CONRADO COUTO LARA FERREIRA

Possui graduação em Engenharia Mecânica e de Armamento pelo Instituto Militar de Engenharia - IME (2009). Atualmente é mestrando em Ciências e Tecnologias Espaciais pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA. Atuou profissionalmente como engenheiro de processos da Indústria de Material Bélico do Brasil - Fábrica de Juiz de Fora, na área de projeto e fabricação de munições de grosso calibre. Participou principalmente da concepção, desenvolvimento, otimização e melhoria dos processos de fabricação dos produtos do portfólio da IMBEL/FJF, incluindo o projeto de ferramentas, dispositivos e calibres. Não obstante, gerenciou projetos de desenvolvimento de novos produtos/processos e assessorou a Chefia da Fábrica em questões atinentes à Engenharia Mecânica e à Engenharia de Armamento aplicada às munições de grosso calibre. Além disso, tem experiência na área de ensino com ênfase na preparação de alunos para concursos pré-militares e pré-vestibulares, em especial para concursos como ESA, EEAr, CN, EPCAr, EsPCEx, EFOMM, AFA, EN, IME e ITA, atuando principalmente como professor de Matemática.

Informações coletadas do Lattes em 31/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ciências e Tecnologias Espaciais

2021 - Atual

Instituto Tecnológico de Aeronáutica
José Atílio Fritz Fidel Rocco.

Especialização em Curso de Aperfeiçoamento Militar

2017 - 2017

Escola de Aperfeicoamento de Oficiais
Título: Análise da atribuição da função de Desenvolvimento de MEM às fábricas da IMBEL

Graduação em Engenharia Mecânica e de Armamento

2005 - 2009

Instituto Militar de Engenharia
Título: Estudo experimental de vibrações induzidas por escoamento.
Orientador: Aldélio Bueno Caldeira.

Formação complementar

2012 - 2012

Operações e Logística Empresarial. (Carga horária: 30h). , Grupo IBMEC, IBMEC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fabricação Mecânica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Gerenciamento de Projeto.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Produções bibliográficas

  • Savian, M.C.B. ; Tondolo, C.M. ; FERREIRA, C. C. L. ; JACOBI, L.F. . Previsão de Pedidos de Peças de Reposição por Cadeias de Markov. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TONDOLO, C. M. ; JACOBI, L.F. ; FERREIRA, C. C. L. ; SOUZA, Adriano Mendonça ; LÚCIO, Alessandro Dal'Col . Estudo da Reposição de Peças para Aeronaves de Asas Rotativas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TONDOLO, C. M. ; Savian, M.C.B. ; FERREIRA, C. C. L. ; JACOBI, L.F. . Previsão de demanda Intermitente na gestão de reposição de peças para aeronaves de asas rotativas.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, C. C. L. ; LOPES, E. D. R. ; CALDEIRA, A. B. ; GOIS, J. A. M. ; GUEDES, V. G. . Estudo didático sobre vibrações induzidas por escoamento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica. , Instituto Tecnológico da Aeronáutica, Campus do CTA, 12228900 - São José dos Campos, SP - Brasil, Telefone: (12) 33058501, URL da Homepage:

Experiência profissional

2016 - 2021

Indústria de Material Bélico do Brasil - Fábrica de Juiz de Fora

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2016 - 01/2021

    Serviços técnicos especializados , Divisão de Engenharia.,Serviço realizado, Assessoramento à Divisão de Engenharia e à Chefia da Fábrica de Juiz de Fora em assuntos relacionados à projeto, funcionamento e fabricação de munições de grosso calibre e seus armamentos; Chefe de Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica para desenvolvimento do processo de fabricação do estojo das munições 105 mm HESH TP-T; Concepção, desenvolvimento, otimização e melhoria de processos de fabricação de munição de grosso calibre; Gerente de Projeto para desenvolvimento de processo de fabricação do estojo das munições 90mm HE-T e 90mm HEAT-TPT; Projeto, desenvolvimento e fabricação de dispositivos, ferramentas e calibres para fabricação de munições de grosso calibre.

2016 - 2019

Sistema Apogeu de Ensino - Juiz de Fora

Vínculo: Professor livre provimento, Enquadramento Funcional: Professor de curso preparatório

Outras informações:
Professor da disciplina de Matemática (níveis fundamental e médio) de cursos preparatórios para os concursos do Colégio Naval (CN), Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr), Escola de Sargentos das Armas (ESA), Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), Academia da Força Aérea (AFA) e vestibulares do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME), entre outros.

Atividades

  • 02/2016 - 03/2019

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática

  • 02/2016 - 03/2019

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática

2010 - 2015

Parque Regional de Manutenção/3

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 12/2012 - 12/2015

    Direção e administração, Seção de Estudos e Projetos.,Cargo ou função, Chefe da Seção de Estudos e Projetos (SEP) do Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar (PqRMnt/3).

  • 06/2010 - 12/2015

    Serviços técnicos especializados , Estado Maior do Pq R Mnt/3.,Serviço realizado, Assessoramento ao Diretor do PqRMnt/3 na área de segurança do trabalho como Oficial de Prevenção de Acidentes na Unidade.

  • 02/2010 - 12/2015

    Serviços técnicos especializados , Seção de Estudos e Projetos.,Serviço realizado, Apoio técnico à manutenção de viaturas blindadas; Emissão de laudos e pareceres técnicos na área de Engenharia Mecânica de Automóveis e de Engenharia Mecânica de Armamento; Especificação de materiais e serviços mecânicos de viaturas e armamentos de blindados; Nacionalização de itens críticos e de alta mortalidade de viaturas blindadas; Planejamento e participação em Tiros Técnicos de recebimento das VBC CC Leopard 1 A5 BR; Projeto de componentes mecânicos para viaturas blindadas.

  • 10/2014 - 04/2015

    Direção e administração, Companhia de Comando e Serviço - CCSv.,Cargo ou função, Comandante da Companhia de Comando e Serviço (CCSv) do Parque Regional de Manutenção da 3ª região Militar (PqRMnt/3).

2010 - 2015

Curso Caxias Santa Maria

Vínculo: Professor livre provimento, Enquadramento Funcional: Professor de curso preparatório

Outras informações:
Professor da disciplina de Matemática e Física (níveis fundamental e médio) de cursos preparatórios para os concursos da Academia da Força Aérea (AFA), Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr), Escola de Especialistas do Ar (EEAr) e Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx),

Atividades

  • 03/2013 - 12/2015

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Física

  • 03/2010 - 12/2015

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática

  • 03/2010 - 12/2015

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática

2008 - 2009

Igreja de São Jorge

Vínculo: Professor voluntário, Enquadramento Funcional: Professor de pré-vestibular comunitário

Outras informações:
Professor voluntário de Matemática em curso pré-vestibular comunitário voltado para jovens e adultos.

Atividades

  • 02/2008 - 10/2009

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática

2007 - 2008

Elite Rede de Ensino

Vínculo: Professor livre provimento, Enquadramento Funcional: Professor de curso preparatório

Outras informações:
Professor da disciplina de Matemática (níveis fundamental e médio) de cursos preparatórios para os concursos do Colégio Naval (CN), Escola de Especialistas do Ar (EEAr), Preparatório para escolas técnicas e Turmas especias.

2006 - 2006

Elite Rede de Ensino

Vínculo: Monitor livre provimento, Enquadramento Funcional: Monitor de curso preparatório

Outras informações:
Monitor de curso preparatório nas disciplinas de Matemática e Física (níveis fundamental e médio)

Atividades

  • 01/2007 - 07/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática

  • 01/2007 - 07/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática