Rafael Dobies Villa

Engenheiro Elétrico, Pós-graduado em Automação e Controle com 15 anos de experiência em manutenção e automação industrial. Acompanhando a evolução do mercado, gostaria de uma oportunidade de iniciar uma nova etapa profissional na área de desenvolvimento de softwares. Estou cursando o 3º semestre do curso tecnólogo em Banco de Dados pela FATEC. Possuo conhecimentos da metodologia ágil (SCRUM), linguagens Java, C e SQL.

Informações coletadas do Lattes em 23/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Pós Automação e Controle

2014 - 2017

Universidade de Taubaté
Título: AUTOMAÇÃO DA MÁQUINA DE MONTAGEM DE FRAGMENTOS
Orientador: Prof.(a) M.E. MARCELO PINHEIRO WERNECK

Graduação em andamento em Banco de Dados

2019 - Atual

FATEC - Faculdade de Teologia e Ciências

Graduação em Engenharia Elétrica

2007 - 2011

ETEP Faculdades
Título: ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA REDE ELÉTRICA PARA CARGAS CONTROLADAS POR CONVERSORES DE POTÊNCIA DE MODO DE CONTROLE DE CICLO INTEGRAL
Orientador: M.E. PROFESSOR JONAS RUBINI JÚNIOR

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eletrônica

2004 - 2006

ETEP Faculdades

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

Avibras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Elétrico, Carga horária: 44

Outras informações:
Elaboração de projetos elétricos de novas máquinas; Especificação de componentes elétricos; Apoio as áreas de processo para a especificação de novas máquinas ou equipamentos, com um olhar voltado à área de manutenção tendo sempre o objetivo de encontrar o melhor Custo X Benefício X Manutenibilidade; Elaboração de cronogramas e acompanhamento de execução de projetos de novas máquinas; Apoio para a equipe de manutenção na nacionalização de peças, visando a redução de custo e lead-time de peças de reposição; Elaboração de planos preventivos/preditivos; Elaboração do planejamento anual de 52 semanas; Análise das falhas recorrentes e proposta de melhorias para redução das paradas de produção.

2010 - 2013

Avibras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Eletrônica, Carga horária: 44

Outras informações:
Manutenção de máquinas operatrizes CNC e convencional; Programação de PLC Siemens, Rockwell, Altus, entre outros; Manutenção em autoclaves, prensas e caldeiras; Montagem de painéis elétricos e infraestrutura.

2008 - 2010

People Team

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Eletrônica, Carga horária: 40

Outras informações:
Programador de CLP; Programador de IHMs;