Amanda Alencar de Melo

Atualmente cursa Engenharia Agronômica na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), realizando projetos de pesquisa em Microbiologia agrícola e Fitopatologia, com ênfase em análise da atividade benéfica de micro-organismos, tendo em vista a ativação de mecanismo que promovem a inibição do crescimento e desenvolvimento de patógenos que ocasionam doenças fúngicas no campo e pós - colheita. Realização de estágio em sistema de cultivo de mangueiras e videiras, e Packing House, na região do Vale do São Francisco, na empresa Special Fruit Importação e Exportação LTDA. Possui formação Técnica em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano campus Senhor do Bonfim, com realização de estágio supervisionado na EMBRAPA, Mandioca e Fruticultura Tropical, Cruz das Almas - BA e na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), possuindo experiência na área agrícola, com ênfase na realização de projetos de pesquisas na área de Irrigação e drenagem e produção de oleaginosas para produção de biodiesel.

Informações coletadas do Lattes em 30/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Agronômica

2015 - Atual

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Agropecuária, com Habilitação Agrícola

2012 - 2014

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Ensino Fundamental (1º grau)

2010 - 2011

Instituto de Educação São Rafael

Ensino Fundamental (1º grau)

2008 - 2009

Nossa Escola Ideal

Formação complementar

2020 - 2020

TERRÁRIOS FECHADOS. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2020 - 2020

CENÁRIO ATUAL DA MANGICULTURA: FORMAS DE COMUNICAÇÃO E INTERVENÇÃO. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2020 - 2020

MULHERES NO AGRO: ATUAÇÃO E DIFICULDADES ENCONTRADAS. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2020 - 2020

IMPACTOS DA PANDEMIA NA AGRICULTURA FAMILIAR. , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2020 - 2020

COMO PREPARAR UM ARTIGO CIENTÍFICO. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2017 - 2017

Captação e Manejo da Água da Chuva. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2017 - 2017

Oficina - Manejo Ecológico de Plantas. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2017 - 2017

Debate com discentes da EaD espaços de aprendizagens além do currículo.. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2017 - 2017

Oficina - Inspeção Sanitária Animal e Vegetal. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2017 - 2017

Minicurso - Salinidade nas Alvenarias das Construções Rurais: fundamentos. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2017 - 2017

Minicurso - Formas alternativas de tratamento de água. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2016 - 2016

Cálculo numérico com Scilab. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2015 - 2015

Minicurso: ?Biodiesel como alternativa na matriz energética do semiárido. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2015 - 2015

Introdução ao Sistema de Informações Geográficas. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IFBAIANO, Brasil.

2015 - 2015

Cálculos Geodésicos no EXCEL. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IFBAIANO, Brasil.

2014 - 2014

Estágio Supervisionado. (Carga horária: 160h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2013 - 2013

Redação Científica. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IFBAIANO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agropecuária.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Microbiologia Agrícola.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitopatologia.

Organização de eventos

MELO, A. M. Y. ; MELO, Amanda A. . Monitoria durante o Simpósio Micológico do Semiárido. 2017. (Outro).

MELO, A. M. Y. ; MELO, Amanda A. . Monitor durante a X Semana de Ensino Pesquisa e Extensão (SCIENTEX). 2017. (Outro).

Participação em eventos

24 Jornada de Iniciação Científica: ConsCIÊNCIA na Pandemia.AVALIAÇÃO DO EFEITO BIOPROTETOR DE AGENTES DE BIOCONTROLE NO CONTROLE NA MORTE DESCENDENTE E DA PODRIDÃO PEDUNCULAR EM MUDAS DE MANGUEIRA. 2021. (Outra).

13a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco,.ALTERAÇÃO DO CARBONO DA BIOMASSA MICROBIANA, RESPIRAÇÃO MICROBIANA DO SOLO E ESPOROS DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES PELA APLICAÇÃO DE BIOFERTILIZANTE DE CAPRINO EM MUDAS DE GOIABEIRA. 2020. (Outra).

SEMANA ACADÊMICA DA ENGENHARIA AGRONÔMICA. 2020. (Outra).

XI Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão,.Indução de resistência em mudas de melancia contra Fusarium oxysporum f. sp. niveum pela inoculação com Piriformospora indica.,. 2018. (Outra).

III Simpósio Micológico do Semiárido. 2017. (Simpósio).

