Erbene Rabelo Alves

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica), pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade FOCUS, graduação em Engenharia Civil pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) e pós-graduação em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Informações coletadas do Lattes em 25/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gestão Ambiental

2018 - 2019

IFCE - CAMPUS MORADA NOVA
Título: Caracterização físico-química e ambiental de resíduos de borracha da indústria calçadista com fins de aplicação de pavimentos
Orientador: Juceline Batista dos Santos Bastos

Graduação em Engenharia Civil

2016 - 2021

IFCE - CAMPUS MORADA NOVA
Título: Investigação de subleitos de vias não pavimentadas no município de Morada Nova / CE com foco na pavimentação asfáltica
Orientador: Juceline Batista S. Bastos e Antonio Glaydson Lima Moreira

Graduação em Psicologia

2011 - 2015

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO
Título: A qualidade de Vida no Trabalho: Um estudo de caso realizado com profissionais de uma autarquia municipal de transito no Vale do Jaguaribe
Orientador: Douglas William

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2009

EEFM Egídia Cavalcante Chagas

Formação complementar

2020 - 2020

INGLÊS BÁSICO III. (Carga horária: 40h). , IFCE - CAMPUS MORADA NOVA, IFCE, Brasil.

2020 - 2020

INGLÊS PRE-INTERMEDIARIO II. (Carga horária: 40h). , IFCE - CAMPUS MORADA NOVA, IFCE, Brasil.

2019 - 2019

Inglês Basico II. (Carga horária: 60h). , IFCE - CAMPUS MORADA NOVA, IFCE, Brasil.

2019 - 2019

INGLÊS PRÉ-INTERMEDIÁRIO I. (Carga horária: 60h). , IFCE - CAMPUS MORADA NOVA, IFCE, Brasil.

2018 - 2018

Planejamento e Gestão da Infraestrutura Aeroportuária. (Carga horária: 4h). , IFCE - CAMPUS MORADA NOVA, IFCE, Brasil.

2018 - 2018

PROJETO E EXECUÇÃO DE PAVIMENTOS INTERTRAVADOS. (Carga horária: 4h). , IFCE - FORTALEZA, IFCE, Brasil.

2018 - 2018

Ruptura Hipotética de Barragens Utilizando o HEC-RAS. (Carga horária: 4h). , IFCE - CAMPUS MORADA NOVA, IFCE, Brasil.

2017 - 2017

REVIT. (Carga horária: 4h). , IFCE - CAMPUS QUIXADÁ, IFCE, Brasil.

2017 - 2017

REVIT. (Carga horária: 4h). , IFCE - CAMPUS QUIXADÁ, IFCE, Brasil.

2017 - 2017

Inglês Basico I. (Carga horária: 40h). , IFCE - CAMPUS MORADA NOVA, IFCE, Brasil.

2016 - 2016

BASIC ENGLISH AND CONVERSATION. (Carga horária: 40h). , IFCE - CAMPUS MORADA NOVA, IFCE, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Grupo de Estudo em Gestão de Pessoas por Competência. (Carga horária: 36h). , Faculdade Catolica Rainha do Sertão, FCRS, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Grupo Estudo Psicologia Analítica Junguiana. (Carga horária: 80h). , Faculdade Catolica Rainha do Sertão, FCRS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Organização de eventos

ALVES, E. R. . I semana da Engenharia Civil - SEMEC do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Morada Nova. 2018. (Outro).

ALVES, E. R. . II Semana da Ciencia e tecnologia. 2016. (Outro).

Participação em eventos

19º COBRAMSEG. INVESTIGAÇÃO DOS SOLOS ENCONTRADOS NAS VIAS NÃO PAVIMENTADAS DA CIDADE DE MORADA NOVA/CE. 2018. (Congresso).

SEMIC 2018 - SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CAMPUS MORADA NOVA.CONTRIBUIÇÕES QUANTO À INCORPORAÇÃO DO REJEITO DA BORRACHA DE UMA INDÚSTRIA CALÇADISTA A BLOCOS INTERTRAVADOS. 2018. (Seminário).

XIII Mostra de Psicologia do SPA.Qualidade de vida na infância: Uma investigação sobre estudos emocionais e os desejos das crianças. 2015. (Outra).

XIV Mostra de Psicologia do SPA.?SÃO SÓ DOIS LADOS DA MESMA VIAGEM?, O ACOLHIMENTO INTERDISCIPLINAR ENTRE A PSICOLOGIA E O SERVIÇO SOCIAL NA ATENÇÃO TERCIÁRIA. 2015. (Outra).

