Humberto Rochimin Fernandes
Atualmente é docente do INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO E da ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE ARCOVERDE. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia
Informações coletadas do Lattes em 31/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Ensino na Saúde
2018 - 2021
Universidade Federal de Alagoas
Título: A Promoção da Saúde na formação de Profissionais de Enfermagem em uma Instituição de ensino superior: perfil e competências fundamentais, Ano de Obtenção: 2021
Orientador: Antônio Carlos Silva Costa
Palavras-chave: Enfermagem; Promoção da Saúde; Ensino Superior; Competências.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Educação.
Especialização em Especialização em Planejamento em Saúde
2009 - 2010
Universidade Federal da Bahia
Título: Avaliação de Sistemas de Informação de um municípo do sertão pernambucano
Especialização em Formação pedagógica em educação na área de saúde
2003 - 2004
Fundação Oswaldo Cruz
Título: estudo do perfil dos alnos de educação continuada em saúde no município do sertão de pernambuco
Formação complementar
2017 - 2017
Gestão Administrativa e Pedagógica dos Serviços de Ensino da área da Saúde. (Carga horária: 40h). , Centro de Ensino Técnico de Arcoverde, CETA, Brasil.
2016 - 2016
Habilitação em Instrutor de Atendimento Pré-Hospitalar Master. (Carga horária: 80h). , Unidade Integrada de Treinamento em Urgência e Emergência de Pernambuco, UNITERPE, Brasil.
2015 - 2015
Atualização em Propostas Pedagógicas para o Ensino Técnico na área da Saúde. (Carga horária: 40h). , Centro de Ensino Técnico de Arcoverde, CETA, Brasil.
2014 - 2014
Habilitação de Preceptoria em Saúde mental com ênfase em Doença de Alzheime. (Carga horária: 60h). , Associação Brasileira de Alzheimer regional pernambuco, ABRAZ - PE, Brasil.
2013 - 2013
ATUALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR. (Carga horária: 80h). , ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE ARCOVERDE, ESSA, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Participação em eventos
XI SEMANA ACADEMICA DA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE ARCOVERDE.EDUCAÇÃO E SAÚDE. 2015. (Encontro).
Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Anos Potenciais de Vida Perdidos por Homicídio em Município do Sertão Pernambucano, 2004 a 2008. 2009. (Congresso).
Participação em bancas
FERNANDES, H. R.; LUCIENE NASCIMENTO. ATENDIMENTO PRÉ - HOSPITALAR, ABORDAGEM DE FERIDOS COM TRAUMA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE ARCOVERDE.
Orientou
PERFIL DE MORTALIDADE POR HOMICÍDIOS E ACIDENTES DE TRANSPORTE TERRESTRE NA POPULAÇÃO JOVEM DO MUNICÍPIO DE ARCOVERDE - PE, 2006 A 2009; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE ARCOVERDE; Orientador: Humberto Rochimin Fernandes;
MORTALIDADE INFANTIL SOBRE CAUSAS EVITÁVEIS NO MUNICÍPIO DE PEDRA - PE, NO PERÍODO DE 2005 A 2009; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE ARCOVERDE; Orientador: Humberto Rochimin Fernandes;
PERFIL DE MORBIMORTALIDADE EM IDOSOS ASSISTIDOS EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DO SERTÃO DE PERNAMBUCO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE ARCOVERDE; Orientador: Humberto Rochimin Fernandes;
ESTUDO SOBRE MORTALIDADE MATERNA: UMA ANÁLISE REGIONAL EM PERNAMBUCO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE ARCOVERDE; Orientador: Humberto Rochimin Fernandes;
DESEMPENHO DOS MUNICÍPIOS QUE COMPÕE A VI GERES SEGUNDO AS CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE ARCOVERDE; Orientador: Humberto Rochimin Fernandes;
Prevenção do Câncer de Colo Uterino em Adolescentes que realizam citopatológico em Arcoverde - PE; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE ARCOVERDE; Orientador: Humberto Rochimin Fernandes;
ESTUDO DA MORTALIDADE POR HOMICÍDIOS NA POPULAÇÃO DE ARCOVERDE-PE; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE ARCOVERDE; Orientador: Humberto Rochimin Fernandes;
Produções bibliográficas
-
MANOEL BASTOS FREIRE JÚNIOR ; FERNANDES, H. R. ; FREIRE, G.K.A. . RASTREAMENTO DA SÍFILIS NO PRÉ - NATAL: OPORTUNIDADES PERDIDAS EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA DA CIDADE DO RECIFE, BRASIL. JORNAL BRASILEIRO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS , v. 01, p. 01, 2016.
-
MANOEL BASTOS FREIRE JÚNIOR ; FERNANDES, H. R. ; FREIRE, G.K.A. . RASTREAMENTO DA SÍFILIS NO PRÉ-NATAL: OPORTUNIDADES PERDIDAS AFERIDA EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA NA CIDADE DO RECIFE, BRASIL. DST. Jornal Brasileiro de Doencas Sexualmente Transmissiveis , 2017.
-
FERNANDES, H. R. . CARACTERIZAÇÃO DAS VITIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO SEGUNDO O ?REVISED TRAUMA SCORE? MEDIDO NO PERÍODO PRÈ ? HOSPITALAR.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES, H. R. . A IMPORTÂNCIA DO GESTOR EM SAÚDE PRA A REDE DE APOIO PSICOSOCIAL - RAPS: REFLEXÃO TEÓRICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES, H. R. . EDUCAÇÃO E SAÚDE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES, H. R. . PERFIL DA MORTALIDADE POR HOMICÍDIOS E ACIDENTES DE TRANSPORTE TERRESTRE NA POPULAÇÃO JOVEM DO MUNICÍPIO DE ARCOVERDE ? PE, 2009 A 2012. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES, H. R. ; NASCIMENTO FILHO, R. L. ; SILVA, G. C. . Anos Potenciais de Vida Perdidos por Homicídio em Município do Sertão Pernambucano, 2004 a 2008. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
FERNANDES, H. R. . ANATOMIA E FISIOLOGIA PARA ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - APOSTILHA).
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - Atual
Faculdade Integrada CETEVínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 2
2021 - Atual
Faculdade Conceito EducaionalVínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor e Docente
Outras informações:
Docente no Curso de Direito, na disciplina de Metodologia Científica.
2008 - Atual
Escola Superior de Saude de ArcoverdeVínculo: , Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 20
2009 - Atual
Instituto Federal de PernambucoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor estatutário, Carga horária: 20
2005 - 2009
Prefeitura Municipal de ArcoverdeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRO DO PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL, Carga horária: 10
2002 - 2004
Secretaria Municipal de Saúde da PedraVínculo: , Enquadramento Funcional: ENFERMEIRO PSF E GERENTE DA VIG EPIDEMIOLÓGIC, Carga horária: 40
2012 - 2014
Conselho Regional de EnfermagemVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRO FISCAL, Carga horária: 30
2004 - 2008
secretaria municipal de saude de buiqueVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DA ATENÇÃO BÁSICA, Carga horária: 20
2005 - 2009
VI REGIONAL DE SAÚDE PEVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: SUPERVISOR DA ATENÇÃO BÁSICA, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Humberto Rochimin Fernandes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?