IV FEIRA NACIONAL DE MATEMÁTICA. ANÁLISE DE MÉTODOS ESTATÍSTICOS APLICADOS AO MHS E A LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL DE NEWTON. 2015. (Feira).

IX FEIRA BAIANA DE MATEMÁTICA. ANÁLISE DE MÉTODOS ESTATÍSTICOS APLICADOS AO MHS E A LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL DE NEWTON. 2015. (Feira).

SCIENTEX 2015 SCIENTEX 2015 ? VIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2015. (Outra).

12 FEIRA DOS MUNICÍPIOS E 3 MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA BAHIA. MÉTODO QUANTITATIVO APLICADO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: DETERMINANDO g. 2014. (Feira).

II Feira de Ciência e Tecnologia, do Programa de Formação de Recursos Humanos da Petrobras/IF Baiano (II FECTIF ? PFRH ? IF BAIANO).. AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE GIRASSOL (HELIANTHUS ANNUS L.) EM SENHOR DO BONFIM, VISANDO A PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS.. 2014. (Feira).

III Feira de Ciências e Tecnologia do Município de Senhor do Bonfim e do Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru. DEMONSTRAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DE UMA ECLUSA ATRAVÉS DE MAQUETE INTERATIVA. 2014. (Feira).

III Mostra de Iniciação Científica e II Feira de Ciências e Tecnologia do Município de Senhor do Bonfim e do Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru. APLICAÇÃO DE PRICÍPIOS HIDRODINÂMICOS NA ATIVIDADE DE UMA ECLUSA. 2013. (Feira).

VIII Congresso Norte e Nordeste de Pequisa e Inovação. DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE DILATAÇÃO LINEAR PELO MÉTODO DE REGRESSÃO LINEAR. 2013. (Congresso).

I Feira de Ciências e Tecnologia do Município de Senhor do Bonfim e do Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru.TEOR DE ETANOL ANIDRO NA GASOLINA EM SENHOR DO BONFIM. 2012. (Outra).

II Conferência Anual de Zootecnia. 2012. (Outra).

II Workshop sobre Geotecnologias e Sustentabilidade Socioambiental. 2012. (Outra).

XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Avaliação Nacional. 2011. (Olimpíada).

XIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Avaliação Nacional. 2010. (Olimpíada).

Produções bibliográficas

  • ISHIKAWA, F. H. ; MOREIRA, B. C. ; MELO, Amanda A. . Indução de resistência em mudas de melancia contra Fusarium oxysporum f. sp. niveum pela inoculação com Piriformospora indica.,. In: XI SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVASF - SCIENTEX 2018, 2018, Juazeiro-BA. ANAIS DA XI SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVASF - SCIENTEX 2018, 2018. v. 11. p. 914-924.

  • MELO, Amanda A. ; MOREIRA, B. C. ; CAPUCHO, A. S. . AVALIAÇÃO DO EFEITO BIOPROTETOR DE AGENTES DE BIOCONTROLE NO CONTROLE NA MORTE DESCENDENTE E DA PODRIDÃO PEDUNCULAR EM MUDAS DE MANGUEIRA. In: 24 Jornada de Iniciação Científica: conCIÊNCIA na pandemia, 2021, Recife- PE. Anais da 24 Jornada de Iniciação Científica: conCIÊNCIA na pandemia, 2021.

  • MELO, Amanda A. ; GONCALVES JUNIOR, A. M. ; LOURENCO, M. M. F. ; MOREIRA, B. C. . ALTERAÇÃO DO CARBONO DA BIOMASSA MICROBIANA, RESPIRAÇÃO MICROBIANA DO SOLO E ESPOROS DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES PELA APLICAÇÃO DE BIOFERTILIZANTE DE CAPRINO EM MUDAS DE GOIABEIRA. In: XIII SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVASF - SCIENTEX 2020, 2020, Juazeiro-BA. ANAIS DA XIII SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVASF - SCIENTEX 2020, 2020.

  • MOREIRA, B. C. ; MELO, Amanda A. . Produção de mudas de melancia inoculadas com Piriformospora indica em substrato com diferentes doses de fosfato.. In: XII SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVASF - SCIENTEX 2019, 2019. ANAIS DA XII SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVASF - SCIENTEX 2019.

  • MELO, A. A. ; MARTINS, M. F. S. ; MENDES, T. C. ; MELO, Amanda A. . LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL DE NEWTON APLICADA À INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO 2015 (Artigo).

