Alexsandro Silva Mateus

Natural de Rio Verde/GO, possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (1998); Especialista em Educação Infantil pela Universidade Gama Filho (2011); Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) - Campo Grande/MS. Atualmente é professor titular na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Ribeiro Costa, Professor no Curso de Educação Física da Faculdade da UniBRAS e Professor no Curso de Pedagogia da Faculdade FAR. E atua também como professor de Futsal das Escolinhas de Iniciação Esportiva da Secretaria Municipal de Esportes. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar.

Informações coletadas do Lattes em 24/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2017 - 2019

Universidade Católica Dom Bosco
Título: O que dizem e o que silenciam academicos negros no curso de pedagogia sobre suas identidades e diferenças : um estudo em uma faculdade de Rio Verde Goias, Ano de Obtenção: 2019
Carlos Magno Naglis Vieira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Identidade; Diferença; Curso de Pedagogia; Acadêmicos Negros.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Educação Infantil

2008 - 2011

Universidade Gama Filho
Título: A Prática Pedagógica na Educação Infantil
Orientador: Andrea Sturdart Corrêa Galvão

Graduação em Educação Física

1995 - 1998

Universidade Federal de Goiás
Título: A Importância da Educação Física na Cidade de Jataí
Orientador: Ednei Rocha

Formação complementar

2015 - 2015

Educação Física. (Carga horária: 4h). , Universidade de Rio Verde, FESURV, Brasil.

2015 - 2015

Educação do Campos: Limites e implicações. (Carga horária: 4h). , Faculdades Almeida Rodrigues, FAR, Brasil.

2015 - 2015

Jogo, Brinquedo e Brincadeira. (Carga horária: 4h). , Universidade de Rio Verde, UNIRV, Brasil.

2014 - 2014

Capacitação do Programa Agrinho 2104. (Carga horária: 32h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/AR GO, Brasil.

2013 - 2013

Dança na Escola: Ensino e Aprendizagem. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2011 - 2011

Mini Curso de Danças Folclóricas. (Carga horária: 4h). , Conselho Regional de Educação Física da 14ª Região, CREF 14, Brasil.

2011 - 2011

Mini Curso de Educação Física Escolar. (Carga horária: 4h). , Conselho Regional de Educação Física da 14ª Região, CREF 14, Brasil.

2011 - 2011

Mini Curso de Recreação em Clubes e Hotéis. (Carga horária: 4h). , Conselho Regional de Educação Física da 14ª Região, CREF 14, Brasil.

2011 - 2011

Multiplicadores do Programa SER LIVRE. , Secretaria da Segurança Pública de Goiás, SSP/GO, Brasil.

2009 - 2010

Artes e Educação Física na Educação Básica. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2008 - 2008

Programa de Cursos. (Carga horária: 8h). , Editora Positivo, POSITIVO, Brasil.

2007 - 2007

Psicologia para quem Ensina. (Carga horária: 180h). , Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.

2007 - 2007

A Comunicação em Sala de Aula. (Carga horária: 300h). , Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.

2007 - 2007

O Trabalho em Grupos Diversificados. (Carga horária: 300h). , Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.

2005 - 2005

Atualização em Diabetes Mellitus. (Carga horária: 16h). , Associação para Controle e Educação em Diabetes, ACED, Brasil.

2002 - 2002

9ª Capacitação de Aceleração de Aprendizagem. (Carga horária: 20h). , Subsecretaria Regional de Educação de Rio Verde, SRERV, Brasil.

2002 - 2002

Programa de Aceleração da aprendizagem de 5ª e 6ª. , Secretaria da Educação de Goiás, SEE/GO, Brasil.

2002 - 2002

Meeting de Recreação. , ENAF, ENAF, Brasil.

2002 - 2002

Educação Física Escolar. , ENAF, ENAF, Brasil.

2002 - 2002

Voleibol Moderno - Evolução. , ENAF, ENAF, Brasil.

2001 - 2002

Programa Integração AABB - Comunidade. (Carga horária: 100h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2001 - 2001

Programa de Aceleração da aprendizagem de 5ª e 6ª. , Secretaria da Educação de Goiás, SEE/GO, Brasil.

2000 - 2000

Futsal Alto Nível. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2000 - 2000

Voleibol - Das Escolinhas ao Alto Nível. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2000 - 2000

Curso Especial de Treinadores: Voleibol. (Carga horária: 20h). , Confederação Brasileira de Volley-Ball, CBV, Brasil.

