Guilherme Ignácio da Silva

Guilherme Ignácio da Silva integrou o núcleo de professores que trabalhou na implementação do curso de Letras da Universidade Federal de São Paulo, onde é docente de Língua e Literatura Francesa. Ingressou na UNIFESP em 2006, no plano de expansão da Universidade e a criação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH), de cujo Núcleo de Coordenação (NC) inicial participou como professor convidado. Coordenou a Graduação em Letras da UNIFESP (Português/Espanhol/Francês/Inglês) por quatro anos, desde sua criação, em 2009, até 2013, quando passou a integrar o Núcleo Docente Estruturante (NDE), núcleo responsável pela administração da Graduação e pela mediação com a Pró-Reitoria de Graduação da universidade e com o MEC. É Mestre em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo e Doutor em Letras (Língua e Literatura Francesa) também pela USP, com período sanduíche no Institut des Textes et Manuscrits Modernes (ITEM), da École Normale Supérieure (ENS), de Paris. É membro do projeto Brépols/BNF de edição dos cadernos manuscritos de Marcel Proust, autor cuja obra foi estudada no Mestrado e Doutorado. Cursou Graduação em Letras Francês/Português/Alemão e em Filosofia na USP. Foi bolsista do "Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico" (DAAD) no "Programa para Jovens Germanistas", cursando um semestre da Graduação na Universidade de Freiburg, na Alemanha, com estágio de pesquisa bibliográfica sobre "Walter Benjamin leitor e tradutor de Proust", realizado na Universidade Livre (FU), de Berlim. Realizou Pós-Doutorado no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sobre o principal modelo de "Em Busca do Tempo Perdido", as "Memórias" do duque de Saint-Simon.

Informações coletadas do Lattes em 05/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)

2000 - 2003

Universidade de São Paulo
Título: Marcel Proust escreve Em Busca do Tempo Perdido
Philippe Léon Marie Ghislain Willemart. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: literatura Marcel Proust Manuscritos Interpretação.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária / Especialidade: crítica genética.

Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)

1998 - 2000

Universidade de São Paulo
Título: Arte do Fragmento - Processos de criação em um Cahier de À la Recherche du Temps Perdu de Marcel Proust, Ano de Obtenção: 2000
Philippe Léon Marie Ghislain Willemart.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: manuscritos marcel proust interpretação; proust; crítica genética.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária / Especialidade: crítica genética.

Graduação em Filosofia

2001 - 2009

Universidade de São Paulo

Graduação em Letras- alemão

1998 - 2001

Universidade de São Paulo

Graduação em Letras - francês

1994 - 1997

Universidade de São Paulo

Pós-doutorado

2004 - 2006

Pós-Doutorado. , Instituto de Estudos da Linguagem/Unicamp, IEL, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas / Especialidade: Literatura francesa.

Formação complementar

2002 - 2002

Sonderprogramm für lateinamerikanische Germanisten. (Carga horária: 192h). , Albert Ludwigs Universität Freiburg im Breisgrau, ALBERT LUDWIG, Alemanha.

1995 - 2000

Extensão universitária em Língua grega. (Carga horária: 1024h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1997 - 1997

Nancy I. (Carga horária: 192h). , Aliança Francesa, ALIANÇA FRANCESA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Grego

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Literatura francesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua francesa.

Organização de eventos

SILVA, G. I. ; ROSA, S. ; BURNET, H. . IV Colóquio de Literatura e Filosofia. 2018. (Congresso).

Participação em eventos

I Jornada de Literatura Francesa da EFLCH/UNIFESP.Proust escreve 'Em Busca do Tempo Perdido'. 2015. (Outra).

V Congresso Internacional da Metáfora. Proust e a arte do símile na criação e na crítica literária. 2015. (Congresso).

Minicurso Adaptações Literárias.Cinema e Literatura por Éric Rohmer. 2014. (Outra).

II Jornada de Filosofia e Literatura da Unifesp.Marcel Proust e a mise-en-scène da filosofia. 2013. (Outra).

Traduire Swann de Marcel Proust (Univ. di Padova).Swann au Brésil: le regard d'une génération. 2013. (Outra).

Colóquio Nacional: Literatura e Ensino em Debate (Unicamp).Literatura como forma de Conhecimento. 2012. (Outra).

