Gesse Estrela Pinheiro

Possui Graduação em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana - Ba (2009) e em Filosofia pela Faculdade Única de Ipatinga - MG (2022), Mestrado em Ensino de Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana - Ba (2016) - Especialização em Tecnologias e Ensino a Distância pela Faculdade Interativa de São Paulo - SP (2023). Atualmente é professor Padrão M da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Professor da Componente Curricular Física do Colégio Estadual São José, no municipio de Santa Bárbara -Ba. Fundador e Coordenador do Clube de Ciências Ambiotec do Colegio Estadual São José - Ba. Tem interesse em estudos e pesquisas sobre: Teorias da Aprendizagem, Epistemologia, Ensino de Física , Filosofia e Tecnologias da Informação.

Informações coletadas do Lattes em 31/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ensino, Filosofia e História das Ciências

2024 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Professor Luca Tateo.

Mestrado em Ensino de Física

2014 - 2016

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Uma Estratégia para Introduzir Relatividade Especial no Ensino Médio, Ano de Obtenção: 2022
Prof. Dr. Álvaro Santos Alves.Coorientador: Profª. Dra. Gabriela Resende. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em andamento em Pós-Graduação em Inteligência Artificial e Tecnologias Educacionais

2025 - Atual

Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo

Especialização em Tecnologias e Ensino a Distância

2021 - 2023

Faculdade Interativa de São Paulo
Título: A resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018 tornou o TCC opcional na pós-graduação lato-sensu

Graduação em Licenciatura em Filosofia

2021 - 2022

Faculdade Única de Ipatinga
Título: Uma Sequência Didática para introduzir Ética e Moral no Ensino Médio.
Orientador: Prof. Dr. Jorge Benedito Freitas Teodoro.

Graduação em Licenciatura em Física

2004 - 2009

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Afetividade e Educação:contribuições para o ensino de ciências da natureza
Orientador: Mirela Figueiredo Iriat

Formação complementar

2023 -

Formação Ensino Médio: Tecendo Redes de Conhecimento. (Carga horária: 360h). , Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.

2023 - 2023

Introdução à Estética e Filosofia da Arte. (Carga horária: 5h). , Udemy, UDEMY, Estados Unidos.

2023 - 2023

Semana do Python na prática. (Carga horária: 8h). , EMPOWERDATA, EMPOWERDATA, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em Filosofia Prática: Ética Clássica. , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

2022 - 2022

Formação Iniciação Científica. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.

2004 - 2004

Informática Básica. (Carga horária: 60h). , Excel Inforenglish, EI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Regional e Urbana/Especialidade: Economia Regional.

Participação em eventos

III Congresso Nacional de Educação a Distância da Faculdade Única e das Faculdades Prominas ? III CONEAD. O papel da imaginação na produção do conhecimento.. 2022. (Congresso).

XXV Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da USP.O papel da imaginação na produção do conhecimento. 2022. (Encontro).

II Congresso Nacional de Educação a Distância da Faculdade Única e das Faculdades Prominas ? II CONEAD. FILOSOFANDO SOBRE A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL: CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. 2021. (Congresso).

III Jornada de Ensino de Filosofia da UFPA.A física de Aristóteles e as concepções prévias dos estudantes: contribuições da história da filosofia para o ensino de física. 2021. (Encontro).

II Congresso Brasileiro da Infância e Juventude: ECA 22 Anos. 2012. (Congresso).

1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. 2011. (Outra).

Conferência Municipal de Assistência Social. 2011. (Outra).

Seminario " As Medidas Socioeducativas: o Suas, o Sinase e os os municípios". 2011. (Seminário).

Seminario Regional ABMP. 2011. (Seminário).

III Seminario de Formação de Professores sob o tema: O Desafio de Ensina.. 2007. (Seminário).

IX Semana de Matemática da UEFS: Euler, 300.. 2007. (Encontro).