XXI Encontro Cientifico de Iniciação a pesquisa.QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES EM UMA METALURGIA. 2015. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • CHAGAS, ANNE LIZ BEZERRA ; ALVES, ERBENE RABELO ; COELHO, FRANCISCA MELÍCIA ALMEIDA ; RABELO, MÔNICA GIRÃO ; AMARO, ROBERTA CHAGAS RIBEIRO ; ARAÚJO, SIDNEY SILLAS SILVA ; BASTOS, JUCELINE BATISTA DOS SANTOS . DIAGNÓSTICO DA COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS NO MUNICÍPIO DE MORADA NOVA-CE. Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental , v. 9, p. 298-318, 2020.

  • ALVES, E. R. ; BASTOS, J. B. S . INVESTIGAÇÃO DOS SOLOS ENCONTRADOS NAS VIAS NÃO PAVIMENTADAS DA CIDADE DE MORADA NOVA/CE. In: XIX Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, 2018, Salvador. XIX Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, 2018.

  • BASTOS, J. B. S ; ALVES, E. R. . CONTRIBUIÇÕES QUANTO À INCORPORAÇÃO DO REJEITO DA BORRACHA DE UMA INDÚSTRIA CALÇADISTA A BLOCOS INTERTRAVADOS. In: SEMIC 2018 - SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CAMPUS MORADA NOVA, 2018, Morada Nova. SEMIC 2018, 2018.

  • ALVES, E. R. ; LIMA, L. C. ; MENDES, D. P. ; SILVEIRA, F. C. N. . 'QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES EM UMA METALURGIA'. In: XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA da UNIFOR, 2015, Fortaleza. Anais de Eventos científicos 2015/ CIÊNCIAS DA VIDA. Fortaleza: Fundação Edson Queiroz, 2015.

  • BASTOS, J. B. S ; REIS, M. T ; ALVES, ERBENE RABELO . Investigação do rejeito da indústria calçadista para aplicação em pavimentos. In: 4° Encontro da Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão Ambiental (IV EPGTGA), 2019, FORTALEZA. 4° Encontro da Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão Ambiental (IV EPGTGA), 2019.

  • ALVES, E. R. . ?SÃO SÓ DOIS LADOS DA MESMA VIAGEM?, O ACOLHIMENTO INTERDISCIPLINAR ENTRE A PSICOLOGIA E O SERVIÇO SOCIAL NA ATENÇÃO TERCIÁRIA. In: XIV Mostra de Psicologia do SPA, 2015, Quixadá. Anais da Mostra de Psicologia do SPA 2015.2. Quixadá: Unicatólica, 2015. v. 2. p. 389.

  • ALVES, E. R. ; FARIAS, M. T. M. . QUALIDADE DE VIDA NA INFÂNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTUDOS EMOCIONAIS E OS DESEJOS DAS CRIANÇAS. In: XIII Mostra de Psicologia do SPA, 2015, Quixadá. Anais da Mostra de Psicologia do SPA 2015.1. Quixadá: Unicatólica, 2015. v. 2. p. 367.

  • ALVES, E. R. ; REIS, M. T ; BASTOS, J. B. S . Investigação do rejeito da indústria calçadista para a aplicação em pavimentos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALVES, E. R. ; BASTOS, J. B. S . INVESTIGAÇÃO DOS SOLOS ENCONTRADOS NAS VIAS NÃO PAVIMENTADAS DA CIDADE DE MORADA NOVA/CE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALVES, E. R. ; BASTOS, J. B. S . CONTRIBUIÇÕES QUANTO À INCORPORAÇÃO DO REJEITO DA BORRACHA DE UMA INDÚSTRIA CALÇADISTA A BLOCOS INTERTRAVADOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FARIAS, M. T. M. ; ALVES, E. R. . QUALIDADE DE VIDA NA INFÂNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTUDOS EMOCIONAIS E OS DESEJOS DAS CRIANÇAS.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALVES, E. R. ; NUNES, A. H. . SÃO SÓ DOIS LADOS DA MESMA VIAGEM: O ACOLHIMENTO INTERDISCIPLINAR ENTRE A PSICOLOGIA E O SERVIÇO SOCIAL NA ATENÇÃO TERCIÁRIA.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, L. C. ; MENDES, D. P. ; SILVEIRA, F. C. N. ; ALVES, E. R. . QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES EM UMA METALURGIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALVES, E. R. ; BASTOS, J. B. S . Investigação de subleitos das vias não pavimentadas da cidade de Morada Nova/CE com foco na pavimentação asfáltica 2020 (Trabalho de Conclusão de Curso).