Colóquio Proust 2012 (FFLCH/USP).Naturellement Complexe. 2012. (Outra).

Simpósio Nacional de Literatura e Transdiciplinaridade (U. Caxias do Sul).Literatura e Artes Plásticas - Arte do Retrato. 2012. (Simpósio).

Colóquio Unifesp de Literatura Francesa. Perspectivas sobre o Oitocentos e o Novecentos.A, B, C proustiano. 2011. (Outra).

Colóquio Unifesp de Literatura Francesa. Perspectivas sobre o Oitocentos e o Novecentos.Colóquio Unifesp de Literatura Francesa. Perspectivas sobre o oitocentos e o novecentos. 2011. (Outra).

III Colóquio de Humanas Unifesp. Charles Swann no salão da sra. de Saint-Euverte. 2011. (Congresso).

O século XVIII e a literatura libertina (Unifesp).O século XVIII e a literatura libertina. 2011. (Outra).

Proust 2011 (FFLCH/USP). Proust et un calme irrésistible (lectures brésiliennes). 2011. (Congresso).

Une visite à l'atelier de l'artiste: les cahiers de Marcel Proust'.Proust et les équivalents d'intelligence. 2011. (Outra).

XV Congresso Nacional de Lingüística e Filologia (UERJ). Em Busca do Tempo Perdido - Aspectos da gênese e edição dos cadernos de esboços. 2011. (Congresso).

Colloque Proust-Brépols. Esprit et Raillerie chez les Guermantes: retour sur le contexte dune création. 2010. (Congresso).

Colloque Proust - Brépols: Proust écrit un roman. Proust et le Brésil. 2010. (Congresso).

Colóquio de Literatura e Teoria Literária - Unifesp (Guarulhos).Relações interculturais no Antigo Regime. 2010. (Outra).

Curso Extracurricular de Literatura e Filosofia (Faculdade de Letras /UFRJ).Walter Benjamin e as lésbicas de Montjouvain: introdução à leitura de Em Busca do Tempo Perdido. 2010. (Outra).

Colloque Proust - Brépols. Marcel Proust e o Antigo Regime. 2009. (Congresso).

Conférence à l'ITEM.Marcel Proust et l'Ancien Régime. 2009. (Outra).

XVI Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germâncios (UFRJ).Benjamin tradutor de obras de Proust. 2009. (Simpósio).

Colloque Proust. O Sr. de Norpois e o tema da Normalidade. 2008. (Congresso).

I Colóquio de Humanas da Unifesp. Marcel Proust escreve Em Busca do Tempo Perdido. 2008. (Congresso).

XII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. O projeto Brépols no Brasil. 2008. (Congresso).

Palestra nas Atividades Científica-Culturais do Instituto da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. Proust escreve Em busca do Tempo Perdido ou Como Erguer Catedrais de Sorvete. 2005. (Congresso).

VII Encontro Internacional da Associação dos Pesquisadores do Manuscrito Literário. Marcel Proust escreve Em Busca do Tempo Perdido. 2002. (Congresso).

V Congresso Nacional de Lingüística e Filologia UERJ. Lendo um caderno de Marcel Proust. 2001. (Congresso).

V Congresso Nacional de Lingüística e Filologia UERJ. V Congresso Nacional de Língüística e Filologia UERJ. 2001. (Congresso).

Fronteiras da Criação (V Encontro Internacional da Associação dos Pesquisadores do Manuscrito Literário). Um caderno de Proust. 1999. (Congresso).

XIII Encontro Nacional da ANPOLL. Lendo um caderno de Proust. 1998. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Wagner Tavares da Silva

SILVA, C. C. E.; Lasch, Markus;SILVA, G. I.; CAMPOS, R. S.. Gênese do tema do Amor na obra de Marcel Proust (os exemplos de Jean Santeuil e de Charles Swann). 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas (EFLCH/UNIFESP).

Aluno: Alan Luís Pereira

SILVA, G. I.; Murad, Samira; Willemart, Philippe. Proust prestidigitador. Estudo da metáfora da leitura como tratamento de miopia na Busca do Tempo Perdido. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras, Língua e Literatura Francesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Liliane Silva dos Santos

Willemart, Philippe;SILVA, G. I.; Pino, Cláudia Amigo. Em torno da gênese de uma personagem proustiana: tia Léonie no caminha da descoberta de uma vocação. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras, Língua e Literatura Francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Aluno: Ana Cristina Celestino Montenegro

Muhana, Adma Fadul;SILVA, G. I.; KOSSOVITCH, L.. Tesouro de Brunetto Latini: estudo e tradução do prólogo e da retórica. 2011.

