padrões estabelecidos pela legislação em vigor.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Maria Cristina Delgado da Silva - Coordenador / Alice G M Gonzalez - Integrante / Juliana Oliveira Moraes - Integrante / Cantídio Francisco de Lima Neto - Integrante / Cantídio Francisco de Lima Filho - Integrante / Amália Luisa Ivo Albuquerque - Integrante., Financiador(es): Cooperativa de Produção Leiteira de alagoas LTDA - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 8

  • 2006 - 2008

    Utilização de membranas cerâmicas como alternativa ao uso de calor para esterilização comercial e aproveitamento do soro de leite, Descrição: Existem diversos métodos que podem ser usados para o aproveitamento do soro de queijo, porém nem todos se aplicam a qualquer indústria ou são amplamente aceitos. Dentre as principais alternativas, o uso da tecnologia de separação de componentes utilizando-se membranas, proporcionam não só a produção de componentes com elevado grau de pureza como também a obtenção de produto comercialmente estéril que poderá ser utilizado na fabricação de novos produtos lácteos. O soro obtido durante o processamento de queijo é uma mistura de proteínas, lactose, sais minerais e gordura, obtido após adição do coalho e consequentemente coagulação da caseína do leite. Em Alagoas, contamos hoje com uma produção média de 20.000 kg/dia de queijo coalho e conseqüentemente 180.000 litros/dia de soro de queijo são produzidos e desperdiçados pelas indústrias. Em se tratando de queijo de coalho produzido a partir de leite de búfala, temos em Alagoas uma empresa que faz parte da Incubadora de Laticínios, onde o SENAI/AL é gestor o que despertou a idéia de se fazer um estudo para aproveitamento do subproduto da fabricação do queijo, o soro líquido. Assim, objetivou-se no presente trabalho avaliar a eficiência da utilização de uma membrana cerâmica de 0,8 µm para microfiltração de soro de queijo a fim de reduzir carga microbiana e os resultados obtidos comparar com o processo tradicional de pasteurização lenta (65°C por 30 minutos) do soro. Foram realizados sete ensaios e coletadas amostras de soro antes da filtração (SA), de soro após filtração (SF) e soro pós-pasteurização (SP), para realização de analises microbiológicas e físico-químicas. Utilizou-se a contagem de bactérias aeróbias mesófilas, com placas Petrifilm 3M para contagem de colônias em UFC/mL, conforme recomendação do fabricante. Os resultados obtidos, demonstraram que houve uma redução da carga microbiana de 18000 UFC/ml no soro antes para 34,3 UFC/ml no soro pasteurizado e para 7,07 UFC/ml no soro filtrado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Cristina Delgado da Silva - Coordenador / Alécia Cristinne Santos Ramos - Integrante / Hércules de Lucena Lira - Integrante / Maria Raphaella dos Santos vasconcelos - Integrante / Cantídio Francisco de Lima Neto - Integrante / Theolyta Santos de Araújo - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 7

  • 2004 - 2005

    Avaliação da Qualidade Microbiológica e Físico-Química de Leite Pasteurizado Produzido em Micro-usinas de Alagoas, Descrição: O Estado de Alagoas destaca-se como sendo um dos principais produtores de leite do nordeste brasileiro, ocupando atualmente a quarta posição, segundo EMBRAPA, com uma produção de 244 milhões de litros de leite no ano de 2001. O Estado dispõe de duas bacias leiteiras significativas, situada na região do Agreste e no Sertão Alagoano, com uma produção de aproximadamente 446 mil litros/dia. Atualmente 19 mini-usinas fazem parte do Programa Nacional do Leite, fornecendo 50 mil litros de leite pasteurizado tipo C por dia ao governo estadual, destinado a merenda escolar. Assim, nos propomos a avaliar a qualidade microbiológica do leite pasteurizado tipo C fornecido por essas empresas, com a aplicação de check-list "in loco" baseado na Portaria 326 do Ministério da Saúde e coleta de amostras de água e swabs de superfície de equipamentos e mãos de manipuladores para realização de análises microbiológicas segundo o ICMSF, 1974. Durante as visitas realizadas nas 19 empresas, foram levantadas as não-conformidades e elaborado um plano de ação para solucionar os problemas detectados.Paralelamente, coletou-se amostras de leite já embalado para realização das análises quanto a contagem de coliformes a 35ºC, coliformes a 45ºC e pesquisa de Salmonella sp, baseado nos padrões microbiológicos recomendados pelas Portarias 12/2001 do Ministério da Saúde e RDC 51/2002 do Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Do total de 334 amostras analisadas 194 (58%) apresentaram contagens de coliformes a 35°C acima do permitido pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento e 168 (50,3%) amostras apresentaram contagens de coliformes a 45°C acima do preconizado pelo Ministério da Saúde. Salmonella sp não foi detectada nas amostras analisadas. Baseado nos resultados obtidos a partir das análises microbiológicas e das não-conformidades observadas durante as visitas, pode-se concluir que os maiores problemas diz respeito a falta de controle do tempo e temperatura do processo de produção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Cristina Delgado da Silva - Coordenador / Rossana Oliveira de Melo - Integrante / Alécia Cristinne Santos Ramos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2012 - Atual