  • MELO, Amanda A. ; MENDES, T. C. ; MARTINS, M. F. S. . DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE DILATAÇÃO LINEAR PELO MÉTODO DE REGRESSÃO LINEAR. Salvador: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, 2013 (Artigo).

  • MARTINS, M. F. S. ; MELO, A. A. ; MENDES, T. C. ; MELO, Amanda A. . COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DE REGRESSÃO LINEAR E MÉDIA ARITMÉTICA SIMPLES NA DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE DILATAÇÃO LINEAR. Salvador - BA: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, 2013 (Artigo).

Outras produções

MELO, Amanda A. ; MENDES, T. C. ; MELO, A. A. ; MARTINS, M. F. S. . MÉTODO QUANTITATIVO APLICADO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: DETERMINANDO g. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    Avaliação do potencial de Bacillus sp. e Piriformospora indica para promoção de crescimento vegetal em mudas de tomate cereja (Solanum lycopersicon L. var. cerasiforme) em substrato com diferentes doses de fosfato, Descrição: Alternativas que visam o manejo sustentável desenvolvido de forma estratégica para melhoria das atividades desenvolvidas em sistemas de cultivos, têm sido exploradas diante de impactos negativos promovidos na agricultura convencional. O uso de forma intensiva e sem o planejamento adequado de fertilizantes químicos, contribui não somente para o esgotamento das fontes naturais, como também pode desestabilizar ao longo do tempo o equilíbrio de nutrientes presentes na solução do solo na forma disponível para as plantas. O uso de micro-organismos benéficos faz-se uma importante alternativa no que se refere a aplicação de tecnologia limpa no campo com potencial para contribuir com a promoção de crescimento para as plantas e aquisição de nutrientes por meio de interações que ocorrem na rizosfera. O objetivo do projeto é avaliar o efeito da inoculação de micro-organismos benéficos em tomate-cereja quanto a promoção de crescimento das plantas e melhora da absorção de nutrientes sob diferentes doses de fósforo. Desta forma, mudas de tomate cereja serão cultivadas em em substrato e verificado sobre o efeito no crescimento na presença de Piriformospora indica, Bacillus subtilis, B. amyloquefaciens e B. licheniformis com aplicação de diferentes doses de KH2PO4 no substrato. As mudas serão avaliadas após 40 dias de cultivo quanto a: comprimento da parte aérea, número de folhas, número de flores, número de frutos, massa fresca e massa seca da parte aérea, colonização por P. indica e conteúdo nutricional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Amanda Alencar de Melo - Integrante / Bruno Coutinho Moreira - Coordenador / Izaias da Silva Lima Neto - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.

  • 2020 - 2021

    Avaliação do efeito bioprotetor de agentes de biocontrole no controle na morte descendente e da podridão peduncular em mudas de mangueira, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Bruno Coutinho Moreira em 07/03/2022., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Amanda Alencar de Melo - Integrante / Bruno Coutinho Moreira - Coordenador / Alexandre Sandri Capucho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.

  • 2019 - 2020

    Efeito bioprotetor de agentes de controle biológico comerciais sobre Lasiodiplodia theobromae, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Amanda Alencar de Melo - Integrante / Bruno Coutinho Moreira - Coordenador / Alexandre Sandri Capucho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.

  • 2019 - 2020

    ALTERAÇÃO DO CARBONO DA BIOMASSA MICROBIANA, RESPIRAÇÃO MICROBIANA DO SOLO E ESPOROS DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES PELA APLICAÇÃO DE BIOFERTILIZANTE DE CAPRINO EM MUDAS DE GOIABEIRA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Amanda Alencar de Melo - Integrante / Bruno Coutinho Moreira - Coordenador / Almir Moreira Gonçalves Junior - Integrante / Mariana Martins Ferreira Lourenço - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Produção de mudas de melancia inoculadas com Piriformospora indica em substrato com diferentes doses de fosfato, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Amanda Alencar de Melo - Integrante / Bruno Coutinho Moreira - Coordenador / Francine Hiromi Ishikawa - Integrante / Danilo Matos Gomes de França - Integrante.