Aluno: Cristiana Vieira Cacellier de Olivo

SILVA, G. I.; PASSOS, G. P.; Willemart, Philippe. Uma História do Fazer em Proust - Silêncio: Homem Criando. 2005. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: João Gonçalves Vilela Leandro

SILVA, C. C. E.; Willemart, Philippe; PASSOS, C. R. P.; TAVARES, P. H. M. B.;SILVA, G. I.. A poética do detalhe no episódio da lanterna mágica em À la recherche du temps perdu. 2015. Tese (Doutorado em língua e literatura francesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Renata Lopes Araújo

CAMPOS, R. S.; LEITE, G. M. M.; PINO, C. C. A.;SILVA, G. I.; HASEGAWA, A. P.. Da Arcádia a Paris: leituras de estórias, estórias de leituras. 2013. Tese (Doutorado em Letras, Língua e Literatura Francesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Samira Murad

Willemart, Philippe; Cavalcanti, Carla; Zilberman, Regina;SILVA, G. I.; Pino, Cláudia Amigo. Sobre a leitura de À la Recherche du Temps Perdu. 2012. Tese (Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Roseli de Fátima Dias Almeida Barbosa

Mário Luiz Frungillo; Marcos Antonio Siscar; Maria Viviane do Amaral Veras; Zênia de Faria;SILVA, G. I.. No Atelier com Ponge. 2011. Tese (Doutorado em Instituto de Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carla Cavalcanti e Silva

Pino, Cláudia Amigo; Bebiano, Alexandre;SILVA, G. I.; Maria Filho, Valter José. Unidade e fragmento: uma leitura da composição proustiana a partir dos cadernos 53 e 55 de Albertine. 2010. Tese (Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcelo Mott Peccioli Paulini

SILVA, G. I.; Amoroso, Maria Betânia; Rodrigues, Cassiano Terra; Santos, Laymert Garcia dos; Moura, Alex Sandro Calheiros de. A Constelação Proust-Visconti. 2010. Tese (Doutorado em Instituto de Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: João Gonçalves Vilela Leandro

WILLEMART, P.; PASSOS, C. R. P.;SILVA, G. I.. A ambição de Proust ou A poética da descrição. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcelo Mott Peccioli Paulini

Amoroso, Maria Betânia; Rodrigues, Cassiano Terra;SILVA, G. I.. A Constelação Proust-Visconti. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Wagner Tavares da Silva

Lasch, Markus; Cavalcanti, Carla;SILVA, G. I.. Gênese do tema do Amor na obra de Marcel Proust (os exemplos de Jean Santeuil e de Charles Swann). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas (EFLCH/UNIFESP).

Aluno: Alan Luís Pereira

WILLEMART, P.;SILVA, G. I.; MURAD, S.. Proust prestidigitador. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras, Língua e Literatura Francesa) - Universidade de São Paulo.

SILVA, G. I.; BARROS, A. L.; ORRIONE, E.. Banca Examinadora de Concurso Público para Professor Substituto na área de Literatura e Ensino. 2011.

Geocze, S; Costa, Heloísa; Leite, Guacira Marcondes Machado; Campos, Regina Salgado; Ferreira, Lígia;SILVA, G. I.. Titular da Banca Examinadora do Concurso de Professor Adjunto da área: Língua Francesa. 2010. Universidade Federal de São Paulo.

Geocze, S; Campos, Regina Salgado; Leite, Guacira Marcondes Machado; Rosa, Edson; Romero, M.; Freitas, M.C.;SILVA, G. I.. Titular da Banca Examinadora do Concurso de Professor Adjunto para Língua e Literatura Francesas. 2009. Universidade Federal de São Paulo.

SILVA, G. I.; Vidal, Paloma. Titular da Banca Examinadora do Concurso de Professor Adjunto da área: Literatura Brasileira. 2009. Universidade Federal de São Paulo.