    Desenvolvimento e Padronização de Bioprodutos derivados dos Manguezais de Alagoas, Descrição: O projeto Desenvolvimento e Padronização de Bioprodutos Derivados dos Manguezais de Alagoas visa obter bioprodutos inovadores. Como elementos diferenciais de inovação dos extratos e tinturas, que estarão no mercado, cita-se a comprovação científica de qualidade, eficácia e segurança do bioproduto. A discriminação no rótulo/bula dos extratos e tintura de flavonóides em concentrações bioativas presentes na substância utilizada demonstrarão a qualidade e eficácia do novo bioproduto, sendo devidamente declarados. A atividade antimicrobiana será um segundo elemento de inovação, de forma a comprovar a segurança alimentar dos extratos/tintura. A determinação de substâncias bioativas é um elemento diferencial, já que no Brasil existem sérios problemas com produtos alimentícios (alimentos funcionais) sem a devida comprovação científica da sua ação biológica, ou ainda persistem produtos que não demonstram a qualidade e a segurança alimentar.. Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Maria Cristina Delgado da Silva - Integrante / Valter Alvino - Integrante / Ticiano Gomes do Nascimento - Coordenador / Irinaldo Diniz Basílio Júnior - Integrante / Eríca T. C. Almeida - Integrante / José Izaias dos Santos - Integrante / José Marcos dos Santos Oliveira - Integrante / Mário Calheiros de Lima - Integrante / Morgana Carine Santos de Lima - Integrante / Rodolfo Elleson Arruda - Integrante / Mariana Cristine Santos de Lima - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2012 - Atual

    Desenvolvimento e Padronização de Bioprodutos derivados dos Manguezais de Alagoas, Descrição: O projeto Desenvolvimento e Padronização de Bioprodutos Derivados dos Manguezais de Alagoas visa obter bioprodutos inovadores. Como elementos diferenciais de inovação dos extratos e tinturas, que estarão no mercado, cita-se a comprovação científica de qualidade, eficácia e segurança do bioproduto. A discriminação no rótulo/bula dos extratos e tintura de flavonóides em concentrações bioativas presentes na substância utilizada demonstrarão a qualidade e eficácia do novo bioproduto, sendo devidamente declarados. A atividade antimicrobiana será um segundo elemento de inovação, de forma a comprovar a segurança alimentar dos extratos/tintura. A determinação de substâncias bioativas é um elemento diferencial, já que no Brasil existem sérios problemas com produtos alimentícios (alimentos funcionais) sem a devida comprovação científica da sua ação biológica, ou ainda persistem produtos que não demonstram a qualidade e a segurança alimentar.. Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Maria Cristina Delgado da Silva - Integrante / Valter Alvino - Integrante / Ticiano Gomes do Nascimento - Coordenador / Irinaldo Diniz Basílio Júnior - Integrante / Eríca T. C. Almeida - Integrante / José Izaias dos Santos - Integrante / José Marcos dos Santos Oliveira - Integrante / Mário Calheiros de Lima - Integrante / Morgana Carine Santos de Lima - Integrante / Rodolfo Elleson Arruda - Integrante / Mariana Cristine Santos de Lima - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2012 - Atual

    Desenvolvimento e Padronização de Bioprodutos derivados dos Manguezais de Alagoas, Descrição: O projeto Desenvolvimento e Padronização de Bioprodutos Derivados dos Manguezais de Alagoas visa obter bioprodutos inovadores. Como elementos diferenciais de inovação dos extratos e tinturas, que estarão no mercado, cita-se a comprovação científica de qualidade, eficácia e segurança do bioproduto. A discriminação no rótulo/bula dos extratos e tintura de flavonóides em concentrações bioativas presentes na substância utilizada demonstrarão a qualidade e eficácia do novo bioproduto, sendo devidamente declarados. A atividade antimicrobiana será um segundo elemento de inovação, de forma a comprovar a segurança alimentar dos extratos/tintura. A determinação de substâncias bioativas é um elemento diferencial, já que no Brasil existem sérios problemas com produtos alimentícios (alimentos funcionais) sem a devida comprovação científica da sua ação biológica, ou ainda persistem produtos que não demonstram a qualidade e a segurança alimentar.. Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Maria Cristina Delgado da Silva - Integrante / Valter Alvino - Integrante / Ticiano Gomes do Nascimento - Coordenador / Irinaldo Diniz Basílio Júnior - Integrante / Eríca T. C. Almeida - Integrante / José Izaias dos Santos - Integrante / José Marcos dos Santos Oliveira - Integrante / Mário Calheiros de Lima - Integrante / Morgana Carine Santos de Lima - Integrante / Rodolfo Elleson Arruda - Integrante / Mariana Cristine Santos de Lima - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2012 - Atual