1998 - 1998

Jogos Recreativos para Iniciação Esportiva. , ENAF, ENAF, Brasil.

1998 - 1998

Clínica Especial de Futsal. , ENAF, ENAF, Brasil.

1998 - 1998

Escolinhas de Esportes. , ENAF, ENAF, Brasil.

1996 - 1996

I Curso de Atualização em Regras de Voleibol. (Carga horária: 21h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

1995 - 1995

Sistemas e Métodos da Educação Física. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

1995 - 1995

Samba-Dança Brasileira. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Organização de eventos

MATEUS, A. S. . VII Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade / II Seminário do Observatório da Educação Escolar Indígena (OBEDUC/UCDB). 2017. (Outro).

MATEUS, A. S. . Festa Junina. 2016. (Festival).

MATEUS, A. S. . Jogos Paralímpicos Rio 2016. 2016. .

MATEUS, A. S. . I Simpósio da FEF: Desafios e Perspectivas da Educação Física Contemporaneidade. 2015. (Outro).

MATEUS, A. S. . A Construção do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil - 2015/2016. 2015. (Outro).

MATEUS, A. S. . Curso de Formação "Programa Agrinho 2015". 2015. (Outro).

MATEUS, A. S. . I Simpósio da FEF: Desafios e perspectivas da Educação Físíca na Contemporâneidade. 2015. (Outro).

MATEUS, A. S. . 1 Encontro PROFOCO. 2015. (Outro).

MATEUS, A. S. . Conferência Intermunicipal de Educação de Rio Verde. 2013. (Outro).

MATEUS, A. S. . XIII Copa Trindade de Handebol. 2005. (Outro).

MATEUS, A. S. . XXII JEMAB da AABB. 2001. (Outro).

MATEUS, A. S. . I Torneio de Natação da AABB - Rio Verde-GO. 2000. (Outro).

Participação em eventos

157 Colóquio com o tema " Da Afonia a voz das crianças nas pesquisas: uma compreensão critica do conceito de voz.. 2021. (Seminário).

158 Colóquio com o tema " Bricolar e experenciar como procedimentos na produção de dados em pesquisa com crianças".. 2021. (Simpósio).

Colóquio Por uma Desrazão moderna na Educação e na Arte.. 2021. (Simpósio).

EfetivAÇÃO Educação Fisica Escolar. 2021. (Outra).

Historia da Educação da População Negra de Goiás: Entre silenciamento e resistência.. Historia da Educação da População Negra de Goiás: Entre silenciamento e resistência.. 2021. (Congresso).

Modulo I do curso de Delegado de Jogos de Futsal. 2021. (Oficina).

Programa Efetivação: Curso DCGO na Pratica Ginastica, Dança e Cultura corporal.. 2021. (Encontro).

Roda de Conversa "Cartografia de si - o que pode a corpa da travesti negra na Universidades?. 2021. (Seminário).

Semana de Integração Acadêmica. 2021. (Encontro).

II Congresso da Saúde da Faculdade UniBRAS. 2019. (Congresso).

Seminário. Práticas educativas e suas metodologias. 2019. (Congresso).

147 Colóquio em Educação: O Protagonismo da Mulher Indígena. 2018. (Outra).

Aula Inaugural : Aprendizagens Interculturais e os Encontros Ameríndios na Pesquisa em Educação. 2018. (Outra).

Defesa de Dissertação - A Criança Indígena em um Centro de Educação Infantil do Município de Campo Grande/MS. 2018. (Outra).

Defesa de Tese - Narrativas de Professoras Indígenas ARARA (KARO TAP) de Rondônia: Identidades entre Experiências Formativas não Escolares e Escolares. 2018. (Outra).

Defesa de Tese - O Trabalho de Professores não Indígenas de Matemática no Contexto da Escola Indígen: Olhares para (Im)Possibilidades de Bem-Estar Docente. 2018. (Outra).

Mesa Redonda: Identidades e Saberes LGBT: quebrando barreiras. 2018. (Outra).

Mini Curso em Educação: Diversidade cultural, formação e trabalho docente na educação superior. 2018. (Outra).

VIII Seninário Internacional Fronteiras Étnico-Culturais e Fronteiras da Exclusão: Outros Currículos e Outras Epistemologias são Possíveis. 2018. (Seminário).