SILVA, G. I.; Camargo, Zoilo Pires de; Leite, Guacira Marcondes Machado; Campos, Regina Salgado; Mota, Leda Tenório da; Jacques, Marcelo. Titular da Banca Examinadora do Concurso de Professor Adjunto da área: Francês Instrumental. 2008. Universidade Federal de São Paulo.

SILVA, G. I.; Campos, Regina Salgado; Leite, Guacira Marcondes Machado; Costa, Heloísa. Titular da Banca Examinadora do Concurso de Professor Adjunto da área: Francês Instrumental. 2008. Universidade Federal de São Paulo.

SILVA, G. I.; Sprenger, Terezinha; Sabinson, E.; Daglian, C.. Titular da Banca Examinadora do Concurso de Professor Adjunto da área: Inglês. 2008. Universidade Federal de São Paulo.

SILVA, G. I.; Matos, Olgária C.. Banca de Seleção dos Trabalhos de Iniciação Científica (PIBIC/PIBITI/CNPq). 2010.

Orientou

Wagner Tavares da Silva

Gênese do tema do Amor na obra de Marcel Proust (os exemplos de Jean Santeuil e de Charles Swann); 2019; Dissertação (Mestrado em Letras) - Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas (EFLCH/UNIFESP),; Orientador: Guilherme Ignácio da Silva;

Romulo Batista Aenlhe Correa

Análise do tema da morte na obra de Marcel Proust; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas (EFLCH/UNIFESP); Orientador: Guilherme Ignácio da Silva;

Romulo Batista Aenlhe Correa

Traduções do Tempo Perdido de Marcel Proust; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas (EFLCH/UNIFESP); Orientador: Guilherme Ignácio da Silva;

Edson Domingues Lopes

Presença de Marcel Proust nos manuais escolares; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas (EFLCH/UNIFESP); Orientador: Guilherme Ignácio da Silva;

Renata Grazielly Aguiar Lôbo

Análise sobre o tema do Encontro e das primeiras impressões dos personagens de Em Busca do Tempo Perdido; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas (EFLCH/UNIFESP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Ignácio da Silva;

Hugo Henrique Palhares

Literatura e Cinema nos Seis Contos Morais de Éric Rohmer; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas (EFLCH/UNIFESP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Ignácio da Silva;

Wagner Tavares da Silva

Amor, ciúmes e diletantismo: gênese do personagem Charles Swann nos cadernos de esboços de Em Busca do Tempo Perdido; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas (EFLCH/UNIFESP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Guilherme Ignácio da Silva;

William Zeytounlian de Moraes

Perfis Excessivos: a construção do Homem e da Tragédia seiscentista francesa; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Ignácio da Silva;

William Zeytounlian de Moraes

Perfis Excessivos: a construção do Homem e da Tragédia; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Ignácio da Silva;

Andréia Kiyomi Kunihiro

APP: Análise dos tempos verbais na narrativa de Proust em Um amor de Swann; 2014; Orientação de outra natureza; (Letras) - Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas (EFLCH/UNIFESP); Orientador: Guilherme Ignácio da Silva;

Valney Damascena

APP: Literatura e Cinema no ciclo Doinel de François Truffaut; 2014; Orientação de outra natureza; (Letras) - Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas (EFLCH/UNIFESP); Orientador: Guilherme Ignácio da Silva;

Felipe Ramos de Carvalho Pinto

Monitoria em Língua Francesa; 2010; Orientação de outra natureza; (Letras) - Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas (EFLCH/UNIFESP); Orientador: Guilherme Ignácio da Silva;

Alessandra Caroline de Lima Fortunato

Monitoria em Língua Francesa; 2009; Orientação de outra natureza; (Letras e outros cursos de Humanas EFLCH) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Guilherme Ignácio da Silva;

Gabriel Rodrigues Gimenes

Monitoria em Língua Francesa; 2009; Orientação de outra natureza; (Letras) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/Unifesp; Orientador: Guilherme Ignácio da Silva;

Gabriele Cristina Borges de Morais

Monitoria em Língua Francesa; 2009; Orientação de outra natureza; (Letras) - Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas (EFLCH/UNIFESP); Orientador: Guilherme Ignácio da Silva;

Alexandra de Laplace

Monitoria em Língua Francesa; 2008; Orientação de outra natureza; (Cursos de Ciência Humanas EFLCH) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Guilherme Ignácio da Silva;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Monitoria em Língua Francesa; 2007; Orientação de outra natureza; (Cursos de Ciências Humanas EFLCH) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Ignácio da Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, C. C. E. ; SILVA, G. I. . Marcel Proust e o nascimento do esprit dos Guermantes. MANUSCRÍTICA (SÃO PAULO) , v. 35, p. 43-52, 2018.

