Renata Adjaína Silva de Araújo
Doutoranda e Mestra em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/ CAA). Especialista em Docência na Educação Infantil pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Docente efetiva da rede municipal de ensino de Toritama/PE, atuando como coordenadora municipal de Educação Infantil e formadora do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada para professores(as) de Educação Infantil. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE) e participa do grupo de pesquisa "Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil" -Universidade Federal de Pernambuco. Estuda/pesquisa sobre alfabetização e letramento, materiais didáticos, práticas de ensino de leitura e escrita na Educação Infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
Informações coletadas do Lattes em 31/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Educação Contemporânea
2022 - Atual
Universidade Federal de Pernambuco
Título: LIVROS DIDÁTICOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO ÂMBITO DO PNLD ? 2022 E OS SEUS USOS POR PROFESSORES (AS): UMA ANÁLISE DO EIXO DE ENSINO "ESCRITA ALFABÉTICA"
Alexsandro da Silva.
Mestrado em Educação Contemporânea
2018 - 2020
Universidade Federal de Pernambuco
Título: OS USOS DO LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE LEITURA E ESCRITA, Ano de Obtenção: 2020
Alexsandro da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação Infantil; Livro Didático; Leitura; Escrita.
Especialização em Docência na Educação Infantil
2015 - 2016
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Os usos da escrita na Educação Infantil: O que dizem e o que fazem professoras da pré-escola?
Orientador: Clécio dos Santos Buzen Júnior
Graduação em Pedagogia
2008 - 2013
Universidade Federal de Pernambuco
Título: O ENSINO DE ORTOGRAFIA: O QUE DIZEM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS?
Orientador: Alexsandro da Silva
Formação complementar
2021 - 2021
Disciplina: EDU 940- Tópicos Contemporâneos de Educação I: Análise dos faze. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2019 - 2019
QUESTÕES EM TORNO DO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA ESCOLA. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2018 - 2018
A escrita monográfica sem mistério - O artigo e a dissertação de mestrado. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2016 - 2016
Projeto Trilhas para professor. (Carga horária: 15h). , Instituto Natura, IN, Brasil.
2015 - 2015
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. (Carga horária: 32h). , Secretaria Municipal de Educação de Toritama, SME- TORITAMA, Brasil.
2011 - 2011
Conhecimento, Saber e Ciência. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2010
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE AVALIAÇÃO DA. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2010 - 2010
INTRODUÇÃO ÀTEORIA SOCIAL DO DISCURSO. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2010 - 2010
INFÂNCIA E FORMAÇÃO HUMANA. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO E LINGUAGEM.
Organização de eventos
SILVA, Renata A. . Comissão Científica do V Congresso Nacional de Educação. 2018. (Congresso).
SILVA, Renata A. . Avaliação dos trabalhos do(a) Área Temática intitulado(a): "GT 08. LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO". 2018. (Congresso).
SILVA, Renata A. . II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE-DEMOCRACIA,DIREITOS HUMANOS E INCLUSÃO SOCIAL. 2011. (Outro).
SILVA, Renata A. . Curso de Extensão Iniciativas Negras: Trocando Experiências (regional) I Agreste. 2010. (Outro).
Participação em eventos
XX ENCONTRO NACIONAL DE DE EDUCAÇÃO INFANTIL. OS CANTINHOS DE APRENDIZAGENS E O TRABALHO COM A ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2023. (Congresso).
V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO. 2021. (Congresso).
I CICLO DE DEBATES DA LINHA DE PESQUISA "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E ESTÁGIO NA FORMAÇÃO INICIAL". 2020. (Outra).
7º epePE.ENSINAR A ESCREVER: O QUE ACONTECE NA PRÉ-ESCOLA?. 2018. (Encontro).
MINI CURSO:A ESCRITA MONOGRÁFICA SEM MISTÉRIO ? O ARTIGO E A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO.A ESCRITA MONOGRÁFICA SEM MISTÉRIO ? O ARTIGO E A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO. 2018. (Oficina).