  • 2014 - 2015

    AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE GIRASSOL (HELIANTHUS ANNUS L.) EM SENHOR DO BONFIM, VISANDO A PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS., Descrição: Visando a diminuição da demanda por energias não renováveis combustíveis fósseis - a exemplo do petróleo, busca-se uma alternativa para produção de biocombustíveis a partir do aproveitamento da eficiência energética de plantas oleaginosas. Diante disso a cultura do girassol é vista como uma das principais culturas utilizadas para elaboração de biocombustível, como biodiesel em função do elevado teor de óleo (entre 30% e 40%) encontrado nos aquênios. O potencial brasileiro para a produção com essa finalidade energética é imenso, podendo ser facilmente introduzida em todas as regiões do país, o que contribui para a viabilização da utilização dessa cultura. Para estudo do girassol, analisaram-se as principais cultivares e suas características agronômicas e produtivas e instalou-se o experimento em solo: os tratamentos consistiram em diferentes cultivares de girassol, utilizou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso, com três repetições. Durante a fase de crescimento inicial das plantas as variáveis analisadas foram: Altura da planta (cm), Número de folhas por planta e Diâmetro foliar. E durante a fase da completa abertura dos capítulos foram coletados os seguintes dados: Altura da planta, número de capítulos por planta, número de sementes por capítulo, peso das sementes por capítulo e peso das sementes por planta. Os resultados apresentados neste trabalho estão relacionados a fase de desenvolvimento das plantas em função da coleta de dados agronômicos ao longo do período de maturação fisiológica e período de florescimento das plantas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Amanda Alencar de Melo - Coordenador / Maisa Ferreira da Silva Martins - Integrante / Larissa Silva Souza - Integrante / Jaelson Pinto da Silva - Integrante / Mariângela Oliveira de Brito - Integrante / Amalia Fernanda de Souza Torres Viana - Integrante., Financiador(es): Programa Petrobras de Formação de Recursos Humanos - PFRH - Bolsa.

  • 2014 - 2015

    ANÁLISE DE MÉTODOS ESTATÍSTICOS APLICADOS AO MHS E A LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL DE NEWTON, Descrição: A pesquisa teve como objetivo buscar uma aproximação da aceleração da gravidade no município de Senhor do Bonfim- BA, por meio de métodos estatísticos, como Regressão Quadrática, Regressão Linear e Média Artimética Simples. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Amanda Alencar de Melo - Coordenador / Thales Cerqueira Mendes - Integrante.

  • 2014 - 2014

    PRODUÇÃO DE SOFTWARE PARA DETERMINAÇÃO DE SOL NO ZÊNITE: IMPLICAÇÕES NA ATIVIDADE AGRÍCOLA, Descrição: atuais norteiam as pesquisas realizadas diante desse aspecto. O presente trabalho visa realizar um estudo baseado na modelagem matemática de diferentes latitudes e dias de sol a pino (período de sol a zênite) com a finalidade de agregar o valor da astronomia às atividades agrícolas realizadas no IF Baiano campus Senhor do Bonfim, bem como realizar a elaboração de um software no Microsoft Excel versão 2013, para auxiliar a compreensão do método de estudo em questão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Amanda Alencar de Melo - Integrante / Thales Cerqueira Mendes - Coordenador / Jayne Alencar de Melo - Integrante.

  • 2014 - 2014

    MÉTODO QUANTITATIVO APLICADO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: DETERMINANDO g, Descrição: Buscou-se determinar e comparar a aceleração da gravidade local, g, por meio de um experimento de Pêndulo Simples realizado com duas estudantes do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, do IF Baiano, no Campus Senhor do Bonfim. Para isso, utilizando o software Microsoft Office Excel e com os dados do experimento lançados no programa, aplicaram?se métodos de regressão para tratamento dos dados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Amanda Alencar de Melo - Integrante / Thales Cerqueira Mendes - Coordenador / Maisa Ferreira da Silva Martins - Integrante.

  • 2013 - 2013

    Determinação do coeficiente de dilatação linear pelo método de dilatação linear, Descrição: O projeto de pesquisa objetiva determinar o coeficiente de dilatação linear de uma haste suposta de aço através do método da Regressão Linear, além de questionar por meio da iniciação científica o ensino de física no ensino médio diante da comprenção dos fenômenos naturais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Amanda Alencar de Melo - Coordenador / Thales Cerqueira Mendes - Integrante / Maisa Ferreira da Silva Martins - Integrante.