  • SILVA, G. I. . Proust au Brésil: première génération. Quaderni Proustiani , v. 5, p. 217-231, 2015.

  • SILVA, G. I. . Proust esteve lá, mas se esqueceu. Remate de Males , v. 34, p. 319-342, 2014.

  • SILVA, G. I. ; Campos, Regina Salgado . Marcel Proust aproxima-se dos irmãos Goncourt. Lettres Francaises (UNESP Araraquara) , v. 14, p. I-XXVI, 2013.

  • SILVA, G. I. . Proust et lart des profils relativisés. Lettres Francaises (UNESP Araraquara) , v. 10, p. 11-21, 2010.

  • SILVA, G. I. . Traços singulares de uma visão. Manuscrítica (São Paulo) , v. 18, p. 144-161, 2010.

  • SILVA, G. I. ; PROUST, M. . Lendo Manuscritos de Marcel Proust. Manuscrítica - Revista de Crítica Genética, v. 9, p. 53-84, 2001.

  • SILVA, G. I. . À la Recherche du Temps Perdu: Percepção da Forma, Interpretação da Vida. Manuscrítica - Reivsta de Crítica Genética, São Paulo, v. 8, p. 153-180, 1999.

  • SILVA, G. I. . Sutilezas Extraordinárias. Manuscrítica (São Paulo) , São Paulo, v. 7, p. 135-149, 1998.

  • SILVA, G. I. ; CASTRO, E. G. . Marcel Proust e a vida mundana. In: Carmen Negreiros; Fátima Oliviera; Jean Pierre Chavin; Rosa Gens. (Org.). Belle Époque, efeitos e significações. 1ed.: , 2018, v. , p. 256-273.

  • SILVA, G. I. ; Campos, Regina Salgado ; KARAM, H. ; ERMAN, M. . Proust no Brasil: primeira geração. Proust no Brasil: primeira geração. In: Em Busca do Tempo Perdido. Dicionário de nomes & lugares. 1ed.São Paulo: Editora Globo, 2015, v. , p. 173-188.

  • SILVA, G. I. . Marcel Proust e uma calma irresistível (leituras brasileiras). In: Philippe Willemart e Alexandre Bebiano. (Org.). Proust 2011. 1ed.São Paulo: Humanitas, 2013, v. , p. 141-153.

  • SILVA, G. I. ; Marcel Proust . Em Busca do Encanto Irreal. Cult (Biografia e Crítica) ., São Paulo, p. 14 - 15, 01 fev. 2007.

  • SILVA, G. I. . Sem tempo a perder. Revista Trip, p. 122 - 122, 22 jun. 2003.

  • SILVA, G. I. . Lendo um caderno de Marcel Proust. In: CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA, 2001, Rio de Janeiro. Cadernos do Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Rio de Janeiro: Editora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2001. v. V. p. 57-71.

  • SILVA, G. I. . Os processos de Criação do Cahier 28 de Marcel Proust. In: Encontro Internacional dos PEsquisadores do Manuscrito, 1999, São Paulo. Manuscrítica - Fronteiras da Criação. São Paulo: Anna Blume, 1999. v. V. p. 357-361.

  • SILVA, G. I. . Swann au Brésil: le regard d'une génération. In: Traduire Swann de Marcel Proust, 2013, Pádua. Traduire Swann de Marcel Proust, 2013.

  • SILVA, G. I. ; PROUST, M. . A, B, C proustiano. In: Colóquio Unifesp de Literatura Francesa. Perspectivas sobre o oitocentos e o novecentos, 2011, São Paulo. Colóquio Unifesp de Literatura Francesa. Perspectivas sobre o oitocentos e o novecentos. São Paulo: Editora da Universidade Federal de São Paulo, 2011. v. 1. p. 17-17.

  • SILVA, G. I. . O projeto Brépols no Brasil. In: XII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2008, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2008. v. XII.

  • SILVA, G. I. . Lendo um caderno de Marcel Proust. In: V Congresso Nacional de Lingüística e Filologia UERJ, 2001, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2001. v. 03.