Mini curso:Ateliê de Produção de Texto na Universidade (APTU).Ateliê de Produção de Texto na Universidade (APTU). 2018. (Oficina).
Minicurso:O uso de software para o desenvolvimento de pesquisa.O uso de software para o desenvolvimento de pesquisa. 2018. (Oficina).
Minicurso Resumo e Resenha.Minicurso Resumo e Resenha. 2018. (Oficina).
XVIII Encontro Nacional de Educação Infantil.O lugar da linguagem escrita na rotina da pré-escola: o quê dizem os professores?. 2018. (Encontro).
Seminário Leitura, Escrita e Alfabetização. 2017. (Seminário).
I Seminário de Matemática na Educação Infantil e nos Anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. (Seminário).
IV Fórum Municipal de Educação de Jovens e Adultos ( EJA). 2016. (Outra).
SEMINÁRIO FINAL DO I CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SO SENSU EM DOCÊNCIA N A EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. (Seminário).
VIII ENCONTRO DO FÓRUM REGIONAL DO AGRESTE CENTRO NORTE. 2016. (Encontro).
XVII Encontro Nacional de Educação Infantil. Práticas de Escrita na Educação Infantil:O que fazem professoras da pré-escola?. 2016. (Congresso).
II CONBALF. 2015. (Congresso).
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 2013. (Outra).
XV OLÍMPIADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONAÚTICS. Professora Representante. 2012. (Olimpíada).
Associação Latino-Americana de Sociologia. 2011. (Congresso).
II Seminário de Educação Inclusiva Do Centro Acadêmico do Agreste-Democracia, Direitos Humanos e Inclusão Sacial.Adaptações Curriculares na Educação Especial. 2011. (Seminário).
V Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. 2011. (Congresso).
XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO LATINO AMERICANA DE SOCIOLOGIA. 2011. (Congresso).
Curso de extensão Inciativas Negras:Trocando Experiências-Regional/Agreste. 2010. (Outra).
ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ESCOLA E UNIVERSIDADE. 2010. (Encontro).
II JEPEX -Centro Acadêmico do Agreste.As práticas Educativas na Reconstrução de Jovens Mulheres com Dependência Química ao Crack. 2010. (Outra).
VII Colóquio Internacional Paulo Freire. A reconstrução de Jovens mulheres com dependência química ao crack. 2010. (Congresso).
XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPE. Introdução à Teoria Social do discurso. 2010. (Congresso).
XVIII Conic. 2010. (Congresso).
GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL. 2009. (Oficina).
II Encontro de Oficinas Pedagógicas.A presença da Música na Educação Infantil. 2009. (Oficina).
II ENCONTRO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS. 2009. (Oficina).
I JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2009. (Outra).
IV Encontro de Oficínas Pedagogicas. 2009. (Oficina).
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2009. (Oficina).
VI SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL. 2009. (Oficina).
Participação em bancas
GONCALVES, S. F. P.;ARAUJO.Renata A.S; PINHEIRO, T. S.. ADAPTAÇÃO TECNOLÓGICA DISCENTE NO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA) - Instituto Federal de Pernambuco.
GONCALVES, S. F. P.;ARAUJO.Renata A.S; BASTOS, S. R. S. P.; MACEDO, M. C.. A ADOÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA) - Instituto Federal de Pernambuco.
Silva, Maria Vitória Bezerra da;Silva.AARAUJO.Renata A.S; Gonçalves, Barbosa de Sá. ENSINO DA ESCRITA ALFABÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo sobre as aproximações e os distanciamentos entre a BNCC e os documentos curriculares dos estados da região Nordeste. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.
SILVA, ISABELA PEREIRA DA;Silva.AARAUJO.Renata A.S; MELO, J. R.. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO INFANTIL APROVADO PELO PNLD 2022. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MEDEIROS, S. V. G.;Silva.A; SILVA, Maria da Conceição L.;ARAUJO.Renata A.S. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEUS OBJETIVOS DE ACORDO COM O CURRÍCULO DE PERNAMBUCO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.