X Seminário de Política e Administração da Educação da ANPAE Centro-Oeste. 2018. (Seminário).

XVI Seminário de Pesquisa - Mestrado Turma 2017/ Doutorado Turma 2016I.O que Dizem e o que Silenciam Acadêmicos Negros no Curso de Pedagogia sobre Identidades e Diferenças. 2018. (Seminário).

XVI Seminário de Pesquisa - Mestrado Turma 2017/ Doutorado Turma 2016I. 2018. (Seminário).

142 Colóquio em Educação: Estudantes refugiados em escolas Canadenses: oportunidades e desafios educacionais sob a perspectiva teórica crítica. 2017. (Outra).

145 Coloquio em Educação : Educação, Interculturalidade e Conhecimentos Indígenas no Méxio Contemporâneo. 2017. (Outra).

Defesa de Tese - O Movimento Indígena e a Produção das Identidades das Crianças ARARA-KARO (PAY GAP/RO). 2017. (Outra).

IV Congresso Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCDB. 2017. (Congresso).

Metodologias e Métodos de Pesquisa Educacional Participativa Crítica. 2017. (Oficina).

Os desafios da pesquisa e da formação docente np contexto atual. 2017. (Outra).

VII Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID/CAPES da Universidade Católica Dom Bosco. 2017. (Oficina).

VII Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade / II Seminário do Observatório da Educação Escolar Indígena (OBEDUC/UCDB).O acadêmico negro em uma Instituição de Ensino Superior no município de Rio Verde/GO. 2017. (Seminário).

XV Seminário de Pesquisa - Mestrado Turma 2016/ Doutorado Turma 2015. 2017. (Seminário).

I Encontarte. 2016. (Encontro).

III Simpósio do Curso de Pedagogia. 2016. (Simpósio).

1ª Amostra PIBID-Educação Física. 2015. (Outra).

Educação do Campo: Limites e Implicações. 2015. (Outra).

Financiamento da Educação Básica e a Valorização do Profissional da Educação. 2015. (Outra).

I Simpósio da FEF: Desafios e Perspectivas da Educação Física Contemporaneidades. 2015. (Simpósio).

I Simpósio do Curso de Pedagogia. 2015. (Simpósio).

Palestra - Da Etnomatemática ao Programa Etnomatemática: uma proposta de trabalho contextualizado em sala de aula. 2015. (Outra).

Palestras: Sem Medo de Fracassar. 2015. (Outra).

Capacitação Programa Agrinho 2014. 2014. (Outra).

Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.Voluntário. 2014. (Outra).

IX Jorrnada de Educação Física. 2013. (Outra).

5 Intercâmbio dos Professores de Educação Física. 2011. (Encontro).

IV Seminário Regional de Formação de Gestores e Educadores. 2011. (Seminário).

VIII Jogos da Juventude 2004. 2004. (Olimpíada).

II Seminário Estadual sobre o Esporte Escolar. 2002. (Seminário).

Copa Intercolegial do Estado de Goiás. Árbitro. 2001. (Olimpíada).

6ª Conferência Mineira de Atividades Físicas. 2000. (Congresso).

Gincana em Comemoração ao Dia das Crianças.Monitoria. 1999. (Outra).

I Colônia de Férias - AABB.Monitoria. 1999. (Outra).

II Colônia de Férias - AABB.Monitoria. 1999. (Outra).

III Colônia de Férias.Monitoria. 1999. (Outra).

1ª Colônia de Férias da AABB.Monitoria. 1998. (Outra).

Copa BEG.Participante. 1998. (Outra).

Divulgação e Discussão dos PCN's II.Monitoria. 1998. (Outra).

Fórum de Debates sobre o Ensino de Esporte Escolar. 1998. (Outra).

Copa BEG.Participante. 1997. (Outra).

Copa BEG - Fase III.Participante. 1997. (Outra).

JEMAB.Arbitagem. 1997. (Outra).

Jogos Infantis.Arbitragem. 1997. (Outra).

X Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. 1997. (Congresso).

Copa Superbrás Centenário do Voleibol.Arbitragem. 1996. (Outra).

Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Física. 1996. (Encontro).

III Torneio de Natação do Sindicato dos Bancários.Participante. 1996. (Outra).

II Torneio Regional de Natação do Balneário Brasnipo.Participante. 1996. (Outra).