IX Semana de Física da UEFS. 2006. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • PINHEIRO, G. E. . A FÍSICA DE ARISTÓTELES E AS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ESTUDANTES: CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA PARA O ENSINO DE FÍSICA. In: Fabrício Moraes de Almeida. (Org.). Fundamentos das ciências exatas: da matemática à física e além. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2023, v. 1, p. 1-72.

  • PINHEIRO, G. E. . O papel da imaginação na produção do conhecimento. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

PINHEIRO, G. E. ; LENO, J. . Historia em Quadrinhos - Uma Estratégia para Introduzir Relatividade Especial no Ensino Médio. 2016.

PINHEIRO, G. E. . Caderno de Atividades - Uma Estratégia para Introduzir Relatividade Especial no Ensino Médio. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

PINHEIRO, G. E. . Historia em Quadrinhos - Uma Estratégia para Introduzir Relatividade Especial no Ensino Médio. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2022

    O conhecimento e o Papel da Imaginação na sua Construção, Descrição: Compreender o papel da imaginação na coginição humana conforme a epistemologia de Kant.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gesse Estrela Pinheiro - Coordenador / Mácio Oliveira Souza da Silva - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Uma Estratégia para Introduzir Relatividade Especial no Ensino Médio, Descrição: Desenvolvimento de uma sequencia didática para introduzir a teoria da relatividade especial em turmas do primeiro ano do ensino médio. A estratégia contou com a elaboração de dois produtos educacionais: um caderno de atividades e uma historia de quadrinhos sobre relatividade especial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Gesse Estrela Pinheiro - Coordenador / Alvaro Santos Alves - Integrante.

  • 2008 - 2009

    Afetividade e Educação:contribuições para o ensino de ciências da natureza, Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo discutir o papel da afetividade na educação científica. O Estudo foi feito através de uma análise bibliográfica sobre o tema. Autores como Platão, Descartes, Spinoza, Piaget, Vigotsky, Wallon e Antonio Damasio foram estudados. Ficou claro que a dimensão da afetividade tem imprescindivel valor para o desenlvolvimento do ser humano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gesse Estrela Pinheiro - Coordenador / Mirela Figueiredo Iriart - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2023 - Atual

    APLICATIVO DA HISTÓRIA, TURISMO E DA ECONOMIA SOLIDARIA DO MUNICÍPIO DE SANTA BÁRBARA BA., Descrição: Sendo Santa Bárbara- Ba, um município pobre, esta pesquisa visa o desenvolvimento de uma aplicativo para dispositivos móveis android, para o desenvolvimento de uma associação de Artesanato e Economia Solidaria chamada Arte e Sabor de Santa Bárbara. Ao final da pesquisa será desenvolvido uma loja virtual da economia solidaria, articulando a história do município e seus pontos turísticos, para maior visualização e aceitação deste aplicativo. O software será desenvolvido por estudantes do ensino médio, através da plataforma Glide.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) . , Integrantes: Gesse Estrela Pinheiro - Coordenador / JESSICA ALMEIDA ESTRELA - Integrante / ESTER OLIVEIRA DO NASCIMENTO - Integrante / MICAELY DA PURIFICAÇÃO BARBOSA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Colégio Estadual São José. , Rua São Vicente de Paula, Centro, 44150000 - Santa Bárbara, BA - Brasil - Caixa-postal: 44150000, Telefone: (75) 32361251

Experiência profissional

2023 - Atual

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2021 - 2022

FACULDADE UNICA

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Atividades

  • 06/2021 - 06/2022

    Pesquisa e desenvolvimento, NUPIC EAD.Linhas de pesquisa

2008 - 2009

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20

Atividades

  • 06/2014 - 08/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Física.Linhas de pesquisa

2016 - Atual

Centro Educacional São José

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

2007 - 2011

Centro Educacional São José

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2007

    Ensino,Disciplinas ministradas, Física

2011 - 2015

Centro Educacional 30 de Junho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Efetivo

2011 - 2012

Centro de Referencia Especializado de Assistência de Santa Bárbara Social

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40