  • ALVES, ERBENE RABELO ; BASTOS, J. B. S . Caracterização físico-química e ambiental de resíduos de borracha da indústria calçadista com fins de aplicação de pavimentos 2019 (Trabalho de Conclusão de Curso).

  • ALVES, E. R. . A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NO SETOR PÚBLICO: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO COM PROFISSIONAIS DA AUTARQUIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE MORADA NOVA-CE; 2015 (Trabalho de Conclusão de Curso).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    INVESTIGAÇÃO DE MATERIAIS E MÉTODOS COM FOCO NA INFRAESTRUTURA DO SEMIÁRIDO, Descrição: O método de dimensionamento de pavimentos asfálticos nacional desenvolvido no âmbito do projeto de pesquisa denominado de Rede Temática de Asfalto, uma parceria entre a Petrobras e diversas universidades nacionais, além do DNIT, representa um avanço importante para a pavimentação do nosso país. Com a primeira versão lançada em 2017, o mesmo necessita sistematicamente de atualizações, para que novos materiais de diferentes regiões (como o semiárido) e métodos mais modernos, que ainda precisam de validação nessa região, sejam incorporados. A presente proposta foca nos seguintes aspectos que contribuirão para elevar a qualidade e a confiabilidade desse novo método: (i) caracterização avançada de materiais do semiárido; e (ii) contribuições ao método mecanístico-empírico de dimensionamento de pavimentos asfálticos por meio do desenvolvimento de modelos quanto à deformação permanente a partir de características dos constituintes de materiais existentes nessas regionais. O (a) autor (a) da presente proposta já possui experiência no monitoramento de pistas experimentais, em que sua pesquisa foi selecionada entre as 3 melhores pesquisas dos 87 programas da Engenharias I do país, além de ter contemplado projeto do PROINFRA, programa de financiamento a propostas para apoio a projetos de implantação de infraestrutura física e custeio. Apesar da expertise citada, destaca-se que ainda é um desafio o avanço de conhecimentos sobre o comportamento de materiais do semiárido que possam ser incorporados ao novo método de dimensionamento de pavimentos. Como contribuições, além de questões técnicas e científicas, como: incorporação de materiais do semiárido no novo método de dimensionamento de pavimentos asfálticos nacional; busca-se fortalecer linhas de pesquisa que resultem na melhoria do desempenho das grandes obras de infraestrutura do país, contribuir para a formação de recursos humanos de alto nível na área de pavimentação asfáltica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Erbene Rabelo Alves - Integrante / JUCELINE BATISTA DOS SANTOS BASTOS - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    INVESTIGAÇÃO DE MATERIAIS COM FOCO NA RESISTÊNCIA À DEFORMAÇÃO PERMANENTE, Descrição: O método de dimensionamento de pavimentos asfálticos nacional em desenvolvimento no âmbito do projeto de pesquisa denominado de Rede Temática de Asfalto, uma parceria entre a Petrobras e diversas universidades nacionais, além do DNIT, representa um avanço importante para a pavimentação do nosso país. Com uma primeira versão para ser lançada em 2017, o mesmo necessita sistematicamente de atualizações, para que novos materiais e métodos mais modernos, que ainda precisam de validação local, sejam incorporados. A presente proposta foca na investigação desses materiais com foco na resistência à deformação permanente. Como contribuições, espera-se gerar conhecimento quanto à deformação permanente de pavimentos asfálticos, fortalecer linhas de pesquisa que resultem na melhoria do desempenho das grandes obras de infraestrutura do país e contribuir para a formação de recursos humanos de alto nível na área de pavimentação asfáltica. (PROJETO VOLUNTÁRIO). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Erbene Rabelo Alves - Integrante / JUCELINE BATISTA DOS SANTOS BASTOS - Coordenador / Sara Vieira Menezes - Integrante / Amanda Lyz Nogueira Rodrigues - Integrante / Thalyta Kelly Saraiva Ferreira - Integrante.

Prêmios

2019

I Edital Mulheres na Ciência - Categoria Ouro, IFCE.

2019

Menção Honrosa, IFCE - CAMPUS MORADA NOVA.

2018

Menção Honrosa, IFCE - CAMPUS MORADA NOVA.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2020

Rolim Machado Piauí LTDA, -

Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Estágio supervisionado em Engenharia Civil, Carga horária: 20

2015 - 2015

Serviço de Psicologia Aplicada -FCRS

Vínculo: Programa de Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12

2015 - 2015

Fundação São Lucas

Vínculo: Programa de estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12