Jogos - Associação Atlética Banco do Brasil.Arbitragem. 1996. (Outra).

Primeira Gincana do Dia dos Médicos.Instrutor de recreação. 1996. (Outra).

V Seminário sobre Movimento Estudantil e Esporte. 1996. (Seminário).

III Torneio de Vôlei de Areia.Arbitragem. 1995. (Outra).

II Mostra de Dança. 1995. (Outra).

VIII Semana Cultural e IV Jornada Científica Educação Física. 1995. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Felipe Matheus Teodoro da Silva

MATEUS, A. S.; BORGES, L. J.. O benefício da caminhada na vida dos idosos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Bacharel) - UNIBRAS Rio Verde.

Aluno: Kamylla Carvalho Leão

MATEUS, A. S.. Efeitos do treinamento intervalado de alta intensidade em cardiopatas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Bacharel) - UNIBRAS Rio Verde.

Aluno: Elienai Dianari de Paula

MATEUS, A. S.. Influência da natação no tratamento de doenças respiratórias: asma e bronquite. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Bacharel) - UNIBRAS Rio Verde.

Aluno: Évelin Norberta Silva

MATEUS, A. S.. Análise do condicionamento cardiorrespiratório de praticantes de natação submetidos ao teste de VO2 máx. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Bacharel) - UNIBRAS Rio Verde.

Aluno: Alessander Souza Borges

MATEUS, A. S.. A influência da dança de salão para o tratamento de depressão em indivíduos idosos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Bacharel) - UNIBRAS Rio Verde.

Aluno: Rodolfo Rodrigo Silva

MATEUS, A. S.. Condicionamento cardiorespiratória e capacidades físicas em praticantes de handebol. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Bacharel) - UNIBRAS Rio Verde.

Aluno: Rodrigo dos Santos Modesto

MATEUS, A. S.. Efeito do treinamento resistido e suplementação de creatina no desempenho neuromuscular de idosos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Bacharel) - UNIBRAS Rio Verde.

Aluno: Sebastião de Sousa

MATEUS, A. S.. Benefícios da ginástica laboral durante a jornada de trabalho. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Bacharel) - UNIBRAS Rio Verde.

Aluno: ALBERTO FERREIRA BORGES FILHO

MATEUS, A. S.. Impacto da pandemia do Covid 19 sobre a metodologia dos profissionais de EF da cidade de Rio Verde. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Bacharel) - UNIBRAS Rio Verde.

Aluno: Walci Alves Rocha Jr

MATEUS, A. S.. Resposta aguda do treinamento de mobilidade articular em uma sessão em praticantes de cross training na cidade de Rio Verde. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Bacharel) - UNIBRAS Rio Verde.

Aluno: ALBERTO FERREIRA BORGES FILHO

MATEUS, A. S.; SANTOS, E.. Impacto da Pandemia do COVID-19 sobre a metodologia dos profissionais de EF da cidade de Rio Verde-GO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Bacharel) - UNIBRAS Rio Verdde.

Aluno: Walci Alves Rocha Jr

MATEUS, A. S.; CARDOSO, J. W.. .Resposta Aguda do treinamento de mobilidade articular em uma sessão em praticantes de cross training na cidade de Rio Verde - GO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Bacharel) - UNIBRAS Rio Verdde.

Aluno: Rodrigo dos Santos Modesto

MATEUS, A. S.; SANTOS, E.. Efeito do treinamento resistido e suplementação de creatina no desempenho neuromuscular de idosos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Bacharel) - UNIBRAS Rio Verdde.

Aluno: Seastião de Souza

MATEUS, A. S.; LEAO, W.. Benefícios da ginástica laboral durante a jornada de trabalho. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Bacharel) - UNIBRAS Rio Verdde.

Aluno: Kamilla Carvalho Leão

MATEUS, A. S.; LEAO, W.. Efeitos do treinamento intervalado de alta intensidade em cariopatas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Bacharel) - UNIBRAS Rio Verde.

Aluno: Évelyn Norberta Silva

MATEUS, A. S.; COSTA, M. M.. Análise do condicionamento cardiorrespiratório de praticantes de natação submetidos ao teste de VO2 máx.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Bacharel) - UNIBRAS Rio Verde.

