Alinne Grazielle Neves Costa
Possui Graduação e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Especialização na área da Educação (2011) e Mestrado também na Educação (2013).Ampla experiência como professora de História no ensino fundamental II , médio,E.J.A e cursinho onde divulga a importância de se combater o preconceito, a discriminação e a violência dentro e fora do ambiente escolar.
Membro do Grupo de Pesquisa Em Educação e Culturas Populares/ FACED UFU: Projeto: Rede de Educação Popular; Projeto de Pesquisa e Intervenção na Escola Pública: Rede de Escola Pública de Educação Popular; Tecendo Rede de Investigação e Intervenção: Formação de Educadores(as) para a Educação de Jovens e Adultos EJA.
Membro do Grupo de Pesquisa do Projeto A formação da consciência histórica em estudantes da educação básica: entre manifestações da cultura contemporânea e culturas escolares ESEBA/ UFU vinculado ao projeto: Peabiru: Ensino de História e Cultura Contemporânea.
Membro da Coordenação Colegiada do I Curso de Especialização em Direitos Humanos da FACED/UFU. Autora do livro Trajetórias doa Africano no Espaço Geográfico Brasileiro.
Informações coletadas do Lattes em 10/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2011 - 2013
Universidade Federal de Uberlândia
Gercina Santana Novais.Coorientador: Graça Aparecida Cicillini. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Especialização em Pós Graduação em Educação e Diversidade
2010 - 2011
Universidade Federal de Uberlândia
Orientador: Florisvaldo Paulo Ribeiro Júnior
Formação complementar
2010 - 2011
Educação para as Relações Étnicos-Raciais. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2009 - 2009
Educação em Direitos Humanos. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Pró- Reitoria de Extensão ( PROEX). (Carga horária: 1760h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Programa de Formação Continuada em Educação, Saúde. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Direitos Humanos.
Participação em eventos
XI Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar.Educação em Direitos Humanos, Formação de Professores e Educação Popular: Um Estudo sobre o Programa Nacional de Educação em Direitos Humanos 3. 2011. (Seminário).
Direitos Humanos com EX Ministro Nilmário Miranda. 2011. (Encontro).
Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação e Culturas Populares.Educação em Direitos Humanos, formação de professores e educação popular: um estudo sobre o plano e o programa Nacional de Educação em Direitos Humanos. 2011. (Encontro).
II Seminário de Pesquisa do NUPEPE: Cultura, Formação Docente e Cotidiano Escolar.As influências dos sites de relacionamentos e jogos onlines na construção do saber escolar. 2010. (Seminário).
Encontro de Formação do Gabinete do Vereador Prof. Neivaldo.Iguais nas Diferenças. 2009. (Encontro).
I Seminário de Educação em Direitos Humanos - Unidade Prisional: cotidiano, desafios e perspectivas.I Seminário de Educação em Direitos Humanos - Unidade Prisional: cotidiano, desafios e perspectivas. 2008. (Seminário).
a Pausa para Pensar o Fazer: capacitação de oficineiros do Programa Fica Vivo.a Pausa para Pensar o Fazer: capacitação de oficineiros do Programa Fica Vivo. 2008. (Oficina).
Simposio de Estratégias de Educação Popular, Formação Política dos Movimentos Sociais em Políticas.caráter técnico-administrativo e operacional do evento. 2007. (Simpósio).
II Encontro Nacional de Educação, Saúde e Cultura Populares- II ENESCPOP.Programa de Formação Continuada em Educação, Saúde e Cultura Populares. 2007. (Encontro).
Projeto Educação Popular, Formação Política e Controle Social em Saúde.Projeto Educação Popular, Formação Política e Controle Social em Saúde. 2007. (Outra).
A Nova História Cultural.A Nova História Cultural. 2006. (Outra).
Produções bibliográficas
-
COSTA, A. G. N. ; NOVAIS, G. S. . EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO POPULAR. Idea (Uberlândia) , v. 3, p. 1-16, 2011.
-
COSTA, A. G. N. ; SANTOS, Natanel Dos . Trajetória do Africano no Espaço Geográfico Brasileiro. 1. ed. Uberlândia: Claranto, 2013. v. 1. 144p .
-
COSTA, A. G. N. . A Educação da Pessoa com Necessidades Educativas Especiais Vivencias e Desafios. In: Universidade necessária - Utopias + distopias - V semana acadêmica, 2008, Uberlândia. Universidade necessária - Utopias + distopias - V semana acadêmica. Uberlândia: EDUFU, 2008.
-
MEDEIROS, A. ; COSTA, A. G. N. . EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E JUVENTUDE NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO SOCIAL. In: Encontro Nacional de Educação, Saúde e Culturas Populares, 2008, Uberlândia. Encontro Nacional de Educação, Saúde e Culturas Populares- III ENESCPOP. Uberlândia: EDUFU, 2008.
-
COSTA, A. G. N. ; NOVAIS, Gercina Santana . Educação em Direitos Humanos, Formação de Professores e Educação Popular: Um estudo sobre o PNEDH-3. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, A. G. N. ; NOVAIS, Gercina Santana . Educação em Direitos Humanos, Formação de professores e educação popular: um estudo sobre o plano e o programa Nacional de Educação em Direitos Humanos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, A. G. N. . As influencias dos sites de relacionamentos e jogos online na construção do saber escolar . 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
COSTA, A. G. N. . Relato de experiencia como professora na Penitenciaria de Uberlândia e no Colégio Unimega. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, A. G. N. . Educar para os Direitos Humanos: uma questão de genero, raça e etnia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, A. G. N. . Educar para os Direitos Humanos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, A. G. N. . A formação que não forma professores de História na UFU. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, A. G. N. . A educação da pessoa om necessidades educacionais especiais: vivências e desafios. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
COSTA, A. G. N. . Qual a diversidade sexual dos livros didáticos brasileiros?. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
COSTA, A. G. N. . Homosexualidade: Quem é diferente?. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Prêmios
2013
Troféu Cacá Martins, Grupo SHAMA.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - Atual
Centro Educacional Pirlimpimpim/São PaschoallVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 12
2014 - Atual
Instituto Teresa Valsé PantelliniVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 18
2010 - 2012
Escola de educação basicaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
2009 - 2010
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: membro do GPECPOP
Outras informações:
membro do grupo de pesquisa em Educação e Culturas Populares com foco em Educação em Direitos Humanos. Líder do grupo Gercina Santana Novais
2007 - 2009
COLEGIO UNIMEGAVínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora de História e Filosofia, Carga horária: 30
2008 - 2009
Cursinho Alternativo de SurdosVínculo: professora, Enquadramento Funcional: prof. de História, Filosofia e Sociologia, Carga horária: 3
2006 - 2007
Escola Estadual E.JA Mario QuintanaVínculo: professora, Enquadramento Funcional: prof.História e Ciencias, Carga horária: 30
2008 - 2008
ICASUVínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora de História, Carga horária: 2
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alinne Grazielle Neves Costa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?