  • SILVA, G. I. ; CASTRO, E. G. ; SCHOPENHAUER, A. . Da arte de ter razão. São Paulo: Editora Edipro, 2018. (Tradução/Livro).

  • Willemart, Philippe ; PROUST, M. ; SILVA, G. I. . Orelha, in: Os processos de criação em À Sombra das Raparigas em Flor. São Paulo: Ateliê Editorial/FAPESP, 2016 (Orelha).

  • RANK, O. ; SILVA, G. I. ; CASTRO, E. G. . Revisão Técnica, in: O trauma do nascimento e seu significado para a psicanálise. São Paulo: Cienbook, 2016 (Revisão Técnica, In: O Trauma do Nascimento).

  • Willemart, Philippe ; PROUST, M. ; SILVA, G. I. . Prefácio, in: Os processos de criação em À Sombra das Raparigas em Flor. São Paulo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • Campos, Regina Salgado ; SILVA, G. I. ; SILVA, C. C. E. . Revisão Técnica. In: Em Busca do Tempo Perdido. Dicionário de personagens & lugares.. São Paulo: Editora Globo, 2015 (Revisão Técnica).

  • PROUST, M. ; SILVA, G. I. . Salões de Paris. São Paulo, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SILVA, G. I. ; KARAM, H. ; Campos, Regina Salgado . Revisão Técnica, in: O Tempo Redescoberto. São Paulo: Editora Globo, 2013 (Revisão Técnica).

  • SILVA, G. I. ; PROUST, M. . Resumo, in: O Tempo Redescoberto. São Paulo: Editora Globo, 2013 (Resumo).

  • SILVA, G. I. ; PROUST, M. . Notas, in: O Tempo Redescoberto. São Paulo: Editora Globo, 2013 (Notas).

  • PROUST, M. ; SILVA, G. I. . Orelha, in: O Tempo Redescoberto. São Paulo: Editora Globo, 2013 (Orelha).

  • PROUST, M. ; SILVA, G. I. . Prefácio, in: O Tempo Redescoberto. São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SILVA, G. I. ; Marcel Proust . Prefácio, in: Proust 2011. São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CASTRO, E. G. ; SILVA, G. I. . Posfácio, in: Marcel Proust, O Tempo Redescoberto. São Paulo: Editora Globo, 2013. (Tradução/Artigo).

  • PROUST, M. ; SILVA, G. I. . Resumo, in: A Fugitiva. São Paulo: Editora Globo, 2012 (Resumo).

  • PROUST, M. ; SILVA, G. I. . Notas, in: A Fugitiva. São Paulo: Editora Globo, 2012 (Notas).

  • PROUST, M. ; Matos, Olgária C. ; KARAM, H. ; CAMPOS, R. S. ; SILVA, G. I. . Revisão Técnica, in: A Fugitiva. São Paulo: Editora Globo, 2012 (Revisão Técnica).

  • PROUST, M. ; SILVA, G. I. . Orelha, in: A Fugitiva. São Paulo: Editora Globo, 2012 (Orelha).

  • Marcel Proust ; SILVA, G. I. . Prefácio, in: A Fugitiva. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SILVA, G. I. ; Castro, Érica Gonçalves . O Ato de Criação Poética, O Poder do romancista, Carta à Sra. Scheikévich, in: Metáfora. São Paulo: Editora Seguimento, 2012. (Tradução/Artigo).

  • PROUST, M. ; SILVA, G. I. . Resumo, in: A Prisioneira. São Paulo: Editora Globo, 2011 (Resumo).

  • PROUST, M. ; SILVA, G. I. . Notas, in: A Prisioneira. São Paulo: Editora Globo, 2011 (Notas).

  • PROUST, M. ; Matos, Olgária C. ; SILVA, G. I. . Revisão Técnica, in: A Prisioneira. São Paulo: Editora Globo, 2011 (Revisão Técnica).

  • PROUST, M. ; SILVA, G. I. . Orelha, in: A Prisioneira. São Paulo: Editora Globo, 2011 (Orelha).

  • SILVA, G. I. ; PROUST, M. . Prefácio, in: A Prisioneira. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • COSTA, L. A. ; SILVA, G. I. . Prefácio, in: A Cena Literária na França do Séc. XVII. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • PROUST, M. ; SILVA, G. I. . Resumo, in: Sodoma e Gomorra. São Paulo: Editora Globo, 2008 (Resumo).