Aluno: Rodolfo Rodrigo Silva

MATEUS, A. S.; BORGES, L. J.. Condicionamento cardiorrespiratório e capacidades físicas em praticantes de Handebol.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Bacharel) - UNIBRAS Rio Verde.

Aluno: Mônica Gonçalves de Araújo Costa

MATEUS, A. S.; SOUZA, C. F.; FERREIRA, L. G. M.. Brincar na Educação Infantil: O Lúdico como Estratégia Pedagígica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Almeida Rodrigues.

Aluno: Mônica Oliveira Peres

MATEUS, A. S.; SOUZA, C. F.; Santana, F. S.. Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Almeida Rodrigues.

Aluno: Beatriz Ribeiro dos Santos

Santana, F. S.;MATEUS, A. S.; Loiola, J. L.. O Uso de Tecnologias em Educação: Possibilidades da Contemporaneidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Almeida Rodrigues.

Aluno: Emanuela Raquel Medeiros de Souza

Santana, F. S.;MATEUS, A. S.; Loiola, J. L.. Educação Física na Educação Infantil: Uma Análise Entre o Profissional de Educação Física e o Pedagogo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Almeida Rodrigues.

Aluno: Julio Cesar de Souza

Santana, F. S.;MATEUS, A. S.; Fagundes, C. F.. Contribuições dos Jogos e das Brincadeiras para o Desenvolvimento das Crianças na Primeira Infância. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Almeida Rodrigues.

Aluno: Viviane Ribeiro Vilela

Santana, F. S.;MATEUS, A. S.; Fagundes, C. F.. Educação Física Adaptada e seu Auxílio no Desenvolvimento de Alunos com Deficiência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Almeida Rodrigues.

Aluno: Macilene Maria Ferreira

MULATI, M. F. B.;MATEUS, A. S.; BARROS, B. C. S.. Jogos e brinquedos dos alunos do ensino fundamental nas aulas de Educação Física do programa PIBID/FESURV no ano de 2016. 2016.

Aluno: Welmo Almeida Medeiro

MULATI, M. F. B.;MATEUS, A. S.; BARROS, B. C. S.. Os pais e sua influência na ansiedade em crianças praticantes de futsal em escolas de iniciação esportiva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Rio Verde.

Aluno: Henan Gustavo Carvalho Santos

MULATI, M. F. B.;MATEUS, A. S.; BORGES, L. J.. Educação Física no programa "Mais Educação". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Rio Verde.

Aluno: Irene Leão Barros

MULATI, M. F. B.;MATEUS, A. S.; BORGES, L. J.. Desafio dos professores de Educação Física escolar e a evasão na perspectiva dos professores da rede pública de ensino de Rio Verde-GO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Rio Verde.

Aluno: Clécio José Xavier

MATEUS, A. S.. Jogos e brincadeiras na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Almeida Rodrigues.

Aluno: Walewska Gomes Rodrigues

MATEUS, A. S.; BORGES, L. J.; LEÃO, R.. índice de lesões em praticantes de Jiu Jitsu das Academias de Rio Verde/GO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Rio Verde.

Aluno: Viviane Rodrigues Faria

MATEUS, A. S.; MULATI, M. F. B.; BORGES, L. J.. Avaliação da Dor nas Costas em praticantes de Treinamento de Força das Academias de Rio Verde/GO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Rio Verde.

Aluno: Maria Madalena de Souza

MATEUS, A. S.; QUEIROZ, M. O.; SOUZA, C. F.. A Utilização de Jogos e Brincadeiras como metodologia de Ensino na Educação Infantil. 2014 - Faculdade Almeida Rodrigues.

Aluno: CAMILA PEREIRA RAMOS

MATEUS, A. S.; QUEIROZ, M. O.; RODRIGUES, E. F.. A importância do Lúdico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Almeida Rodrigues.

Aluno: Gilaine Lino de Oliveira

MATEUS, A. S.; OLIVEIRA, B. S.; RODRIGUES, E. F.. A prática docente nos anos inicias do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Almeida Rodrigues.

