Juliana Ramos Ferreira

Está cursando o último período do curso de Psicologia e iniciou pós-graduação em Saúde Mental e Dependência Química.

Informações coletadas do Lattes em 25/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Saúde Mental e Dependência Química

2012 - Atual

FACULDADES DELTA

Graduação em Psicologia

2008 - 2012

Universidade Luterana do Brasil
Orientador: Wellington Luís Cardoso Bessa

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

Colégio Zênite de Itumbiara

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Mental.

Participação em eventos

II Congresso Internacional de Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial. As oficinas terapêuticas como fenômeno de reabilitação psicossocial. 2012. (Congresso).

1º Congresso de Psicologia do Cerrado. 2012. (Congresso).

III Congresso de Saúde Mental / ABRASME. As oficinas terapêuticas como fenômeno de reabilitação psicossocial. 2012. (Congresso).

III Simpósio Uberlandense de Psicologia.A avaliação da atenção no contexto do trânsito: um estudo com motoristas de 40 a 50 anos em municípios do interior de Goiás e Minas Gerais. 2012. (Simpósio).

Semana de Ciência e Tecnologia em Goiás.A avaliação da atenção no contexto do trânsito: um estudo preliminar com motoristas de 40 a 50 anos. 2012. (Simpósio).

Semana de Ciência e Tecnologia em Goiás.A importância das oficinas terapêuticas na promoção de saúde mental. 2012. (Simpósio).

Conflito nas instituições educativas: perigo ou oportunidade?. 2011. (Congresso).

Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas de Goiás e Tocantins. 2011. (Seminário).

Os ambientes organizacional, escolar e institucional em estudo.O processo de envelhecer: Políticas públicas e a qualidade de vida dos idosos. 2011. (Encontro).

VI Jornada Acadêmica do Curso de Psicologia e I Encontro de Pesquisa do Curso de Psicologia. 2011. (Encontro).

XVII Reunião Anual da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro. 2011. (Outra).

Evento do Ano Temático da Avaliação Psicológica. 2011. (Outra).

Capacitação em Equoterapia. 2011. (Outra).

Dia do Psicólogo.Doutores da Alegria. 2011. (Outra).

Psicanálise, prática e contemporaneidade. 2011. (Outra).

Comportamento criminoso. 2011. (Outra).

III Congresso Brasileiro - Psicologia: Ciência e profissão. 2010. (Congresso).

III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Avaliação psicológica de indivíduos autistas. 2010. (Congresso).

XI Simpósio de Pesquisa do ILES/ULBRA.O processo de envelhecer: Políticas públicas e a qualidade de vida dos idosos. 2010. (Simpósio).

Conversando com David Zimerman. 2010. (Outra).

1ªJornada de Direito de Família e Psicanálise. 2010. (Outra).

V Jornada Acadêmica do Curso de Psicologia. 2010. (Outra).

XXXIX Reunião Anual - Sociedade Brasileira de Psicologia. 2009. (Congresso).

IV Jornada Acadêmica do curso de Psicologia. 2009. (Outra).

1º Encontro Regional do Movimento pela Conciliação TJ-GO - 4ª Região. 2008. (Encontro).

9º Encontro de PEsquisa do ILES/ULBRA. 2008. (Encontro).

Psicologia nas Creches/Escolas.Atividades Lúdicas - Creche Municipal Antônia Fernandes Araújo. 2008. (Outra).

O compromisso social da psicologia e a atuação do psicólogo em diferentes contextos. 2008. (Outra).

Psicologia e Educação: o desafio da inclusão. 2008. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Rita de Cássia Ferreita Santos

FERREIRA, J. R.. Adolescência e sexualidade: a importância da orientação sexual das escolas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: ANA CLAUDIA MENDES BARBARESCO

FERREIRA, J. R.. Mães que perderam suas filhas vítimas de assassinato: uma compreensão da psicologia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Yellen Rodrigues Ferreira

FERREIRA, J. R.. A vivência de ser-mãe adotiva à luz da perspectiva heideggeriana. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Eliza Manzan de Moraes

FERREIRA, J. R.. Estado emocional de pacientes submetidos à hemodiálise: uma proposta de intervenção cognitiva-comportamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Guilherme Souza Floresta

FERREIRA, J. R.. Apenados de um presídio do interior de Goiás: vivências e percepções do cárcere. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Jonathan Dias Paiva

FERREIRA, J. R.. Oficinas terapêuticas: limitações e potencialidades. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Giselle Falone Marra

FERREIRA, J. R.. A influência do movimento feminista na subjetividade das mulheres na contemporaneidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Ana Cristina da Silva

FERREIRA, J. R.. Pessoas com necessidades educacionais especiais: percepções e vivências no ensino superior. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Clésio de Paula Júnior

FERREIRA, J. R.. Violência doméstica infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Carolina Maria Fernandes Vieira

FERREIRA, J. R.. A percepção dos professores sobre a indisciplina escolar: um olhar sobre o comportamento infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil.

Produções bibliográficas

  • FERREIRA, J. R. ; BESSA, W. L. C. . As oficinas terapêuticas como fenômeno de reabilitação psicossocial. In: II Congresso Internacional de Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial, 2012, Porto Alegre. II Congresso Internacional de Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial, 2012.

