Flávio da Silva

Bacharel em Matemática (2011) e Mestre em Matemática Pura (2015) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) na área de Álgebra. Doutorado em Matemática (2022 - Interrompido) pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação ICMC-USP cujo foco de pesquisa concentrava-se na área de Geometria/Topologia, com ênfase em Teoria de Singularidades, via estudo dos seguintes temas: Fibração de Milnor Complexa, Teoria de Morse e Folheações Holomorfas, utilizando as ferramentas da Topologia Diferencial e da Geometria Algébrica; tendo realizado na ocasião algumas disciplinas, dentre elas, Álgebra Comutativa, Análise Funcional, Geometria Algébrica, Topologia Algébrica e um curso de extensão em Topologia de Singularidades Complexas. Atualmente, aluno do Doutorado em Matemática Pura da Universidade de São Paulo no Instituto de Matemática e Estatística (IME-USP) cujo foco de pesquisa concentra-se na área de Álgebra, mais especificamente em Álgebra Não-Comutativa, tendo estudado vários tópicos tais como Tópicos em Teoria de Anéis e Módulos, Tópicos de Álgebra (Álgebra Homológica) e no momento fazendo uso da linguagem da teoria das categorias para estudar categorias de acts sobre monóides S - Act (considerando-os como um análogo não aditivo de categorias de módulos sobre anéis), onde à noção de acts sobre semigrupos ou monóides origina-se das representações de um semigrupo ou monóide S por transformações de um conjunto assim como uma representação de um anel R por endomorfismos de um grupo abeliano dá um R-módulo sobre esse anel e vice-versa.

Informações coletadas do Lattes em 22/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Matemática (em andamento)

2022 - Atual

Universidade de São Paulo
Javier Sanchez Serda.

Doutorado interrompido em 2022 em Doutorado em Matemática

2019 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: Topologia da Singularidade via Teoria de Morse e Folheações Holomorfas
Raimundo Nonato Araújo dos Santos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Ano de interrupção: 2022

Mestrado em Matemática

2013 - 2015

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Álgebra diferencial e equações diferenciais polinomiais
, Ano de Obtenção: 2015.Valmecir Antonio dos Santos Bayer.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Matemática (Bacharelado)

2004 - 2011

Universidade Federal do Espírito Santo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

programa de verão 2024 PPGM - UFPR Minicurso "introdução as ações parciais de grupo".Minicurso "introdução as ações parciais de grupo". 2024. (Outra).

XXVII Brazilian Algebra Meeting (Escola de Álgebra), Semigroups and Graded Green's Relation. Semigroups and Graded Green's Relation. 2024. (Congresso).

Instituto de Estudos Avançados, Cátedra de Educação Básica (Usp).)).Minicurso "Ideias Sobre a Formação Docente em Matemática e Tecnologias". 2023. (Encontro).

Curso de Extensão Universitária na modalidade de Difusão: Uma introdução à topologia de singularidades complexas.. 2019. (Outra).

Ciclo de Seminários do PPGMAT: Minicurso sobre o título ?Existência de estruturas de fibração globais em conjuntos semi-algébricos? (Palestrante: Antônio Andrade do Espírito Santo, UFRB), realizado de 12 a 14 de setembro de. 2018. (Outra).

Ciclo de Seminários do PPGMAT: Palestras proferidas pelo Professor Mihai Marius Tibar, Universitè de Lille, França, realizadas nos dias 15 (Bifurcation set of families of curves) e 16 (Local fibrations, new results and open questions) de outubro de. 2018. (Seminário).

Programa de Pós-Graduação em Matemática: Escola de Verão em Matemática (100 horas). 2011. (Seminário).

Estágio no Instituto Gênesis ? IG Projeto Entre Jovens em parceria com o Instituto Unibanco e Secretaria Estadual de Educação ? Sedu,. 2009. (Outra).

II Capacitação de Tutores para o Projeto Entre Jovens: promovido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação-Caed / Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora ? UFJF, em convênio com o Instituto Unibanco (12 horas). 2009. (Encontro).

Programa de Pós-Graduação em Matemática: Escola de Verão em Matemática (100 horas). 2009. (Seminário).

Estágio no projeto Entre Jovens ? PEJ perante o Instituto Unibanco e Instituto Gênesis,. 2008. (Outra).

I Capacitação de Tutores para o Projeto Entre Jovens: promovido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação-Caed / Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora ? UFJF, em convênio com o Instituto Unibanco (16 horas). 2008. (Encontro).

IX Curso de Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Médio (40 horas). 2007. (Encontro).

X Curso de Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Médio (40 horas). 2007. (Encontro).

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2019

Faculdade Norte Capixaba de São Mateus - Multivix São Mateus

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 12

Outras informações:
Disciplinas lecionadas: Matemática Financeira e Aplicada, Introdução ao Cálculo, Cálculo I, II e III, Equações Diferenciais Ordinárias (EDO), Geometria Analítica e Álgebra Linear.

2025 - Atual

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Professor Substitúto, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas lecionadas: Cálculo I e Álgebra Linear,

2015 - 2017

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas lecionadas: Matemática Básica, Introdução ao Cálculo, Geometria Analítica, Cálculo Diferencial e Integral I e II, EDO-Equações Diferenciais Ordinárias, Álgebra e Álgebra Linear.

2013 - 2014

Faculdade do Centro Leste

Vínculo: Empresa Privada, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior

Outras informações:
Disciplinas lecionadas: Matemática Básica, Cálculo Diferencial e Integral, Geometria Analítica e Álgebra Linear.

2012 - 2012

EMPRESA CAPIXABA DA SERRA DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior

Outras informações:
Disciplinas lecionadas: Curso de Administração - Matemática Básica. Curso de Engenharia Civil - Cálculo, Geometria Analítica e Álgebra Linear. Curso de Engenharia de Controle e Automação - Geometria Analítica e Álgebra Linear.

2011 - 2011

EMPRESA CAPIXABA DA SERRA DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior

Outras informações:
Disciplinas lecionadas: Curso de Matemática - Disciplina de Fundamentos de Análise Matemática

2006 - 2007

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor de Matemática Financeira e Comercial ? SENAC: Curso de Serviço de Pessoal e Curso de Comércio Exterior com Ênfase em Importação e Exportação