    Desenvolvimento e Padronização de Bioprodutos derivados dos Manguezais de Alagoas, Descrição: O projeto Desenvolvimento e Padronização de Bioprodutos Derivados dos Manguezais de Alagoas visa obter bioprodutos inovadores. Como elementos diferenciais de inovação dos extratos e tinturas, que estarão no mercado, cita-se a comprovação científica de qualidade, eficácia e segurança do bioproduto. A discriminação no rótulo/bula dos extratos e tintura de flavonóides em concentrações bioativas presentes na substância utilizada demonstrarão a qualidade e eficácia do novo bioproduto, sendo devidamente declarados. A atividade antimicrobiana será um segundo elemento de inovação, de forma a comprovar a segurança alimentar dos extratos/tintura. A determinação de substâncias bioativas é um elemento diferencial, já que no Brasil existem sérios problemas com produtos alimentícios (alimentos funcionais) sem a devida comprovação científica da sua ação biológica, ou ainda persistem produtos que não demonstram a qualidade e a segurança alimentar.. Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Maria Cristina Delgado da Silva - Integrante / Valter Alvino - Integrante / Ticiano Gomes do Nascimento - Coordenador / Irinaldo Diniz Basílio Júnior - Integrante / Eríca T. C. Almeida - Integrante / José Izaias dos Santos - Integrante / José Marcos dos Santos Oliveira - Integrante / Mário Calheiros de Lima - Integrante / Morgana Carine Santos de Lima - Integrante / Rodolfo Elleson Arruda - Integrante / Mariana Cristine Santos de Lima - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2012 - Atual

    Desenvolvimento e Padronização de Bioprodutos derivados dos Manguezais de Alagoas, Descrição: O projeto Desenvolvimento e Padronização de Bioprodutos Derivados dos Manguezais de Alagoas visa obter bioprodutos inovadores. Como elementos diferenciais de inovação dos extratos e tinturas, que estarão no mercado, cita-se a comprovação científica de qualidade, eficácia e segurança do bioproduto. A discriminação no rótulo/bula dos extratos e tintura de flavonóides em concentrações bioativas presentes na substância utilizada demonstrarão a qualidade e eficácia do novo bioproduto, sendo devidamente declarados. A atividade antimicrobiana será um segundo elemento de inovação, de forma a comprovar a segurança alimentar dos extratos/tintura. A determinação de substâncias bioativas é um elemento diferencial, já que no Brasil existem sérios problemas com produtos alimentícios (alimentos funcionais) sem a devida comprovação científica da sua ação biológica, ou ainda persistem produtos que não demonstram a qualidade e a segurança alimentar.. Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Maria Cristina Delgado da Silva - Integrante / Valter Alvino - Integrante / Ticiano Gomes do Nascimento - Coordenador / Irinaldo Diniz Basílio Júnior - Integrante / Eríca T. C. Almeida - Integrante / José Izaias dos Santos - Integrante / José Marcos dos Santos Oliveira - Integrante / Mário Calheiros de Lima - Integrante / Morgana Carine Santos de Lima - Integrante / Rodolfo Elleson Arruda - Integrante / Mariana Cristine Santos de Lima - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2012 - Atual

    Desenvolvimento e Padronização de Bioprodutos derivados dos Manguezais de Alagoas, Descrição: O projeto Desenvolvimento e Padronização de Bioprodutos Derivados dos Manguezais de Alagoas visa obter bioprodutos inovadores. Como elementos diferenciais de inovação dos extratos e tinturas, que estarão no mercado, cita-se a comprovação científica de qualidade, eficácia e segurança do bioproduto. A discriminação no rótulo/bula dos extratos e tintura de flavonóides em concentrações bioativas presentes na substância utilizada demonstrarão a qualidade e eficácia do novo bioproduto, sendo devidamente declarados. A atividade antimicrobiana será um segundo elemento de inovação, de forma a comprovar a segurança alimentar dos extratos/tintura. A determinação de substâncias bioativas é um elemento diferencial, já que no Brasil existem sérios problemas com produtos alimentícios (alimentos funcionais) sem a devida comprovação científica da sua ação biológica, ou ainda persistem produtos que não demonstram a qualidade e a segurança alimentar.. Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Maria Cristina Delgado da Silva - Integrante / Valter Alvino - Integrante / Ticiano Gomes do Nascimento - Coordenador / Irinaldo Diniz Basílio Júnior - Integrante / Eríca T. C. Almeida - Integrante / José Izaias dos Santos - Integrante / José Marcos dos Santos Oliveira - Integrante / Mário Calheiros de Lima - Integrante / Morgana Carine Santos de Lima - Integrante / Rodolfo Elleson Arruda - Integrante / Mariana Cristine Santos de Lima - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Prêmio de Excelência Acadêmica com inclusão Social por participação como orientadora no VIII Congresso Acadêmico da UFAL, VIII Congresso Acadêmico 2011- UFAL.