SILVA, A. V. O.;Silva.A; SILVA, Maria da Conceição L.;ARAUJO.Renata A.S. ?O PAPEL DE DOCUMENTOS OFICIAIS, LIVROS E MATERIAIS DIDÁTICOS NAS PRÁTICAS DE ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.
Menezes, D. A.; BARBOZA, L. S.; SILVA, N. N. T.;ARAUJO.Renata A.S; GOMES, R. S.. O planejamento na Educação Infantil: o que revelam os planos de aula de professoras da pré-escola?. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.
ISALTINO, S. R. C. A.; SILVA, Maria da Conceição L.;ARAUJO.Renata A.S. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana da Grande Recife.
Orientou
IMPORTÂNCIA DO USO DA LUDICIDADE NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA) - Instituto Federal de Pernambuco; Orientador: Renata Adjaína Silva de Araujo;
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA) - Instituto Federal de Pernambuco; Orientador: Renata Adjaína Silva de Araujo;
ÉTICA: A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA, CONSIDERANDO COMPORTAMENTOS NECESSÁRIOS PARA PERMANÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA) - Instituto Federal de Pernambuco; Orientador: Renata Adjaína Silva de Araujo;
UMA ABORDAGEM SOBRE ÉTICA NO AMBIENTE ESCOLAR; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA) - Instituto Federal de Pernambuco; Orientador: Renata Adjaína Silva de Araujo;
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA) - Instituto Federal de Pernambuco; Orientador: Renata Adjaína Silva de Araujo;
IMPORTÂNCIA DO USO DE VÍDEO COMO RECURSO TECNOLÓGICO NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA) - Instituto Federal de Pernambuco; Orientador: Renata Adjaína Silva de Araujo;
EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO ACERCA DAS INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA) - Instituto Federal de Pernambuco; Orientador: Renata Adjaína Silva de Araujo;
Produções bibliográficas
-
ARAUJO.Renata A.S ; Silva.A . O livro didático na Educação Infantil: reflexões sobre práticas de ensino de leitura e de escrita e. In: Eliana Borges Correia de Albuquerque; Andrea Tereza Brito Ferreira. (Org.). Práticas de Alfabetização: o lugar dos livros didáticos na organização do trabalho docente. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. 1, p. 1-234.
-
ARAUJO.Renata A.S ; SILVA, Maria da Conceição L. . O lugar da linguagem escrita na rotina da pré-escola: o quê dizem os professores?. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL, 2018, Nata- RN. Programação e cadernos de resumos do XVIII Encontro Nacional de Educação Infantil. Natal: CEDIS, 2018. v. 18.
-
SILVA, Maria da Conceição L. ; ARAUJO.Renata A.S . Os documentos oficiais:o que dizem sobre a leitura e a escrita na Educação Infantil?. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL, 2018, Nata- RN. Programação e cadernos de resumos do XVIII Encontro Nacional de Educação Infantil. Natal: CEDIS, 2018. v. 18.
-
ARAUJO.Renata A.S . ENSINAR A ESCREVER: O QUE NA ACONTECE NA PRÉ-ESCOLA?. In: 7º EPEPE, 2018, RECIFE. ENSINAR A ESCREVER: O QUE NA ACONTECE NA PRÉ-ESCOLA?, 2018.
-
SILVA, Renata A. . Práticas de Escrita na Educação Infantil: O que fazem professoras da pré-escola?. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL, 2016, NATAL/RN. Diálogos na Educação Infantil: currículo e práticas pedagógicas. Natal/RN: Biblioteca Central Zila Mamede, 2016. v. IV. p. 391-980.
-
ARAUJO.Renata A.S ; Silva.A . CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BREVES APONTAMENTOS SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E O PROGRAMA COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA. In: XXVII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, 2024, São Cristovâo - SE. ANAIS XXVII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste ? Reunião Científica Regional ? ANPEd Nordeste (2024), 2024.
-
ARAUJO.Renata A.S ; JUNIOR, E. . OS CANTINHOS DE APRENDIZAGENS E O TRABALHO COM A ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: XX ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL, 2023, NATAL. ANAIS DO XX ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL, 2023. v. XX. p. 01-246.
