Geruzza Lima Ramos Oliveira Machado

Doutoranda em Educação na Linha de Pesquisa Processos Educacionais e seus Fundamentos na Universidade de Uberaba (PROPEPE/PPGE/UNIUBE) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES na modalidade Taxa/PROSUP. Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (2021). Especialista em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2011). Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade de Uberaba (2009). Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena, diplomada para exercer atividades referentes às áreas: Docência na Educação Infantil; Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Formação de Profissionais da Educação para Administração, Planejamento, Supervisão e Orientação Educacional para a Educação Básica, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (2004). Graduada em Letras Português/Inglês pelo Centro Universitário UNIFAFIBE (2002). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação na Diversidade para a Cidadania - GEPEDiCi da Universidade de Uberaba - UNIUBE, vinculado ao DGP - Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil e ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2019-2023). Tutora Presencial, no curso de Graduação em Pedagogia, ofertado na modalidade a Distância pela Econt Educacional - Polo UNIP Planura/MG. Servidora Pública Estadual/MG desde 1997, efetiva nos Cargos de Especialista em Educação Básica - Supervisora Pedagógica, afastada para cursos e aperfeiçoamentos pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e Professora de Educação Básica no Componente Curricular de Língua Inglesa nos Níveis Fundamental e Médio, com experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, sendo este atualmente vinculado à função de Vice-diretora, ambos na Escola Estadual Alysson Roberto Bruno, na cidade de Planura/MG. Contato: geruzzamachado100@hotmail.com

Informações coletadas do Lattes em 30/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2022 - Atual

Universidade de Uberaba
Título: Violência de Gênero no Contexto Escolar do Ensino Médio
Fernanda Telles Márques. Bolsista do(a): Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares, CAPES/PROSUP, Brasil. Palavras-chave: Ensino médio.

Mestrado em Educação

2019 - 2021

Universidade de Uberaba
Título: O CANTO ORFEÔNICO NO ENSINO SECUNDÁRIO: NO COMPASSO DO CIVISMO E DO PATRIOTISMO NA ERA VARGAS (1930-1945), Ano de Obtenção: 2021
Giseli Cristina do Vale Gatti..

Especialização em Orientação Educacional

2010 - 2010

Faculdades Integradas de Jacarepaguá
Título: "O papel do orientador escolar no processo ensino-aprendizagem"
Orientador: Solange Brito de Azevedo

Graduação em Letras - Português e Espanhol

2006 - 2009

Universidade de Uberaba

Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena

2003 - 2004

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava

Graduação em Letras - Português e Inglês

2000 - 2002

Centro Universitário Unifafibe
Título: O Modernismo Pessoano
Orientador: Profº. Doutor Paulo Ferrarezzi

Formação complementar

2023 - 2023

Sistema Estadual de Redes em Direitos Humanos. (Carga horária: 40h). , Governo do Estado de Minas Gerais, GOVERNO/MG, Brasil.

2022 - 2022

Exame de Proficiência em Língua Espanhola. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2021 - 2021

BRITE - Brazilians Innovating on the teaching of English.. (Carga horária: 100h). , Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos, ICBEU, Brasil.

2019 - 2019

PROFLIN - Exame de Proficiência em Língua Inglesa.. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2008 - 2011

Idioma Inglês. (Carga horária: 320h). , WBA Empreendimentos Educacionais, WIZARD, Brasil.

2010 - 2010

Curso de Metodologia para professores do CCAA.. (Carga horária: 24h). , Centro de Idiomas de Frutal, CCAA, Brasil.

2009 - 2009

Educação Inclusiva. (Carga horária: 120h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUCMINAS, Brasil.

2008 - 2008

Curso de Capacitação Práticas Educativas no Contexto do PROEJA. (Carga horária: 60h). , Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba., CEFET, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em "Tópicos de Língua Portuguesa". (Carga horária: 32h). , Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Bebedouro, UNIFAFIBE, Brasil.

2000 - 2000

Semena de Estudos Letras e Pedagogia. (Carga horária: 16h). , FAFIBE & FANORP, UNIFAFIBE, Brasil.

1996 - 1996

INSTRUMENTAL ENGLISH COURSE.. (Carga horária: 156h). , Michigan Idiom Center, MICHIGAN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.