  • 2013 - 2013

    Aplicação de princípios hidrodinâmicos na atividade de uma eclusa, Descrição: A pesquisa teve como objetivo analisar a atividade de uma eclusa por meio de uma maquete representativa que possibilitou análise teórica da velocidade do fluxo de água na câmara, em um determinado intervalo de tempo, o que influencia diretamente na subida ou descida de uma embarcação, durante a atividade de uma eclusa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Amanda Alencar de Melo - Coordenador / Thales Cerqueira Mendes - Integrante / Maisa Ferreira da Silva Martins - Integrante / Vagson Luiz Carvalho Santos - Integrante.

  • 2013 - 2013

    COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DE REGRESSÃO LINEAR E MÉDIA ARITMÉTICA SIMPLES NA DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE DILATAÇÃO LINEAR, Descrição: A pesquisa tem como objetivo comparar o método da regressão linear e o método da Média aritmética Simples na determinação do coeficiente de dilatação linear de uma haste suposta de aço.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Amanda Alencar de Melo - Coordenador / Thales Cerqueira Mendes - Integrante / Maisa Ferreira da Silva Martins - Integrante.

  • 2012 - 2012

    Método alternativo na extração de óleos essenciais, Descrição: O projeto de pesquisa teve como objetivo adaptar, por meio de experimentação, um equipamento alternativo para extração de óleos essenciais a partir de plantas medicinais, visando também analisar a aplicabilidade dos óleos essenciais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Amanda Alencar de Melo - Coordenador / Airam Oliveira Santos - Integrante.

Prêmios

2015

Trabalho Destaque na IX Feira Baiana de Matemática com indicação para IV Feira Nacional de Matemática e FEBRACE (ANÁLISE DE MÉTODOS ESTATÍSTICOS APLICADOS AO MHS E A LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL), UNEB.

2015

Trabalho Destaque na IV Feira Nacional de Matemática (ANÁLISE DE MÉTODOS ESTATÍSTICOS APLICADOS AO MHS E A LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL), FURB.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2014

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Vínculo: Estudantes, Enquadramento Funcional: Aluna Bolsista

Outras informações:
Bolsista no ano de 2014, do Programa de Recursos Humanos (PFRH) Petrobras, com projeto de pesquisa sobre produção de biodiesel.

2021 - Atual

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Projeto de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Avaliação do potencial de Bacillus sp. e Piriformospora indica para promoção de crescimento vegetal em mudas de tomate tipo cereja (Lycopersicum esculentum var. cerasiforme) em substrato com diferentes doses de fosfato.

2020 - 2021

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Projeto de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Avaliação do efeito bioprotetor de agentes de biocontrole no controle da morte descendente e da podridão peduncular em mudas de mangueira

2019 - 2020

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Projeto de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Efeito bioprotetor de agentes de controle biológico comerciais sobre Lasiodiplodia theobromae

2018 - 2019

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Vínculo: Produção Científica Voluntário, Enquadramento Funcional: Projeto de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Produção de mudas de melancia inoculadas com Piriformospora indica em substrato com diferentes doses de fosfato

2017 - 2018

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Projeto de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA EM MUDAS DE MELANCIA CONTRA FUSARIUM OXYSPORUM F. SP. NIVEUM PELA INOCULAÇÃO COM PIRIFORMOSPORA INDICA.

Atividades

  • 08/2021

    Pesquisa e desenvolvimento, FACEPE (Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de PE).,Linhas de pesquisa

  • 07/2021 - 10/2021

    Estágios , Special Fruit Importação e Exportação LTDA.,Estágio realizado, Cultivo de mangueira var. Kent, Tommy Atikins e Osten; Cultivo de videiras var. Vitória e var. Cotton Candy, Sweet Celebration; Autumn Crisp; Packing House de Manga e Packing House de Uva.

  • 08/2020 - 07/2021

    Pesquisa e desenvolvimento, FACEPE (Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de PE).,Linhas de pesquisa

  • 07/2019 - 08/2020

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Federal do Vale do São Francisco.,Atividade realizada, Fungos Micorrízicos Arbusculares (FMA's).

  • 08/2019 - 07/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, FACEPE (Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de PE).,Linhas de pesquisa

  • 08/2018 - 07/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Federal do Vale do São Francisco.,Linhas de pesquisa

  • 08/2017 - 07/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Federal do Vale do São Francisco.,Linhas de pesquisa