2010

Prêmio de Excelência Acamêmica por participação como orientadora no VII Congresso Acadêmico da UFAL, Universidade Federal de Alagoas.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Alagoas, Faculdade Nutrição. , Campus A. C. Simões, BR 104, Km 14. Laboratório de Controle e Qualidade de Alimentos, Tabuleiro dos Martins, 57072340 - Maceió, AL - Brasil, Telefone: (82) 32141801, Fax: (82) 32141160

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal de Alagoas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1987 - Atual

    Universidade Federal de Alagoas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal de Alagoas

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Participação em Curso de Especialização na Faculdade Maurício de Nassau, intitulado "Especialização em vigilância Sanitária e Controle de Qualidade e Segurança dos Alimentos", ministrando a disciplina de 30 horas, "Microbiologia de Alimentos"; nos dias 17/10, 31/10 e 21/11.

    Atividades

    • 08/2012

      Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio em Medicamentos e Alimentos

    • 03/2012

      Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia de alimentos

    • 03/2010

      Ensino, Nutrição, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia de Alimentos

    • 01/2007

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências da Saúde.,Atividade realizada, Coordenação do Projeto de Pesquisa Avaliação da Qualidade de Leite Cru Fornecido a Cooperativa de Laticínio de Alagoas.

    • 03/2006

      Ensino, Curso de Especialização Em Qualidade na Produção d, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Microbiologia de Alimentos, Métodos de Análise Microbiológica

    • 03/2005

      Ensino, Mestrado Em Nutrição, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia de Alimentos

    • 10/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição.,Cargo ou função, Consultor Ad-hoc.

    • 07/1987

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição.,Linhas de pesquisa

    • 07/1987

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Higiene e Microbiologia de Alimentos, Tecnologia e Controle de Qualidade de Alimentos

    • 03/2015 - 04/2015

      Ensino, Nutrição, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia de Alimentos

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Alimentos

    • 09/2014 - 10/2014

      Ensino, Ciências Farmacêuticas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Inovação em Ciências Farmaceuticas

    • 03/2013 - 12/2013

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bromatologia II

    • 03/2010 - 12/2011

      Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Alimentos

    • 03/2005 - 09/2005

      Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição.,Atividade de extensão realizada, Elaboração e Implantação do Programa de Boas Práticas em Indústria de carne de Sol.

    • 03/2005 - 09/2005

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências da Saúde.,Atividade realizada, Coordenação do Projeto de Extensão Elaboração e Implantação do Programa de Boas Práticas em Indústria de carne de Sol.

    • 04/2004 - 03/2005

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências da Saúde.,Atividade realizada, Coordenação do Projeto de Pesquisa Avaliação da Qualidade Microbiológica e Físico-Química de Leite Pasteurizado Produzido em Micro-usina de Alagoas.

    • 06/2004 - 01/2005

      Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição.,Atividade de extensão realizada, Elaboração e Implantação do Programa de Boas Práticas de Fabricação em Laticínios.

    • 06/2004 - 01/2005

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências da Saúde.,Atividade realizada, Coordenação do Projeto de Extensão Elaboração e Implantação do Programa de Boas Práticas de Fabricação em Laticínios.

    • 06/2003 - 06/2004

      Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição.,Atividade de extensão realizada, O Pão Seguro de Cada Dia.

    • 06/2003 - 06/2004

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências da Saúde.,Atividade realizada, Autora do Projeto de Extensão O Pão Seguro de Cada Dia.

    • 05/2003 - 02/2004

      Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição.,Atividade de extensão realizada, Monitoramento de Refeições e Lanches Servidos nas Cantinas da UFAL e Elaboração dos Procedimentos Operacionais Padronizados.

    • 05/2003 - 02/2004

      Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas.,Atividade realizada, Coordenação do Projeto de Extensão Monitoramento de Refeições e Lanches Servidos nas Cantinas da UFAL e Elaboração dos Procedimentos Operacionais Padronizados.