  • FERREIRA, J. R. ; REIS, D. C. ; SOARES, M. B. ; BRAGA, B. F. M. ; BORGES, P. M. M. . O processo de envelhecer: políticas públicas e a qualidade de vida dos idosos. In: XI Simpósio de Pesquisa do ILES/ULBRA, 2010, Itumbiara. XI Simpósio de Pesquisa do ILES/ULBRA, 2010.

  • FERREIRA, J. R. . As oficinas terapêuticas como fenômeno de reabilitação psicossocial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, J. R. ; CAMPOS, M. C. S. ; VAZ, N. S. ; COSTA, M. O. ; CONSTANTINO, A. . A avaliação da atenção no contexto do trânsito: um estudo com motoristas de 40 a 50 anos em municípios do interior de Goiás e Minas Gerais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERREIRA, J. R. ; BESSA, W. L. C. . As oficinas terapêuticas como fenômeno de reabilitação psicossocial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, J. R. ; REIS, D. C. ; CONSTANTINO, A. ; VAZ, N. S. ; SILVA, A. C. . A importância das oficinas terapêuticas na promoção de saúde mental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERREIRA, J. R. ; CAMPOS, M. C. S. ; VAZ, N. S. ; COSTA, M. O. ; CONSTANTINO, A. . A avaliação da atenção no contexto do trânsito: um estudo preliminar com motoristas de 40 a 50 anos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERREIRA, J. R. ; MIRANDA, F. L. ; RODRIGUES, R. A. ; MARQUES, M. ; COUTO, C. . A terceira idade e o álcool. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA, J. R. ; REIS, D. C. ; SOARES, M. B. ; BRAGA, B. F. M. ; BORGES, P. M. M. . O processo de envelhecer: políticas públicas e a qualidade de vida dos idosos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2011

    A vivência do aluno de Agronomia e Química acerca da sua participação no Projeto Pimentas - um enfoque fenomenológico-existencial, Descrição: O projeto em questão é desenvolvido por alunos de cursos que não são da área de Humanas e é denominado Projeto Pimentas. Seu objetivo é capacitar famílias de bairros periféricos do interior goiano, no cultivo e comercialização de pimentas para gerar renda para as mesmas. Já o nosso objetivo foi compreender os significados e sentidos atribuídos por alunos dos Cursos de Química e Agronomia do ILES/ULBRA de Itumbiara-GO sobre o trabalho assistencialista realizado junto ao Projeto Pimentas à luz da Psicologia Fenomenológico-Existencial. Foi realizada uma pesquisa qualitativa fenomenológica através da entrevista fenomenológica compreensiva com uma questão norteadora. A amostra foi composta por 5 alunos dos cursos de Química e Agronomia, de ambos os sexos, que fazem parte da equipe multiprofissional do Projeto Pimentas. Os relatos foram gravados e transcritos. As etapas consistiram em: 1.Transcrições dos relatos dos colaboradores e a leitura geral dos relatos; 2. Elaboração e discriminação das unidades de significado; 3. Compilação ou síntese das unidades de significado e 4. Declaração consistente com relação à experiência do sujeito a partir dos insights do pesquisador. Ao final, a análise individual dos relatos será feita à luz da Psicologia Fenomenológico-Existencial e dos eixos teóricos que alicerçam a pesquisa. A compreensão dos relatos apresentados pelos participantes permitirá construir categorias e permitirão compreender a vivência de assistência social para estes cursos de graduação.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) . , Integrantes: Juliana Ramos Ferreira - Coordenador / Débora Capra Reis - Integrante / Leylyane Martins Barbosa - Integrante / Roberta da Costa Borges - Integrante.

  • 2011 - 2011

    A importância das oficinas terapêuticas na promoção de saúde mental, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Ramos Ferreira - Integrante / Naira da Silva Vaz - Integrante / Aline Constantino - Integrante / Débora Capra Reis - Integrante / Roberta da Costa Borges - Coordenador / Andressa Camila Silva - Integrante.

  • 2010 - 2010

    O processo de envelhecer: políticas públicas e a qualidade de vida dos idosos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Ramos Ferreira - Coordenador / Débora Capra Reis - Integrante / Mariana Borges Soares - Integrante / Bárbara Fernanda Medeiros Braga - Integrante / Paula Michele Mendes Borges - Integrante / Sônia Beatriz Motta Macedo - Integrante.

  • 2009 - 2009

    O bullying obervado em crianças de 6 a 14 anos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Juliana Ramos Ferreira - Coordenador / Mariana Borges Soares - Integrante / Paula Michele Mendes Borges - Integrante / Nathália Nogueira Rezende - Integrante / Joana Darc Frango Borges - Integrante / Uélen Camaargo dos Passos - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Os conflitos experimentados pelo adolescente que possui deficiência mental frente à percepção da imagem corporal e ao desenvolvimento da sexualidade, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Ramos Ferreira - Coordenador / Mariana Borges Soares - Integrante / Paula Michele Mendes Borges - Integrante / Nathália Nogueira Rezende - Integrante / Uélen Camaargo dos Passos - Integrante.

  • 2008 - 2008

    O transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) observado em crianças de 1 a 6 anos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Juliana Ramos Ferreira - Coordenador / Mariana Borges Soares - Integrante / Paula Michele Mendes Borges - Integrante / Nathália Nogueira Rezende - Integrante / Ari Raimann - Integrante.

Prêmios

2009

Menção honrosa, ULBRA.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2012

Universidade Luterana do Brasil

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2009 - 2011

Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 25