Orientou

Bruno Nery

Iniciação Esportiva no Voleibol: comparação da Biomecânica dos fundamentos dos jogadores; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Bacharel) - UNIBRAS Rio Verde; Orientador: Alexsandro Silva Mateus;

Mariana Furtado das Chagas

Mulheres em campo: desafios e possibilidades do futebol feminino na cidade de Rio Verde-GO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Bacharel) - UNIBRAS Rio Verde; Orientador: Alexsandro Silva Mateus;

Simone Mariza Vicente de Oliveira

Estimulação na água para criança autista; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Bacharel) - UNIBRAS Rio Verde; Orientador: Alexsandro Silva Mateus;

Walewska Gomes Rodrigues

Índice de Lesões em Praticantes de jiu jitsu das academias de Rio Verde-GO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Alexsandro Silva Mateus;

Viviane Rodrigues Faria

Avaliação da dor nas costas em praticantes de treinamento de forçadas academias de Rio Verde-GO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Alexsandro Silva Mateus;

CAMILA PEREIRA RAMOS

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Almeida Rodrigues; Orientador: Alexsandro Silva Mateus;

Maria Madalena de Souza

A Utilização dos Jogos e Brincadeiras como Metodologia de Ensino na Educação Infantil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Almeida Rodrigues; Orientador: Alexsandro Silva Mateus;

Gislaine Lino de Oliveira

A Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Almeida Rodrigues; Orientador: Alexsandro Silva Mateus;

Produções bibliográficas

  • MATEUS, ALEXSANDRO SILVA ; FRANCO, AYER BARSANULFO ; COSTA, MAX MILIANO ; MELO JÚNIOR, JAIR PEREIRA DE ; GUERRA, MARCELO FREIRE . MÉTODOS UTILIZADOS NA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NO MUNICÍPIO DE RIO VERDE - GO / METHODS USED IN TRAFFIC EDUCATION IN THE MUNICIPALITY OF RIO VERDE - GO. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 65987-65996, 2020.

  • MATEUS, A. S. ; VIEIRA, C. M. N. . Identidades e Diferenças de Acadêmicos Negros no Curso de Pedagogia e suas tensões e conflitos no Ensino Superior. In: Altemir Luiz Dalpiaz, Rodrigo Aranda Serra, Rubens. (Org.). Pesquisas Acadêmicas Multidisciplinares. 1ed.CAMPO GRANDE: Editora Vez e Voz, 2021, v. 1, p. 221-240.

  • FRANCO, AYER BARSANULFO ; MATEUS, ALEXSANDRO SILVA ; COSTA, MAX MILIANO ; Melo Júnior, Jair Pereira ; Guimaraes, João Eduardo Viana . OS MÉTODOS UTILIZADOS NA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NO MUNICÍPIO DE RIO VERDE - GO. In: Solange Aparecida de Souza Monteiro. (Org.). OS MÉTODOS UTILIZADOS NA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NO MUNICÍPIO DE RIO VERDE - GO. 3ed.Ponta Grossa/PR: Atena Editora, 2020, v. , p. 264-271.

  • MATEUS, A. S. ; FRANCO, A. B. ; COSTA, M. M. ; MELO, J. P. ; GUERRA, M. F. . Métodos Utilizados na Educação para o trânsito no Município de Rio Verde-GO.. Revista razilian Journal of Development, São José dos Pinhais, p. 65987 - 65996, 08 set. 2020.

  • MATEUS, A. S. . A consciência negra na contemporaneidade : desafios e perspectivas através da Lei n. 10.639 de 2003. In: VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL: FERONTEIRAS ÉTNICO~CULTURAIS E FRONTEIRAS DA EXCLUSÃO, 2018, Campo Grande. Anais VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL: FERONTEIRAS ÉTNICO~CULTURAIS E FRONTEIRAS DA EXCLUSÃO. Campo Grande: Editora Oeste, 2018. v. 1. p. 7-137.

  • MATEUS, A. S. . O acadêmico negro em uma Instituição de Ensino Superior no município de Rio Verde/GO. In: VII Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade / II Seminário do Observatório da Educação Escolar Indígena (OBEDUC/UCDB), 2017, CAMPO GRANDE. VII Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade / II Seminário do Observatório da Educação Escolar Indígena (OBEDUC/UCDB), 2017. v. 7. p. 1-1.