Participação em eventos

Conferência de Abertura da XVII Reunião Regional da ANPED Centro -Oeste.. 2024. (Outra).

Jornada sobre Inteligência Artificial para Educadores.. 2024. (Outra).

1º Congresso Brasileiro de Interculturalidade na Educação. 2023. (Congresso).

2ª Semana Integrada dos Cursos Técnicos da E.E. Lauriston de Souza de Frutal/MG, cuja Palestra "O Poder da Comunicação" Pa. 2023. (Outra).

2º Congresso Brasileiro de Políticas Públicas em Educação. 2023. (Congresso).

7ª Jornada do Sistema CEP/Conep. 2023. (Outra).

8ª Jornada do Sistema CEP/Conep. 2023. (Outra).

A Escrita Acadêmica para além do mal-estar: 50 estratégias psicológicas para escrever Teses, Dissertações e Monogradfias em tempos de crise política.. 2023. (Outra).

Camp Carreira Acadêmica - 2023/1. 2023. (Outra).

Congresso Internacional Movimentos Docentes - CMD - 2023. 2023. (Congresso).

Encontro Internacional - Violência, Comportamenti e Saúde Emocional nas Escolas. 2023. (Encontro).

Grupo de Estudos e Pesquisa Educação na Diversidade para a Cidadania. - GEPEDiCi..Atividades de Estudos Sistematizados e Organizados durante o primeiro semestre de 2023... 2023. (Outra).

II Café com Egressos - UNIUBE. 2023. (Outra).

Imersão Análise de Conteúdo na Prática. 2023. (Outra).

IV Congresso Internacional Um Novo Tempo na Educação. 2023. (Congresso).

Minicurso - Zotero: um software gerenciador de dados bibliográficos e materiais relacionados a pesquisas. 2023. (Congresso).

Palestra: Estudo da Resolução SES/MG Nº 8.384, de 19 de outubro de 2022 e SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). 2023. (Outra).

Treinamento Regional do Sistema CEP/Conep. 2023. (Outra).

Webinário: O papel do especialista na recomposição das aprendizagens e as Ações de fortalecimento do ensino aprendizagem da SEE MG. 2023. (Encontro).

Webinário "Diálogos Formativos - Itinerário do 1º ano - Aprofundamento nas Áreas de Conhecimento e Projeto de Vida. 2023. (Outra).

Webinário EJA - Itinerário Formativo - Novo Ensino Médio 2023. 2023. (Outra).

XII Encontro de Pesquisa em Educação e VI Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos. Violência de Gênero nas relações escolares: um estudo fenomenológico em uma escola pública no Ensino Médio.. 2023. (Congresso).

XII Encontro de Pesquisa em Educação e VI Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos. 2023. (Congresso).

15ª Reunião Regional Sudeste da ANPEd - Educação, Democra e Justiça Social no desafio urgente da reconstrução nacional.cia. 2022. (Outra).

1º Congresso Brasileiro de Políticas Públicas em Educação. 2022. (Congresso).

Avaliação para os anos finais do Ensino Fundamental: objetivos, estratégias e instrumentos. 2022. (Outra).

Camp Carreira Acadêmica - 2022/1. 2022. (Outra).

Camp Carreira Acadêmica - 2022/2. 2022. (Outra).

Congresso Internacional Movimentos Docentes - CMD - 2022. 2022. (Congresso).

Congresso Internacional Movimentos Docentes - CMD- 2022. Perspectivas e propósitos do estudo de caso como técnica na pesquisa qualitativa.. 2022. (Congresso).

Congresso Online Um Novo Tempo na Educação. 2022. (Congresso).

Currículo Lattes: Passo a passo para aprender a utilizar a plataforma.. 2022. (Outra).

Diversidade, identidades e leitura nos itinerários formativos e nos projetos de vida nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio: reflexões e práticas. 2022. (Outra).

Fórum de Inclusão e Diversidade (FID) do IFTM - Interculturalidade crítica: o que é e por que vivenciar?.Debate.. 2022. (Outra).

Fórum de Inclusão e Diversidade (FID) do IFTM - Machismo, homofobia e capacitismo as consequências do preconceito e discriminação no ambiente escolar e nas atividades profissionais..Debate.. 2022. (Outra).

