Gesse Estrela Pinheiro
Possui Graduação em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana - Ba (2009) e em Filosofia pela Faculdade Única de Ipatinga - MG (2022), Mestrado em Ensino de Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana - Ba (2016) - Especialização em Tecnologias e Ensino a Distância pela Faculdade Interativa de São Paulo - SP (2023). Atualmente é professor Padrão M da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Professor da Componente Curricular Física do Colégio Estadual São José, no municipio de Santa Bárbara -Ba. Fundador e Coordenador do Clube de Ciências Ambiotec do Colegio Estadual São José - Ba. Tem interesse em estudos e pesquisas sobre: Teorias da Aprendizagem, Epistemologia, Ensino de Física , Filosofia e Tecnologias da Informação.
Informações coletadas do Lattes em 31/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Ensino, Filosofia e História das Ciências
2024 - Atual
Universidade Federal da Bahia
Professor Luca Tateo.
Mestrado em Ensino de Física
2014 - 2016
Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Uma Estratégia para Introduzir Relatividade Especial no Ensino Médio, Ano de Obtenção: 2022
Prof. Dr. Álvaro Santos Alves.Coorientador: Profª. Dra. Gabriela Resende. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em andamento em Pós-Graduação em Inteligência Artificial e Tecnologias Educacionais
2025 - Atual
Especialização em Tecnologias e Ensino a Distância
2021 - 2023
Faculdade Interativa de São Paulo
Título: A resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018 tornou o TCC opcional na pós-graduação lato-sensu
Graduação em Licenciatura em Filosofia
2021 - 2022
Faculdade Única de Ipatinga
Título: Uma Sequência Didática para introduzir Ética e Moral no Ensino Médio.
Orientador: Prof. Dr. Jorge Benedito Freitas Teodoro.
Graduação em Licenciatura em Física
2004 - 2009
Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Afetividade e Educação:contribuições para o ensino de ciências da natureza
Orientador: Mirela Figueiredo Iriat
Formação complementar
2023 -
Formação Ensino Médio: Tecendo Redes de Conhecimento. (Carga horária: 360h). , Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.
2023 - 2023
Introdução à Estética e Filosofia da Arte. (Carga horária: 5h). , Udemy, UDEMY, Estados Unidos.
2023 - 2023
Semana do Python na prática. (Carga horária: 8h). , EMPOWERDATA, EMPOWERDATA, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em Filosofia Prática: Ética Clássica. , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2022 - 2022
Formação Iniciação Científica. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.
2004 - 2004
Informática Básica. (Carga horária: 60h). , Excel Inforenglish, EI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Regional e Urbana/Especialidade: Economia Regional.
Participação em eventos
III Congresso Nacional de Educação a Distância da Faculdade Única e das Faculdades Prominas ? III CONEAD. O papel da imaginação na produção do conhecimento.. 2022. (Congresso).
XXV Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da USP.O papel da imaginação na produção do conhecimento. 2022. (Encontro).
II Congresso Nacional de Educação a Distância da Faculdade Única e das Faculdades Prominas ? II CONEAD. FILOSOFANDO SOBRE A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL: CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. 2021. (Congresso).
III Jornada de Ensino de Filosofia da UFPA.A física de Aristóteles e as concepções prévias dos estudantes: contribuições da história da filosofia para o ensino de física. 2021. (Encontro).
II Congresso Brasileiro da Infância e Juventude: ECA 22 Anos. 2012. (Congresso).
1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. 2011. (Outra).
Conferência Municipal de Assistência Social. 2011. (Outra).
Seminario " As Medidas Socioeducativas: o Suas, o Sinase e os os municípios". 2011. (Seminário).
Seminario Regional ABMP. 2011. (Seminário).
III Seminario de Formação de Professores sob o tema: O Desafio de Ensina.. 2007. (Seminário).
IX Semana de Matemática da UEFS: Euler, 300.. 2007. (Encontro).
