Márcio Augusto Alves de Camargos
Engenheiro Químico com ampla experiência em processos industriais, incluindo refino de bauxita, pirometalurgia e hidrometalurgia de níquel, processamento de calcário e cal, calcinação, moagem e trituração, geração/distribuição de vapor, tratamento de água e pintura industrial.Habilidades em Monitoramento e Controle de Processos: Proficiente em otimização de processos, utilizando ferramentas estatísticas, métodos numéricos e metodologias Lean.Gestão de Projetos e Liderança: Experiência significativa em gestão de projetos, coordenação de equipes e gestão de portfólio.Competências em TI: Domínio de ferramentas como MS Word, MS PowerPoint, MS Excel, MS Project, MS Visio, Visual Basic, Fortran, MathCad, Notes, AutoCad, PIMS, Honeywell Uniformance, Process Trend e Matlab.Interesses:Desenvolvimento e otimização de processos industriais;Simulação de processos;Tratamento de água, água de caldeira, efluentes e controle de corrosão;Suporte técnico e treinamento para clientes e área operacional;Análise estatística e controle de processos;Gestão de projetos;Desenvolvimento de aplicações.
Informações coletadas do Lattes em 31/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Elaboracao,Analise e Avaliacao de Projetos
2011 - Atual
Formação complementar
2011 - 2013
MBA em Gerenciamento de Projetos. (Carga Horária: 432h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil. , Palavras-chave: Gerenciamento de projetos; PMbok.
2010 - 2010
Green Belt Six Sigma. (Carga horária: 80h). , Grupo WERKEMA, GWK, Brasil.
2009 - 2009
Avaliação Ecônomica de Projetos. (Carga horária: 40h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Extrativa/Especialidade: Tratamento de Minérios.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Flotação.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Aglomeração.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Hidrometalurgia.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Operações de Separação e Mistura.
Participação em eventos
ABM Week. 2016. (Congresso).
Alumina Quality Workshop. 2015. (Congresso).
VIII Semana de Graduação da UFMG.Projeto de integração teórico-experimental aplicado ao ensino de Engenharia Química. 2003. (Encontro).
I SEMUNE UFMG. 2002. (Encontro).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
BASF - Matriz São Paulo. , Avenida das Nações Unidas - 14171 - Torre Crystal 11 andar, Vila Gertrudes, 04794000 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 2039, Ramal: 2287, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - Atual
BASF - Matriz São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Funcionário efetivo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Responsável por auxiliar os clientes em questões técnicas referentes ao processamento de mineral e tratamento de minérios envolvendo o consumo de produtos químicos, preparação e novas aplicações.
Responsável pelo desenvolvimento de novos negócios na indústria de alumina no norte e nordeste do Brasil, prestando apoio técnico e comercial.
Atuação junto a equipe de projetos BASF no apoio aos clientes e ao time de projeto com relação à instalação de novas unidades de preparação de produtos químicos. Participação ativa no time BASF Industry, o qual é responsável por desenvolver novos negócios para a toda a indústria de mineração.
Atividades
-
08/2013
Serviços técnicos especializados , BASF - Produtos de Performance.Serviço realizado, Assistência técnico na aplicação de insumos e vendas.
2012 - 2013
SNC - LavalinVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Químico, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação na Disciplina de Processos, atuando no desenvolvimento das rotas de processo dos projetos dos clientes da companhia.
Responsável pela elaboração de fluxogramas de processo, dimensionamentos de processos e equipamentos, relatórios técnicos e de projeto e avaliações técnicas.
Atuação em Projeto de Níquel por rota pirometalúrgica e hidrometalúrgica e Projeto de Minério de Ferro ? Magnetita.
Atividades
-
03/2012 - 01/2013
Serviços técnicos especializados , Global Mining and Metallurgy.Serviço realizado, Engenharia de Processos e Projetos.
2018 - Atual
Óxidos do BrasilVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Novos Negócio e Operações, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2012
Óxidos do BrasilVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Químico, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Responsável pelo monitoramento e controle diário do processo na área de Britagem, Moagem e Calcinação em fornos verticais e rotativos, incluindo, sistema de preparação de leite de cal. Otimização do consumo de matérias primas, condução de investigações de processo, implementação de CEP no processos produtivo, elaboração de relatórios mensais com os principais indicadores da área (KPI).
Suporte na implementação do sistema de manutenção preventiva e a equipe de projeto de automação na elaboração de fluxogramas e desenhos técnicos.
Responsável pelos projetos de desenvolvimento de sistema de gaseificação de biomassa, modelagem matemática do forno vertical de câmara simples, e suporte técnico a equipe de projeto dos novos fornos verticais.
Responsáveis por visitas técnicas às unidades fabris, fornecedores, suportando a aquisição de novos equipamentos e definição de novos processos.