Grupo de Estudos e Pesquisa Educação na Diversidade para a Cidadania. - GEPEDiCi..Atividades de Estudos Sistematizados e Organizados durante o primeiro semestre de 2022.. 2022. (Outra).

Grupo de Estudos e Pesquisa Educação na Diversidade para a Cidadania. - GEPEDiCi..Atividades de Estudos Sistematizados e Organizados durante o segundo semestre de 2022.. 2022. (Outra).

Integração Curricular- Ciências Humanas e Sociais aplicadas.. 2022. (Outra).

Metodologias Ativas: com e sem tecnologias digitais. 2022. (Outra).

O gênero em foco: nas rimas do cordel; Literaturas e inf^qncia no plural. 2022. (Outra).

Pré-Congresso Interdisciplinar de Direitos Humanos e Fundamentais - CDHF.Educação e Pandemia: Desafios na Educação Básica. 2022. (Simpósio).

Treinamento do Portal de Periódicos da CAPES. 2022. (Outra).

Webinar - Novidades para o Novo Ensino Médio - 2023. 2022. (Outra).

1º Webnário: "O Novo Ensino Médio em Minas Gerais: Currículo Referência e Formações".. 2021. (Outra).

2º Webnário - O Novo Ensino Médio em Minas Gerias. 2021. (Outra).

3º Webnário - "A Escola do Ensino Médio, os (as) jovens e seus Projetos de Vida".. 2021. (Outra).

4ª Jornada Digital da Educação - "Novo Ensino Médio: Uma Transição Responsável". 2021. (Outra).

4º Webnário - "Itinerários e eletivas no Ensino Médio: espaço para o professor - autor e diálogos com o currículo de Minas". 2021. (Outra).

5º Webnário - "Os Educadores do Ensino Médio: competências e práticas".. 2021. (Outra).

6º Webnário - " Educadores e seus projetos de vida". 2021. (Outra).

7º Webnário - "Convite à comunidade de aprendizagem".. 2021. (Outra).

8º Webnário - "Integração Curricular e Áreas de Conhecimento".. 2021. (Outra).

Canva for Educatiom - Mais possibilidades para a sala de aula.. 2021. (Oficina).

Curso: "Introdução a Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEEMG.Curso: "Introdução a Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEEMG. 2021. (Outra).

Curso: Google For Education: recursos e possibilidades..Google For Education: recursos e possibilidades.. 2021. (Outra).

Curso BRITE - Aperfeiçoamento para professores de Inglês da Rde Pública de Ensino.Curso BRITE - Aperfeiçoamento para professores de Inglês da Rde Pública de Ensino. 2021. (Outra).

Curso EaD Introdução a Formação Pedagógica - EJA Novos Rumos. 2021. (Outra).

Grupo de Estudos e Pesquisa Educação na Diversidade para a Cidadania. - GEPEDiCi..Atividades de Estudos Sistematizados e Organizados durante o primeiro semestre de 2021... 2021. (Outra).

I Congresso Virtual para Especialistas em Educação Básica Supervisor e Orientador Educacional".. 2021. (Congresso).

Live: "Mudanças que nos movem no Ensino Médio". 2021. (Outra).

Palestra online: "Descomplicando o Ggoolge Sala de Aula".. 2021. (Outra).

Webinário "Novo Ensino Médio: mudanças para 2022". 2021. (Outra).

Webnário EJA Novos Rumos. 2021. (Outra).

XI EPEDUC - Encontro de Pesquisa em Educação.O CANTO ORFEÔNICO NO ENSINO SECUNDÁRIO: NO COMPASSO DO CIVISMO E DO PATRIOTISMO NA ERA VARGAS (1930-1945). 2021. (Encontro).

IV Simpósio Amazônico sobre Políticas Públicas em Educação. 2020. (Simpósio).

Palestra online: "A integração da Música no ensino: reflexões sobre a prática na sala de aula e técnica de estudo".. 2020. (Outra).

Palestra online: "Ciências Humanas e suas Tecnologias". 2020. (Outra).

Palestra online: "Conexão Digital ma Formação Docente". 2020. (Outra).

Formação e Atuação do Orientadfor de Dissertações e Teses: da Orientação Intuitivo-individual à Coletivo-grupal..Debate.. 2019. (Outra).

Grupo de Estudos Educação na Diversidade para a Cidadania - GEEDiCi.Atividades de Estudos Sistematizados e Organizados durante o primeiro semestre de 2019.. 2019. (Outra).