  • MATEUS, A. S. ; FRANCO, A. B. ; LIMA, V. D. G. . HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA DE GOIÁS: ENTRE SILENCIAMENTO E RESISTÊNCIA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANCO, A. B. ; MATEUS, A. S. ; COSTA, M. M. . Análise das Práticas de Educação para o Trânsito desenvolvidas no município de Rio Verde - GO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANCO, A. B. ; COSTA, M. M. ; MATEUS, A. S. ; BORGES, L. J. . Caracterização dos acidentes de trânsito com vítima na cidade de Rio Verde-GO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MATEUS, A. S. . A consciência negra na contemporaneidade: desafios e perspectivas através da lei N. 10.639 de 2003. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MATEUS, A. S. . Jogos Psicomotores na Educação Infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MATEUS, A. S. . Jogos e Brincadeiras nos Anos Iniciais do Ensino Fundaental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MATEUS, A. S. . A Importância do Lúdico na Formação Docente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MATEUS, A. S. . Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MATEUS, A. S. . A Importância da Recreação na Educação Física. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MATEUS, A. S. . Análise das práticas de Educação para o trânsito desenvolvidas no município de Rio Verde-GO. 2019 (Participação em Congresso).

Outras produções

MATEUS, A. S. . Membro da Comissão de Apoio de Credenciamento do VIII Seminário Internacional Fronteiras Étnico- Culturais e Fronteiras da Exclusão: outros currículos e outras epistemologias são possíveis. 2018.

MATEUS, A. S. . Desafios e Perspectivas da Educação Física na Escola. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MATEUS, A. S. . Alternativas e Temas para Projetos de Esporte e Lazer. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2007

Melhor Técnico, Secretaria Municipal de Desporto e Lazer de Rio Verde.

2004

Brilhante Participação na I Olímpiada CPMG/2004, Colégio da Polícia Militar de Goiás - Carlos Cunha Filho.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

Faculdade Almeida Rodrigues

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Pedagogia, Carga horária: 5

Atividades

  • 08/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicomotricidade

  • 08/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Jogos e Recreação

2006 - Atual

Prefeitura Municipal Rio Verde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor PEB III, Carga horária: 40

Atividades

  • 10/2016

    Direção e administração, Prefeitura Municipal de Rio Verde.,Cargo ou função, Supervisor Técnico Pedagógico.

  • 01/2014

    Outras atividades técnico-científicas , Prefeitura Municipal de Rio Verde, Prefeitura Municipal de Rio Verde.,Atividade realizada, Orientador Educacional.

  • 07/2006 - 12/2013

    Outras atividades técnico-científicas , Prefeitura Municipal de Rio Verde, Prefeitura Municipal de Rio Verde.,Atividade realizada, Coordenador de Educação Física.

2002 - 2010

Colégio da Polícia Militar de Goiás - Unidade Carlos Cunha Filho

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física

Atividades

  • 02/1998 - 02/1998

    Outras atividades técnico-científicas , colégio da Polícia Militar de Goiás - Unidade Carlos Cunha Filho, colégio da Polícia Militar de Goiás - Unidade Carlos Cunha Filho.,Atividade realizada, Colaborador.

2000 - 2000

Escola Estadual "Manoel Ayres"

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Voleibol e Futsal

2000 - 2000

Colégio Estadual Vila Amália

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física

1998 - 1999

Colégio Jataiense

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física

1998 - 1998

Associação Atlética Banco do Brasil, Jataí-GO

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professor de futebol, Carga horária: 60

Atividades

  • 01/1999 - 07/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Associação Atlética Banco do Brasil, Jataí-GO, Associação Atlética Banco do Brasil, Jataí-GO.,Atividade realizada, Estágio.

1997 - 1999

Colégio Estadual João Roberto Moreira

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física

1996 - 1998

COLEGIO MUNICIPAL DAVID FERREIRA

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Treinamento de Quadrilha

1996 - 1997

Colégio Estadual Serafim de Carvalho

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física

2016 - 2017

Universidade de Rio Verde

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Assessor pedagógico

2015 - 2015

Universidade de Rio Verde

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15

2015 - 2015

Universidade de Rio Verde

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Assessor Pedagógico

Atividades

  • 09/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologia do Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental III

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Futebol de Campo, Esportes Complementares, Futsal, História da Educação Física

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologia do Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental II

  • 02/2016 - 07/2016

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ~Educação Física Escolar no Ensino Fundamental e Médio, Futebol, Voleibol

  • 02/2016 - 07/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologia do Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental II

  • 02/2016 - 07/2016

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aprofundamento Voleibol, Futebol de Campo, Educação Física no Ensino Médio

2017 - Atual

EMEF Professor Clóvis Leão de Almeida

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor PEB III, Carga horária: 40