-
ARAUJO.Renata A.S ; Silva.A . O USO DO LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAIS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA?. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, 2021, FLORIANÓPOLIS. O USO DO LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAIS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA?, 2021.
-
ARAUJO.Renata A.S ; SILVA, Maria da Conceição L. . ENTRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO DA LINGUAGEM ECSRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: XXIV ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, 2018, JOÃO PESSOA. ENTRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO DA LINGUAGEM ECSRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, 2018. v. XXIV.
-
SILVA, Maria da Conceição L. ; ARAUJO.Renata A.S . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE APONTAM AS PESQUISAS?. In: XXIV ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, 2018. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE APONTAM AS PESQUISAS?, 2018. v. XXIV.
-
ARAUJO.Renata A.S ; Silva.A . O LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: USAR OU NÃO USAR?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO.Renata A.S ; Silva.A . O uso do livro Didático na Educação Infantil: quais implicações para o ensino da leitura e da escrita?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Renata A. . O lugar da linguagem escrita na rotina da pré-escola: o que dizem os professores?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Renata A. . Os documentos oficiais:o que dizem sobre a leitura e a escrita na Educação Infantil?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BUZEN JUNIOR, C. S. ; SILVA, Renata A. . Os usos da escrita na educcação infantil: o que dizem e o que fazem professoras da pré-escola?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, Renata A. . PRÁTICAS DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:O QUE FAZEM PROFESSORAS DA PRÉ-ESCOLA?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Renata A. ; Maria José da Silva . Educação Inclusiva e Adptações Curriculares no Ensino Fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Silva,Maria José da ; Marina Granzoto ; SILVA, Renata A. . A reconstrução de Jovens mulheres com dependência química ao crack. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Renata A. ; Maria José da Silva . A INTERVENÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NO PROJETO DE CAPACITAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
ARAUJO.Renata A.S . Avaliações de trabalhos do GT 08 (Linguagens, letramento e alfabetização) do Congresso Nacional de Educação. 2018.
Silva.A ; ARAUJO.Renata A.S ; SOUZA, A. G. . Grupos de pesquisa sobre alfabetização, leitura e escrita na região Nordeste: um estudo exploratório. 2019. (Coordenação de processo de coleta de dados).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil, Descrição: O grupo de pesquisa PLEEI reúne professores universitários, alunas da graduação em Pedagogia e Letras, mestrandas e doutorandas da Pós-graduação em Educação da UFPE e professoras de Educação Infantil interessadas em estudar e pesquisar sobre os processos de apropriação da linguagem escrita por crianças menores de seis anos e a mediação docente. Partimos de uma perspectiva que considera as professoras como autoras de sua própria prática e as crianças como sujeitos competentes que estabelecem interações com as pessoas e com o mundo, participando ativamente da cultura. A linguagem escrita, por sua vez, é vista como algo vivo e que é parte dessa cultura. Com base nesses princípios, buscamos fortalecer os elos entre a produção acadêmica e a escola de modo a contribuir para a formação continuada de professores cada vez mais reflexivos e capazes de propor intervenções pedagógicas que sejam, ao mesmo tempo, significativas para as crianças e fundamentadas cientificamente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (5) . , Integrantes: Renata Adjaína Silva de Araujo - Integrante / Ana Carolina Perrusi Brandão - Coordenador.