IX Semana de Física da UEFS. 2006. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
PINHEIRO, G. E. . A FÍSICA DE ARISTÓTELES E AS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ESTUDANTES: CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA PARA O ENSINO DE FÍSICA. In: Fabrício Moraes de Almeida. (Org.). Fundamentos das ciências exatas: da matemática à física e além. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2023, v. 1, p. 1-72.
-
PINHEIRO, G. E. . O papel da imaginação na produção do conhecimento. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
PINHEIRO, G. E. ; LENO, J. . Historia em Quadrinhos - Uma Estratégia para Introduzir Relatividade Especial no Ensino Médio. 2016.
PINHEIRO, G. E. . Caderno de Atividades - Uma Estratégia para Introduzir Relatividade Especial no Ensino Médio. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
PINHEIRO, G. E. . Historia em Quadrinhos - Uma Estratégia para Introduzir Relatividade Especial no Ensino Médio. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
Projetos de pesquisa
-
2021 - 2022
O conhecimento e o Papel da Imaginação na sua Construção, Descrição: Compreender o papel da imaginação na coginição humana conforme a epistemologia de Kant.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gesse Estrela Pinheiro - Coordenador / Mácio Oliveira Souza da Silva - Integrante.
-
2014 - 2016
Uma Estratégia para Introduzir Relatividade Especial no Ensino Médio, Descrição: Desenvolvimento de uma sequencia didática para introduzir a teoria da relatividade especial em turmas do primeiro ano do ensino médio. A estratégia contou com a elaboração de dois produtos educacionais: um caderno de atividades e uma historia de quadrinhos sobre relatividade especial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Gesse Estrela Pinheiro - Coordenador / Alvaro Santos Alves - Integrante.
-
2008 - 2009
Afetividade e Educação:contribuições para o ensino de ciências da natureza, Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo discutir o papel da afetividade na educação científica. O Estudo foi feito através de uma análise bibliográfica sobre o tema. Autores como Platão, Descartes, Spinoza, Piaget, Vigotsky, Wallon e Antonio Damasio foram estudados. Ficou claro que a dimensão da afetividade tem imprescindivel valor para o desenlvolvimento do ser humano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gesse Estrela Pinheiro - Coordenador / Mirela Figueiredo Iriart - Integrante.
Projetos de desenvolvimento
-
2023 - Atual
APLICATIVO DA HISTÓRIA, TURISMO E DA ECONOMIA SOLIDARIA DO MUNICÍPIO DE SANTA BÁRBARA BA., Descrição: Sendo Santa Bárbara- Ba, um município pobre, esta pesquisa visa o desenvolvimento de uma aplicativo para dispositivos móveis android, para o desenvolvimento de uma associação de Artesanato e Economia Solidaria chamada Arte e Sabor de Santa Bárbara. Ao final da pesquisa será desenvolvido uma loja virtual da economia solidaria, articulando a história do município e seus pontos turísticos, para maior visualização e aceitação deste aplicativo. O software será desenvolvido por estudantes do ensino médio, através da plataforma Glide.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) . , Integrantes: Gesse Estrela Pinheiro - Coordenador / JESSICA ALMEIDA ESTRELA - Integrante / ESTER OLIVEIRA DO NASCIMENTO - Integrante / MICAELY DA PURIFICAÇÃO BARBOSA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Colégio Estadual São José. , Rua São Vicente de Paula, Centro, 44150000 - Santa Bárbara, BA - Brasil - Caixa-postal: 44150000, Telefone: (75) 32361251
Experiência profissional
2021 - 2022
FACULDADE UNICAVínculo: , Enquadramento Funcional:
Atividades
-
06/2021 - 06/2022
Pesquisa e desenvolvimento, NUPIC EAD.Linhas de pesquisa
2008 - 2009
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20
Atividades
-
06/2014 - 08/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Física.Linhas de pesquisa
2016 - Atual
Centro Educacional São JoséVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
2007 - 2011
Centro Educacional São JoséVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2007
Ensino,Disciplinas ministradas, Física
2011 - 2015
Centro Educacional 30 de JunhoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Efetivo
2011 - 2012
Centro de Referencia Especializado de Assistência de Santa Bárbara SocialVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gesse Estrela Pinheiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?