Grupo de Estudos Educação na Diversidade para a Cidadania - GEEDiCi.tividades de Estudos Sistematizados e Organizados durante o segundo semestre de 2019.. 2019. (Outra).

II Seminário Perspectivas Interdisciplinares na Educação: trajetórias e desafios contemporâneos,.. 2019. (Seminário).

IV Seminário de Pesquisa do PROFLETRAS/UFTM..Processos Educativos em Espaços não Escolares. 2019. (Seminário).

Minicurso " Elaboração de artigo científico", no II Seminário Perspectivas Interdisciplinares na Educação: trajetórias e desafios contemporâneos,.. 2019. (Outra).

Minicurso "Escrita Criativa: Resistência e Estética" no IV Seminário de Pesquisa do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).. 2019. (Seminário).

Palestra: "Sou Pós -Graduanda... E agora? A escrita/autoria e a pesquisa na Pós-Graduação: desafios e perspectivas.. 2019. (Outra).

X Encontro de Pesquisa em Educação, V Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos;. 2019. (Encontro).

X EPEDUC - Encontro de Pesquisa em Educação.MONITORA. 2019. (Encontro).

X EPEDUC - Encontro de Pesquisa em Educação.Processos Educativos em Espaços não Escolares. 2019. (Encontro).

Curso de Gestão Financeira da Caixa Escolar. 2018. (Outra).

Encontro de Capacitação - Conexão Educar. 2018. (Encontro).

Feira do Verde. 2012. (Outra).

III Encontro de Educadores de Planura "Educar é arte". 2011. (Encontro).

II Encontro de Educadores de Planura " Educação: o mundo em nossas mãos" em. 2010. (Encontro).

Programa de Cursos -Metodologias de Ensino de Língua Estrangeira Moderna - Ingês. 2010. (Oficina).

I Encontro de Educadores de Planura "Inclusão Escolar - Um desafio". 2009. (Encontro).

Programa Educacional de Atenção ao Jovem - Peas Juventude. 2009. (Oficina).

Conferência de Abertura do Curso de Capacitação ¨Práticas Educativas no Contexto do PROEJA".. 2008. (Outra).

Práticas Educativas no Contexto do PROEJA. 2008. (Outra).

Curso de Capacitação para Professores de Inglês. 2006. (Outra).

Alfabetização e Letramento. 2005. (Encontro).

Programa da Fundação Cargil apoio ao Ens. Fund. Fura-Bolo. 2004. (Encontro).

"Natureza da Paisagem" - Energia e "Tom da Mata". 2003. (Outra).

Capacitação do Projeto Mergulhando na Leitura Literária. 2003. (Encontro).

Conclusão da Avaliação do Programa de Apoio ao Ensino Fundamental. 2003. (Outra).

Parâmetros Curriculares Nacionais". 2003. (Outra).

Programa de apoio ao Ensino Fundamental Fura-Bolo. 2003. (Oficina).

O Ensino da Língua e da Literatura e os Parâmetros Curriculares Nacionais. 2000. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • MACHADO, GERUZZA LIMA RAMOS OLIVEIRA ; GATTI, GISELI CRISTINA DO VALE . VILLA-LOBOS, O CANTO ORFEÔNICO E A CONSCIÊNCIA PATRIÓTICA NA ERA VARGAS (1930-1945). Revista de Educação Pública , v. 33, p. 121-124, 2024.

  • MACHADO, GERUZZA LIMA RAMOS OLIVEIRA ; LIMA, HARIEL REGINA DIAS DE ; SOUSA, ROSELINE MARTINS SABIÃO . O sistema didático Elkonin - Davidov - Repkin. Brazilian Journal of Development , v. 8, p. 59495-59512, 2022.

  • MACHADO, G. L. R. O. . A violência de gênero no âmbito escolar: uma análise crítica das relações sociais e processos históricos. In: BIANCHESSI C. (Org.). Gênero e diversidade em foco: diálogos e reflexões necessárias. 1ªed.Curitiba/PR: Editora BAGAI, 2024, v. 2, p. 09-18.