Responsável pela implementação da metodologia Lean Six Sigma, treinamentos técnicos.
Atividades
-
09/2010 - 03/2012
Serviços técnicos especializados , Departamento Técnico.Serviço realizado, Engenharia de Processo e Projetos.
2008 - 2010
Consórcio de Alumínio do MaranhãoVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Processo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Responsável pelo monitoramento e controle diário do processo na área de Clarificação, incluindo decantadores, lavadores de lama, filtros de licor, sistema de preparação de leite de cal, estações de tratamento de efluentes industriais e de tratamento de água pluvial.
Otimização do consumo de matérias primas e insumos químicos, condução de investigações de processo, elaboração de relatórios mensais com os principais indicadores da área (KPI), participação direta na equipe de start-up e comissionamento de novos decantadores e filtros Diastar. Avaliação para testes de novos fornecedores e testes de qualidade e confiabilidade de processo.
Simulações semanais do balanço da água da refinaria, propondo ações corretivas e estratégias de médio e longo prazo visando à otimização do suprimento de água para refinaria;
Atividades
-
07/2008 - 03/2010
Serviços técnicos especializados , Departamento Técnico.Serviço realizado, Engenharia de Processos.
2007 - 2008
FiatVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Condutor de Processo Integrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação em células de produção da unidade de pintura e autocontrole da produção, tratamento de superfícies, laboratório de controle qualidade de processo, análises, investigação e Kaizens. Responsável por testes e controle de qualidade e aprovação de fornecedores
Elaboração de relatórios semanais com os principais indicadores da área. Preparação dos banhos eletrolíticos e de pintura catódica. Controle da estação de tratamento de água de recirculação das cabines de pintura.
Coordenador TPM da célula de aplicação de acabamento e elaboração de treinamento de processo.
Atividades
-
04/2007 - 04/2008
Serviços técnicos especializados , Oficina de Pintura.Serviço realizado, Engenharia de Processos e Produção.
2006 - 2006
Ondeo Nalco Enery ServicesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro Químico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Suporte técnico na área de tratamento de água industrial e água de caldeiras, através do controle de qualidade e otimização do consumo de aditivos químicos, visando o melhor custo benefício para o cliente.
Controle de processo nas áreas de caldeiras, torres de resfriamento e tratamento de efluentes, com atuação diária nos desvios de processo.
Elaboração de vistorias nas caldeiras e todo sistema de tratamento de água e vapor, com elaboração de relatórios semanais e testes de novos produtos.
Atividades
-
01/2006 - 08/2006
Serviços técnicos especializados , Papel e Celulose.Serviço realizado, Engenharia de Processos; Suporte técnico para área de tratamento de água industrial e água de caldeiras, através do controle de qualidade da água utilizada. Otimização do consumo de aditivos químicos visando o melhor custo benefício para o cliente e controle de processo.
2005 - 2005
Celulose Nipo BrasileiraVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação na área de Recuperação, Utilidades e Químicos, com foco em Tratamento de Água e Efluentes, com visitas técnicas as áreas de extração e produção de celulose e áreas de suporte.
Desenvolvimento de projeto visando a Avaliação Operacional das Torres de Resfriamento da ETE (Estação de tratamento de efluentes) utilizando como ferramenta os softwares de controle de processo MES e PIMS.
Atividades
-
08/2005 - 12/2005
Estágios , Departamento de Recuperação e Utilidades.Estágio realizado, Atuação na área de Recuperação, Utilidades e Químicos, com foco em Tratamento de Água e Efluentes.
2018 - 2025
Carmeuse Brasil Soluções QuímicasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: EMPREGADO EFETIVO, Carga horária: 40
Outras informações:
Último Cargo: Gerente de Engenharia e Portfólio de ProjetosGestão de Projetos e Supervisão: Gerenciamento de um portfólio de projetos de engenharia, assegurando entregas no prazo, orçamento e qualidade esperados.Liderança de Equipe: Coordenação de equipe multidisciplinar, promovendo colaboração, mentorando membros e supervisionando o desenvolvimento profissional.Planejamento Estratégico: Contribuição para o planejamento estratégico, principalmente em desenvolvimento técnico e engenharia.Gestão de Recursos: Alocação eficiente de recursos, incluindo pessoal, orçamento e equipamentos.Inovação e Solução de Problemas: Introdução de inovações nos processos de engenharia, superando desafios técnicos e logísticos.Gestão de CAPEX: Portfólio de R$ 120 milhões (2021-2023) e R$ 128 milhões em 2024, incluindo instalação de 5 fornos de cal PFR (brownfield) com CAPEX estimado acima de USD 100 milhões.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Márcio Augusto Alves de Camargos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?