-
2009 - 2011
O tratamento dado ao ensino do sistema de escrita alfabética no Programa Alfa e Beto, Descrição: O presente projeto de pesquisa integra o conjunto dos que analisam as práticas de ensino dos professores e o processo de didatização proposto por ?textos do saber?, mais especificamente os livros didáticos. Partimos do pressuposto de que as mudanças nas práticas de ensino podem se relacionar, entre outras coisas, com mudanças ocorridas nas definições dos ?conteúdos? a serem ensinados, que constituiriam mudanças de natureza didática; ou com mudanças relacionadas à organização do trabalho pedagógico (material pedagógico, avaliação, etc.), que se caracterizariam como mudanças pedagógicas. Assim, pretendemos analisar a natureza das mudanças didáticas e pedagógicas nas práticas de alfabetização de professores que atuam na rede pública em diferentes níveis (Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos) e nos ?livros de alfabetização? recomendados por diferentes edições do PNLD (2004 a 2010) e pelo PNLA/2007. Como suporte teórico, nos apoiaremos em dois modelos distintos que analisam a dinâmica da construção/produção dos saberes escolares: o da transposição didática e o da construção dos saberes da ação. O primeiro, centrado nos saberes a serem ensinados (e em como estes se diferenciam dos saberes científicos e daqueles efetivamente ensinados nas escolas), nos permite analisar as mudanças didáticas relacionadas à alfabetização e como essas têm norteado as mudanças nos livros de alfabetização e nas práticas dos professores. O segundo, apoiado nas práticas profissionais e nos mecanismos que as caracterizam, ajuda-nos a melhor entender a natureza das mudanças ocorridas nas práticas de ensino dos docentes... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Renata Adjaína Silva de Araujo - Integrante / Alexsandro da silva - Integrante / Artur Gomes de Morais - Coordenador.
-
2009 - 2011
RELAÇÕES ENTRE PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGUÍSITCA E A APRENDIZAGEM DA ORTOGRAFIA POR ALUNOS DOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Descrição: Este projeto de pesquisa visa a analisar concepções e práticas de ensino de gramática ou análise lingüística e suas relações com a aprendizagem dos alunos, no que se refere ao domínio da norma lingüística de prestígio. Para tanto, nos apoiaremos em modelos teóricos que analisam, por um lado, os saberes escolares e suas relações com os saberes científico-culturais (teoria da transposição didática e estudos sobre a cultura escolar) e, por outro, os saberes docentes (abordagem dos saberes da ação). Como procedimentos metodológicos, realizaremos entrevistas, observações de aulas e diagnóstico da aprendizagem dos alunos. Pretendemos, com o desenvolvimento deste estudo, contribuir para uma melhor compreensão das relações entre o que os docentes pensam/fazem e o que os alunos aprendem em relação ao eixo didático denominado, atualmente, de análise lingüística. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Renata Adjaína Silva de Araujo - Integrante / Alexsandro da silva - Coordenador / Artur Gomes de Morais - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - 2023
Escola Municipal Elizete Borba da SilvaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Infantil, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2019
Ensino,Disciplinas ministradas, Educação Infantil
2018 - 2020
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação.Linhas de pesquisa
-
03/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação.Linhas de pesquisa
-
03/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Campus do Agreste da UFPE.Linhas de pesquisa
-
02/2019 - 06/2019
Estágios , Campus do Agreste da UFPE.Estágio realizado, Disciplina: Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 2.
2010 - 2014
Escola Municipal José Paulo de LimaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2010 - 12/2015
Ensino,Disciplinas ministradas, Educação Infantil
2016 - 2016
Prefeitura Municipal de ToritamaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora de Ensino (Educação Infantil), Carga horária: 20
Atividades
-
02/2016 - 12/2016
Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação.Cargo ou função, Diretora de Ensino (Educação Infantil).
2017 - 2017
Instituto Superior de Educação de FlorestaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Atividades
-
02/2017 - 12/2017
Ensino, Psicopedagogia Clinica e Institucional, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos da Psicopedagogia, Psicopedagogia na linguagem, Psicopedagogia e psicomotricidade
-
02/2017 - 12/2017
Ensino, Gestão Escolar e coordenação pedagógica, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos da Gestão Escolar, Trabalho de Conclusão de Curso
2017 - 2017
Escola Municipal Nossa Senhora da ConceiçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Infantil, Carga horária: 20
2021 - 2021
Instituto Federal de PernambucoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutora à distância, Carga horária: 20
2023 - Atual
Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de ToritamaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Municipal de Educação Infantil, Carga horária: 20
2023 - Atual
Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de ToritamaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Formadora do Programa Criança Alfabetizada, Carga horária: 20
2024 - 2024
Faculdade Nova RomaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do curso de Pedagogia, Carga horária: 10
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Renata Adjaína Silva de Araújo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?