  • PROUST, M. ; SILVA, G. I. . Notas, in: Sodoma e Gomorra. São Paulo: Editora Globo, 2008 (Notas).

  • PROUST, M. ; QUINTANA, M. ; SILVA, G. I. . Orelha, in: Sodoma e Gomorra. São Paulo: Editora Globo, 2008 (Orelha).

  • Marcel Proust ; SILVA, G. I. . Prefácio, in: Sodoma e Gomorra. São Paulo, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • Marcel Proust ; SILVA, G. I. . Introdução, in: O fim do ciúme e outros contos. São Paulo, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • PROUST, M. ; SILVA, G. I. . Resumo, in: O Caminho de Guermantes. São Paulo: Editora Globo, 2007 (Resumo).

  • PROUST, M. ; SILVA, G. I. . Notas, in: O Caminho de Guermantes. São Paulo: Editora Globo, 2007 (Notas).

  • Marcel Proust ; QUINTANA, M. ; SILVA, G. I. . Orelha, in: O Caminho de Guermantes. São Paulo: Editora Globo, 2007 (Orelha).

  • Marcel Proust ; SILVA, G. I. . Prefácio, in: O Caminho de Guermantes. São Paulo, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • Bernard Brun ; Marcel Proust ; SILVA, G. I. . Proust e a fábrica do romance, in: Cult. São Paulo: Bregantini, 2007. (Tradução/Artigo).

  • Marcel Proust ; SILVA, G. I. . Duas Vezes Memória. São Paulo: Bregantini, 2007. (Tradução/Artigo).

  • André Gide ; SILVA, G. I. . Falando em Proust, in: Cult. Sao Paulo: Bregantini, 2007. (Tradução/Artigo).

  • WILLEMART, P. ; SILVA, G. I. . Posfácio, 'Será que ainda podemos pensar sem um romance como a Recherche e fora da psicanálise?', in: M. Proust, O Caminho de Guermantes. São Paulo: Editora Globo, 2007. (Tradução/Artigo).

  • PROUST, M. ; SILVA, G. I. . Resumo, in: No Caminho de Swann. São Paulo: Editora Globo, 2006 (Resumo).

  • PROUST, M. ; SILVA, G. I. . Cronologia, in: No Caminho de Swann. São Paulo: Editora Globo, 2006 (Cronologia).

  • PROUST, M. ; SILVA, G. I. . Notas, in: No Caminho de Swann. São Paulo: Editora Globo, 2006 (Notas).

  • PROUST, M. ; SILVA, G. I. . Resumo, in: À Sombra das Raparigas em Flor. São Paulo: Editora Globo, 2006 (Resumo).

  • PROUST, M. ; SILVA, G. I. . Notas, in: À Sombra das Raparigas em Flor. São Paulo: Editora Globo, 2006 (Notas).

  • Marcel Proust ; QUINTANA, M. ; SILVA, G. I. . Orelha, in: No Caminho de Swann. São Paulo: Editora Globo, 2006 (Orelha).

  • Marcel Proust ; QUINTANA, M. ; SILVA, G. I. . Orelha, in: À sombra das raparigas em flor. São Paulo: Editora Globo, 2006 (Orelha).

  • Marcel Proust ; SILVA, G. I. . Prefácio, in: No Caminho de Swann. São Paulo, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • Marcel Proust ; SILVA, G. I. . Prefácio, in: À Sombra das Raparigas em Flor. São Paulo, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • Rolf Renner ; Marcel Proust ; SILVA, G. I. . Posfácio, 'Arte e Critica da Arte na Recherche', in: M. Proust, À Sombra das Raparigas em Flor. Sao Paulo: Globo, 2006. (Tradução/Artigo).

  • Marcel Proust ; SILVA, G. I. . Uma entrevista com Marcel Proust, in: M. Proust, O Caminho de Swann. São Paulo: Editora Globo, 2006. (Tradução/Artigo).

  • SILVA, G. I. . Desejo, toque e esfacelamento da ferdade na obra de André Gide (entrevista com o crítico alain Goulet para o site literário da UOL: www.uol.com.br/tropico) 2003 (Entrevista).