  • MACHADO, G. L. R. O. . Educação e pandemia: desafios na Educação Básica. In: Antocléia de Sousa Santos; Helenice Barroso Araújo; Maria Verônica Oliveira. (Org.). Educação na pandemia: desafios, impactos e possibilidades da docência.. 1ed.USA: Pembroke Collins, 2022, v. , p. 116-128.

  • MACHADO, G. L. R. O. . Materialismo Histórico-Dialético e a Dimensão Epistemológica Aplicada à Educação.. In: Alessandra Lara Silva; Michelle Mattar Pereira de Oliveira Tavares. (Org.). Epistemologia: Fundamentos e Contribuições à Formação do Pesquisador em Educação. 1ªed.Uberlândia - MG: Navegando Publicações, 2022, v. , p. 31-54.

  • MACHADO, G. L. R. O. . A contribuição de Karl Marx na análise crítica da reforma do Ensino Médio no Brasil:: uma abordagem sociológica.. In: Congresso Internacional Movimentos Docentes, 2024, Diadema. Anais do IV CMD. Santo André: V&V Editora, 2024. v. 1. p. 702-712.

  • MACHADO, G. L. R. O. . Paulo Freire e a Pedagogia Libertadora: Influências e Transformações no Brasil Republicano.. In: Congresso Internacional Movimentos Docentes, 2023, On-line, transmitido youtube. O futuro da formação, comunidades e redes de colaboração.. SANTO ANDRÉ ? SP: V&V EDITORA, 2023. v. 2. p. 839-844.

  • MACHADO, G. L. R. O. ; GONCALVRES, N. Y. M. . Perspectivas e Propósitos do Estudo de Caso como Técnica na Pesquisa Qualitativa.. In: Congresso Internacional Movimentos Docentes e Colóquio FORPIBID RP, 2022, Diadema/SP. Por uma educação transformadora. Diadema/SP: V&V Editora, 2022. v. 3. p. 948-962.

  • MACHADO, G. L. R. O. . Violência de Gênero nas relações escolares: um estudo fenomenológico em uma escola pública no Ensino Médio.. In: XII Encontro de Pesquisa em Educação - VI Congresso Internacional de trabalho docente e processos educativos., 2023, Uberaba e Uberlândia - MG. Direito à educação: pesquisas, inovações e perspectivas.. Uberaba: Universidade de Uberaba ? UNIUBE, 2023. v. 1. p. 219-220.

  • MACHADO, G. L. R. O. ; GATTI, Giseli C Vale . O Canto Orfeônico no Ensino Secundário: no Compasso do Civismo e do Patriotismo na Era Vargas (1930-1945). In: IX EPEDUC - Encontro de Pesquisa em Educação., 2021, Uberaba. IX EPEDUC - Encontro de Pesquisa em Educação.. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2021. v. 1. p. 57-57.

  • MACHADO, G. L. R. O. ; SOUZA, T. Z. . Processos Educativos em Espaços não Escolares.. In: X Encontro de Pesquisa em Educação., 2019, Uberaba. Anais do X Encontro de Pesquisa em Educação.. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2019. v. 1. p. 112-114.

  • MACHADO, G. L. R. O. ; SOUZA, T. Z. . Processos Educativos em Espaços não Escolares. In: IV Seminário de Pesquisa do PROFLETRAS/UFTM - Formação e Práticda Docenre: Interações entre Linguagens, Ensino e Sociedade., 2019, Uberaba. IV Seminário de Pesquisa do PROFLETRAS/UFTM - Uberaba.. Uberaba - MG: Editora UFTM, 2019. v. 1. p. 39-39.