  • WARNIG, R. ; SILVA, G. I. . Escrever sem fim: À la Recherche du Temps Perdu à luz da Crítica Textual. Sao Paulo: Annablume, 1998. (Tradução/Artigo).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Estudos de literatura e cultura da Belle époque: LABELLE, Descrição: Grupo de Pesquisa que estuda o período chamado de "Belle Époque", seus autores e obras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme Ignácio da Silva - Coordenador / Carmen Lúcia Negreiros - Integrante / Fátima Maria de Oliveira - Integrante.

Prêmios

2017

Professor Associado, Universidade Federal de Sao Paulo.

2003

Doutorado, Universidade de São Paulo.

2000

Mestrado, Universidade de São Paulo.

1997

Diplôme Approfondi de Langue Française (DALF), Ministère de l'Education Nationale.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de São Paulo, Faculdade de Ciências Humanas. , Estrada do Caminho Velho, 333, Pimentas, 07252312 - Guarulhos, SP - Brasil, Telefone: (011) 33812045, URL da Homepage:

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2006 - 2006

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pós-Doutorado, Carga horária: 2

Outras informações:
Disciplina de Graduação TL 609: Marcel Proust escreve Em Busca do Tempo Perdido: leitura de No Caminho de Swann.

2006 - Atual

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Língua e Literatura Francesa, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2013

    Ensino, Letras Habilitação Francês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Francesa I a IV

  • 03/2012

    Ensino, Abi - Letras Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Francês para a Leitura de Textos

  • 11/2014 - 02/2015

    Estágios , Institut des Textes et Manuscrits Modernes (ITEM), École Normale Supérieure.,Estágio realizado, Trabalho na edição crítica de um caderno manuscrito de Marcel Proust (cahier 28).

  • 02/2013 - 06/2013

    Ensino, Abi - Letras - Português - Frances, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Francesa IV

  • 12/2012 - 02/2013

    Estágios , Institut des Textes et Manuscrits Modernes (ITEM), École Normale Supérieure.,Estágio realizado, Transcrição e Edição dos manuscritos de Marcel Proust.

  • 03/2011 - 02/2013

    Direção e administração, Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas (EFLCH/UNIFESP).,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 12/2011 - 01/2012

    Estágios , Institut des Textes et Manuscrits Modernes (ITEM), École Normale Supérieure.,Estágio realizado, Acompanhamento das atividades desenvolvidas pela Equipe Proust do ITEM: transcrição e edição dos cadernos manuscritos de Proust.

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Abi - Letras - Português - Frances, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Francesa IV

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino, Cursos de Ciências Humanas EFLCH, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Clássicos da Literatura Francesa I (No Caminho de Swann)

  • 03/2009 - 03/2011

    Direção e administração, Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas (EFLCH/UNIFESP).,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 12/2010 - 02/2011

    Estágios , Institut des Textes et Manuscrits Modernes (ITEM), École Normale Supérieure.,Estágio realizado, Acompanhamento das atividades da Equipe Proust no ITEM: transcrição e edição dos cadernos manuscritos de Proust.

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Cursos de Ciências Humanas EFLCH, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Clássicos da Literatura Francesa I (No Caminho de Swann)

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Cursos de Ciências Humanas EFLCH, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Francês para a Leitura de Textos II

  • 02/2007 - 12/2010

    Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Francês para a Leitura de Textos

  • 02/2007 - 12/2010

    Ensino, Abi - Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Francês para a Leitura de Textos

  • 12/2009 - 02/2010

    Estágios , Institut des Textes et Manuscrits Modernes (ITEM), École Normale Supérieure.,Estágio realizado, Acompanhamento das atividades da Equipe Proust no ITEM: transcrição e edição dos cadernos manuscritos de Proust.

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Cursos de Humanas EFLCH, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Clássicos da Literatura Francesa I (No Caminho de Swann)

  • 12/2008 - 02/2009

    Estágios , Institut des Textes et Manuscrits Modernes (ITEM), École Normale Supérieure.,Estágio realizado, Acompanhamento das atividades de transcrição de cadernos manuscritos de Proust junto da Equipe Proust do ITEM.

  • 02/2008 - 12/2008

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Francês para a Leitura de Textos

  • 02/2008 - 12/2008

    Ensino, Abi - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Francês para a Leitura de Textos