  • MACHADO, G. L. R. O. ; MARQUES, F. T. . Violência de Gênero nas relações escolares: um estudo fenomenológico em uma escola pública no Ensino Médio.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACHADO, G. L. R. O. . Educação e Pandemia: Desafios na Educação Básica.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACHADO, G. L. R. O. ; GONCALVRES, N. Y. M. . Perspectivas e Propósitos do Estudo de Caso como Técnica na Pesquisa Qualitativa.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACHADO, G. L. R. O. ; GATTI, Giseli C Vale . O Canto Orfeônico no Ensino Secundário: no Compasso do Civismo e do Patriotismo na Era Vargas (1930-1945). 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACHADO, G. L. R. O. ; SOUZA, T. Z. . Processos Educativos em Espaços não Escolares. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    Marcadores sociais da diferença em livros didáticos do Ensino Médio recomendados pelo PNLD 2021, Descrição: Trata-se de uma pesquisa bibliográfico-documental, em que analisaremos imagens e textos de uma coleção de livros didáticos do Ensino Médio aprovada pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático para composição do PNLD 2021 (Edital n. 03/2019). O objetivo mais amplo da pesquisa é discutir como, em referido material, são apresentados e articulados marcadores sociais da diferença: gênero, sexualidade, raça/etnia, classe social, deficiência. A investigação, a ser desenvolvida em abordagem interseccional, partirá do estudo contextualizado das categorias centrais, abordadas em cada subprojeto (alunos de mestrado e doutorado) ou plano de trabalho (iniciação científica); depois, será realizado o estudo do estado do conhecimento a partir de buscas em bases de dados. A pesquisa documental envolverá três etapas. Na primeira, verificaremos como o tema da inclusão e as questões étnico-raciais e de gênero se apresentam nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (BRASIL, 2018), e na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017a). Na segunda etapa, analisaremos tanto o edital do PNLD em que foi aprovada a coleção quanto as fichas de avaliação dos volumes e sua apresentação no Guia do Livro Didático. Na etapa final os livros serão analisados considerando-se textos e imagens, o que faremos recorrendo à análise temática. Os dados assim produzidos serão sistematizados e discutidos à luz do referencial teórico. Projeto aprovado pelo edital universal da FAPEMIG (APQ-02373-21) e desenvolvido com bolsas e fomento da FAPEMIG e do PAPE-UNIUBE. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Geruzza Lima Ramos Oliveira Machado - Integrante / Fernanda Telles Márques - Coordenador / Heloísa Cristina Pereira - Integrante / Lorena Santos Pereira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

Prêmios

2023

Título Doutor Honoris Causa em Educação, Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes.

2023

Diploma de Mérito Literário 2022, Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes.

2023

Excelente desempenho e prestimosa colaboração no Torneiro Interno de Redação para o ENEM do Novo Ensino Médio - 1º Bimestre., Escola Estadual Alysson Roberto Bruno.

2023

Excelente desempenho e prestimosa colaboração no Torneiro Interno de Redação para o ENEM do Novo Ensino Médio - 2º Bimestre., Escola Estadual Alysson Roberto Bruno.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade de Uberaba

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2023 - Atual

Escola Estadual Alysson Roberto Bruno

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-diretora, Carga horária: 30

2014 - Atual

Escola Estadual Alysson Roberto Bruno

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista em Educação Básica - Supervisão, Carga horária: 24

Outras informações:
Cargo Efetivo, CONCURSO PÚBLICO DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, EDITAL 01/2011. Atualmente, exerço a função de vice-diretora, eleita pela Comunidade Escolar, vinculado neste cargo de Especialista em Educação Básica.

1998 - Atual

Escola Estadual Alysson Roberto Bruno

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEBII - Professor de Educação Básica - Inglês, Carga horária: 24

Outras informações:
Cargo designado.

2019 - 2022

Escola Estadual Alysson Roberto Bruno

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-diretora, Carga horária: 30

2016 - 2019

Escola Estadual Alysson Roberto Bruno

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-diretora, Carga horária: 30

2008 - 2009

Escola Estadual Alysson Roberto Bruno

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista em Educação Básica - Supervisora, Carga horária: 24

Outras informações:
Cargo designado.

2010 - 2014

Escola Municipal João Alves de Paiva

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE INGLÊS, Carga horária: 24

Outras informações:
Cargo Efetivo - CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE PLANURA/MG, EDITAL 001/2009. Cargo exonerado a pedido, em virtude de APROVAÇÃO em outro CONCURSO PÚBLICO DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, EDITAL 01/2011.

1999 - 2000

Escola Municipal João Alves de Paiva

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA ANOS INICIAIS DO E.F., Carga horária: 24

2005 - 2007

Creche Comunitária Menino Jesus

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Técnico/Pedagógica, Carga horária: 24

2000 - 2002

Escola Municipal da Silva e Oliveira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 24

2019 - 2019

Escola Estadual Lauriston Souza

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB - Anos Finais Ens. Fund. e Ensino Médio, Carga horária: 24

2023 - 2023

Universidade Paulista

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Tutora Presencial, Carga horária: 80